Ver Versão Completa : Novato cheio de perguntas!
Comprei uma Ranger ano passado e comecei a frequentar este forum para aprender um pouco mais sobre o carro (BL 3", BF33, Snorkel etc).
Quem não da uma olhada nos outros tópicos?
Esse foi o meu erro.
CJ5, Rock Crawling, lama, travessia de rios, preparação bruta etc etc etc
Agora é tarde. A minha Barca não da para enfiar no barro e o 4x4 mais em conta e com o visual mais bonito continua a ser o bom e velho Jeep.
Conversei com um amigo do serviço que tem um 82 e me deu umas dicas:
Ano não é importante mas se achar pegue um dos últimos dos anos 80s
Motor 4 cil. O 6 cilo é beberrão
Pedais suspensos cansam menos
4 marchas. Na trilha não faz falta mas até chegar lá você vai precisar
Compre um meio equipado para nao gastar muitoO que vocês acham?
Motor e Cambio:
Mantem o 4 que vem?
Trocar por diesel?
Achando um com 3 marchas mudo para 4?
Pego um caretão e faço ao meu gosto?Alguem criou um tópico CJ5 for Dummies para tirar as dúvidas dos novatos?
Mais uma dúvida:
Achei uma Ranger XLT 2001 a diesel batida que da para aproveitar motor, cambio, eixos, diferencial, caixa de mudança, rodas etc etc. Vale a pena jogar tudo debaixo de um CJ5 ou é besteira?
Qualquer orientação será bem vinda antes que eu faça uma besteira.
Obrigado
PIRATADOM
27/01/2007, 01:04
Comprei uma Ranger ano passado e comecei a frequentar este forum para aprender um pouco mais sobre o carro (BL 3", BF33, Snorkel etc).
Quem não da uma olhada nos outros tópicos?
Esse foi o meu erro.
CJ5, Rock Crawling, lama, travessia de rios, preparação bruta etc etc etc
Agora é tarde. A minha Barca não da para enfiar no barro e o 4x4 mais em conta e com o visual mais bonito continua a ser o bom e velho Jeep.
Conversei com um amigo do serviço que tem um 82 e me deu umas dicas:
Compre um meio equipado para nao gastar muitoO que vocês acham?
Motor e Cambio:
Mantem o 4 que vem?
Trocar por diesel?
Pego um caretão e faço ao meu gosto?Alguem criou um tópico CJ5 for Dummies para tirar as dúvidas dos novatos?
Mais uma dúvida:
Achei uma Ranger XLT 2001 a diesel batida que da para aproveitar motor, cambio, eixos, diferencial, caixa de mudança, rodas etc etc. Vale a pena jogar tudo debaixo de um CJ5 ou é besteira?
Qualquer orientação será bem vinda antes que eu faça uma besteira.
Obrigado
H2o no feijão que chegou + 1,8) seja benvindo fnfscjs:-)
debaixo , a cima, do lado, atráz, tudo vale a pena no cj, dependendo qual vai ser o seu uso , RC, off road , on road, cross, shopp... etc :pensativo: :idea: :concordo:
boas
Kra eu gosto do motor 4cc, mas se tivesse oportunidade de colocar um a diesel não pensaria 2 vezes, pedais suspensos são uma boa pedida, Acho q além disso vc tbm pode pensa numa direção e nos freios, pois os originais deixão muito a desejar...
Vc tava pensando num jipe d +/- qnts latinhas??
hehehe
Dependendo posso dah uma procurada aqui na minha região pois tem varios a venda...
Abraços
Como disseram, tudo depende aonde vc vai usá-lo.... e como.
Vai só fazer trilha? Vai fazer trilha mas precisa dele no dia a dia ou nos dias de rodízio pra andar na cidade? Vai pegar um barrinho pra sujar ou se capotar capotou? hehehe
E por aí vai....
