Conectar

Ver Versão Completa : Qual a vida útil de um Bf após retífica?

Zepi
20/01/2007, 15:49
E ae pessoal!
queria saber sobre experiências dos colegas quanto a duração de uma bf-161 ou 184(imagino que durem o mesmo tempo)
o meu em minhas mãos rodou uns 25.000km sendo uns 15.000 após a retífica.
Há pouco tirei o cabeçote em função de uma junta queimada(Aperto incorreto) e percebi que ele tá bem justinho,diferente de quando foi para retífica,que vc conseguia ver o pistão se movendo solto dentro da camisa fazendo vai-e-vem na cabeça do mesmo com os dedos!Vendo claramente a folga.Por isso queria saber ainda quantos km eu tenho de vida para o 3000.

E mais,qual a última medida de retífica? 0.40?0.50?

Abraços

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
20/01/2007, 17:42
E ae pessoal!
queria saber sobre experiências dos colegas quanto a duração de uma bf-161 ou 184(imagino que durem o mesmo tempo)
o meu em minhas mãos rodou uns 25.000km sendo uns 15.000 após a retífica.
Há pouco tirei o cabeçote em função de uma junta queimada(Aperto incorreto) e percebi que ele tá bem justinho,diferente de quando foi para retífica,que vc conseguia ver o pistão se movendo solto dentro da camisa fazendo vai-e-vem na cabeça do mesmo com os dedos!Vendo claramente a folga.Por isso queria saber ainda quantos km eu tenho de vida para o 3000.

E mais,qual a última medida de retífica? 0.40?0.50?

Abraços

Zepi, depois de ler isto você não vai mais me vender o motor... eheheh

Tive um Itamaraty retificado (em 86) numa Rural. Rodei mais de 20.000 Km sem problemas com o motor (apenas a carburação enchia o saco, troquei o cabeçote por um de Maveco). A Rural apodreceu e eu vendi o motor para uma outra Rural (bicudinha 59). O cara rodou mais uns 15.000 e vendeu a Rural. Recentemente encontrei essa Rural em Curitiba e perguntei se o cara queria vender, negativo! O motor foi elogiado e o cara disse que nunca mexeu nele (está com ele desde 92 - portanto 20 anos, desde a retífica). De todos os BFs que tive, esse foi o único que retifiquei. Os outros todos aguentaram sem que eu tivesse problemas com eles. Agora, depende do que você fez. Uma retífica completa ou uma meia-sola.

Bem, acho que vou ter de ir atrás de um motor de maveco, se você souber de algum...
Abraço
Alexandrino

Nilsinho
20/01/2007, 17:56
All,

Uma pequena historinha:

Aqui em Campos um Sr. pai de um amigo meu comprou um CJ 0km em 1960, rodou com ele absurdos 370.000 isso mesmo trezentos e setenta mil quilometros!!! qndo o motor fu&¨%eu, lá pelos idos de 70 e alguma coisa a ford DEU um motor 0km e uma reforma geral pra ele, com direito a materia em jornais e revistas da época pela durabilidade do mesmo.
E este Cj ainda está com ele, só que abandonado em um galpão com quase 1cm de poeira em cima... já tentei comprar mas......

o pessoal mais fanático sabe desta historia.

PS: a titulo de curiosidade na decada de 80 um taxista do Rio rodou nada menos que 1.000.000 de km com um gm 250!!!!

[]´s

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
20/01/2007, 18:46
All,

Uma pequena historinha:

Aqui em Campos um Sr. pai de um amigo meu comprou um CJ 0km em 1960, rodou com ele absurdos 370.000 isso mesmo trezentos e setenta mil quilometros!!! qndo o motor fu&¨%eu, lá pelos idos de 70 e alguma coisa a ford DEU um motor 0km e uma reforma geral pra ele, com direito a materia em jornais e revistas da época pela durabilidade do mesmo.
E este Cj ainda está com ele, só que abandonado em um galpão com quase 1cm de poeira em cima... já tentei comprar mas......

o pessoal mais fanático sabe desta historia.

PS: a titulo de curiosidade na decada de 80 um taxista do Rio rodou nada menos que 1.000.000 de km com um gm 250!!!!

[]´s

Tudo depende do cuidado e do uso... troca de óleos, filtros, combustíveis e manutenção em geral. E também do uso. Acho que os GM são até mais duráveis... hoje, talvez nem durem tanto porque esses motores não foram preparados para a adição de álcool à gasolina, mas ainda vão rodar muito.
Continuo à procura de um maveco 3000.

