Ver Versão Completa : Novato com medo !!
Muleke_doido
23/03/2004, 00:06
Ola galera !!
Estou querendo entrar no mundo 4x4 , mas antes preciso de uma ajudinha de vcs !! :lol: :wink:
Tenho lido bastante coisas por aqui sobre mecanicas em geral e percebi que não é tão facil quanto parece manter um Jipe !! :? :(
To querendo comprar meu primeiro Jipe , vou usa - lo no dia dia. (não possuo outro veiculo , será meu primeiro) :D 8)
Eu trabalho um pouco longe de casa. De manhã pego até que um transitozinho legal e a noite quase sempre livre !! (mas digamos que levo sem transito uns 30 a 40 minutos de carro sem transito)
Então gostaria de um que fosse economico ou menos gastão , com um motor legal que aguente o "anda e para" de São Paulo !! :) :cry:
Lembrando que hj não tenho condições de logo de cara pegar um Jipe equipado e tals. Com o tempo vou equipando do meu jeito !!
Então oq vcs sugerem pra eu começar !?
Cj3... Cj5.... !? Alcool ou Gasolina !? 4 ou 6 cilindros ou outro motor !?
Lembrando tbm que não vou fazer trilhas agora de cara... vou usar de começo apenas nas ruas mesmo !!
Meu medo é ter mtos problemas com o Jipe.... ter que fazer manutenção direto e tals... enfim...ter mais dor de cabeça do que Prazer em ter um 4x4 !! :wink: :D
Agradeço a atenção de vcs e espero que me ajudem !!
OBS: Não se assustem com meu apelido (Mukele_doido) é apenas um apelido de infancia que ficou marcada pelos amigos !! :D 8) [/b]
Martin Melcop
23/03/2004, 00:16
Seja bem vindo muleke,
quanto a jipe (CJ) q gaste pouco no transito.... esse eu ainda num conheço, a nao ser q seja a diesel....
mas pergunte ai, o povo ta ai pra te ajudar no q for possivel.
[]´s
Muleke_doido
23/03/2004, 00:21
Então , eu ainda não sei mto bem o quanto pretendo gastar ! Quanto que vale um Jipe e tals.... pois cada um tem um preço diferente !!
Tem gente que pede 4 mil e tem gente que fala que vale uns 10 mil , mesmo o Jipe não estando mto equipado e tals !!
Então estou perdido !!
Sempre gostei de Jipe...mas só agora estou entrando de cabeça nisso e pesquisando !!
Falem oq vcs acharem melhor... os preços que vcs sabem quanto que vale mesmo e tals !!
Estou aqui pra "ouvir" opiniões de tds. E aprender tbm é claro !! E quem sabe um dia até ajudar !! hehehehehe...
Abraços
cassiolm
23/03/2004, 01:03
Fala Muleke!!
Olha, recentemente comprei meu primeiro jipe. Soh que sou um pouquinho mais velho que vc. :wink: :lol:
E olha, foi graças aos caras aqui do 4x4 que me deram e ainda dão mil toques.
Tb não entendo quase nada da coisa mas to aprendendo muito. E agora com certeza vou aprender mais ainda... :lol:
Acho que vc vai ouvir muitas opinioes diferentes por aqui inclusive gente dizendo que jipe é só pra trilha, pra vc comprar um carro 4x2 para andar na cidade, etc. Não existe um concenso a respeito de jipe, essa é a verdade! Cada um tem o seu motivo pra ter um jipe...
É fato que jipe não é carro e foi feito pra pegar barro mesmo mas se vc quer mesmo e não tem grana pra dois veiculos então não desista. Ouça tudo, tenha paciencia. Vá até o Ibira na quinta, conheça o povo aqui do 4x4brasil e veja mil jipes por lá. Vá ver MUITOS jipes que estejam a venda e ande em todos. Ouça, fuçe, leia...
Ai cara, é esperar por uma boa oportunidade! :D
Boa sorte!
---
To querendo comprar meu primeiro Jipe , vou usa - lo no dia dia. (não possuo outro veiculo , será meu primeiro)
Bem vindo! Hoje, após muitos anos posso dizer que consegui chegar ao que você está querendo: Não ter nenhum 4x2 e só andar de jipe! Te garanto: Só é facil para quem está sentado na grana. De outra forma, só batalhando muito tempo para isso.
Eu trabalho um pouco longe de casa. De manhã pego até que um transitozinho legal e a noite quase sempre livre !! (mas digamos que levo sem transito uns 30 a 40 minutos de carro sem transito) Então gostaria de um que fosse economico ou menos gastão , com um motor legal que aguente o "anda e para" de São Paulo !!
Para o que você vai precisar um CJ é algo inviável. Conheço até alguns apaixonados que usam o CJ para o dia-a-dia, mas nenhum deles é paulistano. Se ouvir algo em contrário, duvide: Ou estão com pena de desanima-lo ou estão simplesmente mentindo.
Assim como você, muitos por aqui sonharam um dia em ter um CJ para o dia-a-dia, quem sabe colocar um motor diesel nele, e mais um monte de coisas que não adianta dizer que é inviável... Isso é como menininha apaixonada: Só aprende quando cai do cavalo.
