PDA

Ver Versão Completa : Fumaça branca na Ranger...

MONTAX
24/01/2007, 10:24
:pensativo: Alô Galera,
Aqui estou eu novamente buscando ajuda dos mais experientes.

A Ranger começou a soltar uma fumaça branca pela descarga. Ela está com 85.000 Km. O problema é que está fumaça não é constante, as vezes aparece, em outros momentos não há fumaça alguma (aliás já estou de saco cheio de dirigir monitorando a tal fumaça no retrovisor :parede: ).

O nível de óleo do motor não baixou ainda, já que o problema é recente. Digo óleo do motor pq. como a fumaça é branca, deduzo que seja óleo de motor. Creio tb. que não é anel de segmento, pois a kilometragem está relativamente baixa para este tipo de problema.

Estou apostando na turbina.:pensativo:

O que me dizem? Alguém já passou por isto? Possuem idéia de quanto vou gastar nesta brincadeira?:putz:

Abs,

Walter L. L. Casitta
24/01/2007, 10:26
:pensativo: Alô Galera,
Aqui estou eu novamente buscando ajuda dos mais experientes.

A Ranger começou a soltar uma fumaça branca pela descarga. Ela está com 85.000 Km. O problema é que está fumaça não é constante, as vezes aparece, em outros momentos não há fumaça alguma (aliás já estou de saco cheio de dirigir monitorando a tal fumaça no retrovisor :parede: ).

O nível de óleo do motor não baixou ainda, já que o problema é recente. Digo óleo do motor pq. como a fumaça é branca, deduzo que seja óleo de motor. Creio tb. que não é anel de segmento, pois a kilometragem está relativamente baixa para este tipo de problema.

Estou apostando na turbina.:pensativo:

O que me dizem? Alguém já passou por isto? Possuem idéia de quanto vou gastar nesta brincadeira?:putz:

É água no diesel... Drena o filtro que deve melhorar...

MARCO_FRONTIER
24/01/2007, 12:16

A água no filtro se deve ao fato do diesel ser de má qualidade? E outra pergunta. Isso faz com que a caminhonete não desenvolva bem, digo fique meio que engasgando e assim não desenvolve direito?

MONTAX
24/01/2007, 12:26
Água no diesel? hummm...:pensativo: Mas a lampada do painel não acusou nada...E ela tb. está funcionando bem, ou seja, não está engasgando....

Vou drenar o filtro e depois posto aqui....

Tomara que seja só isto mesmo...:dance:

Abs,

emerson_dickel
24/01/2007, 12:42
Pelo que sei tem 3 tipos de fumaça

BRANCA - A que vc descreve, é diesel de má qualidade, agua no filtro, filtro muito ruim, ou combinação de vários fatores.
Solução - Drene o filtro, caso não funcionar, troque de Filtro, caso não resolver troque de posto (Dê preferencia a posto onde tem bastante saida de diesel postos de BR, onde tem bastante movimento de caminhoneiros)

PRETA - Bomba Injetora com problemas, ou aberta (Para andar mais), a minha faz uma fumaceira que parece uma chaminé
Solução - Volte a bomba a vazão normal, ou se for defeito, revisão na bomba.

AZULADA - Indicios de queima de óleo do motor na camara de combustão, pode ser problema isolado em algum anel, ou até desgaste do motor em geral.
Solução - Venda a caminhonete logo :) Ou mande para uma retifica :)

Um grande abraço

MarBO
24/01/2007, 18:23
Alem disto tudo assima pra se verificar qual é a frequencia de uso do veiculo ela fica um intervalo grande de tempo parada, pois ja vi carros a diesel acontecer isto de ficar um bom tempo parado e quando liga durante algum tempo fica com a fumaça branca.
Abraços Marcelo

Edintruder
24/01/2007, 20:16
Pode ser até bico injetor trancando. Experimenta colocar um pouco de óleo lubrificante noi tanque, tipo, 100 ml por 10 litros de diesel.
Presta atenção no nível de água do sistema de arrefecimento.
Aproveita, tira a tampa do sistema e acelera com a mão na bomba e tenta escutar algum ruído ou fumaça saindo pelo reservatório, pois um furinho pequeno na junta do cabeçote pode fazer isso também.
faz o mesmo com a tampa do óleo, acelera e tenta perceber saida de combustão pelo cárter. É indício de desgaste de anéis ou anéis quebrados.