Nilsinho
20/01/2007, 19:04
Continuo à procura de um maveco 3000.

Antonio,

Sei quem tem um (em desmanche), vou procurar saber mais detalhes e te passo.

[]´s sem comissão :wink:

cmte_carvalho
20/01/2007, 21:49

:palmas::palmas::palmas:

LONGA VIDA (literalmente) AO OPALA E AO GM-250!!! :concordo:

Elmer_Jeep
20/01/2007, 22:40
Tudo depende do cuidado e do uso... troca de óleos, filtros, combustíveis e manutenção em geral. E também do uso. Acho que os GM são até mais duráveis... hoje, talvez nem durem tanto porque esses motores não foram preparados para a adição de álcool à gasolina, mas ainda vão rodar muito.

Concordo completamente.:palmas:
Trabalho com retífica e vejo esses causos todo dia.

A vida útil de um motor atual é de no máximo 300 mil km, mas...

...Tudo depende da peça que está entre o volante e o banco.:parede:

Já abri muito motor fundido com apenas 30 mil km rodados, culpa dos longos prazos entre as trocas de óleo somado à má qualidade dos combustíveis . Principalmente os 1.0, Fiat/Ford/VW/GM/Renalt etc. Esses dias apareceu um International NGD (Ranger/Troller - 2007).

No caso desses motores atuais tem também a questão do capitalismo...:putz:

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
21/01/2007, 04:10
Antonio,

Sei quem tem um (em desmanche), vou procurar saber mais detalhes e te passo.

[]´s sem comissão :wink:

Obrigado, Nilsinho. Fico grato mesmo. O motor do Maveco é derivado do do Itamaraty, apenas 'aperfeiçoado'. Acho que o Elmer pode dar mais referências sobre isso.
Um abraço
Alexandrino

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
21/01/2007, 04:16
Concordo completamente.:palmas:
Trabalho com retífica e vejo esses causos todo dia.

A vida útil de um motor atual é de no máximo 300 mil km, mas...

...Tudo depende da peça que está entre o volante e o banco.:parede:

Já abri muito motor fundido com apenas 30 mil km rodados, culpa dos longos prazos entre as trocas de óleo somado à má qualidade dos combustíveis . Principalmente os 1.0, Fiat/Ford/VW/GM/Renalt etc. Esses dias apareceu um International NGD (Ranger/Troller - 2007).

No caso desses motores atuais tem também a questão do capitalismo...:putz:

É verdade, os motores pequenos são sempre mais exigidos e, hoje, são preparados para não durar mais que o resto do carro me geral. Quase que se pode dizer que quando a bateria 'pifa' está na hora de trocar de carro. Sociedade de consumo... tudo é descartável.

Tia Mi
21/01/2007, 11:21
Oi Zepi! Não sei se recebeu a resposta à sua mensagem, mas lá vai:

Na verdade tive que fazer o meu duas vezes por cagada do primeiro mecânico: ele quebrou um anel 0 o do 3 cilindro) ao montar e não viu (ou viu e ficou bem quietinho). Como depois disso o Jipo ficou parado por quase 5 anos, não percebi. Logo que voltei a fazer trilhas moeu tudo de novo e tive que fazer em fevereiro do ano passado.
Mas eu acho ele um motor extremamente confiável e robusto. Gosto de trilhas pesadas e uso esse motor com o câmbio de 3 marchas original mesmo. Tudo bem que fico para trás no comboio de deslocamento, mas na hora da trilha vou muito bem!

Ah, só mais uma informação: desmontei meu jeep inteirinho e eu e meu marido estamos reconstruíndo-o completamente... mas motor e câmbio continuam os mesmos!

Abraços.

Zepi
21/01/2007, 14:16
Sim tia Mi recebi sim sua resposta,e agradeço!

Alexandre,

Cara to com uma pulga atrás da orelha...
Minha ideia era vender o motor,acrescentar uma grana e comprar um mais moderno,tipo 4.9 ou falcon.
Estava esperando comprar outro carro pra não ficar a pé...
Agora que já comprei posso deixar a Rural parada e fazer a troca tranqüilo.
Quanto ao que conversamos,ainda confirmo o que combinamos,entretanto vouter de esperar até o final do mês para ver o outro motor,pra não deixar ela parada e desmontada sem uma expectativa de adptação.
Estou inclusive abrindo um tópico sobre minha nova idéia de adptação...

