Ver Versão Completa : Assoalho, manta asfáltica, ferrugem silenciosa!
Rones Jr
17/01/2007, 08:52
O relato segue como alerta para os colegas.
No findi passado resolvi instalar um isolante térmico que ganhei de um colega gerente de uma loja de refratários. Era o resto de um grande lote e seria jogado fora. Era pouquíssimo para o comprador e suficiente para mim.
Paguei 30 contos para um capoteiro desmontar o forro e retirar todas as laterais, bancos e acabamentos e depois remontar...é claro!
Ao estudar o assoalho do carro reparei uma coisa que julgava extinto do meu carro: manta asfáltica. Eu havia pedido para retirar, mas o mágico da pintura que fez meu Niva parece ter esquecido e mandou brasa.
Pior, que já viu sabe que o assoalho do Niva possui pequenos rasgos em forma de triangulo que podem ser rebatidos para escoar água. Mas, deveriam ser voltados à posição original....e os meus não foram.
Resultado: ao começar a mexer, reparei que algumas partes da manta estavam estufadas...não me contentei e retirei um pedaço em forma de circulo (usei uma serra copo) e tomei um susto com a umidade e com a ferrugem que se aproveitava.
Então comecei a retirar toda forração...a manta saia aos pedaços...e cada vez me assustava mais....mais umidade e mais ferrugem. Com os triângulos abertos a água entrava por ali e depois a água ficava por ali, presa entre a manta e a lata, tranqüila e calma para agir enquanto eu curtia o brilho da pintura.
Eu iria retirar só a manta da parte da frente...motorista e carona. Mas, resolvi retirar tudo. A pior parte era a do carona...já tive que mandar refazer uma parte no lanterneiro.
Limpei, lixei onde pude e passei um material anti oxidante. Passei e deixei de um dia para o outro. Onde estava enferrujado ficou uma camada preta, que ao raspar voltava para a cor da lata original, apesar de ainda poroso.
Devo terminar de limpar e vou lixar, com máquina e escova de aço, antes de pintar com zarcão ou tinta de navio...se eu achar.
Fica o alerta e aceito sugestões dos colegas.
fabioaguilera
17/01/2007, 09:11
Rones
No início da época de chuvas, no primeiro pé d'água que encarei o russo, o assoalho do motorista virou uma banheira. Drenos entupidos na soleira da porta causaram um verdadeiro dilúvio. A manta virou uma sopa apodrecida, fedorenta que saia aos pedaços tb.
Todos os tais triângulos estavam dobrados como, imagino, devam ficar mesmo.
Desentupi e limpei os drenos, enfiei o bico da Wap nos orifícios da soleira e removi o máximo de sujeira que pude deste modo.
Lavei bem o assoalho com uma escova plástica, não deixei qualquer resíduo. Não encontrei oxidação alguma, assim sendo só apliquei um produto "lustra-móveis" pra eliminar o cheiro de cachorro morto.
Acho que o melhor esquema pro Niva é remover toda esta manta, sem exceção, e aplicar algo removível depois tal como um carpete moldaldo. Qdo molhar, remove deixa no sol secando e já era.
Se for encarar uma lama, já deixa o carpete e casa e vai só na lata com os tapetes de borracha.
Esse é meu plano.
Rones
Eu tambem estou fazendo este trabalho sujo,para depois entregar ao pintor.
Raspei todo o assoalho,limpei com gasolina ,ficou brilhando e ferrugem.Passei ferrox,ficou preto,lixei de novo ,passei ferrox de novo e passei umas 4 camadas de massa batida de pedra.Por cima disto estou colocando manta betuminosa e depois vao as borrachas da Borcol.
Estou lixando todos os pontos de ferrugem,tem muito embaixo do frizo da calha,alguns lugares da porta,interno e externo.
Algumas fotos do assoalho.
É um trabalho duro,mas estou fazendo devagarzinho.
Os frizos ja lixei e ja pintei de preto fosco.
emtsuhako
17/01/2007, 09:31
Camaradas, eu sempre fui contra o uso de manta asfáltica (aluminizada ou não) no assoalho do carro... mas se for usar, recomendo que não seja "colada" no assoalho...
Qdo reformei meu Niva por dentro, retirei toda aquela manta original, raspei o assoalho, usei anti-ferugem, lixei, raspei novamente, lixei e, por fim, apliquei emborrachador (não usar aquele a base de água)... no lugar da manta original, usei feltro com um dos lados com piche... mais tarde, qdo instalar os bancos novos, vou mandar acarpetar e fazer um tapete de borracha na medida certa do assoalho... só com isso isola bem o ruído e o calor.
