Conectar

Ver Versão Completa : Preciso alongar meu CJ-5

Dic3
26/01/2007, 14:43
PessoALL boa tarde a todos!

É o seguinte, meu CJ 1961 usa motor BF161 e caixa 4 marchas do CJ 1982, possui os diferenciais originais.

Eu gostaria muito de poder viajar com meu CJ, viagens curtas 150-200Km no maximo sem precisar ficar rebocando ele com outro carro. Acontece que para manter uma velocidade constante de 80, 90Km/h em quarta marcha, o motor precisa ficar com um giro muito alto. Chega a dar pena do pobre motor "esguelado" daquele jeito. Sem falar que manter um BF161 (motor feito para forca e nao performance) por muito tempo em giro alto é danoso a ele.

Ja fiz uma pesquisa completa no forum, porem nao consegui encontrar uma resposta ao meu problema.

O que eu gostaria de fazer é talvez alongar um pouco sua relacao, conversei com meu mecanico e ele disse que para isso seria necessario trocar a caixa por uma de relacao maior, acontece que o gasto com isso vai fazer o "molho ficar mais caro que o peixe", porque imagina o tempo que irá levar para ter um certo retorno de todo esse investimento?

Nao existe uma alternativa pra isso? Um outro diferencial mais longo, uma forma de deixar minha caixa com a engrenagem da quarta marcha menor, ou coisa assim? Algo que tenha uma boa relacao custo/beneficio.

Muito obrigado a quem puder me dar uma luz!

leovalle
26/01/2007, 14:58
tem fotos do jipe em várias posições? POsta aí pra gente ver :concordo:

Pedro Bachir
26/01/2007, 17:05
ospra!

naõ tenho nem idéia do preço, mas um par de relações 44/9 melhora um bucado....

[]

Pedro Bachir
26/01/2007, 17:07
tem fotos do jipe em várias posições? POsta aí pra gente ver :concordo:

jeepófilo...

leopoldo
26/01/2007, 17:28
Como comentei em outro tópico, a solução do seu problema é:

a Saturn All Range Overdrive

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24494&page=1

:concordo:

Pedro Bachir
26/01/2007, 17:55
ospra!

naõ tenho nem idéia do preço, mas um par de relações 44/9 melhora um bucado....

[]

tava fazeno umas contas aqui e axo q as 47/11 vão fikar melhor ainda q as 44/9 (a não ser que vc tenha pneus mto grandes..).

O jeep com esse cambio d 4 marchas e as 47/11 a redução final em primeira marcha vai ser +- igual à redução final em primeira marcha do cambio 3 marchas com o diferencial 43/8...

se eu tive imbolado mto falae...

flw

José Augusto
26/01/2007, 18:09
Dic3, já pensou em trocar a caixa de marchas do 82 por uma mais forte com overdrive?

Vc consegue vender a sua, mantem a relação dos diferênciais (portanto não perde torque) e fica com um cambio que aguenta mais desaforo que o original.

leopoldo
26/01/2007, 18:16
BAshir, Augusto, ... boa tarde.

quanto mais vc inventam, mais caro vai ficar e começa um sem fim de adapretações duvidosas.

Tem que ser com isso aqui:

http://eshop.advanceadapters.com/objects/catalog/product/image/img2227.jpg

Kim
26/01/2007, 18:34
tava fazeno umas contas aqui e axo q as 47/11 vão fikar melhor ainda q as 44/9 (a não ser que vc tenha pneus mto grandes..).

O jeep com esse cambio d 4 marchas e as 47/11 a redução final em primeira marcha vai ser +- igual à redução final em primeira marcha do cambio 3 marchas com o diferencial 43/8...

se eu tive imbolado mto falae...

flw

Concordo plenamente em colocar a 11/47.

Os câmbios tem a última marcha 1:1, tanto o 3 quanto o 4 marchas, a não ser os overdraiv, que serão 0,85:1 ou coisa assim.

Com essa relação ficará igual aos Mavericks 6cc entendeu, como também as camionetes que saem de fábrica com motor a gas/álc.

Aqui em Paranavaí, tem uma F 75 com GM 6cc cambio da A10 e, 11/47, cara anda igual a carro e faz 7 na estrada.

Também tem uma F 75 com motor, câmbio e dif da F250 (não é 4x4).

Abraços.

Kim.

José Augusto
26/01/2007, 19:03
Leopoldo, tudo certo?

