PDA

Ver Versão Completa : Tração positiva p/ F1



Angelo T. P.
25/01/2007, 10:19
Fala pessoal
surgiu uma oportunidade boa p/ eu pegar uma Caixa de tração positiva 75% de F1000 p/ o eixo traseiro.
Mas surgiram algumas duvidas:
1) Alguém aqui ja usa? Da mto problema?
2) Meu engesa esta c/ pneus 35", vai ter algum problema? Uso ele no dia a dia, viagens e trilhas.
3) É uma caixa de F1000 c/ 30 estrias, o Engesa tem 30 estrias certo?
4) Futuramente vou colocar um eixo flutuante, essa caixa de tração aceita normalmente esta adaptação?

Eduardo Merege
25/01/2007, 16:00
Fala Angelo!

Eu uso o LSD em meu Engesa, te digo o seguinte, quando novo ja faz uma p.t@ diferença, claro que nao como um 100%, mas com o tempo vai perdendo sua eficiencia pelo desgaste dos discos.
O meu revisei em fevereiro de 2005, ja perdeu bastante mas ainda ajuda em algumas situaçoes, principalmente lama e subidas de pouca tração.

[]'s lembre se de sempre usar oleo especial

Beto Lacerda
25/01/2007, 17:23
minha F100 tem esse lsd ai ...
qdo comprei tava revisadinho com discos novos e o oleo certo no diferencial .. tem funcionado mas qdo acabarem os discos devo partir p/ um TRPC da ensimec que tb não é 100% ...
[]'s

Angelo T. P.
26/01/2007, 09:13
Valeu Eduardo e Beto!
Um camarada meu tem no Willys dele e faz uma diferença boa mesmo.
Vou instalar no meu Engesa e ver como fica.
Edu, pelo q vc falou que revisou em 2005 e ainda continua com alguma ação, pra mim ja ta bom demais.
Esse óleo p/ traçao positiva é dificil de achar?

Eduardo Merege
26/01/2007, 10:01
Angelo,
Ainda faz uma bela diferença sim, nessa revisão que comentei, nem troquei os discos, precisei trocar 2 satelites e aproveitei e lavei disco por disco montei com óleo entre eles, etc.
Ele vei funcionar quando voce jogar torque no diff,( ja passei reto em alguns balões aqui da cidade :mrgreen: )
Na trilha tambem, se não dosar o pé em lugares planos e escorregadios vei andar em linha reta, pouco importa pra onde esta esterçado o volante, fica ate engraçado de ver :grin: .

Utilizo o Ipirgerol LS SAE 85W140, era o recomendado na epoca das F-1000 e o que a troller recomenda hoje. Nao é muito mais caro não e acha em qualquer posto Ipiranga ou casa de lubrificantes.

[]'s qualquer dúvida estamos ai :concordo:

Eliseu
26/01/2007, 10:08
Angelo,
no meu Engesa usava um 75% da F1000. Ele realmente perde a eficiência com o tempo, mas vc pode trocar o reparo ou fazer como eu: calcei as engrenagens por trás com arruelas cônicas, e ele até aumenta para uns 85 ou 90%. O meu estava na dianteira(eixo Dana 44) e na traseira tinha um ARB 100%. Depois tirei o ARB, (não tinha tanto uso para ele) e coloquei um 75% reajustado. Garanto que faz a diferença. []'s

Angelo T. P.
26/01/2007, 13:26
Legal! Achei q ia só me dar dor de cabeça coloca-lo
Estou gostando cada vez mais desse LSD (o bloqueio!!! hehehe)
Estava com medo de colocar e dar xabu depois.

Wallace
27/01/2007, 01:59
O Kaiser é um 100% mas não afeta absolutamente nada da dirigibilidade ou faz barulho ou dá tranco. Tanto que pode ser usado sem problemas no eixo dianteiro de um 4x4 permanente como uma Defender, nem vai notar que o bloqueio esta lá no asfalto.
A Kaiser tem entre outros veiculos da fabrica uma 90 com bloqueio nos dois eixos, fui de SP a Monte Verde com ela e nem se nota diferença nenhuma no asfalto, mesmo na serra, em manobras, etc.
E de quebra a fabrica da 1 ano de garantia sem limite de kilometragem e sem restrição a preparação do veiculo, já que ele não tem desgaste como estes de discos.

