Ver Versão Completa : fabricar guicho apartir de uma talha manual????
alguem ja tentou ou fabricou um guincho a partir de uma talha manual?
será que um motor de arranque aguentaria tocar esta talha/ guincho?
segue mais esta idéia....
Meu pai ta montando um com o mesmo principio de um elevador, inclusive as mesmas peças hehe... já que foi ele que montou o elevador da loja dele... pra por num cj.
Agora, se vai funcionar eu não sei.
Supercharger
19/01/2007, 15:24
Como assim, hehehe, com um contrapeso???
Como assim, hehehe, com um contrapeso???
Ele vai colocar um Ekron 12000 como contrapeso...:mrgreen: :mrgreen:
Nem, motorzinho elétrico de elevador mesmo.... puxa umas 5 toneladas e custa 10x menos hehe, qdo ele voltar de viagem eu pergunto pra ele e posto aqui
Cavalcante
19/01/2007, 19:41
Mas é com uma talha? Porque se for, o diabo é guardar aquela corrente toda, fora trabalhar com ela na horizontal...
Já tive de usar uma talha leve (pra 1000 kg) com 30 m de corrente, pra içar caixas acústicas. A corrente pesava quase mais que a carga hehehe... Aí aconselhamos o cliente a comprar um guinchinho elétrico, o que ele acatou. Que alívio!
Mas é com uma talha? Porque se for, o diabo é guardar aquela corrente toda, fora trabalhar com ela na horizontal...
Já tive de usar uma talha leve (pra 1000 kg) com 30 m de corrente, pra içar caixas acústicas. A corrente pesava quase mais que a carga hehehe... Aí aconselhamos o cliente a comprar um guinchinho elétrico, o que ele acatou. Que alívio!
estava pensando em substituir a corrente e o carretel da corrente por um carretel p/ cabo de aço, Tipo cortar a talha ao meio, alargar o carretel uns 20cmm e aproveitar a mecanica da talha. quem sabe? apenas uma idéia que surgiu na minha cabeça....
Nem elétrico, nem motor... quando caí nessa dúvida, fiz o meu a partir de uma caixa reduzida que giro com uma manivela adaptada.
A redução é de 32x1... demora pra puxar 1m, mas muitas vezes é só o que precisa pra sair do buraco.
Quanto à manivela, ficou super leve!
E o melhor: a manutenção se resume a verificar o nível do óleo a cada 6 meses.
Nem elétrico, nem motor... quando caí nessa dúvida, fiz o meu a partir de uma caixa reduzida que giro com uma manivela adaptada.
A redução é de 32x1... demora pra puxar 1m, mas muitas vezes é só o que precisa pra sair do buraco.
estava pensando em usar um motor de arranque de motor a diesel (mais reforçado), acredito que pelo fato dele ser de corrente continua, invertendo a polaridade ele vai rodar p/ os dois sentidos
felipemendes
20/01/2007, 08:47
estava pensando em usar um motor de arranque de motor a diesel (mais reforçado), acredito que pelo fato dele ser de corrente continua, invertendo a polaridade ele vai rodar p/ os dois sentidos
Provavelmente estou errado, mas girando ao contrário não destruiria as escovas??? Ou descarregaria a bateria depois de uns 10 segundos?
Caros amigos!
Para não haver problema com as escovas, tem que retirar as rebarbas laterais, deixando arredondado, para que não destrua o contato da escova.
Feito isso, começará a trabalhar para os dois lados, não haverá mais problema.
Não haverá tanto problema de acabar com a carga da bateria, pois não será tão pesado quanto o motor para rodar.
O que faz puxar mais carga é o peso que sofre para girar.
Acho que é isso, também pensando num arranque com redutor, tudo feito em casa. (pensando em como colocar rolamentos no arranque)
Abraços.
Kim.
Guilherme Kyrillos
20/01/2007, 19:25
Eniomar, saudações.
Você poderia dar mais detalhes da caixa de redução que você usou, e foto também.:roll:
Será que poderíamos usar uma bomba hidráulica de direção para substituir a manivela.:pensativo:
Abraços curiosos.
otavio_gomes
22/01/2007, 16:05
Felipe,
Não é possivel a instalação com motor de arranque por vários motivos:
- o motor de arranque não tem dissipação de calor, foi feito para funcionar opr poucos segundos. O motor do guincho necessita funcionar por vários minutos.
