PDA

Ver Versão Completa : D44 Willys ou Troller - Qual eixo aguenta mais?

fugger
18/01/2007, 10:31
Pessoal

Recentemente tem aparecido alguns eixos de Trollha a preços atrativos pra quem (como eu :) quer trocar os originais do CJ, principalmente quando comparados com os de rural + kits flutuantes e kits pra uso das bichas cinéticas.

As dúvidas, são: Qual aguenta mais o tranco das trilhas pesadas? E lógico, compensa $$$ falando?

Seria interessante postarmos aqui dados (de preços inclusive) e opiniões de quem usa ambos os tipos de eixo, relatando as vantagens e problemas de cada um.

Sei que muita coisa já foi discutida no fórum, mas acho que poderíamos compilar todas as informações num mesmo tópico e gerar mais uma referencia no fórum. :concordo:

[]´s

Elmer_Jeep
18/01/2007, 13:42
Meu broder, gostei da iniciativa, vamos aos novos tópicos.

E pra começar seria bom colocar aqui quanto que gasta pra fazer um upgrade com os D44 de F75

1 CARCAÇA DIANTEIRA (pelada)
4 ROLAMENTOS COROA (diant e traz)
4 ROLAMENTOS PIÃO (diant e traz)
2 COROA+PIÃO (diant e traz)
2 CAIXA SATÉLITE ou BLOQUEIO (diant e traz)
1 KIT HOMOCINÉTICAS (semis e homos)
4 ROLAMENTOS DE MUNHÃO
2 REPAROS DE VEDAÇÃO DO MUNHÃO
4 MANGAS DE EIXO (diant e traz)
8 ROLAMENTOS DE RODA (diant e traz)
4 RETENTORES DOS CUBOS (diant e traz)
4 CUBOS DE RODA (diant e traz)
1 RODA LIVRE
1 KIT FREIO A DISCO DIANTEIRO

1 CARCAÇA TRAZEIRA (pelada)
1 KIT FLUTUANTE
1 KIT FREIO A DISCO TRAZEIRO

Não sei se ta tudo aí, mas se faltar alguem completa por favor e depois comparamos o valor final com o preço de mercado de um par de eixos do Troller de preferencia 2003 em diante que já tem freio a disco nas 4, roda livre(diant) e flutuante(traz).

[]'s pensando no assunto.

ArthurC
18/01/2007, 14:44
Elmer, a partir de 2002 os eixos são os mesmos (D44.3) 6 furos com RL.

[]s de olho no tópico

fugger
18/01/2007, 16:02
Grande Elmer

Os revendedores da Ensimec podiam dar uma força nesse orçamento, né? :concordo:

[]´s

Wallace
19/01/2007, 08:14
Os eixos de Troller a gasolina (5 furos) são mais fortes que o de Rural.
Os eixos do Troller diesel (6 furos) são mais fortes que o de Troller a gasolina (5 furos), no dianteiro pois a homocinetica é mais forte que a cruzeta e no traseiro por ter flutuante.
Todos estes eixos pode ser reforçados, se for necessario.
Para mim os de Troller a gasolina ficaram no menor custo beneficio, já que são mais baratos que os do diesel tanto na compra como no eventual reforço e acho que ambos reforçados o 5 furos com cruzeta fica mais forte, isso no dianteiro.
O dianterio de rural fica num custo maior de reforço, mas o fato de eventualmente já ter o eixo pode justificar seu uso.
No traseiro se já tem o de rural pode ser mais barato modificar ele que comprar um de Troller 6 furos. Aqui os 5 furos do Troller para que vai comprar pode ser o mais caro se for reforçar.
O 6 furos de traseiro de Troller não vejo a necessidade de mudar nada normalmente, ai pode justificar pagar mais por este eixo.

fugger
19/01/2007, 10:51
Wallace

Em resumo:

Considerando todos originais, os do troller 6 furos é melhor que o troller 5 furos que é melhor que os de rural.

Na sua opinião, eixos de rural reforçados (via kits) só valem a pena pra que já possua os eixos, é isso?

E preços dos eixos por aí, vc tem idéia?

Outra dúvida que surgiu é: o conjunto coroa e pinhão, é o mesmo?
Digo, posso usar uma relação 9x53 do jeep num diferencial do Troller?

[]´s ainda sem cotação dos "reforços" dos eixos de rural

Elmer_Jeep
19/01/2007, 11:13
Fugger,

as caixas satélites são praticamente iguais, logo coroa e pião são intercambiáveis.

Wallace
19/01/2007, 18:16
Wallace

Em resumo:

Considerando todos originais, os do troller 6 furos é melhor que o troller 5 furos que é melhor que os de rural.Isso

Na sua opinião, eixos de rural reforçados (via kits) só valem a pena pra que já possua os eixos, é isso?

E preços dos eixos por aí, vc tem idéia?Ai não tem como responder, tem que perquisar e ver o que consegue de preço e mão de obra em cada caso. Mas no caso de diferença pequena ou que voce possa gastar eu optaria por eixos que ainda possam ser melhorados ou reforçados.

Outra dúvida que surgiu é: o conjunto coroa e pinhão, é o mesmo?
Digo, posso usar uma relação 9x53 do jeep num diferencial do Troller?

[]´s ainda sem cotação dos "reforços" dos eixos de ruralNào sei lhe dizer com certeza.
Mas de toda forma confirma se esse conjunto de corroa e pinhão não são menos fortes que as relações um pouco mais longas. Ou pode acabar tendo eles como ponto fraco.

leovalle
19/01/2007, 18:39
Grande Elmer

Os revendedores da Ensimec podiam dar uma força nesse orçamento, né? :concordo:

[]´s

Se já tem os eiuxos de rural, up-grade.

Se não tem, Troller 6 furos.

[]'s

Wallace
19/01/2007, 18:48
Ai não tem como responder, tem que perquisar e ver o que consegue de preço e mão de obra em cada caso. Mas no caso de diferença pequena ou que voce possa gastar eu optaria por eixos que ainda possam ser melhorados ou reforçados.Acho que não ficou claro.
Entre um de rural reforçado e um de troller original (seja 5 ou 6 furos) eu prefiro o do Troller, já que se necessário no futuro pode reforçar estes.

fugger
12/02/2007, 14:38
Meu broder, gostei da iniciativa, vamos aos novos tópicos.

E pra começar seria bom colocar aqui quanto que gasta pra fazer um upgrade com os D44 de F75

1 CARCAÇA DIANTEIRA (pelada)
4 ROLAMENTOS COROA (diant e traz)
4 ROLAMENTOS PIÃO (diant e traz)
2 COROA+PIÃO (diant e traz)
2 CAIXA SATÉLITE ou BLOQUEIO (diant e traz)
1 KIT HOMOCINÉTICAS (semis e homos)
4 ROLAMENTOS DE MUNHÃO
2 REPAROS DE VEDAÇÃO DO MUNHÃO
4 MANGAS DE EIXO (diant e traz)
8 ROLAMENTOS DE RODA (diant e traz)
4 RETENTORES DOS CUBOS (diant e traz)
4 CUBOS DE RODA (diant e traz)
1 RODA LIVRE
1 KIT FREIO A DISCO DIANTEIRO

1 CARCAÇA TRAZEIRA (pelada)
1 KIT FLUTUANTE
1 KIT FREIO A DISCO TRAZEIRO

Não sei se ta tudo aí, mas se faltar alguem completa por favor e depois comparamos o valor final com o preço de mercado de um par de eixos do Troller de preferencia 2003 em diante que já tem freio a disco nas 4, roda livre(diant) e flutuante(traz).

[]'s pensando no assunto.

Vamos lá...

Eixo traseiro apenas

1 Carcaça 250 (usada, óbvio)
1 Kit Flutuante 1.640 (garra)
1 Caixa de Satélites 250 (com rolamentos, mas usada)
1 C&P curta 350 (com rolamentos, mas usada)
1 Kit freio 800 (fórum)
Total Parcial 3.290 :shock:

Excluso mão-de-obra, lógico...

Tá faltando algo?

[]´s

Elmer_Jeep
12/02/2007, 15:37
Putz, e pro eixo trazeiro relacionei só 3 itens...Dianteiro então nem se fala...

[]'s

leovalle
12/02/2007, 16:03
Vamos lá...

Eixo traseiro apenas

1 Carcaça 250 (usada, óbvio)
1 Kit Flutuante 1.640 (garra)
1 Caixa de Satélites 250 (com rolamentos, mas usada)
1 C&P curta 350 (com rolamentos, mas usada)
1 Kit freio 800 (fórum)
Total Parcial 3.290 :shock:

Excluso mão-de-obra, lógico...

Tá faltando algo?

[]´s

Vc encontra eixos de Rural (par) que estejam com semi-eixos quebrados muito mas barato que isso aí. Sempre aparece alguém aqui vendendo por R$ 1.500,00 o par e isso é simples de entender; nõa se acha mais semi eixos de Rural pra substituir com facilidade e se achar estão usados e com fadiga. Existe novo no mercado, mas ~ço 1020 e quem já usou desses sabe que quebram ainda mais fácil que os originais.

Um kit fklutuante traseiro da ENSIMEC aço 4340(R$ 990,00) vc monta (levando em cosnideração que vai usar as peças do eixo de Rural) c/ cubos e mangas usadas, por 1.100,00

Um kit dianteiro p/ uso com homocinéticas de Toy Band, da ENSIMEC aço 4340(R$ 990,00), já vem inclusive com as buchas de RL para 30 estrias. Vc terá que comprar as homocinéticas, que estão na faixa de R$ 250,00 cada.

O que tem que levar em consideração é que já terá eixos preparados para pneus 35" com garantia de fábrica dos kits.

Eixo de Troller 5 furos (traseiro) não é flutuante e não aguenta pneus 35". Quem tem Troller sabe bem disso e já deve ter ouvido negativa da concessionária não arrumando na garantia, com quebra no uso com pneus 33", 35" então esquece.

leovalle
12/02/2007, 16:09
Só pra te dar idéia de preços, veja:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24873

Uma F-75 rodando por R$ 5.000,00, tira os eixos e depois vende a F-75 nos pedaços e paga os kits. essa era filé, aparentemente.

Essa já foi vendida, mas no ML tem uma Rural por R$ 1.500,00 sem câmbio e motor.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-53053156-rural-f-75-pick-up-ano-75-_JM

Tá vendo? :concordo:
[]'s

fugger
12/02/2007, 16:19
Vc encontra eixos de Rural (par) que estejam com semi-eixos quebrados muito mas barato que isso aí. Sempre aparece alguém aqui vendendo por R$ 1.500,00 o par e isso é simples de entender; nõa se acha mais semi eixos de Rural pra substituir com facilidade e se achar estão usados e com fadiga. Existe novo no mercado, mas ~ço 1020 e quem já usou desses sabe que quebram ainda mais fácil que os originais.

Um kit fklutuante traseiro da ENSIMEC aço 4340(R$ 990,00) vc monta (levando em cosnideração que vai usar as peças do eixo de Rural) c/ cubos e mangas usadas, por 1.100,00

Um kit dianteiro p/ uso com homocinéticas de Toy Band, da ENSIMEC aço 4340(R$ 990,00), já vem inclusive com as buchas de RL para 30 estrias. Vc terá que comprar as homocinéticas, que estão na faixa de R$ 250,00 cada.

O que tem que levar em consideração é que já terá eixos preparados para pneus 35" com garantia de fábrica dos kits.

Eixo de Troller 5 furos (traseiro) não é flutuante e não aguenta pneus 35". Quem tem Troller sabe bem disso e já deve ter ouvido negativa da concessionária não arrumando na garantia, com quebra no uso com pneus 33", 35" então esquece.

Ok Leo, valeu a contribuição :concordo:
vamos lá...

2 Eixos 1.500 (usado e com pontas de eixos descartáveis)
1 Kit flutuante 1.100 (mangas e cubos usados)
1 Kit bichacinéticas 1.000
2 Bichacinéticas 500
1 Kit Freio diant 1.100 (fórum)
1 Kit Freio tras 800 (fórum)
Total 6.000

É isso?

Os ultimos anúncios de eixos modernos (6 furos) de trolha no fórum pediam de 4.500 a 6.000... :pensativo:

[]´s

leovalle
12/02/2007, 16:34
Ok Leo, valeu a contribuição :concordo:
vamos lá...

2 Eixos 1.500 (usado e com pontas de eixos descartáveis)
1 Kit flutuante 1.100 (mangas e cubos usados)
1 Kit bichacinéticas 1.000
2 Bichacinéticas 500
1 Kit Freio diant 1.100 (fórum)
1 Kit Freio tras 800 (fórum)
Total 6.000

É isso?

Os ultimos anúncios de eixos modernos (6 furos) de trolha no fórum pediam de 4.500 a 6.000... :pensativo:

[]´s

Pesquise melhor os kits, pq encontra mais barato. Deve ficar em 5K, mas com semi-eixos mais fortes que os originais do 6 furos do Troller.

Pensa bem, em 5 minutos achei uma Rural por R$ 1.500,00. Se pesquisar acha esses eixos mais baratos ainda.

Agora se não quiser ter trabalho, compra o 6 furos do troller e quando tiver quebra troca por semis de reposição 4340 que a ENSIMEC.

Como já tinha dito, se tem os eixos de Rural é uma história, se não 6 furos Troller.

[]'s

Elmer_Jeep
12/02/2007, 17:35
Eixo de Troller 5 furos (traseiro) não é flutuante e não aguenta pneus 35". Quem tem Troller blablabla blablabla blablabla blablabla blablabla blablabla blablabla blablabla blablabla blablabla blablabla bla bla bla bla bla bla bla.

...E quem falou em troller 5 furos ???

leovalle
13/02/2007, 00:47
...E quem falou em troller 5 furos ???

Lê o tópico todo topeira da divisa :twisted:

[]'s

fugger
13/02/2007, 07:54
Leo

É essa? O eixo dianteiro é canela seca...

[]´s ainda não vendo vantagem nos eixos de rural

leovalle
13/02/2007, 08:09
Leo

É essa? O eixo dianteiro é canela seca...

[]´s ainda não vendo vantagem nos eixos de rural

Essa não é 4x4. Liga pra lojas de peças de jeep e pergunta se tem as canelas.

Aqui em BH sempre que precisei, comprei na Toca do Jipe.

[]'s

fugger
13/02/2007, 08:52
Leo

Eu sei que não é 4x4... Mas foi essa que vc achou em 5 min e postou o link aqui...

[]´s

Elmer_Jeep
13/02/2007, 09:29
Leo, essa é pra vc:

BURRRRRROOOOOOOOOOOOOOOO.

leovalle
13/02/2007, 12:11
Leo, essa é pra vc:

BURRRRRROOOOOOOOOOOOOOOO.

Vc está me magoando.

:mrgreen:

VSF, tô ajudando e ainda quer que leia o anúncio :parede:

rafaelsouza
15/02/2007, 15:34
deixa eu dar um pitaco:
uma grande vantagem do da rural é a garantia da ensimec para pneus até 35
isso ajuda viu !!!
agora deixa eu fazer uma pergunta:
troller 6 furos X band moderna
quem ganha esta parda ?

Elmer_Jeep
15/02/2007, 17:17
quem ganha esta parda ?

Já rolaram tópicos com assunto semelhante:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2971

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18029

[]'s em dúvida quanto essa disputa.

leovalle
15/02/2007, 17:17
deixa eu dar um pitaco:
uma grande vantagem do da rural é a garantia da ensimec para pneus até 35
isso ajuda viu !!!
agora deixa eu fazer uma pergunta:
quem ganha esta parda ?

Me parece que o do Troller ainda é mais forte. O Franco usa o da Band Hibrido com um Chevrolet por isso.

joão k. chikui
15/02/2007, 20:06
Pessoal
Desculpem, mas sou novo aqui no forum. Tenho acompanhado essa discussão sobre eixos de Rural up-grade X eixo de Troller(que por engano foi escrito como trolla).
Pergunto, os de rural têm as bolas deslocadas para a direita, enquanto que os de troller têm a tras. central e a dianteira do lado esquerdo, já que usa a reduzida gringa. No rockcrawling não dá diferença, mas, em trilhas com facão, as bolas esquerdas enroscam demais.
Mas, alguém tem facilidade de achar coroa/pinhão (assim como muitas outras peças) do troller?
Os eixos da Band não seriam mais indicados ? ou a bitola não dá certo?

