Conectar

Ver Versão Completa : Transformação do Eixo Normal da Band Em Flutuante

RAFAEL TOSTES
29/01/2007, 21:18
Amigos...
Gostaria de saber se alguém já fez a transformação do eixo normal da band em flutuante.
É comum em caminhões a troca das pontas das carcaças dos eixos, que normalmente é soldada no torno.
A dificuldade de se encontrar carcaças de flutuante é grande e quando se acha é muito caro.
Já estou estudando e vou fazer, gostaria de algumas dicas.
[]´s
Rafael

cristiano
29/01/2007, 21:46
Existem kits para CJ, qual seria a dificuldade de se fazer para a Band?

Acho que o pessoal da Ensimec pode ajudar, vamos ver se eles aparecem por aqui.

natao10
29/01/2007, 21:56
Já tive esse interesse tbm. Mais nunca consegui informações que me fizessem ter coragem de arriscar. Quem sabe o pessoal da ensimec nao possa nos ajudar mesmo.
Abraços

elmestizo
29/01/2007, 22:11
compra um flutuante..

abrass

cristiano
29/01/2007, 22:16
compra um flutuante..

abrass

Não tinha pensado nisso, é mesmo... :palmas:

Silvio BAND81
30/01/2007, 10:22
Não tinha pensado nisso, é mesmo... :palmas:

Mas isso é simples assim... comprar e trocar?!? São partes faceis de encontrar (novos ou usados)?!? Tem de adaptar alguma coisa?!? E o preço, alguém sabe/pode informar?!? :???:

[ ]'s

Sílvio Cézar
Band longa 81 (Reformando... logo!!)

RAFAEL TOSTES
30/01/2007, 14:04
elmestizo...
Comprar o eixo flutuante é uma alternativa, é só conferir os dentes do diferencial e colocar mas é difícil encontrar. A carcaça quando encontrei me pediram 1.800 latinhas, a transformação em caminhão custa 600 latinhas, a diferença é muito grande.
Se no caminhão aguenta, nas toyas devem segurar tbém

leovalle
30/01/2007, 14:14
Mandei pra fábrica a consulta de transformar em flutuante.

Vamos aguardar :concordo:

Franco
30/01/2007, 15:34
O kit flutuante já ta no forno, só não saiu ainda porque o meu fornecedor de peças não consegue uma carcaça de semi-flutuante de Toyota pra usar como referência. O esquema é simples, identico ao do eixo Engesa. Usa-se duas mangas dianteiras + cubo+rolamento+porca de engenharia+retentor original e junta tudo com o freio original e um paar de pontas de eixo T-RexBone.......destas só me faltam o comprimento pra poder fabricar, mais nada.....mas uma hora sai, fica frio...

Franco

RAFAEL TOSTES
30/01/2007, 17:11
Franco tem idéia do custo?
Vou poder colocar o blocante neste sistema?
Estou transfomando em flutuante com a finalidade de colocar o blocante!

Franco
30/01/2007, 20:41
Rafael

Quanto exatamente, ainda não da pra definir, mas deve ser algo parecido com o Kit do Engesa, que é praticamente identico....

Blocante, claro, a ideia central é essa mesmo, já que com o sistema flutuante:
a) elimina o clip "C", que mantinha as pontas semiflutuantes no lugar e impedia a montagem do Full-Lock
b) os semi-eixos novos são de cromo-molybdenio e com isso bem superior aos originais, especialmente se a intenção é usar bloqueio 100%
c) Ganha-se uma aumento brutal de capacidade de carga.....isso é secundário, já que é improvável que algume começa a trabalhar na pedreira carregando rocha depois de instalar o flutuante, mas.....:mrgreen: toda capacidade é bem vinda, e pra concluir..
d) mesmo que por algum absurdo venha a quebrar uma ponta de eixo, voce não fica sem roda, já que a função de sustentação é separada da função de transmissão..

alles klar??

Franco

Luca
30/01/2007, 22:31
... Gostaria de saber se alguém já fez a transformação do eixo normal da band em flutuante. É comum em caminhões a troca das pontas das carcaças dos eixos, que normalmente é soldada no torno. A dificuldade de se encontrar carcaças de flutuante é grande e quando se acha é muito caro. Rafael,
Meu Engesa tá com eixos de Band. Fiz a transformação. Me arrependi depois. Melhor comprar um conjunto completo. Não lembro quanto gastei, pois já tem bem uns três anos. Mas custou caro. Eu somente tinha a carcaça do eixo traseiro, e algumas outras partes, além, claro, do conjunto diferencial completo. Como teria que comprar todo o resto (agulhas, rolamentos, travas, etc.), e devido à motorização forte (250 S), achei por bem fazer flutuante, de uma vez por todas.
Exatamente o que você falou. Tive que cortar as pontas das mangas de eixo, pois as flanges são diferentes. Mas ninguém me havia dito isto antes. Tive que achar uma carcaça de flutuante trincada, cortar as flanges dela, cortar as flanges da minha, e depois soldar. As flanges ficaram no esquadro com o eixo, porém a furação das flanges ficou um pouco desalinhada resultando em posicionamento não simétrico entre as pinças de freio (uma fica um pouco mais prá cima que a outra). Sim, meu Engesa tem freio a disco nas quatro rodas. Sei que é detalhe, mas me incomoda.
Ao final, acho que não compensou o trabalho e o custo. Se inicialmente eu estava receoso de que o eixo poderia se partir, hoje eu tenho receio de que a solda da carcaça do diferencial pode se partir.
Sugestão, somente faça isso, se você conhecer bem o serviço de torno e solda, e se você tiver pedaços de carcaças disponíveis.
Boa sorte.

leovalle
30/01/2007, 22:40
Rafael,
Meu Engesa tá com eixos de Band. Fiz a transformação. Me arrependi depois. Melhor comprar um conjunto completo........

Luca,

o Franco tem um Engesa com eixo híbrido c/ de Band. Uma adaptação desse nível demanda muito dinheiro, equipamento e MO especializada. O up-grade do eixo original é sempre mais barato :concordo:

Luca
31/01/2007, 17:42
O up-grade do eixo original é sempre mais barato
Sim, Leo. Hoje eu conversaria longamente com o Franco, antes de me aventurar. Dois ou três anos atrás...
[]´s

RAFAEL TOSTES
31/01/2007, 22:34
Luca...
Vc colocou a sua experiência, é justamente isso que estava procurando.
Poder discutir antes de tomar as desições, valeu!
Franco...
Vc poderia me mandar o custo do kit completo para Engesa, para ter uma idéia de quantas latinhas isso vai ficar. agradeço pelas esplicações, de forma clara e objetiva.
[]s

romeu
01/02/2007, 08:14
ensimec tem o kit inteiro pra toyota, não tem não?

cristiano
01/02/2007, 21:01
Franco, tem data para lançamento desse kit?

Quanto está o kit do Engesa? para ter uma idéia de preço para a Toyota. :mrgreen:

Fico no aguardo.

leovalle
02/02/2007, 14:34
O Kit já existe :concordo:

Algumas peças vocês terão que comprar. Veja a lista abaixo:

Eixo Dana 44 – Engesa EE4 O kit ponta de eixo da ENSIMEC é composto por:

Duas pontas de eixo com dupla estria
Duas tampas estriadas para cubo
12 parafusos Allen para fixar a tampa no cubo
dois flanges de adaptação de manga com o eixo com suporte de pinça integrado
16 parafusos M10 para fixação das mangas na flange
8 parafusos Allen M12 para fixação da flange no eixo
dois suportes de retentor com retentor para o eixo
dois discos de freio para pinça GM Kadett GSI
duas mangas de eixo
dois cubos dianteiros de Toyota Bandeirante 1986 > 2000 ( que usa homocinetica)Para completar falta as seguintes peças comerciais (você adquire):

dois retentores de cubo
dois rolamentos LM102949 / LM102910
dois rolamentos L305649 / L305610
duas arruelas de encosto ou 2 Porcas de Engenharia ENSIMEC
duas trava aranha
12 prisioneiros de roda
duas pinças de Kadett GSI traseiraPreços olha é comigo mesmo :concordo:

Kit Engesa Fase 1 e Fase 2 - Dana 44 - discos de freios traseiros + cubo + manga de eixo

A vista ou em 4 vezes: R$ 1.800,00 + frete
Em 10 vezes: 10 parcelas de R$ 195,00 + frete

[]'s

Marcelo R. A. da Cunha
02/02/2007, 15:04
Posso dizer que o KIT é de EXCELENTE qualidade, já rodei +- uns 50.000km com o kit da Ensimec + Full Lock Fase IV no meu JPX e até agora só alegrias.

Parabens Franco e Léo por mais essa empreitada.

[]'s Marcelo

RAFAEL TOSTES
02/02/2007, 19:38
Vamos fazer as contas...
Vi esse kit em uma Engesa que vendi com mudzilla 35", ficou muito bom!
Franco quando tiver para toy nos avise
[]´s

leovalle
02/02/2007, 20:31
Tem o Kit p/ Engesa Fase 1 e 2, sem os cubos e os discos, fica em R$ 1.100,00 em 4 vezes :concordo:

João Fernandes
03/02/2007, 14:26
Franco,

Estou com minha Band desmanchada, inclusive seu eixo traseiro semi-flutuante, se houver algo que possa fazer para ajudar é so pedir.

cristiano
20/02/2007, 15:00
Franco, não esqueça a nossa caloi... (leia-se kit) :mrgreen:

Franco
24/02/2007, 22:00
Hehe

Ja consegui um eixo semi...desmontei, ta jateado, limpo e pintado....e a primeira coisa que descobri que não vai dar pra simplesmente parafusar um adaptador e uma manga dianteira neste eixo por ficar largo demais, cresce ai uns 65mm cada lado. Pode ter até os que acham legal, mas alem de jogar barro paralama afora, tem-se uma otima encrenca com os queridos patrulheiros de rodovia, então....

Vai ter que uma intervenção cirurgica, cortar um pouco do eixo. Essa operação é irreversível, um passo decesívo, mas para o melhor, lógico...coragem :mrgreen:

A manga será sob medida, já que a dianteira original rouba muito espaço. Ela vai se apoiar no alojamento do rolamento original e é fixa pelor parafusos originais. A ideia é não alterar nenhum detalhe dimensional, de maneiras que o freio original poderá ser montado devolta no novo sistema, embora isso será opção da minoria. Como a Band tem freio estacionário no cardan, vai ter neste caso um kit de freio a disco vom discos ventilados e pinças.

Lançamento oficial será na fenajeep 2007 de 7-10 de junho (Corpus Cristi) então programa já pra não ficar de fora e pra tras, venha visitar a Ensimec.

Custo ainda não definido, mas o kit basico sem freio e sem cubos ou rolamentos deve ficar em torno do valor colocado pelo Leo. O legal que provavelmente teremos tb novos cubos com RL estriadas interna, tipo F1000, tanto para os Dana44, quanto para Toyota Bandeirante, OK.

Aelbioner Eunase da Silva
25/02/2007, 08:59
amigo, esse eixo vem de fábrica na toyota Bandeirante ano 92?

tenho uma band. 92 Om 364, mas não sei se ela já vem com eixo flutuante...alguém pode me ajudar?

um abraço a todos.....

Aelbioner Eunase da Silva- São Luis-MA

cristiano
25/02/2007, 14:02
Hehe

Ja consegui um eixo semi...desmontei, ta jateado, limpo e pintado....e a primeira coisa que descobri que não vai dar pra simplesmente parafusar um adaptador e uma manga dianteira neste eixo por ficar largo demais, cresce ai uns 65mm cada lado. Pode ter até os que acham legal, mas alem de jogar barro paralama afora, tem-se uma otima encrenca com os queridos patrulheiros de rodovia, então....

Vai ter que uma intervenção cirurgica, cortar um pouco do eixo. Essa operação é irreversível, um passo decesívo, mas para o melhor, lógico...coragem :mrgreen:

A manga será sob medida, já que a dianteira original rouba muito espaço. Ela vai se apoiar no alojamento do rolamento original e é fixa pelor parafusos originais. A ideia é não alterar nenhum detalhe dimensional, de maneiras que o freio original poderá ser montado devolta no novo sistema, embora isso será opção da minoria. Como a Band tem freio estacionário no cardan, vai ter neste caso um kit de freio a disco vom discos ventilados e pinças.

Lançamento oficial será na fenajeep 2007 de 7-10 de junho (Corpus Cristi) então programa já pra não ficar de fora e pra tras, venha visitar a Ensimec.

Custo ainda não definido, mas o kit basico sem freio e sem cubos ou rolamentos deve ficar em torno do valor colocado pelo Leo. O legal que provavelmente teremos tb novos cubos com RL estriadas interna, tipo F1000, tanto para os Dana44, quanto para Toyota Bandeirante, OK.

Franco

Há alguma possibilidade de aproveitamento do eixo antigo semi-flutuante? ou pegar ele no negócio?

O interessante é o eixo não atrapalhar nenhum sistema de freio a disco instalado, ainda mais que a minha tem freio nas 4 rodas.

RAFAEL TOSTES
25/02/2007, 19:01
Hehe

Franco,
Estaremos lá para conferir e guardando o din din!
Alem do kit o que tem que ser trocado?
[]´s

RAFAEL TOSTES
25/02/2007, 19:08
Aelbioner
para simplificar:
é só olhar o centro da roda e verificar se tem um "cubo" para o lado de fora da roda!

Franco
26/02/2007, 19:29
Franco

Há alguma possibilidade de aproveitamento do eixo antigo semi-flutuante? ou pegar ele no negócio?

O interessante é o eixo não atrapalhar nenhum sistema de freio a disco instalado, ainda mais que a minha tem freio nas 4 rodas.

Cristiano, não entendi bem , mas vamos lá...

A carcaça e o que está no globo do diferencial permanecem inalterados. O que muda são os dois semi-eixos, que são fornecidos em Cromo-Molybdênio, a manga, que é especial, e ai pode variar, ou cubo ENSIMEC ou original Toyota, não sei ainda. As modificações são necessárias a carcaça, para que seja possível a transformação. Tipo, pra fazer aquele omelette, precisa quebrar uns ovos, claro....:mrgreen:

cristiano
17/05/2007, 10:49
Bom dia Franco, alguma novidade sobre a transformação? ou somente na Fenajeep?

GERALDOMS
17/05/2007, 12:59
Olá pessoal.
Barrão está no estaleiro e nessa parada aproveitei para trocar o diferencial traseiro, tirei o semi flutuante para colocar o flutuante.
O problema maior é realmente achar um que esteja num preço razoável. Aqui achei por até R$ 1300, mas comprei a carcaça com os semi eixos por R$ 450,.
Quanto a adaptação não recisa fazer nenhuma, é tirar um e por o outro.
Boa sorte para quem continua a procura.

Um abraço a todos.