PDA

Ver Versão Completa : Rav 4

Marta
30/01/2007, 08:57
Quem pode me dar informações sobre o RAV 4?
Qual é a comparação entre ele e a TR4?
Tenho um em vista 2000/2001 com 27.000km.

Luís Arato
30/01/2007, 09:58
Quem pode me dar informações sobre o RAV 4?
Qual é a comparação entre ele e a TR4?
Tenho um em vista 2000/2001 com 27.000km.

Marta, veja

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/conteudo_143579.shtml

http://www2.uol.com.br/bestcars/comp2/eco-rav4-5.htm

http://www.automoveldicas.com.br/catsdetail.asp?category=Ford&consult_ID=375

Acho que até 2002 nao era TR4, mas Pajero IO, que tem motor 1.8.

Agora tem que ver, na sua comparaçao, o que é mais importante: desempenho geral, no fora de estrada, consumo, beleza, espaço, maneabilidade, custo de manutençao, peço do seguro, etc e tal.

Arbass
31/01/2007, 21:03
Os dois em termos de desempenho são similares.

Vantagens:

TR4 - Peças nacionais de fácil aquisição.
RAV4 - É um Toyota! Carros extrememente resistentes que se bem cuidados, difícilmente vão te deixar na mão.

Abs,

Fernando Costa
31/01/2007, 22:03
Os dois em termos de desempenho são similares.

Vantagens:

TR4 - Peças nacionais de fácil aquisição.
RAV4 - É um Toyota! Carros extrememente resistentes que se bem cuidados, difícilmente vão te deixar na mão.

Abs,

O TR4 tem maior vocação off-road que o RAV4. Enquanto o TR4 é montado sobre chassis e tem 4x4 reduzida, o RAV4 é monobloco e não tem reduzida, ou seja, é semelhante a um EcoSport 4x4.

Abraço.

Arbass
03/02/2007, 19:01
:discordo:
Pelo menos até 99, o RAV4 tinha 4x4, reduzida e bloqueio central de diferencial.

:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:

Depois de 99, não sei.:oops:

Abs,

Ary

JEFFCATUNDA
03/02/2007, 21:51
Put's...

A Toyota Tem Algo Parecido Com Um Ecasport???

freitasjr
04/02/2007, 01:26
Put's...
A Toyota Tem Algo Parecido Com Um Ecasport???

O "Fernando Costa" está certo, o RAV4 é monobloco, possui tração integral permanente, porém Não possui reduzida, ou seja, estar mais p/ um Crossover como o EcoEsport, o que tem de melhor que o da Ford, é o acabamento.

Abraços, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Arbass
04/02/2007, 05:47
Vcs devem estar falando do modelo mais novo do RAV4, que realmente não conheço.

Repito:

Pelo menos até 99, o RAV4 tinha 4x4, reduzida e bloqueio central de diferencial.

Em tempo:
Esse modelo foi fabricado até 2000, e existiam alguns sub-modelos q nem tinham 4x4 e sim tração dianteira.

Porém, acho q todos os exemplares q vieram p/ o Brasil deste modelo antigo eram 4x4 c/ reduzida e bloqueio, mas não tenho certeza.

Os modelos novos são completamente diferentes.

Abs,
Ary

Zé Novais
22/02/2008, 12:35
Olá pessoal da Toyota, gostaria de saber a opnião de vcs sobre o RAV4/2001, onde consigo informações sobre ele, avaliação de quem tem ou teve, se vai bem no ON/OFFROAD, como é sua manutenção e sua durabilidade... qualquer coisa vai ajudar muito

renato vieira
23/02/2008, 20:10
caro Zé,

Tenho uma RAV4 99. A lata é diferente da 2001. Nos EUA, onde a comunidade RAV é grande, a minha é chamada de 4.1 (94-2000), a que buscas é a 4.2 (2001-2005) e a atual é a 4.3 com motor 2.4 160cv. Até onde sei, a mecânica da 99 é a mesma da 2001 (2.0-16v/+-128cv). Não sei sobre a equivalencia da parte de suspensão e transmissão 4x4 alltime com bloqueio de diferencial central. A resistencia no uso diário é incrivel. Anda como um Astra. Gasta um pouco mais. Média cidade-estrada de 10,5. só estrada 100 por hora faz 11,5/l.
Infelizmente, fora filtros, tudo tem que sair da autorizada. Até hoje não consegui agrupar os donos destes modelos para desenvolver uma planilha de correspondencia como a que existe para os Suzuki. Já postei tres tópicos aqui no forum. Se quizeres praticar o inglês, terás muita informação em www.rav4world.com . Boa sorte.

Abraços

Zé Novais
25/02/2008, 14:31
Renato, valeu pela força, o RAV é um projeto mais pra frente, só que ja estou buscando informações sobre o carro, vc usa o seu pra off-road?

renato vieira
26/02/2008, 11:42
oi, Zé

Eu passo a semana fazendo o que muitos esperam fazer no fim-de-semana. Por conta das minhas atividades o 4x4 é instrumento de trabalho. Minhas duas últimas semanas foram dentro de uma mina de carvão no sul de SC. Ainda bem que a minha RAV é preta.
A Rav não é um jipe para trilhas e sim um carro que encara situações que outros não conseguem vencer. No asfalto, se comporta como um carro com chiclete nas rodas. No barro e na areia passa direto. Não podemos contar com reduzida mas, tem um bloqueio de diferencial central muito útil. Para quem andou de SW4 diesel por anos, é um alívio poder ter um veículo com desempenho esportivo e agilidade no transito de carro pequeno e porte de camionete.

Amadurece a idéia.

Abraços embarrados

Zé Novais
27/02/2008, 08:06
Fala Renato . . . cara, tenho meu VITARA e gosto muito dele, é um 97 3p canvas, qdo comprei ñ tinha me atentado para o RAV, meu uso pra ele seria pra viagens medias e longas, passeios, estradas ruins ou esburacadas, ñ trilha pesada, e tem um outro fator, a familia aumentou... o q vc acha?

renato vieira
27/02/2008, 08:59
Zé,

Sou toyotero de longa data mas, reconheço o valor de um Suzuki. Considerando o custo-benefício de carros 2001 em iguais condições de conservação, ficaria com um Grand Vitara 5 portas 4 cilindros. A diferença está no preço. Para o mesmo ano 2001, tem mais de 10 mil de diferença. Opinião minha...

Abraços

marcioport
31/12/2008, 15:28
Boa tarde

Estou estudando a troca da minha GM Tracker 2001 Turbo Diesel por uma Toyota RAV4 4X4 ano 2005, diesel, câmbio antomático, geração 2. A RAV4 está com 60.000Km e estão pedindo R$ 65.000,00.

Alguém no fórum pode me auxiliar com informações sobre esta camioneta ? Manutenção, desempenho, consumo, ...

Com a Tracker não costumo fazer trilhas pesadas, faço apenas passeios leves e dificilmente utilizo a 4X4 reduzida.

casabella
16/10/2010, 16:57
Toyota RAV4. Como todo Toyota que se preze, um inquebrável companheiro. Muitos pensam que as peças são caras, mas isso tudo é uma questão de procurar e, também de avaliar o que é caro. Caro, pode ser um amortecedor de Celta custar R$ 150,00. Agora veja a diferença de veículo, de peso, de tecnologia embarcada, de poder de entrar e sair de situações complicadas. Custo x benefício. Mas, mesmo assim, comprei os amortecedores trazeiros (par) original Toyota - novos - por R$ 168,00 + R$ 60,00 de frete. Então, cada um saiu por R$ 115,00. Os dianteiros por serem bem maiores custaram R$ 720,00 (o par) + 40,00 de frete, então, R$ 380,00 cada. Não é o bicho. Caro ficaram as pastilhas de freio, também originais Toyota, custaram R$ 230,00. Mas, vale pelo quanto aguentam. As velas - da marca Denso - original - com eletrodo duplo, paguei R$ 48,00 nas 4.
Sabendo usar, sabendo pesquisar, analisando o custo benefício - vale a pena ter um! Eu tinha uma Toyota Hilux ano 2.000, tirada zero, que, em 7 anos rodei só 60mkm. Nunca havia andado na terra. Então, vendi bem acima da tabela - por incríveis R$ 55.000,00!!!Também, esta em estado de zero. Compre um Toyota. Você vai ver a diferença. Não que os outros não sejam bons, mas eu sou um apaixonado pela marca, então, só posso indicar essa. Duvidas de mecanica, e outras, podem entrar em contato que terei o maior prazer em dar as dicas. Não sou mecanico, sou usuario como a maioria de vocês e gosta de por as mãos na massa.

RHL
16/10/2010, 21:56
RAV é inquebrável??? kkkkkkkkkkk
tem uma 2007 na oficina do feroza que fundiu o motor por problemas de lubrificação interna (algum tipo de deficiencia nos dutos de oleo) que a concesionária passou um orçamento de 30 mil valérios pra arrumar.

o "JIPE" tá lá parado há meses aguardando uma posição do dono.

Mauro.SB
19/10/2010, 23:05
:pipoca: Inquebrável só vi essa... :mrgreen: http://www.youtube.com/watch?v=SFUx3FxtOeM

tulhoxtt3
19/10/2010, 23:12
Muito boa, Mauro!! :lol:

paesrm
09/11/2010, 21:20
Toyota RAV4. Como todo Toyota que se preze, um inquebrável companheiro. Muitos pensam que as peças são caras, mas isso tudo é uma questão de procurar e, também de avaliar o que é caro. Caro, pode ser um amortecedor de Celta custar R$ 150,00. Agora veja a diferença de veículo, de peso, de tecnologia embarcada, de poder de entrar e sair de situações complicadas. Custo x benefício. Mas, mesmo assim, comprei os amortecedores trazeiros (par) original Toyota - novos - por R$ 168,00 + R$ 60,00 de frete. Então, cada um saiu por R$ 115,00. Os dianteiros por serem bem maiores custaram R$ 720,00 (o par) + 40,00 de frete, então, R$ 380,00 cada. Não é o bicho. Caro ficaram as pastilhas de freio, também originais Toyota, custaram R$ 230,00. Mas, vale pelo quanto aguentam. As velas - da marca Denso - original - com eletrodo duplo, paguei R$ 48,00 nas 4.
Sabendo usar, sabendo pesquisar, analisando o custo benefício - vale a pena ter um! Eu tinha uma Toyota Hilux ano 2.000, tirada zero, que, em 7 anos rodei só 60mkm. Nunca havia andado na terra. Então, vendi bem acima da tabela - por incríveis R$ 55.000,00!!!Também, esta em estado de zero. Compre um Toyota. Você vai ver a diferença. Não que os outros não sejam bons, mas eu sou um apaixonado pela marca, então, só posso indicar essa. Duvidas de mecanica, e outras, podem entrar em contato que terei o maior prazer em dar as dicas. Não sou mecanico, sou usuario como a maioria de vocês e gosta de por as mãos na massa.
Olá casabella,
Essa é minha primeira postagem aqui nesse forum e já vou logo pedindo ajuda a você e quem mais possa contribuir com minhas dúvidas.
Atualmente tenho um corolla fielder e estou querendo trocar por uma rav4 mas não sei nada sobre esse carro, para falar a verdade vi um a pouco tempo e não tive dúvidas que esse seria o meu próximo carro, e o melhor é um toyota, minha esposa também se encantou com o danado. Minha fielder hoje valemais ou menos 35 mil e então pretendo trocar por uma rav4 de preço semelhante o que seria uma 2001/2002 ou 2003. Em que você poderia me ajudar com dicas para quando eu for ver uma para comprar ? Tenho pesquisado muito sobre rav's na internet e até me associei a esse site para conseguir algum tipo de informação que possa me ajudar nessa futura compra. Também pertenso ao forum do corollaclube mas lá ninguém deu opiniões a respeito de rav's. Já ví que em termos de manutenção e peças é algo parecido com a fielder, meu problema é como identificar assim de cara de como ou quando o carro não deve ser comprado. que problemas ocultos podem existir sem que eu como comprador sem muita experiência pode ser enrolado.
Agradeço desde já essa ajuda a você e aos demais que puderem fazer suas considerações sobre esse assunto.
Quanto ao consumo pelo que li deve ser em torno de 7/8 cidade e 10/12 estrada. É isso ?

marcelo cenora
12/11/2010, 11:21
eu comprei uma á 2 semanas, uma 2003 com 53.000 originais e com revisões feitas em concessionárias toyota. única ressalva são os vidros delaminados por conta da blindagem mas fora isso o carro é um tesão.

não é gastona mas tbm não tem economia de combustível, faz 7 aqui dentro e 10 na estrada (andando a 100 km/ h).

inquebrável nenhum carro é, mas conversando com amigos mecânicos ouvi que dificilmente entra toyota, subaru e honda numa oficina. sei que daqui a pouco terei de mexer com suspensão e freios que deixarão minha conta bancária mais magrinha mas estou gostando muito do carro.

o bom é que quem tenha esse tipo de carro que coloque aq suas impressãoes pois realmente é difícil achar algo sobre as RAVs.

abrçs.

marcelo cenora
12/11/2010, 14:35
http://img404.imageshack.us/img404/39/imgp1656.jpg

paesrm
11/12/2010, 15:18
eu comprei uma á 2 semanas, uma 2003 com 53.000 originais e com revisões feitas em concessionárias toyota. única ressalva são os vidros delaminados por conta da blindagem mas fora isso o carro é um tesão.

não é gastona mas tbm não tem economia de combustível, faz 7 aqui dentro e 10 na estrada (andando a 100 km/ h).

inquebrável nenhum carro é, mas conversando com amigos mecânicos ouvi que dificilmente entra toyota, subaru e honda numa oficina. sei que daqui a pouco terei de mexer com suspensão e freios que deixarão minha conta bancária mais magrinha mas estou gostando muito do carro.

o bom é que quem tenha esse tipo de carro que coloque aq suas impressãoes pois realmente é difícil achar algo sobre as RAVs.

abrçs.

Olá Marcelo, ví que você tem uma Rav blindada, das várias que encontrei à venda, a maioria é blindada. Tenho medo de comprar um carro assim porque já lí muita coisa que desaconselha por causa dos vidros que não podem ser abertos totalmente, da documentação, das vistorias, prazo de validade da blindagem, do peso extra (200kg), consumo acima do normal, enfim, muita coisa negativa. Então eu te pergunto; o que você está sentindo por seu carro ser blindado ? O que dos itens acima são mitos ou verdades ?
Agradeço suas considerações sobre esse carro.

thiagosb84
13/12/2010, 14:55
Comprei uma Rav4 2004 há 2 semanas...

Estou apaixonado pelo carro...

Acho bom a galera deixar as dicas para peças na hora de fazer as manutenções...

Por enquanto eu só troquei o óleo e o filtro de óleo do carro...

Pq ele está bem zerado...

Abs

paesrm
27/12/2010, 16:16
Comprei uma Rav4 2004 há 2 semanas...

Estou apaixonado pelo carro...

Acho bom a galera deixar as dicas para peças na hora de fazer as manutenções...

Por enquanto eu só troquei o óleo e o filtro de óleo do carro...

Pq ele está bem zerado...

Abs

Olá Thiago, deixe suas impressões sobre o carro para nós aquí do forum.
Essa que você comprou era da zona sul que estava anunciada na Webmotors ?
Eu fiz contato com o vendedor para saber se interessaria a ele trocar pela minha Fielder mas infelizmente ele só queria vender. Estou a algum tempo procurando uma mas o problema é que tenho que vender minha Fielder primeiro.

Maria Cristina de Queiroz
29/12/2010, 14:14
Oi, Casabella! Também adoro minha RAV4, adolescente de 12 anos, 200mil km rodados, que vai comigo sempre alegre por essas estradinhas de terra que nos levam a lugar algum - assim sem destinho e sem hora de voltar. Mas eu tenho um dom especial para encontar pedras e buracos e tenho tido problemas com a suspensão. Adoraria uma pista para adquirir os pivos e barras axiais por um preço mais em conta. Voce pode me ajudar?

MarisaHoch
17/01/2011, 16:19
Tenho uma Rav4 2002 há 3 anos e ela nunca quebrou até ontem quando rompeu a correia do alternador .Já esta na Toyota mas ainda não me passaram orçamento .Alguem conhece uma mecanica em São Paulo Capital que mexe com rav4 ??? Caso eu venha a achar muito caro na concecionaria gostaria de ter um plano B ....super Grata !! marisa

zluiz
19/01/2011, 10:13
http://www.americasdecarro.com.br/2010/10/07/toyota-a-preferida-dos-talibans-e-forcas-especiais/

Se as Toyotas não forem inquebraveis, de longe são as mais resitentes.
não tem carro melhor.

O que os Bolivianos fazem com estes carros é brincadeira,

ja tive RAV, excelente, mas era pequena para o meu objetivo, hoje possuo uma SW4 V6 a gasolina.
Somente para quem tem folego para pagar 7km/l na estrada, a minha tem 17 anos (94) e fui ate o chile e bolivia e argentina e não quebrou nada.
So compro carros Toyota e Honda, por não ter no mercado nacional uma toyota para uso urbano.

o Carro é omais confiavel que existe, desconheço outro parecido.

perdoe-me pelo depoimento passional.

joseluiz

vsmello
19/01/2011, 21:21
eu tinha um mecanico muito bom (tinha pq fechou a oficina pq fechou alguns contratos petrobras) e o que sempre me disse era pra comprar carro honda toyota e BMW que nao quebram de jeito nenhum.

na epoca ele tinha 2 BMW 1 hilux sw4 e 1 fit (todos com mais de 10 anos de uso, so o fit era novo, da mulher dele).

Ricardo Lovo
24/04/2011, 12:32
Olpa pessoal, estou interessado em comprar um Toyota RAV4 1999 com 140mil km, em ótimo estado, automático, gostaria de saber se este tipo de veículo é bom com câmbio automático e se é gastão.
meu uso será em grande parte na cidade, e finais de semana, feriados, férias para viajar.
Podem me dar algum parecer?
Quanto vale um veículo destes em média?