Abraços.

leovalle
15/02/2007, 20:19
Pessoal
Desculpem, mas sou novo aqui no forum. Tenho acompanhado essa discussão sobre eixos de Rural up-grade X eixo de Troller(que por engano foi escrito como trolla).
Pergunto, os de rural têm as bolas deslocadas para a direita, enquanto que os de troller têm a tras. central e a dianteira do lado esquerdo, já que usa a reduzida gringa. No rockcrawling não dá diferença, mas, em trilhas com facão, as bolas esquerdas enroscam demais.
Mas, alguém tem facilidade de achar coroa/pinhão (assim como muitas outras peças) do troller?
Os eixos da Band não seriam mais indicados ? ou a bitola não dá certo?

Abraços.

O Troller tem alguns apelidos e Trolla é só um deles.:concordo:.
Rural 4x4 tem a bola deslocada, mas 4x2 não, é central. A questão de enroscar não entendí, pq mesmo antes de meu carro ser um RC já usava e não acontecia isso. Talvez tenha mais a ver com pneu pequeno.

Os eixos de Band são raros. Os de Troller tem piongado e usam as relações iguais a dos Willys, já que são Dana 44.

Rogério Tortato
15/02/2007, 20:52
mais um gaiato entrando na discussão.

já entro dando muitos palpites.

troca de eixos, vamos lá - acho que mais que simples opção de eixo, é de se pensar no conjunto mecanico, pois as bolas dos diferenciais da rural e do trolha não são compatíveis. então, ou troca a t-case, ou tem que inverter as bolas no torneiro.

se for montar do zero e escolher o powertrain em função dos eixos: o do troller sem dúvidas.

da band nem pensar. embora bons e robustos tem poucas opções de relação.

entro aqui com uma novidade.

que tal o do trolha da dianteira e um d-60 na traseira. sim, um eixo de silverado. acho que em ferro velho se acha a um preço razoável. tem exatamente a mesma furação (6 furos) do trolha, o que evitaria qualquer problemas com as rodas ou steps. não precisaria nunca de reforços.

só tem a questão da relação. acho que existem relações idênticas para d60 e d44, só não sei se seria fácil encontrar.

abraços.

joão k. chikui
15/02/2007, 21:20
Léo
A questão de enroscar em facão, citei pq temos colegas com Willys, band, Land e apenas 2 com Troller,e , usando pneus de mesma altura, quando os troller vão passar nos facões, sempre encontram o lado esquerdo "virgem", aí ficam com o diferencial enroscado.
Qto à relação,está difícil achar as 45:11 (originais).
Qto a usar relação 44:9 ou parecida, tem que trocar a caixa de satélites, correto?
Por ultimo, não podia dar palpite ou pedir opinião? Estranho....

Marcelo
15/02/2007, 21:37
Fugger,

Se você vai colocar os kits da Ensimec, você não precisa de um eixo completo, só a tubeira mesmo, como já falaram no tópico.

E tem outra, se você já tem os eixos Dana 44 do seu CJ, você não precisa ir atrás da C&P, tira de um e põe no outro.

Pesquisa bem e refaz as contas, pode ter certeza que vai cair bem os valores. E ainda, não esquece que mesmo o eixo do Troller vai rolamentos, retentores etc, logo, não esqueça de contabilizá-los nas suas contas, ou você vai colocar um par de eixos "novos" e não vai verificar isso?

[s]

leovalle
16/02/2007, 07:58
troca de eixos, vamos lá - acho que mais que simples opção de eixo, é de se pensar no conjunto mecanico, pois as bolas dos diferenciais da rural e do trolha não são compatíveis. então, ou troca a t-case, ou tem que inverter as bolas no torneiro.

se for montar do zero e escolher o powertrain em função dos eixos: o do troller sem dúvidas.

da band nem pensar. embora bons e robustos tem poucas opções de relação.

entro aqui com uma novidade.

que tal o do trolha da dianteira e um d-60 na traseira. sim, um eixo de silverado. acho que em ferro velho se acha a um preço razoável. tem exatamente a mesma furação (6 furos) do trolha, o que evitaria qualquer problemas com as rodas ou steps. não precisaria nunca de reforços.

só tem a questão da relação. acho que existem relações idênticas para d60 e d44, só não sei se seria fácil encontrar.

abraços.

