Ver Versão Completa : Entrada de ar, ventuinha e Ar Cond.
Amigos,
Estou fazendo várias reformas na viatura, entre elas estamos instalando um ar condicionado, e está sendo feito uma cx evaporadora sob medida para imbutir dentro do painel que também por sinal está sendo reformado e por aí vai...
Mas o negócio é o seguinte:
Posso acabar com a entrada de ar original que vem por cima do painel (fechar)?
Qual seria o melhor alternador para colocar?
Muitos dizem que ao colocar Ar Cond. o motor esquenta mais que o normal, e então como podemos resolver esse problema?
Sei que perde um pouca a potência mas, será tão significante?
Alguém já ouviu falar, que retirando o ventilador do motor (ventuinha) e colocando um elétrico podemos ganhar até 7 HPs a mais?
Já fiz algumas pesquisas no forúm, mas fiquei meio em dúvida com algumas considerações e por isso juntei aqui.
Ps: Sou do RJ e ar quente aqui nem precisa dizer né
A Vtr tá com Weber 460, ign Elet., Bat de 60 A e alternador original.
Hervé Roberto
22/01/2007, 12:22
CinhoRJ,
não responderei nenhuma de suas perguntas, porque não tenho a menor ideia e ainda por cima farei uma a vc, onde esta sendo feita a instalação do ar condicionado, quanto ficou?
Rones Jr
22/01/2007, 13:31
Cinho,
tenho Ar condicionado no Shrek. Tinha uma ventuinha auxiliar que ligava sempre que eu acionava o AR. Teve que sair para colocar a bomba da DH. Quando eu ligo o AR, sinto a mesma diferença de quando ligava no Corsa 1.0. Bem percepitível, mas bem tolerável. Eu uso uma cx evaporadora universal, mas me interesso em seu projeto. Há fotos tanto do compressor, qt da cx em meu flog.
Devo instalar uma ventuinha elétrica de Vectra, de duplo estágio, ou seja uma liga conforme o sensor do radiador, e a fase dois quando ligar o AR.
Usando apenas a ventuinha mecânica, o Shrek tende a esquentar, chegando perto dos 95º, mas somente quando parado ou em trânsito lento. Em trânsito normal e sem muito anda e para ele volta à temperatura normal.
No entanto, repare em uma coisa: isolamento témico do Niva. No meu, logo que saía de casa o AR gelava, mas a medida que ia andando o AR perdia eficiência. Descobri, com ajuda dos amigos do forum, que o Niva foi feito pra esquentar. Na área do câmbio e por todo assoalho, principalmente pelo lado direito esquenta muito. Estou em plena luta para diminuir o calor desta parte, que mesmo com a forração chega aos 60 - 65º nesta região. Andei com o carro sem nenhuma forração e comprovei que o maior foco de calor é nesta parte. Repare que o escape passa rente em toda lata pelo lado direito (deve ser útil para o inverso russo!!). Forrei com isolante por dentro e por fora...só não conclui o serviço ainda pq descobri umas coisinhas....que são assunto de outro tópico!
Peço desculpas por não respoder antes, pois tive que dar uma parada nesta fase da instalação devido a outro problema (reduzida bloqueio etc)
Não concluímos ainda a parte mecânica só o novo painel e a cx estaão quase... prontos
Bom a cx evaporadora está sendo feita com fibra de vidro e o evaporador é de towner pois é quase idêntico aquele do ventilador do Niva.
Ainda vamos verificar que compressor usar, tem alguma dica?
Segue algumas fotos, mais ainda não finalizado.
O serviço está sendo feito em Nilópolis RJ, inclusive o cara que tá fazendo a cx também reformou meu painel e vai adaptar os alargadores da Fiat estrada na Viatura fora alguns acabamentos internos...
Querendo manad MP que passo o telefone do cara da fibra de vidro
Valeu
A cx "evaporadora original" 1ª foto na 2ª foto o sist da towner não dá p/ ver legal, mas dá p/ ter uma idéia.
Valeu
Rones Jr
05/03/2007, 18:43
Cinho, eu uso um compressor de Opala. No meu flog, lá pelas primeiras semanas, há uma foto dele e seu suporte.