Grato!

Martinsprf
02/05/2011, 21:59
Tenho uma 1999 com 170 mil, o que posso lhe dizer:
Consumo cidade: 7 Km/L - over drive desligado;
Consumo estrada: 10 Km/L - over drive ligado;
Cambio automático: Quase indestrutível, mas se estiver "baleado" a manutenção é caríssima;
Peças de mecânica: usa muitas peças que também são usadas no Corolla antigo ou no Camry, nada de muito caro. A Toyota ainda tem muita peça original a preço de peça original ou seja, muito caro;
Peças de lataria e vidros: inexistentes, torça para não quebrar ou amassar.
Para vc ter idéia do conforto do carro tenho uma Pajero TR4 2011 e uso a RAV4 para viajar pois, ela é muuuuiiiiittttooo mais confortável.

Martinsprf
02/05/2011, 22:03
Olpa pessoal, estou interessado em comprar um Toyota RAV4 1999 com 140mil km, em ótimo estado, automático, gostaria de saber se este tipo de veículo é bom com câmbio automático e se é gastão.
meu uso será em grande parte na cidade, e finais de semana, feriados, férias para viajar.
Podem me dar algum parecer?
Quanto vale um veículo destes em média?

Grato!

Tenho uma 1999 com 170 mil, o que posso lhe dizer:
Consumo cidade: 7 Km/L - over drive desligado;
Consumo estrada: 10 Km/L - over drive ligado;
Cambio automático: Quase indestrutível, mas se estiver "baleado" a manutenção é caríssima;
Peças de mecânica: usa muitas peças que também são usadas no Corolla antigo ou no Camry, nada de muito caro. A Toyota ainda tem muita peça original a preço de peça original ou seja, muito caro;
Peças de lataria e vidros: inexistentes, torça para não quebrar ou amassar.
Para vc ter idéia do conforto do carro tenho uma Pajero TR4 2011 e uso a RAV4 para viajar pois, ela é muuuuiiiiittttooo mais confortável.

sgrul1
03/05/2011, 12:20
Não conheço as antigas, mas 2006-2008-2010 que andei sao excelentes. Muito conforto, é como dirigir um corolla...motor responde bem, apesar de que essa 2001 é 2.0...o novo 2.4. Mas acredito que seja bom tambem.

Falcon-MG
24/02/2012, 11:03
Salve galera do 4x4.
Novo usuário, mas sempre curti o forum que é ótimo.
Olhando pelo lado que toyota é marca que lembra durabilidade e segurança, comecei a me interessar pelo RAV4, no momento eu tenho condição de adquirir um usado, porem não tem muita informação de proprietários. Minha dúvida é a seguinte,
manutenção, preço e disponibilidade das peças, se é um bom carro e se por ser tração 4x4 permanente o consumo de combustível é alto.
Agradeço a todos puderem ajudar.

Falcon-MG
24/02/2012, 11:28
Mais um detalhe, vou utilizar 90% em asfalto.
Se alguém tiver alguma sugestão de SUV de bom custo benefício tá valendo.

righi
24/02/2012, 11:53
tive uma logo que elafoi remodelada, acho que 2001 2002, puta carro, peças tao caras qto qualquer toyota, fazia 9 km/litro na cidade. Espaço interno muuuito bom, fui até floripa sem problemas, isso em 2010.

HERICK
24/02/2012, 12:02
Meu caro, no seu lugar eu partiria pra sw4 diesel, melhor valor de revenda e seja bem vindo ao forum, abraço.

LeoToy
26/02/2012, 19:14
Salve galera do 4x4.
Novo usuário, mas sempre curti o forum que é ótimo.
Olhando pelo lado que toyota é marca que lembra durabilidade e segurança, comecei a me interessar pelo RAV4, no momento eu tenho condição de adquirir um usado, porem não tem muita informação de proprietários. Minha dúvida é a seguinte,
manutenção, preço e disponibilidade das peças, se é um bom carro e se por ser tração 4x4 permanente o consumo de combustível é alto.
Agradeço a todos puderem ajudar.

Pode comprar,
é um tremendo carro, e o dia em que vc pegar uma estrada ruim com lama vc vai se surpreender.
fora que é muito econômico, tanto na cidade quanto na estrada.

Falcon-MG
16/03/2012, 11:28
Qual você recomenda? o que você acha do Jeep Cherokee 4.0 sport? esse eu usaria mais em trilha.

sgrul1
16/03/2012, 12:13
Qual você recomenda? o que você acha do Jeep Cherokee 4.0 sport? esse eu usaria mais em trilha.
A rav é um bom carro, bastante resistente, relativamente econômico. qdo da problema é caro, mas não costuma dar. a cherokee é outro conceito, é um jipao, p offroad pesado. Não é econômico, e possui um problema em relação a manutenção pq é mais dificil conseguir peças e assistencia. Agora é um tanque. Como voce falou que vai 90% asfalto, a não ser que esses 10% off road sejam absurdamente pesados iria de rav.

Falcon-MG
17/03/2012, 14:40
A rav é um bom carro, bastante resistente, relativamente econômico. qdo da problema é caro, mas não costuma dar. a cherokee é outro conceito, é um jipao, p offroad pesado. Não é econômico, e possui um problema em relação a manutenção pq é mais dificil conseguir peças e assistencia. Agora é um tanque. Como voce falou que vai 90% asfalto, a não ser que esses 10% off road sejam absurdamente pesados iria de rav.

Entendi, a RAV4 é mais fácil de encontrar peças e manutenção, pelo que pude ver por aqui realmente as peças são muito caras, e a cherokee é complicado peças e mecânicos que façam manutenção, vixe difícil escolha.
Não vou usar muito em trilha, mas quando precisar espero que me dê segurança, tem muita estrada ruim aqui em minas, carro de passeio não aguenta.
Sempre gostei de ler sobre off-roads, e tambem sempre pensei em ter um para uso em fins de semana e passeio com família, mas a tarefa é mais difícil do que pensei.
Por enquanto não posso comprar um zero ou semi-novo, então tenho que optar pelos modelos antigos.

WanBass
17/03/2012, 23:26
mas eu acho que a RAV4 da pouco manutenção, ainda mais se ela estiver com revisões feitas na concessionaria, caso vc opte por uma seminova, um amigo meu tem uma, e não reclama, diz que é um excelente carro e bebe um pouco, hehehe

Falcon-MG
18/03/2012, 13:16
mas eu acho que a RAV4 da pouco manutenção, ainda mais se ela estiver com revisões feitas na concessionaria, caso vc opte por uma seminova, um amigo meu tem uma, e não reclama, diz que é um excelente carro e bebe um pouco, hehehe

Difícil encontrar uma que está 100%, acho caro pelo conjunto todo.

HERICK
18/03/2012, 18:41
Difícil encontrar uma que está 100%, acho caro pelo conjunto todo.
Sempre tem q ter uma reserva pra eventuais problemas de um usado, a não q parta pro zero km, abraço.

Falcon-MG
20/03/2012, 08:15
0km não dou conta.

FelipeHilux
20/03/2012, 20:14
Falcon

Esquece cherokee, pecas infinitamente mais caras que as do Rav, que vc encontra em qq Css Toyota.
Rav e' um puta carro, em rodovia vc "sente" ela super firme na mao mesmo tendo centro de gravidade elevado, e' economica sim e completona.
Minha irma teve um RAV e sempre que alguem pergunta sobre o carro a ela, sao so elogios, mesmo tendo trocado-o numa FULL, ela elogia muito o RAV, economico, facil de estacionar, agil no transito e na estrada, otimo acabamento e como a maioria dos Toy, dificil dar problema.

Falcon-MG
25/03/2012, 23:14
Falcon

Esquece cherokee, pecas infinitamente mais caras que as do Rav, que vc encontra em qq Css Toyota.
Rav e' um puta carro, em rodovia vc "sente" ela super firme na mao mesmo tendo centro de gravidade elevado, e' economica sim e completona.
Minha irma teve um RAV e sempre que alguem pergunta sobre o carro a ela, sao so elogios, mesmo tendo trocado-o numa FULL, ela elogia muito o RAV, economico, facil de estacionar, agil no transito e na estrada, otimo acabamento e como a maioria dos Toy, dificil dar problema.

Valeu pelas dicas, quem tem ou teve realmente fala muito bem.

arkretzer
31/03/2012, 18:22
Comprei um RAV 2008 em SP. Já rodei uns 5000km estou muito contente com o carro é uma nave. 2.4 170cv. recomendo. Média 8 km com litro na cidade e uns 9,5 km com litro em viagem. Sempre ar ligado.

Falcon-MG
01/04/2012, 12:12
Comprei um RAV 2008 em SP. Já rodei uns 5000km estou muito contente com o carro é uma nave. 2.4 170cv. recomendo. Média 8 km com litro na cidade e uns 9,5 km com litro em viagem. Sempre ar ligado.

Amigo, quanto pagou? teve que fazer alguma coisa nela?
Muito boa a média de consumo pra um carrão desse.
O acabamento dessa RAV é show.
Boa sorte na sua nave!

arkretzer
02/04/2012, 10:15
Amigo, quanto pagou? teve que fazer alguma coisa nela?
Muito boa a média de consumo pra um carrão desse.
O acabamento dessa RAV é show.
Boa sorte na sua nave!

Paguei 60k. Troquei óleo e filtros como de costume quando pego um novo carro. Oque vou ter de fazer é:
pastilha de freio (270,00 R$) na Toyota, ainda nao achei no paralelo. E tem um barulho na suspençao dianteria lado direito. Que aparece somente em calçamento até 40 k/h.
No mais o carro é muito bom me surprendeu!
Se alguém souber onde acho peças pra esse carro, fico grato pela dica!!!

Falcon-MG
03/04/2012, 19:42
Paguei 60k. Troquei óleo e filtros como de costume quando pego um novo carro. Oque vou ter de fazer é:
pastilha de freio (270,00 R$) na Toyota, ainda nao achei no paralelo. E tem um barulho na suspençao dianteria lado direito. Que aparece somente em calçamento até 40 k/h.
No mais o carro é muito bom me surprendeu!
Se alguém souber onde acho peças pra esse carro, fico grato pela dica!!!

Pelo que fiquei sabendo na concessionára daqui, por ser importada eles tem poucas peças em estoque, restante só por encomenda que demora de 15 a 30 dias, segundo encarregado da oficina.
Mas acho que muitas peças tem aqui mesmo no brasil, você encontra pastilha no paralelo bem mais barato, o melhor é que a RAV não quebra fácil e muito difícil te deixar na mão.
Cheguei a olhar uma 2007 mas o dono não fez todas as revisões na concessionária, então não quiz arriscar.

Da uma olhada aqui CIC - Peas para Vans, Pick-Ups e Importados (http://www.cicpecas.com.br/) , meu pai comprou peças pra hilux bem mais barato.

arkretzer
04/04/2012, 09:42
Pelo que fiquei sabendo na concessionára daqui, por ser importada eles tem poucas peças em estoque, restante só por encomenda que demora de 15 a 30 dias, segundo encarregado da oficina.
Mas acho que muitas peças tem aqui mesmo no brasil, você encontra pastilha no paralelo bem mais barato, o melhor é que a RAV não quebra fácil e muito difícil te deixar na mão.
Cheguei a olhar uma 2007 mas o dono não fez todas as revisões na concessionária, então não quiz arriscar.

Da uma olhada aqui CIC - Peas para Vans, Pick-Ups e Importados (http://www.cicpecas.com.br/) , meu pai comprou peças pra hilux bem mais barato.

Valeu pela dica! Liguei lá e tem alguma coisa sim. Pelo que observei os preços são melhores sim.
obrigado

Guilherme Dias
12/06/2012, 10:02
Olá pessoal, sou novo aqui no forum
Tenho uma dúvida:
No manual da minha Toyota RAV4 99 está dizendo que, após apertar o botão para desativar o bloqueio do diferencial, deveria soar um alarme confirmando o desbloqueio. Isso não está acontecendo, aliás, desde que eu a comprei, nunca soou nenhum alarme ao desativar, apenas a luz no painel se apaga. Será que o bloqueio não está funcionando?
Já vi no forum, vários posts sobre "como saber se o bloqueio está realmente funcionando", mas nada me pareceu muito claro. Chegaram a indicar testar em trecho de lama e tentar perceber se apresenta diferença com o botão pressionado, mas isso é muito incerto. Existe alguma forma mais prática de se ter certeza se o bloqueio do diferencial da RAV4 está mesmo funcionando??

fgonelli
12/06/2012, 12:56
Olá pessoal, sou novo aqui no forum
Existe alguma forma mais prática de se ter certeza se o bloqueio do diferencial da RAV4 está mesmo funcionando??

Sim.

Mantendo o carro em neutro, vc tem que levantar uma das rodas dianteiras(sertifiquese que as outra 3 estam no chão e o freio de mão puxado!). Se vc conseguir girar a roda com a mão é por que não está bloqueado.

sgrul1
12/06/2012, 17:26
:discordo:

:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:

Depois de 99, não sei.:oops:

Abs,

Ary
Reduzida não, mas continua tendo bloqueio do diferencial.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marta,
olha, se voce quer fazer trilhas, uso mais offroad vá de pajero. Se quer passeios mais leves, viagens, uso no dia a dia va de rav.
Agora atente para o seguinte um carro ano 2000 com 27 mil km ou é mto conservado ou a km é adulterada.

Espero ter ajudado

dorderf
12/06/2012, 20:47
Reduzida não, mas continua tendo bloqueio do diferencial.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marta,
olha, se voce quer fazer trilhas, uso mais offroad vá de pajero. Se quer passeios mais leves, viagens, uso no dia a dia va de rav.
Agora atente para o seguinte um carro ano 2000 com 27 mil km ou é mto conservado ou a km é adulterada.

Espero ter ajudado

Fora q carro parado demais NÃO é boa coisa! Motor foi feito pra rodar!

Ou pior, imagina só rodar isso na cidade em poucas distâncias e com trânsito? Isso ferra o motor!

Guilherme Dias
13/06/2012, 18:18
fiz o teste deixei o carro ligado com o CÂMBIO AUTOMÁTICO na posição N, somente uma roda dianteira suspensa, conforme o fgonelli orientou acima, mas tem algo errado, pois não consegui girar a roda mesmo com o botão de bloqueio desligado. Ou seja, independente se o botão está ativado ou não, a roda que ficou suspensa está sempre travada. . Alguém me oriente por favor! Adquiri este carro com 160mil rodado já troquei os batentes dos amortecedores dianteiros + coifas e 4 buchas das bandejas, troquei até o para-brisas que estava trincado, agora estou desconfiado de que o bloqueio do diferencial não está funcionando, aí me resta correr atrás da agência que me vendeu...

fgonelli
14/06/2012, 12:46
Guilherme o problema é que eu não sei se ela tem lsd no dif central. repita a operação levantando bem pouco a roda dianteira no macaco (somente o suficiente para ela não encostar no chão). Com o bloqueio desligado coloque em drive e tire o pé do freio (sem acelerar) bem devagar, se a roda que está no alto girar ele não está bloqueado se o carro derrubar o macaco ele está bloqueado.

Charles Linhares
30/07/2012, 19:14
Caro amigo Renato, boa noite!
Tenho um Rav4 ano 99 e estou precisando de uma lanterna do pisca dianteira lado esquerdo, nao estou conseguindo encontrar na internet, gostaria de saber se vc sabe de algum lugar que eu encontre... Andei pesquizando na concessionária, mas eu nao quero comprar original, entende?
Desde já obrigado
Att. Charles

caro Zé,

Tenho uma RAV4 99. A lata é diferente da 2001. Nos EUA, onde a comunidade RAV é grande, a minha é chamada de 4.1 (94-2000), a que buscas é a 4.2 (2001-2005) e a atual é a 4.3 com motor 2.4 160cv. Até onde sei, a mecânica da 99 é a mesma da 2001 (2.0-16v/+-128cv). Não sei sobre a equivalencia da parte de suspensão e transmissão 4x4 alltime com bloqueio de diferencial central. A resistencia no uso diário é incrivel. Anda como um Astra. Gasta um pouco mais. Média cidade-estrada de 10,5. só estrada 100 por hora faz 11,5/l.
Infelizmente, fora filtros, tudo tem que sair da autorizada. Até hoje não consegui agrupar os donos destes modelos para desenvolver uma planilha de correspondencia como a que existe para os Suzuki. Já postei tres tópicos aqui no forum. Se quizeres praticar o inglês, terás muita informação em www.rav4world.com (http://www.rav4world.com) . Boa sorte.

Abraços

renato vieira
30/07/2012, 19:23
Charles,

Lamento pela tua sinaleira.
Não conheço, no Brasil, outra fonte de peças para RAV que não seja a concessionária.
Sugiro que des uma olhada no e-bay.
Recentemente, comprei umas miudezas para minha Land Rover sem problemas.
Boa sorte.
Abraços

marcelo cenora
05/02/2013, 09:32
só alegria.

é o que tenho a dizer sobre o carro. hj ela está com 77.000, nesse tempo troquei o óleo e filtros a cada 5.000 km como é de praxe, uma correia do alternador, filtros de gasolina, ar condicionado e filtro de ar, apesar do manual pedir pra torcar as velas a cada 100.000 acabei trocando com 75 mas na caltabiano me cobraram 145 reais (CADA). um abesurdo.

de presente ela ganhou os BF AT (que roncam mais que eu) e uma central multimidia.

continua fazendo 7/10 km com um litro de gasolina comum, acho economica mesmo sendo blindada. resolvi a delaminação dos vidros retirando a placa de policarbonato por dentro dos vidros.

ela recebe muitos elogios e perguntas a respeito de venda mas ainda não tive coragem de me desfazer dela, trocaria em uma cherokee WJ ou a 5.7 hemi... mas isso é outra história.

olha ela hj... me ajudando a manter o surf em dia rsss
393705

jeb
26/04/2013, 11:16
Colegas
Acabei de voltar ao mundo 4x4 com uma RAV4 2007 muito nova mesmo. Comprei de único dono, todas rev CSS, etc. Fiz uma pesquisa de mais de 4 meses até chegar no carro que iria suprir melhor nossas necessidades. Passei e testei Grand Vitara, CRV, Tucson, Airtrek, Pajero Sport. Os requisitos necessários eram airbag (pelo menos duplo), abs, 4x4 (full ou part), automático e econômico em termos de combustível.

