PDA

Ver Versão Completa : OHC foi pro brejo - Novo motor, qual?



tavio_g
29/01/2007, 10:25
Pessoal, mesmo depois de uma retífica que fiz no meu OHC a uns 2 anos atras, ele nao estava 100%. Mas continuei assim mesmo até acabar com ele e neste final de semana ele acabou. :mrgreen:

Vou trocá-lo por algum outro, mas não sei qual seria a melhor opção tendo em vista alguns pontos que vou colocar aqui.
O jeep é basicamente para trilha, costumo viajar com ele para praia(uns 200km) e as vezes para dar uma volta na cidade.
Não queria gastar muito a ponto de ter que trocar eixos e transferencia.
O que eu pensei em fazer e não fazer está aqui:

1 - compro um motor de opala 4 + capa seca + flange e mantenho meu cambio original de 4m. a adaptação seria só no motor.
essa opção seria uma boa pelo baixo custo, certo? e creio que como estou me virando bem com o OHC não creio que terei dificuldades.
2 - compro um motor a Diesel de Topic/Besta o 2.7 e também mantenho o cambio(aguenta?) e a transferencia do jeep.

Estou tentado em colocar esse motor Diesel nele, pois pelo que ví o torque é um pouco maior que o OHC e por ser diesel me dará uma boa economia de combustível. Aí daria para usá-lo mais no dia a dia.

O que eu imagino gastar:
opção 1
Motor +capa seca + embreagem = 1000
flange = 200
M.Obra = 1000
Total 2.200 + algumas coisinhas que sempre tem que fazer na última hora.

opção 2
Motor Besta = 2.500
Flange(tem que fazer) = 300
Mobra 1500
Total 4.300.

Isso foi o que eu já andei pesquisando a um tempinho atras para ver qto eu gastaria para colocar um diesel no jeep.
Conversei com 2 pessoas que tem esse motor a diesel e me disseram que gostaram muito e analisando a potência dele comparando com o que eu tenho hoje não me parece muito diferente, o que para mim já estaria bom.
FIca a dúvida se teria que turbinar, ou se as peças são caras. A durabilidade desse motor eu sei que é grande.

O que vocês me sugerem?
ou melhor, por onde começo?

Antes que me perguntem porque não o AP eu falo que não gosto muito dele.

[]s sem motor.

Cursino
29/01/2007, 10:45
Eu iria de opala 4 a alcool, não por desempenho, e sim por simplicidade na manutenção. imagina só uma bomba injetora desse kia dando pau no meio da trilha? No motor de opala, com o bom e velho carburador, vc consegue pelo menos chegar a algum lugar, mesmo q falhando. Sem falar em dificuldade de encontrar peças p/ o kia. Meu empreiteiro tinha um caminhãozinho kia com motor 2.2 e ficou 3 meses parado por falta de peças (não me lembro bem se era algo da bomba injetora ou do motor).
[]'s opaleiros

p.peleje
29/01/2007, 10:55
Se for eu iria de GM151!

Qdo estava pesquisando motor de colocar no meu CJ5, achei um kia 2.7 tb, só pra vc ter uma idéia, o mecânico ia me dar o motor, com a condição dele mesmo fazer a adaptação e reforma no motor. Não me lembro muito bem, porém um kit para retifica deste motor ficava por volta de R$2.000 fora a bomba injetora, fora a M.O de adaptação.

Resumo: mudei de idéia.

O câmbio 4 marchas do OHC aguenta sim este motor.

[]s

Peleje

p.peleje
29/01/2007, 10:56
Se fosse eu iria de GM151!

Qdo estava pesquisando motor pra colocar no meu CJ5, achei um kia 2.7 tb, só pra vc ter uma idéia, o mecânico ia me dar o motor, com a condição dele mesmo fazer a adaptação e reforma no motor. Não me lembro muito bem, porém um kit para retifica deste motor não era pouco, fora a bomba injetora, fora a M.O de adaptação.

Resumo: mudei de idéia.