Fiz minha reforma a pouco tempo, duas semanas. Isolei toda a parede corta fogo por dentro e a caixa com lã de vidro de 50 mm de espessura, mais uma camada de espuma aluminizada de telhado. Termicamente ficou show. Acabou definitivamente o calor e o reuído ficou zerado tb. O inconveniente é o trabalho horrível de se trabalhar com esse material, bem como a dificulda de se reinstalar devido a altura maior os acabamentos. Eu montei tudo, mas ficou tipo "jipe" e não tipo carro...
Qto ao ar, desmontei tudo, limpeza completa e revesti tb com o aluminio por fora no motor. Procurei e fechei tudo que toinha de furos e passagens para água (usei um lampada por fora). Acredito que vc pode usar o aquecedor como evaporador, pois é muito grande (na Russia dá menos 50 né).
Penso ainda em colocar um filtro de ar, mas não achei um que ficasse bom e que nao pegasse nada de umidade.
Pensei até em colocar mangueiras ligadas a uma serpentina cheia de gelo no porta-malas...ar cond de pobre....risos
Gustavo Niva
05/03/2007, 19:46
São 50mm mesmo ou 5mm??
Luciano SHAKALL
31/05/2007, 00:58
"...Fiz minha reforma ... Isolei toda a parede corta fogo ... com lã de vidro de 50 mm de espessura, mais uma camada de espuma aluminizada ..."
"...São 50mm mesmo ou 5mm??...""... 50 mm. É bem grossa..."Cara, 50mm são 5cm... mais de "três dedos" de espessura...
A mnos que a lã de vidro - ainda não comprimida - esteja bem "esgarçada"... :mrgreen:
[]'s Ainda confusos
robertofs
31/05/2007, 09:41
No entanto, repare em uma coisa: isolamento témico do Niva. No meu, logo que saía de casa o AR gelava, mas a medida que ia andando o AR perdia eficiência. Descobri, com ajuda dos amigos do forum, que o Niva foi feito pra esquentar. Na área do câmbio e por todo assoalho, principalmente pelo lado direito esquenta muito. Estou em plena luta para diminuir o calor desta parte, que mesmo com a forração chega aos 60 - 65º nesta região. Andei com o carro sem nenhuma forração e comprovei que o maior foco de calor é nesta parte. Repare que o escape passa rente em toda lata pelo lado direito (deve ser útil para o inverso russo!!).
Eu acho que o túnel do Niva esquenta muito porque ele termina com uma parede que deve gerar alguma restrição para a saída do ar quente que vem do cofre, o que acaba concentrando calor nessa região.
Como estou reformando meu Niva, e o assoalho será totalmente refeito, inclusive o túnel, farei com que não haja muito restrição para a saída do ar quente, acreditando que isso talvez diminua a temperatura do túnel.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Rones Jr
31/05/2007, 10:10
Galera, eu já vi este material - lã de vidro....e é isso mesmo...
Rones Jr
31/05/2007, 10:13
Roberto,
esta peça não para fortalecer a estrutura?
robertofs
31/05/2007, 11:44
Roberto,
esta peça não para fortalecer a estrutura?
No final do túnel tem uma travessa, como a que se vê na foto. Veja como o túnel termina com uma parede de curvatura muito acentuada, pouco a frente da travessa.
Então, essa travessa não pode ser descartada, mas é possível dar outro formato a ela, por exemplo, fazendo uma nova travessa com o "U" mais alto, de forma que a parede final do túnel tenha sua curvatura atenuada, com um prolongamento para trás, diminuindo assim a restrição a saída do ar quente, ou ainda, uma travessa reta passando por baixo, como foi feita no Nivopala.
Obviamente, é um trabalho que não recomendo para um Niva em boas condições, mas não é o caso do meu, que por ser um carro de litoral, tinha pouca lata na ferrugem heheheh
No Nivopala do meu amigo Bill e o assolho foi todo refeito, e ficou um trabalho campeão. Nas fotos do Nivopala por baixo, quando ainda estava sendo montado, é possível ver como o túnel ficou mais amplo. Na foto Por_baixo_2.jpg é possível ver a nova travessa que foi feita, que agora passa por baixo.
[]'s
Roberto França
Luciano SHAKALL
31/05/2007, 14:38
"... 50mm são 5cm... mais de "três dedos" de espessura...