Carro é algo muito pessoal, e no meu caso, não ligo para mimos e acabamento premium, que seja apenas "honesto". Chegamos na RAV4, que se mostrou o melhor custo-benefício para nosso caso de uso. Enfim, estamos muito contentes com o carro, conforto e economia de combustível. Na bandeirantes a 120km/h no piloto fez 10,5km/l. Achei muito bom. Não testei a 100km/l, mas deve econimizar muito mais.

Enfim, como eu tenho um Corolla Fielder, migrar para a RAV é um prazer. Quase pegamos a Grand Vitara V6, mas as que vi não estavam em bom estado, mas é uma excelente viatura também e mais adequada para o off-road pesado (que não é nosso caso).

J.

jeb
02/05/2013, 21:51
Pessoal, reativando o tópico.
Encontrei os manuais da RAV4 (até 2012) e de outros Toyotas. Pode ser útil para todos:

Toyota Online Owners Manuals and Warranty (http://www.toyota.com/owners/web/pages/resources/owners-manuals#)

O esquema elétrico da RAV4 3a geração encontra-se aqui:

Esquema Elétrico RAV4 download (http://libgen.org/get?nametype=orig&md5=6874DAF48733D4378968C0F7E61894AD)

J.

LuizAlberto
09/05/2013, 18:14
Alguém já teve a oportunidade de conhecer? Quais as impressões?

lenilso
16/05/2013, 13:58
é top, aqui na minha cidade está tendo expoagro, e no stand da toyota ja tem uma, inclusive hoje vai ter uma coqtel de lançamento, o carro é estiloso, porem, o motor 2.0 só gera 145cv, e o 2.5 178cv, o designer é bem acabado, só vendo mesmo.

leodbc
16/05/2013, 14:44
A nova Rav4 ta por 123k! Acho que é um segmento bem diferente do normal da Toyota, a maioria dos clientes da Toy compra Hilux e o preço da Hilux e da nova Rav4 nao é muito diferente, sendo veículos completamente diferentes.

Abraço!

Léo 2e2t
16/05/2013, 17:24
Aqui ainda não chegou na CSS, a antiga já era top, essa deve ser muito legal. Quanto ao valor, Toyota é fróids, a TrailBlazer gasolina super completa estão pedindo 133 (7 lugares, airbag lateral e motor 6cc), pela diferença de 10 dá pra esquentar a cabeça um pouco pra ver o custo beneficio. Abraço,

jeb
16/05/2013, 21:52
Colegas
"O modelo básico, 4X2 e com motor 2.0 com câmbio continuamente variável, CVT, fica por R$ 96.900. A versão intermediária utiliza o mesmo trem de força, mas tem tração integral e vários equipamentos a mais, está tabelada a R$ 109.900. O configuração de topo vem com um propulsor 2.5 – evolução do 2.4 utilizado no antigo RAV4 –, câmbio automático de seis marchas e custa R$ 119.900."

O mais interessante é de que, segundo os sites, é a mesma plataforma da versão antiga.

Aqui tem um review muito bom: Teste: Toyota RAV4 - Vida nova - MotorDream (http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2013/05/09/teste-toyota-rav4-vida-nova)

Ao ler parece que as mudanças não foram tão drásticas assim na parte mecânica e estrutural:

"Em vez de criar um novo RAV4, a Toyota preferiu promover uma forte renovação no antigo. Ele manteve a mesma arquitetura do modelo lançado em 2005, com alteração na qualidade dos aços estruturais para aumentar a rigidez torcional. Os motores também são evoluções de propulsores já conhecidos. O 2.0 é o mesmo aplicado ao Corolla e o 2.5 é um aprimoramento do 2.4 do antigo RAV. O sistema de tração também não mudou: é on-demand com transferência de, no máximo, 50% da tração para o eixo traseiro."

Ainda assim vai ser complicada a concorrência, que pode oferecer mais por menos. O interior, na minha opinião, é questionável!

J.

ANTONIO GABRIEL COSTA
25/05/2013, 15:51
colegas
"o modelo básico, 4x2 e com motor 2.0 com câmbio continuamente variável, cvt, fica por r$ 96.900. A versão intermediária utiliza o mesmo trem de força, mas tem tração integral e vários equipamentos a mais, está tabelada a r$ 109.900. O configuração de topo vem com um propulsor 2.5 – evolução do 2.4 utilizado no antigo rav4 –, câmbio automático de seis marchas e custa r$ 119.900."

o mais interessante é de que, segundo os sites, é a mesma plataforma da versão antiga.

Aqui tem um review muito bom: teste: Toyota rav4 - vida nova - motordream (http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2013/05/09/teste-toyota-rav4-vida-nova)

ao ler parece que as mudanças não foram tão drásticas assim na parte mecânica e estrutural:

"em vez de criar um novo rav4, a toyota preferiu promover uma forte renovação no antigo. Ele manteve a mesma arquitetura do modelo lançado em 2005, com alteração na qualidade dos aços estruturais para aumentar a rigidez torcional. Os motores também são evoluções de propulsores já conhecidos. O 2.0 é o mesmo aplicado ao corolla e o 2.5 é um aprimoramento do 2.4 do antigo rav. O sistema de tração também não mudou: é on-demand com transferência de, no máximo, 50% da tração para o eixo traseiro."

ainda assim vai ser complicada a concorrência, que pode oferecer mais por menos. O interior, na minha opinião, é questionável!

J.

nao da para entender a toyota. Lançam uma nova rav, por 119k, um suv sem controle de tração e estabilidade nos dias de hoje, parece piada um trem desse, (crv, captiva, sportage, outlander, ix35 e por aí vai) todos, isso mesmo, todos tem esse sistema que no meu entendimento é fundamental.

Nunca compraria esse suv, ridículo isso.

jeb
25/05/2013, 16:09
nao da para entender a toyota. Lançam uma nova rav, por 119k, um suv sem controle de tração e estabilidade nos dias de hoje, parece piada um trem desse, (crv, captiva, sportage, outlander, ix35 e por aí vai) todos, isso mesmo, todos tem esse sistema que no meu entendimento é fundamental.

Nunca compraria esse suv, ridículo isso.

Realmente Antonio é um retrocesso nesse sentido. A 4x2 só vem com airbag duplo e sem cruise control para piorar! Segurança ativa é muito importante nos tempos atuais, e nisso a Toyota pecou feio... Eu também não compraria...

Pior que li hoje as especificações da SW4 e VSC (controle eletrônico de estabilidade) e TRC (controle eletrônico de tração) só na versão diesel... na flex, é bem básica.

Eu vi a nova RAV4 pessoalmente e esteticamente não ficou muito boa. A lanterna traseira "pula para fora" demais e o painel... sem comentários, pela fotos é feio, pessoalmente... parece um painel dos anos 60, quadradão....

J.

Michelangelo
26/05/2013, 15:16
Colegas
"O modelo básico, 4X2 e com motor 2.0 com câmbio continuamente variável, CVT, fica por R$ 96.900. A versão intermediária utiliza o mesmo trem de força, mas tem tração integral e vários equipamentos a mais, está tabelada a R$ 109.900. O configuração de topo vem com um propulsor 2.5 – evolução do 2.4 utilizado no antigo RAV4 –, câmbio automático de seis marchas e custa R$ 119.900."

O mais interessante é de que, segundo os sites, é a mesma plataforma da versão antiga.

Aqui tem um review muito bom: Teste: Toyota RAV4 - Vida nova - MotorDream (http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2013/05/09/teste-toyota-rav4-vida-nova)

Ao ler parece que as mudanças não foram tão drásticas assim na parte mecânica e estrutural:

"Em vez de criar um novo RAV4, a Toyota preferiu promover uma forte renovação no antigo. Ele manteve a mesma arquitetura do modelo lançado em 2005, com alteração na qualidade dos aços estruturais para aumentar a rigidez torcional. Os motores também são evoluções de propulsores já conhecidos. O 2.0 é o mesmo aplicado ao Corolla e o 2.5 é um aprimoramento do 2.4 do antigo RAV. O sistema de tração também não mudou: é on-demand com transferência de, no máximo, 50% da tração para o eixo traseiro."

Ainda assim vai ser complicada a concorrência, que pode oferecer mais por menos. O interior, na minha opinião, é questionável!

J.
Esse interior na cor preta não me agrada muito, mas se houver disponibilidade do interior em cores mais claras como a bege aí sim ficaria bonita!

Tamim
05/06/2013, 13:43
Há dois anos atrás, na hora de trocar meu Corolla, pesquisei muito aqui no fórum, pois estava interessado em um SUV e estava entre RAV4, Kyron e Korando, estes dois últimos a diesel. Como a troca foi na época do aumento do IPI para importados e a ccs da Toyota estava com uma leva de RAV4, acabei fazendo um excelente negócio, a ponto de me pagarem o que eu estava pedindo fora no Corolla. Pesei muito outros fatores, inclusive a aceitação dos Ssangyong aqui em SP. Descartei o CRV pois fiz o teste drive em ladeira e o motor precisou gritar para subir bem. Captiva descartei pelo consumo e coreanos pela assistência/seguro. Aliás, o seguro da RAV4 ficou pau a pau com o CRV.
Passados praticamente dois anos da aquisição, posso falar alguns pontos sobre a viatura, ano/modelo 2011:
- Motor 2.4: muito bom, forte, boa relação com o câmbio automático de 4 marchas. Não senti necessidade de uma 5ª marcha;
- Revisões: baratas, já tinha me informado sobre isso quando da aquisição. Claro que quando você vai à ccs para a revisão, sempre oferecem alguns serviços extras, mas chorando, dá para chegar quase ao preço das oficinas genéricas, sem contar a comodidade. Então, o que acho interessante faço, o que acho perfumaria, descarto.
- Suspensão: não se compara a um sedã, mas não fica tão longe não. Nas condições mais adversas, inverte a desvantagem;
- Na terra: fiz alguns percursos em estradas de chão, com subidas e lama. A viatura não decepcionou e supriu as expectativas. Nada com grau de dificuldade alto, ainda pretendo juntar com um colega de jipe para algo um pouco mais forte, mas sem exageros;
- Consumo: dentro do esperado: cidade na casa de 8,5 km/l. Estrada varia, na casa de 11 km/l (parte com muitos morros e curvas e com o carro carregado). O problema é que a luz da reserva acende antes do esperado O tanque tem 60 litros, mas após consumir por volta de 45 litros, a luz já acende. De acordo com o frentista do posto em que abasteço, isso é por causa do tanque ser largo e baixo. Pedi para verificarem na revisão e disseram que era assim mesmo, mas não gosto deste detalhe, pois acaba passando uma insegurança quanto à autonomia;
- Conforto interno: ar condicionado bom, couro, sistema de som com entrada USB que dá conta, banco do motorista com várias regulagens e boa posição de dirigir. Faltam alguns itens, como computador de bordo. Vi outros modelos, quando da pesquisa, que ofereciam mais, mas isso era de conhecimento prévio e este fator pesou contra mas não foi suficiente;
- Porta-malas: ótimo, cabe bastante e ainda tem um compartimento abaixo do piso que dá para colocar bastante coisa.
- Estética: não acho o SUV mais bonito do mercado, longe disso. Inclusive, pesa muito contra aquele estepe fora, com o qual não dá para bobear senão roubam mesmo. A capa tem uma trava muito fraquinha e, por isso, coloquei três travas no lugar das porcas, já que não dá para colocar corrente pois o suporte traseiro não é vazado.

Só para constar, quando da revisão dos 20k, vi o novo modelo e do pouco que vi ressalto: muito bonito, câmbio diferente, sem o estepe traseiro, mas com porta-malas menor.

Logo farei uma viagem por volta de 2000 km (ida e volta) e relatarei o comportamento e as impressões. Até lá, espero que outros proprietários, ex-proprietários, interessados, curiosos ou que tenham outros modelos similares contribuam com informações, comparações etc.

Saudações a todos!!!

jeb
17/06/2013, 20:22
Colegas
Acabei de fazer a revisão do 90mil na concessionária em Ribeirão Preto.
Aproveitei e fiz o alinhamento e balanceamento:

Revisão fechada (Óleo, Filtro + inspeções): R$ 232,50
Alinhamento + Balanceamento: R$ 140,00
Pastilha de freio dianteiras: R$ 395,30 (as duas)
Retífica do disco + Mão de obra: 542,00
Total: R$ 1210,00

Não é barato, mas considerando que é uma revisão em concessionária de 90mil km... poderia ter sido pior ;-)

J.

jeb
17/06/2013, 20:36
Há dois anos atrás, na hora de trocar meu Corolla, pesquisei muito aqui no fórum, pois estava interessado em um SUV e estava entre RAV4, Kyron e Korando, estes dois últimos a diesel. Como a troca foi na época do aumento do IPI para importados e a ccs da Toyota estava com uma leva de RAV4, acabei fazendo um excelente negócio, a ponto de me pagarem o que eu estava pedindo fora no Corolla. Pesei muito outros fatores, inclusive a aceitação dos Ssangyong aqui em SP. Descartei o CRV pois fiz o teste drive em ladeira e o motor precisou gritar para subir bem. Captiva descartei pelo consumo e coreanos pela assistência/seguro. Aliás, o seguro da RAV4 ficou pau a pau com o CRV.
Passados praticamente dois anos da aquisição, posso falar alguns pontos sobre a viatura, ano/modelo 2011:
- Motor 2.4: muito bom, forte, boa relação com o câmbio automático de 4 marchas. Não senti necessidade de uma 5ª marcha;
- Revisões: baratas, já tinha me informado sobre isso quando da aquisição. Claro que quando você vai à ccs para a revisão, sempre oferecem alguns serviços extras, mas chorando, dá para chegar quase ao preço das oficinas genéricas, sem contar a comodidade. Então, o que acho interessante faço, o que acho perfumaria, descarto.
- Suspensão: não se compara a um sedã, mas não fica tão longe não. Nas condições mais adversas, inverte a desvantagem;
- Na terra: fiz alguns percursos em estradas de chão, com subidas e lama. A viatura não decepcionou e supriu as expectativas. Nada com grau de dificuldade alto, ainda pretendo juntar com um colega de jipe para algo um pouco mais forte, mas sem exageros;
- Consumo: dentro do esperado: cidade na casa de 8,5 km/l. Estrada varia, na casa de 11 km/l (parte com muitos morros e curvas e com o carro carregado). O problema é que a luz da reserva acende antes do esperado O tanque tem 60 litros, mas após consumir por volta de 45 litros, a luz já acende. De acordo com o frentista do posto em que abasteço, isso é por causa do tanque ser largo e baixo. Pedi para verificarem na revisão e disseram que era assim mesmo, mas não gosto deste detalhe, pois acaba passando uma insegurança quanto à autonomia;
- Conforto interno: ar condicionado bom, couro, sistema de som com entrada USB que dá conta, banco do motorista com várias regulagens e boa posição de dirigir. Faltam alguns itens, como computador de bordo. Vi outros modelos, quando da pesquisa, que ofereciam mais, mas isso era de conhecimento prévio e este fator pesou contra mas não foi suficiente;
- Porta-malas: ótimo, cabe bastante e ainda tem um compartimento abaixo do piso que dá para colocar bastante coisa.
- Estética: não acho o SUV mais bonito do mercado, longe disso. Inclusive, pesa muito contra aquele estepe fora, com o qual não dá para bobear senão roubam mesmo. A capa tem uma trava muito fraquinha e, por isso, coloquei três travas no lugar das porcas, já que não dá para colocar corrente pois o suporte traseiro não é vazado.

Só para constar, quando da revisão dos 20k, vi o novo modelo e do pouco que vi ressalto: muito bonito, câmbio diferente, sem o estepe traseiro, mas com porta-malas menor.

Logo farei uma viagem por volta de 2000 km (ida e volta) e relatarei o comportamento e as impressões. Até lá, espero que outros proprietários, ex-proprietários, interessados, curiosos ou que tenham outros modelos similares contribuam com informações, comparações etc.

Saudações a todos!!!

Tamim
Ótimo relato.
Se puder, contribua com sua opinião sobre a RAV4 também nos tópicos. São poucos foristas aqui tem tem RAV4!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/comparacoes-entre-veiculos/121758-duvida-cruel-suzuki-grand-vitara-ou-toyota-rav4-ou-honda-cr-v-todos-2013-a.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/102483-rav4-vale-pena.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/111611-ajuda-na-compra-de-uma-rav4.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/120876-nova-toyota-rav4.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/24994-rav-4-a.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/66049-consumo-da-rav4-na-cidade.html

[]s
J.

MARCELOLUCHESI
18/06/2013, 10:02
Eu também tenho uma 2.4 2009 4x4 que peguei Zero KM!

Eu também estou muito contente e concordo com quase tudo que foi dito pelo Tamim e só falarei dos aspectos negativos aqui.

A Luz da reserva realmente assusta, é exatamente isso, acende em torno de 45 litros consumidos.
Quando ao consumo, na boa até 100/ 110 na estrada/Rodovia andando com giro baixo, faz 11kmL. as vezes até um pouquinho mais se for plano.
Na cidade só no transito pesado, arranca/para liga/desliga ou seja transito pesado, mais que 6kmL é dificil.
Agora andando na cidade/estrada, sem se importar muito com o consumo a média geral é 7,5kmL.

O Câmbio dela, eu acho uma Bosta, como a maioria dos carros com câmbios 4 marchas, eu dificilmente vou comprar outro carro automático que tenha menos que 5 ou 6 marchas. A relação das marchas são muito longas, numa subida de serra carregado, a segunda marcha sobra motor, e a terceira marcha cai 1.500RPM na troca, e ai volta a ficar xoxa. Um cambio seis marchas ou mais, cai 500Rpm por troca, o carro fica muito mais esperto, mais econômico e com o mesmo motor.

