Ver Versão Completa : Como melhorar o desempenho na estrada?
ADRIO DIAS
26/01/2007, 22:48
Ai pessoal!!!Pergunto aos mais experientes...
Tenho uma Rural 4x2 com pneus 235/75/15 e com relaçao 45/11 ,utilizo caixa de 4 marchas e motor BF. Gostaria de saber o que posso fazer para ter uma aumento da velocidade final(sem esguelar o motor)e sem precisar substitui lo tmbem?E se possivel gostaria de saber se com essas modificaçoes vai haver tmbem uma possivel economia de combustivel?:mrgreen:
Caro colega,
Já que você tocou no assunto da velocidade da viatura, faço-lhe uma pergunta: nas condições na qual ela se encontra, qual é a velocidade que atinge (sem forçar o motor)?
Abraços!
ADRIO DIAS
27/01/2007, 11:15
Chega a uns 60Km/h sem esguelar muito.
Mas dos 60 aos 80 ja tem que aumentar bastante o giro e para manter os 80Km/h ai so com o giro lá em cima!
amigo o jeito é turbinar ou fazer um trabalho de cabeçote coisas que sairiam muito caro estou na ipotese de por um 4.1 na minha que soh mudam os pneus de diferente de sua mas disseram que esse motor moe a caixa original willys e eu queria continuar com meu cambio na coluna
também queria deixar o câmbio na coluna mas o jeito é colocar um motor mais moderno e uma caixa cinco marchas!Pretendo colocar um falcom com câmbio cinco marchas!
Eu queria um motr 4.0 de ranger e a respectiva caixa e como a minha é 4x2 estava ate pensando em uma susp de ranger na frente ou de opala mas falta coragem visto que a minha esta toda original
estava olhando umas revists de preparação aqui em casa e vi uma propaganda de sobe faz comando de valvulas para willys ela é ae de Sp
E ae cangu,explica melhor isso aÍ!Fala melhor sobre essa empresa que faz comando de válvulas pra willys.
rural willys 4x4
30/01/2007, 11:12
olá
com certeza a largura dos pneus influencia muito.para ter uma ideia,o pneu 7.50 polegadas equivale a 190 milimetros,e é um pneu adequado para as willys em uso geral.o 235 milimetros que você está usando é adequado para um veiculo com motor mais forte(+- 120 cavalos),tipo diesel ou 4.1,oferecendo um "arrasto" bem maior.
são 45 milimetros(4,5centimetros) de diferença em cada roda para ela puxar!
os pneus originais eram 7.10-15
jijoe_78
31/01/2007, 21:40
Adrio,
Vc já pensou em trocar a relação (pinhão e coroa) do eixo traseiro?
Sai bem mais barato e te dará beeeeem menos dor de cabeça.
Aliás, esse é o jeito correto de conseguir mais desempenho no veiculo (velocidade final ou aceleração).
Como a sua é 4x2, precisará comprar somente 1 kit q gira em torno dos R$500. E é moleza de achar. As 4x2 standard tem relação de 4,89:1 (4,89 voltas do pinhão para 1 da coroa).
Originalmente as rurais 4x2 com motor BF-161 ficam com velocidade de cruzeiro em torno dos 80km/h, ou seja, a melhor velocidade p´ro motor. De final chega a 110km/h no máximo 120km/h.
Como é uma Rural, não é aconselhável mexer muito com isso não por conta da estabilidade do carro, a não ser q vc tenha colocado barras estabilizadoras no eixo traseiro.
Fica a dica!
[]´s e boa sorte!
Tem uma retifica de comandos de valvulas ae em saõ paula a SOBE ela faz comandos com graduações diferentes pra esses motores willys
pelo oq eu li tem um comando 272 pra bf mas tem que ligar quando eu for retificar meu motor vou procurar pra ver pq o comando da rural pra trocar tem praticamente que desmontar o motor as valvulas ficam mais tempo abertas ae enche melhor de mistura o cilindro entendeu???
Claro que eu entendi,mas não sabia que havia alguma empresa que fabricava esse tipo de peça.Interessante...Mas deve dar um trabalho,poi o comando fica dentro do bloco e tem que desmontar muita coisa....$$$$$$$
tb acho que tem que tirar o motor do carro retirar a polia as engrenasgens que ligam vira com comando abrir a tampa das valvulas retirar os tuchos e as varetas soh ate ae ja deu mui trabalho quando o motor fundir oq naum deve faltar muito eu vejo isso hehehhe
ADRIO DIAS
05/02/2007, 11:27
Tem uma r
as valvulas ficam mais tempo abertas ae enche melhor de mistura o cilindro
Bah agora me surgiu uma duvida...