A menos que a lã de vidro - ainda não comprimida - esteja bem "esgarçada"... Galera, eu já vi este material - lã de vidro....e é isso mesmo...Tô ligado, Rones... O que eu quiz dizer, é que a lã de vidro tem alta compressibilidade, e depois de instalada - acredito - que essa espessura
deve ser reduzida a - talvez - pelo menos 1/3 disso... :pensativo:
Rones Jr
31/05/2007, 15:06
Shakal...a tah...agora entendi. Agora a lã de vidro que vi parecei soltar muita, mas muita poeira quando manipulada...
Cavalcante
31/05/2007, 16:57
Não só quando manipulada, mas durante todo o tempo de vida da lã. Isso vale pra todas as lãs minerais. Esse material particulado é inalado e não é expelido, ficando o resto da vida nas vias respiratórias. Coisa linda...
A produção e venda disso devia ser era proibida, mas se nem o amianto Pindorama não proibiu ainda...
Cavalcante isto vale tambem para lã de rocha
Cavalcante
01/06/2007, 07:43
Todas as lãs... Elas são feitas de fios muito finos de material rígido, formando um todo que é flexível. Mas como os fios são rígidos, são também quebradiços, e se partem em pedaços muitas vezes da ordem de décimo de milímetro, ou menores. Esses pedaços são respirados ou absorvidos pelos poros e vão parar nas vias respiratórias, e não são eliminados pelo corpo. É mais ou menos a mesma coisa que acontece com a poeira de amianto e a da fibra de vidro. Essa última só gera problema na fabricação da peça, então o uso de EPIs na manipulação resolve a parada.
Rones Jr
13/07/2007, 14:36
Pessoal,
finalmente instalei uma ventuinha elétrica no Niva. Uma de duplo estágio bem fininha pois a do Astra não coube, pois meu radiador é recuado por conta do condensador do ar condicionado.
Já que iria fazer resolvi revisar todo o sistema e as surpresas foram:
- Radiador furado em baixo.
- Termostática não existia, estava lá só a carcaça e talvez por isso o danado demorava pra esquentar,
- A mangueira intermediária que serve pra jogar agua quente na termostática e abri-la quando quente estava isolada com um cilindro de madeira.
Como eu já havia comprado uma termostática de Laika de um ferro velho, pra instalar um miolo de Gol ou Uno, retiramos a carcaça velha e tivemos a ideia de testar a do Laika devido ao bom aspecto, caraca foram 10 testes e bixinha funcionou direitinho. Montamos o miolo na carcaça velha e instalamos a original.
De resto, só a lavada que o eletricista tomou pra instalar um estágio no cebolão e um pro Ar condicionado. Foi um dia de mecância e dois de elétrica!
Primeiro, quando armava no cebolão, ligava o ar...depois quando ligava o Ar desligava o estágio do cebolão....até depois de algumas rezas e a idéia de usar relês indepentes (AR e Cebolão)....funcionou perfeitamente. Só não me convenceu a idéia de que não dava pra conjugar um interruptor independente pra ligar a ventuinha - acho q o eletricista não estava mais recpetivo a nenhuma idéia mirabolante!!
Resultado: Perfeito! 1 - O carro esquenta em 4 minutos....tá andando bem melhor, parou de baixar óleo e parece estar mais econômico, pois antes eu tacava 50 pilas de gasolina e andava no máximo 120 km...ontem cheguei nos 140 km. 2 - Posso ligar o Ar a hora q for que ele dá conta e antes como já relatado ...quando ficava parado no trânsito o Ar pedia arrego! 3 - tá maior charme o barulhinho da ventuinha chegando na garagem!
Agora motorzinho sempre nos 90º. Antes era quase 100 no engarrafamento e pouco mais de 65 na descida da serra!
Só faltam os banquinhos de Astra agora!!!
Luciano SHAKALL
16/07/2007, 15:03
"... finalmente instalei uma ventuinha elétrica no Niva. Uma de duplo estágio bem fininha pois a do Astra não coube, pois meu radiador é recuado por conta do condensador do ar condicionado..."Rones, só pra "visualizar"...
:arrow: Vc instalou o condensador do AR no local do radiador, e recuou este último, aproximando-o do motor? Não tinha como instalá-lo sem recuar o radiador :?: :pensativo:
"...Já que iria fazer resolvi revisar todo o sistema e as surpresas foram:
- Radiador furado em baixo.