Qto aos drenos, pretendo, qdo fizer a funilaria, adaptar alguma espécie de tampa rosqueável para, caso entre água no interior, drenar água. Esse dreno irá inclusive no local onde se localiza o tanque de combustível e próximo aos pára-lamas (nesse local costuma acumular água).
Rones Jr
17/01/2007, 09:42
Fabio,
vc entende que os triangulos devem ficar abertos ou fechados?
Rones Jr
17/01/2007, 09:48
Edson e Peter,
resumindo: raspar, antiferrugem, raspar, antiferrugem, tinta ou pedra batida. Esse é a sequência?
Posso raspar/lixar com lixadeira de maquina de furar?
To puto....rsss, mas ao menos descobri que o grande foco de calor fica no túnel pelo lado direito....acho q é por onde passa o escapamento...vou me concentrar ali.
No aguardo,
Rones
Mais fotos....
Esses residuos da manta ,podem ser limpos com gasolina.
Usei lixa,lixadeira com escova de aço,espatula,formão,etc
Tambem fiz um concerto com fibra de vidro.
Alguem disse no forum:começa mexer com fibra ,acaba gostando.Gostei ,ja fiz aquelas peças por dentro da caixa de roda(em forma de triangulo) em fibra,por que as minhas ja estavam sendo corroidas.
Ate peças para minha mulher ja fiz,e gostou.Ou seja o Niva serve para aprender outras coisas,pior, depois de velho.
Amigo Rones,
comprei meu Niva em e fiz um puta trabalho no assoalho:
*Desmontei absolutamente tudo ( bancos, acabamentos, laterais,etc)
*Raspei o assoalho para tirar as mantas originais e os ferrugens.
*Levei o carro no lava-rápido e mandei tacar solopan e metazil em todo
o interir...rsrs saiu sujeira pra caramba.
*Deixei o carro no sol uns 3 dias...igual um jacarézão.
*Compre umas escovas de aço daquelas que coloca na furadeira e lixei tudo,
absolutamente tudo.
*Passei o aspirador de pó para tirar os resíduos, apliquei ferrox e deixei agir!
*Depois de seco lixei tudo novamente e passei mais uma de ferrox...
*Deixei secar novamente e fiz tudo de novo, no total de 3 etapas.
*Lixei a ultima demão e aspirei para tirar todas as impurezas.
*Comprei aqui em Campinas um fundo zincado (homologado pela Pétrobras) que é ultilizado em plataformas e embacações....emprestei um compressor e pintei toda a parte inferior do Niva.....apliquei 2 demãos desse tal " fundo".
*Impressionante, ficou zeroooooo!
*Não satisfeito comprei 2 latas de emborrachador Max Rubber e um rolinho para textura....e apliquei em todo assoalho um total de 2 demãos...ficou mjuito bom!!!
*Comprei nessas casas de tapeceiros uns feltros grossos tipo um cobertor de cachorro...rsrsrs recortei em partes e revesti todo o assoalho e montei os acabamentos e por ultimo coloquei os tapetes de borracha.
Rones o resultado foi EXCELENTE!
Quanto ao emborrachador não tem nada haver se for a base de água ou solvente...depois da cura performace deles é exatamente a mesma,
e o a base d'agua é na minha opinião é melhor pois se sujar as mãos é só lavar com agua sabão....
Espero ter ajudado.
Rones Jr
17/01/2007, 10:32
Pereira,
obrigado pelas dicas. Vou procurar estes fundos zincados por aqui. Por enquanto oq achei foi um tinta para aplicação em embarcações....vou usar a lixadeira e escovas de aço na máquina de furar...deve adiantar o processo!
Realmente...em se tratando de Niva...se quer bem feito....faça vc mesmo!
emtsuhako
17/01/2007, 11:21
Rones, se vc quer um serviço perfeito, desmonte todo o interior do Niva, inclusive tirando os painéis, o forro, o tanque... tudo mesmo!!!
