PDA

Ver Versão Completa : Niva ou Vitara ???



Julio Cesar Santos Precio
22/03/2004, 17:35
Tenho algumas dúvidas e gostaria que se possivel vocês me ajudassem a resolver... Estou com a idéia de ir para o nordeste abordo de um jeep, porém estou na dúvida qual jeep comprar,gostaria de saber entre o niva e o vitara qual é o melhor custo beneficio e como esta o mercado de mão de obra e peças para esses veicúlos. Lembrando que essa viagem tera trechos de terra e dunas por isso a necessidade de um 4x4. A suzuki foi embora do Brasil ???será um problema pra quem esta pensando em adquirir um carro da marca ??? Vocês tem alguma outra sugestão de 4x4 ?? Muito obrigado pela atenção...

Julio Cesar

Fábio
22/03/2004, 18:25
Entre o Niva e o Vitara o melhor custo-beneficio é o Samurai... :lol: :lol:

Julio,

Brincadeiras a parte, o Vitara é muito mais carro do que o Niva (Excelente conforto levando em consideração o tamanho do carro) e também muito mais jipe (Apesar das aparencias trata-se de um jipe muito valente).

Aliás ambos os carros são valentes quando consideradas as limitações das viaturas e o uso para o qual o carro foi projetado.

Não existem (e não devem existir tão cedo) problemas de encontrar peças dos Sukukis. Pelo menos em grandes centros urbanos. A GM irá importar peças para esses carros, porporcinando assim distribuição relativamente rápida em todas as suas concecionárias. Além disso sempre temos acesso a empresas especializadas em Suzuki que trazem peças alternativas. ie: Suzukar

Peças dos Suzukis são mais caras do que as peças para Niva? Claro!!! Em compensação duram uma eternidade em relação às peças do camarada russo.

PS.: Quanto à brincadeira inicial, ela só tem fundamento se você for encarar desafios (bem) maiores do que este que está propondo para sua viatura. O Samurai é um carro espartano que não oferece conforto algum, porém é muito mais jipe do que qualquer um dos dois que está comparando.

Nuvo
22/03/2004, 19:16
compra um Troller!!!

hehehe...

brincadeiras à parte eu acho que para uma viagem longa o conforto é essencial, portanto vá de Suzuki...

como foi dito: a manutenção é mais cara, mas isso reflete-se em mais conforto....

e apesar dos trechos off-road que vc vai enfrentar e onde vc não vai querer conforto (euheuhe :twisted: ), acho que no asfalto conforto ajuda bastante em viagens longas e demoradas...

vai de Suzuki, boa viagem e divirta-se!

megadeth
01/04/2004, 17:56
Olá companheiro!!

Se ainda não se decidiu, vai mais um voto para o Vitara... sei lá, estou de gaiato na conversa!!! :lol: :lol:

[]s

monge
02/04/2004, 01:54
Fala Gente... :D

Entre os dois e tão somente os dois... vai de vitara SEM DÚVIDA!!! :D :D


[]'s

Eugênio

PC
03/04/2004, 15:01
Falae....
Meu voto vai para o russinho.... o + injustiçado... mas quem sou eu pra falar... pior de td é que eu não tenho nenhum jeep... ou seja sem fundamentos adicionais a dar a não ser a opnião... hehee...

:D []s

Birita
03/04/2004, 16:57
sem dúvida nenhuma o vitara...

o niva é bem mais "fraquinho" que o vitara, em todos os aspectos...

meu pai trabalhava no procon e disse que havia muitas reclamações do Niva, um dos motivos era sua lataria que corroía com facilidade...

Eduardo Chaves
04/04/2004, 16:37
Birita,

Não sei em relação aos modelos acima de 92, mas como ex-dono de um Niva 91, posso lhe garantir que com certeza, o que ele tinha de muuito bom era a sua lataria... :wink:

[]'s...

04/04/2004, 16:43
Olha,

Eu to copiando aqui um e-mail do Danilo Pinheiro do grupo Samuraibrasil que acho que diz (quase) tudo. Espero que ele não ache ruim eu colocar o email aqui:

"Olá André!

Lendo aqui seu e-mail, parece que estave me vendo há cerca de 2 meses...
Eu tb tive um Niva, todo mexido (motor AP 1.8, suspensão, caixa de marcha, freio, etc, etc, etc...), e recentemente comprei um Samurai 97.
Meu amigo, a diferença é enorme!!!
Mesmo o meu Niva sendo bem preparado para as trilhas (bem pesadas, por sinal), ele sempre quebrava alguma coisa, por menor que fosse, sendo a minha segunda feira na oficina - I N V A R I A V E L M E N T E!!!
Com o Samurai, não tenho este problema, Graças a Deus!!! Só estou precisando fazer uma revisão na suspensão dianteira, o que já era de se esperar...
Recomendo e mais, não tenha medo de fazer o que vc fazia com o seu Niva.
[]´s a todos!!!!
"

Suzuki é Suzuki... :D

Mauro Darezzo
05/04/2004, 08:44
Leve em consideração o tempo dos projetos. Enquanto que na Rússia o tempo parou, e só foi utilizado projetos antigos nos seus autos para não ter que pagar royalties (sei lá se é assim que se escreve). No Japão a indústria automobilistica se transformou na 1º ou 2º do mundo. Acho que perde, se é que perde, somente para os EUA, o país do automóvel, afinal foi lá que inventaram a linha de montagem (Henry Ford).
Vai de Suzuki.
Arigatô, Wai NoKu Massan, Komo Oku Stá, Banzai, Sayonará.

