PDA

Ver Versão Completa : freio de mão



caj
10/04/2003, 20:59
OLá pessoal
eu vi na rua um jipe willys com freio de mão entre os bancos. será que da para por do engesa ou bandeirante? fica bom? pois o original do jipe é uma merda não segura nada.
Abraços

Eduardo Chaves
10/04/2003, 21:25
Caj,

O freio de mão do Engesa é o do Chevette, aliás desde que eu tive um Chevette há muito tempo atrás, ficou difícil de achar um freio tão bom quanto, e no Engesa não me decepcionou...
Acredito que a adaptação seja possível...

[]'s travados...

du
10/04/2003, 22:16
Não entendo muito de mecânica, mas o melhor freio de "mão" que já usei, foi o do Landau, que é no Pé, bem do lado esquerdo.

Abraços Du.

monge
12/04/2003, 18:45
Tenho vários amigos com freio de mão no meio do assoalho.

Inclusive um deles tem uma toyota band curta.

Vou descobrir que freio ele usou e te falo.

[]'s

Eugênio

walter.andreis
28/04/2003, 13:09
Tenho vários amigos com freio de mão no meio do assoalho.

Inclusive um deles tem uma toyota band curta.

Vou descobrir que freio ele usou e te falo.


Huummm...
mas... pra ter freio de mão, as pinças (freio a disco) de freio traseiras precisam ser da traseira de outro carro, e não podem ser da dianteira certo!?
Ou tem como "ligar" o freio de mão em pinças dianteiras?

[]´s .. :D

Rodrigo
28/04/2003, 17:24
Já postei uma mensagem parecida com essa e concordo plenamente c/ o Monge. Verdade acho que não interessa qual alavanca e sim o sistema. Eu, por exemplo tinha uma alavanca de Corcel II e foi ela mesma. A diferença está no sistema, que usei uma adaptação copiada do original que é no cardã. Ficou muito bom, na verdade excelente e recomendo.
Rodrigo

walter.andreis
28/04/2003, 17:41
usei uma adaptação copiada do original que é no cardã. Ficou muito bom, na verdade excelente e recomendo.
Rodrigo

Rodrigão...
Poderia nos mandar as fotos mais "close" do seu sistema de freio? E todos os detalhes mais "mastigadinho" ? uhuhauhaa :oops:

[]´s...

Rodrigo
28/04/2003, 18:01
Vou tentar. Apesar de trabalhar com informática, sou meio "manco" e não consegui postar imagens aqui. Tenho as fotos já zipadas. Mande uma mensagem no meu endereço: rodrigo@qwnet.com.br e eu te mando o arquivo.
Rodrigo.

caj
01/05/2003, 08:48
OLá pessoal
Eu soube que a trator gama coloca freio de mão entre os bancos no jipe willys e javali. o telefone deles é 5062-9000
abraços

walter.andreis
01/05/2003, 13:15
Vou tentar. Apesar de trabalhar com informática, sou meio "manco" e não consegui postar imagens aqui. Tenho as fotos já zipadas. Mande uma mensagem no meu endereço: rodrigo@qwnet.com.br e eu te mando o arquivo.
Rodrigo.

Pessoal,
O Rodrigo já me mandou as fotos, e eu jah publiquei no album do site, na seção Adaptações, ok!?

[]´s

andretomasi
16/05/2003, 16:34
Pessoal, falando em freio de mão, estou instalando no cj o original da Courier.. mas queria saber outra coisa.. eu to com freio a disco na dianteira, na traseira talvez daqui uns anos eu ponha.. da pra adaptar o freio de mao, por cabo, no sistema de freio a tambor original traseiro?
Outra coisa, o que devo fazer para reforçar o sistema do freio de mão? Tipo, as vezes na areia da praia dá aquela vontade de tentar umas "manobras" mais radicais, mas tenho medo de estourar o freio.. Sugestões??

Abraço,
Keko
CJ5 75 - Sem nome
POA- RS

Giovani
17/05/2003, 19:36
Pessoal, falando em freio de mão, estou instalando no cj o original da Courier.. mas queria saber outra coisa.. eu to com freio a disco na dianteira, na traseira talvez daqui uns anos eu ponha.. da pra adaptar o freio de mao, por cabo, no sistema de freio a tambor original traseiro?
Outra coisa, o que devo fazer para reforçar o sistema do freio de mão? Tipo, as vezes na areia da praia dá aquela vontade de tentar umas "manobras" mais radicais, mas tenho medo de estourar o freio.. Sugestões??
Abraço,
Keko
CJ5 75 - Sem nome
POA- RS

:D Olá Keko!

:D O Jeep tinha freio de mão original de fábrica, portanto, se o mecanismo ainda existe no freio traseiro, basta comprar o cabo do freio de mão original, e este vc adapta na alavanca. :wink:
Quanto às "manobras radicais", usando freio de mão, a única coisa que pode eventualmente "estourar" é o cabo. "Se" acontecer um dia...
:!: Só uma dica: o jeep não aceita muito bem a idéia de cavalo-de-pau e zerinho, principalmente na areia... :P

Luis Assis
18/05/2003, 11:18
:D O Jeep tinha freio de mão original de fábrica, portanto, se o mecanismo ainda existe no freio traseiro, basta comprar o cabo do freio de mão original, e este vc adapta na alavanca. :wink:

O meu, jã não possui mais nada do Freio oiriginal, até mesmo por que troquei tudo ele, motor, cambio, cardã...

Como posso fazer de maneira simples para ter um freio de estacionamento???



Quanto às "manobras radicais", usando freio de mão, a única coisa que pode eventualmente "estourar" é o cabo. "Se" acontecer um dia...
:!: Só uma dica: o jeep não aceita muito bem a idéia de cavalo-de-pau e zerinho, principalmente na areia... :P

A tempo... Nao vou fazer manobras radicas com ele, vou apenas não deixa-lo que role ribanceira a baixo quando eu deixa-lo parado numa subida :D :D :D

[]'s
Gustavo

Giovani
18/05/2003, 12:59
O meu, jã não possui mais nada do Freio oiriginal, até mesmo por que troquei tudo ele, motor, cambio, cardã...
Como posso fazer de maneira simples para ter um freio de estacionamento???
A tempo... Nao vou fazer manobras radicas com ele, vou apenas não deixa-lo que role ribanceira a baixo quando eu deixa-lo parado numa subida :D :D :D

:D Grande Gustavo!

:D Existem algumas maneiras... Uma delas é conseguir o mecanismo que vai dentro do cubo traseiro, que são duas chapinhas em cada. Aí vc compra os cabos originais, que são 2. Precisa pôr uma alavanca original que fica presa na travessa da caixa e precisa da alavanca original, que ficava embaixo do painel, no lado esquerdo do motorista.
Como é difícil encontrar todas as peças necessárias, vc poderia adaptar um freio no cardã, como nosso amigo Walter (veja no álbum). Mas também não é serviço simples...
À meu ver o mais simples, que uso no meu inclusive, é o hidráulico. Vc faz um desvio na tubulação do freio, dianteiro ou traseiro, trazendo a tubulação lá pra baixo do painel. Aí vc usa uma válvula esférica, que vc fecha com o pé no freio. Pisa, fecha a válvula e solta o pé. Dessa forma o fluído permanece pressionando, o jeep não se move mais.
As contra-indicações desse sistema: usa o fluído do freio, logo, se tem vazamentos ou rompe um flexível ou tubo, vc não tem o freio de mão como opcional para segurar o jeep. Quando o freio está "quente", ele dilata, depois de frio ele pode afrouxar um pouco. Então se vc andou muito e vai deixar muito tempo estacionado, ele vai perder pressão quando esfriar...
Agora, em trilhas ajuda muito! Vc pode parar no meio de uma subida muito íngreme, que ele segura sem mover um milímetro! Ajuda também quando seu jeep é ponto de apoio para outros. Uso na cidade também, pois mesmo afrouxando um pouco, ele ajuda o câmbio a segurar. Mesmo quando afrouxa, não chega a "disparar"... Uso no dianteiro, pois na época que instalei, só tinha disco na dianteira... :wink:

Luis Assis
18/05/2003, 13:38
Como e onde voce instalou as valvulas esféricas??
Acho que isso tambem ajudaria no que diz resipeito a bloqueio de diferencial... Se uma das rodas ficar no ar, voce pode simplemnete travar aquela roda com o sistema de valvulas e fazer com isso, com que a outra ganhe tração...
Mas para isso, precisaria colocar um circuito idividual para cada uma das válvulas....
[]'s
Gustavo

Giovani
18/05/2003, 15:52
Como e onde voce instalou as valvulas esféricas??
Acho que isso tambem ajudaria no que diz resipeito a bloqueio de diferencial... Se uma das rodas ficar no ar, voce pode simplemnete travar aquela roda com o sistema de valvulas e fazer com isso, com que a outra ganhe tração...
Mas para isso, precisaria colocar um circuito idividual para cada uma das válvulas....
[]'s
Gustavo

:D Grande Gustavo!

