PDA

Ver Versão Completa : Cambio para motor 4.1 6 cc PowerTech



Luis Assis
11/03/2003, 19:55
PessoALL,
Gostaria da opinião dos sonhores a respeito de qual seria o melhor cambio para se colocar num CJ-5 que vai receber um motor Powertech 4.1 de Silverado.
Grato.
Gustavo

du
11/03/2003, 21:48
Gustavo,

Parece que a opinião geral, é que deva ser o da D20.

Não me lembro qual o esquema para conectar a caixa de redução.

Abraços Du.

fontana
11/03/2003, 22:28
PessoALL,
Gostaria da opinião dos sonhores a respeito de qual seria o melhor cambio para se colocar num CJ-5 que vai receber um motor Powertech 4.1 de Silverado.
Grato.
Gustavo

bom gustavo eu sou novo por aqui, trabalho como mecanico e já fiz muitas adaptações em carros, tem uma rural aqui na minha cidade equipada com motor 151 do opala e cambio 3 marchas do dodge mais tração e reduzida acoplada ao cambio, detalhe a alavanca de cambio foi montada em uma torre em cima do cambio na tampa dos garfos, a alavanca ficou como no cambio original do jeep. se vc for usar a tração procure usar um cambio forte como esse, se vc não for usar a tração acople um cambio 5m original desse motor, clarck cl 2205a, ou outro de 4 marchas do tipo do dodge ou maverick v8.
eu tenho no meu maverick um motor falcon 6cil com cambio original 4 marchas, é fraco...
espero ter ajudado...
qualquer dúvida me passe um e mail...
abraços...
fontana

Giovani
12/03/2003, 01:41
Caríssimo Gustavo! Vc tem boas opções à disposição. Primeira e mais recomendada: caixa Clark CL2205A ou CL2215A (ré sincronizada), que equipava a D-20 e F1000. Se a caixa de tração permacer do Willys, utilize Kits de adaptação para motor+câmbio e câmbio+caixa tração Willys da Deep Tec (11) 5061-6584 deeptec.4x4@uol.com.br. São de alta qualidade e garantem uma adaptação sem gambiarras, já usei esses kits. Ou se quiser um conjunto mais robusto, quanto à caixa de tração, pois o câmbio Clark já é forte, ponha uma caixa completa da Toyota Bandeirante, 4 ou 5 marchas. Nesse caso a capa-seca e embreagem permanecem a da Silverado, tendo que refurar a capa-seca, para parafusar a caixa, encurtar o eixo piloto, verificando as estrias do disco de embreagem, encurtar também o guia do rolamento da embreagem. Além disso tudo centrar perfeitamente o eixo piloto no volante. Nesse caso só um bom mecânico para fazer o serviço. :!:

billj
12/03/2003, 08:09
Vai até o site do Grilo

www.trilha4x4.com.br

Ele tem lá um explicação bem detalhada do como foi feita essa adaptação no Jeep dele.......

HTH,

Bill

Luis Assis
15/03/2003, 02:12
Bill,
Voce que participou da instalação do motor no Terraplanagem ( Jeep do Grillo ), reponde se foi complicada de mais ou não?
Me lembro que o Grillo me disse num e-mail que foi complexo por não ter feito numa oficina...
[]'s
Gustavo

dptucunduva
17/03/2003, 11:35
PessoALL,
Gostaria da opinião dos sonhores a respeito de qual seria o melhor cambio para se colocar num CJ-5 que vai receber um motor Powertech 4.1 de Silverado.
Grato.
Gustavo

Gustavo,

Como já foi dito aqui, os mais famosos são o clarck 4 marchas, da C/A-20, e o 5 marchas 2205 e 2215.

Agora, vou te dar um outra idéia. Se vc tiver uma relção de diferencial e tamanho de pneu bem legal, não precisará de uma marcha desmultiplicada. Só a 1:1 já seria suficiente pra andar a 90-100km/h na estrada (que já é mais que velocidade máxima prum CJ :shock: ).

Então, pque não colocar um câmbio de engesa (D-40)? É um câmbio um pouco menos macio, mas muito confiável. Muito meeeeesmo. Se o da D20 já é inquebravel, o da D40 então...

O legal é que vc teria 4 marchas (2.a a 5.a) iguais ao clarck 4m, mas teria uma mais reduzida ainda. Em conjunto com a redução willys, daria um total (dependendo de pneu/diferencial) de 80:1. Seria um redução bem legal quando se quer atravessar por erosões, ou algo assim, com bastante calma e precisão.

Com um motorzão desses, teria só que tomar cuidado pque se meter o pé com 1.a duplamente reduzida e o pneu travar, alguma coisa explode... :)

Eu tenho o motor de opala 4 cil. em meu CJ, e pretendo colocar esse câmbio quando o T90 abrir o bico. É só usar a capa seca, arranque e embreagem da A/C-20.

Fica aí a dica!