MONTAX
25/01/2007, 07:59
Filtro drenado e a danadinha da fumaça está lá....

MarBO,
A picape tem uso diário e pego estrada duas vezes por semana...

Edintruder,
Vou verificar os outros itens como vc. falou...

Abs,

marcos ambrogi
25/01/2007, 22:19
Desculpe pela cabacice, mas quando pisamos fundo é normal sair fumaça branca, não?

MONTAX
26/01/2007, 14:15
Marcos,
Quando pisamos fundo, de forma rápida, a fumaça é preta, é diesel que não queimou na câmara de combustão.

A minha vai ao mecânico amanhã, pois é quando terei tempo.
A fumaça agora está constante. Eu estou apostando na turbina.:parede:

Assim que tiver maiores detalhes eu posto aqui.

Abs,

FlavioLouveira
27/01/2007, 16:15
Marcos,
Quando pisamos fundo, de forma rápida, a fumaça é preta, é diesel que não queimou na câmara de combustão.

A minha vai ao mecânico amanhã, pois é quando terei tempo.
A fumaça agora está constante. Eu estou apostando na turbina.:parede:

Assim que tiver maiores detalhes eu posto aqui.

Abs,

se der uma pisada muito rapida mesmo, nao tem jeito, um pouquinho preto sai... se ir prescionando um pouco mais leve, da tempo de queimar todo o combustivel...

MONTAX
28/01/2007, 13:21
Notícia triste.

Ontem, sábado, levei a viatura ao mecânico, o óleo estava baixando e comprova que a tal fumacinha branca era mesmo óleo de motor. E a danada vinha aumentando na última semana.
O mecanico pediu para eu acelerar no pé, acelerei gradativamente e aos dois mil giros o motor disparou. Como o mecânico já estava com debruçado em cima do motor, matou ela na bomba. Nunca tinha visto isto acontecer, mas o mecânico disse que acontece em motores diesel.
Resolvemos abrir a turbina e ao começar a soltar as mangueiras, veio a comprovação, estava tudo encharcado de óleo. Havia muito óleo inclusive na admissão. Como já era perto de meio dia, deixamos para segunda-feira.

Amanhã estarei na oficina e terei uma idéia de quanto deverá ser gasto.

Como comprei este carro em novembro do ano passado, começarei uma briga com o ex-proprietário para ser resarcido deste gasto. Fica aqui mais uma lição, se tivesse comprado em concessionária, pagaria mais caro, mas agora estaria mais tranquilo.

Depois posto os prejuízos....

MONTAX
31/01/2007, 09:37
Para concluir o tópico.

Peguei ontem o carro na oficina. Foi preciso trocar a turbina e ficou em R$ 1.800 . A mesma turbina na concessionária Ford ficaria em R$ 5.300 . O carro ficou bom e não há mais fumaça.

Agora é negociar com o ex-proprietário.

Abs a todos.

ricardortiz
31/01/2007, 12:29

Rodei por aprox 450 km, durante a viagem observei que no painel a luz q indica água no diesel piscou 4 ou 5 vezes de forma bem rápida (não ficava mais do que 2 segundos acesa). Primeira vez q isto me ocorre, será que já devo drenar o filtro?

Celsogvs
31/01/2007, 14:32
Para concluir o tópico.

Peguei ontem o carro na oficina. Foi preciso trocar a turbina e ficou em R$ 1.800 . A mesma turbina na concessionária Ford ficaria em R$ 5.300 . O carro ficou bom e não há mais fumaça.

Agora é negociar com o ex-proprietário.

Abs a todos.

Montax, se você conseguir negociar com o ex-proprietario será ótimo, pois legalmente você não tem direito, certo? É como você disse, se tivesse comprado em concessionária não teria problemas, ou seja, pela lei voce teria direito de ser resarcido.

