Ver Versão Completa : Turbo no vitara. Alguém apóia essa idéia??
Demarques Ribeiro
17/01/2007, 21:49
Pessoal tenho um vitara 97 aut. 3 p, utilizo para viagens e trilhas de vez em quando...A pergunta é: Quero ganhar um pouco mais de velocidade final...Será que vale meter um turbo?0.3, 0.4 bar????
Joao Baeta
17/01/2007, 22:26
Pessoal tenho um vitara 97 aut. 3 p, utilizo para viagens e trilhas de vez em quando...A pergunta é: Quero ganhar um pouco mais de velocidade final...Será que vale meter um turbo?0.3, 0.4 bar????
:arrow: Demarques,
Vc pensa botar o Vitara no autódromo né?
:pensativo:
Motor do vitara é 1.6 16V?
Não sei que o Vitara deve aguentar tudo isso.....
Se vc quiser correr compre o Golf GTI!!!!
Abssssssssssssssssss
Não faça isso..............
Se quiser ter um carro turbo compre um Gol, pois quando der problema no motor (e pode ter certeza que ira dar) as peças são muito mais baratas e fáceis de encontrar.
Grassmann
18/01/2007, 08:12
Ops...
Olha os conceitos aí... Utilizar turbocompressor não aumenta a velocidade final do carro não! O que é faz é forçar a entrada de ar na câmara de combustão, e com isso fazer com que o carro "suba o giro" mais rápido. Em outras palavras, pode até ficar mais rápido, mas mais veloz nunca.
Se quer mais velocidade final, troque por outro carro ou pense em gastar muuuiiiiito dinheiro trocando câmbio por um mais longo, diferencial por um mais alongado. Mas mesmo assim, vai perder rendimento... (vai ficar xoxo...)
Em suma, turbo em Vitara? Esqueça! (Já pensou em quem vai fazer seu coletor de admissão para adaptar a turbina?)
Júlio Câmara
18/01/2007, 08:31
O único com motor suzuki turbinado que vi explodiu o motor em uma trilha e voltou para casa no guincho de apoio.
Sugestão: compre uma pajerinho V6 ou Cherokee Sport e não terás mais problemas de falta de torque ou velocidade final. Claro que outros problemas o acompanharão - custo de manutenção, peso, consumo de gasolina...
ricardo sabóia
18/01/2007, 15:02
É realmente turbo é para pista.Até porquê, um vitarinha,samurai,jimny,etc... são muito curtos,leves e não tem estabilidade para um aumento considerável de velocidade, e como alguns já falaram,tubinar um motor mexe com muita coisa e com certeza a brincadeira vai ser cara,isso sem falar que pelo ano, a quilometragem já deve estar beirando 100.000 e com essa rodagem,motor nenhum tem saúde pra aguentar o desaforo de um turbocompressor,e com certeza as chances de "VOAR CACO DE MOTOR" p/ todo lado, vai ser de uns 99,999999..... %.
Abs, Ricardo.
Faz o seguinte, bote uns pneus maiores que por consequência você vai estar alterando a relação final de marchas, ficando mais longa, e portanto conseguir obter velocidades maiores.
Demarques Ribeiro
18/01/2007, 16:50
Salvem os masters e experts! Obrigado pelas dicas concordo com grande parte delas! Como eu não tinha conhecimento técnico (apenas intuitivo) resolvi lançar a pergunta!
Obrigado mais uma vez...:concordo:
Ah, não vou comprar gol gti coisa nenhuma!!!Eu gosto é de jipe!!!!!Lama!!!!Sugeira!!!!Areia!!!!!hahahahaha!! !!:twisted:
Na minha família já se passaram 2 nivas...e ag são dois vitaras!!!!Olha a evolução!!! O meu 97 aut 3p e o da minha avó...Bem mais incrementado que o meu...93 3p, calço de suspensão, protetores inferiorers, bagageiro, quebra mato...ih...a coroa tá me botando no chinelo!!!:palmas:
Abs!
samukanvas
18/01/2007, 16:51
Cara,
Turbo a 0,4 até que vai, mas vai gastar um caminhão de dinheiro.
Faz um escape e um cabeçotinho na paula e faria que é boa e um chipinho com o ponto pra esse cabeçote. Vai te dar mais final sem forçar muito o conjunto.
Abs
Demarques Ribeiro
18/01/2007, 19:36
Segue um link de um vídeo do you tube...Cara ele tá mt rápido....
Abs
http://www.youtube.com/watch?v=woZmACcpknc&mode=related&search=
ricardo sabóia
19/01/2007, 11:16
Não precisa ser turbo p/ subir essas dunas!Bastam os pneus estarem com umas 10 lbs e a peça que existe entre o banco e a direção, chamado "burrinho de direção", não estar com defeito! Tem muito nego aqui em Fortaleza, que sobe de buggy e muita gente num 4X4 não consegue subir.Andar em dunas pode parecer fácil, mas o cara tem que ter muita "manha" senão pode passar vergonha ou pior, o passeio pode ser desastroso e causar sérios acidentes, inclusive fatais.Por aqui já aconteceram vários acidentes e muita gente já se machucou seriamente e outros morreram.Compra logo o TROLLER, abre a "bomba",bota uns pneus mud 33" que você vai subir até paredes;esquece essa de turbinar um vitarinha,não vale mesmo a pena!