SERGIO SAAD
27/01/2007, 12:20
Alguem Sabe Onde Encontro O Reparo Deste Bloqueio Por Preço Razoavel,ate Agora Só Achei Na Garra4x4.
Abs.

Beto Lacerda
27/01/2007, 13:32
O Kaiser é um 100% mas não afeta absolutamente nada da dirigibilidade ou faz barulho ou dá tranco. Tanto que pode ser usado sem problemas no eixo dianteiro de um 4x4 permanente como uma Defender, nem vai notar que o bloqueio esta lá no asfalto.
A Kaiser tem entre outros veiculos da fabrica uma 90 com bloqueio nos dois eixos, fui de SP a Monte Verde com ela e nem se nota diferença nenhuma no asfalto, mesmo na serra, em manobras, etc.
E de quebra a fabrica da 1 ano de garantia sem limite de kilometragem e sem restrição a preparação do veiculo, já que ele não tem desgaste como estes de discos.
pelo o que eu entendi funciona como aquelas catracas por roletes ....
porem se ele trava 100% qdo aplicado torque ao pião (como todo 100% que funciona deve fazer) me explica como não vai dar tranco ??? como não afetaria a dirigibilidade ??? não fazer o clec-clec tipico concordo, realmente não faz pois não trabalha por dentes ... mas não consigo entender como um bloqueio 100% vai alterar menos a dirigibilidade do que outro sendo que ambos estão em perfeito estado de funcionamento ( p/ ja tirar da comparação os que não desarmam nunca e ai atrapalham)
[]'s

Wallace
28/01/2007, 12:51
pelo o que eu entendi funciona como aquelas catracas por roletes ....
porem se ele trava 100% qdo aplicado torque ao pião (como todo 100% que funciona deve fazer) me explica como não vai dar tranco ??? como não afetaria a dirigibilidade ??? não fazer o clec-clec tipico concordo, realmente não faz pois não trabalha por dentes ... mas não consigo entender como um bloqueio 100% vai alterar menos a dirigibilidade do que outro sendo que ambos estão em perfeito estado de funcionamento ( p/ ja tirar da comparação os que não desarmam nunca e ai atrapalham)
[]'sO exemplo da catraca de roletes acho bom.
Em outros bloqueios o funcionamento é diferente, pois como voce falou eles usam do torque ou jogos de forças entre o torque que vem do motor e o torque da tração das rodas para bloquear ou não.
O Kaiser funciona mais atuando no movimento que na força.
Então na pratica ele vai obrigar ambos os semi-eixos a girarem no minimo a uma rotação (que depende da rotação do cardan e da redução do eixos), mas não impede de um dos semi-eixos a girar mais rápido (o seu efeito catraca).
Assim quando voce entra numa curva no asfalto a rotação da roda interna da curva é menor e é tracionada normalmente. A roda externa vai ser forçada a girar mais rápido pelo proprio asfalto, e como o Kaiser não impede a rotação maior, como nos bloqueios normais de dentes, não se tem a alteração de dirigibilidade. E como faz isso de forma suave, sem trancos ou barulhos; no asfalto no uso normal o bloqueio Kaiser passa desapercebido mesmo no eixo dianteiro de um 4x4 de tempo integral.