Feito isso, tire a manta antiga pra fora... em alguns pontos do assoalho vc encontra uma camada de piche, muito parecida com manta asfáltica... essa camada vc começa raspando com uma espátula... feito isso, raspe com palha de aço embebida em thinner ou gasolina para retirar os resíduos que ficaram... estando livre de qq resíduos, lixe o assoalho (eu usei lixa comum mesmo)... limpe novamente com thinner ou gasolina e aplique Ferrox ou afim... lixe novamente e mais uma vez limpe com thinner ou gasolina... aplique uma tinta anti-oxidante (tinta de fundo)... aí é só aplicar bate-pedra ou emborrachador... eu apliquei somente o emborrachador, pois acho mais fácil de remover caso comece a apresentar pontos de ferrugem por erro de execução (erro meu... rsrsrs). Por fim, leve numa tapeçaria para revestir com o feltro com piche, inclusive na parede corta-fogo, do lado do painel... o feltro vc tb deve colocar na caixa de rodas traseiras, no assoalho do porta-malas e nas laterais (colado junto com o acabamento). Em relação ao escapamento, faça um defletor de calor com uma chapa de alumínio, igual aos dos carros modernos... se vc fizer ao longo do escapamento, inclusive no silenciador que fica logo abaixo do porta-malas, seu Niva nunca mais vai virar uma fornalha... no teto tb é bom revestir com feltro com piche, pois aquela manta que parece lã de vidro se esfarela muito fácil com o tempo. Para finalizar, se vc quiser, dê acabamento com carpete e faça tapetes de borracha na medida exata do assoalho... é só comprar uma manta de borracha natural, de uns 2mm... as bordas do tapete, para ficar como serviço de profissional, vc pode colar cantoneira de borracha.
Pereira, na lista dos Camaradas do Niva um dos camaradas disse que o emborrachador a base de água, memso qdo seco, tem tendência a esfarelar caso pegue umidade... confere???
emtsuhako
17/01/2007, 11:32
Rones, se vc desmontar seu Niva por dentro, como sugestão, vc pode aproveitar e passar um conduíte pela caixa de ar (direita e esquerda) e da caixa de ar pela lateral oca dos fundos... aí vc passa o chicote por esse conduíte, inclusive fios dos altos-falantes traseiros... eu passei até o fio do PX pela caixa de ar... para facilitar o serviço é bom vc dispor de um fio-guia de nylon ou aço. Fiz tudo isso pq o chicote do meu Niva ficava toscamente apoiado no assoalho, sujeito a pisoteio e quebra de fios... Ah, não sei se adianta, mas eu peguei o pulverizador (agrícola) do meu pai e pulverizei o interior da caixa de ar e tudo o que era oco com Ferrox... hehehe!!! Antes de fazer isso, eu fiz que nem o Pereira, taquei água no carro para tirar toda sujeira e olha que saiu barro, de todas as cores (vermelho, preto, marrom, etc) pra caramba, principalmente nas caixas de rodas traseiras...
Algo parecido com a sugestão do Edson.,....l
Tambem fiz um concerto com fibra de vidro.
.
Desculpem a minha falha....
emtsuhako
17/01/2007, 12:11
Peter, ficou praticamente igual ao seu... a única diferença é que passei conduíte de ponta a ponta... na sua foto da caixa de roda, percebi que seu chicote está apoiado na própria caixa de rodas... eu passei esse chicote, por conduíte, no oco da lateral. O chicote que sai da coluna traseira esquerda e vai num furo da tampa do porta-malas eu tb coloquei em conduíte... a noite posto fotos da brincadeira...
Peter e Edson,
meu carro ficou igual aos de vocês,
coloquei também todo o chicote em conduites...ficaram show de bola....
Como sou encanado,
e o niva só de fechar o tempo já começa a enferrujar...comprei um produto da Texaco chamado Anti-Ruste
(a Brascola tem um similar chamado Komaterm)
eu já usei os dois e são ótimos...no Niva foi o Anti-ruste,
peguei um compressor com aqueles bicos de lava-jato e apliquei nas caixas de ar, dentro das portas, ali embaixo do bocal do tanque, apliquei também nas caixas de rodas dianteiras (tem que tirar aquelas proteções).....
enfim ficou zerado...
Não satisfeito ainda eu comprei aquele Módulo da OXFREE.
Rones Jr
17/01/2007, 15:30
Q vc achou deste módulo? Parecer que saiu na 4 rodas uma reportagem sobre assunto.
No aguardo,
Rones
Gustavo Niva
17/01/2007, 18:16
Tá aí a matéria... :)
Demarques Ribeiro
17/01/2007, 21:31
Bom pessoal,
como podem ver todos fizeram os serviços bem semelhantes...Alguns usaram a manta aluminizada, outros a com asfalto...