- o motor de arranque quando gira livremente (bendix estragado) atinge altas rotaçõas e enrolamento do rotor abre pela força centrífuga - já tive esse prejuizo antes por não corrigir o problema do bendix em tempo.
um abraço,
Otávio.
otavio_gomes
22/01/2007, 16:11
Eniomar, saudações.
Você poderia dar mais detalhes da caixa de redução que você usou, e foto também.:roll:
Será que poderíamos usar uma bomba hidráulica de direção para substituir a manivela.:pensativo:
Abraços curiosos.
Guilherme, conheci em Lagoa Santa um guincho desses.
A caixa de redução era uma talha sem a corrente e com uma manivela encaixada no roleta da corrente - normalmente a manivela fica guardada dentro do Jeep. A manivela era grande bastante para o guincho ser operado ao lado do Jeep - assim, o operador fica mais afastado do cabo de aço. realmente precisa de muita manivela para movimentar o Feep mas não dá defeito. Se o operador da manivela cansar, tem sempre outro zequinha para operar.
Um abraço,
Otávio.
Caros amigos!
Para não haver problema com as escovas, tem que retirar as rebarbas laterais, deixando arredondado, para que não destrua o contato da escova.
Feito isso, começará a trabalhar para os dois lados, não haverá mais problema.
Não haverá tanto problema de acabar com a carga da bateria, pois não será tão pesado quanto o motor para rodar.
O que faz puxar mais carga é o peso que sofre para girar.
Acho que é isso, também pensando num arranque com redutor, tudo feito em casa. (pensando em como colocar rolamentos no arranque)
Abraços.
Kim.
é isso mesmo vc tem que substituir as buchas por rolamentos, retirar altomatico, etc...
Thiagocarr
22/01/2007, 20:23
olá.
vc poderia me passar mais detalhes de seu guincho ?
att
thiago
Caro amigo!
Estive olhando por aí, e o arranque que achei interessante foi do trator Valmete, motor MWM (igual da F1000).
Tô a procura de um redutor num ferro velho, não de carro, de maquinários.
O projeto por enquanto não está nem no papel, mais quando tiver algo, posto aqui para vcs.
Abraços.
Kim.
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
22/01/2007, 22:51
Caro amigo!
Estive olhando por aí, e o arranque que achei interessante foi do trator Valmete, motor MWM (igual da F1000).
Tô a procura de um redutor num ferro velho, não de carro, de maquinários.
O projeto por enquanto não está nem no papel, mais quando tiver algo, posto aqui para vcs.
Abraços.
Kim.
Aí Galera!... Só a título de curiosidade...
O modelo anexo, não é um guincho... é um cabrestante e era accionado por correia a partir de uma polia dupla no virabrequim. Trata-se de uma caixa (cárter) onde trabalha uma engrenagem 'mandada' e um parafuso sem-fim 'mandante'. No eixo da engrenagem 'mandada' e fora do cárter fica o cabeço (um tipo de polia) onde se enrola uma volta do cabo (que pode ser uma corda grossa). Na outra ponta do sem-fim, fica uma polia de diâmetro igual à extra do virabrequim. Esse tipo de cabrestante é usado em navios. Só funciona para puxar e, se não tiver um governador (acelerador automático), tem de ser manobrado por duas pessoas - uma dentro do Jeep e a outra no cabo já que fica apenas com uma volta enrolada. Quem tiver o Parts List Jeep Models CJ -2A & 3A pode encontrá-lo nas págs. 129 a 131 e quem estiver interessado pode pedir mais detalhes. Era equipamento opcional dos Willys da minha era (Matusalém, é a mãehttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon8.gif
Angry !). Mas acreditem... sou mais um Ekron, ou um elétrico parrudo. Tudo isso que posto aqui só serve para o museu do Fórum.
Gustavo de Olliveira
26/01/2007, 13:04
Temos aqui um guincho fabricado que é o seguinte :
um redutor 40/1 , nele está acoplado uma gremalheira não muito grande , oque
faz reduzir mais ainda , o que toca é um motor de arranque do 608.
É O BICHO arrasta simplesmente TUDO a toyota em que está instalado já
ficou atolada até os eixos e naquela ocasião ainda tinha um tronco travando
a frente do jipe , não tinhamos outra posição prá puxar , ancoramos em outros 3 jipaes para puxar , a toy não saiu , arrastou os tres , daí ancoramos melhor numa arvore e o guincho arrancou tronco toyota e tudo .
e trabalha normal por períodos até que longos
detalhe o guincho gira só para um lado.
Se alguem se interessar posso tirar fotos proceis .