- Termostática não existia, estava lá só a carcaça e talvez por isso o danado demorava pra esquentar,
- A mangueira intermediária que serve pra jogar agua quente na termostática e abri-la quando quente estava isolada com um cilindro de madeira.
Como eu já havia comprado uma termostática de Laika de um ferro velho, pra instalar um miolo de Gol ou Uno, retiramos a carcaça velha e tivemos a ideia de testar a do Laika devido ao bom aspecto, caraca foram 10 testes e bixinha funcionou direitinho. Montamos o miolo na carcaça velha e instalamos a original..."Eu também estou com esse problema: Minha Válvula termostática está "oca" :shock: , mas não tem nada isolando nenhum dos "mangotes"... :pensativo:
Então estava pensando em instalar uma de Corcel (a mesma do Del Rey?) - única alternativa que já ouvi falar: http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/termostatica/termostatica.htm ...
:arrow: Como é esse esquema de "colocar um miolo de Gol ou Uno" na carcaça oca, e que carcaça é essa? Tem que ser a do Laika, ou pode ser na do Niva mesmo (são diferentes?) :?:
Teu texto ficou "meio confuso" no final: Vc instalou o miolo da Válvula do Laika na carcaça do Niva, ou o miolo de Gol/Uno na carcaça do Laika - ou na do Niva?
Ou a carcaça do Gol com miolo do Laika no Uno? Ou ... :pensativo: :mrgreen:
"...Só não me convenceu a idéia de que não dava pra conjugar um interruptor independente pra ligar a ventuinha ...
acho q o eletricista não estava mais recpetivo a nenhuma idéia mirabolante!!...":arrow: Vc fala um esquema de chave (interruptor) tipo esse: http://www.trilha4x4.com.br/dica25.htm :?:
Eu vou fazer algo assim, e usar normalmente o "funcionamento automático" (via cebolinha). Porém, em situações em que o carro esquenta (Trânsito pesado, subida longa de serra, dunas...) eu posso ligar a ventoinha na chave (antes de ser ativada pela cebolinha) pra PREVENIR o aquecimento. Também pode ser usado em situações em que a cebolinha queima e não aciona a ventoinha, O que poderia acarretar um superaquecimento (já aconteceu com um Gol do meu pai)... A função "desligada" da chave é particularmente interessante ao atravessar alagados (evitando que a hélice seja "freada" pela água, e/ou tenha suas pás quebradas...), ou ainda, para efetuar reparos e/ou regulagens no motor, evitando que a ventoinha seja acionada (o que poderia causar um acidente) em situações em que a manutenção/regulagem TEM que ser feita com a bateria conectada...
[]'s
Rones Jr
16/07/2007, 16:18
Luciano,
Por partes....
1 - Já havia comprado o Niva assim. Na verdade o radiado do Niva já quase emconstado na lata...e como o cara usou um consensador de Opala (antigo) que é mais volumoso teve que recuar. Talvez um sistema moderno (radiador e condesador) ocupe menos espaço.
2 - Sim, podemos usar a termostática da Ford (Corcel/Del Rey), inclusive é a linha que mais oferece variação de faixa de temperatura. Quase usei esta por ser intalada na própria mangueira (na que sai do cabeçote). Quem faz este esquema elimina a mangueira do meio (sem trocadilhos!!) deixando o sistema como na maioria dos nacionais. Esta mangueira parece servir para liberar a termostática com a passagem de água quente. Tem este esquema no site nivasgerais4x4.com.br.
3 - Ok é possível. Vi em outra lista. Abra cuidadosamente (tem ser melhor que com os ponteiros, ok?) a termostática que é dividida em duas peças e unida por pressão. Use uma termo de Gol ou Uno que são muito semelhantes em dimensões. A do Gol tem maior variedade de faixa de temperatura. Use um O´ring para isolar perfeitamente a termo na peça e una as partes novamente, passe silicone e use por segurança uma abraçadeira de metal para garantir a pressão. Pronto vc está com uma termo nova! Eu iria fazer isto, mas a original de Laika (que comprei no ferro velho) que é a mesma do NIVA (do Samara é parecida, mas diferente!) funcionou tão bem que usamos ela mesma, sem mexer em nada (o conjunto completo...tirei do Laika, testei e mandei pro Niva). A oquinha já está montada com uma termo de Gol...de reserva.
4 - De elétrica não entendo nada...mas queria fazer justamente isto!