Eu na minha humilde opinião preferia a com asfalto, ficou muito bom...depois coloquei os tapetes de alumínio...ficou irado...
Ah, sobre as aberturas (triângulos), eu fechei tudo!Eu digo, fechei mesmo...Com selicone, assim, se eu precisasse tirar água de dentro era só tirar que saía fácil!
Seguem as fotos!
Abs
emtsuhako
17/01/2007, 21:36
Vai foto do conduíte que utilizei... esse é o chicote que liga o limpador do vidro traseiro, do brake-light, do desembaçador e mais alguma coisa, acho... originalmente esse chicote vinha enfaixado em fita isolante e, na minha opinião, parecia gambiarra...
Gustavo Niva
17/01/2007, 22:04
Camaradas,
foi mal, mas só agora vi que não dá pra ler a imagem do oxfree que mandei... Nesse link tá num tamanho bom: http://img180.imageshack.us/img180/8051/oxfree4rodasdesetembrodjr3.jpg
OBS: Esse é o melhor tópico daqui do fórum em muito tempo, por favor continuem postando o que fizeram, com fotos e detalhes, pois assim que eu tiver uma grana e tempo sobrando vou fazer isso...
Dieselboy
17/01/2007, 22:17
Pessoal
Lembrei das aulas de química nas quais um professor mencionou que utilizavam um metal de sacrifício (placas de magnésio) em tanques de subterrâneos dos postos de combustível para que o mesmo "enferrujasse" antes do material que desejava-se proteger, ou seja os tanques de ferro.
Alguém saberia dizer se este procedimento ainda é utilizado? Seria viável elaborar e/ou adaptar este método para diminuir o processo oxidativo na lataria dos automóveis? :pensativo:
Cavalcante
18/01/2007, 06:57
Que eu saiba o anodo de sacrifício ainda é bastante usado em barcos. Em carros eu nunca vi. Não sei se funciona ou não, porque em carros a corrosão se dá de forma muito mais lenta...
lmazzucatto
18/01/2007, 07:09
O meu niva já passou por tudo isso a pelo menos 9 meses....
Agora chegou a vez de desmontar tudo denovo e dar uma limpada geral.
Quer ver se por baixo de alguma sujeira se esconde algum ponto de ferrugem...
To pensando em:
1- desmontar tudo
2- limpar
3- fechar as aberturas no assoalho com silicone
Ainda:
Me incomoda muito olhar pro chão do niva e ver a cor dele. Estou pensando em comprar borracha ( semelhante ao tapete de borracha que uso mas é pequeno ) e fazer o assoalho. Não vou colar nada, mas vou fazer se encaixar sob as partes de plastico do niva.
A consideração que faço é a seguinte:
Depois que raspei o assoalho, apliquei o selante e pintei da cor do carro senti que ele ficou mais vulnerável. Claro que agora eu vejo com meus proprios olhos o que esta acontecendo com ele ao invés de ser surpreendido pela ferrugem debaixo da manta original.
A dica é: assim que voces fizerem o trabalho no assoalho, tentem de alguma forma protege-lo com a borracha, até para ficar mais bonito tambem.
DEvo começar isso neste fds e terminar no próximo.
Assim que tiver fotos posto para voces verem.
Abraços
Rones Jr
05/02/2007, 22:43
Pessoal,
acabei a reforma do assoalho, no fim e resumidamente seguem os fatos:
1 - retirada do assoalho para forração termo acústica;
2 - constatação que havia ferrugem por baixo da manta asfáltica original;
3 - retirada da manta e constatação que a parada era pior que pensava;
4 - tasquei ferrolin e deixei de molho uns 2 dias;
5 - levei ao lanterneiro que fechou as corrosões (sim, já havia furos em alguns pontos (3) e algumas partes bem frágeis.
5.1 - pedi para que o lanterneiro lixasse todo o fundo com lixadeira e escova de aço, além de fecha aqueles malditos triangulos abertos por onde a água infiltrava (não sei mesmo a função daquilo, já que há pontos de escoamento)
6 - uma vez lixado, taquei mais uma camada de ferrolin, por 24h;
7 - limpei o ferrolin com thinner e aspirei o fundo;
8 - descobri um spray de galvanização, não resisti e comprei dois tubos. Usei e deixei descansando por 24h. 1,5 tubos dá para os 4 assoalhos.