Alé desse temos outro que se não arrancar o jipe quebra o chassi no meio
trata se de uma tomada de força do câmbio ligada por cardans até uma
caixa de redução também 40/1 na frente do jipe , este está num willys
Temos aqui um guincho fabricado que é o seguinte :
um redutor 40/1 , nele está acoplado uma gremalheira não muito grande , oque
faz reduzir mais ainda , o que toca é um motor de arranque do 608.
É O BICHO arrasta simplesmente TUDO a toyota em que está instalado já
ficou atolada até os eixos e naquela ocasião ainda tinha um tronco travando
a frente do jipe , não tinhamos outra posição prá puxar , ancoramos em outros 3 jipaes para puxar , a toy não saiu , arrastou os tres , daí ancoramos melhor numa arvore e o guincho arrancou tronco toyota e tudo .
e trabalha normal por períodos até que longos
detalhe o guincho gira só para um lado.
Se alguem se interessar posso tirar fotos proceis .
Alé desse temos outro que se não arrancar o jipe quebra o chassi no meio
trata se de uma tomada de força do câmbio ligada por cardans até uma
caixa de redução também 40/1 na frente do jipe , este está num willys
vc teria alguma foto? p/ nos ajudar.
bacana00
26/01/2007, 17:06
Também quero idéias,atolei cai num buraco na semana passada e qualquer merdinha tirava meu Jeep, tõ a fim de colocar cum guincho nele mas não quero gastar muito.
leopoldo
26/01/2007, 18:25
lá nos desmanches da rua Piratininga SP - MOOCA vc acha os redutores que necessita.
Um colega fez um guincho com um par de cubos de roda, um par de mangas de eixo, uma roda livre, um semi-eixo dianteiro, um redutor (da MOOCA) e parte de 2 panelas de roda.
Quanto ele gastou em peças ? .... nada ... tinha tudo sobrando em casa.
Quanto ele gastou na Mooca ? acho que foi uns R$100,00
Quanto ele gastou de tornearia ? mais uns R$100,00
Quanto ele gastou em chapa para suporte do guincho ? uns 50,00
Daniel Moura
28/01/2007, 19:05
Pessoal, vocês estão falando de talha manual e tudo mais !!! Um tempo atrás tive uma idéia dessas mas não colcoquei pra frente !!! Agora vi que tem mais doido também !!! Ha, ha, ha !!! Vou colocar mais idéias aí !!! Trabalho numa firma que vende essas talhas elétricas, custa R$500,00 tudo, com motor e tudo mais. Só que é pra 600 Kg !!! Tem cabo de aço e retrocesso. Gira para os dois lados. O motor é 220 e tive pesquisando que dá para fazer um circuito para transformar o 24 da bateria para 220 !!! Talvez vou precisar de outra bateria, não sei ainda !!! A pergunta é se esses 600 Kg dá pra fazer o trem funcionar ou não ??? Dá pra tirar do enrosco ???
Abraços,
Acho dificil pois o guincho deve ter de capacidade de tração de 2 a 2,5 vezes o peso do veiculo. O HDW K 3000 que eu vendo para quadriciclo tem 1.361 kg de tração ( e custa cerca de mil reais).
Olá pessoal das trilhas! Passei por aqui novamente e me chamou a atenção o assunto: fabricar um guincho a partir de uma talha manual.
Vou deixar minhas considerações sobre o assunto, para ajudar àqueles que tentarão realizar esta "façanha" :)
As talhas manuais nada mais são do que engrenagens que funcionam com o princípio da redução por polias. Hoje, no mercado nacional, existem talhas manuais que vão desde os 250kgs de içamento até as poucas 60 toneladas. Claro que não existe milagre: quanto mais pesado, maior será o "comprimento" à ser tracionado nas correntes.
As correntes utilizadas nas talhas são pesadas pelo próprio motivo de facilitar o içamento das cargas verticalmente. Porém, existem talhas que são equipadas com correntes em aço grau 8 que diminui um pouco seu peso.
Porém, um fator que acredito que inviabiliza este "projeto": custo. As talhas possuem um custo relativamente alto por causa das correntes, que não são correntes comuns. As correntes das talhas são correntes calibradas, ou seja, correntes que possuem exatamente todas suas medidas iguais elo por elo. Isso torna a fabricação da corrente mais custosa e consequentemente o preço final do produto também. Nem preciso dizer que as correntes grau 8 são 3/4x mais caras também né.
Como vi que o pessoal por aqui gosta de economizar, acredito então que este feito com as talhas manuais não seja o melhor caminho. Talvez fabricar a partir de redutores de elevador conforme comentaram acima possa ser um jeito viável, porém não posso opinar sobre ele.