Lembrando que hj não tenho condições de logo de cara pegar um Jipe equipado e tals. Com o tempo vou equipando do meu jeito !! Meu medo é ter mtos problemas com o Jipe.... ter que fazer manutenção direto e tals... enfim...ter mais dor de cabeça do que Prazer em ter um 4x4 !!
Se você acha que manutenção de Jeep é problema então compra um carro de passeio. Manutenção acaba sendo um hobbie para qualquer jipeiro que se preze e não pode ser motivo para dor de cabeça... Não te contaram que o seu mecânico pode ser o seu melhor analista?
Lembrando tbm que não vou fazer trilhas agora de cara... vou usar de começo apenas nas ruas mesmo !!
É fato que jipe não é carro e foi feito pra pegar barro
No nosso meio, sabemos que devemos respeitar o projeto original de cada carro: Se ele é feito para estradas de terra ou expedições, não devemos usa-lo em trilhas. Se ele é feito para transporte agricola não usamos para expedições, e por ai vai... Claro que nem todos respeitam isso, mas é uma pratica que se aprende com o tempo e na maioria das vezes às custas de muito dinheiro.
Como o Cassio disse, CJ não foi feito para andar em rua.... Muitos tentaram... aprenda com a experiencia deles ou gaste aquilo que tem e o que não tem para chegar a mesma conclusão.
Muleke, essas dicas não são de forma alguma para te desanimar, muito pelo contrário: Não quero que não entre em roubada e eu acabe perdendo aquee que poderia ser um bom colega de esporte.
Existem outras maneiras de se andar de jipe todos os dias: Opções que você nem imagina que sejam confáveis e robustas estão disponíveis a preços bem mais acessiveis do que os clássicos CJ´s
Não, não estou falando de Bands e nem outros gastões, mas sim de pequenos e valentes, como são os Suzukis e por que não... Nivas?!?
Muleke, de todas as sugestões que ouviu, a melhor foi a que disse para ir às quintas no Ibira. Eu complemento: Vá sozinho para não ter medo de se enturmar. Procure por mim ou algum outro colega do Forum. Peça para ser apresentado aos colegas e também às viaturas. Ouça os mais experientes (aprenda a conhece-los) Enfim... torne-se um jipeiro e não simplesmente ande de jipe.
Abraços,
Concordo com o Fábio na questão das opções...
Se não for o seu DESEJO ter um CJ... avalie outras opções como um Nivinha ou Samuca.
Eu só não comprei um CJ por ele não se adequar ao meu uso (viagens) mas por desejo não comprei exatamente o melhor pra isso (Band) e sim um ENGESA que era meu sonho.
Eu ADORO o CJ! Mas é um projeto mais antigo que Nivas e Suzukis e tanto mantê-lo original como fazer as adaptações demanda uma grana.
Mas se você quer um CJ mesmo que para o dia-a-dia vá em frente! Na minha opinião carro com manutenção em dia (não importa o ano) quebra-pouco e se for um CJ 4cil, nem vai gastar tanto assim de combustível.
Ah... mais uma coisa em relação a paixão...
Eu tenho um Engesa que é minha paixão e vou morrer com ele.
A minha namorada, depois de ver quatro estudantes numa Rural inteirona (que a menina que dirigia deve ter herdado do avô). Se apaixonou pela Rural e quer comprar uma de qualquer jeito! :-)
Paixão não tem preço... quer dizer... tem... mas dá-se um jeito :-)
[]s
megadeth
23/03/2004, 09:37
Eae muleke.
Estou quase na mesma situação que vc, a diferença é que eu já tenho um carro "pra bater na cidade" e esporadicamente eu saio com meu CJ pra trabalhar e fazer uma graça nas ruas de SP :D 8) . Cara, pro dia-a-dia não dá :( , a embreagem é dura :x , o freio não é preciso :o e a direção nunca é justinha como a de um carro de passeio :shock: , mesmo com tudo isso reguladinho, não há comparação. Eu tive esta mesma ansiedade que vc está tendo uns 5 anos atrás :( :( , qdo não tinha carro e tb era fissurado em Jeep :P , e quase comprei um CJ pra ser o único carro, mas percebí que era inviável, e comprei um "milzinho" qualquer :shock: :roll: :shock: . Só pude comprar meu CJ há uns 6 meses, para ficar como 2º carro :D :D :D :D . Cara, apesar de ter ficado muito apreensivo e com muita vontade de ter um logo de cara, não me arrependo do que fiz, pois hoje, se a viatura emperrar, eu vou trabalhar numa boa com o meu outro carro e encosto a viatura no mecânico (leia-se amigo/psicólogo/engenheiro :D ) pra pegar depois e deixar aquela grana... :cry: :?
Não tem jeito, é complicado :( . Depende muito tb de qto vc tem disponível, pois se tiver uns 10.000 lts e tiver espaço em garagem, acho que pode comprar um poisé qqr pra rodar (tipo os primeiros corsas, sei lá :D :shock: ) e procurar um CJ pra reformar aos poucos. Pelo menos seu sonho estará em "andamento" 8) . Aguarde as opiniões dos feras daqui, eu sou um mané, marinheiro de 1ª viagem tb :oops: :oops: , mas tento ajudar no possível, ok? :D
[]s contentes pela nação Jeepeira estar crescendo!!!
