PDA

Ver Versão Completa : Engesa com motor e câmbio de S10 gasolina



haundrich
26/01/2007, 00:10
Pessoal

Deve ficar bom um engesa com motor 4 canecos 2.2 ou 2.4 da S10..

Pergunto se o cambio da S10 para esse motor poderia aguentar o tranco?
(não estou falando do conjunto acionamento elétrico e transferência da S10 4x4)
Quanto a caixa de transferência, ainda não sei como poderia ser feito..

Kim
26/01/2007, 07:54
Caro amigo!

Creio que o câmbio aguenta sem problemas.
Tenho a leve impressão que haverá problema quanto ao deslocamento da bola do dif. dianteiro, onde no engesa é do lado direito, e a saída do câmbio da S10 é do lado esquerdo.

O meu FI, usava o motor 2.5 GM, e achava razoavel, agora vc que colocar o motor 2.2, não ficará fraco?

Estou usando o 4.1 GM, está muito bom.

Futuramente pretendo colocar um cummins nele, igual das doges/f250/f4000.

Fica muito bom.

Abraços.

Kim.

Angelo T. P.
26/01/2007, 09:57
Fala Kim
uma vez tava num mecanico e ele me perguntou se meu Engesa tava com o cambio mandioquinha. Ai perguntei q cambio era esse :pensativo: e pq mandioquinha. Ele me disse q era da S10, e mandioquinha pq só de olhar pra ele, ele ja quebra :lol: Até levei a sério, pq ele meche desde camioneta ate aqueles bitrens e rodotrens.
Disse q usando um motor mais forte e do jeito que nós usamos a viatura ele quebraria facinho.
Mas ai tbém vai do braço do piloto, uso do carro etc etc etc...
Esta é minha humilde opiniao :mrgreen:

haundrich
26/01/2007, 22:51
E aeh Kim

Estive em Paranavai hoje, lembrei que tinha um engesa branco. Só faltava achar o cabloco que pilota o bixo...

Quanto ao motor da S10, como vc mesmo disse que o motor de opala ficava razoável, ainda mais se original a álcool, com 90CV e 21 kgf de torque, eu imagino que o motor 2.0 do Kadet seja opção barata e eficiente, gerando seus 110CV com 18kgf de torque.
O motor 2.2 do ômega estava rendendo 116CV com 20 kgf de torque, isso na gasopa. Não lembro se tinha original desses a álcool.

E tem o motor 2.4 da S10 mais recentes, que está rendendo 128Cv com 21,9kgf de torque . Esse motor eu ando namorando, pois topa bem o álcool, é econômico e leve, se comparar com o glorioso GM 4.1.

Quanto ao câmbio, usaria o mesmo da S10, sem tração, pois tenho intenção de acoplar uma transferência com reduzida, ainda não sei qual a melhor opção.

O que acham?

betocatu14
28/01/2007, 10:16
Olá amigos ete motor de S10 2.4 deve ser bom no engesa só não sei o desempenho nele pos se colocar um 2.4 flex acho que fica bem melhor eu vou mais de vortec 4.3 v 6 ai sim e pode mudar o sistema de injeção e por carburado tem como colocar distribuidor do 4.1 eu já andei curujando as S10 Pickup Racing que usa desta forma mais com injeção,com bomba eletrica aquelas que fica fora do tanque , e cambio das 4x4 com mesmo motor

rodrigo camper
02/02/2007, 20:11
Por experiencia propria afirmo que o cambio da S-10 4 cil e bem delicado,
acho que v/c deveria manter o cambio original.

haundrich
02/02/2007, 23:59
Olá amigos ete motor de S10 2.4 deve ser bom no engesa só não sei o desempenho nele pos se colocar um 2.4 flex acho que fica bem melhor eu vou mais de vortec 4.3 v 6 ai sim e pode mudar o sistema de injeção e por carburado tem como colocar distribuidor do 4.1 eu já andei curujando as S10 Pickup Racing que usa desta forma mais com injeção,com bomba eletrica aquelas que fica fora do tanque , e cambio das 4x4 com mesmo motor

E aeh Betocatu

Como seria o consumo deste engesa com o GM Vortec 4.3, na velocidade de cruzeiro de 100km/h, mantendo a injeção eletrônica?
Existe Blazer 4.3 com tração 4x4?
Ela usa o mesmo sistema de câmbio e tração da S10 2.4?
Aliás, o da S10 diesel MWM2.8 usa o mesmo câmbio?

haundrich
03/02/2007, 00:05
Por experiencia propria afirmo que o cambio da S-10 4 cil e bem delicado,
acho que v/c deveria manter o cambio original.