:D Na saída do cilindro mestre que vai para o eixo dianteiro (ou traseiro), conectei um flexível maior (50cm), que vai até o painel. Lá, no lugar do freio de mão original, fiz um suporte para a válvula esférica. Conectei esse flexível e mais um outro igual, que volta até o tubo, que segue para o eixo. Dessa forma o fluído tem que passar pela válvula, antes de ir para as pinças. Então vc pisa no freio e fecha a válvula, mantendo a pressão dali pra frente. Use válvulas para ar/água, que são de inox e muito resistentes.
Um amigo meu fez esse sistema com 4 válvulas, uma para cada roda. Dá um trabalho, pois a tubulação tem que ser toda refeita, seguindo um tubo individual para cada roda. Não vimos na prática ainda porque ele não pôs o Jeep para ralar... Mas na teoria funciona, só que de forma inversa. Não se trava a roda que gira em falso: vc fecha antes o circuito da roda que vai ter tração, então vc pisa no freio, travando a oposta e transferindo o torque pra ela. Dessa forma, quando sair do enrosco a roda já estará liberada, senão ela virá de arrasto. Ou melhor, deverá fechar de duas rodas (as que terão tração), senão vc freia 3 rodas e o jeep não se mexe! É preciso estudar o terreno antes, para prever qual roda perderá tração.
:? Como pode ver não é tão prático, e depois de umas geladas vc já não sabe qual válvula é de qual.... :lol:

João Ricardo
19/05/2003, 11:47
Giovani,

Você poderia dar maiores detalhes sôbre essa vávula ar/água que vc. utilizou para fazer o freio de mão ?
Qual a medida/diâmetro dessa vávula?
Em que tipo de loja ela é vendida?

Obrigado e um abraço.

João Ricardo.

walter.andreis
19/05/2003, 13:20
Como é difícil encontrar todas as peças necessárias, vc poderia adaptar um freio no cardã, como nosso amigo Walter (veja no álbum). Mas também não é serviço simples...


Fala xirá...
As fotos que eu postei no album, são de um amigo nosso aki do Fórum que não estava conseguindo postar, e eu fiz o favor pra ele. ;D
Mas vou fazer akele esquema, só que a disco, que eh mais simples e funcional...

[]´s

Giovani
20/05/2003, 01:03
Giovani,
Você poderia dar maiores detalhes sôbre essa vávula ar/água que vc. utilizou para fazer o freio de mão ?
Qual a medida/diâmetro dessa vávula?
Em que tipo de loja ela é vendida?
Obrigado e um abraço.
João Ricardo.

:D Grande João Ricardo!

:D Usei uma válvula de 1/2", mas só porque na época não tinha uma menor. Tive que usar uns redutores, para conectar nos flexíveis. Mas vc pode usar uma válvula de 1/4", (6,35mm). Vc deve ir em uma loja especializada em material hidráulico, para maquinário industrial e agrícola. Ou fábricas de tubos e mangueiras hidráulicas... :wink:
Quanto à válvula, certifique-se que seja de inox. Existem umas de bronze, pra gás, mas não use... :wink:

Eduardo Chaves
20/05/2003, 17:08
Ae Giovani blz ?

Será q vc pode detalhar um pouco mais claro sobre o funcionamento das 4 válvulas, me perdi na lógica :lol: :shock: :lol: :? :lol: :(
Sempre achei que travaria a roda em falso... :?: :?:

[]'s confusos...

walter.andreis
20/05/2003, 17:18
Isso ae Giovani...

Explica pra mim tbm.. =DDD
Eu sempre pensei em travar a roda que estava no ar, pra transferir a força pra roda que tinha contato com o solo...
:shock: :shock: :shock:
[]´s..

Giovani
20/05/2003, 18:49
Ae Giovani blz ?
Será q vc pode detalhar um pouco mais claro sobre o funcionamento das 4 válvulas, me perdi na lógica :lol: :shock: :lol: :? :lol: :(
Sempre achei que travaria a roda em falso... :?: :?:
[]'s confusos...

:D Grande Eduardo e Walter!

:D É o seguinte:
:D Vamos imaginar uma erosão longa, onde vcs terão que cruzar com as rodas do lado direito dentro e as do lado esquerdo, ficarão fora dela, na parte mais alta. Logo, as que perderão tração, serão as duas do lado esquerdo. Não em todo percurso, mas em parte dele. Então vcs fecham as duas válvulas do lado direito, sem pisar no freio, apenas fecham. Engatem a marcha desejada e entrem na erosão. Quando começar a girar em falso as rodas esquerdas, vcs pisam no freio com o pé esquerdo, sem deixar de acelerar. Dessa forma o freio só trava as rodas esquerdas, que estão no ar, e acelerando vcs continuarão se movendo com as rodas direitas, que tiveram o circuito interrompido! Pisa e solta o freio conforme precisa, com o pé esquerdo, sem parar o movimento da viatura! Entendido? :wink:
Se cada vez que uma roda patina, vcs travassem ela, arrastavam ½ metro, solta, anda, trava, anda, solta, patina, trava, anda, solta... Sacaram??? :wink:

Eduardo Chaves
20/05/2003, 19:20
Blz Giovani,

Agora entendi... em parte, quero dizer, e na lama por exemplo ???
Aí seria travando a roda que patinar :?: :?: :oops:

[]'s quase entendendo... hehehe...

walter.andreis
20/05/2003, 20:27
:D :D :D :D
HHMMM..
saquei.. saquei...
eu não tava ligado que se fechar a valvula sem pisar no freio a roda naum fica travada!! =DD

Valew!

Giovani
21/05/2003, 00:59
Blz Giovani,
Agora entendi... em parte, quero dizer, e na lama por exemplo ???
Aí seria travando a roda que patinar :?: :?: :oops:
[]'s quase entendendo... hehehe...

:D Grande Eduardo!

:D Essa é a dificuldade desse sistema... Ele não é muito prático não...
8) É o seguinte: a idéia é vc prever qual roda irá patinar, para então bloquear o sistema da roda oposta. Assim, quando ela patinar vc pisa no freio, travando só ela, passando o torque para a outra que teve o circuito fechado. Se não for assim, vc vai parar a viatura toda vez que uma roda patinar. Parando no meio do lamaçal, vc já sabe o que acontece... A idéia é manter-se em movimento, o que evita o atolamento... Até rimou... :D
Mas supondo que vc parou, tem uma roda de cada lado patinando, por exemplo: a dianteira direita e traseira esquerda. O que vc vai fazer? Fechar o circuito da roda oposta, sem pisar no freio. Engrene uma marcha, acelere, tire o pé da embreagem e ponha ele no freio. Pé direito acelerando e esquerdo freiando. Quando o jeep se mover, sair dali, vc solta o freio. Entende? Andando ou parado o procedimento é o mesmo: SEM PISAR NO FREIO, FECHE O CIRCUITO DA RODA QUE TEM ADERÊNCIA!
Dessa forma, só quando uma roda perder aderência vc freia, sem deixar de acelerar.
Se vc pisar no freio e fechar o circuito, a roda fica bloqueada, e nos primeiros 50cm o efeito será contrário, patinando a outra... Aí vc precisa soltar essa e bloquear a outra, e assim sucessivamente, dando um trabalho enorme e andando menos que uma lesma... Além de correr o risco de atolar de vez... :wink:

Stormbringer51
21/05/2003, 08:38
Bom, como já está dizendo abaixo do nome do Giovani: " Expert"
8)

Eduardo Chaves
21/05/2003, 17:45
Agora sim... Giovani,

Entendi por completo, valeu a aula... :lol: :lol:
Aliás Expert já foi há tempos, está na fase dos Mestres...

Mas mesmo sendo trabalhoso, acho uma boa opção para nós pobres mortais que não podem adquirir bloqueios tipo ARB ou Detroit ou OX, né ???
Pq bloqueio 100% em jipe utilizado no dia-a-dia e viagens não funciona...

[]'s satisfeitos... 8) 8)

Giovani
22/05/2003, 00:39
Agora sim... Giovani,
Entendi por completo, valeu a aula... :lol: :lol:
Aliás Expert já foi há tempos, está na fase dos Mestres...
Mas mesmo sendo trabalhoso, acho uma boa opção para nós pobres mortais que não podem adquirir bloqueios tipo ARB ou Detroit ou OX, né ??? Pq bloqueio 100% em jipe utilizado no dia-a-dia e viagens não funciona...
[]'s satisfeitos... 8) 8)

:D Salve turma!

:D Mestre?????? Credo... assim fico vermelho... :oops: :oops: :lol:
:D Grande Eduardo! O único bloqueio 100% e acessível que temos é o da Ensimec, que uso na traseira do meu Jeep. Mas realmente, para rodar no dia-a-dia e em viagens, não é apropriado. Gasta pneus, aumenta o consumo e o Jeep fica "quadrado". :wink:
:D Já esse freio hidráulico, quebra o galho numa encrenca eventual... :wink: Para uso constante em trilhas, acho que um bloqueio seja mais indicado. :wink:

Mauro B.
03/06/2003, 05:49
Ae pessoal !!!

Como só li este tópico agora, só pude contribuir agora... :wink:
Eu tenho no meu "favoritos", já faz tempo, um site de um cara que fez esse esquema de fechar o circuito da roda que deve ter tração. O cara deu o nome pro sistema de SBS (Sistema de Bloqueio Seletivo). Achei bem legal o nome e a idéia...o site é http://www.natal4x4.hpg.ig.com.br/sbs.htm .

Acho que é isso!

Fabiano-SL
25/04/2004, 19:09
Olá amigos!

Como meu jeep está original, e pretendo deixá-lo assim... estou juntando as peças para colocar o freio de mão original (no meu caso - cj-3b 1954 é no cardan, tem tipo uma panela - as fotos postadas não são do meu jeep, mas é exatamente igual ao sistema do meu jeep, inclusive as peças...).