Eu comprei uma Hilux no final do ano passado e já gastei mais de 10K com retifica do motor e outras coisas mais.

[]'s triste com a desonestidade das pessoas

Edintruder
31/01/2007, 19:09
Rodei por aprox 450 km, durante a viagem observei que no painel a luz q indica água no diesel piscou 4 ou 5 vezes de forma bem rápida (não ficava mais do que 2 segundos acesa). Primeira vez q isto me ocorre, será que já devo drenar o filtro?

Quando pisca é porque já possui uma quantidade de água considerável dentro do filtro. Drene assim que piscar.

fernandoof
03/02/2007, 12:22
bem pessoal, aproveitando o topico que fala sobre turbinas, hj constatei que vinha um barulho chato, aqueles parecidos com correa escurregando...
Levei no mecanico, ele me disse que era turbina, disse que ela estava com uma folga e quando ela pegava pressao arrastava na carcaça da turbina.

Pergunto pra vcs.:
Isso acontece?
Demora pra consertar? Alguem tem ideia do preço do conserto?

Abraços

Walter L. L. Casitta
03/02/2007, 15:12
bem pessoal, aproveitando o topico que fala sobre turbinas, hj constatei que vinha um barulho chato, aqueles parecidos com correa escurregando...
Levei no mecanico, ele me disse que era turbina, disse que ela estava com uma folga e quando ela pegava pressao arrastava na carcaça da turbina.

Pergunto pra vcs.:
Isso acontece?
Demora pra consertar? Alguem tem ideia do preço do conserto?

Isso acontece na S10 do um irmão. Ele teve que trocar turbina...

bird
02/07/2007, 21:26
Notei que minha Ranger 3.0 solta fumaça quando forço o motor próximo das 3000rpms em diante.

pensei que este motor não soltava fumaça... pelo menos em condições normais... estou enganado?

outra dúvida já tratada em outro tópico é que depois de uma forcada do motor em primeira reduzida por cerca de 1,5 hora notei uma leve arranhada no som da turbina (parece uma areinha..) mas o tal do barulho só acontece com ela quente.

abs,

Bird, xlt 3.0 2005 (original) agora com 39 mil Kms

Engels Kbça
02/07/2007, 21:58
Notei que minha Ranger 3.0 solta fumaça quando forço o motor próximo das 3000rpms em diante.

pensei que este motor não soltava fumaça... pelo menos em condições normais... estou enganado?

outra dúvida já tratada em outro tópico é que depois de uma forcada do motor em primeira reduzida por cerca de 1,5 hora notei uma leve arranhada no som da turbina (parece uma areinha..) mas o tal do barulho só acontece com ela quente.

abs,

Bird, xlt 3.0 2005 (original) agora com 39 mil Kms

Pô cara ! assim não dá pra ajudar....:pensativo:a fumaça é preta/ branca mexeu na regulagem da bomba.:?:..coloca aí mais umas dicas...

bird
03/07/2007, 08:02
Pô cara ! assim não dá pra ajudar....:pensativo:a fumaça é preta/ branca mexeu na regulagem da bomba.:?:..coloca aí mais umas dicas...

fumaça cinza??? o carro tá original.

Walter L. L. Casitta
03/07/2007, 08:14
Se você estiver vendo essa fumaça só a noite e pelo retrovisor no contra luz do faróis dos outros veículos, pode ser normal, mas você vê a fumaça na luz do dia, então não é normal não...

Edintruder
03/07/2007, 13:26
Por um acaso, não usas o Unichip? Se ele estiver isntalado é possível de aparecer fumaça. Se estiver original e a turbina fazendo barulho, tenta descobrir se ela está dando a pressão total, pois se não estiver colocando o volume de ar conforme o necessário, pode "sobrar" diesel. Não sei se o sistema de injeção eletrônica da Ranger tem medidor de volume de ar admitido para regular o combustível injetado ou não. Mas se ainda estiver na garantia vai pra concessionária, se já estiver terminada a garantia, vai eliminando possíveis defeitos.