Ps.: Se eu viajei em alguma coisa, me corrijam, pois acho que bebí gasolina ontem alterando o tanque do GEMA... :lol: :lol:
Luciano R. Oliveira
23/03/2004, 12:36
:D Seja bem vindo ao forum :D Antes de mais nada, acredite no que vc quer, gastos existirão, frustações tb, porém a alegria é imensa quando vc ouve aquele motor funcionar do jeitinho que vc queria, quando vc vê uma adaptação funcionar direitinho, quando vc tem uma idéia que muitas vezes vc acha boba, mas uma série de pessoas atencioas do forum lhe dão dicas, e derrepente vc encontra um jipe na rua e conversa com seu proprietário com já o conhecesse a anos e na verdade é a primeira vez que o vê, é assim o mundo dos jipeiros, ajuda, colaboração, comprometimento e acima de tudo alegria !. Se vc realmente quer corra atráz, o pessoal do forum vai lhe ajudar, assim como ajudaram-me. comprei meu CJ 58 faz 10 meses, peguei na lata podre, pagei R$ 1.800,00 lts, quanto gastei ? NNNNNÃOOOOO SEI ! :D Só sei que estou muito feliz, vendo todos os dias o bichinho feio transformando-se em um verdadeiro jipe em breve estarei publicando as fotos do antes e o depois.
Desejo a você sorte e sempre acredite no seu sonho, sugestão compre um motoquinha velha para ir para o trabalho e escola/faculdade e compre um jipinho para reformá-lo, mas não considere que vc irá irá usá-lo no dia-a-dia, faz 3,5 ou 4 km por litro. :wink:
Se precisar dá um grito
Muleke_doido
23/03/2004, 13:29
AAAAhhhhhhhhh....!! :wink: :wink: (pediu pra gritar eu gritei)
Estou cada vez mais confuso aqui !! hehehehehe.... :roll: :roll:
Mas to gostando das dicas de vcs !!
Valeu mesmo pelas ajudas de tds vcs !! :D :D
Continuem ae me ajudando !! hehehehee....
Vou tentar colar lá no Ibira na quinta !! (não garanto nada)
Detalhe: Falaram do Niva e tals.... mas esse sim é uma Bomba , uma roubada de entrar né !? Ou não !? :? :( :D
Samuca é uma boa dica mesmo !! 8) :D 8) :D
Enfim.... meu lema é : "Não vou desistir logo de cara , vou até o fim e quebrar a cara !! Se pá !!" 8) 8)
Abraços a vcs meus novos companheiros e amigos !! hehehehehehe.... :D 8) :D
Valdez Steinle de Carvalh
23/03/2004, 14:30
Caro Muleke,
Tachar um carro de "bomba" sem conhece-lo é agir como piolho, indo na cabeça dos outros. Tenho um CJ 5 que concordando com varias opiniões do fórum, para uso diario na cidade é um pouco dispendioso, fato pelo qual só o uso em passeios, porém também ja tive um Niva, que em momento algum desabono, pois atende perfeitamente o uso urbano e as brincadeiras de fim de semana, tratando-se de investimento pequeno para quem quer iniciar, tomar gosto e ai sim partir para voos mais altos, lembre-se que se o brinquedo for um CJ, um Niva, um Samuca, ou o que for, se não houver a manutenção devida, os cuidados necessários, todos eles serão problemáticos e tal. Hoje estou vendendo meu CJ para comprar um JPX, que muita gente rotula de bomba, mas tenho certeza que com planejamento, conhecimento e troca de informações vai ser um veículo que só me dara alegrias, comos os outros dois que tive (CJ e Niva). Muita lama e um abraço.
Falaram do Niva e tals.... mas esse sim é uma Bomba , uma roubada de entrar né !? Ou não !? :? :( :D
Samuca é uma boa dica mesmo !!
Como disse antes: Cada carro tem seu projeto e um propósito distinto.
- Niva é uma bomba claro, se for fazer dele um carro para trilhas pesadas.
- Vitara é uma bomba se for fazer trilhas pesadas.
- Samurai é uma bomba se for fazer longas viagens com ele.
- CJ é uma bomba se for fazer o carro do dia-a-dia na cidade.
Alguns irão te dizer: "_Oras, mas eu faço o uso do carro assim mesmo e ele aguenta muuito bem!!!" Pode até ser... mas eles estão fazendo o uso errado da viatura Mais cedo ou mais tarde ela começa a dar desgaste acima do normal, manutenção abusiva e torna-se o que?!? Uma bomba!!!!
Se todos os carros tivessem seu uso voltado para sua especificação não teriamos os famosos troféus Javali. (Que também é um injustiçado, afinal seu projeto era pura e simplesmente de fazer deslocamentos agricolas com um pouco mais de conforto que um trator)
[]´s
Alexandre Vaz Ferreira
23/03/2004, 15:31
E aí Muleke
Pela primeira vez fiquei dependendo por uns dias só do CJ, já que minha camionete que uso na dia a dia estava em reparo por um pequeno acidente. Por uns 5 dias foi bem, no sexto dia, mesmo com a manutençao em dia, andando na manha, e a pouco ter terminado a reforma geral, fiquei na mão pq a caixa deu pau( acavalou em primeira), pouca coisa, mas fiquei dois dias a pé :evil: .
Jeep sempre tem algo pra adaptar ou ajeitar, e as vezes tem que ficar na oficina alguns dias, depender só dele acho que não é uma boa :wink: .