Abs, Ricardo.
Quer obter maior potencia de um motor?? sim.. o melhor custo x benefico é uma turbina.... pode-se facilmente arrancar 50% a mais de potencia de uma motor sem diminuir drasticamente sua vida util..
porem turbinar um vitara/samurai nao é como turbinar um Golzinho... pois p/ Gol já existem dezenas de kits turbo prontinho, varios preparadores experientes em AP etc...
no caso de tubinar um vitara prepara-se p/ mandar fazer varias pecas sob medida, como coletor de escape, flanges, etc... e isso custa $$$$$ sem falar que os mecanicos nao tem experiencia sobre esse motor e sua injecao eletronica, entao por melhor que o mecanico seja, ele vai bater-cabeca até conseguir acertar tudo redondinho e dai tome $$$$$ na mao de obra...
e outro.. turbinar um motor para apenas 0,3~0,4 BAR nao vale a pena o investimento, vc vai gastar na no minimo uns 2.500,00 no kit turbo p/ com essa pressao arrancar no muito uns 20~30% a mais de potencia...
um motor turbinado, só fica interessante a apartir dos 0,6~0,8 BAR...
e como o Ricardo lembrou.. a maioria da suzukada hoje já esta na casa dos 100.000km rodados,,, turbinar um motor com essa kilometragem é retifica em pouco tempo...
na boa... se vc quer um motor mais potente no seu vitara, faz o seguinte... compra um AP1.8 ou 2.0 MI e coloca nele... e se o seu original ainda estiver bom, vc consegue vender e amortizar no minimo a metade do custo de se colocar um AP.... se ainda assim estiver achado um AP2.0 fraco, socar um turbininha c/ 0,8kg nele é coisa simples... mas ai, lembre-se de SEMPRE andar com uma vassoura e pá de lixo dentro do carro.......... p/ catar os pedacos de engrenagem da trasmissao que vao cair na primeira "carcada" no acelerador...hihihihihii
João Gabriel
18/06/2008, 13:00
Meu amigo,Compre um Troller
hoje em dia vc axa por 27/28 mil senão por menos!
Falooooow
Joao... me traga um troller que preste por esse preco que eu compro !!!
T+
MARCELO VITARA SUBMARINO
18/06/2008, 14:03
Joao... me traga um troller que preste por esse preco que eu compro !!!
T+
Nestas condições, o segundo é meu, mas o Fabil que vai avalia-lo. ehehehehehe
leo cabral
18/06/2008, 14:07
Encontrar , até encontra ...
Mas vai ser oTroller RF tubular da primeira leva de produção, com um verdadeiro mix de peças dos mais variados fabricantes incluindo: caloi , fiat , dodge , VW e se duvidar Arno e Wallita.:putz:
Ou seja, você estará comprando mais um protótipo que um carro de verdade.:rolleyes:
Onde moro aparece muito nesse preço mesmo, mas quem compra já sabe que vai ter que nacionalizar o sistema de transmissão e refazer varias outras coisas.:parede:
Alfredo Stavale
18/06/2008, 14:33
bota 2.0 bar no vitara que vai andar direitinho...ou Bote um cilindro de gnv gigante, mas com oxido nitroso!
brincadeira cara!! esquece isso e anda devagar mesmo.
Bruno Maia
18/06/2008, 14:51
Pessoal,
Aproveitando o tema, gostaria de saber qual seria a solução para melhorar o torque do vitara. Acho ele meio lento para subir alguns morros na estrada e também em algumas ultrapassagens. já vi que turbo não dá.
Eu estava com esse problema no feroza 1.6 16v
Depois de muito pesquisar, resolvi colocar um AP 1.8 Mi completo.
Estou na fase final da adaptação, e muito animado com os resultados obtidos até agora.
O motor do meu Feroza estava bom, então amortizei uma boa parte do investimento.
Motor AP tem muito mais força que o nosso e a manutenção é infinitamente mais barata.
boa sorte!
Pablo Toledo
18/06/2008, 18:14
Pessoal,
Aproveitando o tema, gostaria de saber qual seria a solução para melhorar o torque do vitara. Acho ele meio lento para subir alguns morros na estrada e também em algumas ultrapassagens. já vi que turbo não dá.
Bruno;
Uma dica, aproveitando o dólar baratin baratin, seria utilizar o comando de válvulas da Calmini.
Não conheço quem o utilize, mas a Calmini propagandeia um ganho de torque entre 2200 - 5500rpm.