Lucas Nassif
03/07/2007, 13:31
Bom, deixando meus 2 cents! :razz:

:arrow: Uma vez estava na BR indo pra MOC e tinha um troller 3.0 na minha frente! Numa subidinha da estrada, o cara sismou de ultrapassar um carro pequeno que estava 'no caminho'. Só vi que o cara puxou marcha e cravou o pé. Na mesma hora ele deu uma fumaçada preta rápida e sumiu!! :palmas:

:arrow: A mais ou menos 1 mês atras, passou uma Ranger 3.0 CS na rua aqui em que o cara estava andando 'chutado'. Aí ela passou nuns quebra molas e o cara depois cravou o pé denovo. Ela fumaceou um pouco e cascou fora!!

Concluindo,

IMHO, uma fumacinha ao forçar o motor não é sinal de problemas!! Só não pode ser MUITA, mas um pouquinho não é nada d+!!

Abrasssssss :concordo:

edubelem
03/07/2007, 14:17
Quando vc pisa, todas fumação, principalmente na primeira acelerada, depois da segunda, já diminui, devido a turbina, porem é normal, pois vc está exigindo maximo do motor, e fumaça mesmo, não tanto quanto uma bomba mecânica, porem sai fumaça.

[]'s,

RABUGENTO
03/07/2007, 17:07
Como já disseram os companheiros aí em cima, é isso aí.

Quando a gente dá uma pisada mais funda ela faz uma fumacinha. Reparei isso desde os primeiros km rodados. Em alguns momentos eu até queria que fizesse mais fumaça pra sujar a cara de alguns que merecem :)

De resto, normalmente, não solta fumaça não hehe

edubelem
03/07/2007, 17:40
Para os curiosos, ja esta disponivel o manual do NGD 3.0

http://www.mwm-international.com.br/files/manual/6.pdf

[]'s,

murilloaquino
03/07/2007, 20:13
Para os curiosos, ja esta disponivel o manual do NGD 3.0

http://www.mwm-international.com.br/files/manual/6.pdf

[]'s,

Muito interessante esse Manual...
Tem um bucado de informações um tanto interessantes e que sempre gerava duvidas aqui no FOrum.
O motor 3.0 Já esta preparado para o Euro IV, apesas de no mercosul ele atingir o nivel III, ele é vendido para outros mercados como EURO IV
Possui a bomba dágua com rotor de plastico...
O ponto da bomba é regulado automaticamento, acabando com a injeção fora do ponto...
Entre varias outras curiosidades sobre o motor eletronico...

bird
07/07/2007, 21:54
Acabei de voltar da revisão dos 40 mil e disseram que está tudo normal.

tenho impressão que a Ranger é mais fumacenta que a nova Hilux (esta já é euro IV?)

tive em Londres recentemente e lá nem os onibus soltam fumaça, aliás mesmo vc estando colado no escapamento não tem nem cheiro algum... devem ser motores euro 10

pelo menos conseguiram eliminar o eterno grilo na susp. dianteira (trocaram os amortecedores na garantia)

bird
XLT 3.0 2005 original

Lucas Nassif
07/07/2007, 21:57
Acabei de voltar da revisão dos 40 mil e disseram que está tudo normal.

tenho impressão que a Ranger é mais fumacenta que a nova Hilux (esta já é euro IV?)

Eu num sei não viu, mas nunca vi uma HILUX fumaçando não!! :discordo: :discordo:

Mas tenho certeza que as S10 e Frontier Electronic soltam fumaça pakas viu!! Elas estão no Euro III ainda, num é??

Até!!!:concordo:

netão
09/07/2007, 13:34
Esse negosio de fumaca ja me deu tanta dor de cabeça...Toda vida que saio na L200 de meu tio,ele me diz nada de pisar fundo perto de guarda...
É uma Rs,e solta mais fumaça doque trollers...
O mesmo ocorre com a F1000.O motor dela foi trocado pelo o limite do antigo,que ja tinha superado os 800 mill quilometros...