Cotrim
23/01/2004, 18:31
Alguém sabe onde eu acho motor e câmbio desses aqui em Sampa?

Thiago Rodeghel
23/01/2004, 18:34
Alguém sabe onde eu acho motor e câmbio desses aqui em Sampa?

Bom Escoria :D

Esse câmbio é beem chato de se achar :roll: , mas normalmente vc encontra em oficinas especializadas em conversões de Pickups gas/alcool para diesel :wink:

E em desmanche, é difícil, mas tbm acha :D

[s]

Willys1951
22/02/2005, 13:09
Aproveitando o gancho: Estou colocando o motor Vortec (S10) com o câmbio Clark 5 marchas (C-20). Será que esse câmbio "agüenta o tranco" ?? Alguém já viu e/ou fez essa adaptação ? Pois está dificíl de achar um câmbio da D-20 (2615 ou 2305)

Hábraços !!

elcio
22/02/2005, 14:16
cara , tem uns cambios C-20 5 marchas que sao tranqueira, nao me lembro o modelo, mas eh aquele com a carcaça fina de aluminio.
um conhecido aki colocou essa caixa num 6cc opala e jogou a bosta fora e voltou pra C-10.

[]´s

Thiago Rodeghel
22/02/2005, 16:45
Eu não sei do seu amigo Elcio :roll: , mas eu tenho um Clark 5m da C20, modelo é o CL2215A, retirado de uma C20 1996, ultimo ano, se não me engano, depois disso só caixa Silverado Eaton :roll: . A que uso achei muito boa, primeira e segunda, muito mais fortes que do Jeep... Olha que uso motor AP... Já achei que ficou até curto... Justamente o que queria :twisted:

Imagina com V6 4.3

[s]

renner
22/02/2005, 17:49
Descobri essa empresa no rio grande do sul, em Camaquã, que fabrica o flange. Vejam o site da empresa: http://www.metalurgicaenfer.com.br
A flange para adaptar o câmbio clark da C20 custa R$:140,00
e na Deeptech custa R$:730,00.
Como pode tanta diferença no preço???
Alguém conhece essa empresa e seus produtos???

ramiro_eli
22/02/2005, 18:16
Renner,

Eu conheço as duas empresas e já usei produtos das duas.
Acredito que os preços que voce citou são para dois produtos diferentes.
O da Deeptec é um kit para adaptar o câmbio ao motor e o câmbio a reduzida Willys(flange, adaptadores, entalhado, etc...), ou seja são muito mais peças que o kit da Enfer, que é somente uma flange p/ adaptar o cambio ao motor. :wink:
Em relação aos produtos das empresas:
Uso os produtos e a mão de obra da Deeptec, são muito bem feitas e ótimo atendimento
Em relação a Enfer, já comprei um bloqueio de diferencial com eles, que não funcionou, mesmo depois de diversas tentativas de acertos e troca de peças. O atendimento tambem foi muito bom e me devolveram o $ após a devolução do bloqueio.

renner
22/02/2005, 21:32
Ramiro,
o engraçado é que eu falei em boa voz, com todas as palavras. "FLANGE PARA ADAPTAR O CÂMBIO CLARK 5 M À REDUZIDA WILLYS". O cara me confirmou que é isso mesmo...
Vi as fotos do Kit na Deeptec e tem uma carcaça e umas engrenagens. Da outra empresa não vi. Vou procurar fotos.

Luis Assis
23/02/2005, 00:31
Aproveitando o gancho: Estou colocando o motor Vortec (S10) com o câmbio Clark 5 marchas (C-20). Será que esse câmbio "agüenta o tranco" ?? Alguém já viu e/ou fez essa adaptação ? Pois está dificíl de achar um câmbio da D-20 (2615 ou 2305)

Hábraços !!

Eu acho o de 5 marchas meio cumprido de mais... No caso do powertec que é em linha, o cardã vira um toquinho.... Mas no seu caso, o vortec é bem mais compacto, acho que vai ser legal sim...

Diz a lenda, que o de 4 marchas é mais robusto... Não posso lhe afirmar por que nunca usei o de 5, mas que o de 4 guenta o reio, guenta... O que eu exigo do bichão, eu não to nem ai, soco o pé messsssmo....

Se bem que o seu motor é muuuito mais forte que o powertech...

Acho uam boa idéia tmabem ver se q quinta marcha do 5 macrhas não tem a mesma relação do da quarta do de 4 marchas.... Dai, não vejo muito vantagem ter mais marchas intermediárias...

Eu praticamente uso apenas segunda e terceira na cidade... A terceira se não precisar para, vou desde 30Km/h até 80km/h é bem elastica, e o motor trabalha muitissimo bom...

Não se esqueça de alongar seus diferenciais, com eles curtos não fica legal...

[]´s e boa adaptação... Acho que tanto um quando o outro vai ficar show... Esse motor é o estado da arte na minha opinião...
Gustavo