Outro ponto que acho negativo é o angulo de saida, para carregar/usar o porta-malas ÓTIMO, mas rampas de garagem a traseira raspa embaixo fácil, outra coisa que eu não gosto na linha toyota carros, o corolla e a fielder também eram assim, você carrega um pouco o porta-malas e a traseira já senta no chão.

O 4x4 para asfalto, arreia , estrada de chão molhada, grama molhada, para quem tem chácara 100%. Porém para uso off road, e força rebocar alguem esquece trilha então nem pensar! Apesar do veiculo ser mais alto que um sedan normal o curso de suspenção é quase zero. Entra fácil em situação de X e como não tem bloqueio o 4x4 resolve muito pouco nessa situação.

Quanto ao estepe do lado de fora eu sou a minoria que acho que acho bonito e dá o charme da camionete, porém a capa plastica com o tempo começa a fazer nehc nhec nhec, igualmente com porta traseira de geladeira, que apesar de ser funcional, com o tempo acaba criando folga e batendo, fazendo barulho.

Fora isso estou contente o veiculo que está com 70.000Km e até agora só troca de óleo filtro e pastilhas e uma bateria.
Já está chegando quase ma hora de eu trocar e ainda não defini o que comprar.
A Nova Rav4, fiz um teste drive em uma 4x2 2.0 CVT apesar de bonita mais moderna, a impressão que tive que ficou menor, achei fraca e menos completa que o modelo anterior.
Eu estou esperando a top 2.5 6 marchas para ver de perto o que muda, porém essa só sob encomenda e na concessionária da minha cidade não tem esse modelo para test drive.

fertag
08/07/2013, 22:06
Olá, Pessoal !
Compartilhando, eis uma avaliação do RAV 4 2,5 4x4 2013. Sds.
Avaliação NA: Novo Toyota RAV4 (http://www.noticiasautomotivas.com.br/avaliacao-na-novo-toyota-rav4/)

jeb
12/07/2013, 09:53
Pessoal
Viram esta notícia?
Toyota RAV4 vai mal em teste específico do IIHS - Notícias - QUATRO RODAS (http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/seguranca/toyota-rav4-vai-mal-teste-especifico-iihs-746637.shtml)

É uma situação bastante extrema o small overlap crashtest crash-test, pois há um nível altamente concentrado de força em um menor local de impacto. Mas mesmo assim, a RAV4 ficou fora dos parâmetros recebendo "poor".

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=xQ9ZuExRJjo

Sou toyotista, mas este resultado é preocupante para quem busca um carro mais seguro e paga acima de 90k.
J.

Vilas Bôas 4x4
14/07/2013, 18:13
Fala ae Paesrm, faço minhas as suas palavras; 1º post. e também estou pesquisando sobre o RAV4 e gostaria de dicas para identificar quando o carro está legal de câmbio, de motor, se muito usado em trilhas, entende? Enfim, peças-chave que devem ser conferidas...
Ainda não posso pegar um zero, então tenho que contar com a gentil ajuda dos companheiros forense.
:safari-rig:
Grande abraço a todos.

Tamim
17/07/2013, 11:26
Bom dia a todos. Como disse anteriormente, faria uma viagem por volta de 2000km. Rodei 2.788km, subi três serras, (da BR-101 para Cambará do Sul/RS, Serra do Rio do Rastro/SC e Serra do Mar/SP.O consumo médio foi de 11,7km/l, rodando sempre na casa de 100, 110km/h, com o piloto automático ligado, com exceção das serras e das estradas de terra. O carro se comportou bem nas estradas mais ruis, como a de Praia Grande/SC a Cambará do Sul/RS, rota feita de noite e sem conhecimento prévio...
Não tive problemas com a traseira raspar, nem nos trechos mais chatos, mesmo estando com o carro carregado. O único revés foi um pneu furado por uma pedra :freaking: quando da ida ao Cânion Itaimbezinho, nessa mesma estrada pela qual passei incólume na viagem da noite:p, mas o bom borracheiro local de Cambará do Sul, um tal de Buchadinha, muito bem aparelhado, fez o reparo muito bem feito e por um preço justo. A viatura está com 24.000km e, como pretendo ficar com ela por um tempo considerável, diante da baixa manutenção, do consumo e da confiabilidade, começo a pensar que, mais para frente, quando da necessária troca de pneus, talvez uma boa alternativa seja a colocação de pneus de uso misto, já que gosto de colocá-la na terra, ainda que nada radical

Tamim
17/07/2013, 11:31
Pessoal
Viram esta notícia?
Toyota RAV4 vai mal em teste específico do IIHS - Notícias - QUATRO RODAS (http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/seguranca/toyota-rav4-vai-mal-teste-especifico-iihs-746637.shtml)

É uma situação bastante extrema o small overlap crashtest crash-test, pois há um nível altamente concentrado de força em um menor local de impacto. Mas mesmo assim, a RAV4 ficou fora dos parâmetros recebendo "poor".

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=xQ9ZuExRJjo

Sou toyotista, mas este resultado é preocupante para quem busca um carro mais seguro e paga acima de 90k.
J.

De fato, preocupante. Sou "Toyotista", tenho umaRAV4 4x4 2011 e isso foi uma das coisas que verifiquei quando comprei. A versão antiga era melhor nesse quesito...

Vilas Bôas 4x4
23/07/2013, 21:07
Pô gente! Foi mal :oops:
Meu primeiro post. e ninguém respondeu. Que mico!!!
Acho que não fui muito claro na mensagem afinal, não sou bom de redes sociais mas vou tentar novamente...
Gostaria de orientações de quais itens mais importantes da RAV4 devem ser vistos no momento da compra para evitar grandes gastos futuramente. Estou procurando uma usada.
Obrigado.

Campeiro
08/08/2013, 22:38
Também procuro informações sobre RAV4: Amigo Vilas Bôas 4x4, eu apesar de conhecer as vantagens dos çarros Toyota, pois meu pai tem uma Bandeirante e uma SR5 e eu tenho uma Hilux SR 2002, estou "estudando" o Jipe RAV4. Andei numa 2002 essa semana e gostei muito, super confortável, ágil especialmente em primeira, segunda e terceira marcha. Mas te ajudando um pouco com minha experiência: Quando quero revisar um veículo levo em uma "rampa" ou em local que permita revisar bem o veículo, reviso os frisos da lataria se estão uniformes, reviso a frente do veículo se há sinal de solda, substituição ou reforma de peças, tipo suporte de para-choques, radiador, paralamas, etc. Importante revisar o volante, alavanca de marchas e pedais, onde se verifica se o desgaste é compatível com a quilometragem informada. Importante ouvir ruídos no motor, caixa, etc. Se é carro cuidado é obrigatório ter o manual com as revisões, para brisas original, com logo do fabricante. Durante a "montaria" o característico firme ao dirigir, embreagem, marchas, fumaça excessiva, etc. Depende muito do veículo!!! Há importante verificar junto ao órgão oficial de transito se o veículo está ok, existe muito carro com problema de documentação por aí!!

jeb
12/08/2013, 11:01
Vilas Bôas 4x4 e Campeiro.

Já existem alguns tópicos abertos sobre a RAV4, que poderão auxiliá-los na compra/decisão:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/66049-consumo-da-rav4-na-cidade.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/102483-rav4-vale-pena.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suv-s-sport-utility-vehicles/122327-toyota-rav4-4x4.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/120876-nova-toyota-rav4.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/111611-ajuda-na-compra-de-uma-rav4.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/24994-rav-4-a.html

[]s
J.

jeb
27/09/2013, 15:13
Pessoal
Um vídeo bastante interessante. Uma RAV4 atravessando uma enchente não sei aonde:

Toyota Rav4 a prueba en inundacion - YouTube (http://youtu.be/wruCprcyRr4)

J.

ersfjr
27/11/2013, 22:48
Pessoal, eu já tive uma experiencia de dirigir uma Rav4, gostei muito do carrinho, tem um video meu (quando me iniciei no 4x4) tentando subir um areial com ela... mas não tinha pneus adequados, a calibragem tambem não estava boa, o carro não era meu, enfim vários fatores que contribuiu para que não subíssemos, a unica coisa que reclamo desse carro é o consumo na cidade... é um absurdo... na estrara é um carro mil de consumo, mas na cidade realmente tem que ter bolso... mas enfim, atualmente tenho uma L200 mas para mim que gosto de passear nas areias das praias, acho que a Rav4 dava conta sim, mas bebendo 6 km/litro :D desisti geral...

Ela não é para trilha, isso com certeza, mas para o que eu gosto de fazer, daria muito bem :D carro confortável, seguro, na estrada anda muito bem, tem uma mala razoável, o teto solar é um brinquedo a parte, mas se não fosse pelo consumo!!

vejam ela em ação com minha primeira tentativa de brincar de 4x4!

https://www.youtube.com/watch?v=CND1cfYke2o&list=UUjiBky9jkn77DPDFRAU5kqA (https://www.youtube.com/watch?v=CND1cfYke2o&list=UUjiBky9jkn77DPDFRAU5kqA)

jeb
28/11/2013, 20:45
Pessoal, eu já tive uma experiencia de dirigir uma Rav4, gostei muito do carrinho, tem um video meu (quando me iniciei no 4x4) tentando subir um areial com ela... mas não tinha pneus adequados, a calibragem tambem não estava boa, o carro não era meu, enfim vários fatores que contribuiu para que não subíssemos, a unica coisa que reclamo desse carro é o consumo na cidade... é um absurdo... na estrara é um carro mil de consumo, mas na cidade realmente tem que ter bolso... mas enfim, atualmente tenho uma L200 mas para mim que gosto de passear nas areias das praias, acho que a Rav4 dava conta sim, mas bebendo 6 km/litro :D desisti geral...

Ela não é para trilha, isso com certeza, mas para o que eu gosto de fazer, daria muito bem :D carro confortável, seguro, na estrada anda muito bem, tem uma mala razoável, o teto solar é um brinquedo a parte, mas se não fosse pelo consumo!!

vejam ela em ação com minha primeira tentativa de brincar de 4x4!

https://www.youtube.com/watch?v=CND1cfYke2o&list=UUjiBky9jkn77DPDFRAU5kqA (https://www.youtube.com/watch?v=CND1cfYke2o&list=UUjiBky9jkn77DPDFRAU5kqA)

ersfjr, realmente a RAV4 não é para trilhas, e nem deveria ser, pois como sempre eu digo, para trilhas tem 4x4 bem mais baratos e eficientes para esse propósito. Do consumo na cidade, depende da cidade. Porém ela é muito eficiente na lama, areia. Tem diversos videos na Net mostrando isso.
Quando se tem muitos morros, a RAV gasta mais sim. Do contrário é normal. A minha na cidade, faz médi de 7-8km/l.
J.

CAVESO
01/12/2013, 19:41
Pessoal das RAVs,

Existe RAV 4 das mais antigas, duas portas, à diesel?

jeb
06/12/2013, 16:49
Colegas que possuem RAV4

Consegui com o colega Denver1 do RAV4world todos os manuais da Toyota RAV4 acima de 2006 (2006 RAV4 Toyota Service Repair Manual) e o (1996-2000) das partes elétrica, mecânica e funilaria. São cerca de 200MB.

Username: Guest1@Denver1
Password: RAV4me

Login | MyDrive - Ihr Schweizer Online-Speicher (http://www.mydrive.ch/login)

J.

jeb
06/12/2013, 16:53
Pessoal das RAVs,

Existe RAV 4 das mais antigas, duas portas, à diesel?

CAVESO, que eu saiba nunca teve no Brasil, mas na Europa sim. Veja esta tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/101043-motor-diesel-na-rav4.html

J.

CAVESO
06/12/2013, 17:39
Jeb,

Acabei me enganando...

A RAV que vi para vender é 4 portas e diesel..

é um bom carro? O motor é bom?

jeb
06/12/2013, 17:44
Jeb,

Acabei me enganando...

A RAV que vi para vender é 4 portas e diesel..

é um bom carro? O motor é bom?

CAVESO, por importação oficial não veio nenhuma RAV4 diesel ao Brasil.

Essa você viu pessoalmente? Que ano?
Das duas uma, ou é uma adaptação ou veio por importação independente. Neste caso, só conversando com o dono e ver qual é o modelo e características desse motor.

J.

jeb
06/12/2013, 17:52
Caro amigo Renato, boa noite!
Tenho um Rav4 ano 99 e estou precisando de uma lanterna do pisca dianteira lado esquerdo, nao estou conseguindo encontrar na internet, gostaria de saber se vc sabe de algum lugar que eu encontre... Andei pesquizando na concessionária, mas eu nao quero comprar original, entende?
Desde já obrigado
Att. Charles

Charles, não se já encontrou, mas vi no Mercado Livre. Procure por "pisca RAV4".

J.

EmersonMio
12/01/2014, 16:48
Olá amigo, estou a procura de um SUV 4x4 que atenda minha necessidade de uso misto, não que eu vá com muita frequência, mas gosta de me aventurar no off road. Tenho uma S10 Flex CD 4x2 - grande problema é a caçamba onde a bagagem vai sem proteção e, também após uma viagem pela serra da canastra, onde a viatura se comportou até bem, mas agora não aguento os barulhos nas portas, bate tudo. Por isso, agora quero um 4x4, queria um a diesel e de ano acima de 2010, mas os que vi são muito caros e fora de meu orçamento de uns 80mil, então parti para as flex e busco um bom custo entre seguro, consumo e manutenção. Me interessei pela RAV, mas estive pensado e se eu gasto uma grana num carro deste e ao colocá-lo na terra e começa com aquela bateção toda? Você ou alguém do fórum pode me dar algumas dicas, pois não sei mais qual carro procurar. Abç

jeb
14/01/2014, 10:09
Olá amigo, estou a procura de um SUV 4x4 que atenda minha necessidade de uso misto, não que eu vá com muita frequência, mas gosta de me aventurar no off road. Tenho uma S10 Flex CD 4x2 - grande problema é a caçamba onde a bagagem vai sem proteção e, também após uma viagem pela serra da canastra, onde a viatura se comportou até bem, mas agora não aguento os barulhos nas portas, bate tudo. Por isso, agora quero um 4x4, queria um a diesel e de ano acima de 2010, mas os que vi são muito caros e fora de meu orçamento de uns 80mil, então parti para as flex e busco um bom custo entre seguro, consumo e manutenção. Me interessei pela RAV, mas estive pensado e se eu gasto uma grana num carro deste e ao colocá-lo na terra e começa com aquela bateção toda? Você ou alguém do fórum pode me dar algumas dicas, pois não sei mais qual carro procurar. Abç

EmersonMio, eu acho que a RAV4 traz um ótimo custo-benefício quando usada, pois 0km acho muito cara. Antes de lhe ajudar, o que quer dizer com "bateção"? De plásticos no interior ou de suspensão? Se for de internos (plásticos), é um pouco ruidosa sim nas estradas de chão, como qualquer carro recheado de plásticos dos dias atuais. Mas nada extremo. Lembrando que tenho a RAV do modelo anterior, e não desta nova que saiu em 2013.

Se quiser saber mais, pode perguntar.
[]s
J.

MARCELOLUCHESI
15/01/2014, 10:34
Oi Emerson, a minha é uma 2009 4x4 nunca me encomodei. Acho a suspensão um pouco firme, para não dizer dura e a tração dela no Off road é bom para areião de beira de praia, Chacara, grama molhada, estrada de chão com barro. Porém para algo um pouco mais pesado ai complica. Por exemplo: erosão mato fechado ou força, esquece pois não tem reduzida e o curso de suspensão não foge muito de um carro de rua. Algo parecido com a Rav e melhor para o uso Off road , é o Gran vitara porém (eu) acho fraco de motor.

jeb
05/02/2014, 11:31
Colegas.
Para quem quiser conhecer o sistema e o funcionamento do 4x4 4WD da Toyota RAV4 (2006-2013), segue o link:

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CEgQFjAA&url=http%3A%2F%2Frav4world.com%2Fpdf%2F2006%2F2006 _4wdsystem.pdf&ei=-DzyUpT3JIzMsQTSo4LgDw&usg=AFQjCNGJMlatz-n00uvqBkhdU7pdG7KiKQ&bvm=bv.60799247,d.cWc

Realmente é um sistema complexo e com muitos sensores.
J.

bynasa
01/05/2014, 10:44
só alegria.

é o que tenho a dizer sobre o carro. hj ela está com 77.000, nesse tempo troquei o óleo e filtros a cada 5.000 km como é de praxe, uma correia do alternador, filtros de gasolina, ar condicionado e filtro de ar, apesar do manual pedir pra torcar as velas a cada 100.000 acabei trocando com 75 mas na caltabiano me cobraram 145 reais (CADA). um abesurdo.

de presente ela ganhou os BF AT (que roncam mais que eu) e uma central multimidia.

continua fazendo 7/10 km com um litro de gasolina comum, acho economica mesmo sendo blindada. resolvi a delaminação dos vidros retirando a placa de policarbonato por dentro dos vidros.

ela recebe muitos elogios e perguntas a respeito de venda mas ainda não tive coragem de me desfazer dela, trocaria em uma cherokee WJ ou a 5.7 hemi... mas isso é outra história.

393705

Parabéns pela nave! To pegando uma parecida com a sua, tbm blindada. Paixonei no carro, to precisando de acessórios, tipo engate de reboque e protetores.. Você tem a manha?

jeb
04/05/2014, 10:37
Parabéns pela nave! To pegando uma parecida com a sua, tbm blindada. Paixonei no carro, to precisando de acessórios, tipo engate de reboque e protetores.. Você tem a manha?

Bacana pessoal... vão gostar muito da RAV4. Ao contrário do que muita gente diz aqui no fórum, a RAV4 é muito resistente, e mais do que a Hilux. Porquê eu digo isso? faço parte do fórum RAV4World (http://www.rav4world.com) e lá tem muitas viaturas com alta quilometragem e perfeitas, e a maioria submetidas à situações que exigem bastante da viatura.

