Conectar

Ver Versão Completa : Reboque

andretomasi
23/03/2004, 14:23
Fala pessoal,

Meu próximo projeto pro CJ... pra carregar tralha :D :D :D

[ ]´s rebocados

Alexandre Vaz Ferreira
23/03/2004, 15:35
Eaí keko

Cadê o projeto???????

Um abração
Alexandre

Sergio Rocha
23/03/2004, 18:49
Fala pessoal,

Meu próximo projeto pro CJ... pra carregar tralha :D :D :D

http://www.backcountrytrailers.com/Trailers/BackCountryTrailers/rtpix03.gif

[ ]´s rebocados

Acho que perdeu na estrada...

andretomasi
23/03/2004, 23:37
Boa Sérgio, mas ainda nem tinha o reboque pra perder :lol: :lol: :lol: , agora sim, tava dando tilt na imagem..

Quero fazer um assim pra viabilizar passar períodos longe de casa :lol: :D :lol: , tá me fazendo falta..

Conselhos, dicas? Pretendo fazer com o mesmo esquema do cj, feixe de molas, mesma altura, mesma roda, mesmo pneu, mesmas lanternas.. De repente embutir uma ceva-gelator tabajara :lol:

[ ]´s

megadeth
24/03/2004, 18:41
Grande Keko, blz?
Vai ter porta-sogra :shock: neste seu projeto??? :lol: :lol:

[]s

Obs.: pega leve na resposta hein?? :D

andretomasi
24/03/2004, 20:01
Grande Keko, blz?
Vai ter porta-sogra :shock: neste seu projeto??? :lol: :lol:

[]s

Obs.: pega leve na resposta hein?? :D

Fala Megadeth,

Vai.. já viu aquele filme quarto do pânico, ninguém entra, ninguém sai? E já viu aqueles shows de contorcionismo que a mulher entra numa caixa? Bom, mistura os dois.. aí está o Porta-Sogra-Off-Road-Tabajara.. Ela fica lá, lacradinha, ninguém escuta ela reclamando, e ninguém fica levando cutucão na nuca quando passa dos 100 km/h :twisted:
Só não sei como vou isolar o Porta-Cervejator-Tabajara junto com esse novo compartimento "especial" :twisted: , pois com o calor que o diabo solta, ia esquentar as geladas :lol: :twisted: :twisted: :twisted: :lol:

[ ]´s

Sergio Rocha
24/03/2004, 21:26
Antigamente existia um reboque da Karman-Ghia muito parecido com este, não sei se ainda existe.Vc pretende usar na estrada ou tb em trilhas ?Se dimensionar o feixe de molas pro peso do reboque + tralhas, com rodas de Jeep, um robusto engate tipo militar, deve ficar show.
A sogra deixa em casa q é melhor :evil:

andretomasi
25/03/2004, 02:07
Sérgio, a idéia é levar o reboque junto onde o jeep for, até por isso penso em utilizar mesmos feixes de mola, mesmas rodas e pneus, para ele ficar o máximo parecido com a suspensão do cj..

Alguém sabe como funciona registro do reboque? Meu pai sempre emplacava os reboques dele com a mesma placa do carro..
Estou pensando em fazer o reboque do zero, desde um mini-chassis até a lataria, por isso queria saber o que pode ou não.

[ ]´s

Alexandre Vaz Ferreira
25/03/2004, 12:10
Keko :D
O registro do reboque, até certo peso, é feito junto ao detran levando todas notas de peças e um laudo técnico de um eng. mecânico, pelo menos era há 3 anos qd fiz um reboque p/ o meu barco, no site do detran deve ter algo.
A número da placa é fornecido por eles.

Conselho: O reboque pode ser como tu descreveu, mas tem que ser bem leve. O meu com toda tralha de pesca dentro do barco segura um monte o Jeep, principalmente no barro :wink: .

