Ver Versão Completa : Iniciante no off road
Fabio Rogerio de Almeida
23/01/2007, 10:54
Amigos, acabei de adquirir meu primeiro offroad e o escolhido foi um Vitara 97 já com alguns acessórios para trilha ( Guincho, parachoque RC, protetores, calço de suspenção, etc. ) Por se tratar de ser meu primeiro off road, gostaria de compartilhar algumas idéias com vcs.
Percebi que a reduzida do Pulga é muito longa, não fica tão preso qto em outros 4x4, isso é normal?
Quais as orientações básicas para que eu possa manter o brinquedo sempre em ótimas condições para as trilhas?
Obrigado desde já
Um grande abraço a todos
Grassmann
23/01/2007, 11:08
Em primeiro lugar, troque todos os óleos do carro (cárter, câmbio, reduzida, diferenciais, direção hidráulica e freio). É uma paulada, mas certamente você vai saber as condições do óleo que vai utilizar daqui pra frente.
Segundo, a reduzida do Vitara reduz somente 12%. Ou seja, quase nada. Ajuda muito em trilhas, mas não é tão reduzido quanto outros carros 4x4 mais radicais. Quanto a isso, não tem o que fazer... Mas de qualquer forma, leve num mecânico e veja se realmente está engatando a reduzida.
Terceiro: Antes de sair fazendo trilhas por aí, procure um Jeep Clube da região, converse com o pessoal e saia com eles pra algum passeio. A experiência deles vai te ajudar muito, tanto para sair das dificuldades quanto para aprender sobre a menutenção do seu Vitara.
Vem cá, posta umas fotos da Pulga pra gente ver...
ricardo sabóia
23/01/2007, 21:01
Você tá usando que pneu? A reduzida do vitara não é longa! É verdade que samurai e jimny são um pouco mais "reduzidos" que vitara e Gvitara até porquê são realmente tidos como "jipes" e possuem uma característica diferente de projeto,mas o vitarinha tem força sim reduzido! Agora se você tiver usando pneus bem maiores que os originais,ele fixa xoxo mesmo.
Abs, Ricardo.
arlei_vitara
24/01/2007, 07:28
Em primeiro lugar, troque todos os óleos do carro (cárter, câmbio, reduzida, diferenciais, direção hidráulica e freio). É uma paulada, mas certamente você vai saber as condições do óleo que vai utilizar daqui pra frente.
Segundo, a reduzida do Vitara reduz somente 12%. Ou seja, quase nada. Ajuda muito em trilhas, mas não é tão reduzido quanto outros carros 4x4 mais radicais. Quanto a isso, não tem o que fazer... Mas de qualquer forma, leve num mecânico e veja se realmente está engatando a reduzida.
Terceiro: Antes de sair fazendo trilhas por aí, procure um Jeep Clube da região, converse com o pessoal e saia com eles pra algum passeio. A experiência deles vai te ajudar muito, tanto para sair das dificuldades quanto para aprender sobre a menutenção do seu Vitara.
Vem cá, posta umas fotos da Pulga pra gente ver...
Grassmann,
de onde vc. tirou que a LOW do Vitara reduz somente 12% ??? As relações da t-case são:
HIGH - 1:1 ou seja, direta
LOW - 1:1,816
ou seja, uma redução de 82% entre a HIGH e LOW.............
[ ]s,
Também não entendi esta dos 12% !!!:shock:
Joao Baeta
26/01/2007, 11:07
:arrow:Samurai Feixe:
Tcase H é 1,409
Tcase L é 2,268
:arrow:Samurai Helicoidal:
Tcase H é 1320
Tcase L é 2,123
:arrow:Jimny:
Tcase H é 1,320
Tcase L é 2,145
:arrow:Ou seja, o Vitara é "menos" curto do que Samurai´s!
E quero saber quais as relações de marcha do Grand Vitara 2.0 TD 2001 (87CV)
Alguém que pode me ajudar?
Absssssssssssssssssss
Grassmann
26/01/2007, 11:49
Ops...
Não confundam relação de rotação com redução...
Vejam os tópicos abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23576
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19796
Caso se lembrem, a Calmini vende uma kit de redução para Vitaras com 1:4,24 e ela afirma que reduz o carro em 134%. O Alexandre (ver mensagens) está trabalhando em uma redução 1:3,2 com 77% de redução.
Como faz essa conta? Sinceramente não sei, não sou engenheiro... Mas não é tão simples como dividir uma relação Hi pela Low.
Se assim fosse, o Vitara que tenho e atinge 140km/h em Hi deveria atingir 25km/h em reduzida? (Redução de 82%).
Dúvidas, favor falar com o "X", afinal ele entende do babado, e sabe melhor que ninguém como fazer essas continhas de redução.
[]'s