Ver Versão Completa : Pré-carga nos rolamentos da TCASE
Alguém poderia confirmar em que ponto deve ser ligada a balança de tensão para leitura da pré-carga dos rolamentos cônicos da árvore primária da TCASE dos CJ's?
Na figura em anexo, embora não esteja muito claro, aparenta ser no estriado do eixo. Se for, como seria fixada a balança?
Fico no aguardo
[ ]'s a todos
Mais um tópico onde podem surgir dúvidas quanto a regulagem da pré carga dos rolamentos.
[ ]´s aguardando alguma ajuda...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24943
leopoldo
03/02/2007, 18:53
Porcedimento da balança:
pegue um barbante comprido.
amarre uma ponta dele na balança.
a outra, vc vai enrolando no eixo entalhado.
vc necessitará enrolar umas 10 voltas.
depois de enrolado, puxe o barbante pela balança.
verifique o valor de antes do eixo virar.
Procedimento do torquímetro:
use um torquímetro com escala lb.in
coloque um soquete compatível com a porca auto freno do eixo de saída para o cardan traseiro.
gire o torquímetro até o eixo virar.
este tópico está relacionado com:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654
!
Procedimento da balança:
Leopoldo bom dia,
Se eu verificar o torque antes do eixo virar, eu não estarei lendo o torque necessário pra tirar o conjunto da inércia? É essa a idéia?
Imaginei que para calcular a pré-carga do rolamento, fosse necessário ler o torque de arrasto do eixo girando, ou seja, após a inércia.
Me corrija se eu estiver errado
Um grande [ ]
leopoldo
06/02/2007, 21:00
é o maior valor e este é o estático.
é o maior valor e este é o estático.
Leopoldo bom dia,
OK, vou montar e fazer conforme descrito acima, ajustarei os calços de regulagem pelo maior torque. Tentarei medir o torque de arrasto só para efeito de comparação. Reporto no final.
Muito obrigado pela ajuda!
[ ]'s