PDA

Ver Versão Completa : Braço vale mais que 4x4...



cassiolm
22/03/2004, 00:34
FORA-DE-ESTRADA

A convite da Folha, dois donos de veículos 4x4 são avaliados e cometem erros comuns entre os novatos

Jeito vale mais que tração para sair da lama
ARMANDO PEREIRA FILHO
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO

Tração nas quatro rodas, suspensão elevada, pneus especiais e marcha reduzida (que dá força total em velocidades baixas). Mesmo com tudo isso, é possível atolar um carro. Como os utilitários esportivos viraram moda, muitos compram jipões sem saber usá-los direito e pensam que estão livres de ficar presos na lama.
Pesquisa feita pela Ford em 2003, entre proprietários de comerciais leves 4x4 no Brasil, mostra que só 1% deles usam a tração integral "quase sempre". A maioria, 66%, diz que raramente usa.
A convite da Folha, dois proprietários de carros 4x4, o empresário Juliano Sarti Domene, 23, e a psicóloga e escrevente judiciária Nayara Almeida Vieira, 44, ambos iniciantes no mundo fora-de-estrada, fizeram uma avaliação numa trilha leve nos arredores de São Paulo.
Domene é dona de um jipe Troller, e Vieira, de um Toyota Bandeirante. Eles compraram os carros sem a intenção de fazer trilhas radicais. Queriam só veículos versáteis para andar na cidade e enfrentar estradas difíceis.

Dicas
Os obstáculos procuravam reproduzir dificuldades simples encontradas num acesso a um sítio. Os motoristas foram avaliados e orientados pelo publicitário e jipeiro Sérgio Braganti, 33, criador da equipe e do site Adrenalama (www.adrenalama.com.br). Com 15 anos de experiência no setor, ele dá aulas particulares e realiza passeios. Suas dicas podem ajudar os menos experientes.
Segundo Braganti, um dos erros mais recorrentes é acelerar muito no mesmo lugar quando o carro atola. Isso só aumenta o tamanho do buraco. Pneus de uso misto também não são recomendados. O melhor é colocar um pneu "mud" (lama em inglês).
Outra regra de ouro: não fazer trilhas com um jipe só. Levar comida e bebida, mas evitar as alcoólicas. O impacto ambiental também é importante. Para retirar um carro atolado, não se deve amarrar um cabo de aço diretamente numa árvore. Isso pode matá-la. É preciso usar uma cinta, que distribui o peso pelo tronco.
"Diante dos obstáculos, pondere sobre o traçado, ande em seu ritmo e respeite o limite do seu carro", conclui Braganti.

Nuvo
22/03/2004, 09:37
falando em novatos...


sábado teve passeio/trilha organizado pela concessionária Troller de CTBA...

lá fui eu feliz brincar em meu 2 passeio....

nem meio de uma trilha +/- estou eu passando.... qdo por burrice pura dou um leve toque no freio...

resultado: uma escorregada e 2 pneus dentro de um facão... até ai tudo bem... desci... vi que dava pra sair numa boa...

virei os pneus para a direita (facão do lado esquerdo) para melhor tração e acelerei....

andei uns 2 metros e parei... assentou o Troller de barriga e o diferencial ficou soterrado....

:oops: :oops: :oops: :oops:

todo mundo parado por uns 15 mins até conseguirem puxar o Troller....

(Estava com pneus originais 30-70... se estivesse com pneus maiores não tinha assentado e teria passado numa boa....)

Dennis Figueiredo
22/03/2004, 09:48
falando em novatos...


sábado teve passeio/trilha organizado pela concessionária Troller de CTBA...

lá fui eu feliz brincar em meu 2 passeio....




HAHAHAHA... fica frio rapá... na minha primeira trilha eu queimei meu disco de embregem inteiro porque não sabia pra que servia a reduzida hehehehe..

[]´s

Nando
22/03/2004, 13:28
Meio absurdo o cara do Adrenalama recomendar pneus Mud para pessoas que fazem um uso predominantemente urbano de suas viaturas. Mesmo para quem pega muita estrada de terra ja acho "dinheiro jogado fora", fora o fato de ter menor aderência em asfalto molhado. Sempre tive pneus AT, e só em trilhas muito pesadas vi que muds fariam diferença. Fora o fato de ir contra o titulo da matéria, tem uma 100 coisas a se falar antes de mandar o cara comprar pneus novos.

( )s

erikmomo
03/02/2005, 21:53
Fernando,

Sem questionar sua conclusão, que está correta, você já falou alguma vez com jornalista? Eles resumem o que querem e colocam o que acham relevante e às vezes quem entende do assunto fica chocado com o que lê pois o conteúdo pode ficar comprometido.

[]'s

Walter L. L. Casitta
03/02/2005, 22:18
E também ninguém vai trocar os pneu por causa de uma matéria jornalística dessas.

Martin Melcop
04/02/2005, 14:09
deixei de acreditar em jornalista desde que namorei uma.......

Scacca
04/02/2005, 15:22
deixei de acreditar em jornalista desde que namorei uma.......

E ela te chifrou? :roll: :lol:

[]'s curiosos

geberhard
04/02/2005, 15:33
Li pesquisa recente da Chrysler (Jeep division) aqui sobre as pessoa que compravam Jeeps aqui.

Na pesquisa, o numero de usuarios que usa a 4X4 reduzida dentro de tres anos da compra do vehiculo e muito pequena (nao divulgaram numeros ;) ), mas os compradores geralmente compram com a imagem JEEP, e o que ela tras (argh, o poder do Marketing nas maos erradas, hahah :D Tenho dois vizinhos com o novo Jeep Rubicon, que nunca chegaram a usar o Jeep em nehuma trilha, o maior desperdicio par aum Jeep com 4:1 reduzida, air lockers, dana 44 frente e tras, etc etc... que desperdicio :(

equipeminas4x4
04/02/2005, 15:33
... na minha primeira trilha eu queimei meu disco ...

[]´s

Eu já sabia, vc já sabia, todo mundo sabia.


tapa na nuca

Sergio Rocha
04/02/2005, 15:35
E eu não sabia agora fiquei sabendo :lol:
[]'

Scacca
04/02/2005, 15:39
E eu não sabia agora fiquei sabendo :lol:
[]'

agora todos já sabem :lol:

[]'s

Santoro
04/02/2005, 15:44
nego e foda , queima o disco logo na primeira trilha , ainda e de santa catarina ..... :roll:

NeRo
04/02/2005, 17:59
Eu não sabia! :cry:
Mas agora eu sei! :mrgreen:

leovalle
04/02/2005, 18:16
Eu sabia pq eu que tava "botando o fogo" no disco dele. :lol: :twisted: :lol:

Cotrim
04/02/2005, 23:35
Eu sabia pq eu que tava "botando o fogo" no disco dele. :lol: :twisted: :lol:

Finalmente, o Leo assumiu o caso com o Dennis.

Que feio esse negócio de VIADAGEM

sem abraços

Dennis Figueiredo
08/02/2005, 21:22
HAHAHAHA... fica frio rapá... na minha primeira trilha eu queimei meu disco de embregem inteiro porque não sabia pra que servia a reduzida hehehehe..

[]´s


Opa.... é só eu estar fora por algum tempo e vocês ja avacalham....... isso que estão falando de mim é mentira.........

olhem a data dessa mensagem..... nessa época eu nem conhecia o leo.... :lol: