PDA

Ver Versão Completa : Análise de tensões em gaiolas e etc...



RafaelS
29/01/2007, 20:04
Olá pessoal,
Sou novo por aqui mas já gostei muito do site e me identifiquei bastante com todos, afinal não é fácil encontrar pessoas que estejam construindo gaiolas em vez de ir numa concessionária e comprar um carro.
Dei uma olhada em alguns tópicos sobre construção de gaiolas e vi que todos têm bastante dificuldade em fazer análise de tensões das futuras crianças.
Ok, sou engenheiro mecânico e trabalho com estruturas submarinas, participei do Mini-baja por 4 anos da minha vida, o que me trouxe alguns conhecimentos de projeto de suspensões, geometrias de esterçamentos de direção, segurança de cock-pit e análise de estruturas automotivas.
Faço projetos de rodas esportivas para uma empresa aqui no Rio de Janeiro que se chama Ferraro Rodas, então posso tirar quaisquer dúvidas a respeito de offsets, furações, talas, projeto de rodas, inclusive análise de tensões em rodas especiais ou mesmo nas comuns de rua.
Estou disposto a ajudar a todos que precisem fazer análises de tensões de suas gaiolas ou qualquer outra coisa que precisem das que eu coemntei acima.
Na parte de análise de tensões eu terei de fazer no meu trabalho após o expediente, e isso deverá gerar algum custo, mas como isso é um hobby, não pretendo fazer isso de uma fonte de lucros, estou até disposto a receber peças para minha fuura gaiola como pagamento, tudo é negociável. Mas no restante, desde que eu saiba responder, responderei aqui pelo fórum.
De qualquer maneira estou aqui para trocar informações com todos.
Abraços

Marcelo A. Marchiodi
30/01/2007, 09:22
Bela iniciativa!
Te mandei uma mensagem em pvt, dá uma olhada!

Flávio Cadore
30/01/2007, 21:17
Rafael, valeu pela iniciativa de ajudar o pessoal que quer construir as gaiolas... eu tenho uma com motor de Agrale 27.5 e estou construindo outra com motor de RD 350 para o meu patrão...e tbm vou continuar a construir a minha outra gaiola 4X4 com motor de carro.
Até mais e seja bem vindo.
Flávio...

Delmar
31/01/2007, 14:13
Parabens pela inicativa!

Você tem o desenho em SW 2005 ou 3d CAD de um aro 14" de ferro do Gol/Santana?

RafaelS
31/01/2007, 22:25
Não, só possuo rodas de alumínio.
Modelos de roda eu não posso fornecer.

RafaelS
01/02/2007, 08:40
Posso desenhar e enviar o modelo de:

- Rodas sob medida
- Rodas com desenhos personalizados
- Rodas baseadas em desenhos já existentes

Enfim, qualquer projeto de roda.

C. Roberto
09/02/2007, 10:37
Valeu, Rafael.

Isso é que é unir o útil ao agradável!

Estou procurando rodas de ferro 15 x 7, furação 5 x 139,7 (Samurai) offset de zero a - 6 para substituir as originais (offset + 25), para calçar pneus 235 x 75 x15, no lugar dos 205 x 70 x 15, originais.
Faz sentido, ou vai forçar muito as pontas dos eixos e alterar o comportamento da suspensão ?

Outra coisa: Tá difícil achar as rodas. Você sabe se é muito caro mandar fazer?

Flávio Cadore
09/02/2007, 21:45
Rafael, tudo blz?

Vc sabe alguma coisa sobre suspensão anti-mergulho, aquelas com as balanças inclinadas? como determinar a inclinação, resumidamente claro...
Flávio...

Delmar
10/02/2007, 11:35
Rafael, tudo blz?

Vc sabe alguma coisa sobre suspensão anti-mergulho, aquelas com as balanças inclinadas? como determinar a inclinação, resumidamente claro...
Flávio...

Hãããã... Este assunto também me interessa!

Então, alguem sabe como dimensionar este tipo de suspensão?

Flávio Cadore
11/02/2007, 00:16
Vou contribuir um pouco, no site http://www.saltire.com/ax.html tem um programa que pode ajudar à verificar a geometria da suspensão das gaiolas.
Vou postar o arquivo do programa para isso. O programa é o Analytix.
Depois de instalado o demo, abra o arquivo e vá em "tools" e depois em "animate". Vcs vão poder determinar o comprimento das balanças e a cambagem da suspensão.
Flávio...

Flávio Cadore
13/02/2007, 19:51
É o mesmo esquema da suspensão, é só ir alterando os valores até chegar ao que se quer. É um tal de diagrama de Ackerman...

RafaelS
14/02/2007, 22:00
Sim, entendo desse tipo de geometria.
Quando os ângulos são aplicados na dianteira se chama de Anti-dive e na traseira Anti-lift, esses são para frenagem, para aceleração é o Anti-squat. Procurem por esses nomes na internet que acharão bastante material.
Os ângulos das balanças são determinados basicamente por equilíbrio de forças, é claro que eu precisaria de um desenho pra explicar isso muito bem. O que se faz é determinar qual a porcentagem que vc quer, pois quando se tenta fazer uma suspensão 100% anti-dive o que encontra-se é algo impraticável, ou que é bom por um lado mas é péssimo por outro, então se usa em torno de 20 a 50%.
Vc precisará do peso do carro, entre eixos, altura do CG, divisão de torque de frenagem entre a dianteira e a traseira e se não me falha a memória é só isso. Aí parte-e para uma fómula relativamente simples de usar, mas nem tão simples de entender e encontra-se o ângulo entre as balanças.

RafaelS
14/02/2007, 22:05
Se procurarem na internet por esse nome com certeza vão encontrar muita coisa interessante.
Esse diagrama basicamente é oq ue comanda a construção da suspensão e direção de um carro, até mesmo o entre eixo e bitola.
Tratem com carinho esse programa (que eu não sei como abrir, tem extensão .AX), pois essa é a parte mais importante do carro.

Marisco Off Road
10/07/2008, 17:05
Flávio,

Reabrindo o tópico.
O programa que vc passou aí em cima, poderia exclarecer como se abre ele?
Alguém tem mais detalhes de como calcular o ângulo de Ackerman?

Agradeço,

Flávio Cadore
10/07/2008, 22:36
Marilson, para rodar aquele arquivo .ax vc vai precisar do programa Analytix que vc encontra neste endereço http://www.saltire.com/ax.html ...é bem fácil baixar e tem até uns tutoriais.

Marisco Off Road
11/07/2008, 08:49
Flávio,

Obrigado!

Abraço,