PDA

Ver Versão Completa : Freios da Camper



hugo.morais
22/03/2004, 14:42
Pessoal,

Apesar do assunto ser comum aos engesa, vou abrí-lo aqui pois o forum camper está mais pobre de msgs :)

Bem, andei pesquisando aqui no forum e na Net sobre como melhorar os freios da camper/engesas e cheguei a algumas receitas que são o seguinte:

1. Sistema de freio completo da toyota bandeirantes (servo, cilindro, discos e pinças)
2. Mudar o cilindro de freio pelo da kombi com servo do santana e pinças do diplomata (tem de tornear os discos)
3. Colocar servo e cilindro mestre da ranger, pinças da S-10 e discos da D-20

Alguém tem alguma outra dica?

NeRo
22/03/2004, 17:53
uhhhhhhhhhhhhh...
uhhhhhhhhhhhhh...

Você está entrando no fórum fantasma da Camper... AFASTE-SE! FUJA! CORRA! Senão... tua carroceria de fibra vai enferrujar e virar pó! :twisted:

Fala véi!

Eu tentei reativar este tópico no Engesa mas ninguém respondeu...
Eu pensei que o problema fosse nos freios traseiros que são a tambor e não nos dianteiros...
Os dianteiros originais para mim são bons... mas estou querendo dimensionar os traseiros... pq travam que é uma beleza! Uma válvula reguladora de pressão nos traseiros resolveria. Mas ninguém com quem conversei sabe qual o modelo mais indicado.

Vamos aguardar!

E aí! já vendeu o câmbio e a cx de transferência?

[]s

Wallace
22/03/2004, 18:10
Nero,

Existem válvulas reguladoras reguláveis.
Custam mais, mas basta ir acertando a regulagem.
Em oficinas de preparação serias deve encontrar.

Fábio
22/03/2004, 18:10
Uma válvula reguladora de pressão nos traseiros resolveria. Mas ninguém com quem conversei sabe qual o modelo mais indicado.

NeRo,

A valvula equalizadora resolve o problema de travamento quando as pastilhas estão secas... Quando molha f&%#!!!

Quando for para melhorar o sistema traseiro não optarei por outra coisa senão discos, mas não gostaria de perder o poder de frenagem que os tambores oferecem (efeito muito comum ao instalarmos o kit SBD)

Também aguardo opniões dos demais colegas...

[]´s

NeRo
23/03/2004, 08:26
Fala Wallace e Fábio! :D

Wallace... vou procurar por isso assim que o Boi sair da "lanternagem" :) tem sugestão de marca, modelo?

Fábio... é justamente da chuva que estou falando... se a válvula não resolver, então terei que trocar os pneus (usar BF AT 33"-50/50 ao invés de BF MUD 80/20) e eu já não tenho dinheiro pra isso :( dá na mesma comprar esse jogo de "peneis" :) e montar freio da disco na traseira.

Por meu uso, mais viagem, acho que é mais vantajoso os pneus do que o eixo. Assim fico com os MUD pra quando pegar um barrão. Não sou cara de ficar mexendo e adaptando.

Ou talvez tenha algo errado com os freios, pois na chuva, sou obrigado a adotar um direção extremamente defensiva, mesmo devagar, escorrega... o que significa que numa emergência to F:shock:!

Já escrevi demais! []s

hugo.morais
23/03/2004, 08:55
Fala Nero blza?

A caixa e a transferência já vendi ai pra Sampa mesmo, vai para outra camper que vai dexia de ser "gay" e vai virar 4x4 :lol: :lol:

Quanto ao freio é o seguinte, quando vc resolver o problema da válvula equalizadora do teu engesa vc vai descobrir que o problema é freio dianteiro sub-dimensionado. :D :D

A válvula equalizadora original da camper é essa aqui:
http://www.ate-freios.com/lancamentos/lancamentos.asp

Pode ser que vc consiga encontrá-la ai em Sampa mesmo....

NeRo
23/03/2004, 10:31
Oi Hugo!

Mais uma Camper com esse "grave erro de projeto" :D resolvido!

Valeu pelo site, já guardei a imagem como referência na hora de comprar.

Pelo visto tenho muito que aprender e minhas referências anteriores de carro não tão ajudando muito :D É o dianteiro é? Subdimensionado em que sentido? Esquenta? Pouco atrito pro peso do carro?

[]s

hugo.morais
23/03/2004, 10:57
Nero,

Você pode dar uma olhada no site da camper, seção dicas. Lá tem algumas dicas de como melhorar o freios (http://www.camper.com.br)

As dicas basicamente consistem na troca do servo e cilindro mestre por um de maior diametro e aumento do atrito das pastilhas com os discos.

Eu particularmente vou experimentar a solução proposta pelo GV, lá no site da camper, que consiste em trocar o servo pelo do santana quantum, o cilindro mestre pelo da kombi (os originais são do gol 1.6) e as pinças de freios do diplomata 6cc vargas + válvula equalizadora para o freio traseiro.

Quando a camper sair da reforma eu te informo como ficou o freio dela :)