Os dois pontos-chave da RAV4 são o óleo e filtros do motor e do câmbio, que devem seguir rigorosamente o manual do carro.

Sempre lembro que a RAV4 é fabricada e montada no Japão, ou seja, o padrão de qualidade é de longe bem diferente dos Toyotas fabricados aqui. No fórum perguntem se a Hilux japonesa é menos resistente do que a Nacional (2006 >)... nem pensar, tanto que, quando inteira, a Hilux e SW4 japonesas tem grande valor de mercado e resistência.

Claro que, se não tiver cuidados, qualquer carro dá problemas, e com a RAV4 não é diferente. Eu não tenho o que reclamar. A minha é 2007 2.4 4x4 e está com 108.000km originais. Faço as revisões na concessionárias (desde 0km), e até o momento só o normal (óleos (câmbio também), filtros, freios). Só abasteço com aditivada da Shell ou BR.

A única coisa que eu reclamo dela é alguns barulhos de plástico no interior, mas que sempre consegui tirá-los.

Sempre eu digo que a RAV4 é "discriminada" no Brasil, ao contrário dos EUA, Japão e Europa (norte). Digo que é por falta de conhecimento do carro e também pelos altos preços aqui praticados enquanto 0km. Essa discriminação, para mim tem algumas vantagens, pois quando usada torna-se um carro "barato"... vantagem para quem compra.

Posto aqui alguns vídeos para quem pensa que a RAV4 é uma viatura fraca. Pelo contrário... como temos poucas RAV4 no Brasil, e aí temos quase nenhuma experiência com ela no mercado e suas utilizações. Trago alguns vídeos bem interessantes:

http://www.youtube.com/watch?v=wruCprcyRr4

A RAV4 acima de 2006 tem um sistema bem interessante de vedação interna contra entrada de água. Por exemplo, muita gente não sabe disso....

http://www.youtube.com/watch?v=U6xktA3yXQw

Claro que ela não é um jipe para situações extremas, mas enfrenta bem certas situações. O senão dela é a altura do solo, que realmente é baixa para certas situações de off-road.

Enfim, trocaria minha RAV4 apenas se for por outra mais nova.

J.

jeb
07/05/2014, 08:31
Colegas

Segue uma foto tirada do painel (100km/h) da minha RAV4 em condição de pista plana (4a marcha), para o pessoal ter uma ideia real do giro do motor 2.4 litros, 170 cv e peso da viatura (livre) de 1585kg (de acordo com o manual). Lembrando que é câmbio Super ECT automático de 4 marchas reais (não tem overdrive).

461886

De acordo com a Toyota, o torque máximo é de 22.8 kgfm a 4.000 rpm. De fato, nessa rotação o motor fica bem forte, útil em ultrapassagens.

J.

Marvila
22/07/2014, 15:11
Uma curiosidade, este motor 2.0L da RAV4 é o mesmo do Corolla ?
Tenho visto no mercado livre disponibilidade de algumas peças de consumo normal.
Resta saber a experiência dos companheiros com essas marcas "alternativas"...não originais...

jeb
27/07/2014, 23:35
Uma curiosidade, este motor 2.0L da RAV4 é o mesmo do Corolla ?
Tenho visto no mercado livre disponibilidade de algumas peças de consumo normal.
Resta saber a experiência dos companheiros com essas marcas "alternativas"...não originais...

Colega, até onde eu sei são o mesmo motor 3ZR-FAE, porém no Corolla é flex, sendo o 3ZR-FE. A menos de pequenos detalhes, são o mesmo motor.
J.

jeb
14/11/2014, 09:35
Colegas que possuem RAV4 terceira geração (2006-2012), iniciei um tópico buscando concentrar informações sobre este modelo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/145129-concentrando-informacoes-sobre-rav4-3a-geracao-2006-2012-a.html

J.

villelabh
16/12/2014, 13:11
Pessoal, sou de BH e estou vendendo a minha 08\08 prata, com 61mil km. Está impecável.

villelabh
16/12/2014, 13:13
Pessoal, sou de BH e estou vendendo a minha 08\08 prata, com 61mil km. Está impecável.

jeb
17/12/2014, 09:04

Os locais mais apropriados para anúncios são:

4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/)

Classificados 4x4 Brasil (http://www.4x4brasil.com.br/forum/classificados-4x4-brasil/)

jeb
17/12/2014, 09:04

Os locais mais apropriados para anúncios são:

4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/)

Classificados 4x4 Brasil (http://www.4x4brasil.com.br/forum/classificados-4x4-brasil/)

villelabh
17/12/2014, 14:37
Pessoal, pra quem tem Facebook, temos um grupo apenas de RAV4. https://www.facebook.com/groups/934350913250050/

villelabh
17/12/2014, 14:38
Pessoal, pra quem tem Facebook, temos um grupo apenas de RAV4. https://www.facebook.com/groups/934350913250050/

FkmSousa
20/03/2015, 10:16
Bom dia Tamin,

Estou muito interessado em adquirir uma Rav4 2011 2.4 4x4, semi-nova, porém estou receoso quanto ao consumo na cidade e manutenção. Pergunto: como esta HOJE o consumo da sua viatura? e a manutenção algum problema? difícil peças?

Desde já agrdeço.

Fkm.

Marcio Pita
01/04/2015, 16:54
só alegria.

Marcelo qual a medida destes pneus, deve de fazer alguma adaptação, raspam muito em ondulações?

carfaelm
01/05/2015, 23:09
boa pessoal.
Esse é o meu primeiro post. Tenho uma RAV 2001 há pouco mais de um ano e posso dizer que é só alegria. Claro que precisa de ser feito alguma coisa, agora trocar as borrachas da suspensão...axiais, estas coisas. Apesar da idade, mesmo assim, um excelente carro

Cesinha_Valinhos
14/07/2015, 16:01
Boa tarde pessoal.

Estou querendo comprar um RAV4, 2008/2009. Porem meu corretor de seguros está me assustando com a dificuldade de segurar um carro desse. Isso procede? A alegação é que as seguradoras não estão fazendo mais seguros de carros importados com mais de 5 anos!...

E tambem o valor...

jeb
20/07/2015, 08:58
Boa tarde pessoal.

Estou querendo comprar um RAV4, 2008/2009. Porem meu corretor de seguros está me assustando com a dificuldade de segurar um carro desse. Isso procede? A alegação é que as seguradoras não estão fazendo mais seguros de carros importados com mais de 5 anos!...

E tambem o valor...

Cesinha_Valinhos, em parte procede. Até onde eu sei, as seguradoras dificultam muito o seguro de carros importados (importados não mercosul) para carros com mais de 5-6 anos. Mas isso não quer dizer que não existe uma seguradora. Por exemplo, em 2012 eu tive uma Ford Explorer 1998 e assegurei tranquilamente pela Allianz, mas o valor anual era cerca de 15% da fipe do carro!

A minha RAV4 é 2007 e tenho seguro completo dela, inclusive com 100% da fipe. Tem que procurar um pouco quais seguradoras seguram sua RAV4, e também do seu perfil, e claro, um corretor que tenha muitas opções. O que pode ocorrer é não ser a seguradora de sua preferência.

J.

marco justino
20/09/2015, 23:28
Tenho uma RAV4 ano 2000 .. quanto ao problema da tampa traseira ruidosa, adaptei um calço de borracha nele, nas casas de ferragens vc acha uns borrachões com face colante q dá certo......... a minha ficou sem nenhum ruido mais!!!

E por falar nisto to precisando de um catalisador ...alguem sabe onde acho uma peça desta???? OBGDO!!!

marco justino
20/09/2015, 23:31
procure a YASUDA MARITIMA eu fiz um seguro RAV4 com eles!!!!

jeb
21/09/2015, 11:28
procure a YASUDA MARITIMA eu fiz um seguro RAV4 com eles!!!!

Marco, qual é seu bônus e qual valor está pagando? O meu é pela Itaú, bônus 6, 2500 reais, Rav4 ano 2007.
J.

Costalonga
06/10/2015, 13:34
Amigos, me tirem uma dúvida.

Como funciona o sistema de tração da Rav4?
Ela é 4x4 direto e quando aperta o botão ela fica com o diferencial central bloqueado (como nas caminhonetes ou Jipes) rodando as 4 iguais ou quando aperta o botão que ela traciona as 4?

jeb
07/10/2015, 08:15
Amigos, me tirem uma dúvida.

Como funciona o sistema de tração da Rav4?
Ela é 4x4 direto e quando aperta o botão ela fica com o diferencial central bloqueado (como nas caminhonetes ou Jipes) rodando as 4 iguais ou quando aperta o botão que ela traciona as 4?

Costalonga, depende do ano de sua RAV4. Considerando que seja a 3a geração (como a minha, após 2006/07), ela é "on-demand". Ou seja, se estiver em situação de cruzeiro ou de baixa tração, o sistema joga na dianteira e vai dosando na traseira conforme necessidade em arrancadas, ultrapassagens, curvas, off-road. Agora se bloquear, vai fixar 50% atrás e na frente, bloqueando o diferencial central. Mas cuidado, o lock só deve ser usado em situações de muito baixa aderência (chuva não)!

Até onde eu sei é isso.
J.

Costalonga
10/10/2015, 08:20
Costalonga, depende do ano de sua RAV4. Considerando que seja a 3a geração (como a minha, após 2006/07), ela é "on-demand". Ou seja, se estiver em situação de cruzeiro ou de baixa tração, o sistema joga na dianteira e vai dosando na traseira conforme necessidade em arrancadas, ultrapassagens, curvas, off-road. Agora se bloquear, vai fixar 50% atrás e na frente, bloqueando o diferencial central. Mas cuidado, o lock só deve ser usado em situações de muito baixa aderência (chuva não)!

Até onde eu sei é isso.
J.

Então Jeb, não possuo uma Rav ainda, estou pensando em uma 2011/12 e essa era a minha dúvida, se ela bloqueia mesmo, como em uma TR4 ou Full, sei que não é um 4x4 adequado pra certas brincadeiras, mas em uma estrada de cascalho esse bloqueio já ajuda e muito.

jeb
13/10/2015, 09:35
Então Jeb, não possuo uma Rav ainda, estou pensando em uma 2011/12 e essa era a minha dúvida, se ela bloqueia mesmo, como em uma TR4 ou Full, sei que não é um 4x4 adequado pra certas brincadeiras, mas em uma estrada de cascalho esse bloqueio já ajuda e muito.

Costalonga, a TR4 é bem parruda em relação à RAV4 e ainda, na TR4 tem reduzida, coisa que na RAV4 não tem. TR4 é um "jipe" e a RAV4 é um Crossover...

A FULL, sem comparação, ela é praticamente completa em termos de tração.

A tração da RAV4 é "básica", excelente para areia, cascalho e alguns tipos de barro. Só não pode ficar em "X", pois não tem bloqueio de diferencial traseiro/dianteiro.

Cascalho é tranquila... mas vale a máxima dos jipeiros, sem o pneu certo, nada feito! Coloquei o 771 na RAV4 e melhorou demais a tração no off-road. Acabei de voltar de Gonçalves e fomos à alguns lugares difíceis, e sem problemas para a RAV... a menos da altura do solo, que é baixa. Aí tem que ter um pouco de braço para passar nos lugares certos.

J.

RILDO FILHO
25/10/2015, 11:51
Pessoal bom dia. Acabei de pegar um 2.0 Top ontem na css. , rodei só 550 km 95% no asfalto. Até agora estou satisfeito com a vtr. não é nenhum avião mais também não fica atrás dos 2.0. Eu notei uma pancada na suspensão traseira quando pego um buraco ou depressão mais funda como de fosse sepando, alguém já notou este mesmo problema?

jaren
18/11/2015, 14:25
Olá Jeb

Também pesquisando, achei este teu post e gostaria de tua ajuda, já que agora estás com o carro por muito mais tempo. Estou me aposentando e vou comprar um para viajar, Argentina, Chile, Peru, ...
Estava animado com uma Grand Vitara, mas fiquei interessado também numa RAV4 4x4 2008 (acho importante ter suporte no exterior, se necessário)
Mantem tuas opiniões sobre a RAV? Pelo valor da FIP (+/-), com boa conservação e verificada por mecânico, uma ano 2008 é um bom negócio? Ou vou de GT 2010? Não gostaria de investir muito mais de 50 mil em carro. Pretendo também que seja um carro que eu possa manter depois das viagens.

Agradeço se me ajudar nesta empreitada.

Abraço.

jeb
19/11/2015, 08:38
Olá Jeb

Também pesquisando, achei este teu post e gostaria de tua ajuda, já que agora estás com o carro por muito mais tempo. Estou me aposentando e vou comprar um para viajar, Argentina, Chile, Peru, ...
Estava animado com uma Grand Vitara, mas fiquei interessado também numa RAV4 4x4 2008 (acho importante ter suporte no exterior, se necessário)
Mantem tuas opiniões sobre a RAV? Pelo valor da FIP (+/-), com boa conservação e verificada por mecânico, uma ano 2008 é um bom negócio? Ou vou de GT 2010? Não gostaria de investir muito mais de 50 mil em carro. Pretendo também que seja um carro que eu possa manter depois das viagens.

Agradeço se me ajudar nesta empreitada.

Abraço.

jaren, sou suspeito para falar da RAV4 :wink:, pois acho uma viatura excepcional. Eu já dirigi GV... acho a GV excepcional também, a não ser pelo conjunto motor e câmbio, que acho muito fraco, ou seja, o motor 2.0 bebe razoavelmente e o câmbio não é como da RAV4 que é adaptativo. Se você for pegar situações mais complicadas, tais como desníveis em trilhas, rocha, esqueça a RAV4, pois ela é baixa e o sistema de tração não tem reduzida. Agora, se for para expedições, é tranquila... você aguenta muito mais tempo dirigindo uma RAV4 que uma GV, além de ter muito conforto com a família e porta-malas generoso (além daquele porta ferramentas imenso, que ajuda mais ainda). Mecanicamente (qualidade) eu acho equivalente ambas viaturas, mas a rede Toyota é maior que Suzuki em toda américa latina (até onde eu sei).

Temos uma 2007 que agora é de minha esposa... está com +-140 mil originais, e sem o que reclamar... fizemos viagens de 6, 7, 8 mil km sem problemas... aguenta fácil ..... mas lembre-se de que deve "peneirar" para achar uma RAV4 em excelente estado... tem muita porcaria rodando por aí e só vai te dar problemas.... eu, particularmente, só compro carro usado com todas revisões em concessionária (salvo se for de conhecido que zeloso).

Porquê? não é garantia de que a css deixe tudo em ordem, mas pelo menos toda parte de óleos de câmbio, motor, diferenciais foram trocados no prazo (aí é ver no manual e ligar na css para comprovar). Conheço um colega que comprou uma RAV4 de concessionária (usada, 2010) e que não estava com todas as revisões. Conclusão, motor parou na estrada e tinha borra no motor todo... devolveram o dinheiro para ele.

Eu penso assim, se for rodar mais por estradas ruins de barro, pedra, trilhas médias, a GV é melhor. Se for rodar trilhas leves, cascalho, areia e barro leve (não como da transamazônica), RAV4 certamente dá conta do recado. Um pneu A/T (como na minha) ajuda demais em situações mais difíceis.

Uma dica, procure uma RAV4 de maior uso em estradas, mesmo que mais rodada... eu prefiro uma RAV4 com 200mil km que rodou em estradas do que uma com 60mil que só rodou em cidade....

Mas lembre-se que deve dirigir ambas e ver qual delas você mais gosta em termos de dirigibilidade. Ambas são excelentes viaturas, sem dúvidas.

Ah, você acha RAV4 em excelente estado e pouco abaixo da FIPE... quanto ao ano, claro que 2010 é mais novo que 2008, mas vale o estado e conservação do carro.

Se tiver outras dúvidas, por escrever aqui ou por MP.

jaren
19/11/2015, 21:29
Ola jeb

Depois de ter lido - mas antes também - vejo o quanto é bacana pessoas com interesses comuns se auxiliarem. Li com atenção as tuas observações. Iniciarei busca "in loco" a partir do início de dezembro. Qualquer coisa volto a buscar teus conhecimentos.
Por ora agradeço tua ajuda.
Abraço.

paulo83
26/12/2015, 18:38
Jeb e demais, saudações!

Abri um tópico pedindo sugestões para a aquisição de um veículo para uso na estrada e em trilhas leves (http://www.4x4brasil.com.br/forum/comparacoes-entre-veiculos/153751-crossover-bom-de-estrada-e-de-manutencao-sorento-ex-2009-a.html?highlight=crossover+sorento).

Até agora a única alternativa que eu considero é a RAV4, até 2012. Seria mais nova, menos rodada e ... Toyota.

Três perguntas para quem conhece o carro:

1) O câmbio de 04 marchas não incomoda? Dirigi dois carros com uma caixa assim: uma Hilux S4D, com torque de sobra e sem problemas e um I30, com problemas de sobra e sem torque.. Acelerando, como anda a RAV?

2) A falta de controle de estabilidade somada à altura e à suspensão macia pode assustar? Eu não sou piloto e ando na boa, mas alguns carros macios e confortáveis não combinam com ultrapassagem nas nossas estradas. Em curvas, como anda a RAV?

3) Como funciona a tração integral da RAV? É prioritária no eixo dianteiro e aciona o traseiro sob demanda? E o botão do acionamento da tração, serva como um bloquei de diferencial obrigando a partição da força nas 4 rodas? Enfim, na terra, como anda a RAV?

Obrigado e boas festas!

jeb
27/12/2015, 09:35
Jeb e demais, saudações!

Abri um tópico pedindo sugestões para a aquisição de um veículo para uso na estrada e em trilhas leves (http://www.4x4brasil.com.br/forum/comparacoes-entre-veiculos/153751-crossover-bom-de-estrada-e-de-manutencao-sorento-ex-2009-a.html?highlight=crossover+sorento).