Em um comando de valvulas mais esportivo as valvulas ficam mais tempo abertas ou abrem um pouco atrasadas?Algum tempo atras li alguma coisa sobre o assunto q dizia que nestes tipos de comando as valvulas de admissao abriam com um certo atraso e q isto gerava um vacuo maior dentro do cilindro pois enquanto as duas valvulas estariam fechadas(admissao e escape) o pistao estaria se dirigindo ao PMI,e este vacuo que faria uma maior admissao da mistura.
Ate acho que faz sentido pq se as valvulas ficarem abertas um maior tempo estariam deste modo abertas nao somente nos tempos de admissao ou escape mas tambem no tempo de compressao, o q faria com que a taxa de compressao ficasse menor.
nãi elas ficam mais tempo abertas mas tb não chega a passar tamto do tempo é como um relogio oq acontec é ue se o comando for muito bravo a rpm da lenta fica mais alta e o motor tb vai ter um rpm muito mais alto mas soh comando num adianta tb tem que alimentar a criança um grande prob nessas porcarias de cabeçotes estou começando a ficar com raiva desse motorzinhu ele é bom mas soh é bom todo original progeto muito antigo e muito fraco!!!!!
Claudinei Garcia
04/09/2007, 18:56
Oi, amigo,
tenho uma F-75 com motor BF-161 cuja relação era 9x53. O motor esguelava a 70 por hora. Troquei os jogos de coroa e pinhão com a relação 11x47 e consigo tirar 95...100km sem esguelar e sem aquele barulhão. É importante levar em consideração que a F-75 tem aro 16, o que ajuda na velocidade final.
Espero ter ajudado.
Abraços
dalmo cruz torres
05/09/2007, 12:01
Um amigo meu tem uma F-75 sem tração, e ela anda muito bem. Perguntei a ele o que ele tinha feito para conseguir esse resultado e ele me contou que tinha trocado o diferencial pelo do Maverick 6cil. No resto ela é toda original. Não sei qual é a relação do Maverick, mas nessa F ficou muito bom, anda a 90Km/h com o motor andando macio.
dalmo cruz torres
05/09/2007, 12:15
Esqueci ....
Um outro conhecido tem uma F-75 com motor de Opala 4cil.com GNV e cambio de cinco marchas dos últimos comodoro, de resto ela é toda original, mocha, uma que tem molas helicoidais na suspensão dianteira, ele vende roupa e anda com ela nas cidades da região e vai a SP uma vez por semana buscar roupas. Nunca consegui descobrir que relação ele usa, deve ser do Maverick também, pois ele só anda com o pé embaixo. Mes passado eu fui até uma cidade vizinha buscar os bancos da minha F-75, fui com o meu gol 1.0 16v. Na volta encontrei-o no posto de gasolina almoçando, após conversarmos um pouco nos despedimos e tomamos caminho de Poços, ele veio na frente com a camionete dele, eu fiquei assustado de ver ele andando daquele jeito com a F dele, fazia as curvas sem tirar o pé. Eu andando nuns 100Km/hora e ele sumindo na minha frente....
Acho que para uma F-75/rural mocha essa é uma boa combinação.
Uma outra alternativa que acho viável, mas ainda não ví ninguem fazendo isso, é colocar o cambio do chevete cinco marchas.
Denilsom
05/09/2007, 14:43
saudaçoes a todos! aproveitando o topico gostaria de saber como resolver um problema de velocimetro da minha rural. um exemplo,se percorrer uma distancia de 35km em outro carro se for nela so registra ums 28km ela e 4x4 reduzida original com cx de 4m da F1000 motor maxiom HS 2.5 pneus 7.50.16
dalmo cruz torres
05/09/2007, 16:23
Denilson, tem um tópico que ensina a calcular qual engrenagem devemos usar para que o velocímetro marque a velocidade certa, acho que é no fórum geral.
Como v/cmudou o tamanho dos pneus, vai ter que ajustar essas engrenagens.
E a tua rural, como ficou com o Maxion? Coloquei um desses na minha F-75,mas ainda não consegui rodar, a minha tá com o cambio que sainas F-1000HSD com quinta drive, e redução Willys.
Uma dívida, como v/c fez para unir o cambio e o motor? Qual capa seca v/c usou?
Denilsom
06/09/2007, 15:55
Boa tarde Dalmo obrigado pela dica, o motor ficou muito bom, sobre a capa seca meu motor era de uma S10 eu comprei uma capa seca da S10 mandei num torneiro ele usinou ela pra mim para receber a cx da f 1000 4M sem precisar cortar piloto, minha vontade era mesmo uma de 5M, mas ta bom ela chega a 90 km com relaçao 47/11 sem pedir mais marcha