Um abraço
Alexandre
Tambem acho que CJ sempre tem alguma coisa pra fazer além da manutenção dos carros populares.
Acho dificil comprar um CJ barato ou caro que não tem nada pra fazer. Se vc for um cara chato que não pode ouvir um ruido diferente que logo vai atras do mecanico, já era...
Tenho um amigo de Campinas que trocou uma Courrier 99 por um CJ 72 no pau. Se arrependeu em menos de 2 meses.
Como dar conselho não adianta, vá em frente e tente a sorte.
Agora uma coisa é verdade:
Jeep na troca de um popular - R$ 10.000,00
Conta no posto todo mes - R$ 500,00
Chegar com um Jeep ASSIM no trabalho, não tem preço.
Ola PessoALL
Muleke, eu tenho um amigo que tem um CJ5 com AP2.0 a alcool muito bom, que é de uso diário e economico em relacao aos 6cil. (e faz até que bem as trilhas médias). Essa montagem dele é viavel para sampa e não e tão cara.
Eu tenho um CJ5 1963 e um popular. Meu jeep ainda tem 2 problemas (Shimmy e freios). Mesmo com a atenção total do Lang e do pessoal, ainda não consegui arrumar. Falta tempo e latas.
Qual a diferença entre ele e eu? Ele tem tempo e conhecimento. Eu nao consigo ter fds inteiro para mexer com calma no jeep. Por causa disso eu não consigo arruma-lo. Meu amigo? Ele tem tempo para mexer, logo o jeep dele ta sempre redondo.
Se vc for como meu amigo, vai de CJ com AP que ele vai te atender em todas as suas expectativas. Segue os conselhos do pessoal daqui, presta atenção nos desgastes comuns de peças e afins e vai fundo.
Se vc não tem tempo, opte por um carro mais novo, eu sugeriria um samuca. A chance de quebra é menor, mas o que o nosso amigo disse é verdade, se um carro é utilizado para o que foi projetado, não há problemas.
Tb nao quero desanima-lo, só te dou este conselho pq acho que a minha compra foi prematura, devido a minha falta de tempo deveria ter visto uma opção mais estável, agora assumo o tempo que perco brincando com meu jeep, pois nao pude arruma-lo ou leva-lo a quem pode.
Vai com calma e do jeito que vc está fazendo que vai dar certinho!!
Bem vindo ao clube!!
[s]
Campa.
Jipe economico, confiavel e que dificilmente vai te deixar nao mao, se a manutencao estiver em dia, seria o ENGESA. Aqui pelo sul, em bom estado R$ 20 mil (alcool ou gasolina) e R$ 30 mil se diesel
CJ's sao otima opcao, mas dependem muito de como foram feitas as adaptacoes, um motor AP ou diesel sem duvida torna o carro mais economico, freio a disco, direcao hidraulica, etc, se tornam indispensaveis para uso urbano intenso. Em media, sao os mais baratos de se adquirir, variando de R$ 12 mil a R$ 20 mil, gasolina.
Suzuki's tem o problema de pecas, dependendo da regiao, principalmente se for lataria. É preciso garimpar/informar-se sobre substitutas, qdo possivel. Mas sao os que te darao maior conforto, e sao bastante confiaveis (nao quebram inexplicavelmente...). Tem o preco proximo a R$ 18 mil (samucas) ate R$ 30 ou pouco acima (Vitara), sempre gasolina.
Diria que deves equilibrar a paixao com a razao (dificil..), talvez economizar um pouco mais e adquirir algo mais inteiro se nao tiveres lugar e/ou aptidao para "meter a mao na massa", principalmente se o prazer estiver mais no lado do dirigir do que do projetar/executar.
Indispensavel é contatar o pessoal dos jipeclubes (Ibirapuera, creio, no teu caso), que te levam a dar uma volta, trocam experiencias sem esconder o jogo, pois ainda tou pra ver jipeiro mau-carater....
[]s e sucesso na empreitada!
Abracos e boa sorte!
AE !!!
VCs lembram qdo eu desisti de comprar um Jeep ...
Depois de ouvir uns 4 meses dicas sugestões da galera do forum, acabei comprando meu CJ 74, por 6mil latas ...
Adaptações ? NENHUMA todo original, eu é que colokei freios a disco, trokei o para brisa, bancos e cintos.
Estou muito feliz com a viatura, e não pretendo fazer modificações de motor, cambio, ele se comporta bem nas trilhas ... No asfalto ai é de chorar, mas como asfalto so serve pra chegar na trilha ...
Muleke techa paciencia que vc acha a viatura que seja seu número. Qto aos Nivas, tenho amigos que possuem e os bichinhos bem cuidados nao deixam a desejar ...