Usando o Cummins,3.9 de 141 cv's ate que não fumaçava,mas agora,com a bomba aberta,vixe...

edubelem
16/07/2007, 16:31
Troquei o meu filtro de ar agora, com 25.000, e diminuio bastante a fumaça, e melhorou o consumo.

[]'s,

bird
16/07/2007, 17:37
Agora que troquei o filtro de ar (foi o segundo) com 40 mil kms a fumaça também melhorou. Só ocorre numa redução lá pelos 3 mil RPMs...

Edu, a sua não tá chipada? depois do Chip deu mais fumaça?

abs,

Bird; XLT 3.0 2005 original

edubelem
17/07/2007, 09:08
Agora que troquei o filtro de ar (foi o segundo) com 40 mil kms a fumaça também melhorou. Só ocorre numa redução lá pelos 3 mil RPMs...

Edu, a sua não tá chipada? depois do Chip deu mais fumaça?

abs,

Bird; XLT 3.0 2005 original

Não, a minha não é chipada, apenas abri a WG e depois retornei a posição original (questão de garantia), agora que acabou a garantia vou retornar a abri-la, tem uma pequena melhora.

Segundo o murillo, não aumenta muito não, bird, estamos falamdo de níveis de fumaça bem inferiores ao da L-200 e das antigas ranger's e s-10 (motores mecânivos), caso seja no nível destes motores, é sinal de problema, pois mesmo com filtro vélho, não fumaceia assim.

[]'s,

bird
17/07/2007, 09:24
Na verdade é bem pouca a fumaça mas como o motor é eletrônico achei que não devia ter nada...

Me parece que a Hilux nova é menos fumacenta, seria ela EURO IV? (a Ranger 3.0 e as S-10 e Nissan eletrônicas são III?)

Depois de ver os ônibus ingleses sem fumaça e cheiro ví que dá para evoluir muito ainda. Para vcs terem uma idéia o escapamento deles é na altura do para-choque...

abs,

bird Ranger XLT 3.0 2005 original

EDU REIS
01/08/2008, 23:03
Amigo Minha Ranger 3.0 Diesel 2005, Pela Manha Quando Funciona Ela Costuma Sair Fumaça Branca, Alguem Pode Me Ajudar. E Andando Em Terceira Com Motor Aquecido Passando Para Quarta Marcha A 60 K/h Eu Percebo Que Ela Da Uma Engasgada(o Pedal Fica Sem Ação), Depois Ela Fica Normal

Pequeno jr
01/08/2008, 23:32
Edu troca de posto ... isso é excesso de água no Diesel. Penso até q este excesso já pode ter causado alguma coisa na tua viatura. Seria bom checar.

Motor Diesel com Common Rail só pode utilizar Diesel aditivado de procedência.

Veja os inumeros relatos de problemas em Ranger, S-10, Triton, Frontier SeL e de Hilux aqui no forum devido ao mesmo problema. Diesel de má qualidade.

kabellofs
02/08/2008, 14:45
Amigo Minha Ranger 3.0 Diesel 2005, Pela Manha Quando Funciona Ela Costuma Sair Fumaça Branca, Alguem Pode Me Ajudar. E Andando Em Terceira Com Motor Aquecido Passando Para Quarta Marcha A 60 K/h Eu Percebo Que Ela Da Uma Engasgada(o Pedal Fica Sem Ação), Depois Ela Fica Normal
fumaça branca na primeira partida sem dúvidas são retentores de válvulas gastos,ele reseca com o tempo e deixa o óleo do motor escorrer pelo pé da valvula até a camera de combustão,fica lá armazenado até a hora da partida,quando ocorre ele queima junto com o diesel por isoo esse tucho de fumaça,sobre aquecimento e falta de potencia,o primeiro passo é vc medir a compressão dos cilindros e comparálos com as especificações do fabricante,é provável que esteja com baixa compressão em algum cilindro.pode ser válvula mal acentada por desgaste,junta do cabeçote queimada por aquecimento ou o pior anéis e ou pistões gastos..espero que tenha ajudado.fonte: my cuka by cérebro rsrsrsr

