Ver Versão Completa : Dúvida cruel...
Zeca - PVH
21/01/2007, 20:49
Olá Rapaziada!
Estou com uma dúvida e portanto necessitando da ajuda dos + experientes. Seguinte...
Estou desconfiado de que o "Mutante" (CJ-82) está com problemas na carroceria ou chassis. Explico: recentemente colequei 4 pneus candangos na viatura. acontence que os dois pneus do lado do passageiro estão sendo riscados. O da frente, pegar levente no paraguso de fixação do amortecedor (quando se faz curvas usando todo o giro da direção), e o trazeiro raspa na parede vertical da caixa de roda. Mostrei isso ao mecânico e ele disse que em alguns jeeps isso é normal ocorrer, inclusive me mostrou um com o mesmo problema que estava na oficina.
Isso é normal mesmo ou o "Mutante" está com problemas sérios?
Ronaldo B.
21/01/2007, 21:04
Zeca,
Normal de acontecer pode ter certeza que não é. Isso pode ter várias causas, mas acho que também não deve ser nenhum problema muito sério. Dependendo da largura do pneu e do offset da roda, pode acontecer do pneu acabar raspando no paralama interno, porém o normal seria acontecer dos dois lados. Começando pelo mais fácil, verifica como estão os feixes de molas e amortecedores, se com o jipe parado em um local plano você percebe alguma diferença de altura entre os dois lado, mede a altura do chassi ao chão nos dois lados, usando pontos de referencias iguais. Se não achar nada de irregular, pode ser que tenha algum problema de chassi desalinhado, mas é melhro começar pelo básico.
[]´s
Zeca - PVH
21/01/2007, 23:00
Valeu Ronaldo!
As rodas são da F-1000, os pneus - Pirelli 750x16 "Candango" - novos. Os amortecedores estão "zero bala" (Cofap - originais). Quanto ao feixe de molas, o "meca" que falou que logo vou que que mandar arquear pois apresentam-se cansados. De fato, quando se olha a viatura por tráz, se percebe uma leve diferença de nível entre as duas laterais, sendo que o lado mais baixo e o lado que raspa o pneu.
Zeca - PVH
CJ - ano 1982 - Motor 151-Opala
Ford Ranger Storm - 2004
otavio_gomes
22/01/2007, 15:37
Zeca,
O arqueamento do feixe de molas JAMAIS deve ser feito.
O correto é a verificação de cada uma das lâminas e a substituição daquelas que não apresentarem mais a flexibilidade devida. As oficinas de suspensão de caminhões realizam esse serviço.
O arqueamento das molas tira a flexibilidade das mesmas - aumenta a altura do Jeep mas o Jeep fica muitoduro e desconfortável.
Há quem diga que a substituição completa dos feixes seja a melhor solução.
Um abraço,
Otávio.
cmte_carvalho
22/01/2007, 16:26
Obrigado por essas informações Otávio!
Antes das suas palavras, se eu tivesse problemas de altura com o Thunderbolt eu certamente iria (por ser uma opção mais barata) efetuar o arqueamento das lâminas. Mas depois da sua explicação já penso diferente.
Vou repassar a informação aos amigos jipeiros aqui da região.
Até!
Elmer_Jeep
22/01/2007, 16:46
Há quem diga que a substituição completa dos feixes seja a melhor solução.
Concordo e confirmo.
José Augusto
22/01/2007, 18:59
Como já disseram, para não ter dor de cabeça, troca tudo, verifica as buchas e aproveita para examinar os apoios dos feixes se estão tortos ou com olhais gastos.
Se estiver sem $, leva em um posto de molas e pede para trocar as laminas cansadas, as mais longas são as mais importantes, quanto melhor o estado das mesmas melhor será o desempenho.
lucciano amaral
22/01/2007, 19:07
Valeu Ronaldo!
As rodas são da F-1000, os pneus - Pirelli 750x16 "Candango" - novos. Os amortecedores estão "zero bala" (Cofap - originais). Quanto ao feixe de molas, o "meca" que falou que logo vou que que mandar arquear pois apresentam-se cansados. De fato, quando se olha a viatura por tráz, se percebe uma leve diferença de nível entre as duas laterais, sendo que o lado mais baixo e o lado que raspa o pneu.
Zeca - PVH
CJ - ano 1982 - Motor 151-Opala
Ford Ranger Storm - 2004
Amigo no meu caso que tambem uso rodas da f1000 aro 16 fui obrigado a colocar espassadores nas 4 rodas para os pneus pararem de raspar no parafuso do amortecedor e na parte interna do paralama traseiro
Zeca,
O meu é um 1981, e quando eu comprei inclusive parecia que os pneus(31 BF) do lado do motorista ficavam para fora e o do outro lado ficava normal rente a lataria. Como as molas já estavam cansadas, me sugeriram para fazer o arqueamento, fiz o arqueamento e ficou uma me$%@. Depois mandei refazer a suspensão toda e ficou bala, inclusive saiu essa diferença entre as laterais.
[]s
Zeca - PVH
22/01/2007, 22:45
Ops! Scrat.
O "Mutante" está exatamente como a descrição que vc fez "do lado do motorista ficavam para fora e o do outro lado ficava normal rente a lataria" .
Pergunto: o que exatamente vc quer dizer com refazer toda a suspenção?
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
23/01/2007, 00:51
Ops! Scrat.
O "Mutante" está exatamente como a descrição que vc fez "do lado do motorista ficavam para fora e o do outro lado ficava normal rente a lataria" .
Pergunto: o que exatamente vc quer dizer com refazer toda a suspenção?
O José Augusto já escreveu... as mais longas são as mais importantes. Na hora de trocar vai ver os pinos de centro. Refazer toda a suspensão (não sei o que o scrat vai responder), mas basicamente seria: trocar buchas dos jumelos; pinos de centro; molas mestras, as curtas não dão problema a menos que estejam muito finas (gastas pelo atrito) ou quebradas; e... amortecedores!
Você deve verificar (medir) o off-set das rodas, elas podem não ser todas gêmeas, apenas parecidas.
Se tá pegando quando você esterça o volante todo, regule o parafuso limitador do esterço.
Alexandrino
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