Abraço
Qualquer coisa e u te aviso!

Zepi
21/01/2007, 14:22
Tiva pensando nessa adptação para minha,rural mas não sei como fica.Já vi em jeeps,mas nunca em rural.
è uma adptação mais fácil também...
Pra esse motor o radiador da Rural dá conta do recado?

Obrigado

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
22/01/2007, 18:13
Obrigado, Nilsinho. Fico grato mesmo. O motor do Maveco é derivado do do Itamaraty, apenas 'aperfeiçoado'. Acho que o Elmer pode dar mais referências sobre isso.
Um abraço
Alexandrino

Nilsinho, o Zepi confirma que me vende o motor do Itamaraty, portanto não se dê ao trabalho de procurar o do maveco. Como acertei isso no fio do bigode com o gaúcho sei que ele não vai roer a corda... ehehe. O cara tá ferrado.
De qualquer modo continuo agradecido
Alexandrino

Zepi
23/01/2007, 07:31
Hehehehehehehe!!!

Beto-cj5 1975
07/09/2009, 22:09
Em dias de hoje (especialmente em valores), compensa a retifica de um BF161 6cc?? O meu foi pro saco e eu queria troca-lo por um AP2.0 ou um opala 4cc...ja tenho um cambio de chevette 5m, mas queria pular a parte burocratica da coisa..vistoria no detran, documentaçao isso e aquilo outro de chatice desses caras....o que me dizem?? Abrçs.

Rafaminc
08/09/2009, 07:51
O negócio é vc se informar. Se na sua cidade a PM verifica o nº do motor nas blits, então é melhor regularizar.
Eu guardaria o motor velho, colocava um mais moderno e não esquentava a cabeça com os docs. Só na hora de vender vc vai ter que regularizar ou colocar devolta o BF.

santistadoente
08/09/2009, 10:38
Fiz a retifica do meu, gastei quase 4000 contos e depoi vendi por 1800, esse motor é de uma linha muito antiga da dacada de 60 não, acompanha mais a evolução dos dias de hoje, tem muita coisa aqui sobre esse motor, pesquisa e voce vai ver 80% de opiniões são negativas sobre esse tema, só é a favor quem gastou como eu, depois a pessoa muda de idéia, nã caia nessa, coloquei um motor mais novo, coloquei o injetado da Silverado e estou muito contente!:idea::idea:

Marcelo Cunha
08/09/2009, 11:14
Fazer uma retífica bem feita vai custar cara, meia sola vai incomodar logo ou seja gasta 2 vezes e adaptar incorre em outras despezas e modificções no carro que podem demorar e/ou dar dor de cabeça.
As modificações no meu Cj levaram 2 anos na oficina pense bem antes de decidir.

RBM
08/09/2009, 11:56
retifiquei o meu, achei que ficou muito bom, bem forte, mas fica caro mesmo.

Robertux
08/09/2009, 12:35
Uma outra opção seria encontrar um BF em bom estado. Você deve encontrar por menos de R$ 1.000,00, não precisa adaptar é só tirar um e por outro e dificilmente uma bilts vai te encher, visto que é o motor original do jeep. Se quiser legalizar é facil.

lostensos
08/09/2009, 22:46
caros, to meio por fora de legislação... não é só nos carros que estão sendo transferidos que se amarra o n. do motor no documento dakele carro?
creio que é um processo novo de uns 3 anos para cá, certo?
e nos carros antigos como jipes que nao foram vendidos (nao mudou de dono nos ultimos tempos) não tem o n. do motor cadastrado no carro, então, o que a policia vai querer ver e aonde?

vai perguntar para o cara: esse motor é desse carro? vc responde sim e eles tem o n. do motor x carro tirado da onde? se o carro for original com o motor dele proprio de 1960 por exemplo...

Rafaminc
09/09/2009, 07:40
Pois é, nos documentos eles só tem como ver o tipo de combustível e a potência.
O único problema seria na hora da transferência.

Marcelo Cunha
09/09/2009, 10:00
Pois é, nos documentos eles só tem como ver o tipo de combustível e a potência.
O único problema seria na hora da transferência.