[]s
sylvioks
18/06/2008, 18:17
amigo, em suma vc pode turbinar qualquer motor de combustao interna, o que se tem de perguntar é, quanto quero gastar, quanto quero andar, e quem vai fazer a adaptaçao.
quebras podem acontecer, mas um motor bem afinado, e sem exageros pode incrementar um pouco o seu suzuki.... turbinando, vc deveria mecher em relaço de diferencial.. p o carro ficar mais longo e poder aproveitar o incremento de torque.
penso que querendo fazer isso, deveria usar uma turbina bem pequena, apenas p eincrementar torque a partid de uns 1800 giros, e turbina valvulada, p evitar ecessos de pressao e consequentemente muita quebra. pelo contrario do que a maiorioa pensa, é possivel se fazer um motor confiavel e com uma pegada melhor usando turbina.
proucure um bom preparador e ele dirá o rumo a ser tomado em seu carro. lembrando que turbinar um motor n consiste apenas em pendurar uma tubina do lado de fora.
sucesso
Bruno Maia
18/06/2008, 18:27
Márcio,
Poderia me dizer o valor de cada negociação feita na troca? Agradeço.
Eu estava com esse problema no feroza 1.6 16v
Depois de muito pesquisar, resolvi colocar um AP 1.8 Mi completo.
Estou na fase final da adaptação, e muito animado com os resultados obtidos até agora.
O motor do meu Feroza estava bom, então amortizei uma boa parte do investimento.
Motor AP tem muito mais força que o nosso e a manutenção é infinitamente mais barata.
boa sorte!
Bruno Maia
18/06/2008, 18:31
Pablo,
Fico na dúvida se realmente é confiável. Seria interessante alguém que usa dar seu depoimento. Agradeço a resposta.
Bruno;
Uma dica, aproveitando o dólar baratin baratin, seria utilizar o comando de válvulas da Calmini.
Não conheço quem o utilize, mas a Calmini propagandeia um ganho de torque entre 2200 - 5500rpm.
[]s
Leandro Desbesel
19/06/2008, 09:28
Meu caro amigo, turbo é bucha!!! Tive um gol de rua e usava em arrancada, vendi e comprei o samurai!!!! Seguinte, tinha um motor ap no meu, o que é beeeeeeeeem mais fácil de conseguir peças e etc... e já assim gastava um horror de grana em cima, pra deixar sempre acertadinho quando não quebrava alguma coisa, ou seja é manutenção constante. Agora tu já pensou no teu vitara?? Onde vai conseguir peças, coletor de admissão, coletor de escape, vai ter que fazer toda a adaptação de tubos ( vendo em questão que não há kit turbo pronto pra vitara ), embreagem de cerâmica ( pois senão vai 1 por semana ), e também há o caso que se você quiser um perfeito conjunto de turbina/motor/injeção vai ter que comprar uma FUEL TECH ou algo parecido que com menos de 800 conto não compra.... Além se tudo, caso haja alguma quebra, vai ter q ir à cata de peças de vitara, não tenho noção de preço, mas vai mais grana!!!!
Não sei se ainda te convenci!!! Mas se quiser te mostro alguns VALORES q tu vai ficar arrepiado!!! hehehe
Um grande abraço e espero ter te ajudado a NÃO COLOCAR TURBINA !!!:discordo:
cada caso é um caso... tenho uma saveiro 2002 turbinada a exatamente 5mil rodados ( só esperei a garantia de 1 ano da fabrica vencer) e turbinei... já faz 5 anos e hj ela tá com 40 mil km rodados e NUNCA tive o menor problema por causa do turbo...
a questao do turbo é ser bem montado, acertado e respeitando os limites de cada motor... sempre rodei no alcool e com 0,8kg de pressao ( num motor todo original mais de 1kg quebra mesmo).... nao tenho absolutamente nada a reclamar da turbina, tanto que um ideia minha é colocar supercheger de fiesta no meu samurai... nao tenho pressa, mais um dia o farei...
o maior problema de motores turbo adaptados é neguim achar que pode socar 2kg de pressao num motor original, dai comeca a invetar firula demais, trocar de centralina de injecao, 200 bicos auxiliares, 4 bombas em serie, ficar 100% do tempo moendo do motor, dai meu amigo.. quebra MESMO!!! $$$$$$$$
motor sobre-alimentado é o que há....
T+
EmersonDias
25/10/2008, 21:14
Dei uma lida neste tópico porque passou-me pela cabeça colocar um turbo no vitara. Li as opiniões dos amigos, e concordo que existem complicações diversas.
Quando me ocorreu na cabeça de turbinar o vitara, jamais pensei em fazê-lo com o fim mostrado pelo amigo que criou o tópico, ou seja, andar rápido no asfalto. Não turbinei o carro, mas, como disse, já pensei nisso.
Mas com esse fim:
http://www.youtube.com/watch?v=Ww1ufcTabtA
http://www.youtube.com/watch?v=KxsFMO8ac_s
4X2!! :dance::palmas:
http://www.youtube.com/watch?v=6mfivywcxi0
KKKK! Muito Forte!
É claro que o vídeo eh gringo. Que lá eh outra coisa. Mas convenhamos, o vitarinha ficou loko neh.
Abraço, galera.
Alexandre X
25/10/2008, 22:15
Eu penso em turbinar o motor de S10 2.2 do meu Samurai, será que o cambio automatico TH180 aguenta?
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