Luciano SHAKALL
16/07/2007, 17:58
" ... Como é esse esquema de "colocar um miolo de Gol ou Uno" na carcaça oca ... "
" ... Abra cuidadosamente (tem ser melhor que com os ponteiros, ok?) a termostática que é dividida em duas peças e unida por pressão ... " Acho que "vou mandar fazer" então... :mrgreen:
"... A oquinha já está montada com uma termo de Gol...de reserva..."Rones, essa que vc usou, abre a que temperatura?
" ... De elétrica não entendo nada ... "Então somos dois! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
PS.
Vc (ou mais alguém) lembra do link da adaptação de uma ventoinha elétrica (acho que de MONZA) grande, que pegava quase todo o radiador do niva (não fica "só em um lado" como as de Corsa adaptadas...). To querendo (mandar) instalar uma dessas, mas não tenho mais o link (estava em "favoritos", mas... :pensativo: )
[]'s e valeu! :concordo:
Fabinho YAWARI
16/07/2007, 18:11
Cinho... respondendo a única pergunta que não foi respondida: a saída de ar que fica sobre o painel serve pra desembaçar o pára-brisas e funciona muito bem, ainda mais quando dela sai ar gelado vindo de um condicionador! Não acho uma boa idéia anulá-la pois como você já deve ter reparado o pára-brisas do Niva embaça bastante!!!
No Avohai quem fez a adaptação teve o cuidado de manter a alavança que direciona o ar para grelha superior ou para as demais em perfeito funcionamento, dessa forma, no calor eu fecho a grelha superior ganhando mais fluxo direto, já no frio, que é quando o vidro embaça, eu direciono todo o fluxo para grelha superior, assim mantenho o vidro desembaçado e não morro de frio!
Rones Jr
16/07/2007, 21:02
Luciano,
tá escrito 92. Acho q abre aos 92º. Mas, havia desde 88, 90, 92, 95. Eu to usando a original Lada....q não sei qual é a faixa. Do Omega pega, mas no meu caso o espaço não deu...
Luciano SHAKALL
23/07/2007, 07:22
"... lembra do link da adaptação de uma ventoinha elétrica (acho que de MONZA) grande, que pegava quase todo o radiador do niva (não fica "só em um lado" como as de Corsa adaptadas...). To querendo (mandar) instalar uma dessas ..."
" ... Eu vou fazer algo assim, e usar normalmente o "funcionamento automático" (via cebolinha) ... "CAmaRAdas, comecei a empreitada da ventoinha elétrica (e ainda nem terminei os relógios do painel :parede: )... É que levei o radiador pra "varetar", e lá eu vi uma ventoinha (usada) de Monza antigo, com um "defletor" quase do tamanho do radiador do Niva... Aí eu botei tudo "no bolo": O cara soldou duas chapinhas "em L" na lateral do radiador, para servir de suporte para a ventoinha. O defletor está um pouco amassado (dá pra ver na 1ª foto) mas não atrapalha em nada o funcionamento. Foi instalado também uma entrada para a "cebolinha" (dá pra ver na 1ª foto, e em detalhe na 2ª - foi colocada uma usada APENAS PRA TESTE). Essa entrada, vai pode também me servir como saída (dreno), pois ela foi feita ao lado do famigerado parafuso que teria essa função - não quero nem mexer com ele :mrgreen:! Falta um acabamento legal: Dar uma lixadinha no "conjunto" (desmontado) e pintar com "tinta pra alta temperatura". :dance:
"...Eu também estou com esse problema: Minha Válvula termostática está "oca" ... Como é esse esquema de "colocar um miolo de Gol ou Uno" na carcaça oca?..."
" ... Abra cuidadosamente (tem ser melhor que com os ponteiros, ok?) a termostática que é dividida em duas peças e unida por pressão ... "PRBLEMA: Eu ja havia verificado que minha válvula termostática estava "oca", mas fui examinar esse lance do encaixe e... ELA FOI SOLDADA (ver 3ª foto)!
Mesmo que eu retire a solda e consiga abri-la, ao instalar - por exemplo - a válvula de Gol em seu interior, ela teria que ser fechada novamente com solda...
:arrow: PERGUNTA:
Isso (um p*** calor) não danificaria a válvula do Gol que estaria instalada em seu interior? :?: :pensativo:
[]'s
.