O câmbio 4 marchas do OHC aguenta sim este motor.

[]s

Peleje

jeep
29/01/2007, 11:03
sobre estes motores que vc mencionou......vá de GM151 melhor custo?benefício.

alexrib2005
29/01/2007, 11:44
Olha amigo ando atrás de motor para minha viatura, e estou em duvida entre um GM151, e um AP. 2.0, mas o a diesel só se for o AP., se não nada feito.
Um abraço.

tavio_g
29/01/2007, 11:52
Pessoal, obrigado pelas respostas/opniões. Achei um motor de Opala a álcool, inteiro feito, ignição eletrônica completo só não tem bomba hidráulica, já adaptado com cambio 3m de c10 na reduzida Willys por 1.900.
Tá no preço?

tavio_g
29/01/2007, 12:07
Pessoal, e um cambio auto 4m? ficaria bom nesse motor?
o auto do opala mesmo. alguém sabe sobre a adaptação deste cambio com a reduzida willys?

Cacá
29/01/2007, 14:16
Pessoal, obrigado pelas respostas/opniões. Achei um motor de Opala a álcool, inteiro feito, ignição eletrônica completo só não tem bomba hidráulica, já adaptado com cambio 3m de c10 na reduzida Willys por 1.900.
Tá no preço?

Oi Otávio, onde vc achou? Quanto seria apenas o motor completo?

Abs,

Cacá

tavio_g
29/01/2007, 14:21
Então Cacá, eu to pensando em pegar o conjunto todo.
Ele já vem com com o cambio + a reduzida adaptada(esqueci de falar) aí eu mandaria a minha para o vendedor.
Então este preço é no conjunto todo.
é tirar o meu e colocar esse.
O preço só do motor, com NF para regularização, e NF de retífica e tudo mais custa 1400 e 500 no cambio.
a meu ver o motor está meio caro se vendido separadamente, mas se for considerar o conjunto todo, já adptado, passa a compensar, pois aí é só refazer o cardã e o suporte.

Cacá
29/01/2007, 14:26
Então Cacá, eu to pensando em pegar o conjunto todo.
Ele já vem com com o cambio + a reduzida adaptada(esqueci de falar) aí eu mandaria a minha para o vendedor. Então este preço é no conjunto todo.
é tirar o meu e colocar esse. O preço só do motor, com NF para regularização, e NF de retífica e tudo mais custa 1400 e 500 no cambio.
a meu ver o motor está meio caro se vendido separadamente, mas se for considerar o conjunto todo, já adptado, passa a compensar, pois aí é só refazer o cardã e o suporte.

Pois é Otávio, o meo OHC tá fumando mais que eu. Nao sei se dou um tapinha nele e rodo mais um pouco ou troco por um GM. Mas acho que vou arrumar o meu mesmo que não tá rajando, só fumando. Por enquanto.


Abração, boa semana

Cacá

tavio_g
29/01/2007, 14:55
Eu nao quero mais esse motor.
ja retifiquei ele 1 vez e infelizmente foi num nego que é pra lá de porco.
Joguei dinheiro fora.
Agora quero pegar um do opala, que a meu ver tem peças mais baratas e mais fáceis de achar.
Ainda apareceu esse negócio com o câmbio!
Eu não gastaria mais com esse motor não.

regisbellini
29/01/2007, 15:05
Boa Tarde Otávio!!!

Vai trocar o cambio 4m pelo 3m, ou os dois são plug in play ??

[]´s curiosos!!

tavio_g
29/01/2007, 15:11
sim, to pensando em trocar o 4m por um 3m, mas por um clark 3m

alexrib2005
29/01/2007, 19:40
De que ano é esse motor... Onde conseguiu esse, tem outros...

Pedro Bachir
29/01/2007, 20:19
Pessoal, e um cambio auto 4m? ficaria bom nesse motor?
o auto do opala mesmo. alguém sabe sobre a adaptação deste cambio com a reduzida willys?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23583&highlight=automatico+opala