Negócio é o seguinte: está me faltando UMA PEÇA (ver na foto em destaque amarelo). Aqui no sul o pessoal joga fora este sistema de freio de mão, logo é muito difícil encontrar as peças... gostaria de saber se alguém tem este sistema, se funciona mesmo? caso alguém tenha a peça que esta faltando entre em contato! ou também podem me mandar as medidas e fotos para eu usinar...

Lista do que eu tenho:

- puxador tipo cabo de guarda-chuva
- cabos
- panela do freio com os componentes descrito na figura em explosão (menos a peça em destaque)

Será que precisa de mais alguma peça??

obs: tem gente que coloca freio a disco neste sistema... caso alguém do forum coloque, me doe ou faça um preçinho BEM acessível pelas peças que sobrarem do sistema original..

fico no aguardo pessoal

abraço.
Fabiano

elcio
25/04/2004, 22:52
Ola Fabiano:

realmente este sistema de freios eh ineficiente, funciona bem apenas quando as lonas de freios sao novas e secas, com pneus originais.
eu estou trabalhando num sistema que ira trocar este por um disco provavelmente do fiat palio. mas sao apenas conjeturas. ainda estou estudando.
qdo ficar pronto posso colocar o projeto aki para opinioes, escrachos, sugestoes, etc. :-0
[]'s

fugger
25/04/2004, 23:01
realmente este sistema de freios eh ineficiente

:) Principalmente por que se uma roda não estiver firme no chão o jeep não para no lugar mesmo com o freio puxado.

:) Pra funcionar direito, este sistema tem que acompanhar um blocante 100%. :)

[]'s

Fabiano-SL
25/04/2004, 23:15
Olá amigos!

Elcio,

Meu jeep está original, logo já estou acostumado em dias de chuva redobrar os cuidados com as frenagens... por acaso vc não tem a peça que me falta ou saiba quem tem??

Quanto a adaptação, o pessoal aqui no sul coloca freio a disco na "panela" deste sistema de freio de mão... ainda não vi, mas acredito que fica beleza...

Fugger,

Me corrija se eu estiver errado: quando vc puxa o freio de mão, trava a caixa, se eu estiver 4x4, as quatro rodas estão travadas, certo? seria eficiente caso estiver regulado e seco o sistema?

Aguardando comentários e uma alma caridosa que me consiga a peça que falta...

abraço,
Fabiano

fugger
26/04/2004, 00:39
Fugger,

Me corrija se eu estiver errado: quando vc puxa o freio de mão, trava a caixa, se eu estiver 4x4, as quatro rodas estão travadas, certo?

:D A caixa não, só o cardan traseiro e se tiver engatado a tração(4x4) o cardan dianteiro. Se vc erger um lado do CJ a roda ficará livre por causa do efeito do diferencial. O resto da caixa fica livre, possibilitando usar a tomada de força por exemplo.



seria eficiente caso estiver regulado e seco o sistema?

:) O sistema funciona, mas tem como calcanhar de aquiles o diferencial. Se não for bloqueado 100%, e uma das rodas não estiver firme no chão o jeep anda. Se atração estiver engatada este problema diminui pois teria que ter uma roda sem firmeza em cada eixo.

:D Como disse o problema desse sistema é o diferencial. :wink:

[]'s não sabendo se ajudei ou atrapalhei

elcio
26/04/2004, 09:11
Ola Fabiano:

ha uns 3 meses, se nao me engano, devo ter visto uns 4 freios destes em uma oficina, mas o cara falou q estava negociando, mas o interessado nao havia dado certeza.
como esta oficina fica meio longe, vou ligar pro cara pra ver se fez negocio, caso contrario, se ele vende a peça em questao.
alias, como disse o fugger, tem que estar bloqueado para dar mais garantia - que eh o meu caso.mas mesmo qdo nao tinha bloqueio o sistema funcionava a contento, pois eu so o usava no asfalto, numa ladeira, entao estava bem "calçado".

[]´s

Fabiano-SL
26/04/2004, 10:01
valeu amigos pelas dicas preciosas...

elcio:

Dá uma verificada, quando possível, se o mecânico tem a panela completas... e o preço (ai, ai )...caso ele queira vender a peça que me falta (melhor opção p/ mim...) entre em contato. Também SE VC PUDER, caso o cara não venda a peça separado, tire uma FOTO E AS MEDIDAS para eu fabricar a peça, pois não tenho idéia do tamanho dela...

Caso alguém do forum também saiba a medida ou tenha esta peça que me falta, entre em contato.

Caso alguém faça a adpaçao de freio a disco neste sistema, coloque o processo em debate no forum, pois acho muito interessante...

abraço,
Fabiano

elcio
27/04/2004, 09:42
ok

ribon
31/05/2004, 16:35
Alguém já viu isso?

Oque acham quanto a eficiência?

Como posso fazer um?

---------------------------------
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=40751
---------------------------------

Abraço...

Claudio de M. Gonçalves
31/05/2004, 16:42
CADE? cade? he he he, cadê? :lol:
CAde RIBON!!?
:lol:

ribon
31/05/2004, 16:50
Pequeno detalhe... :D :D :D :D

fugger
31/05/2004, 17:37
Não da pra ver direito, mas parece uma valvula que "segura" o freio "puxado". :?

Como o Giovani citou tempos atrás...
:wink:
[]'s

TRARBACH
31/05/2004, 17:56
Realmente podemos fazer
O princípio é bem simples e o material é encontrado em lojas de equipamento hidraulico,são alguns peças bem comuns e baratas.
Só que infelizmente o DENATRAN não aprova o equipamento de freio de estacionamento com esse princípio,informação confirmada por telefone,até pela GARRA 4X4,que vende e fabrica o dito cujo.
Contudo é muito eficiente para testar se o nosso sistema tem algum vazamento,e ainda podemos esconder a válvula para deixar o freio travado e aumentar um pouquinho a segurança contra roubos,além de ser freio de mão.
O ideal é ter o freio que usa cabo tambem,para fins de vistoria.
Na preguiça de fazer,vale a pena comprar,pois não é tão absurdo o preço,dependendo da profissão de quem vai tentar fazer,vale mais a hora de trabalho.

Eduardo Chaves
31/05/2004, 18:47
PessoALL,

Tenho um amigo que já teve instalado 3 tipo no Javali dele, e nenhum se mostrou eficaz, teve a própria trava carneiro, com válvula esférica e com válvula para 80 ton. :shock: , e nenhuma consegue segurar 1 hora por exemplo, e olha que o cara é caprichoso e din-din não é problema, hj usa apenas o tambor da T-Case Toyota...

[]'s...

Flavio Miranda
31/05/2004, 18:48
Cabras,

Tem mais coisas sobre o tema por aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=303&postdays=0&postorder=asc&start=15

[]´s pesquisados...

Alexandre Vaz Ferreira
31/05/2004, 23:07
E aí pessoal

Pude ver pessoalmente esse kit na fenajeep.

Sabem o que pensei na hora:
1- Esses caras tão copiando e vendendo as boas idéias discutidas no fórum :?

2- 130,00 por uma válvula com meio metro de cano de cobre é muito :? , quase o preço de uma trava Carneiro :shock: .

Um abração

ribon
01/06/2004, 08:40
Não vejo problema em copiar e vender as idéias tiradas do fórum...

O problema é o preço... :shock:

Marcelo
01/06/2004, 11:37
Pessoal,

Meus L$ 0,02. 8)

:arrow: 0,01 - Por esse preço, coloco uma trava Carneiro e ainda tenho um pouco mais de segurança. :wink:
:arrow: 0,02 - Freios hidráulicos não devem ser utilizados como freio de estacionamento, apenas numa emergência ou por pouco tempo acionado.

[s] contribuídos,

EDU LIMA
07/06/2004, 10:51
ALL
MAS E AI?
ACHAM QUE VALE A PENA OU AS LATAS?
SERÁ QUE É MELHOR QUE ESCORAR NA GUIA OU NO CÂMBIO?
OU LEVAR UM PARALELEPÍPEDO DENTRO DA VIATURA?

ALIÁS OUTRO DIA VI UM JEEP QUE PARECIA MAIS UMA PEDREIRA, O CARA TINHA 4 DESSES PARALELEPÍPEDOS E FAZIAM UMA BARULHEIRA VIOLENTA, FORA O PESO, MAS O CARA TAVA TRAUMATIZADO, POQUE UM DIA O JEEP DELE SAIU ANDANDO SOZINHO E POR POUCO NÃO FEZ UM ESTRAGO GRANDE!

UM ABRAÇO,

EDU

EDU LIMA
07/06/2004, 10:51
ALL
MAS E AI?
ACHAM QUE VALE A PENA OU AS LATAS?
SERÁ QUE É MELHOR QUE ESCORAR NA GUIA OU NO CÂMBIO?
OU LEVAR UM PARALELEPÍPEDO DENTRO DA VIATURA?

ALIÁS OUTRO DIA VI UM JEEP QUE PARECIA MAIS UMA PEDREIRA, O CARA TINHA 4 DESSES PARALELEPÍPEDOS E FAZIAM UMA BARULHEIRA VIOLENTA, FORA O PESO, MAS O CARA TAVA TRAUMATIZADO, POQUE UM DIA O JEEP DELE SAIU ANDANDO SOZINHO E POR POUCO NÃO FEZ UM ESTRAGO GRANDE!