Um abração
Alexandre

Sergio Rocha
25/03/2004, 20:05
[quote="Keko - CJ5"]Sérgio, a idéia é levar o reboque junto onde o jeep for, até por isso penso em utilizar mesmos feixes de mola, mesmas rodas e pneus, para ele ficar o máximo parecido com a suspensão do cj..

Beleza tu vai fazer um reboque off road, nunca vi nenhum.
Depois que fizer coloca as fotos dele pra gente ver.Garanto que vai ter muito clone por ai.

bunny
25/03/2004, 22:12
[quote=Keko - CJ5]Sérgio, a idéia é levar o reboque junto onde o jeep for, até por isso penso em utilizar mesmos feixes de mola, mesmas rodas e pneus, para ele ficar o máximo parecido com a suspensão do cj..

Beleza tu vai fazer um reboque off road, nunca vi nenhum.
Depois que fizer coloca as fotos dele pra gente ver.Garanto que vai ter muito clone por ai.

pergunta de leigo: será q dá pra puxar um cardã, colocar um eixo com diferencial e fazer um jipe com reboque 6x6???

[]s

Melancia
25/03/2004, 22:28
pergunta de leigo: será q dá pra puxar um cardã, colocar um eixo com diferencial e fazer um jipe com reboque 6x6???

[]s

Bom, tudo é possivel nesta vida, mas eu creio que as dificuldades encontradas e as latinhas $$$ gastas para o tal projeto não vão compensar... acaba ficando mais fácil e barato carregar a carretinha nas costas quando for passar no barro do que colocar tração na mesma; pelo menos esta é a minha opinião, pois invariavelmente teremos angulos bem agudos da carreta em relação ao jeep... aí só uma super homocinética :shock: :shock: :shock: para resistir..... :wink: :wink: :wink:

andretomasi
25/03/2004, 23:13
Fala Melancia e bunny,

Até tinha pensado nisso quando comecei a pensar no reboque, mas não é pra mim, não tenho todo esse $$$ potencial $$$, mas se fosse fazer, faria um motor elétrico, tipo de guincho ou algo pequeno, pra embutir e só pra passar ele por obstáculos mais difíceis..

Mas pro meu caso, acho que só o reboque tendo a mesma suspensão e pneus do jipe já ajuda pra chegar onde eu quero.. afinal não vou fazer rockcrawling com o reboque (embora tem uns conterrâneos do Bill que façam isso.. tem louco pra tudo)..

Eu e o Beto estamos discutindo algumas idéias, quando as tiver passado para o "papel", ou melhor, pra tela, vou colocar aqui..

[ ]´s

bunny
25/03/2004, 23:42
a idéia da tração foi meio impensada, confesso...

mesmo o motor de guincho, acho q acaba sendo meio desnescessária, afinal, a carretinha não vai ter tanto peso assim pra atolar, não é mesmo? e quando o jipe já a estiver puxando, ele já estará livre do enrosco, podendo assim, puxa-la com mais velocidade, evitando q ela atole...

mesmo assim, levinha e com velocidade, ela sai pulando q é uma beleza =)

andretomasi
26/03/2004, 01:17
Isso aí bunny, pegou bem a idéia, também acho que um reboque-cabrito deve ir aonde o cj for hehe :D :D

[ ]´s

monge
26/03/2004, 12:05
[quote=bunny]

[]s

Fala Gente... :D

Vcs já viram aquela polia que alguns jeeps tem? Era pra tocar implementos agrícolas no passado. :D

No caso de uma carretinha, sendo arrastada numa estrada é mole pro jeep, mas numa subida, carregada, cheia de erosões, pode ter certeza que ela vai te atrapalhar um bocado. :(

A idéia seria usar a tal polia para fazer com que a carretinha com o eixo e diferencial seja "auto suficiente". :D Ou seja, 4x4 no jeep é 2x1 na carretinha.

