PDA

Ver Versão Completa : Gaiola com motor VW, melhor traseiro ou central?



Paulo_Marcelo
17/01/2007, 19:00
Olá pessoal, nunca mais andei por aqui...

Ano passado foi muito apertado, não tive tempo de pensar em minha gaiola...

Voltei a pensar em construi-la, mas sempre paro quando penso em aonde começar a construir.

Bom, tava pesquisando pela net, e vi que 100% das gaiolas com motor vw no brasil, e uns 90% no exterior usam o motor montando em sua forma original, na traseira da gaiola, jogando o peso quase todo pra quele eixo.

Por que essa preferência??

ed_flk
17/01/2007, 19:25
Acho que é devido a facilidade de construção, pois como ja esta no local original nao se tem trabalho com adaptações, suportes, etc...
No entanto o motor montado invertido ajudaria na distribuição de peso.

murilloaquino
18/01/2007, 00:12
COm a traçao traseira e o maior peso naquele eixo, favorece a adrencia dos pneus tambem...

Paulo_Marcelo
18/01/2007, 08:48
Mas aí acaba ficando pouco aderência no eixo dianteiro, não??

Marcelo A. Marchiodi
18/01/2007, 12:05
Faltar aderência na frente aí depende da distância entre-eixos por exemplo, uma gaiola montada com motor invertido seria muito boa pra correr, como essa da foto, a estabilidade seria algo perto do excelente!
Mas dá bem mais trabalho pra fazer né!
Essa da foto estava a venda no Mercado Livre um tempo atrás, o cara queria 10000 reais nela, não achei caro pois conversei com o cara que fez e ele era americano e participava de corridas no deserto por lá (Baja 1000) por 15 anos, como ele mora no Brasil agora resolveu fazer uma só por diversão, mas acho que nem conseguiu vender!

Mas sem dúvidas que o motor no mei odo carro aumentaria muito a estabilidade! Imagina saltar com um carro desses!8-)

andre veiga
19/01/2007, 14:38
Oi

Eu tenho uma gaiola como a da foto, estou colocando freio a disco na traseira dela e neste fim de semana devo terminar - ou quase...

Tenho um motor ap e estou pensando em colocar nela, mas transversal, com a caixa do pointer/logos.
O conjunto ficaria na posição onde está o tanque de gasolina, ou seja, transversal e entre eiixos!

Deve ficar iunteressante, pois esta caixa é normalmente mto reduzida para o carro normal, e teria provavelmente uma p... estabilidade em curvas.

Como uso a gaiola mais em trilhas não tenho certeza de seu desempenho...
Alguém conhece alguma com essa configuração de mtr e cx?

T+ André

ROGERIO SILVEIRA
12/10/2009, 14:05
caro marcelo. eu comprei essa gaiola ai da foto do americano chamado miguel,ele e um canhão boa demais,ta com mecanica a ar ainda mais ja estou com um ap 2.0 na garagem pra ela.abraços.

leobnaval
12/10/2009, 22:37
Mas aí acaba ficando pouco aderência no eixo dianteiro, não??

Depende do projeto e construção da gaiola como o Marcelo disse com entre eixos grande melhora a aderencia e estabilidade...

Tenho minha opinião gaiola pra trilha é bem diferente de gaiola para corridas ou essas americanas porque lá o pessoal usa gaiola em desertos, estradões, saltos, etc. estas gaiolas possuem entre-eixos grandes e distribuição de peso entre os eixos mais equilibradas (entenda como motor central)
Já aqui no Brasil a grande maioria usa as gaiolas pra trilha e o que já fazia suscesso nos fuscas, brasilias e kombis ficou ainda melhor com o entre-eixos curto, redução de peso, chassi tubolar, pneus adequados e bloqueios. Dois motivos fazem as gaiolas aqui terem o motor traseiro (original vw ar) a maior concentração de peso na tras. (o que garante maior peso no eixo motriz ou seja tem-se um comportamento ótimo em solos de baixa aderência) e a facilidade de construção.

Quanto a aderência do eixo dianteiro é uma questão de saber fazer um acerto de acordo com a dirigibilidade desejada se está com pouca aderência na diant. passa a bateria para frente, se mesmo assim não resolver mude o estepe de lugar e/ou faça um para choque diant. em chapa grossa. Dificilmente a gaiola terá pouca aderência na diant. com essa distribuição de peso.

Abraços, Leo

alex vitor abrahao
27/10/2009, 18:12
olá pra todos da comunidade,venho aqui para pegar informaçoes sobre tubos resistentes para confecçao de um kart cross sobre um shassi de fusca com motor 1300 e qual a medida. ficarei muito grato e um abraçao pra todos.

leobnaval
28/10/2009, 12:46
Depende do desenho da estrutura de sua gaiola, a maioria usa tubo de uma polegada e meia na parede de 2,25 mm, usa-se várias barras de 6 metros.