A troca de lado da bola é um procedimento até simples. Existem relações próximas entre os D44 e os D60. Só não sei que vantagem em usar um Dana 60 com uso de pneus pequenos. Uma boa saída é comprar um D60 e trocar a bola pelo D.44. Aí sim seria bom, mas já ficou provavelmente o preço de D44 com kit reforçado, mais fraco e sem garantia.

fugger
16/02/2007, 08:42
Fugger,

Se você vai colocar os kits da Ensimec, você não precisa de um eixo completo, só a tubeira mesmo, como já falaram no tópico.

E tem outra, se você já tem os eixos Dana 44 do seu CJ, você não precisa ir atrás da C&P, tira de um e põe no outro.

Pesquisa bem e refaz as contas, pode ter certeza que vai cair bem os valores. E ainda, não esquece que mesmo o eixo do Troller vai rolamentos, retentores etc, logo, não esqueça de contabilizá-los nas suas contas, ou você vai colocar um par de eixos "novos" e não vai verificar isso?

[s]

Marcelo

Considerei os rolamentos, retentores,e etc. "em bom estado" não precisando troca-lo para não complicar as contas...

Outra... desmontar um eixo pronto pra usar algumas peças em outro, não vale a pena... é melhor vende-lo interiro... ou usar em outro projeto de CJ :)

[]´s já pensando noi que fazer com o monte de peças que estão sobrando...

Rogério Tortato
16/02/2007, 10:12
A troca de lado da bola é um procedimento até simples. Existem relações próximas entre os D44 e os D60. Só não sei que vantagem em usar um Dana 60 com uso de pneus pequenos. Uma boa saída é comprar um D60 e trocar a bola pelo D.44. Aí sim seria bom, mas já ficou provavelmente o preço de D44 com kit reforçado, mais fraco e sem garantia.

troca de lado da bola é realmente simples, mas se não for feita com muito critério, pode ficar com erro no caster. além do mais, é serviço de torneiro e vai encarecer o projeto ainda mais.

com relação ao uso de pneus grandes, pensei que fosse justamente essa a motivação para tanto reforço em eixos. ora, se for para usar os pneus normais, tipo 31 ou no máximo 33, entendo que não vale a pena investir em eixos caros. não precisa nem mesmo dos kits ensimec, o equipamento original dá conta do recado.

eixos caros e robustos valem a pena o investimento pra quem vai usar pneusões.

abraços.

leovalle
16/02/2007, 12:49
troca de lado da bola é realmente simples, mas se não for feita com muito critério, pode ficar com erro no caster. além do mais, é serviço de torneiro e vai encarecer o projeto ainda mais.

Paguei R$ 130,00 a 1 ano e 1/2. Considerando a inflação, coloquemos a 200. Meu carro não ficou com problema de cáster.

com relação ao uso de pneus grandes, pensei que fosse justamente essa a motivação para tanto reforço em eixos. ora, se for para usar os pneus normais, tipo 31 ou no máximo 33, entendo que não vale a pena investir em eixos caros. não precisa nem mesmo dos kits ensimec, o equipamento original dá conta do recado.
eixos caros e robustos valem a pena o investimento pra quem vai usar pneusões.

Discordo. Depende do uso. A maioria que faz trilha pesadas tem destruídos as pontas originais, sem falar que eixo não flutuante vai acabar dando problema.

O que vai acontecer é que daqui a pouco tá todo mundo de no mínimo 33 e querendo migrar pra 35, então faz direito pra não ter que fazer 2 vezes e gastar mais que o dobro.

Elmer_Jeep
16/02/2007, 15:00
sem contar que o problema não está relacionado apenas ao tamanho dos pneus, hoje em dia ninguém mais quer motor com menos de 100 cv ...