UM ABRAÇO,

EDU

EDU LIMA
07/06/2004, 10:51
ALL
MAS E AI?
ACHAM QUE VALE A PENA OU AS LATAS?
SERÁ QUE É MELHOR QUE ESCORAR NA GUIA OU NO CÂMBIO?
OU LEVAR UM PARALELEPÍPEDO DENTRO DA VIATURA?

ALIÁS OUTRO DIA VI UM JEEP QUE PARECIA MAIS UMA PEDREIRA, O CARA TINHA 4 DESSES PARALELEPÍPEDOS E FAZIAM UMA BARULHEIRA VIOLENTA, FORA O PESO, MAS O CARA TAVA TRAUMATIZADO, POQUE UM DIA O JEEP DELE SAIU ANDANDO SOZINHO E POR POUCO NÃO FEZ UM ESTRAGO GRANDE!

UM ABRAÇO,

EDU

Alessandro Henrique
07/06/2004, 14:59
Acredito que o sistema de freio hidráulico da forma como foi aprensentado não seja eficiente. Por melhor que sejam os componentes, os mesmos não oferecem garantia de que a pressão aplicada permaneça constate. O fluido acaba por passar pelas vedações de cilindros e válvulas ocasionando o decréscimo da pressão. É uma questão de tempo. Com o sistema novo e recém acionado você demora a perceber a perda de eficiência. O ideal seria se houvesse um acumulador hidráulico de pressão para suprir pequenas perdas. Isto não resolve o problema completamente, mas permite que o sistema permaneça travado por um tempo mais longo.

Flavio Miranda
07/06/2004, 15:44
Cabras,

Me permitam simplificar....

Salvo todas as vantagens de simular um bloqueio, por que não adaptar um freio de mão similar ao utilizado em carros, com a alavanca no assoalho, rente ao banco do motorista para não incomodar a passagem e com 2 cabos de aço, um para cada roda ?

Mais.... pode-se fazer 1 alavanca para cada roda com cabos separados. As alavancas seriam proximas e ligadas por uma "capa" de forma que o uso normal como freio de mão ficasse facilitado.

Se quisesse usar como simulador de bloqueio, tira-se a "capa" e puxa uma das alavancas.

Tudo mecânico e manual, a prova de vazamentos.... etc...

[]´s simplificados e otimizados.

Sergio Rocha
07/06/2004, 21:16
Esse freio q o Flavio descreveu era utilizado pelo Gurgel, e já tirou muita gente de atoleiro.É muito melhor do q hidraulico.

marcelo nunes
07/06/2004, 22:58
Você acabou de "inventar " o Seletraction da Gurgel.

Era realmente muito bom, daí uma idéia que venho tendo: não duas mas QUATRO alavancas. Uma para cada roda.

Nos freios a disco dá para colocar aquelas pinças mecânicas pequenas do freio de mão do Kadett com disco nas 4 rodas.

Max Terry
25/01/2005, 22:18
O tempra 16v tem pinças com acionamento de freio de mão na trazeira.

w@ldo
26/01/2005, 13:11
Freio de estacionamento em Jeep, se é para uilizar na garagem, engate a 1ª e deixe ele lá, agora se você precisa deve um um aclive ou declive, situação de trilha para fazer o carro pegar ou algo parecido, o método mais fácil e barato que encontrei foi o sistema hidráulico da fess (vende no Portugues 4x4, Donatti, etc) custa uns 100,00, é fácil de instalar e pode atuar nas rodas dianteiras ou trazeiras, vc é que escolhe, de preferência com freio a disco, é mais barato do que adaptar pinças de Kadett nas rodas trazeiras para utilizar cabo, e a eficiência é fantástica, quando aciono o meu, as rodas dianteiras travam e as trazeiras ficam patinando, da até para fumacear o ambiente!!!

Lucianom38a1
26/01/2005, 14:17
Só para complementar, o freio de mão original dos M38A1 (que é a versão militar do CJ-5) sempre foi entre os bancos. Apenas a versão civil que veio com o freio no painel.
Porém o sistema de atuação do freio é praticamente o mesmo dos CJ's, com uma panela para o freio de mão montado na saída da cx de transferência. Só que as lonas de freio atuam por fora da panela (e não por dentro como os CJs.

[]'s

elcio
26/01/2005, 14:18
o Contran proibe o uso de sistema hidraulico como freio de estacionamento.
o ideal e seguro mesmo eh o bom e velho cabo de aço.
certa vez deixei o jeep estacionado com a primeira marcha engatada, veio um idiota e encostou na traseira, resultado: a primeira foi pro brejo.
nunca mais deixo carro algum estacionado com marcha engatada, alias caixa de marcha nao foi feita pra segurar carro, pra isso existe freio de mao.

[]´s

Thiago Serpa
07/03/2005, 20:58
Reativando o tópico, pretendo instalar o freio de mão no meu jeep. Atualmente ele está com as lonas na traseira e discos na dianteira. Minha intenção é colocar uma alavanca entre os bancos, teria algum detalhe a ser observado? Alguém que já fez essa adaptação tem uma dica aí?!

lostensos
07/03/2005, 22:45
Também to querendo fazer essa adaptação...
to com um freio de mão de tempra aki e o jipe
ta com pinças de kadett atras e tem a conexão pra
freio de mão....
agora vendo o hidraulico, da pra pensar..
outra coisa, padrao de freio de mão é só pra roda traseira ou
tem pra dianteira tambem? (digo de fabrica).
Se colocasse o hidraulico, colocaria na dianteira, traseira, ou nas 4?


Grato
Pablo

Elmer_Jeep
08/03/2005, 00:11
Os "mestres" do fórum já disseram em outro tópico que esse sistema hidráulico não é 100% eficiente, perde pressão e desgasta o cilindro mestre.

Como já foi falado na página anterior, pode ser aproveitado o sistema de cabos originais do CJ. O acionamento "mecanico" da pinça trazeira do kadett é muito bom e pode ser usado sem problemas.

Sobre a alavanca entre os bancos use uma chapa/reforço por baixo do assoalho pra evitar que o mesmo afunde quando o freio de mão estiver acionado.

E pra quem está em busca de idéias aqui vai um sistema que se mostrou bastante eficiente e que usa somente uma pinça do kadett sem óleo, apenas no acionamento mecânico via cabo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5344&start=80
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=9813
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=9812
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=9815

[]'s 8)

elcio
08/03/2005, 10:49
E pra quem está em busca de idéias aqui vai um sistema que se mostrou bastante eficiente e que usa somente uma pinça do kadett sem óleo, apenas no acionamento mecânico via cabo.

Elmer:

eh exatamente o que estou querendo fazer. ja estou com as peças compradas e tudo mais.nao vejo a hora de arrancar esse sistema original e colocar um disco no lugar.
estou ensaiando isso ha mais de um ano e ate agora nao pude idealizar.
mas acredito que nao deve ter sido muito dificil, ne?
que disco vc usou?e o cabo?
desculpe, mas vou ter que "chupinhar" sua ideia. :wink:

[]´s

Thiago Serpa
08/03/2005, 12:46
Muito legal esse sistema!
Elmer, aonde o disco ficou preso?! Na flange da T-case?
Esse caixa aí é da band, né?

Elmer_Jeep
08/03/2005, 15:53
Elmer:

eh exatamente o que estou querendo fazer. ja estou com as peças compradas e tudo mais.nao vejo a hora de arrancar esse sistema original e colocar um disco no lugar.
estou ensaiando isso ha mais de um ano e ate agora nao pude idealizar.
mas acredito que nao deve ter sido muito dificil, ne?
que disco vc usou?e o cabo?
desculpe, mas vou ter que "chupinhar" sua ideia.

[]´s



Muito legal esse sistema!
Elmer, aonde o disco ficou preso?! Na flange da T-case?
Esse caixa aí é da band, né?


elcio, a idéia é pra ser copiada, estou aqui pra compartilhar informações.
Thiago, sim a caixa é da band, completa com tcase.

O maior trabalho foi criar o cavalete pra fixar a pinça de freio :D
O disco é de fiat uno, teve que ser refurado os 4 furos sendo mais juntos.
A band tem um tambor no freio de mão, eliminei o tambor(no torno) e aproveitei o centro onde dentro tem a estria que encaixa na t case e fora recebe o cardâ trazeiro.
O cabo foi feito a partir de um cabo do freio de mao de fusca :lol:
A alavanca que uso é do fusca também, com a base modificada.

Se vc tiver o sistema a tambor original da tcase willys é possível adaptar um disco ali na luva(LETRA C)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=10023
o maior trabalho(depois de centralizar o disco) seria a criação do cavalete(que vai ali na peça LETRA X) pra fixar a pinça.

[]'s freiando moooito.

Renato Sérgio Nazar
09/03/2005, 09:17
Salve!

Caro Giovani,
Cheguei somente agora na conversa, e já li todos os elogios a sua genialidade off road, mas não poderia deixar de comentar o quanto achei inteligentíssima a sua condução com o uso deste recurso das válvulas. :D :D :D
Parabéns e , por favor, continue nos brindando com estas idéias e informações valiosíssimas!!!

ricleite
07/08/2007, 16:41
Vi num dos site um freio de estacionamento hidráulico, que possui uma válvula ,a qual ao ser fechada impede o retorno do óleo para o cilindro mestre, mantendo assim os freios acionados.
Alguem sabe se é possível instalá-lo num jipe com freios originais como o meu? Isto é; cilindro mestre único e lonas na frente e atrás. É que eu não tenho intenção de mudar os freios do meu jipe, pois toda mecânica é original e apesar de todos no forum considerarem os freios a disco muito mais eficiente, e são mesmo, tenho tendência em manter a originalidade.
Agradeço se receber dicas e sugestões de como adaptar outros tipos de freio de mão, já que o meu só tem aquele toquinho de madeira!!!

edgar
07/08/2007, 19:57
Primeiro tenha em mente que este freio de estacionamento é irregular, de acordo com algum pedaço da lei, que eu não sei citar, o sistema de freio de estacionamento deve ser independente. Mas tudo bem se for usar só no off-road.
Segundo ponto que tem que levar em consideração é se os cilindros de roda vão suportar manter a pressão por um longo tempo sem vazar. Veja se os cilindros são rasoavelmente novos e de boa qualidade. Voce pode ter uma surpresa ao ver que depois do trabalho e adaptações da instalação os cilindros vazam e voce fica sem freio de estacionamento, dai da em investimento perdido. Tambem não sou "louco" por um sistema a disco, mas convem fazer uma boa avaliação da $$ envolvida e das possibilidades que podem vir acontecer em um freio ja com uma certa idade

Garra4x4
07/08/2007, 20:46
a minha opinião... é que no sistema a lona não é aconselhável , pois a possibilidade de vazamento é maior.
Nesse caso use o freio de mão original ou instale um de Gol, chevette , no meio dos bancos.

Mas se tiver que fazer manutenção no sistema a lona, as vezes por pouca diferença de preço vc coloca freio a disco. Que é mais seguro, eficiente e durável.

otavio_gomes
09/08/2007, 09:08
Pessoal,

O maior problema que existe é a dilatação dos materiais! Mesmo que o sistema não apresente nenhum tipo de vazamento podem ocorrer coisas estranhas.

Imagine o veículo chegar super quente e o motorista aciona o pedal do freio e trava a válvula de freio.

Algumas horas depois, a temperatura do sistema de freios será outra e a contração do fluido de freio, do tambor, das lonas etc vai fazer a pressão abaixar o sufuciente para o freio soltar ou aumentar o sufuciente para até empenar o tambor.

Já vi instalado com válvulas individuais para cada roda com o intuito de travar uma roda quando o jeep está atolado. É complicado de usar, mas funciona - fecha-se a tubulação das rodas que tem atrito com o solo e deixam abertas as rodas que estão no ar. Acelera o Jeep e com o pé esquerdo pisa-se no freio - a tração vai para as rodas que estão no chão e o jipe sai do enrosco.

Em outra ocasião, no mesmo jeep, o jipeiro freiou o carro e fechou as válvulas. com as rodas travadas pelo freio, utilizou o guincho para rebocar outro jipe. Mas, nessa situação, o freio ficou travado por alguns minutos e não por horas.

Um abraço, instale um freio de mão acionado por cabos e seja feliz.

Boas trilhas,

Otávio.

Garra4x4
09/08/2007, 09:15
Resumindo.... é isso ai o freio a cabo é mais simples.

Mas esse negócio de freio independente e sair do atoleiro , parece funcional na teoria , mas na pratica é Muito dificil dar certo , já fiz no meu jeep só que quando ele atolou ou travou ... só isso não é suficiente para tirar por motivo de inércia , peso e etc.

Esse sistema de fazer girar a roda que esta no chão "travada " tem que ser feita na hora , não depois que já parou o jeep... por isso os bloqueios parciais ( 75% ) ou 100% funcionam muito melhor do que o freio individual para cada roda .



Abraços

ricleite
09/08/2007, 10:01
Obrigado pelas dicas. Acho que preciso mesmo é de um freio de mão de cabo. Outra dúvia é. Se eu colocar freio a disco terei que colocar o servofreio e alterar as pedaleiras ou só o freio a disco com o sistema original é eficiente. Na verdade o que não me atrai é alterar as pedaleiras originais. Zelo pela segurança mas não tenho intenção de alterar a configuração original dos pedais.
Obrigado pela ajuda. Envio foto do jipão em anexo
Ricardo

Garra4x4
09/08/2007, 15:00
O Freio a disco com sistema original fica pesado de acionar.

O ideal é colocar pedaleira suspensa , fica bem melhor.


Abraços

edgar
09/08/2007, 16:49
Ricardo,

esta ideia (das fotos anexas) não é minha, ja foi discutida em outro topico ha muito tempo, ja vi para vender, mas custa US$ 300, fora os custos de envio.

Dai da para manter os pedais originais, acrescenta o servo freio que facilita muito a frenagem, e em especial coloca um cilindro mestre com sistema duplo, que no meu ponto de vista é a principal melhoria.

A tua ideia de manter o cilindro mestre original por causa da pedaleira é falha somente neste ponto. Adiciona um item de segurança ( disco de freio ) mas mantem um bicho escondido ! Ta pode ser que voce coloque um cilindro mestre novo modelo original. Mas ta ai o problema ele é de circuito simples. Se vazar em uma roda ou em alguma tubulação ou em algum flexivel......babau sem freio totalmente !

Daqui a uns 2 meses quando meu jeep voltar da pintura vou ter a oportunidade de ver se consigo fazer algo semelhante com um sistema de kombi ou F1000 copiando as fotos

Se tiver alguma ideia luminosa me avisa

edgar

ricleite
09/08/2007, 20:19
Obrigado Edgar. Hoje eu dirigi pela primeira vez um jipe com freio hidrovácuo, disco 4 rodas e direção hidráulica.
Amanhã vou começar a juntar grana pra comprar tudo.O conforto e segurança são realmente impressionantes se comparados ao sistema original. Acho que vou me render às opniões, juntar grana, e num futuro trocar tudo. Imagino gastar uns 2.000 de peças e uns ? de mão de obra. Será que calculei mal?
Obrigado
Freio a disco 1.000
Servo freio com pedaleira 500
kit direção 500

Lucas Nassif
09/08/2007, 20:37
O Freio a disco com sistema original fica pesado de acionar.

O ideal é colocar pedaleira suspensa , fica bem melhor.


Abraços

Opa,

ano passado coloquei os SBD na dianteira e achei que não iria precisar do hidrovácuo e pedaleiras suspensas. Engano meu. :parede: :parede:

Faz muita falta.
Na cidade, com o SBD e cilindro original, fica a mesma coisa do freio a tambor revisado, em termo de frenagem.

A única diferença vem na trilha, que eles funcionam bem melhor quando estão molhados. Só isso...

Concluindo: não faça como eu. Nao tente economizar. Se vai por disco mesmo, está no caminho certo. Gaste um pouco mais para fazer tudo direito e SEJA FELIZ!!!
Abrass.. :concordo:

Elmer_Jeep
10/08/2007, 00:56
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23733&highlight=hidraulico&page=2

Mais informações sobre o freio de estacionamento hidraulico
[]'s

Jack Jipeiro
10/08/2007, 02:10
No meu CJ eu tenho disco na dianteira, com cilindro mestre original e não vejo tanta diferença assim, ele freia muito bem, se juntar no freio, eu meto a testa no vidro. Sobre o freio de estacionamento hidraulico só tem serventia se usado por minutos, depois disso ele vai soltando além de danificar o conjunto de freio, imagina o jipe horas com aquela pressão nas tubulações, alguma hora vai estourar em algum lugar...

Abraços...

Garra4x4
10/08/2007, 10:33
No meu jeep os flexíveis de freio estava todos ficando com Bolhas ( grandes ) por causa do freio hidraulico , é muito pressão por muito tempo. Não sei se o fabricante do flexível tb não ajudou, mas o fato é que tinah que trocar alguns flexiveis a cada 2 ou 3 meses...


Abraços

junior braga
19/05/2009, 22:03
Pra resgatar do fundo do baú, e não ter que abrir outro tópico.

É o seguinte to com uma cx. redução willys 19...no qual tem um tambor na saida da transmissão taseira, desmontei ela dentro desse tambor tem duas sapatas de freio.

Agora pergunto, se trata de um freio estacionário? Original willys?

Alguem tem fotos desse sistema? pois no meu está tudo estragado na parte interna, so estava as sapatas soltas lá dentro.

Será que é possivel faze-lo funcionar?

sds,

junior braga
23/05/2009, 23:27
:twisted::twisted::twisted:
Pra resgatar do fundo do baú, e não ter que abrir outro tópico.

É o seguinte to com uma cx. redução willys 19...no qual tem um tambor na saida da transmissão taseira, desmontei ela dentro desse tambor tem duas sapatas de freio.

Agora pergunto, se trata de um freio estacionário? Original willys?

Alguem tem fotos desse sistema? pois no meu está tudo estragado na parte interna, so estava as sapatas soltas lá dentro.

Será que é possivel faze-lo funcionar?

sds,

junior braga
29/05/2009, 22:10
:idea::idea::idea:
Pra resgatar do fundo do baú, e não ter que abrir outro tópico.

É o seguinte to com uma cx. redução willys 19...no qual tem um tambor na saida da transmissão taseira, desmontei ela dentro desse tambor tem duas sapatas de freio.

Agora pergunto, se trata de um freio estacionário? Original willys?