Beto Lacerda
29/01/2007, 00:12
ah tah então é igual um bloqueio 100% por engrenagens de qualidade ... (afinal só os enfreno da vida travam de dão trancos) pois no final das contas o desarme em curvas se da pelo avanço da roda de fora ... em ambos os casos ... então basicamente o que muda é se é com ou sem estalos na curva e se com roletes ou e acoplamento por engrenagens
outra duvida os LSD gastam discos , e os roletes tem desgaste ??? tem uma vista explodida dele ?
[]'s

Elmer_Jeep
29/01/2007, 09:42
Beto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22476

Mensagem #56

[]'s

Wallace
29/01/2007, 11:08
ah tah então é igual um bloqueio 100% por engrenagens de qualidade ... (afinal só os enfreno da vida travam de dão trancos) pois no final das contas o desarme em curvas se da pelo avanço da roda de fora ... em ambos os casos ... então basicamente o que muda é se é com ou sem estalos na curva e se com roletes ou e acoplamento por engrenagens
outra duvida os LSD gastam discos , e os roletes tem desgaste ??? tem uma vista explodida dele ?
[]'sNão é bem assim, já que o Kasier não interfere em nada na direção mesmo com ele na frente de um 4x4 permanente. Assim ele seria o único bloqueio 100% automatico indicado para uso na frente.
E atrás como voce falou fica com o beneficio de sem estalos (ou trancos), barulho ou mesmo de mudar a dirigibilidade em uso normal.
Não os roletes não tem desgaste, tanto que a Kaiser da uma garantia acho que única no mercado; 1 ano de garantia sem limite de kilometragem e sem restrição a preparação do veiculo.
Vista explodida em anexo.

Beto Lacerda
29/01/2007, 23:24
Não é bem assim, já que o Kasier não interfere em nada na direção mesmo com ele na frente de um 4x4 permanente. Assim ele seria o único bloqueio 100% automatico indicado para uso na frente.
E atrás como voce falou fica com o beneficio de sem estalos (ou trancos), barulho ou mesmo de mudar a dirigibilidade em uso normal.
Não os roletes não tem desgaste, tanto que a Kaiser da uma garantia acho que única no mercado; 1 ano de garantia sem limite de kilometragem e sem restrição a preparação do veiculo.
Vista explodida em anexo.
o que impede de se usar um lockright que como vc mesmo disse é mais civilizado na frente ??? pq o mesmo problema (se é que ha ) não ocorre com o kaiser ??
insisto que estalos e trancos são coisas diferentes .. um bom bloqueio estala mas a roda mais rapida gira livremente para frente não atrapalahndo em nada a dirigibilidade como vc mesmo esplicou-nos sobre o lockright , o unico porém seriam estalos ... e lembro que os trancos somente bloqueios mal ajustados ou mal confeccionados devem produzir pois não "desarmam" com suavidade ou nem mesmo desarmam como ja relatado sobre um outro de substituição que saiu do mercado .
o sistema não lembra o das roda livre automaticas ? não corre o risco dos roletes "escorregarem"?? ou eles se travam como dentes ???
[]'s

Beto Lacerda
29/01/2007, 23:28
Beto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22476

Mensagem #56

[]'s
elmer a imagem não abre ... e pelo endereço (http://www.nekarth.com.br/fotos/KAISER-EXPLODIDA.jpg) era no site dees e triraram por isso nãoabre
[]`s

leovalle
30/01/2007, 00:14
Os bloqueios ENSIMEC tem garantia de 1 ano contra qualquer tipo de defeito, sem limitação de pneus e preparação. Os casos de mal uso durante a vigência, ou que provocaram defeito depois de vencido o prazo, foram consertados sem ônus para os clientes, que foram alertados do mal uso.

O único defeito constatdo por mal uso foi a quebra da cabeça do parafusos alen, por uso de tampão do diferencial muito comprido, cisalhando os parafusos. Após a troca, os bloqueios funcionaram sem mais problemas.

Até hoje, nenhum cliente da ENSIMEC que tenha tido defeito com seus produtos deicou de tê-los resolvidos a contento.