Lucas Nassif
27/01/2007, 14:10
Eu particularmente prefiro os motores 6 cc que foram até 1975 (estou certo?) principalmente pela "tranquilidade" ao passar dentro d'água!
Se é um 4cc, ao passar na agua, se molhar o distr., se 1cc falhar o carro ja fica uma bosta, podendo parar a qualquer momento! Já o 6cc, como aconteceu comigo, fiquei sem 3cc na trilha, mas cheguei em casa com o jeep funcionando!
A vantagem do 6cc, é que mesmo molhando o distr., ele nunca pára completamente...dependendo do tanto de agua q entra, ele funciona mal pra kct, mas vc chega em casa sem ser rebocado!
Absssssss
alexrib2005
27/01/2007, 14:17
Primeiro seja bem vindo a grande familia, em segundo acho que como já foi dito vc tem que ter qual o objetivo de sua viatura, e off, e on road, ou o que, se vc não definir o que vc quer de sua viatura, vamos entrar em uma discução eterna, pois alguns gostam de 6, outros de 4 canecos, uns gostam de 3 outros de 4 e alguns de 5 marchas alguns gostam de cara de cavalo, CJ3, outros do CJ5, alguns gostam de CJ6, então para encuntar a conversa, sugiro que defina o que vc quer e depois conversamos.
Um abraço e seja bem vindo.
Ronaldo B.
27/01/2007, 17:07
Como cada um tem uma opinião, aqui vai a minha, sei que alguns vão concordar outros discordar, mas não é possível agradar a todos:
Um CJ ano 80, virá com motor OHC, que eu acho melhor que o BF e com câmbio 4 marchas, que eu tambpem acho mais confortável que o 3 marchas, quanto a durabilidade, os dois duram ou quebram de acordo com o uso, uma grande vantagem nos CJ ´s masi novos são os eixos 30 estrias.
Verdade, o 6cil é masi beberrão, mas eu prefiro o 4 cil não por isso, comprar qualquer um, na hora de der problema, troca por um outro modelo de motor, proque tanto faz ser 4 cil ou 6 cil, nenhum dos dois vale a pena gastar prá retificar, sai muito caro.
Cansam menos, não tem furos no assoalho, é masi fácil pra adaptar um servo.
Na trilha faz diferença sim, as relações de marchas são diferentes, exceto a última que é 1:1, nos asfalto então nem se compara, 4 marchas com certeza é muito mais confortável.
Compre um meio equipado para nao gastar muito
Em parte é verdade, não adianta pagar um pouco mais por um jipe equipado com coisas que vc não vai usar, presta atenção se as adaptações foram bem feitas, tá cheio de jipe barato com um monte de gambiarra que depois prá consertar fica mais caro que fazer novo, se achar um com lataria boa, chassis em bom estado, documentação em dia, com freio a disco pelo menos na dianteria já é vantagem.
Motor e Cambio:
Mantem o 4 que vem?
Trocar por diesel?
Pego um caretão e faço ao meu gosto? Ttrocar por diesel na minha opinião pe besteira, vai pagar muito caro enão acho que o custo x benefício valha a pena, tem motores à gasolina ou alcool excelentes prá adaptar no CJ. DO resto, pega o jipe, adna um pouco, faz uma trilahs e vê o que vc acha que precisa mudar, mas muda só o que vc achar que for necessário, procura um bom mecanico que conheça de 4x4, lê muito, pesquisa muito, pergunta, tira as dúvidas e não entra no embalo das "lendas" que tem por aí.
Do resto, bem vindo e boa sorte !
[]´s
cmte_carvalho
27/01/2007, 17:16
Seja muito bem vindo Fábio!
Quanto às suas perguntas, bem, acredito que os amigos acima já as responderam.
Até!
Kra eu gosto do motor 4cc, mas se tivesse oportunidade de colocar um a diesel não pensaria 2 vezes, pedais suspensos são uma boa pedida, Acho q além disso vc tbm pode pensa numa direção e nos freios, pois os originais deixão muito a desejar...