Alguem tem fotos desse sistema? pois no meu está tudo estragado na parte interna, so estava as sapatas soltas lá dentro.

Será que é possivel faze-lo funcionar?

sds,

Pablo.pinto2007
31/05/2009, 16:47
Pra resgatar do fundo do baú, e não ter que abrir outro tópico.

É o seguinte to com uma cx. redução willys 19...no qual tem um tambor na saida da transmissão taseira, desmontei ela dentro desse tambor tem duas sapatas de freio.

Agora pergunto, se trata de um freio estacionário? Original willys?

Alguem tem fotos desse sistema? pois no meu está tudo estragado na parte interna, so estava as sapatas soltas lá dentro.

Será que é possivel faze-lo funcionar?

sds,

Colega é o seguinte eu já vi alguns 4x4 com esse sistema, mas também no meu nunca teve, nem tenho vontade de colocar freio de estacionamento, na minha opinião a caixa em 1ª dá conta do recado! É perigoso, é, mas é o jeito! As suas peças devem estar estragadas mas pelo menos existem, você as tem, pois o difícil é conseguir as peças, e isso você já resolveu, agora é partir para a reforma, vê o que está quebrado ou se é só oxidação (ferrugem), e o que faltar, tipo, lonas, suportes, molas, cabos, etc, você consegue adaptar. Uma dica a toyota bandeirante ela usa esse sistema, então acho que vale a pena tu investigar numa band, comparar e ver o que falta!
Boa sorte na sua procura e não desista de instalar, pois parece ser o único sistema que dá conta nos jeep's!
Abração

Pablo
CJ-3A - 1951 - Oligator!

junior braga
31/05/2009, 21:31
Colega é o seguinte eu já vi alguns 4x4 com esse sistema, mas também no meu nunca teve, nem tenho vontade de colocar freio de estacionamento, na minha opinião a caixa em 1ª dá conta do recado! É perigoso, é, mas é o jeito! As suas peças devem estar estragadas mas pelo menos existem, você as tem, pois o difícil é conseguir as peças, e isso você já resolveu, agora é partir para a reforma, vê o que está quebrado ou se é só oxidação (ferrugem), e o que faltar, tipo, lonas, suportes, molas, cabos, etc, você consegue adaptar. Uma dica a toyota bandeirante ela usa esse sistema, então acho que vale a pena tu investigar numa band, comparar e ver o que falta!
Boa sorte na sua procura e não desista de instalar, pois parece ser o único sistema que dá conta nos jeep's!
Abração

Pablo
CJ-3A - 1951 - Oligator!

Pablo,

Obrigado pelo esclarecimento, então essa redução é uma reserva que tenho.
Por enquanto ela está parada, eu estava pensando em revisar ela e substituir pela que está na vtr, devido a mesma possuir esse sistema de freio.

:concordo::concordo:

Ramone
31/05/2009, 23:02
Como é possível "apertar" o freio de mão??

Antes de trocar a suspensão ele era bem mais forte, mas não o bastante.

Agora ele ta fácinho de puxar e segura praticamente nada.

Será que dando uma apertada naquele parafuzinho embaixo do jeep, de onde saem 2 cabos para as rodas, melhora algo?

Abs

edgar
01/06/2009, 11:43
O Rogerio, a ideia daquele parafuso entre o cabo primario e secundario é extatamente esta. deve ter duas porcas, solta elas, puxa o freio de mão uns 3 ou 4 dentes e aperta a primeira porca até travar as rodas traseiras. Solta a alavanca do freio de mão e ve se as rodas ficaram livres. Pronto ! é só reapertas as duas porcas la debaixo, uma contra a outra para não soltar

Ramone
02/06/2009, 02:08
Valeu, Edgar!

Vou tentar nesse FDS.

Abraços

Pedro....
07/07/2009, 13:35
Amigos

Alguém utiliza este equipamento?

Poderia dar depoimento?

Me informaram que ao esfriar o freio, perde eficiencia, é verdade?

agradeço

rodolfoeller
19/05/2011, 21:33
Pessoal,
O Rodrigo já me mandou as fotos, e eu jah publiquei no album do site, na seção Adaptações, ok!?

[]´s


Não achei essas fotos. Teria como me mandar?

Rodolfo

Lucas Nicacio
14/05/2019, 14:55
Boa tarde! Sou novo membro do grupo, tenho um cj3b desde 2014. Estou ajeitando o meu jipe aos poucos, preservando ao máximo a originalidade. Atualmente estou com dificuldade de encontrar as lonas do freio de estacionamento(cardan), as sapatas já haviam sido refuradas para adaptaçao, mas mesmo assim, aqui no interior de Minas, não consegui nada compatível. Alguém poderia me ajudar neste tópico?
Agradecidamente,
Lucas Nicacio

marciorank@gmail.com
17/05/2019, 20:35
Boa tarde! Sou novo membro do grupo, tenho um cj3b desde 2014. Estou ajeitando o meu jipe aos poucos, preservando ao máximo a originalidade. Atualmente estou com dificuldade de encontrar as lonas do freio de estacionamento(cardan), as sapatas já haviam sido refuradas para adaptaçao, mas mesmo assim, aqui no interior de Minas, não consegui nada compatível. Alguém poderia me ajudar neste tópico?
Agradecidamente,
Lucas Nicacio

ja troquei algumas, leve as sapatas em uma auto peças e procura uma meio parecida, se não me falha memoria a do corcel 1 e parecida

Sydney66
18/05/2019, 21:51
Lucas, boa noite;
Vendo no catálogo de peças antigo, vejo que realmente ele é diferente, eu achava que era a mesma coisa das rodas, mas não é, tem dimensões diferentes. A sugestão do marcio é a mais econômica se for viável, caso negativo você terá que importar, nos sites americanos você encontra, tem também no Brasil, em SP, busque no ML por Patim de freio de mão jeep 1946 / 1954 que vai encontrar, mas achei salgado, 500 reais, mas depende de sua determinação em manter a originalidade.
Abraços e boa sorte.

Lucas Nicacio
19/05/2019, 15:36
Muito obrigado pela ajuda! Realmente é muito caro, ainda mais com o dólar a 4+. Como o patim já tinha sido refurado, será mais viável adaptar um por aqui mesmo. Porém até na adaptação estou tendo dificuldades para encontrar uma que case com o patim.

Di menor JCCO
03/06/2019, 17:29
Muito obrigado pela ajuda! Realmente é muito caro, ainda mais com o dólar a 4+. Como o patim já tinha sido refurado, será mais viável adaptar um por aqui mesmo. Porém até na adaptação estou tendo dificuldades para encontrar uma que case com o patim.

Olá, tudo bom com vocês?

Então Lucas, a jipebras possui essas sapatas do freio original.
Parece mais barato que o ML curioso...
https://www.jipebras.com.br/freio/patim-de-freio-de-mao

saudações,
Di menor

Aristides Jr
04/06/2019, 16:05
Olá Lucas!

É sempre bom saber que ainda tem pessoas que preferem a originalidade!

Meça o diâmetro do interno do tambor de freio!
Compare no catálogo do fabricante, exemplo este da Bosch

http://br.bosch-automotive.com/media/parts/download_2/freios/catalogo_freios_2011_2012.pdf

Com esta medida voce procura os carros mais parecidos, já é um ponto de partida, uma noção de quais das lonas que podem ser compatíveis.

Vá até a loja e veja a peça na mão para comparar.

Voce pode ajustar os furos e o tamanho:- lixando, cortando e refurando.

Vai gastar muito menos! Lonas de freio custam de R$15 a R$35 reais o jogo!

Voce mesmo pode arrebitar ou se levar em algum lugar peça para colar também.

Ao final lembre de postar qual utilizou e se o serviço ficou bom!

Boa sorte na empreitada.

Marcos ET
08/06/2019, 20:45
Eu tinha um sistema destes no meu CJ3A, mas por incrível que pareça, foi “perdido” em uma oficina mecânica quando tive que tirar o câmbio...

Hoje penso em colocar o conjunto de freio do Gol adaptado no cardan (eu li muito desta adaptação aqui, mas não consegui encontrar o tópico que mostrava, inclusive, o passo a passo). Uma das “vantagens” desta adaptação é justamente a facilidade de peças de reposição (a outra é a possibilidade de instalar um sistema hidráulico de emergência, comandado por alavanca, no burrinho de freio do gol, atuando no cardan).

Sei lá, alguém lembra deste tópico?

feliperods
11/06/2019, 23:31
O problema ao utilizar um sistema hidraulico como freio de estacionamento é que perde pressão e fica ineficiente.
Devido a construção do cilindro mestre, há furos no embolo que auxiliam o retorno do fluido chamados de 0,7. Assim você perderá a pressão ao deixa-lo acionado, pois o fluido passará por esses orificios.

Marcos ET
12/06/2019, 09:11
O problema ao utilizar um sistema hidraulico como freio de estacionamento é que perde pressão e fica ineficiente [...]

Sim! perfeito!! é que eu não fui muito específico no que disse antes... na verdade, a "vantagem" que destaquei era que o sistema tem dois acionamentos distintos, um por cabo (freio de estacionamento) e outro por cilindro hidráulico (atuante em conjunto com os dianteiros).