Luciano SHAKALL
23/07/2007, 07:40
OUTRO PROBLEMA: Mesmo após o radiador ter sido aberto e "varetado", quando eu coloquei o dedo (Eita!) pelo local da tampa, verifiquei a presença de uma... :pensativo: Eu não sei nem dizer o que é! :roll: Tá impregnado, grudado nas paredes internas "da caixa" do radiador, como uma graxa de coloração marrom (vide fotos abaixo). EM TEMPO: O radiador NÃO está entupido! Essa "coisa" estava diluida na água antes (da retífica), pois passava água para o cárter (óleo "fino" e claro), e óleo para o radiador, o que deixava a água com cor de ferrugem, e achei que fosse "só" isso: ferrugem, mas, seja lá o que for, tem consistência de graxa...
Ah, antes de "encostar" pra retificar o motor, eu usei o "Radclean" da Bardhal, e essa "borra" não dissolveu toda... Parte dela sim, vi quando drenei... Até achei que tinha limpado tudo pelo "jeito" que saiu a água, mas pelo visto... :parede:
:arrow: PERGUNTA:
Alguém já passou passou por isso, ou sabe o que é isso:?: Tem como tirar:?:
[]'s começando a achar que tudo - feito pelo radiador - foi por água (suja) abaixo...
Rones Jr
23/07/2007, 11:06
Luciano,
provavelmente é sujeira úmida do sistema. Há produtos profissionais usado em casas especilizadas que limpam tudo. Foi assim no Shrek, mas tivemos que passar umas 3 vezes o produto até ficar limpo...é o descuido de donos anteriores cobrando o preço....e q preço.
P/S - o sistema que isntalei tah funcionando tudo perfeitamente. O Shrek nunca esteve tão bem....ar gelando e temperatura constante.
Fábio Neves
23/07/2007, 12:43
Camagada Nilopolitano :concordo:, sou de Belford Roxo:mrgreen:!!!
Uma solução bem interessante é a colocação de fita de amianto ou cerâmica ou material similar no escapamento:idea:, principalmente próximo a parade corta fogo, pois segundo relatos funciona muito bem, além de diminuir o calor no cofre do motor e calor irradiado para a bobina!!
O custo da fita é de aproximadamente 15,00 reais o metros, mas tem várias opções mais em conta:razz:.
Sds
Luciano SHAKALL
25/07/2007, 14:59
"... provavelmente é sujeira úmida do sistema. Há produtos profissionais usado em casas especilizadas que limpam tudo.
Foi assim no Shrek, mas tivemos que passar umas 3 vezes o produto até ficar limpo...":arrow: Rones, esses produtos aos quais vc se refere são utilizados em uma "lavagem" com o radiador desmontado (o meu já está, ou melhor, AINDA está),
ou com o carro rodando (a exemplo de "RadClean Bardhal") :?: :pensativo:
Tenho medo de "botar pra rodar" desse jeito e essa sujeira impregnar nas galerias do motor recém retificado e da bomba d'água nova... :cry:,
afinal, ela (essa sugeira) gruda que nem GRAXA... :shock:
:arrow: E quanto a válvula termostática: Se eu instalar uma de Gol no interior da carcaça antiga e fechá-la com solda (já que a carcaça atualmente está "oca" e soldada),
irei danificar, ou prejudicar o funcionamento da válvula, devido ao calor gerado na operação de soldagem :?: :pensativo:
[]'s
Caro Luciano!
Use bardhal rad clean, que ficará zerado sem problemas.
Uso em todo veículo que compro e necvessita de limpeza, fica muito bom.
Essa borra que mostra, provavelmente é óleo que contaminou a água, provavelmente de alguma junta que queimou no passado e, o radiador não foi limpo quando ocerreu.
Não é nada que possa se preucupar (a não ser que volte).
Esse produto que te indico é um frasco de 100ml para um radiador/motor, independente do tamanho, usa por uma semana e drena a água, então está pronto.
Sugiro a termo da linha ford, usei em um CJ que tinha, ficou excelente e de facíl aplicação.
Abraços.
Kim.
Luciano SHAKALL
25/07/2007, 16:50
"... Use bardhal rad clean, que ficará zerado sem problemas.
Uso em todo veículo que compro e necvessita de limpeza, fica muito bom.
Essa borra que mostra, provavelmente é óleo que contaminou a água, provavelmente de alguma junta que queimou no passado e,
o radiador não foi limpo quando ocerreu.