LauroRH
05/04/2004, 15:01
Indiscutivelmente, Suzuki - sao quase 30 anos de diferenca entre um projeto e outro, alem da qualidade que se encontra em qquer peca/parte japonesa se comparada com as russas.

Se vc vai de Vitara ou Samurai, a questao é apenas gosto ou possibilidade, pois ambos sao otimos para o que se propoem.

Nivas tem de bom apenas o baixo custo, mas que acaba se perdendo pelo alto indice de quebras - mais ou menos como CJ's bastante antigos versus Engesas (tive ambos...).

Os primeiros tem um baixo custo de aquisicao e de manutencao, porem essa ultima se faz mais frequente, e quebram tb mais regularmente.

Sa_Mourao
05/04/2004, 17:00
Dae Julio, blz ??

Só tenho três coisas pra dizer "vai de japonês" :lol:

Dá uma olhada no site de um amigo meu e olha o q nóis faiz com as crianças ! :P :wink:

Inlusive tem um niva com motor AP numa trilha, vai no link aventuras e procura "Batismo do Bedim" :shock:

http://planeta.terra.com.br/lazer/Cabrito/

[ ]s

regis
05/04/2004, 17:38
Julio,

Eu tenho um Samurai... .entao tendenciosamente eu diria para vc ir de Vitara... mas tenho que dizer que vc esta comparando duas coisas diferentes....

Um Niva custa 7000

Um Vitara custa 15000.....


Entao preco por preco vc pode comprar 2 nivas e usar o segundo como pecas :lol: :lol: :lol:

Brincadeira.. o Vitara eh mais confiavel... mas realmente a comparacao aqui ta sendo injusta.

Abracos justos

Marcio Pita
03/10/2011, 13:32
Para não criar um novo tópico vou desenterrar este...

Há tempos procuro um 4x4 para uso misto coisa de 600 km/mês (estrada todo fds) e fazer umas trilhas (leve a média) ao menos 1 vez por mês.
Pesquisei no forum e em junto a amigos jeepeiros e cheguei as seguintes viaturas:

JPX: Diesel, “parrudo” mas com sérios problemas envolvendo o XUD, tirando isso não achei valores de manutenção ou onde encontrar peças;

Vitara; Bom e confortável no Asfalto, e mediano para trilhas, é passível de melhorias para o off-road (não encontrei nenhuma “receita de bolo”), presumo que haja uma gama grande de preparações!!

Samurai; Desconfortável no Asfalto, mas quase um tanque em trilhas, alem de existir várias preparações e até as “receitas” já prontas meio que fáceis de achar.

Niva: Ao meu entender é um pato, faz tudo, mas fica devendo em preparação pesada de trilha.
Procuro o Veiculo até R$20.000,00, mas os custos de manutenção me preocupam, é muito caro manter um carro desses??

As peças de manutenção corriqueira como freios embreagem etc...são muito difíceis de achar, ou muito Caras??
Os ajustes para passar no controlar e tudo mais são complicados? e o índice de roubo/furto, é alto?
Estarei migrando de uma Strada 1.4 10/11 (quase zero) para um veiculo mais velho (sei que sentirei diferença nos custos de manutenção), porem tenho dó de colocá-la em “trilhas” leves, então veio a idéia de um 4x4 (sonho de moleque).
Caso alguém tenha mais idéias de veículos para iniciar o 4x4, poderiam me informa.

Forte abraço.

andre097
03/10/2011, 14:43
amigo vai de vitara.
eu tenho um e o carro é muito bom.
ele faz em media 7 a 8 km/l e é muito facio achar peças para ele.para o samurai esta ficando cada vez mais dificio.
a unica coisa que vc tem que fazer é puxa o mangueira do filtro de ar que fica no paralama e colocar para um local mais alto,pq essa mangueira fica em um local baixo e se vc passa em um pouco fundo corre o risco de dar um calço hidraulico.eu não fiz isso,eu coloquei logo um snorkel da ogz.o carro é muito confortavel e muito dificio de quebrar.
eu conheço um amigo que tem um niva.
ele so acha peças la na russia e pra encomendar demora muito pra chegar.as vezes até 1 mes.
o carro quebra muito.pra vc ter ideia o meu amigo acabo de bater o motor e fuder a caixa de macha do niva dele.
ai mando colocar logo um motor ap 1.8 e uma caixa de marcha de chevette.

vlw amigo e espero ter ajudado.

SUZUKI é SUZUKI.

netto mietto
04/10/2011, 09:52
entre vitara e niva 100% vitara ja tive niva esquenta dentro nao anda e bebe muito.

vanderlei4x4
09/10/2011, 02:59
Tambem recomendo um vitara, e de preferencia um 4 portas (pula menos e tem porta malas decente), cambio manual (pq tem mais final).

So indicaria um niva ,se tivesse Okm ,como no resto do mundo.

Samurai cai fora , sem conforto e dificilmente vc encontra um decente p. viajar pq a maioria ja encarou muita trilha.

Mas independente do modelo leve a um bom mecanico p. avaliar a mecanica.

boa sorte na escolha.