No caso, a ideia é ligar o cabo de freio de mão do jeep no lugar de acesso ao cabo, tal qual o sistema original, e acrescentar o uso de um cilindro mestre (de fusca, talvez?) acionado por alavanca, para atuar no "cilindro de roda" que há dentro do conjunto de freio traseiro do Gol.

Neste sistema, o freio hidráulico serviria como um auxiliar momentâneo (em caso de falha do freio principal original, com cilindro mestre simples, ou em uma "assistência para arrancar em subidas", por exemplo).

Ainda não sei se funciona como imagino, mas é uma ideia que pretendo amadurecer e, num futuro próximo, experimentar.

[]' freados... rs

feliperods
13/06/2019, 14:28
Neste caso eu faria um disco de aço 1020 com espessura de 10mm pois não haverá muito tensionamento do material. Instalaria uma pinça traseira do Kadett pois tem sistema de freio de mão integrado, chamado de Sistema Varga Colette. Assim vc poderá acionar o freio de estacionamento usando o cabo do freio do Willys sem necessidade de um cilindro de roda.

Sergioporto
13/06/2019, 16:23
Neste caso eu faria um disco de aço 1020 com espessura de 10mm pois não haverá muito tensionamento do material. Instalaria uma pinça traseira do Kadett pois tem sistema de freio de mão integrado, chamado de Sistema Varga Colette. Assim vc poderá acionar o freio de estacionamento usando o cabo do freio do Willys sem necessidade de um cilindro de roda.
Que resolve freio de mão no cardan quebrando um semi eixo ou cardan ? Mais lógico seria pinças na traseira com freio de mão acionado por cabo.

Aristides Jr
13/06/2019, 16:41
Olá Sergioporto!

Nem tudo está perdido!
Cabe razão em sua colocação apenas em partes:-

Se acontecer de quebrar semi eixo ou cardan basta engrenar o 4x4!
Deste jeito a saida do cardan traseiro se conecta internamente com a do cardan dianteiro, em consequencia voce trava as rodas dianteiras!

Ou seja o freio que funciona atrás atuará na frente!

Se o seu sistema é de pinças com cabo e acontecer quebra no semi eixo e a panela sair para fora, também perde o freio de mão!

Enfim não há sistema infalível nem Jeep inquebrável.

Os dois sistemas são bons e tem suas particularidades.

No meu caso que estou numa fase de voltar tudo para original estou gostando mais do sistema no cardan!

Se fosse para melhorar o freio eu trocaria os sistema traseiro por um com panelas maiores e com sistema de freio de estacionamento por cabo, antigamente montávamos com a de ford galaxie (se não me engano) e na frente um destes sistemas "bom e barato" de freio a disco!
Existem muitas maneiras de melhorar!

No entanto lembro que o freio totalmente original funciona e dá conta de parar o Jeep com segurança!
Abraço
Aristides Júnior

Sergioporto
13/06/2019, 20:41
Concordo Aristides ,nem todo sistema é perfeito.Comentei assunto devido ao seguinte :Como tenho flutuante na traseira da toy e rodas livres manuais ,quebrei um semieixo na cidade ,numa subida onde no final tinha um semafaro.Meu freio de mão atual ainda é no cardan,subindo,carro estacionado dos dois lados,sem poder deixar voltar atrás para encostar num meio fio ,rodas livres desligadas ,não adiantava engatar a dianteira ,carros buzinando ,até que vi um conhecido e pedi para acionar as rodas livres. Imagina o sufoco ,sem poder tirar o pé do freio e não é a 1ª vez que acontece.Quando era semi flutuante quebrei duas vezes e a roda caia,ficava sem freio nenhum.
Porisso a idéia de colocar freio de mão acionado por cabo através das pinças traseiras ,já no semi flutuante não ia adiantar se quebrar semi eixo.
Um abraço e desculpe o pitaco por aqui.

Aristides Jr
14/06/2019, 09:46
Olá Sergioporto!

Imagino o sufoco que foi! não é?

Seu sistema de eixos + rodas livres são muito bons! Com sistema flutuante voce não "perde a roda" e neste caso freios na panela com cabos são a melhor opção!

Hoje temos basicamente 2 opções:-


Freio na panela mas se "cair a roda" dependendo do sistema de cabos, o freio de mão não funciona!

Freio no cardan se "perder" o engrenamento do cardan em diante, mesma coisa, nada de freio de mão.

Cada caso é um caso!

Até hoje utilizo meu 51 sem freio de mão! Deixo engatado! Se tiver que deixá-lo em algum lugar muito inclinado, engreno a 4x4 + reduzida!
Passei apuros quando fiquei sem embreagem numa situação parecida com a sua! Tive que ficar segurando no pedal até aparecer alguma ajuda! Terminou tudo bem e foi uma vez só.... Algum dia vou instalar um freio de mão...

E por final. Não se desculpe! Principalmente porque não há razão para isso!
Ao contrário!!! A essência aqui do fórum é a diversidade das opiniões a troca de informações.

Abraço

Sergioporto
14/06/2019, 10:56
E pensar que o jipinho 42 já tinha flutuante. Tive um à 40 anos atrás ,coloquei cambio de 4 marchas ,passei elétrica para 12 volts ,tirei tanque debaixo do banco pois estava podre ,mudei os bancos ,enfim fiz um baita dum sacrilégio.
Dai anunciei ele e mais um fusca que eu tinha para comprar um veraneio muito linda .Na 1ª semana vendi o 42 e o fusca levei mais de dois meses para vender rsrsrsr O comprador do 42 catou tudo que eu havia retirado de original pois até painel tinha colocado do Aero Willis.¨meses depois encosta na minha oficina um cara com um jipinho ,não reconheci ,era o 42 que havia vendido ,o cara deixou todo original ,E eu não sabia o valor que um jipinho daquele valia.Se arrependimento matasse....
Tive também um Ford Willis com motor OHC com bloqueio com discos da F1000.O danado era um capeta ,não consigo fazer com a toy o que fazia com ele. Só incomodava muito era o cambio ,naquela época não existia a facilidade de trocar o cambio por outro,Vendi mais por causa do cambio.
Abraços

Aristides Jr
14/06/2019, 11:28
Olá Sergio!

Voce teve o privilégio de ter uns Jeeps muito bons!

42 é top dos jeeps! Nem falo nada!

O Ford Willis 4 marchas tinha fama de "cambio de vidro" mas não é tudo isso! Tive e ainda tenho F100 com este cambio, para uso normal, vai bem! Ele tem a 1a sincronizada é bom de usar!


Me lembro quando tinha uns 13/14 anos um mecanico aqui de Campinas chamado Tatão, conhecido nosso, comprou no leilão um 42 (por sinal ele teve vários e já me ensinava que aquele era o melhor!)

Estava lá quando o Jeep chegou e ele começou a mexer!
Dentro do porta ferramentas havia uma baioneta, um facão e umas coisas de militaria.

Para voce ter um idéia aquelas peças ele vendeu no dia pelo dobro que havia pago no 42!
Voce vê que no final da década de 70 inicio da 80 já havia muita gente interessada em peças militares.

Abraço

Fabiano-SL
19/06/2019, 12:42
Retornando ao forum após anos sem mexer no meu jeep kkkk

Tenho o sistema do freio original no cardan no meu jeep, exige certa dose de paciência para regulagem rotineira.

Segue abaixo o diagrama de instalação do original, a quem possa interessar.


Atualmente, estou trocando o cambio original do meu jeep (3 marchas), muito em função do custo das peças de reposição...

Estou trabalhando em um cambio de c10, que tenho em ótimo estado!

Penso em colocar um freio a disco no cardan (tipo o sistema do berga, antigo vendedor aqui do foum), visto que já tenho muitas peças do freio a tambor no cardan para utilizar. Comprei uma pinça de honda city com freio de mao incluso na pinça, achei bom o tamanho e menos mosca branca que as de tempra/monza.

Gostaria de fazer o acionamento do freio de mão via cabo e utilizar a parte hidráulica como "auxiliar de frenagem em conjunto com os freios a disco da dianteira ou tambor da traseira (utilizo cilindro mestre + hirdo do opala, com 2 saídas), desta forma ficaria com um sistema de freio em 5 partes atuantes. Não sei se funcionará...

Alguém utiliza assim?

prós e contras?

Marcos ET
19/06/2019, 14:59
Que resolve freio de mão no cardan quebrando um semi eixo ou cardan? Mais lógico seria pinças na traseira com freio de mão acionado por cabo.

Concordo em parte... tenho o mesmo Jeep desde 1979, já fiz muitas trilhas e passeios, e até hoje (graças a Deus) nunca quebrei cardan, cruzeta ou semi-eixo... MAS nestes últimos quarenta anos com a mesma viatura, já fiquei sem freio (sistema simples, original) umas dez vezes... rsrsrsrs

Acho que é tudo uma questão de manutenção e (principalmente) dimensionamento, tanto da parte mecânica, quanto dos pneus.

Gostei da ideia do disco de aço, vou pesquisar mais!

Gde abraço!!

Marcos ET
19/06/2019, 15:05
Penso em colocar um freio a disco no cardan (tipo o sistema do berga, antigo vendedor aqui do foum), visto que já tenho muitas peças do freio a tambor no cardan para utilizar. Comprei uma pinça de honda city com freio de mao incluso na pinça, achei bom o tamanho e menos mosca branca que as de tempra/monza.