Walter L. L. Casitta
02/08/2008, 17:35
fumaça branca na primeira partida sem dúvidas são retentores de válvulas gastos,ele reseca com o tempo e deixa o óleo do motor escorrer pelo pé da valvula até a camera de combustão,fica lá armazenado até a hora da partida,quando ocorre ele queima junto com o diesel por isoo esse tucho de fumaça,sobre aquecimento e falta de potencia,o primeiro passo é vc medir a compressão dos cilindros e comparálos com as especificações do fabricante,é provável que esteja com baixa compressão em algum cilindro.pode ser válvula mal acentada por desgaste,junta do cabeçote queimada por aquecimento ou o pior anéis e ou pistões gastos..espero que tenha ajudado.fonte: my cuka by cérebro rsrsrsr

Tomara que não né? Você detonou o motor do cara...

EDU REIS, Verifica o diesel como o Pequeno Jr escreveu. Tem muitos relatos parecidos com o seu...

kabellofs
21/08/2008, 02:34
vixi,é q eu trabalho em cima de todas as opções.com certeza uma dela é..Me desculpe pessoal.fui treinado para analizar o conteúdo como um só.

Anthoniusnikos
21/08/2008, 18:32
De repente a junta foi pro saco mesmo. Mas a prudência nos ensina a verificar primeiro as coisas mais simples, como a possibilidade do diesel utilizado já conter água.
Abs
Anthoniusnikos

marcelovam
15/07/2010, 18:54
a minha tamben fes o mesmo ruim de pegar de manha fumaça e muita fumaça quando ligava falhava quando ia trocar de marcha e ela esta na oficina para trocar os aneis e pistão espero que fique boa!!!!

Carlos A. C. Azevedo
15/07/2010, 20:39
EDU REIS, o que voce quis dizer com '' Motor aquecido'' ? seria ele na temperatura normal de trabalho ou acima da temperatura normal? tomara que seja na temp. normal de trabalho.:concordo:

[]'s

Glaicon
16/07/2010, 06:31

Quanto ao radiador, está baixando alguma coisa o nível de água?
Verifique e responda para que se possa fazer uma análise mais precisa.
Se estiver, os problemas estão correlacionados.

DinoGuimaraes
19/07/2010, 00:27
3.0, a minha tbm demora pra pegar, mas desde q comprei, ja levei na autorizada refizeram todo o programa de injecao e continua do mesmo jeito....
ah caso abra o motor o custo inicial fica em 500,00 somente a junta do cabecote.....
fora M.O. e etc....
abri o meu e gastei cerca de 4500, junta + 5 balancins + mesa de comando + corrente do comando + etc...
tudo isso pq a corente de comando desgastou antes do esperado.
fugi do topico, mas so pra explicar meu gasto.

rafael aragao
04/04/2017, 12:05
bom dia to com um problema na ranger 3.0 eletronica eu troquei as arruela de acento de bico troquei 2 e 4 depois que eu troquei ela comecou a solta uma fumaca branca o que pode mim dizer...

Guilherme955
11/05/2021, 21:05
Bom Dia/Tarde/Noite galera, sou novo aqui e estou com um problema e queria ver se podem me ajudar.
Tenho uma Ranger 3.0 2010 e por vacilo meu a tampinha de plastico que fica na válvula termostática quebrou e jogou toda água fora num instante sem eu ver e deixei ela esquentar, fazendo com que queimasse a junta do cabeçote. Foi mandado para retifica e feito todo o serviço necessário, porém depois disso ela nunca mais foi a mesma, sinto que ela não está forte como era e fumaça muito, mesmo na marcha lenta ela sai fumaça e dá para ver mesmo de dia, durante as aceleradas em rotações mais altas ai que sai muita e ela é muito preta, durante a marcha lenta ela fica saindo fumaça, as vezes sai muita e as vezes sai pouca e também ela fica castanhando sempre...Peço ajuda a vocês para me dizerem o que pode ser.

Deixo esse link aqui pois a minha está muito parecida com este vídeo:
bico ranger fumaca - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=RnXLtHNVCjk)