Já conhecia esta over, mas quando penso em jeep, sempre penso "se vai gastar então vamos melhorar".

Se ele compra esse "adendo" over, continua com o mesmo cambio "antigo" de manutenção cada vez mais difícil (falta de peças de qualidade) e "fraco".

Penso que colocando um cambio over gasta-se um pouco mais, mas fica com um cambio atual mais robusto que dificilmente dará manutenção (fica super dimensionado). Além do mais, com os kit's disponíveis hj a adaptação fica de qualidade e o resultado final já está mais que testado.

Elmer_Jeep
26/01/2007, 20:02
Concordo plenamente em colocar a 11/47.

Os câmbios tem a última marcha 1:1, tanto o 3 quanto o 4 marchas, a não ser os overdraiv, que serão 0,85:1 ou coisa assim.

Com essa relação ficará igual aos Mavericks 6cc entendeu, como também as camionetes que saem de fábrica com motor a gas/álc.

Aqui em Paranavaí, tem uma F 75 com GM 6cc cambio da A10 e, 11/47, cara anda igual a carro e faz 7 na estrada.

Também tem uma F 75 com motor, câmbio e dif da F250 (não é 4x4).

Abraços.

Kim.

De 11x47 no BF vai viver queimando embreagem pra sair do lugar :parede:

leopoldo
26/01/2007, 22:04
1- Penso que colocando um cambio over gasta-se um pouco mais,
2- mas fica com um cambio atual mais robusto que dificilmente dará manutenção (fica super dimensionado).
3-com os kit's disponíveis hj a adaptação fica de qualidade e o resultado final já está mais que testado.

Augusto, veja isso:

1- Sim, gasta-se mais. Acontece que raramente fica por ai. O colega está preocupado em alongar a marcha. Nada mais justo que aconselhar um acessório simples que era original do jeep. Um simples acessório e não uma modificação que prováelmente puxará outra e outra e outra ....

Não sou contra modificação, mas de vez em quando, existem opções muito mais simples.

2- O cambio atual pode ser até mais robusto e superdimencionado mas, a adaptação na redução não. Eu duvido que os eixos de saída dos cambio modificados estejam sendo feitos como devem ser feitos:

recozidos, cortados, usinados, temperados, revenidos e finalmente retificados.

Já ouví falar de muita lambança quanto a isso e entre a adapretação e o acessório, ele de novo ganha a parada.

3- Sobre essa qualidade, realmente é o ponto duvidoso e sobre o mais que testado, é relativo a que máquina, como e o quanto.

Pedro Bachir
27/01/2007, 01:49
BAshir, Augusto, ... boa tarde.

quanto mais vc inventam, mais caro vai ficar e começa um sem fim de adapretações duvidosas.

Tem que ser com isso aqui:

http://eshop.advanceadapters.com/objects/catalog/product/image/img2227.jpg

eu tinha sugerido as relaçoes do diferencial porque penso q eh o que fica mais barato, mas concordo q tem soluções melhores... esse overdrive por exemplo vc disse no outro tópico q custa 900 doletas...

Dic3, já pensou em trocar a caixa de marchas do 82 por uma mais forte com overdrive?

a solução q eu axo melhor eh essa também, só não sugeri porque o dic3 falou q acha mto caro a adaptação...

De 11x47 no BF vai viver queimando embreagem pra sair do lugar

as informaçoes q eu tenho eh q a 1ª marcha do cambio 4 marchas do jeep tem relação 3,57:1 e a 1ª marcha do 3 marchas tem relação 2,8:1...

em 1ª marcha com a cx 4 marchas e com o diferencial 47/11, tem-se uma reduçaõ de 15,3:1 e com a 3 marchas e diferencial 43/8 tem-se uma redução de 15,1:1...

a partir dai eu pensei q não iria ficar tão longo... a não ser q ele tenha pneus mto grandes...

o jeep daqui d casa eh 3 marchas e 43/8, no reveillon subimos uma serra junto com vitara 1.6, enquanto o vitara subiu tudo de 1ª ou 2ª reduzida a gente foi de 1ª simples... (obs.: o jeep está com pneus 6.00 16...)

[]'s

leopoldo
27/01/2007, 09:27
No caso da 1º marcha do cambio marchas do jeep ou rural 6 cilindros, a relação é quase igual.

Somente a 1º marcha do cambio 4 marchas do jeep com motor OHC é que tem essa relação mais curta.