Isso ainda vai dar muita incomodação.
E margem para corrupção também. :pensativo: :pensativo: :pensativo:

Rafaminc
09/09/2009, 11:00
Corrupção e roubo se o pessoal comprar motor sem procedência. Isso sim sou totalmente contra.

RBM
09/09/2009, 19:06
O nº do motor pode não estar vinculado no doc., mas tem que tomar cuidado com a origem do motor, se for BF ou o 4cc original no Jeep, não dá erro, mas se for outro motor, tipo GM ou AP, ai a policia puxa a numeração para ver se é roubado ou não, mas ai se não aparecer ligado ao seu carro, já é motivo para...
Ia compra um Jeep cpm motor 4.1 da Silverado, quando puxei o numeração do motor, apareceu um BO de furto da Silverado. ai se param ainda iria preso com receptador....:cry:

Mazaropi-RJ
09/09/2009, 19:13
O nº do motor pode não estar vinculado no doc., mas tem que tomar cuidado com a origem do motor, se for BF ou o 4cc original no Jeep, não dá erro, mas se for outro motor, tipo GM ou AP, ai a policia puxa a numeração para ver se é roubado ou não, mas ai se não aparecer ligado ao seu carro, já é motivo para...
Ia compra um Jeep cpm motor 4.1 da Silverado, quando puxei o numeração do motor, apareceu um BO de furto da Silverado. ai se param ainda iria preso com receptador....:cry:

...por isso que o mais seguro a se fazer ao meu ver é : Ao decidir-se por um motor, devemos pegar seu numero impresso no motor e checar junto ao Detran ou diretamente, se for possível, ou através de um despachante de confiança. Apenas a Nota fiscal não garante a idoneidade do motor ( Garantiria apenas, talvez, a boa fé do comprador na hora que o bicho pegar ).
[]s

LMAGRI
09/09/2009, 20:04
Tia MI,BOA NOITE!!!

Tenho um CJ5 1967 original e estou querendo trocar o motor por um do opala,vc ache que vale a pena.

abs

SHERE KHAN
09/09/2009, 23:55
Luiz, acho que depende, consumo melhora pouco gm 4cil, potência gm 6cil maior, mas você começa a ter problemas com durabilidade do câmbio original, peças de reposição do gm são mais baratas. Gosto muito da mecânica original e acabei de retificar meu BF.

Paulo Rodolfo
13/10/2009, 22:41
Luiz A vida do velho motor depende de vc, ou melho da pecinha q acha q é motorista, tenho um Jeep 59, com motor bf161, quando eu retifiquei o bf o mecânico fez o mesmo em Jeep com motor de opala 4 caneco o valor do trabalho foi o mesmo.!?!?! Ele disse da forma q eu trato o Jeep tenho motor para 30 anos, vamos ver....
Com o meu jeep não faço trilha só passeio e trabalho pesao em um chacara q tenho quando precisso o "bicho fala auto", mas troco sempre o oleo, agua e a velha e boa revisão.
A ultima em julho, o jeep tava andoando não tinha nada para fazer segubdo o mecânico, mas larguei lá 500 latinhas.

Julinot
14/10/2009, 09:08
Prezados...

Onde seria possível fazer a retífica de um BF-161 no Rio de Janeiro ? Não estou pensando em fazer, mas apenas querendo ter uma previsão de quanto custaria. Até porque o meu parece estar muito bom...

Outra coisa... qual a vantagem de se colocar um cabeçote de maverick no BF-161 ?

Abraços a todos...

Rafaminc
14/10/2009, 09:33
Outra coisa... qual a vantagem de se colocar um cabeçote de maverick no BF-161 ?

Sendo o cabeçote do Aero com dupla carburação, vc teria um melhor aproveitamento do combustível e melhor distribuição do mesmo nos cilindros.
Como o carburador do BF é no meio, a gasolina chega lavada nos cilindros das pontas e a mistura é comprometida.
É a mesma coisa se vc pensar num motor injetado, qual é o mais potente/econômico? o de 1 ou 4 bicos?
Um dia, se eu tiver saco e uma frezadora disponível, ainda quero adaptar na lateral do cabeçote, 6 borboletas com 6 entradas de GNV independentes e ver os resultados.