Mas no fundo no fundo eu acredito que o jeito mais econômico é comprar um guincho que já foi desenvolvido para veículos. Sabem como é... o barato pode sair caro depois...
Bom, espero poder ter ajudado novamente com estas informações.
Um abraço aos colegas trilheiros!
Olá amigos,
Um companheiro de trilhas tem um guincho mecânico feito em casa, por ele mesmo.
Ele usou uma caixa de redução de implementos agrícolas, fez um carretel artesanal e usou uma roda livre para desacoplar, para poder desenrolar o carretel manualmente, puxando o cabo.
Não sei o quanto ele gastou, mas ficou excelente; muito forte mesmo.
gustavo seixas
08/06/2012, 18:39
teria fotos????
antonio umino
08/06/2012, 22:04
Não sei se vcs viram mas este tópico tá parado há exatamente um ano.....
Um abraço.
gustavo seixas
09/06/2012, 14:55
o último post do amigo legauer é do dia 07/06/12
a pergunta é se ele teria fotos do guincho do amigo dele
marcelo nunes de castro
10/06/2012, 00:14
É a primeira vez que escrevo algo aqui neste forum espero ser util.Bom vejo que muitos não tem condiçoes de comprar aquele guincho que é o sonho de consumo que consegue arrastar até tanque de guerra atolado pois muito bem existem varias maneiras de fazer um guincho bom é barato por exemplo aquelas catracas usadas em carrocerias de caminhão eu já usei é muito bom só tem que ter uma barra de ferro e um pouco de força no braço.No momento eu estou construindo o meu proprio guincho mecanico usando uma velha pto agricola e um redutor 35:1 já fiz um guincho eletrico usando uma carcaça de motor de arranque fazendo ele roletado e modificando a bobina de campo aonde ele gira pra frente e pra traz como os guinchos de verdade que usão o mesmo tipo de motor .
gustavo seixas
10/06/2012, 12:35
Posta fotos desse projeto ae,um monte de cabeça pensa melhor q uma,a turma vai dano idéia e o negocio acaba ficano melhor q o esperado.
Bom dia pessoal, a questão de se fazer guinchos a partir de talhas é muito complicado e dispendioso. Eu tinha uma empresa de iluminação em eventos, tinha uma grande quantidade de talhas (as correntes são caras por causa da calibragem dos elos) . Eu quando precisei de talhas longas (não se encontrava prontas para comprar ) eu comprava duas ou tres e tirava as correntes para fazer uma longa, então sobrava e eu já era jipeiro e por coincidência, os atuais guinchos elétricos eram poucos e caríssimos, então eu tentei de diversas formas montar um guincho por talha de corrente. Não vou contar a aventura e nem os reveses técnicos, desistam enquanto é tempo, o guincho eletrico está muito acessível e tecnicamente pronto para a função. Portanto se alguém quiser montar um guincho manual, usem os redutores para motores eletricos, manivelas e outras "tranquitanas" para reduzir os esforços, mas esqueçam as talhas manuais á corrente (aquilo também só trabalham na vertical ou próximo - elas tem discos de atrito (espécie de embreagem) - são balanceadas para a carga de elevação - uma para 2 tonelas pesam com corrente o peso de 02 guinchos elétricos de 9.000 libras ou mais. NEUDO
o último post do amigo legauer é do dia 07/06/12
a pergunta é se ele teria fotos do guincho do amigo dele
Olá pessoal,
Não tenho fotos, mas vou providenciar... até a semana que vem posto para vocês.
Abraços
gustavo seixas
14/06/2012, 09:33
estamos no aguardo!!!!!!!!
bacana00
14/06/2012, 10:56
Tem guinchos a 110 reias na tratorgama, não vale mais a pena..
Tem guinchos a 110 reias na tratorgama, não vale mais a pena..
Realmente baratearam demais, quanto a pecas de reposição e assistencia tecnica, qualidade, tenho minhas duvidas
Quando comprei meu 9.000lbs a uns 5 anos atraz, paguei mais de 3.000,00...
bacana00
14/06/2012, 15:48
Pesquise por guinchos bremem aqui no forum, as experiências tem sido boas...
marcelo nunes de castro
14/06/2012, 21:27
Desculpem os que gostão destes guinchos baratos mas pra mim só existem tres marcas que valem cada centavo empregado Work,Warn e ramseyn são caros são mas a resistencia mecanica deles é ecelente.