Vc tinha usado o câmbio de S-10 em sua Camper? que motor vc estava usando?

rodrigo camper
03/02/2007, 05:09
Um amigo usava em uma Rural com motor 2.2 e pneus 33, mais tive uma S-10 com essa configuração e também não aguentou.

Eliseu
03/02/2007, 13:42
E tem o motor 2.4 da S10 mais recentes, que está rendendo 128Cv com 21,9kgf de torque . Esse motor eu ando namorando, pois topa bem o álcool, é econômico e leve, se comparar com o glorioso GM 4.1.

Quanto ao câmbio, usaria o mesmo da S10, sem tração, pois tenho intenção de acoplar uma transferência com reduzida, ainda não sei qual a melhor opção.

O que acham?
Tb sou parceiro do 2.4 da S10: motor bem moderninho, potente o suficiente, + ou - econômico, casado com cx da S10 e redutora da Band.... Deve ficar bom.[]'s

Daniel Albuquerque
06/02/2007, 17:23
o motor 2.4 agora é flexpower de fábrica com alta taxa de compressão e desenvolve 147cv, isto é, está perfeito!!!

haundrich
04/03/2007, 13:45
o motor 2.4 agora é flexpower de fábrica com alta taxa de compressão e desenvolve 147cv, isto é, está perfeito!!!

também penso a mesma coisa

haundrich
04/03/2007, 13:49
e quanto a usar cambio automático ?
comecei a ver vantagens nele...
como as novas Hilux 4x4...
não sei como fica na trilha, principalmente subida ingremes com engesas...
deverá fritar um oleo do cambio legal não?

Daniel Albuquerque
04/03/2007, 19:25
quanto ao cambio automático, vai de gosto....

se o único impecílho for a temperatura do óleo, pode-se usar um radiador de óleo bem dimensionado...

mas eu sou mais o câmbio manual!

haundrich
20/03/2007, 14:00
Realmente, havia me esquecido da possibilidade de usar radiador de oleo para o cambio.
A blazer V6 chegou a ter cambio automatico?

Daniel Albuquerque
25/03/2007, 13:59
chegou sim, muitas v6 principalmente do ano de 2001 (provávelmente ultimo ano em que saiu com esse motor) sairam com cambio automático, eram uns canhões de força!!!

julhos
19/07/2015, 02:35
Boa noite pessoal!
Resolvi ressuscitar o tópico pois ouvi um boato de que o motor 2.4 da S10 casa com a capa seca e primário originais do Engesa F1 com motor 151 e cambio 240V.
Um amigo adaptou esse motor em um JPX e só me conta maravilhas sobre ele! Ainda de acordo com ele dá inclusive para utilizar a capa seca original do engesa, bastando para isso refazer a furação, ou seja, dispensando a utilização de flanges.
Pelo catálogo da Sachs a primário da S-10 é um "Chevrolet 10 estrias", ou seja, casa com o motor e embreagem original do engesa.
Minha intenção seria adaptar única e exclusivamente o motor tendo em vista que acabei de compra uma embreagem e adaptei uma reduzida em meu 240V. Fora isso o volante do motor original do engesa é maior e por tal razão ainda ganharei um pouco de torque extra. A embreagem do engesa também e maior e mais robusta, ou seja, mais um motivo para manter o conjunto.
Alguém saberia confirmar tais informações?

Desde já obrigado e um grande abraço,

Julio Raposo.

Léo_Babiski
20/07/2015, 08:35
Bom dia Julhos, também tenho as mesmas dúvidas que você. Recentemente vi um cambio clark 2215A acoplado ao motor 2.4 e foi utilizada outra capa seca que não a da c20. Desconfio que a do engesa necessite de flange. Não á toa a www.adapbrasil.com.br venda a capa seca para essa adaptação.

tecnica
20/07/2015, 18:19
O "bolt patern" do 2.4 é Opel, não é igual ao dos V8/250/151 Chevy normal, entao a capa seca tem que ser outra, como essa que a AdapBrasil vende. Qto a embreagem, o provavel é usar o plato + disco do 2.4. O resultado é uma adaptação limpa