E é ai que começam as modificações: o eixo piloto do OHC NÂO serve no BF.

Precisa ser encurtado OU deve-se achar um piloto que foi fabricado na para venda pela Agromotor .... já faz um bom tempinho que não fabricam mais.

Pedro Bachir
27/01/2007, 10:39
No caso da 1º marcha do cambio marchas do jeep ou rural 6 cilindros, a relação é quase igual.

Somente a 1º marcha do cambio 4 marchas do jeep com motor OHC é que tem essa relação mais curta.

E é ai que começam as modificações: o eixo piloto do OHC NÂO serve no BF.

Precisa ser encurtado OU deve-se achar um piloto que foi fabricado na para venda pela Agromotor .... já faz um bom tempinho que não fabricam mais.

realmente, nesse cambio 4 marchas do 6 cilindros a relação da primeira eh 2,99:1, mas como o Dic3 disse "É o seguinte, meu CJ 1961 usa motor BF161 e caixa 4 marchas do CJ 1982, possui os diferenciais originais." eu jah imaginei q fosse o 4 marchas do OHC...

isso do eixo piloto eu nem sabia... a F-75 q a gente tinha aqui era ano 78, originalmente com OHC, mas o antigo dono tinha trocado ele pelo BF e manteve a caixa original do OHC, ela sempre quebrava engrenagens mas no EP axo q nunca deu problema não... meu pai fiko com ela 21 anos...

[]

leopoldo
27/01/2007, 15:22
Fica difícil supor.

Se é motor BF, o + provável é cambio de 6 cilindros .... sorte dele se for cambio do OHC e piloto fabricado (não enjambrado de solda)

Além disso, as engrenagens: piloto, carretel e 3º do cambio são diferentes.

A carcaça, a tampa, o eixo entalhado, a engrenagem de 1º são iguais.

se vc monta com peças misturadas, o cambio quebra.

Pedro Bachir
28/01/2007, 22:06
se vc monta com peças misturadas, o cambio quebra.

podia ser isso mesmo!! nem tinha pensado...

Dic3
31/01/2007, 09:18
PessoALL

Em primeiro lugar quero me desculpar pela ausencia, uma gripe forte me nocauteou, foram 4 dias de cama, coisa feia mesmo.

Em segundo lugar quero agradecer demais a cada um de voces pelas respostas e pela aula que deram, li e reli cada post de voces. Porem a duvida ainda paira sobre mim.

Se voces precisarem de fotos, entro embaixo do Jeep e tiro-as esse final de semana, ok?

Bem, to vendo que a conversa ta dando bastante pano pra manga, mas afinal qual a melhor relacao custo/beneficio que voces acham?

Eu sinto que a primeira marcha dele é muito curta "aquela coisa de parar num sinal e quando o mesmo abre, voce dá um pulo na frente dos outros carros", por isso talvez um diferencial mais longo nao vá fazer eu queimar embreagem nas saidas, o que acham?

Nessa parte de eixos e diferenciais eu sou bastante leigo (na mecanica e eletrica até dou meus palpites). PAra efetuar essa mudanca de relacao, é necessaria a troca do diferencial todo ou somente das engrenagens internas?

Os pneus que uso sao 255/70-15, talvez futuramente entrem uns 275/70-15 mas isso é apenas talvez.

A unica foto que tenho do powertrain é essa, porem a qualidade esta pessima.

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/Imag016.jpg

Novamente agradeco a todos pela ajuda.

Abracos ainda tossindo e espirrando! rsrsrs

Rogério Barthy
14/08/2007, 16:40
Reativando esse tópico,
Leopoldo,
Estou querendo instalar essa over drive Saturn em minha viatura BF-161 + 3m , e para tanto necessito auxílio de além de eu providenciar a contagem para saber o nº de dentes da engrenagem e do eixo, o que deverá ser adquirido (overdrive + alavanca de engate para acionamento ?), com quem comprar (sugestão?) Preço estimativo final, e etc..
Ví uma reportagem com Carlos Eduardo Locatelli e me interessou muito.
Agradeço atentecipadamente tanto a sua ajuda como de outros foristas.
Rogério

Marcos ET
16/08/2007, 11:10
Além do mais... alguem tem umas fotos ai pra eu ver como é este negócio? eu fui na HP que o Leopoldo falou e eles nao tem as fotos da "coisa".....