Até agora a única alternativa que eu considero é a RAV4, até 2012. Seria mais nova, menos rodada e ... Toyota.

Três perguntas para quem conhece o carro:

1) O câmbio de 04 marchas não incomoda? Dirigi dois carros com uma caixa assim: uma Hilux S4D, com torque de sobra e sem problemas e um I30, com problemas de sobra e sem torque.. Acelerando, como anda a RAV?

2) A falta de controle de estabilidade somada à altura e à suspensão macia pode assustar? Eu não sou piloto e ando na boa, mas alguns carros macios e confortáveis não combinam com ultrapassagem nas nossas estradas. Em curvas, como anda a RAV?

3) Como funciona a tração integral da RAV? É prioritária no eixo dianteiro e aciona o traseiro sob demanda? E o botão do acionamento da tração, serva como um bloquei de diferencial obrigando a partição da força nas 4 rodas? Enfim, na terra, como anda a RAV?

Obrigado e boas festas!

Paulo, vamos lá....

1) De jeito nenhum. Já dirigi automáticos com vários tipos de marchas e, o que importa, é o escalonamento das marchas. Além disso o câmbio da RAV4 conta com o câmbio "inteligente", que se ajusta bem na condução. No seu caso, é o motor 2.4 que é excelente. Na relação de aceleração, retomada, anda como um Corola 2.0, com mais torque. Já rodei 6-7mil km e peguei diversos percursos, e nunca me faltou motor. Mas claro que não é como um V6... mas em termos de 4 cilindros é na medida, mesmo cheio. O ideal é fazer um test drive e você mesmo tirar suas conclusões.

2) Por incrível que pareça, a RAV4 (vide que só vale para a 4x4 e não a 4x2) é muito estável sim, mas se tem o mesmo cuidado que qualquer SUV que é não entrar muito forte em curvas e nem fazer manobras muito bruscas. Nunca tive problemas em curvas, até porquê o 4x4 é acionado em curvas sob demanda, o que ajuda a não largar a traseira, dando tração. Um ponto negativo é a RAV4 (trazida para cá) não ter nem controle de tração e nem de estabilidade. O controle de estabilidade não é tão fundamental em curvas, mas sim em manobras bruscas. Ou seja, você está a 110km/h e passa um animal na pista, você tenta desviar... aí o ESP ajuda. Em curvas, o próprio (bom) motorista pode controlar. Mas SUV não é carro esportivo e nunca devemos forçar em curvas, mesmo que pareça aguentar. Outro ponto, são os pneus de qualidade.

3) Isso, é sob demanda nas RAVs após 2006, tanto no asfalto quanto na terra. O bloqueio é central, ou seja, 50% por igual nos eixos (e não nas rodas). Para off-road leve é o suficiente. Na terra, no sentido de barro leve, areia, cascalho vai muito bem mesmo... é a sua aptidão. A tração dela é "simples" (comparando com Pajero Full, por exemplo) e eficiente. Já fui para muitos lugares, e nunca deixou na mão. Mas sempre uso-a enquanto veículo de transporte com a família, para irmos de um lugar para outro. Barro pesado, rochas, trilhas fechadas com muitos desníveis, esqueça a RAV4.

Pontos positivos, creio que você já conhece, os mesmos de qualquer Toyota.

Os negativos (que todo carro tem os seus) são: faltam de controles de tração e estabilidade, mais airbags (na 2011/12 todas tem 6 airbags na 4x4) e baixa altura do solo (esse é um fator limitante em certos terrenos). A suspensão tem um curso curto, mas é bem robusta.

No mais é uma excelente viatura, até certo ponto simples e funcional, pois é um Toyota legítimo japonês. Trocamos de carro recentemente, mas continuamos com a RAV4, pois nem vale a pena vender.

Para mim, muita gente desconhece o carro e por isso existe certo receio, o que é normal. Na Europa é uma das SUVs mais vendidas, principalmente na Romênia. Mecânica simples e robusta. Hoje, se acha RAV4 quase a preço de Corola, que sinceramente, não chega aos pés.

J.

Glaicon
27/12/2015, 10:03
Jeb, parabéns pelo seu conhecimento e excelente ponderarão.
O fórum precisa de mais usuários como você.
Tenho Toyota e gosto muito da Rav.
Tamanho ideal para família e confiança para se pegar a estrada.:concordo:

paulo83
27/12/2015, 15:16
Jeb, muito obrigado pela consideração na resposta.

Agora em janeiro vou dar uma volta numa RAV e em outras viaturas e, se fechar negócio, eu coloco o resultado aqui.

Abraços a todos

ALVARO ANGELO
27/12/2015, 17:23
Mais um detalhe, vou utilizar 90% em asfalto.
Se alguém tiver alguma sugestão de SUV de bom custo benefício tá valendo.

Caro Falcon.

A Rav é um ótimo carro
Minha mulher tem dois veículos, uma Tracker 2008 e uma Rav 4x4 2010.
A tracker é um jipinho que anda bem no asfalto.
A Rav é um carro de asfalto, confortável , que anda bem nas estradas de barro e terra. (não trilhas).
Limitação que achei na Rav: Pouco curso na suspensão.

Alvaro Angelo

DeLuna
27/02/2016, 19:30
Pessoal, boa noite!

Sou novo no Fórum, e não sei se estou fazendo a pergunta no lugar certo, já peço desculpas....

Comprei uma RAV4 2003(4X4) para minha esposa, estamos adorando o carro, porém surgiu um problema no rolamento ou cubo da roda traseira com rolamento do lado direito, que está roncando muito.
Peço a ajuda de vcs sobre uma dica de onde achar, se possível no RJ ou em outra cidade? e também gostaria de sabe se existe opção de usar de algum outro carro?

Desde já agradeço a ajuda,

Um abraço.

dtjrf311
30/03/2016, 14:51

Até onde eu sei é isso.
J.
Oi Jeb.
Acabo de comprar uma 10/11 4x4 e fiquei com dúvida. Pelo que você disse, o sistema atua como 4x4 em tempo integral, dependendo das condições de aderência distribuindo a força e, dividindo igualmente (50% dian/tras) quando se aciona o botão de Lock do painel. É isso mesmo?

jeb
31/03/2016, 09:16
Oi Jeb.
Acabo de comprar uma 10/11 4x4 e fiquei com dúvida. Pelo que você disse, o sistema atua como 4x4 em tempo integral, dependendo das condições de aderência distribuindo a força e, dividindo igualmente (50% dian/tras) quando se aciona o botão de Lock do painel. É isso mesmo?

dtjrf311, é assim. Na verdade a RAV4 em lock trabalha 55% na dianteira e 45% na traseira, mas só pode ser acionada em velocidades mais baixas. O 4x4 da RAV4 é sob demanda, e não integral.

Esse video é muito bom e explica todos os tipos de tração da Toyota. Da RAV4 coloque em 4:30 min.

https://www.youtube.com/watch?v=pN6-gCxI60g

J.

dtjrf311
01/04/2016, 11:21
dtjrf311, é assim. Na verdade a RAV4 em lock trabalha 55% na dianteira e 45% na traseira, mas só pode ser acionada em velocidades mais baixas. O 4x4 da RAV4 é sob demanda, e não integral.

Esse video é muito bom e explica todos os tipos de tração da Toyota. Da RAV4 coloque em 4:30 min.

https://www.youtube.com/watch?v=pN6-gCxI60g

J.

Blz de video Jeb. Vlw! Agora está claro como funciona.

dtjrf311
26/04/2016, 01:33
Pessoal, boa noite. Alguém de vocês já instalou rastreador com corte de corrente em sua VTR? Como foi a experiência? Confesso que não me sinto muito confortável em cortar a fiação original. Será que existe alguma forma de contornar isso? Agradeço por qualquer contribuição.

marcelo cenora
27/05/2016, 09:23
Fala ai gente toyoteira..

Abri esse post no intuito de juntar informações com os proprietários de Rav4 automáticas desses anos mencionados (2000 a 2005) para comentar um problema comum a todas elas quando chegam nos seus 100.000 km

A minha apresentou falhas no câmbio com trancos ao engatar as marchas, impressão que ele patina quando roda, o RPM não passa dos 2000 giros e parece que o câmbio fica apenas na 3ª marcha (modo de segurança).

Levei em 3 oficinas para passar um SCANNER e detectar o problema, porém nenhum dos tres tinha os dados em seus rasters da toyota rav4, a maioria desses scannners lêem corollas, hilux, etc.. menos a Rav4 porém na opção OUTROS foi possível sempre detectar os seguintes códigos de erros:

P0165
P1135
P1155

Todos eles relacionados á problemas a sonda lâmbda. fiz a reposição na primeira vez com sondas originais DENSO... Legal, o carro ficou bom uma semana depois o carro apresentou o mesmo problema porém eram as sondas de baixo (a rav vão 4 sondas, 2 anti e 2 pós catalizador) fiz o replace e o carro voltou a ficar bom, aliás ficou ótimo, mais econômico e mais valente.

Mas... adivinha o que aconteceu uma semana depois?... voltaram os problemas com o câmbio.

Foi ai que começei a pesquisar o porquê do problema com as sondas interferirem no câmbio automático.

Alguns proprietários que perceberam esses trancos levavam logo á uma oficina especializada (em enganar os outros) onde recomendavam a retirada e reposição dos discos e solenóides internos no qual se gastava uma pequena fortuna E NÃO SE RESOLVIA O PROBLEMA, o carro dava pau novamente dando prejuizo pro dono e o técnico safado que já quis fazer um câmbio sem necessidade.

E foi pesquisando nos fóruns lá fora que vi muitos relatos de proprietários que gastaram rios de dinheiro sem resolver o problema, trocavam sondas (assim como eu), faziam seus câmbios e nada. O problema se encontra na ECU/PCM. sim, no módulo de injeção e transmissão (que sao juntos na RAV4).

Lá fora a Toyota faz a reposição do módulo mesmo após o período da garantia mas aq no Brasil acho que eles nem sabem que esse problema existe.

Ainda pesquiso e estou sofrendo com a minha ano 03 com seus 99.000kms rodados que está parada por conta desse problema.

Ai peço que quem teve ou tem esse problema em suas ravs que postem aq.

marcelo cenora
27/05/2016, 09:25
529331

Tadinha, querendo me levar pra um passeio e não pode.

Arildo MT
27/05/2016, 13:45
Já pensou em levar este modulo em uma boa eletrônica e verificar se não tem soldas trincas ou componentes avariados ?

marcelo cenora
27/05/2016, 16:11
não creio que seja tão simples assim, devo partir msm pra uma concessionária e deixar na mão dos técnicos de lá.

veja o que eu consegui garimpando na internet:

Veículos RAV4, RX300, Corollas estão apresentando vários
problemas relativos a PCM, principalmente em modelos a
partir de 1994 até 2004. Os problemas mais comuns envolvem
veículos RAV4, e a Toyota expediu um boletim relatando que
um módulo revisado está disponível para correção de
problemas relativos às mudanças de marcha. A queima do
conjunto da embreagem da direta é causada por este tipo de
problema no PCM, e a simples reforma da transmissão não
corrige a causa principal, que é a falha do PCM com
prejuízo para o cliente e para o técnico. Somente a troca
do PCM pode resolver estas reclamações definitivamente.

Marcio Pita
08/06/2016, 16:16
Marcelo, bela viatura qual o ano dela e marca desse rack?
Algum parecer quanto ao câmbio?

Estou com uma 04 peguei com 148mil km, ela apresentava uns sintomas estranhos.
mas depois de revisão em filtros e limpeza de TBI, troca de velas ficou melhor mas ainda engasga e não passa de 2.000rpm quando fria. Passei em scanner da Concessionaria e não foram apontados defeitos.

Poderia indicar boas lojas para compra de peças?

Marcio Pita
27/07/2016, 17:11
Alguma evolução Marcelo?

bruno_proweb
15/08/2016, 13:08
Marcelo, estou com problemas também, mas ainda não sei por onde começar.
A minha RAV4 ela na estrada anda maravilhosamente bem, e quando tá frio tbm anda belezinha. Porém é eu pegar um transito no centro, ela começa a dar "tranco" no cambio quando reduz, ou esticar marcha sem necessidade e se perder. Não sei o que faço, porque tenho medo de sair caro a brincadeira.

marcelo cenora
22/08/2016, 21:14
gente, desculpe pela demora pra responder.... deve ser pq não ando de rav4 já faz tempo hehe

aqui não achei ninguém que mexa nesse módulo, um novo na concessionária fica 5.700k e um usado na casa dos 2.500 (e pode ser que apareça o msm problema)

encontrei solução pelo EBAy contatando um técnico lá em minessota, terei de mandar o módulo pra lá.

uma pena um carro tão bom apresentando um problema tão grave, ja estou a 5 meses sem andar com ela.

*marcio pita, o ano dela é 2003 e esse rack eu mesmo fiz a partir de um rack long life.

HelioMV
18/11/2016, 15:44
Olá Casabella.
Sou de Londrina também.
Estou seriamente inclinado a comprar uma RAV4 2008.
Pelo visto vc é fã, né?
Onde vc mora?
Abraços!

HelioMV
18/11/2016, 15:49
Olá JEB.
Estou pensando em comprar uma RAV4 2008.
Vi que vc já tem uma há algum tempo (o post acima é de 2013, e a foto dos seus carros deve ser mais recente, pq tem um RENAGADE nela).
O que me diz deste carro?
Abraços!

jeb
19/11/2016, 09:13
Olá JEB.
Estou pensando em comprar uma RAV4 2008.
Vi que vc já tem uma há algum tempo (o post acima é de 2013, e a foto dos seus carros deve ser mais recente, pq tem um RENAGADE nela).
O que me diz deste carro?
Abraços!

Helio, ainda temos sim. E pelo jeito vamos ficar com ela até acabar!!!! A RAV4 é tudo de bom. A nossa é 2007 e está na média de 160mil km... não tive grandes problemas, apenas dois que destaco, que foi a caixa de direção trocada na garantia (problema crônicos das RAVs entre 06 e 11) e o alternador. No mais só manutenção básica.

O cuidado é sempre fazer a manutenção preventiva, sempre. As peças são em torno de 20-30% mais caras de que um Corolla, e uso sempre originais. A nossa, inclusive, roda desde 0km com óleo original Toyota 10W40 que compro na concessionária.

Minha esposa adora a RAV4, principalmente pelo conforto, câmbio (a Toyota tem maestria nisso), baixa manutenção e o motor 2.4 é na medida. O consumo é apenas "bom", mas adequado pelo peso/motor da RAV4.

É um carro bem completo, por ser 2007, teto solar, ar digital, airbag+abs, tração 4x4 sob demanda (ótima em chuvas e estradas de terra, mas trilha pesada jamais.....), espaçosa, porta-malas generoso e expansível..... enfim.... mais durável que um Corolla, pois é fabricado no Japão.... a qualidade da montagem é impressionante, e da pintura também.

O sucesso com uma RAV4 é saber comprá-la, quando usada. Prefira àquelas com manutenção em dia e bom histórico de uso, por exemplo, mais uso em boas estradas do que cidade.

Outras dúvidas, pode perguntar.

J.

LucasDias Triton Hpe 2009
29/11/2016, 17:52
Olá. Alguém sabe me informar como mudar unidade de medida no computador de bordo da Rav4 2014? O consumo está em l/100km e gostaria de mudar para km/l.

Obrigado

Rodrigo Col
14/12/2016, 09:28
Pessoal, bom dia!
Gostaria da ajuda de vcs...
tenho uma rav4 2009 e a mesma quando passo em ruas de paralelepípedo ou estradas muito acidentada, faz muito barulho na parte da baixo, como se estivesse algo solto, um barulhe metalizado...porém qdo coloquei o carro no elevador, aparentemente tudo certo na parte de baixo.
Vocês poderiam me dar alguma pista do que pode ser?
Abraços e obrigado

Emerson Höpner
14/12/2016, 12:25
Pessoal, bom dia!
Gostaria da ajuda de vcs...
tenho uma rav4 2009 e a mesma quando passo em ruas de paralelepípedo ou estradas muito acidentada, faz muito barulho na parte da baixo, como se estivesse algo solto, um barulhe metalizado...porém qdo coloquei o carro no elevador, aparentemente tudo certo na parte de baixo.
Vocês poderiam me dar alguma pista do que pode ser?
Abraços e obrigado

Escapamento batendo em algo? Procura por marcas nas peças, como por exemplo, no tubo do escapamento se não tem nenhuma marca nas laterais ou em cima.

MarcoArza
08/01/2017, 14:15
Marcelo, sou Mecanico aqui de Camboriu e proprietário de uma rav4 2001. Achei a solução do problema em varios forums dos EEUU. O problema é resolvido ressoldando varios resistores que perdem condutividade na ECU, porém não tive coragem de fazer eu mesmo então mandei para uma pessoa especializada em Assunção Paraguai (minha terra natal) ele me cobra 1500 rs e o trabalho tem garantia. A dificuldade e fazer a ecu chegar lá ne. Mais pra frente te conto se o negócio funcionou bem ou não. Abraço

MAX DE SOUZA
09/01/2017, 15:11
Boa Tarde a Todos.
Aos moldes do amigo (Falcon-MG), tenho um grande interesse em adquirir uma RAV 4 (por volta do ano 2008), pois uma 0 Km não tenho "bala na agulha ainda!!! kkkkkkkkkk.
Mas meu uso é tbm essa média de 80% cidade/estrada e o restante para pequenos passeios no sítio em atividades escoteiras. Como sempre, conversamos com alguns onde coletando informações, muitos dizem: compra um a diesel, ou compra tal, mas meu interesse é ter um carro alto com mecânica excelente e já conhecido no Brasil. E desde pequeno via meu avô em um "verdadeiro" trator bandeirantes (Toiotão velho) ........ pal para toda obra.... (não que usarei meu caro para isso) + fiz referência em questão a robustez da Toyota. Hoje tenho uma VW/SPACEFOX 2012, um excelente carro,espaçoso, muito econômico + infelizmente muito baixo (para algumas atividades de campo que faço como escotista).

Lucio Reis
30/01/2017, 19:56
Salve galera

Bom, eu tenho uma RAV4 2001 (segunda geração), 4x4, manual, 2.0, e lhe digo: esqueça essa de consumo: o carro faz uma média de 10.5 km/l na cidade e já fiz 14.0 km/l na estrada. Não tenho do que reclamar, não quebra!.
Para lhe dizer melhor, rodo em asfalto e estradas de chão (Arraial D'Ajuda, Trancoso, Caraíva, Porto Seguro, etc... região da Bahia) e só agora (17 anos de uso) vou revisar a suspensão; isso, só a do lado dianteiro direito, porque as demais estão boas ainda... mas quero aproveitar e analisar em como reforçar mais ainda a suspensão, porque quero ver se consigo adicionar mais conforto.

Quanto as manutenções, vai depender da procedência; estando toda boa, é só correr pro abraço e curtir a danadinha!. A minha nunca quebrou nada, e olhe que eu forço a barra com a coitada.
As peças de acabamento são difíceis de encontrar, mas as de degastes normais, nem tanto (pastilhas, amortecedores, etc); eu sempre compro no e-bay, aliexpress, mercado livre... e encontro com valores bem mais em conta que aqui no Brasil.
Eu decidi pela minha, sendo com câmbio manual... porque se um câmbio automático der pau amigo, prepare o bolso... além, verifique sempre o óleo do diferencial... a maioria do povo que tem geralmente esquece de fazer essa checagem.
Eu sempre mantenho a minha alinhada depois de umas estradas de chão...

MAX DE SOUZA
05/02/2017, 11:48
Bom Dia a Todos. Sou novo na área, e estou estudando a compra de um 4x4. Inicialmente eu e esposa estávamos amarrados numa CRV. Mas depois de ver a RAV4, ... estamos trocando para a RAV4. Não temos uma. Hoje temos uma SPACEFOX 2012. (carro fantástico para sua categoria....... economia show.). Mas sempre gostamos de carro alto. Enviei uma proposta para um um Sr que tem uma 2009/2009. Mas o que me preocupa é o consumo da mesma. E lógico a manutenção. Meu uso é casual em terra (pois sou chefe escoteiro) e de vez em qdo vamos a uma atividade de campo.

Gusthavo
20/03/2017, 21:41
Boa noite pessoal, alguem ja arrumou alguma solução a não ser a troca do modulo?
Conseguiu resolver com o cara la no paraguai?

indeciso2015
09/05/2017, 20:48
Boa noite amigos!
Ano passado comprei uma rav4, ano 2010, 2.4, 16v. O carro é um espetáculo, não me arrependi da aquisição.
No entanto, essa semana deu problema no alternador.
Levei na Toyota e me disseram que o alternador quebrou e me pediram R$ 4.800,00 por um novo, sendo R$ 4.600,00 do alternador e mais R$ 200,00 da mão de obra.
Acontece que estou achando esse valor salgado, sem condições.
Alguém tem alguma dica?
amanhã vou levar em uma oficina de bairro, pra ver se tem algum diagnóstico diferente.
Alguém já passou por isso?
Obrigado

Jefferson Leopoldino
19/05/2017, 22:48
Olá.. esse foi o único defeito que apresentou na minha RAV4 2005 o alternador, estamos com ela a 1ano e 8 meses, graças a Deus .. enfim se estiver em São Paulo gostaria de te indicar na marginal direita da Rod. Dutra bem na local mesmo a última rua antes de entrar na marginal Tietê, tem um Senhor especializado em alternador, eu removi o meu levei pra ele ele tinha um pronto a base de troca com emblema da Toyota e tudo me deu 6 meses de garantia no valor de 700,00 boa sorte.. estamos super felizes com o carro!!! e parabéns e obrigado a 4x4 Brasil..me ajudam muito.

Kleber42
06/06/2017, 00:42
Saudações.
O que vocês acham de uma RAV4 ano ~2004 e ~150mil km.
Não sei se tem boa procedência. Quanto eu gastaria com manutenção numa "revisão geral"?
Grato.

Marcio Pita
06/06/2017, 20:08
Saudações.
O que vocês acham de uma RAV4 ano ~2004 e ~150mil km.
Não sei se tem boa procedência. Quanto eu gastaria com manutenção numa "revisão geral"?
Grato.
Tive uma RAV 2004 2.0, 4x4 Automática, peguei com 140mil km e rodei mais de 20mil em apenas um ano sendo uns 10 em estradas de terra, só me desfiz porque um mané usando celular no transito bateu na traseira e foi PT não teve jeito.
Nesse um ano gastei apenas com Pneus, troca de fluídos (câmbio, diferenciais e óleo do motor), filtro do câmbio (devido a km).
Os custos de manutenção básica não fogem de uma CRV, uma picape média, apenas evite as concessionárias (elas cravam a faca sem dó), peças de freio como o Luiz falou, você encontra no mercado nacional mas sempre tem a opção de importar via Rockauto ou ebay, peças de motor tem itens em comum com Corolla 2.0 e Camry.
Peças de lataria (faróis, paralamas e lanternas) também acha o a preços comuns de mercado.
Só olhe bem a procedência, modelos pré 2004 tem problemas crônicos com solenoide do cambio automático e central de comando, procure uma que "tenha dono" ele goste do carro e conheça a máquina.

Consumo até parece mentira mas minha média cidade/estrada era sempre 10,5/11, apenas cidade 7,5 á 8,5 (São Paulo é foda) apenas estrada já cheguei aos 13/l andando a 110km/h com pneus 225/75r16 sempre calibrados com 30psi

Quanto a altura dela, sugiro que procure alguém que faça um protetor de cárter (tem uns projetos gringos na internet), mesmo com 20mm de altura ela ainda tem risco de bater a parte de baixo em situações mais complicadas (eu amassei o escapamento entre o cambio e o cárter do motor, mas também era uma trilha de reflorestamento cheia de facões formados pelo carregamento de caminhões e lama eu não devia estar ali :parede:
, mas ela se saiu muito bem para um carro sem reduzida e com tração integral:grin:

Para mais informações entra no grupo do facebook. Entrar no Facebook | Facebook (https://web.facebook.com/groups/934350913250050/)
lá tem manuais e dados técnicos.
Abraço e boa sorte.

Kleber42
08/06/2017, 01:09
Obrigado, Márcio.
Essa Rockauto eu não conhecia, tô olhando agora.
Uma dúvida, você chegou a andar em areia/duna? Vlw

Marcio Pita
09/06/2017, 19:10
Obrigado, Márcio.
Essa Rockauto eu não conhecia, tô olhando agora.
Uma dúvida, você chegou a andar em areia/duna? Vlw
Infelizmente não cheguei a experimentar estes terrenos.

Leoppardo
19/06/2017, 23:37
RAV é inquebrável??? kkkkkkkkkkk
tem uma 2007 na oficina do feroza que fundiu o motor por problemas de lubrificação interna (algum tipo de deficiencia nos dutos de oleo) que a concesionária passou um orçamento de 30 mil valérios pra arrumar.

o "JIPE" tá lá parado há meses aguardando uma posição do dono.

Cara eu sinto muito, mas se essa RAV que você disse chegou à esse ponto, tenha certeza que o dono era um "cupim" de carro. Um completo desleixado, esse carro não tem luz espia de óleo não é!? Putz!!!

Minha RAV tem 213 mil rodados e está em plena saúde e disposição, sempre trocando óleo, filtros e demais manutenção nos prazos certos.

ALEX SANDRO FREITAS
30/08/2017, 16:56
Olá , boa tarde .

Pois bem , minha Rav4 2002 vem apresentando o seguinte problema :

Quando sai da segunda para a terceira o RPM passa de 3 mil , e a aceleração continua a subir e logo em seguida a proxima marcha entra , é isso que está acontecendo com seu carro ?

Obrigado .

ALEX SANDRO FREITAS
24/09/2017, 18:07
Olá Marcelo, ví que você tem uma Rav blindada, das várias que encontrei à venda, a maioria é blindada. Tenho medo de comprar um carro assim porque já lí muita coisa que desaconselha por causa dos vidros que não podem ser abertos totalmente, da documentação, das vistorias, prazo de validade da blindagem, do peso extra (200kg), consumo acima do normal, enfim, muita coisa negativa. Então eu te pergunto; o que você está sentindo por seu carro ser blindado ? O que dos itens acima são mitos ou verdades ?
Agradeço suas considerações sobre esse carro.

Tenho uma Toyota RAV4 2.0 16v ano 2002 , de algum tempo vem apresentando problemas do cambio automático , depois de tanto gastar com peças descobri que esse problema se apresenta com quase a totalidade dos RAV4 fabricado entre 2000 e 2005 .

Depois de tanto pesquisar , entrei em contato com um profissional nos EUA , ele me disse que lá a Toyota fez as trocas e reparos nesses modulos ECU sem ônus para o proprietário .
Ao pesquisar na net , vemos que muitos RAV4 estão parado por falta de recursos para solucionar esse problema .
Gostaria de saber por que a Toyota do Brasil não teve a mesma atitude no Brasil , a final de contas nos EUA os clientes Toyota não ficaram decepcionados .

Vejam nesse links , varios problemas citados :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/156347-rav4-problema-comum-anos-00-05-a-2.html

ALEX SANDRO FREITAS
25/09/2017, 14:05
Olá ,Na verdade a Toyota foi omissa aqui no Brasil , vou entrar com processo e fazer eles trocarem o modulo , a final de contas eles deveriam ter a mesma atitude no Brasil , como fizeram nos EUA .

leojaz
27/09/2017, 19:12
Alex, vá postando a evolução do seu problema, para outros poderem seguir o,mesmo caminho.

monsuetto
20/10/2017, 18:38
boa noite a todos, sofro do meso problema, fiz contato com a toyota e um dos Engenheiros me mandou leva o carro até um autorizada, pois bem, levei, me cobraram para analisar o carro o valor de R$ 24.232,00 alegando que o motor estava dando super aquecimento, quando na verdade o conector da ventuinha estava solto.
indaguei sobre o modulo e mantiveram o orçamento, alegando que para ver qual o defeito deveriam mexer no motor e na transmissão e ainda trocar o chicote do carro!
Reclamam na Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, ai vai ser feita uma investigação, talvez ai podemos conseguir!
caso queiram tirar duvida existe um parecer técnico da APPTA Brasil, eles respondem e ratificam que o defeito é o modulo!!

monsuetto
20/10/2017, 18:45
Juntei varias notas técnicas para comprovar e a Toyota foi taxativa!! Fiz a reclamação no Reclama Aqui e nada a adiantou!!
Me parece que isso é um caso de recall e para isso não se perde garantia, estou reunindo provas para entrar com uma ção, pois nos EUA a garantia foi estendida para 10 anos ou 150.000km.
Aqui eles alegam que a garantia ja se perdeu, mas se provarmos que isso é caso de recall eles vão ter que consertar as RAV's4 com esse problema.
Para isso precisamos de 03 laudos técnicos provando que isso é defeito de fabrica, se alguém poder fazer isso seria bom, pois estou tentando reunir provas e fatos, quando da entrada da ação tem que ser pedir pericia, para isso precisamos ter os laudos para desmascarar a toyota do Brasil!

Conto com vcs!!
boa noite

leojaz
21/10/2017, 00:03
Como se consegue uma perícia? Quem faz esse serviço?l

monsuetto
25/10/2017, 13:01
A pericia vai ser designada pelo Juiz!
Quanto ao parecer técnico, basta procurar o site apttabrasi!

DANIELGARCIA
04/11/2017, 16:52
Tenho uma rav4"2004 de manhã ela parece q não engata ou como se estivesse patinando praticamente não sai do lugar mas aos poucou começa a funcionar é sempre na primeira ligada do dia leva uns 20 minutos rodando com giro altissimo e quase sem sair do lugar depois começa trocar as marchas normalmente

Jonathan samos
02/12/2017, 20:55
Boa noite, pessoal, infelizmente essa semana, foi minha vez de ser premiado com o problema da ECU na RAV 2001, pelo menos é o que eu acho, vou levar o carro no mecânico na terça-feira. alguém já conseguiu resolver o problema da ECU aqui no brasil? agradeço a atenção de todos

Jonathan samos
02/12/2017, 20:58
Boa noite Marcelo, por gentileza, você conseguiu resolver o problema do módulo aqui no Brasil? agradeço a atenção. abs

leojaz
06/12/2017, 02:52
Tenho uma rav4"2004 de manhã ela parece q não engata ou como se estivesse patinando praticamente não sai do lugar mas aos poucou começa a funcionar é sempre na primeira ligada do dia leva uns 20 minutos rodando com giro altissimo e quase sem sair do lugar depois começa trocar as marchas normalmente

Ja trocou o óleo do câmbio automático? Pode estar vencido ou acima do nível recomendado.

monsuetto
07/12/2017, 18:02
é isso que acontece!
a marcha inferior não engata!
mandei emails para revista 4*4 e reclamam junto a toyota e secretaria do consumidor do ministério da justiça para ver se vamso conseguir resultado, pois parece que isso deve ser feito um recall!
a toyota diz que não existe mais garantia, mas o recall não se perde garantia!!

Wagner Braga
31/12/2017, 09:47
é isso que acontece!
a marcha inferior não engata!
mandei emails para revista 4*4 e reclamam junto a toyota e secretaria do consumidor do ministério da justiça para ver se vamso conseguir resultado, pois parece que isso deve ser feito um recall!
a toyota diz que não existe mais garantia, mas o recall não se perde garantia!!

Prezados, sou novo por aqui. Tenho um rav4 2001 e aconteceu o mesmo com meu carro. Enviei o computador para USA e recondionatam o mesmo, gastei +- 1000k.
O carro melhorou muito porém não tive condições de refezer a caixa. Penso que quando a caixa for refeita o carro voltará ao normal. Não adianta refazer a caixa sem cansertor o computador.

Wagner Braga
31/12/2017, 09:50
Circuitboardmedics.com

monsuetto
04/01/2018, 22:32
De : Waldez Carmo Amorim <c_waldez@hotmail.com>
Data: 26/12/17 10:24 (GMT-03:00)
Para: monsuettorodriguesadvogado@hotmail.com
Assunto: Re: Remet:Re: Quatro Rodas - Atendimento ao Leitor

Bom dia Monsuetto

Obrigado pela informação.
Estou procurando mais casos para escrever um Autodefesa*sobre*

o assunto.
Se encontrar alguém, por favor, me escreva ou repasse o meu
contato.

Atenciosamente.

Waldez Amorim
Autodefesa
QUATRO RODAS

falaze
08/03/2018, 20:11
comprei uma rav4 a pouco tempo , só andei um mes e já estou a quase dois meses parado , agendei um diagnostico n toyota , quando tiver a respos
Fala ai gente toyoteira..

Abri esse post no intuito de juntar informações com os proprietários de Rav4 automáticas desses anos mencionados (2000 a 2005) para comentar um problema comum a todas elas quando chegam nos seus 100.000 km

A minha apresentou falhas no câmbio com trancos ao engatar as marchas, impressão que ele patina quando roda, o RPM não passa dos 2000 giros e parece que o câmbio fica apenas na 3ª marcha (modo de segurança).

Levei em 3 oficinas para passar um SCANNER e detectar o problema, porém nenhum dos tres tinha os dados em seus rasters da toyota rav4, a maioria desses scannners lêem corollas, hilux, etc.. menos a Rav4 porém na opção OUTROS foi possível sempre detectar os seguintes códigos de erros:

P0165
P1135
P1155

Todos eles relacionados á problemas a sonda lâmbda. fiz a reposição na primeira vez com sondas originais DENSO... Legal, o carro ficou bom uma semana depois o carro apresentou o mesmo problema porém eram as sondas de baixo (a rav vão 4 sondas, 2 anti e 2 pós catalizador) fiz o replace e o carro voltou a ficar bom, aliás ficou ótimo, mais econômico e mais valente.

Mas... adivinha o que aconteceu uma semana depois?... voltaram os problemas com o câmbio.

Foi ai que começei a pesquisar o porquê do problema com as sondas interferirem no câmbio automático.

Alguns proprietários que perceberam esses trancos levavam logo á uma oficina especializada (em enganar os outros) onde recomendavam a retirada e reposição dos discos e solenóides internos no qual se gastava uma pequena fortuna E NÃO SE RESOLVIA O PROBLEMA, o carro dava pau novamente dando prejuizo pro dono e o técnico safado que já quis fazer um câmbio sem necessidade.

E foi pesquisando nos fóruns lá fora que vi muitos relatos de proprietários que gastaram rios de dinheiro sem resolver o problema, trocavam sondas (assim como eu), faziam seus câmbios e nada. O problema se encontra na ECU/PCM. sim, no módulo de injeção e transmissão (que sao juntos na RAV4).

Lá fora a Toyota faz a reposição do módulo mesmo após o período da garantia mas aq no Brasil acho que eles nem sabem que esse problema existe.

Ainda pesquiso e estou sofrendo com a minha ano 03 com seus 99.000kms rodados que está parada por conta desse problema.

Ai peço que quem teve ou tem esse problema em suas ravs que postem aq. eu conheço um cara que vai resover o seu problema

falaze
08/03/2018, 20:16
Tive o mesmo problema na minha do mesmo ano da sua e descobri junto com um amigo aqui no RJ que trabalha com cambio automatico descobri um cara em Porto Rico que conserta essas UCU . qualquer coisa é só fazer contato comigo que te ponho na fita dele (ffalaze@gmail.com)

antoniosmg
18/05/2018, 12:08
Bom dia pessoal!

Sabem dizer se esse problema foi corrigido nos modelos 2006 em diante?