abç

Marcio Rossetto
17/10/2009, 19:13
Olá pessoal, sou um ex Niveiro, troquei o meu Niva por um willis ano 1960, o meu ex Niva era ap 2.0 e velho de guerra....
O objetivo desse willis é entrar nas trilhas radicais de BH....
O BF gozado, não fumava, mas carbonizava as velas, fiz de tudo, regulei o ponto, carburador, filtro, válulas , troquei cabo de vela, etc .
Chegou uma hora e eu resolvi abrir o motor . Fiquei surpreso pelo degrau visto ao olho nú e perceptível na unha, no final do cilindro, denotando o seu desgaste .
Também tinha uns 4 anéis quebrados.
As guias de vávulas de escape não vou mexer, porque estão justas e o comando esta bom, mas mesmo que se tivesse um pouco de folga , não compensa . Creio que por alí não migra óleo, pois a pressão dos gases expulsa o óleo da câmara .( creio eu )
Custos : R$ 600 de pistões
Anéis 130,00
Usinagem do cilindro : 180,00
Virabequim :Bronzinas de biela : R$ 145,00
Bronzinas de mancais : R$ 170,00
Usinagem do vira : R$ 160,00
Jogo de junta : R$ 70,00

Cabeçote :So vou trocar os o`rings
Mão de obra :eu mesmo estou montando .
Retentor, etc : R$ 50,00

Total ~: R$ 1500,00
Vou manter esse motor, pois gostei do ronco dele .
Se vcs depois quiserem que eu poste fotos da montagem do motor, ok.

Robledo
17/10/2009, 19:46
Olá pessoal, sou um ex Niveiro, troquei o meu Niva por um willis ano 1960, o meu ex Niva era ap 2.0 e velho de guerra....
O objetivo desse willis é entrar nas trilhas radicais de BH....
O BF gozado, não fumava, mas carbonizava as velas, fiz de tudo, regulei o ponto, carburador, filtro, válulas , troquei cabo de vela, etc .
Chegou uma hora e eu resolvi abrir o motor . Fiquei surpreso pelo degrau visto ao olho nú e perceptível na unha, no final do cilindro, denotando o seu desgaste .
Também tinha uns 4 anéis quebrados.
As guias de vávulas de escape não vou mexer, porque estão justas e o comando esta bom, mas mesmo que se tivesse um pouco de folga , não compensa . Creio que por alí não migra óleo, pois a pressão dos gases expulsa o óleo da câmara .( creio eu )
Custos : R$ 600 de pistões
Anéis 130,00
Usinagem do cilindro : 180,00
Virabequim :Bronzinas de biela : R$ 145,00
Bronzinas de mancais : R$ 170,00
Usinagem do vira : R$ 160,00
Jogo de junta : R$ 70,00

Cabeçote :So vou trocar os o`rings
Mão de obra :eu mesmo estou montando .
Retentor, etc : R$ 50,00

Total ~: R$ 1500,00
Vou manter esse motor, pois gostei do ronco dele .
Se vcs depois quiserem que eu poste fotos da montagem do motor, ok.

Marcio, não monta tudo sem me chamar não ok!
Ainda não te liguei porque nao consegui o telefone da retifica ainda... Nao esqueci de vc nao ok!

Abraco

Rogério Barthy
17/10/2009, 20:06
Montei minha viatura à dez anos e comprei um motor no estado por uma ninharia e o retifiquei dem conhecimento e o motor ficou "bonzinho" mas... como não conhecia nada e nem um outro para comparação, engolí o sapo.
Agora, 1 ano atrás, tornei a retificar o motor, encamisando e o colocando stander de cilindro e aneis e na segunda medida de casquilhos.
O motor é outro, com muito mais força, ligando de primeira, mantendo a lenta, disparando rapidamente ao acelerar, com um ronco especial e que chama atenção ao passar, dos que conhecem o motor original.
Gastei R$3.500,00 e não me arrependi não. Ele está rodando no GNV e faz 10 Km/m³.
Ele está muioto confiavel e tanto que costumo viajar e rodar cerca de 500 km nos finais de semana.
Rogério

Marcio Rossetto
17/10/2009, 20:39
Grande Robledo

Inclusive vc esta escalado para me ajudar a montar, pois só o virabrequim pesa uns 30 kg . Te aviso antes.
Sobre as retíficas, só vi na Betim retífica.

Valeu Camarada

SDS

Marcio, não monta tudo sem me chamar não ok!
Ainda não te liguei porque nao consegui o telefone da retifica ainda... Nao esqueci de vc nao ok!

Abraco