PDA

Ver Versão Completa : Teste do Radio Px



gbpereira
25/01/2007, 00:07
Amigos comprei um radio e gostaria de testa-lo mais ainda não tenho a antena teria alguma forma de efetuar algum teste sem a antena apenas para certificação de que o radio não possui nenhum defeito??

Fábio Alexandre
25/01/2007, 08:31
Vamos aguardar opiniões de alguem mais especializado sobre o assunto, mas até onde eu sei se vc ligar o rádio sem a antena ele queima. A certeza de que eu tenho é que se vc apertar o PTT sem a antena ai sim o rádio vai pras cucuias.

Cavalcante
25/01/2007, 09:24
Amigos comprei um radio e gostaria de testa-lo mais ainda não tenho a antena teria alguma forma de efetuar algum teste sem a antena apenas para certificação de que o radio não possui nenhum defeito??

Rapaz, para testar DE VERDADE o rádio, vc precisa, além de antena e cabo redondinhos, bem instalados e tudo mais, de algum outro rádio nas mesmas condições, pra testar em real condição de uso. Existem medidores de RF e modulação pra você fazer isso sozinho, mas se é só pra testar um rádio e não pra prestar serviço não vale a pena tê-los.

Só ligar uma antena qualquer de qualquer jeito vai te dar uma noção de que o rádio está funcionando, mas não vai dar pra ter certeza de que ele está bom, pois um baixo alcance ou até alcance nenhum pode ser causado pela antena e não pelo rádio, aliás, pego muita gente por aí que tá louco pra trocar o rádio porque ele está ruim e tudo mais, aí vc vai ver direitinho e o problema do cara é no cabo ou na antena...

Outra coisa, nunca aperte o PTT de um rádio sem antena ou com a antena em curto com o negativo (lataria do carro, etc.). Isso pode queimar o estágio de saída do rádio.

luizpicelli
25/01/2007, 20:55
Aqui na minha cidade não tem ninguém que trabalhe com rádios PX (interior de PE)... fui até Recife, mas encontrei um cara que só lida com UHF e não quis de maneira alguma ver o meu, sabendo que era um PX.

Instalei o Cobra 19 , liguei os cabos de energia, coloquei uma antela B-2070, um suporte de mala fixado no suporte do estepe, e um cabo de 5,5 m, que passei por baixo do carpete, sem enrolar.

Já consegui escutar bem alguns caminhoneiros (escuta limpa pois estava bem perto), e também uma base quando passava por uma cidade do litoral.

Consegui falar com a base, mas ele escutava super baixo, perguntanto se algo no meu PTT poderia estar solto???

Bem... o que pode estar acontecendo?

No suporte aquario, fala em aterar... como seria isso?

Abraços
Luiz

Cavalcante
26/01/2007, 00:43
Aqui na minha cidade não tem ninguém que trabalhe com rádios PX (interior de PE)... fui até Recife, mas encontrei um cara que só lida com UHF e não quis de maneira alguma ver o meu, sabendo que era um PX.

Instalei o Cobra 19 , liguei os cabos de energia, coloquei uma antela B-2070, um suporte de mala fixado no suporte do estepe, e um cabo de 5,5 m, que passei por baixo do carpete, sem enrolar.

Já consegui escutar bem alguns caminhoneiros (escuta limpa pois estava bem perto), e também uma base quando passava por uma cidade do litoral.

Consegui falar com a base, mas ele escutava super baixo, perguntanto se algo no meu PTT poderia estar solto???

Bem... o que pode estar acontecendo?

No suporte aquario, fala em aterar... como seria isso?

Abraços
Luiz

Você faz idéia de a que distância estava a base? Às vezes é meio covardia comparar uma base móvel com uma fixa:razz:

Quanto ao aterramento, principalmente se o suporte que você usa é o de zamak (preto da Aquário), conecte com um fio o mais curto possível a carcaça do conector do cabo (pode ser na porca de fixação) a um ponto da lataria, para garantir um bom aterramento. Faça isso também entre a carcaça do rádio e um ponto da lataria.

Uma pista para descobrir alguém que mexa com PX aí na região é perguntar a caminhoneiros, mas aparentemente tá tudo certo com seu rádio. O problema com o PTT, se existir, vai afetar também transmissão com rádios mais próximos.

marc7767
26/01/2007, 01:16
Se você continuar falando ao rádio sem fazer a instalação adequada você vai estar estragando seu rádio. Para escutar (RX), tudo bem. Mas para irradiar (TX), você tem que ter uma instalação adequada, com medição da estacionária (ROE), de modo que ela fique o mais baixo possível. Isso é impossível sem o trabalho de alguém que conheça da coisa.

Repito: se você continuar falando no seu rádio sem fazer a instalação adequada, você vai diminuir - em muito - a vida útil do seu rádio. Acontece rapidinho, rapidinho.

Não acredito que aí não haja instaladores de faixa cidadão, porque em qualquer beira de rodovia eles estão lá. São os rádios que os caminhoneiros usam. Se quiser escutar o que os outros falam qualquer antena, com um mínimo de coerência, vai permitir sem maiores danos ao aparelho (o que também não é garantido). Só que para transmitir, é necessário técnica.

Abraços

luizpicelli
26/01/2007, 11:54
ok

vou fazer o aterramento e procurar alguém para ver a estacionária... enquanto isso, não vou tentar usar a transmissão....

Depois conto o que rolou!!!

valeu pelas dicas
Luiz