Obrigado. Abraços.

falaze
26/05/2018, 18:49
tem um cara em porto rico que conserta ECU

falaze
29/05/2018, 19:44
Boa noite pessoal a minha RAIVA 4 2003 o modulo deu estes mesmos problemas , descobri um cara em Porto Rico que por sinal é muito atencioso ele consertou o modulo mas o carro só andou 6 meses e voltou os problemas me parece que são problemas cronicos dos carros fabricados até 2005 fiz uma pesquisa e constatei que foi feito recall em todos os paises para onde foram vendido MENOS no Brasil se vcs entrarem no site da toyota verão que não consta recall para carros fabricados nestes anos eles mesmo não sabem desse defeito . Se levara carro a autorizada eles condenam o cambio tomem bastante cuidado porque o prejuizo é muito grande . ( no raster acusa sonda mas na verdade é modulo o meu dava uns trancos muito forte que perecia que o diferencia estava quebrando ) .

falaze
30/05/2018, 14:13
tive os mesmos problemas enviei o modulo para um cara em Porto Rico e deu denovo ,a ECU ja retornou da garantia vou montar o carro e vou até a toyota comprar outro mais novo dando o meu de entrada , ai passara a ser problema deles já que eles mesmos não sabem do problema , pelo memnos foi a informação que eles me passaram

MarcoArza
19/06/2018, 21:38
Resolví amigo, fizeram a ressolda e substituição de resistores na ECU da minha RAV4 como eu sou Paraguaio mandei pra um cara de lá que mexe. Eu tive a confiança pois lá tem muitos carros desse rodando, então os caras precisam mesmo achar soluções para problemas desse tipo. Lá é um carro muito manjado. Pra fazer o conserto só tive que mandar a ECU e voltou consertada, já rodei bastante com ela e até agora todo impecável, nunca mais apresentou o defeito

diogokla
07/08/2018, 14:22
Boa tarde. Sou novato em 4x4 e comprei uma RAV4 2002, com 124500 km, usei dois dias e estou gostando muito.

Não vi nenhuma informação a respeito dela ser 4x4, alguém pode me ajudar? Obrigado.

luizcolaco
11/10/2018, 19:57
Boa noite, Pessoal estou lendo os comentários pois pretendo comprar uma RAV4 2005 4x4 automática, pelo que ví esse problema acontece nesse veículo que estou interessado. Se possível alguém confirmar essa minha dúvida?
Irei fazer um comentário que talvez possa ajudar alguém. Hoje possuo um honda Fit automático, cambio CVT. a algum tempo apresentou defeitos parecidos com os relatados nas RAVs. Bom eu mesmo solucionei o problema em casa, lí alguns problemas com os Fits com CVT e notei que alguns fizeram regulagem nas sapatas dos freios traseiros, fiz e melhorou, notei que ainda continuava algo diferente, as vezes trancos as vezes demorava para tração. Li mais comentários do fit, recomendações. Limpei as bobinas das velas, que inclusive estavam cheias de "zinabre", roubando corrente das velas e causando oscilações no motor quase sem percepção. Melhorou, depois apareceu novamente e fiz outro recomentação, recetar a central, simplesmente encostando o cabo negativo no polo positivo da bateria, dessa forma zera todas as leituras dos sensores que com o tempo sujam e gastam, assim o central irá fazer leitura standard e irá se ajustar as condições dos sensores. No caso do Fit esse ajuste demorou 2 dias, dando trancos no câmbio e as vezes demorando para engatar. Hoje ele roda perfeitamente. Eu acredito que a solução foi zerar a central e forçar ela reler todos os sensores e se ajustar as condições gastas da vida deles. Espero ajudar alguém e alguém poder me ajudar pois estou com dúvida em trocar esse Fit num RAV.
Podem enviar no meu email: luizcolaco@hotmail.com (não sei como funciona direito o forum..

pilenghi
05/12/2018, 12:20
Marcelo,

Lembra qual foi a solucao do problema?

obrigado

gustavo_amora
07/12/2018, 12:01
Pessoal, estou com uma dúvida sobre abrir o cambio da minha RAV 4 2002, 4x4 2.0, ou comprar um cambio novo, refeito, no mercado livre. Vejam o que aconteceu com ela:
Minha situação foi a seguinte. Uma mangueira de água rompeu e teve um hiper aquecimento que danificou o radiador e fez ir óleo de cambio pra ele e possivelmente água para o cambio (MEDO).
Aí fiz o radiador e troquei o óleo, mas paralelamente ele começou a apresentar o defeito no cambio. Ele passa a 1ª e a 2ª, mas na terceira ele cai no ponto morto. Isso quando o carro esquenta.
Aparentemente não teve mais contato entre óleo e água. Pelo menos o radiador agora está limpinho. Mas acredito que entrou água no cambio. Então ele está funcionando até o carro esquentar, aí ele começa a escapar as marchas. Ré, 3ª e 4ª. Quando vai passar da segunda pra terceira ele cai no ponto morto. Imaginem a tensão.

Levei em dois caras de cambio automático aqui e eles disseram que água no cambio é um problema sério. Primeiro pq há algumas peças que são de um material parecido com papelão, feito pra entrar em contato apenas com óleo. Depois tem a questão da temperatura, o cambio é uma panela de pressão, o óleo sob pressão, chega a 120 graus, já a água vai a 200 graus. O que acaba com o ambiente interno.
Outra coisa é que há vários componentes elétricos que a água pode queimar. Então só abrindo pra ver.

Pra abrir, eles me cobram de 5 a 7 mil. Pra comprar um cambio já refeito, mas com garantia, fica 4 mil.

Aí eu fico no drama, o que fazer. E agora ouvindo essa história sobre a central dela, me faz pensar que posso consertar e ela continuar dando pau ainda assim.

Me ajudem meus amigos toyoteiros!

WELLCJ5
17/01/2019, 13:01
Realmente existe problema nesse módulo. Nós temos feito o reparo e 100% de satisfação dos clientes. Em alguns casos realmente é necessário abrir o câmbio, mas se pegar o defeito no começo, apenas o reparo da ECU resolve.

Olá! Tenho uma RAV 2003 que já fazem 02 anos que está parada com problema no cambio. Já foi feito todo o cambio e o defeito persiste. Gostaria de um contato de vocês para que eu possa levar o carro e tentar resolver isso de vez.

No aguardo,

Att. Wellington

Alexandresantana1974
19/02/2019, 08:37
Sou mecânico a bastante tempo e tenho pego vários carros (rav 4) com defeito no fio de aterramento. Antes de gastar verifique a conexão do fio terra que vai próximo a tampa de válvulas da rav 4 .
Aquele terminal oxida! E chega a derreter em certos casos. Verão que é bem fácil resolver as falhas.
Valeu abraços.

WELLCJ5
29/04/2019, 10:30
Olá! Tenho uma RAV 2003 que já fazem 02 anos que está parada com problema no cambio. Já foi feito todo o cambio e o defeito persiste. Gostaria de um contato de vocês para que eu possa levar o carro e tentar resolver isso de vez.

No aguardo,

Att. Wellington

Olá Pessoal,

Gostaria de deixar registrado que consegui solucionar o problema da minha RAV4 2003, depois de 02 anos o carro parado por problemas no cambio causado pelo modulo.
Através de informações e indicação do site (4X4Brasil), cheguei ao Gustavo da "Guz Modulos".
Fiquei muito satisfeito com o atendimento e os serviços efetuados.
Agora e usar o carro para ver como se comporta.

Abraço.
Att. Wellington.

Juraci Ferreira
16/10/2019, 17:18
Algo muito simples que deixou a minha RAV4 como 0 ! Foi só trocar as Sondas Lambidas, eu ja tinha mexido em tudo nda resolvia achei que foce PCM com defeito ela so funcionava em modo de emergencia o motor maluco e o cambio tambem! Ela precisa das informaçõe corretas da sonda lambida para funcionar direito a Minha e ano 2002 com 140.000 km ! Estou com ela a 10 anos e muito feliz!

Daniel Ferreira Sena
03/01/2020, 07:55
Gente, estou querendo comprar uma RAV4 4X4 entre 2007 até 2009, e um carro bom? Da manutenção? E se da manutenção e uma manutenção cara? Quais peças eu devo trocar após a compra e o que olhar antes de comprar ela? Tem bastante peça hoje em dia no mercado?

sgalmeida25
04/01/2020, 10:19
Gente, estou querendo comprar uma RAV4 4X4 entre 2007 até 2009, e um carro bom? Da manutenção? E se da manutenção e uma manutenção cara? Quais peças eu devo trocar após a compra e o que olhar antes de comprar ela? Tem bastante peça hoje em dia no mercado?

Ola , Bom dia amigo .

Tenho uma Rav4 2011 4x2 , gosto muito desse carro , e a minha esta com 135 mil km .
peguei ela com 125 mil km , mandei troca a caixa de direção da minha , e bucha da bandejas .
Meu mecânico que mexe nela é o Leandro experiente em toyota Faiska Motors .
Todo o serviço buxa , caixa de direção 2100,00 dois mil e cem reais , caixa de direção
generica de boa qualidade , e poucos dias deu problema no alternador dela , mandei troca
tudo no alternador dela , serviço feito por 850 reias .

Sao as duas coisa que pega na Rav4 , do resto so alegria , espero te ajudado .

RUBISNEI RODRIGUES
12/01/2020, 20:37
Amigo, pega sim!, é só alegrias. Eu tenho uma 2008 que agora está com 106 mil km, manutenção sempre na Car House Toyota aqui de Porto Alegre e é só o básico, não dá problema nenhum. Para teres uma idéia as revisões de 90 e 100 mil km foram me nos de R$:700,00, basicamente só óleos e filtros. Compra e serás mais um Raveiro feliz.

gigio70
14/01/2020, 08:45
Qual a média de consumo da Rav 2.4? Na cidade e estrada?

Virdi
10/02/2020, 10:26
Bom dia Wellington.

Tem usado a RAV4 2003 depois que fez o serviço com o Gustavo da "Guz Modulos"?
A transmissão automática da RAV4 continua funcionando bem?
Você ficou satisfeito com o serviço?
Quanto custou?

Olá Pessoal,

Gostaria de deixar registrado que consegui solucionar o problema da minha RAV4 2003, depois de 02 anos o carro parado por problemas no cambio causado pelo modulo.
Através de informações e indicação do site (4X4Brasil), cheguei ao Gustavo da "Guz Modulos".
Fiquei muito satisfeito com o atendimento e os serviços efetuados.
Agora e usar o carro para ver como se comporta.

Abraço.
Att. Wellington.

cimerio
06/03/2020, 20:45
Boa noite pessoal. Venho aqui pedir a ajuda e paciência de vocês uma vez mais.
Tenho a oportunidade de comprar uma rav4 2006 com 202 mil km. Acreditam que seja feito boa compra se a manutenção tiver em dias?
Devo dizer que apenas hoje descobri que rav4 não é a sw4. Pensei que fosse o mesmo.
Apesar de ser de Brasília, com certeza o uso não é apenas urbano já que o dono disse que tinha interesse em Triton ou Amarok de maior valor

Sergio c
06/03/2020, 21:42
Se estiver com as revisões em dia e o preço for bom, acho que pode ser um bom negócio. Tem que ver tb se o veículo não teve um acidente de grandes proporções, aí nunca mais fica igual.
Boa noite pessoal. Venho aqui pedir a ajuda e paciência de vocês uma vez mais.
Tenho a oportunidade de comprar uma rav4 2006 com 202 mil km. Acreditam que seja feito boa compra se a manutenção tiver em dias?
Devo dizer que apenas hoje descobri que rav4 não é a sw4. Pensei que fosse o mesmo.
Apesar de ser de Brasília, com certeza o uso não é apenas urbano já que o dono disse que tinha interesse em Triton ou Amarok de maior valor

cimerio
07/03/2020, 12:06
Obrigado, Sergio

Sergio c
07/03/2020, 18:42
Um bom negócio seria ter as revisões em dia e pagar abaixo da FIPE.

cimerio
08/03/2020, 18:28
Eu vi ela hj Sérgio. O cara na última manutenção trocou os pneus, consertou o calço, bambo, e revisou a caixa de direção. Mas o módulo automático não funciona subir um dos vidros e o teto solar. Também baixa óleo, o que ele disse que é normal. Não vi outros graves. É certo porém que não foi uma manutenção religiosamente em dias de 2006 pra cá. Ela balança e canta os pneus na curva
35000

Sergio c
08/03/2020, 22:18
E quanto está a FIPE, que é um valor referencial?
Eu vi ela hj Sérgio. O cara na última manutenção trocou os pneus, consertou o calço, bambo, e revisou a caixa de direção. Mas o módulo automático não funciona subir um dos vidros e o teto solar. Também baixa óleo, o que ele disse que é normal. Não vi outros graves. É certo porém que não foi uma manutenção religiosamente em dias de 2006 pra cá. Ela balança e canta os pneus na curva
35000

cimerio
09/03/2020, 08:11
Na fipe tá 32000...

Sergio c
09/03/2020, 08:20
Cada um cada um, mas se eu tenho esse valor em dinheiro, na situação econômica do país, eu pagaria no máximo 30.000 por essa RAV4. Se ele for trocar ela em uma CSS de qualquer marca, vão pagar uns 26-27k, no máximo.

Fabianosaqua
03/07/2020, 16:34
Prezados , fui ver uma Rav4 pra comprar, 10/11, 4x4 , completa, 94000 km, mas quando eu a vi quase caí pra trás de tão mal cuidada que estava, o que deixa claro que o dono não cuida direito. Se fosse apenas a parte estética, não teria problemas pois pintura, bancos e parachoques é mole de resolver. Mas fiquei preocupado pois a luz da injeção eletrônica e a luz da 4x4 ficam acesas no painel e o dono disse que é por causa da instalação do kit gás. Bom, ele vende por 35 mil reais, quase dez mil abaixo da tabela Fipe.
Pergunto: Vale a pena investir e tentar consertar o carro ou é um alto risco de se ferrar....?

leojaz
05/07/2020, 22:01
Prezados , fui ver uma Rav4 pra comprar, 10/11, 4x4 , completa, 94000 km, mas quando eu a vi quase caí pra trás de tão mal cuidada que estava, o que deixa claro que o dono não cuida direito. Se fosse apenas a parte estética, não teria problemas pois pintura, bancos e parachoques é mole de resolver. Mas fiquei preocupado pois a luz da injeção eletrônica e a luz da 4x4 ficam acesas no painel e o dono disse que é por causa da instalação do kit gás. Bom, ele vende por 35 mil reais, quase dez mil abaixo da tabela Fipe.
Pergunto: Vale a pena investir e tentar consertar o carro ou é um alto risco de se ferrar....?

Essa é fácil: não.

Gugu7
15/08/2020, 22:31
Olá amigos.
Existe algum tópico para as Rav4 motor 2.5?
Obg

Fabianosaqua
24/08/2020, 14:03
Verdade.. Comprei outra bem melhor

Carlos Carrillo
11/03/2021, 10:16
Bom dia,

Alguém recomenda mecânico bom em São José dos Campos para mexer em motor da RAV4 ano 2000?

Rav42gen
15/01/2022, 21:22
Peguei uma recentemente também e tenho medo desse câmbio. Carro está absurdamente inteiro (165.000 rodados), porém peguei no interior do interior, quase na fronteira e mal tratada em filtros e oleos. Fui pesquisar sobre resistencia dela enquanto troco tudo e encontrei os posts sobre esse câmbio...

Fiquei curioso em saber se realmente houve o processo coletivo e qual o resultado; Se a Toyota BR garrou vergonha na cara e seguiu a Norte Americana e outras, etc...

xibiu!!!
21/05/2022, 20:11
Toyota RAV4 2022 ganha mais itens de seguranca - Revista Carro (https://revistacarro.com.br/toyota-rav4-2022-ganha-mais-itens-de-seguranca/)

579087

xibiu!!!
26/06/2022, 19:31
Toyota RAV4 2023 estreia com nova central multimídia e avanços em segurança - AUTOO (https://www.autoo.com.br/toyota-rav4-2023-finalmente-troca-central-multimidia-por-aparelho-mais-moderno/)

579276

Elcias Silva
16/01/2023, 17:31
Minha Rav4 ano 2003 apresentou problema no câmbio, mecânico trocou banner kit mais as Solenóides e a mesma continua com problemas, só roda em modo de segurança e o rpm não passa de 2000 rotações. Levei o módulo pra avaliar e o técnico disse que o mesmo não tem problema. Mecânico abriu novamente e apareceu limalha, resquícios de aço, ele me falou que pode ser o conversor de torque, alguém pode me dar uma luz?

Tundra
28/12/2023, 19:38
Meus caros,

Temos aqui no fórum alguns proprietários e ex-proprietários de Rav4 4a geração (2013-2018). Percebo que não temos um tópico específico para concentrar dúvidas sobre este modelo. Penso que seria muito útil, pois não é fácil conseguir essas informações na internet. Resolvi criar este tópico para discutirmos e tirarmos dúvidas sobre técnicas, peças, mercado, consumo, eletrônica, soluções, adaptações, etc.

581195

Saudações,
Rodrigo Tundra - Rav4 2.5 4x4 2015
ex Hilux 2013, SW4 2009, Prado 2006

Makino
27/02/2024, 10:51
Olá toyoteiros!

Tenho uma RAV4 2004 com 190 mil km. O problema recente é que na fase fria do motor o carro fica sem força, não passando dos 2000 rpm, mas despois que aquece volta ao normal. Porém, sinto em alguns momentos que mesmo aquecido o giro sobe gradualmente, não sendo possível dar arrancadas para uma ultrapassagem, por exemplo.
Já foi feita a limpeza dos injetores, troca de velas e bomba de combustível, usei até a gasolina pódium, mas o problema continua.
Em algumas oficinas o scanner não encontrou problemas.
Alguém teve um problema similar que foi resolvido? Se sim, por favor, informe o que resolveu.

xibiu!!!
07/07/2024, 09:57
Toyota RAV4 completa 30 anos como SUV best-seller; relembre trajetoria (https://motor1.uol.com.br/features/725706/toyota-rav4-30-anos-trajetoria/)

581764