Não é nada que possa se preucupar (a não ser que volte).
Esse produto que te indico é um frasco de 100ml para um radiador/motor, independente do tamanho, usa por uma semana e drena a água, então está pronto..."Valeu, Kim! :concordo: Inclusive, eu já havia usado o "Rad Clean" uma vez... :wink:
Bom, tudo leva a crer que seja realmente óleo proveniente da junta queimada, pois o motor já havia passado por superaquecimento,
e estava com (além da junta queimada) os retentores de válvulas detonados, os anéis "lascados", bronzinas fu*****... O óleo era fino e claro devido a presença de água,
e a água do radiador era amarronzada e com aquelas gotículas de óleo (marrom) que não se diluem...
Antes do problema se tornar crítico, o óleo "parecia" normal, embora baixasse mais do que deveria, mas a água do radiador já apresentava os sintomas descritos.
Nesta ocasião eu usei o "Rad Clean" e pareceu resolver, mas como não havia sanado a origem do problema, ele voltou a acontecer...
Foi quando fui ao "meca" e abrimos o motor: Retífica completa! :putz:
Isso já faz algum tempo (demorei a comprar as peças por falta de tempo$$$) e o carro ficou parado. Agora que estamos na "reta final" (de motor, pelo menos), eu voltei pro radiador e mandei "varetar": Ele foi aberto e (teoricamente) limpo, sendo soldado novamente. SÓ QUE A BORRA AINDA ESTÁ LÁ!!! :parede: O problema, é que essa borra se assemelha muito mais a graxa do que óleo :shock: ... Se eu passar o dedo (como mostra as fotos), é como se eu estivesse passando o dedo em uma lata de graxa vazia (daquelas que a graxa "acaba", não dá mais pra usar, mas as paredes da lata ainda estão impregnadas). :shock: não me parece que aquilo vá "derreter" e deixar as paredes internas do radiador limpas "de verdade"... Ou será que limpa mesmo? :pensativo: Como eu já disse, o "meu medo" é que se essa "borra" dissolver parcialmete e grudar em outro canto,
vá "estragar" o motor recém retificado e minha bomba d'água nova (que não foram baratos) :parede:
[]'s
Luciano SHAKALL
25/07/2007, 16:52
"... Sugiro a termo da linha ford, usei em um CJ que tinha, ficou excelente e de facíl aplicação ..."O lance da termostática é que me pareceu "mais fácil" instalar uma de Gol na carcaça da do Niva (como fez o Rones), que instalar uma da Ford, que era minha idéia inicial...
O problema é que parece que a válvula original tem sua junção fixada por pressão e a minha está soldada (o antigo dono fez isso ao retirar seu miolo e deixá-la "oca"): Ou seja, se abrir... Só soldando de novo, e não sei se a válvula nova que seria instalada em seu interior resiste a isso... :pensativo:
[]'s
Caro Luciano!
Sobre o aditivo, ele limpa mesmo, isso não resta dúvida!!
Ele dissolverá essa borra, que será eliminada na troca que fara no final do 7º dia da colocação.
Teoricamente, a borra se acumulará na parte inferior do radiador, onde o turbilhonamento da água é menor, devido às canaletas que a água tem que transpor até chegar lá. (diminui sua velocidade)
Quanto a vávula aguentar a solda, creio que não há problema, tomando um certo cuidado de soldar com a peça submergida na metade dentro da água (posição horizontal), pois a solda com estanho não é tão quente a área de solda como as outras, onde o material fica avermelhado, ou quese derretendo.
Espero ter ajudado grande companheiro forista.
Abraços.
Kim.
Luciano SHAKALL
25/07/2007, 17:52
"... Sobre o aditivo, ele limpa mesmo, isso não resta dúvida!! ... Ele dissolverá essa borra, que será eliminada na troca ...
Quanto a vávula aguentar a solda, creio que não há problema, tomando um certo cuidado de soldar com a peça submergida na metade dentro da água (posição horizontal), pois a solda com estanho não é tão quente a área de solda como as outras, onde o material fica avermelhado, ou quase derretendo..."Com certeza ajudou bastante, Kim... VALEU! :concordo:
[]'s
Flugêncio
25/07/2007, 21:45
Luciano.
No meu tô colocando duas ventoinhas do Corsa, tá ficando assim.
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