Acho que dá pra fazer alguma coisa assim :D

Eu falo isso pq eu arrasto uma gaiola no jeep, e as vezes eu vou arrastando ela por locais de dificil acesso, e o jeep custa a dar conta do recado. :( Dependendo do local que to andando.

[]'s

Eugênio

Pavani
26/03/2004, 18:29
Aí Monge sua idéia foi escelente....
Se por um acaso tiver uma saída de força na traseira dos jeeps, quinta no Ibirapuera eu vi um com isso... Com certeza daria pra vc ligar a saída em um diferencial e ele mesmo tracionar... Mas aí eu não sei como funciona pra ligar esse mecanismo... Só sei que dá, por que na fazenda já vi muita gente ligando a saída de força dos tratores para ligar colhedeiras, etc....
Tenho certeza que daria pra se fazer isso, só acho que o jeep perderia ângulo de saída, por que é um trambolho na traseira....
Abraço...

Beto Lacerda
27/05/2004, 01:30
Aproveitando o topico de reboques , alguem tem algum esquema ou projeto , fotos , de carreta pra carregar um CJ ??

monge
27/05/2004, 11:05
Fala Gente... :D

Acho que já postei estas fotos, mas vou postar novamente.

É uma carreta trucada, com 6 metros de comprimento por 2 de largura. Pesa uns 900 kg, e suporta até 3.000 kg.

[]'s

Eugênio

LuizCabral
27/05/2004, 12:44
Keko eh bom você pensar bem em como fazer a suspensão do seu reboque. Tenho um do Karmann Ghia, ele tem uma suspensão bem peba. Eh um eixo dianteiro de fusca com dois amortecedores.
Resumindo, o reboque pula muito e não aconselho nada a usá-lo em trilhas. Vc teria que ver direitinho ai e calcular o peso e a quantidade de molas no feixe (se for usar feixe) do reboque.

andretomasi
27/05/2004, 15:21
Fala Luiz,

Minha idéia era pegar uma carroceria de CJ, cortar e aproveitar só a parte traseira (até as portas), fazer uma tampa em cima, e usar eixo e suspensão de CJ, igual a do rebocador..

A propósito, se eu comprar somente a lataria pra aproveitar.. o chassis do reboque eu posso mandar fazer, certo?

[ ]´s

haundrich
01/06/2004, 18:52
Keko

Acredito que deve ser mais barato manter o chassi em vez de fazer um novo para o seu reboque. Aproveita suporte e feixe de molas e o eixo diferencial também. Imagine que vc será o único a ter um conjunto de diferencial e até cruzeta de estepe na trilha....

Além disso, aproveita o conjunto de freios. Coloque um burrinho com uma mola na ponta do engate. Deverá poupar freios de sua viatura desta maneira.

E depois disso feito, vai faltar pouco para ligar a saida de polia da caixa de câmbio a um cardãzinho até o diferencial de seu reboque....É só acertar a relação...

A propósito, quanto está especificado a capacidade de reboque sem freios para CJs? e com freios?

Flávio

Renato M. Penha
01/06/2004, 19:28
Fala Pessoal,

Há um tempo atrás ( 2ª Guerra Mundial ), os jeeps
tinham uma carretinha que carregavam de tudo
inclusive eram carretas anfíbias, eu tenho este material,
só que está em inglês. se alguem quiser me passe um
e-mail: renatompenha@pop.com.br

[]´s Renato

andretomasi
01/06/2004, 19:48
Fala Flávio!

Acredito que deve ser mais barato manter o chassi em vez de fazer um novo para o seu reboque. Aproveita suporte e feixe de molas e o eixo diferencial também. Imagine que vc será o único a ter um conjunto de diferencial e até cruzeta de estepe na trilha....

É, já tinha pensado em manter suspensão, manter o chassis facilita mais ainda.. será que daria pra usar um chassis de CJ de ferro-velho (baixado no detran)? Iria cortar igual, sairia fora a parte do número original :roll:

Além disso, aproveita o conjunto de freios. Coloque um burrinho com uma mola na ponta do engate. Deverá poupar freios de sua viatura desta maneira.