T+
Boa Sorte
Pagani
so trabalhando
Fala Gente... :D
Jeep ou jipe??? :D A Eterna dúvida.... :D :D :D
Bom, eu tenho um jeep, é o meu único carro, ando nele pra baixo e pra cima, vou em trilhas e vou em casamentos. :D
Realmente é gastão, bebe pra caramba, mas tenho o jeep por paixão e não por opção. Então quando eu escolhi o jeep, mentalizei que poderia ficar a pé por causa de quebras eventuais, abdiquei do conforto, da velocidade, estabilidade, e outras coisas. :D
Mas a satisfação de ter um JEEP não tem preço mesmo. :D
Infelizmente o meu está parado desde de novembro do ano passado. :D
Pois quebrei a caixa, e como estou desempregado, não tenho caixa pra arrumar o jeep, então tive que deixá-lo na garagem. :cry: :cry:
Todos os dias vou lá, dou uma namorada, passo a mão nele... só pra ele não esquecer de mim. :D
Assim que a situação melhorar pro meu lado eu volto a andar nele. :D
Ah, e quanto ao posto, é verdade, eu que moro numa cidade pequena, no interior de minas gerais, eu gastava uma média de 400 reais por mês só com a gasolina. E eu nem ia trabalhar todos os dias nele. :shock: :shock:
[]'s
Eugênio
Vinicius Hauagge
26/03/2004, 16:20
Bem, eu sou novo na lista de discussão, nao sou de sao paulo mas vou dar meu relato pessoal.
O primeiro veículo que tive foi um jeep willys 1967 original adquirido há 10 anos, quando eu ainda fazia faculdade. Nessa época, morava em curitiba e o jeep me acompanhava em todos os lugares. Pegava transito pesado, ia para a faculdade e pro estágio, viajava, (meus pais moravam no interior e ia pra casa deles com o jeep, +- 250 km de distancia) ia para a praia, saia com a namorada (apesar de no frio do inverno curitibano saiamos com o carro dela) etc. etc. etc.
Nao entendia nada de mecanica, era totalmente leigo no assunto (hoje até que entendo e quando dá coloco a mao na graxa). É tudo uma questao de interesse e vontade.
Nao vou negar que o jeep me deu trabalho, algumas vezes me deixou na mao, outras me deixou com um cheiro de gasolina e de fumaca insuportavel, mas o prazer que ele me proporcionou foi infinitamente superior.
Gracas a ele conheci várias pessoas (muitas mulheres) e descobri que o Jeep é um veículo cativante, que é seu amigo nas melhores (e nas piores) horas, pois ele pode levar (e deixa-lo - he he he) em qualquer lugar...
Dá manutenção, claro que dá... MAs sao coisas básicas.... Se voce comprar um jeep bom de mecanica, a dor de cabeca será menor. Alem disso, as pecas sao baratas e faceis de encontrar. Desde já aconselho a vc ficar amigo de algum mecanico que entenda de jeep, pois assim vc vai aprendendo com ele.
É tudo uma questão pessoal e eu nao me arrependo de ter o jeep como meu primeiro carro... Tanto é assim que estou com ele até hoje (10 anos de convivencia diária), sendo que nesse período foram feitas muitas (mas muitas mesmo) adaptações, reformas, etc, bem como foram colocados diversos acessórios (depois coloco uma foto dele).
Portanto, faça uma avaliacao racional e veja se vale a pena.... . Mas isso é muito pessoal e subjetivo. Certamente voce ouvira muitas opinioes contrarias, dizendo que vc é louco e coisa parecida. Eu sinceramente nao me arrependo. E se depender da minha vontade, meu jeep ficará comigo até o ultimo dia da minha vida!
Vinicius.
megadeth
26/03/2004, 20:18
Belo comentário Vinícius. Parabéns, e retrata bem o que sentimos pelas viaturas. Por mais que nos deixem a pé, por mais manutenção que eles dão, o prazer de dirigir um 4x4 é infinitamente maior, com certeza.
Vai nessa irmãozinho, q vc só vai ter alegria!!
[]s
Marcos ET
26/03/2004, 20:50
Texto tirado de uma velha Home Page:
"Criado para as mais complexas adversidades, o bom e velho companheiro Jeep Willys tem sido a paixão de muita gente... porque será?
Suas habilidades na época de sua criação, quase beiravam a ficção. Sua capacidade de “escalar” paredes quase na vertical, de desaparecer no leito de um rio e aparecer novamente do outro lado como um hipopótamo enfurecido (ou mesmo como um animal semimorto por afogamento... para aqueles que não vedaram o distribuidor ou o snorkel) isto sem contar com o incrível sentimento de liberdade que somente quem tem um Jeep sente e sabe.
Esta home page vem trazer a você, aficionado por estes veteranos, de TUDO um pouco para tornar nossos velhos de guerra em veículos ainda mais especiais."
Chamar um Jeep de carro é pecado, deveria ser até punido com atropelamento ou coisa mais dolorosa!. Exageros à parte, devemos lembrar uma frase do Luís Filoni (da Agromotor) que disse nao haver ser humano que, pelo menos uma vez, nao tenha tido contato com um jeep... mais que um veículo especial, traz conceitos básicos que o transformam em uma espécie mito vivo (e como) dos automóveis. Passar por onde ninguém jamais imaginou, nas mais diversas intempéries é apenas uma das características desta máquina. O prazer de "brigar" com a curva, de rezar para o freio dar conta do recado em uma situação de emergência, de passar horas deitado sob a "fuselagem" do bixo para tirar o ximmy das rodas dianteiras, de abrir o capô para mostrar a vedação do filtro de ar (bem em frente ao boteco que fica looonge do asfalto)... estas sao outras características marcantes que estes veteranos que nos infectam de cheiro de gasolina (e nós adoramos) e óleo trazem de melhor.
Podem existir outros 4x4, outros veículos que até sejam "altinhos" ou tenham controle de tração com ABS e etc e tal, mas JEEP só tem um! (e certamente nao é o Cherokee ou Wrangler)
Paixão é coisa que nao se explica... jeep tbem.