Vc tava pensando num jipe d +/- qnts latinhas??
hehehe
Dependendo posso dah uma procurada aqui na minha região pois tem varios a venda...
Abraços
O problema maior de comprar longe de Sao paulo é trazer.
A documentação tem que estar em dia e como moro em apto vou precisar deixar em uma oficina para reformar.
Será que da para trazer com towbar de Itajuba para Sao paulo em final de semana? Quantos Km?
Manda via email pra mim o q vc achar.
Quanto mais original e barato melhor. So nao pode estar com trincas no chassis.
Valeu!
Trilha será a principal atividade. Andar sem ar condicionado em Sampa é fogo. Jeep so bem de vez em quando.
alexrib2005
27/01/2007, 20:02
Essa tua definição, que e para trilha já ajuda. Mas não é o ideal, como já foi dito tem que observar estes detalhes, pois se não a coisa fica ruim.
Cara, se vai comprar jipe pra trlha, então leva ao pé da letra do que o ronaldo falou
Pq vc vai ter que gastar uma grana boa pra deixar ele bom pra trilhas (bloqueio, guincho, pneus lameiros, etc... ) coisa que não acaba mais
Então se preocupe em achar um jipe com lataria razoável, chassis e documentação em dia... e de equipamento, só um freio a disco mesmo, o resto vc terá que gastar e não vale a penba comprar um jipe já equipado.
E fuja de jipes baratinhos que estão com todos esses equipamentos citados, pq é fria... um jipe de trilha normalmente já é bem "forçado" e comprar com esses equipoamentos que normalmente já são MUITO exigidos é meio arriscado.... pagar por um jipe com bloqueio já instalado que possa vira quebrar na primeira trilha, ou com um guincho que te deixe na mão na hora que vc realmente precisar, não acho que valha a pena.
Como disse antes, é MUITO mais confiável vc comprar essas coisas, e vc instalar.
Cara, se vai comprar jipe pra trlha, então leva ao pé da letra do que o ronaldo falou
Pq vc vai ter que gastar uma grana boa pra deixar ele bom pra trilhas (bloqueio, guincho, pneus lameiros, etc... ) coisa que não acaba mais
Então se preocupe em achar um jipe com lataria razoável, chassis e documentação em dia... e de equipamento, só um freio a disco mesmo, o resto vc terá que gastar e não vale a penba comprar um jipe já equipado.
E fuja de jipes baratinhos que estão com todos esses equipamentos citados, pq é fria... um jipe de trilha normalmente já é bem "forçado" e comprar com esses equipoamentos que normalmente já são MUITO exigidos é meio arriscado.... pagar por um jipe com bloqueio já instalado que possa vira quebrar na primeira trilha, ou com um guincho que te deixe na mão na hora que vc realmente precisar, não acho que valha a pena.
Como disse antes, é MUITO mais confiável vc comprar essas coisas, e vc instalar.
Romeu,
Você esta com a razão.
Mas Jeep barato esta igual a enterro de anão ou cabeça de bacalhau.
Nego da uma pintadinha e já fala que é restauração. Dois dedos de massa plástica!
Quem utiliza um Jeep para trilha não pode querer recuperar o que investiu.
Barco, moto, jeep, gaiola, RC o seja lá o que for tem que ser vendido pelo preço justo e com a devida depreciação. Valor sentimental custa muito caro.
A batalha começou. Vou achar o meu cabrito (Já achei até o nome!).
Esse forum é do KCT!
Pinheirinho ai vou eu!
http://www.uor.com.br/trilhas/fotos/pinheirinho17-10-99_01.jpg
alexrib2005
28/01/2007, 11:04
Bom como foi dito, a coisa sempre será complicada amigo, então pega um que vc se agradou e começa a faze-lo como vc acha que deve ser...
Que é isso que deixa nos jipeiros de plantão extremamente felizes, pois pegar pronto e não ter nada para mexer é uma mercadoria, para não dizer outra coisa...