Esse é o sistema de freios usado nas carretas e trailers?

E depois disso feito, vai faltar pouco para ligar a saida de polia da caixa de câmbio a um cardãzinho até o diferencial de seu reboque....É só acertar a relação...

Essa idéia também é boa, já tinha sido lançada, mas será que um cardã lá do câmbio até atrás, no eixo do reboque, não iria atrapalhar o movimento do reboque?

A propósito, quanto está especificado a capacidade de reboque sem freios para CJs? e com freios?
Vou dar uma olhada no manual do CJ, daqui a pouco coloco aqui :wink:

[ ]´s

Rogério Tortato
01/06/2004, 21:16
é bastante interessante este tema.

sobre a utilização de tração também na carreta, até onde eu imagino, não haveria problemas. seria só instalar um eixo com diferencial no reboque, com a mesma relação é claro.

com relação ao cardã, em toda caixa "t-case" do cj, na parte traseira, ao lado da saída do cardã original do eixo traseiro, há uma tampa de lata, onde encaixa perfeitamente um implemento do jeep para tomada de força traseira, tomada esta que engata e desengata por alavanca, a qual, após instalada, fica uns 40 cm atrás do câmbio, quase na travessa central da carroceria, entre os bancos dianteiros. é justamente na tampa que atualmente se utiliza para acoplar os guinchos mecânicos tocados pela força do motor.

se você observar bem, e se sua última travessa traseira for original, ela tem um "buraco" bem redondo um pouco a esquerda do centro, justamente para passar tal cardã, sendo que, é claro, dali para tras deverá haver outro cardã, para viabilizar o movimento da carreta.

o único inconveniente é que a rotação que vai para a tomada de força é a do cambio. ou seja, se a t-case estiver em rotação normal, é idêntica, porém se esta estiver na reduzida dará diferença.

há ainda a possibilidade de fazer o diferencial traseiro com roda livre, já que a furação do cubo dianteiro do jeep é a mesma da traseira, havendo a necessidade apenas de se adaptar um semi eixo. este poderia até ser soldado, já que, havendo cubo na roda, fará força apenas de torção (tração) e o pouco peso do reboque não exigirá muito do conjunto.

quanto ao freio na traseira, há um tópico aqui no fórum, sobre reboque de jeep por outros veículos atraves de cambão (towbar) em que se fala em conexão rápida para freio de carretas, pelo jeito é coisa séria.

quanto ao fato de andar na lama, não se iluda, a carreta pesa muito, ainda mais se voce utilizar o mesmo rodado. imagine jeep passando por um atoleiro difícil e ainda puxando uma carreta.

a sua idéia é muito boa e não é tão cara assim.

se fizer, mantenha-nos informados.

abraços.

haundrich
02/06/2004, 11:12
Sim, o sistema de freio no reboque é um troço até simples. E é independente do freio do veículo. Não tem ligação nenhuma. Nem ar, nem hidraúlico.

O ponto do reboque possui uma mola que permite um pequeno deslocamento longitudinal.
Então quando vc freia o seu veículo, o peso do reboque tende a "apertar"a mola, correto?
Então imagine um sistema de pistão, na hora que vc estiver diminuindo a velocidade de seu veículo, em que o reboque vai "apertar " este pistão dentro da mola, comprimindo o oléo de freio e transmitindo frenagem as rodas.. com o seu próprio peso. Só questão de regulagem para poupar mais os freio de seu CJ. Além de mais segurança.
A mola só tem o propósito de tornar o sistema mais estável. E vc terá o mínimo de exigência a mais nos freios, mesmo com reboque mais ou menos pesado.

Flávio

Danniel Pizatto
13/09/2007, 13:30
Alguém conseguiu descobrir a capacidade de reboque do CJ5?