Muleke_doido
28/03/2004, 00:12
:cry: :cry: :cry: Vcs falando aki , eu acabo cada vez com mais vontade de ter meu Jeep !!
Mas tbm estou com a cabeça no lugar.... esperando a hora certa de ter um Jeep , comprar e tals !! :D
To pesquizando mto , conversando com bastante gente tbm.... mtas ideias legais , como tbm algumas que eu naum achei mto !! Mas é assim... cada um tem suas ideias e opiniões !! E eu tenhu escuitado tds os lados !! hehehehehehe.... 8) :D
Mas valeus por tds vcs heim !! pelas mensagens aki !!
Abracos a tds !!
Muleke_doido 8) :twisted:
marcelo nunes
28/03/2004, 11:57
Discordo dos que disseram ser "impossível" o uso diário do CJ na cidade.
Tenho utilizado um Jeep CJ5 a 12 anos, quase diariamente e não é por ele ser minha única opção. Ele já teve como companheiros de garagem Uno, Escort, Corsa, Diplomata, Saveiro, Omega, Blazer, A20 e Mercedes-Benz, em diferentes épocas.
Quando o comprei, uma semana antes de casar, deixei um Uno, um Diplomata e uma Saveiro novinhos em casa e viajei com ele na lua de mel, pelo litoral norte de SP.
Hoje ele divide a minha garagem com carros mais modernos, mas adivinhe quem é sempre escolhido para levar as crianças para a escola? O Jeep claro!!
Moro em Santo André, bem no centrão da cidade e vou quase todo dia a SP pela Anchieta. Frequentemente uso o Jeep para isso.
O CJ é utilizado também para irmos a Peruíbe, encara a estrada numa boa, puxando uma carretinha de fibra, mas tem características que facilitam esse uso:
- É 4 cilindros, OHC 2.3. Motor de manutenção fácil, barata, que não gasta exageradamente e que aceita viajar 200 km a 90/95 km/h, na Imigrantes e Pedro Taques.
- Tem pneus 750x16, modelo Carreteiro, borrachudos. Não são lameiros pois não faço trilhas, mas ando em estradas de terra com muita frequencia. Esses pneus permitem bom uso em estrada de asfalto pois tem uma rodagem bem maior e não fazem feio na terra.
- Freios a disco na frente, com servo freio. Essencial.
- Caixa de direção de Santana. Mecânica. Como uso o volante original, a hidráulica ficava mole demais, o carro dançava muito na estrada. A mecânica é bem macia em manobras com os pneus 750 e excelente na estrada.
- Dois tanques de gasolina, no entre-eixos.
- Suspensão 100% nova, com amortecedores de Toyota.
Uma opção seria um Impreza 4x4 92-93 que está na faixa de R$13.000, é um carro com boa durabilidade, se você não está pensando em pagar seguro é algo a se pensar...
Outras boas opções para uso misto:
Vitara
Samurai
Pedro Henrique Pittella
05/04/2004, 19:22
Já pensou num Samurai?
mattheus
08/04/2004, 10:51
FALA AÍ PESSOAL,
Após muito tempo sem dar as caras por aqui...
Cês tão fazendo o minino ficar cum medo do jipe.
Não é tudo isso não, pois tenho a Geringonça já faz 1 ano e meio, e se somar todo o tempo que andei nela não dá 3 meses :shock: . O restante ela passou, e ainda passa, na eterna reforma em busca do veículo perfeito :lol: .
Mas nesse tempo tirei uma conclusão, se for um jipe que tiver em dia com a sua manutenção, não dá problema não.
E quanto ao uso diário, é uma questão de adaptação, é claro que o pião que vai sair daquele seu carrinho macio, com direção molinha, isolamento acústico, banquinho macio e etc´s, não vai, nem a pau, se acostumar com o prazer que o jipe oferece em dirigir (duro que só o cão) :lol: :lol:
Mas isso é relativo, pois se é o único carro, que é meu caso, o cara acostuma na raça (igual montar a cavalo), é só uma questão de necessidade.
Quanto a questão de ser gastão, eu optei por um motor a álcool do opalão, que apesar de fazer 5/1 ainda assim tenho a favor o preço do combustível (R$0,60).
E o melhor, é o teste de paciência, pois se não tiver um pouquinho nunca vai poder ter um desses veículos, a não ser que tenha muitas $$$$ para comprar tudo pronto, não a seu gosto.
Mas isso é só parpite, pois como falei, a Geringonça tá na reforma há muito tempo e não sei quando terei o prazer novamente de pilotá-lo, mas enquanto isso vou ficar andando de mercedes 42 lugares e gastando muita sola por aí. :? :?
[]´s no aguardo do término da eterna reforma
Mattheus
Fala e muleke doido.. acho q esse eh o tipo da coisa que nao tem explicacao..
Morei nos EUA um tempo e ia realizar meu SONHO de ter um jipe la. Porem queria um CJ velho pra futucar nele a vontade, sem medo de fazer besteira.. pra aprender.. Quase impossivel achar.. os que achei na ebay na epoca o pessoal tava pedindo uma fortuna.. Resumindo a historia minha ex-namorada (Ex-patroa :D ) me convenceu(obrigou) a comprar um mustang. Nao me arrependi nao.. o mustangao era show.. Maaais fiquei o desejo do jeep..