[']s

Wallace
31/01/2007, 09:10
o que impede de se usar um lockright que como vc mesmo disse é mais civilizado na frente ???O lockright é um dos bloqueios mais civilizados, mas para uso no eixo traseiro. Nunca falei o mesmo para o eixo dianteiro, ao contrario, não recomendo para uso na frente, assim como o fabricante também não.
O fato dele ser bem civilizado não significa que ele é como o Kaiser que é totalmente civilizado.
Claro que não é proibido usar o lockright na frente, mas não é indicado para a grande maioria. Normalmente só para quem faz uso basicamente off-road do jipe.
O uso do Lockright na frente vai afetar a dirigibilidade sim, enquanto o Kaiser não. Em veiculos como uma Defender que é 4x4 de tempo integral não deveira usar o lockright nunca na frente, mas pode usar o Kaiser tranquilamente (nem vai saber que ele esta lá no asfalto).

pq o mesmo problema (se é que ha ) não ocorre com o kaiser ??
insisto que estalos e trancos são coisas diferentes .. um bom bloqueio estala mas a roda mais rapida gira livremente para frente não atrapalahndo em nada a dirigibilidade como vc mesmo esplicou-nos sobre o lockrightEssa explicação é do Kaiser, voce provavelmente esta confundindo as explicações.

, o unico porém seriam estalos ... e lembro que os trancos somente bloqueios mal ajustados ou mal confeccionados devem produzir pois não "desarmam" com suavidade ou nem mesmo desarmam como ja relatado sobre um outro de substituição que saiu do mercado . Negativo, a suavidade de um Lock Right depende diretamente das forças envolvidas no momento que ele vai desbloquear ou bloquear, já que ele como os outros é baseado em forças quando o Kaiser é em movimento.
Ai em bloqueios como o lock right voce pode ter a tendendia da direção ser forçada a ficar reta até o momento que ele desbloqueia.
o sistema não lembra o das roda livre automaticas ? não corre o risco dos roletes "escorregarem"?? ou eles se travam como dentes ???
[]'sNão endenti o que quis dizer como "escorregarem", pode dar um exemplo?

Beto Lacerda
31/01/2007, 12:26
Não endenti o que quis dizer como "escorregarem", pode dar um exemplo?
Wallace todos bloqueios automaticos deixam a roda mais rapida ultrapassar em qqer situação pois se ela estiver mais rapida que a outra eliminaria o torque no pião afinal seesta bloqueado e uma vai mais rapido tenta trazer a outra ai ambas tentam trazer a coroa e com isso o bloqueio desarma (isso em fração de segundos , se for um bom bloqueio )


sobre escorregar o que me refiro é se não tem nenhum dente ou resalto p/ travar como em uma engrenagem , e esses dentes se forem ruins podem quebrar em boqueios por engrenagem ruins .., mas no caso do de roletes ... pergunto num jeep com torque (num to falando de land com motorzinho ) e pneu grande (35 em diante como os outros provaram resistir ) não corre o risco do torque aplicado vencer o atrito dos roletes com a parede ???? ou mesmo atropelar os rolétes e moer tudo la dentro ... tipo o que ocasionava as RL automaticas explodir a caracaça
[]s

Bruno-Coyote
31/01/2007, 19:46
conheço varios q tem ensimec i nunca deu pau

agora tem um pessoal do grupo q instalou a cabo

até agora ta indo bem.

Wallace
01/02/2007, 21:47
sobre escorregar o que me refiro é se não tem nenhum dente ou resalto p/ travar como em uma engrenagem , e esses dentes se forem ruins podem quebrar em boqueios por engrenagem ruins .., mas no caso do de roletes ... pergunto num jeep com torque (num to falando de land com motorzinho ) e pneu grande (35 em diante como os outros provaram resistir ) não corre o risco do torque aplicado vencer o atrito dos roletes com a parede ???? ou mesmo atropelar os rolétes e moer tudo la dentro ... tipo o que ocasionava as RL automaticas explodir a caracaça
[]sO caso de explodir a carcaça da roda livre é certamente é por culpa de carcaça fraca, tanto que modelos mais fortes não tem esse problema
No caso do Bloqueio a "carcaça" ali tem é muito forte.
No mais a Kaiser já faz muitos testes que comprovam a resistencia e a durabilidade. E vai ter um jipe de RC usando os Bloqueios Kaiser para provar em situações radicais.