Ver Versão Completa : Câmbio automatico x reboque
klaus motta
27/01/2007, 07:53
Caros experts de plantão;
Tenho um explorer e estou na duvida sobre a possibilidade de rebocar minha lancha.A questão é se o peso da lancha no reboque vai sacrificar o câmbio.
Desde já obrigado a todos
Klaus
SÉRGIO HOLANDA
27/01/2007, 10:41
Grande Klaus,
se o peso do conjunto for no máximo 20% a mais que o informado no manual do carro, segundo um amigo da Ford, não tem brona nenhuma...então dá uma olhada no manual e ver qual a capacidade máxima de reboque...se tua explore for 4x4 utiliza o bloqueio, pois ganhas mais estabilidade e distribui mais a força do motor, se for andar rápido na estrada tira a 4x4...
espero ter ajudado,
abrs,
Sérgio Holanda
Normalmente o automatico é melhor e mais forte para reboque, mas tem que ver no manual do caro se ele pode rebocar o que deseja, seja auto ou mecanico.
SÉRGIO HOLANDA
28/01/2007, 16:56
:concordo:
e Wallace, lembrar se o reboque não for o original verificar junto ao fabricante a capacidade do equipamento e nunca esquecer de colocar a corrente de segurança...hehehehe, pois tenho um colega que rebocando sua Land Rover no reboque do motohome, começou a sentir o motohome mais leve e desenvolvendo mais velocidade, isso mesmo que vc tá pensando, em um buraco de estrada o towbar da Land pulou da bola e "fudeu urêrê"...mais é é outra hitória!!!
abrs,
Sérgio Holanda
Normalmente o automatico é melhor e mais forte para reboque, mas tem que ver no manual do caro se ele pode rebocar o que deseja, seja auto ou mecanico.
O diferencial é muito sobrecarregado c/ reboque pesado. Procure saber se é necessário algum óleo especial ou aditivo para o diferencial nestes casos.
Abs,
klaus motta
29/01/2007, 07:24
Caros companheiros ;
A explorer é 4x4 sim.o bolqueio que o Sergio esta falando é viajar com o carro tracionado na 4x4?Quanto ao manual eu não possuo se alguem do forum e puder verificar a capacidade de peso que posso rebocar eu agradeço.
De qualquer forma muito obrigado a todos.
Abraços
Klaus
SÉRGIO HOLANDA
29/01/2007, 07:36
:concordo:
Grande Klaus,
bloqueado que eu falo é andar com 4x4 acionada, pois teu carro não possui a 4x4light, então quando vc aciona já é bloqueada...dá uma procurada nos tópicos do fórum sobre manuais, ou então tenta em uma autorizada Ford, eles podem te dar um cópia....
abrs,
Sérgio Holanda
Caros companheiros ;
A explorer é 4x4 sim.o bolqueio que o Sergio esta falando é viajar com o carro tracionado na 4x4?Quanto ao manual eu não possuo se alguem do forum e puder verificar a capacidade de peso que posso rebocar eu agradeço.
De qualquer forma muito obrigado a todos.
Abraços
Klaus
Márcio T
29/01/2007, 13:47
Olá, Klaus.
Procure por uma etiqueta (normalmente na lateral da porta do motorista). Lá você vai encontrar a capacidade de carga:
GVWR = peso bruto total máximo (veículo+bagagem+passageiros). [2.422 KG]
GAWR = peso bruto total máximo por eixo. (2.710 / 2.950 KG - Frente / ras.)
GCWR = peso bruto total do conjunto (GVWR + reboque)
Como o GCWR está numa tabela do Manual e varia de acordo com a relação do eixo traseiro, anote o código do diferencial (AXLE) que também está na etiqueta:
Código Relação
41 3.27
42 4.10
43 3.08
46 3.73
45 3.55
D4 3.73
D2 4.10
L73 3.73
Outro fator importante é o tipo de reboque (Classe 1, 2, etc.), porque a distribuição de peso varia de um tipo para outro.
Se for rebocar por distâncias superiores a 80 KM e com freqüência, melhor instalar um radiador adicional para a transmissão e reduzir o período de troca do óleo do diferencial.
Abraços.
Márcio
Márcio T
29/01/2007, 13:52
Klaus, veja se este link ajuda na especificação do reboque:
http://www.dunesafe.com/trailertowing.htm
Márcio
nelsonnrc
29/01/2007, 23:55
O Explorer acima de 97 e alguns 97 já vieram de fábrica com tow package certificado para classe 2, a partir dai vc pode ter uma idéia.
Meu amigo reboca um Star(veleiro) que pesa aprox 1ton e pouco, e nunca teve qualquer problema, ele tem um 97 4x4 automatico com Control Trac(sistema de tração das 98) e tow pkg.