Rapaz, o Berga! por onde será que ele anda??? Estes dias procurei muito o famoso "Super Berga Disk" aqui no fórum! kkk


Gostaria de fazer o acionamento do freio de mão via cabo e utilizar a parte hidráulica como "auxiliar de frenagem em conjunto com os freios a disco da dianteira ou tambor da traseira (utilizo cilindro mestre + hirdo do opala, com 2 saídas), desta forma ficaria com um sistema de freio em 5 partes atuantes. Não sei se funcionará...

Um amigo usa freio a disco nas quatro rodas do CJ5 dele... ele comprou uma válvula de quatro vias e duas posições para instalar no circuito. Ele pisava com um pouco de força nos freios e acionava a válvula (como quem fecha uma torneira de 90º) e as rodas permaneciam travadas (algo parecido com os antigos "Freio Carneiro"). Ao que parece, nunca deram problema, e ele costumava usar o jeep como viatura do dia a dia... rs

Grande abraço!

Aristides Jr
19/06/2019, 15:46
" Penso em colocar um freio a disco no cardan (tipo o sistema do berga, antigo vendedor aqui do foum), visto que já tenho muitas peças do freio a tambor no cardan para utilizar. Comprei uma pinça de honda city com freio de mao incluso na pinça, achei bom o tamanho e menos mosca branca que as de tempra/monza.

Gostaria de fazer o acionamento do freio de mão via cabo e utilizar a parte hidráulica como "auxiliar de frenagem em conjunto com os freios a disco da dianteira ou tambor da traseira (utilizo cilindro mestre + hirdo do opala, com 2 saídas), desta forma ficaria com um sistema de freio em 5 partes atuantes. Não sei se funcionará...

Alguém utiliza assim?

prós e contras?"

--------------------------------------------------------------------------------------------

Olá Fabiano!

Em primeiro lugar!
Desejo que a razão de passar anos sem mexer no Jeep tenha sido porque não houve nenhum problema neste período!

Freio de mão com disco no cardan e acionamento com cabo, pode ser muito bom!
Mas como toda adaptação sempre requer tentativas e erros até se ajustar tudo!
Acredito que vai ficar bom, deve se equiparar ao original!

Minha opinião sobre o sistema de freio 5 partes!!!
Acredito que não ajuda em nada!
Acho que isso nunca foi feito noutro veículo simplesmente por ser completamente desnecessário!
Os freios nas rodas funcionam bem!
Neste caso a "invenção" só trará problemas!

Desculpe jogar água fria no assunto do cambio de tres marchas:-
O cambio original sabemos como funciona!
Não é de ficar quebrando e muito poucas vezes se gasta com ele!
Investir num cambio de C10!!! Haverá gastos com peças, adaptação e mão de obra!
Sem falar que as peças para cambio de C10, também são caras e não é em todo lugar que se encontra.
Já utilizei em C-10 e Veraneio cambio 4 marchas que retiramos do caminhão c-60! Não sei se é o mesmo que está mexendo!
É um cambio com a 1a "tratorada" e o escalonamento das marchas não era muito sequencial.

Se fizer a adaptação não esquece de postar o passo a passo!

Abraço
Aristides Júnior

Fabiano-SL
19/06/2019, 17:02
Rapaz, o Berga! por onde será que ele anda??? Estes dias procurei muito o famoso "Super Berga Disk" aqui no fórum! kkk



Um amigo usa freio a disco nas quatro rodas do CJ5 dele... ele comprou uma válvula de quatro vias e duas posições para instalar no circuito. Ele pisava com um pouco de força nos freios e acionava a válvula (como quem fecha uma torneira de 90º) e as rodas permaneciam travadas (algo parecido com os antigos "Freio Carneiro"). Ao que parece, nunca deram problema, e ele costumava usar o jeep como viatura do dia a dia... rs

Grande abraço!

Grande ET!

Também é da velha guarda do forum 4x4brasil!

Vamos ver quem mais aparece! kkkk

[]´s

Fabiano-SL
19/06/2019, 17:13
" Penso em colocar um freio a disco no cardan (tipo o sistema do berga, antigo vendedor aqui do foum), visto que já tenho muitas peças do freio a tambor no cardan para utilizar. Comprei uma pinça de honda city com freio de mao incluso na pinça, achei bom o tamanho e menos mosca branca que as de tempra/monza.

Gostaria de fazer o acionamento do freio de mão via cabo e utilizar a parte hidráulica como "auxiliar de frenagem em conjunto com os freios a disco da dianteira ou tambor da traseira (utilizo cilindro mestre + hirdo do opala, com 2 saídas), desta forma ficaria com um sistema de freio em 5 partes atuantes. Não sei se funcionará...

Alguém utiliza assim?

prós e contras?"

--------------------------------------------------------------------------------------------

Olá Fabiano!

Em primeiro lugar!
Desejo que a razão de passar anos sem mexer no Jeep tenha sido porque não houve nenhum problema neste período!

Freio de mão com disco no cardan e acionamento com cabo, pode ser muito bom!
Mas como toda adaptação sempre requer tentativas e erros até se ajustar tudo!
Acredito que vai ficar bom, deve se equiparar ao original!

Minha opinião sobre o sistema de freio 5 partes!!!
Acredito que não ajuda em nada!
Acho que isso nunca foi feito noutro veículo simplesmente por ser completamente desnecessário!
Os freios nas rodas funcionam bem!
Neste caso a "invenção" só trará problemas!

Desculpe jogar água fria no assunto do cambio de tres marchas:-
O cambio original sabemos como funciona!
Não é de ficar quebrando e muito poucas vezes se gasta com ele!
Investir num cambio de C10!!! Haverá gastos com peças, adaptação e mão de obra!
Sem falar que as peças para cambio de C10, também são caras e não é em todo lugar que se encontra.
Já utilizei em C-10 e Veraneio cambio 4 marchas que retiramos do caminhão c-60! Não sei se é o mesmo que está mexendo!
É um cambio com a 1a "tratorada" e o escalonamento das marchas não era muito sequencial.

Se fizer a adaptação não esquece de postar o passo a passo!

Abraço
Aristides Júnior








Grande Aristide!

Jeep é igual brinquedo ferrorama, depois de montado perde a graça! kkkk

Fiquei longe do jeep, pois nesse meio tempo algumas prioridades na frente (a familia cresceu, nova casa, nova esposa e etc...) Mas o jeep ficou lá, imbernando!

Minhas peças de jeep também ficaram lá esperando, inclusive o meu Cambio de c10! todo revisado, prontinho para adaptar! Também tenho uma reduzida (reserva) zerada pra instalar. Ja comecei a montar as duas, nos finais de semana... em breve posto fotos!

Sobre o freio de mao a disco, posso fazer como o pessoal da antiga aqui fazia, simplesmente vedar a entrada do fluido, deixando a pinça cheia dele e utilizar só o acionamento por cabo...

Mas queria saber se alguem já fez esse sistema de utilizar esse freio a disco no cardan de "apoio" ao frei traseiro (lona.


Em breve fotos!

obs: já tomei vacina de têtano por precaução, foram anos sem mexer no jeep kkkkk

Aristides Jr
19/06/2019, 18:20
Fabiano, Falou e disse!!!!
Tem toda a razão!!!

Olha só:- Faz quase um ano que meu Jeep não precisou de nada! Foi só abastecer, regular pneus e andar! Nem uma simples limpeza de carburador... uma lampada apagada... nada!

Não é que tira mesmo um pouco da graça!!!!

Desta última vez já voltando para casa, vim repassando mentalmente preciso fazer algo...
Acho que vou tentar melhorar o ponto do motor!
Na realidade não está precisando pois está funcionando bem!
Até o cheiro do escapamento está fraquinho nem gruda na roupa...

Voce também não acha que se regular pode melhor um pouco, não é?
Pode não melhorar mas a diversão... essa sim já tá garantida!

Abraço Aristides Júnior

jean carlo rosa
21/08/2019, 02:08
OLÁ AMIGOS 4X4 !!! Tenho um jipe Cj5 59, e estou pensando em instalar o sistema de freio de mão. Qual o melhor sistema/
O sistema da S10, com manete de acionamento e pedal de soltura se adapta no jipe? Vai direto na panela traseira ou tenho que adaptar pinças e cubo novo? Já ouvi em freio no cardam, mas acho isso inseguro, freiar o cardam, e se eu tiver em movimento e faltar freio a óleo, consigo acionar o sistema manual no cardam?? peço sugestões e opiniões.....quem souber me indicar as peças agradeço.

FBM01
15/09/2022, 21:51
Tenho um jeep willys 1954 que tem a alavanca do freio de mão no painel, mas não tem cabo e não sei onde ele é ligado.

Sydney66
17/09/2022, 18:26
Prezado FBM boa noite;

Se isto ajudar, segue o desenho, o cabo é ligado no terminal da haste (alavanca no painel) e em outra alavanca de acionamento do freio de estacionamento, talvez esteja faltando esta no seu.

579638

Abs

FBM01
23/09/2022, 11:26
Sydney66, obrigado pela ajuda. Estive olhando em baixo do meu jeep, mas não encontrei esse sistema conforme mostra o desenho. Tem a alavanca de acionamento no painel, mas acho que foi tirado o sistema. Vou verificar melhor, pois acho que deveria estar junto do cardã.

Borella
25/01/2023, 10:41
Pessoal preciso de indicaçao de quem faça adpatação de freio a disco no lugar de tambor, se possivel em Belo Horizonte ou regiao.