Voltei pro brasil, passei por uns milzinhos, um vectra e uma pickup corsa. Tava pra finalmente comprar o jipe e ficar com o jipe e pickup corsa.. Dei de cara com um caminhao.. pra concertar a pickup gastei todo o dinheiro do jipe e o corsinha nunca mais foi o mesmo... Todo torto.. vendi (dado) e comprei um CJ. Foi quase pau pau..
TODO MUNDO fez o maximo pra nao deixar eu fazer essa "loucura".. Maais tive o prazer de andar nele uma semana e todo mundo que falava mau ficou maravilhado com a sensacao de liberdade :P
Olha q ele ta bem baqueado..
Ruim soh que tive que viajar, coloquei ele pra concertar a carroceria pq tava sem as "calhas" que apoiam no chassis, e a carroceria tava afundando.. ta la arrumando.. amanha deve ficar pronto .. aii posto foto pra vcs..
Maaais tinha tempo que nao sentia essa senasacao de "Presente de natal" :D
Nao importa o que eu vou fazer com ele, se na balanca ele me der mais alegrias que tristezas ta OTIMO.. caso nao.. eu vendo e "aprendi a licao".
:wink:
Abracao e boa sorte aee..
Rogério Barthy
11/11/2004, 17:10
Depois de muito sonhar e convencer a Dna. Patrôa, me lancei na aventura de comprar e ressucitar uma sucata de Jeep que estava parada em uma Rua em Niterói/RJ. Após muitas idas e vindas, já que moro no Rio de Janeiro escolhí umas das três sucatas que se encontravam lá e isso já fazem mais de 6 anos.......
Após trocar chassis, frente, comprar caixa, motor, retificar, recuperar, pintar, adaptar, comprar, instalar, recuperar, refazer, comprar, instalar, trocar......
A viatura ficou pronta, após passar por 4 mecânicos diferentes durante o apronto.
Agora, sinto que estou finalmente usufruindo de um veículo no dia a dia, saindo para todos os lugares no entorno de meu bairro (compras, colégio, crianças, transporte..) e para que o 6 cc não me deixasse pobre de vez, instalei um Kit gas no que aliviou muito o orçamento.
Entrei nessa luta, por não poder dispor das lt$ de pronto para adquirir uma viatura rodando e em bom estado, e optei por diluir o preço desse meu sonho em suaves prestações durante esses mais de 70 meses em que venho investindo.
Não me arrependo...... Satisfação não tem preço......
cristiano
12/11/2004, 08:13
Minha sugestão é a mesma de todos, melhor comprar um golzinho que tem a manutenção e consumo baratos para rodar no dia a dia, e andar no jeep em finais de semana e trilhas... jeep não é economico e as peças depreciam muito rápido pela idade...
Fred Almeida
12/11/2004, 08:47
Concordo em gênero, número e grau.
CJ não é para o nosso dia-dia e sim para umas trilhas e passeio no fim de semana. Adaptações sempre dão dor de cabeça no início. Até acertar tudo, demora e gasta muitas latinhas$$$
Eu tenho um gol bolinha para o meu dia-dia e não abro mão do meu CJ para as trilhas. A manutenção no caso do meu CJ é quase 0 e lele está todo original. Ele só sai da garagem para andar na terra e na lama.
Uma geralzinha no posto, uns reapertos, verificação de oleo e dos diferenciais.
GPA-Airborne
12/11/2004, 10:15
Mais um relato para ajudar (ou será confundir) o Muleke...
Eu tinha um Palio 4 portas 1.0 com DH comprado 0km, e sem trampo, a grana foi apertando e vendi o carro.
Quando voltei a trabalhar, tinha sobrado umas 6000 Lt$.
Também foi difícil, decidir, muitos a favor, outros contra, enfim, todas as opniões que vc já leu. Eu NUNCA tinha dirigido um jipe, e o único 4x4 que eu já tinha andado de carona, era uma Blazer (e estava no asfalto...)
Pensei: "para quem passou tanto tempo andando de ônibus..."
Fiz um test drive em um Javali perto de casa. (hoje eu entendo pq o vendedor tava alucinado para me vender aquele "jipe")
Aí, começei a me informar, perguntar e um cara lá daonde eu trabalhava disse: "Ahhh eu sei aonde tem um jeep maravilhoso. É um CJ6 Bernardão vermelho lindo! Faz uns 2 anos que está no fundo de uma lojinha de carros em Bragança. Eu estou de olho nele faz tempo, mas o cara não aceita parcelar em 10x... Mas eu ainda convenço ele!".
Eu já não me dava muito bem com esse cara. Ele era um cara metido, daquele sabe de tudo, e que tudo o que ele tem é melhor que o seu e afins... Pois é.
Peguei o carro do meu pai e e fui lá. E tenho que admitir, nessa o cara tava certo. O jipe era show!
Foi aí, que "nasceu" o meu Bernardão.
Duas semana depois, e o meu primeiro zequinha pegamos ônibus e fomos buscar o "B".
De Bragança fomos até Pedra-Bela (na divisa com MG) lá a Bobina deu pau. 2 horas depois, consegui colocar o B pra rodar e viemos pra SP. Na Salim fará Maluf, o B morreu. Guincho, e minha primeira visita à oficina/psicólogo...