Só um detalhe, o 4x4 do Explorer assim como o da Ranger não é pra ser usado em pisos de aderência, se precisar de força pra tirar o brinquedo da água tudo bem - mas nunca utilize o 4x4 em estradas pavimentas e acima de 100km/h
Abs
Márcio T
30/01/2007, 11:13
O Nelson ressaltou bem o uso do 4x4 - somente em pisos de pouca aderência.
Com relação à capacidade de reboque, na Explorer V6 4x4 98, o peso total do conjunto (veículo + reboque) pode chegar até 4 ton se o diferencial for do tipo 45 e até 4,5 ton se for tipo D4. Considerando o peso do veículo em torno de 2 ton, tem-se de 2 a 2,5 ton de capacidade de carga para reboque.
Ocorre que o reboque classe II (incluído no tow package original de fábrica) tem capacidade para somente 1,6 ton. Se pretender ou precisar usar a capacidade total de carga da Explorer, será necessário instalar um reboque classe 2,5 ou 3.
Um abraço.
Márcio
Ronaldo Andrade
01/02/2007, 19:01
Caros experts de plantão;
Tenho um explorer e estou na duvida sobre a possibilidade de rebocar minha lancha.A questão é se o peso da lancha no reboque vai sacrificar o câmbio.
Desde já obrigado a todos
Klaus
Klaus,
Qual é o peso da lancha + reboque?
- Se for até uns 1.200,00 kg, desencana.
Pode puxar tranquilo, sem estragar nada.
Vai causar um desgaste maior no diferencial e cambio sim, mas é ao longo do tempo, ou seja, com muitos km rebocando.
- Como já ressaltaram, importantíssimo verificar a capacidade do reboque.
Se for original, tem uma plaqueta com as capacidades em libras da carga vertical e tracionada.
- Nada de ligar 4x4. Só qdo precisar, ou seja, estiver sem aderencia.
Reboco direto com minha ZJ ou Ram, lancha e quadris, conjuntos acima de 1.000 kg.
Na ZJ já tive de trocar os rolamentos do dif.
[s]
Paulo Pacheco
23/05/2009, 10:05
Comprei um ECOSPORT 2.0 automático e gostaria de saber se posso rebocar minha moto.
Embora o manual diga que não posso rebocar nada, gostaria de saber os riscos que corro ao fazer isso. O motor é muito potente! 150 cavalos!
Meu reboque e moto são bem leves. Acredito que não chegue a 300 Kg.
Klaus,
Qual é o peso da lancha + reboque?
- Se for até uns 1.200,00 kg, desencana.
Pode puxar tranquilo, sem estragar nada.
Vai causar um desgaste maior no diferencial e cambio sim, mas é ao longo do tempo, ou seja, com muitos km rebocando.
- Como já ressaltaram, importantíssimo verificar a capacidade do reboque.
Se for original, tem uma plaqueta com as capacidades em libras da carga vertical e tracionada.
- Nada de ligar 4x4. Só qdo precisar, ou seja, estiver sem aderencia.
Reboco direto com minha ZJ ou Ram, lancha e quadris, conjuntos acima de 1.000 kg.
Na ZJ já tive de trocar os rolamentos do dif.
[s]
Amigos,
O pessoal por aqui costuma recomendar que o rebocador tenha pelo menos uma vez e meia o peso do reboque, pensando na Explorer estes 1200 kg ficam perfeitos.
Pensando no câmbio automático da Explorer, minha dúvida é. Teria problema andar por longo período com o " Over Drive " desligado ? Imaginando que para rebocar alguma coisa mais pesada, andaríamos mais devagar, consequentemente o giro ficaria muito baixo. Seria melhor desativar o "Over Drive " ou simplesmente deixar o câmbio trabalhar mais ?
Obrigado.
Abraços Du.
Ronaldo Andrade
25/05/2009, 20:49
Sem dúvida desativar o overdrive ajuda e muito.
O cambio vai aquecer menos e o carro tem mais torque e um pouco de freio motor.
Abs
Ronaldo
Comprei um ECOSPORT 2.0 automático e gostaria de saber se posso rebocar minha moto.
Embora o manual diga que não posso rebocar nada, gostaria de saber os riscos que corro ao fazer isso. O motor é muito potente! 150 cavalos!
Meu reboque e moto são bem leves. Acredito que não chegue a 300 Kg.
Tambem tenho um ECOSPORT 2.0 automatico e gostaria de saber se posso rebocar meu quadriciclo, pois, estou querendo fazer uma viagem de 1.000km. Teria algum problema ?
Rafojao,
O mais crítico é freiar bruscamente. A recomendação geral é que a somatória do peso da carreta e mais do quadriciclo seja de 1/3 ou menos que o peso do carro que puxará o reboque. Existem alternativas como carreta com freio.
Quanto ao câmbio não terá problema, mas tenha sempre em mente que o óleo do câmbio vai aquecer mais que o normal, ou seja, deve evitar longas subidas de serra e etc, no mais vá con traquilidade sempre lembrando que vai precisar de mais espaço para brecar.
Abraços Du.