As Lt$ acabram, mas o B passou por uma revisão. Depois foi 8 messes de uso diário (casa - trampo - facu - casa) sem maiores problemas. Claro que um dia não pega, outro dia alguma coisa trava, noutro alguma coisa quebra... mas o ônibus continuava me esperando nessas horas...
Hoje, 3 anos depois de tudo isso, consegui outro carro, (uma Strada) e o B tem o merecido descanso, entre uma trilha e outra.
Resumindo, pois óbviamente eu me empolguei, me arrisquei, fazendo a coisa menos "lógica".
Comprei um jipe, 10 anos mais velho do que eu, torrei toda a minha grana, não sabia nem como engatar o 4x4.
Mas não me arrependo.
E quanto aquela pergunta importante... "Eu perdi dinheiro?"
Respondo NÃO! Gastei muito, muito mais do que se tivesse comprado um outro 1.0 qualquer, mas valeu a pena! E muito!!!!
IMHO... Não se arrependa se não der certo... Arrependa-se de não ter tentado!
E independente da sua escolha, lembre-se, nem todo aquele que tem jipe, é um jipeiro de verdade, e nem todo jipeiro de verdade, precisa ter um jipe.
Boa sorte na escolha, seja ela qual for! E é claro, nos diga o que decidiu!
Ronaldo B.
12/11/2004, 17:26
Fala aí Muleke.... Bem vindo!!
Bom, depois de tudo que já escreveram, acho que vai ser muito fácil você se decidir se compra ou não um jeep, né ??... :shock:
Mas vou tentar ajudar escrevendo mais um pouco...
Quer saber os prós e os contras na minha opinião em andar no trânsito com um CJ todo dia?? Lá vai...
Contras...
:arrow: Mais lento no trânsito... ( mas quem consegue andar rápido em Sampa??)
:arrow: Quando tá calor esquenta dentro prá KCT, mas quando tá frio é o contrário, entra vento prá tudo que é lado(mas depende da capota que tiver instalada... dá prá melhorar bem)
:arrow: Se chover, muito provavelmente vai entrar água por vários lugares e embaçar todo o vidro( mas se entra água por alguns lugares, sempre tem alguns outros por onde sair e embaçar o vidro, não acontece só com jeep)
:arrow: É barulhento ( mas Sampa inteira é barulhenta !!)
:arrow: Pula prá KCT ( Mas também com as condições das nossas avenidas, qual carro num pula ???)
:arrow: Não é econômico ( Você sabe quanto faz por litro um carro com motor Flex, rodando a gasolina ??? Dependendo do carro, quase a mesma coisa que um jepp com motor OHC!!!!!)
Agoras os pontos favoráveis:
:arrow: NÃO DÁ PRÁ DESCREVER O QUE É DIRIGIR UM JEEP , SEJA DE MANHÃ, Á TARDE OU A NOITE, COM SOL OU COM CHUVA, FAÇA FRIO OU CALOR, SÓ QUEM TEM JEEP ENTENDE O QUE EU DIGO.
Alguma vez você já dirigiu um jeep??? Se não, pede prá algum amigo que tenha um, te deixar dar uma volta prá você ter a sua própria opinião, mas lembre-se que dar uma voltinha é bem diferente de ter que andar todo dia com a viatura.
Antes de comprar, pesquisa... procura... e como eu já disse em outro tópico, provavelmente você vai encontrar dois tipos de Jeep:
:arrow: Aquele que você vai ter grana prá comprar, mas não vai querer porque quem sabe aparece um mais inteiro, mais barato, mais equipado, etc....
:arrow: Aquele que você vai querer comprar, mas devido a um monte de adaptações, acessórios, enfeites, apego emocional do proprietário, e etc.. vai custar os olhos da cara e num vale a pena pagar.
Mas tudo bem... um dia, quando você menos espera, você dá de cara com o que tava procurando e aí é só correr pro abraço (ou melhor, pro banco!).
O jeep vai precisar de reforma ?? Claro... por isso é bom arrumar um bom mecânico primeiro ( ele pode até te ajudar a escolher um, é sempre bom levar um mecânico de caonfiança antes de fechar negócio)
O jeep vai quebrar ?? Claro... até carro novo quebra!!
Vai gastar mais grana prá arrumar ou equipar ou fazer adaptções do que você previa ?? Claro.... Mas se você comprar um que esteja em bom estado, dá prá ir fazendo aos poucos e curtindo cada alteração, adaptação, etc.. que for fazendo.
Bom depois desse breve relato, acho que ficou mais fácil ainda de decidir, né ??? Mas se tiver dúvida ainda.... se precisar de um empurrãozinho prá decidir.... vai no Ibira na quinta que você se decide... só não leva o talão de cheque, nem o dinheiro senão você vai querer sair de lá já com uma viatura.
Abraços
Caro amigo, bem vindo ao mundo jeepeiro.
Sem querer te desanimar, mas já desanimando, eu também pensava como você.
Porém, com o passar dos tempos fui vendo que por mais que a gente coloque tudo de bom e do melhor no jeep, ele nunca irá alcançar nossos carros de passeio. Falo isso por experiência própria.
A dica que dou é: Tenha um bom jeep para os finais de semana numa trilha legal com os amigos e tenha também um carro para o batente do dia-a-dia.
[]´s