9 - galvanizado e bunitinho, aspirei e liguei para um amigo do Porto, que me indicou uma tinta de navio, chamada Intertuf.
10 - comprei a danada e taquei no fundo, como não sabia o rendimento perdi uns 400 ml, já que sobrou e é catalisada...e nem o portão da sogra precisava ser pintado...pronto!!!
Terminado esta parte, voltei ao projeto original: termo acústica.
1 - um amigo de uma siderúrgica, me arranjou um feltro de lã vidro e cerâmica, auto adesivo, segundo a especificação do cabloco...segura até 800º, era sobra para eles e suficiente para mim.
2 - descobri ao andar umas 3 semanas sem forração e com só um banco no carro que os principais pontos de calor do Niva são: tunel da caixa, toda lateral direita ao tunel até atrás, perto do banco traseiro e corta fogo também do lado direito, parece que foi feito para esquentar. Sem forração chegou aos 68 graus lado direito do túnel perto da caixa.
3 - Me dediquei a estes pontos, forrando todo túnel da caixa, lados direito, esquerdo e superior, usando praticamente uma peça única, já que era auto adesiva.
4 - Forrei a parede corta fogo lado direito e todo o fundo lado direito. Forrei o corta fogo lado motorista e até a metade o fundo esquerdo.
5 - As sobras forrei por baixo do carro, lado de fora, colando inclusive no abafador.
6 - não tive mais saco e deixei a forração acústica para o capoteiro e dei mais 35 pilas. Forrou as todo o corta fogo, caixa e fundos dianteiros com feltro de 15mm, as latereis de plásticos usamos espumas acústicas anti chamas.
7 - forraria o capout, mas jeepeiros me desaconselharam e não queria mais problemas.
Resultados:
1 - Com vidros fechados, não ouço nem mais os pneus quando ando em paralelepipedos.
2 - No fundo ouço a acelaração do motor chegando ao fim do giro;
3 - após 30 km, assim como a medição sem forro, medimos a temperatura e deu exatamente como a temperatura exterior.
4 - o ar, continua gelando, mesmo com o carro já andando por tempos. Antes saia de casa gelando....chegava no serviço suando!
Observações:
1 - Ao tapar os triangulos, tanto acústica, quanto calor amenizaram, este último caiu apenas 1 grau.
2 - Há no espaço das alavancas de marcha um vão considerável que só de tapar de espuma diminuiu muito o som da caixa.
3 - O Niva foi feito mesmo para esquentar....como já disse antes na Sibéria isso deve ser um predicado!!
4 - a cereja do bolo vai ser encapar o coletor de escape com fita de amianto...aí esfria tudo, inclusive a bobina e o ar que vai pro carbura!
5 - Quando sobrar grana e tempo, vou mandar pintar o fundo, pelo lado de fora, com a tinta de navio que sobrou.
6 - Valeu a pena o perrengue, mas desta vez cansei!!!
P/S - tirei fotos de tudo...mas acho q minha máquina foi pro saco...tá na oficina, se der jeito...posto as fotos.
Rones Jr
05/02/2007, 22:51
Agora os custos:
1 - manta termíca: R$ 0,00
2 - Manta acústica: R$ 80,00 (2 TIRAS DE 2 X 1 M)
3 - Tinta de navio e catalisador: R$120,00
4 - Ferrolin: R$ 35,00 (2 tubos)
5 - Spray Galvanização: R$ 74,00 (2 tubos)
6 - MOB lanternagem: R$ 80,00
7 - MOB capoteiro: R$ 80,00 (desmontagem, acústica e remontagem)
8 - Espuma acústica: R$ 40,00 (mas sobrou muito)
O farois Hella e bagageiro vão esperar por muito tempo agora!!
emtsuhako
06/02/2007, 07:43
Rones, qual(is) seria(m) o(s) problema(s) em forrar o capô???
Rones Jr
06/02/2007, 08:28
Segundo os universitários:
1 - o calor ficaria retido no cofre, concentrando o calor naquela região....e aumentando a possibilidade de dissipação via parede corta fogo para dentro do carro;
2 - o mesmo problema acima, só que agravamento da maior aquecimento de bobina (que já aquece pois está na reta do coletor, assim como o ar admitido pelo carbura, que deveria estar é frio, mas estará mais quente)
3 - Com o calor, a possibilidade de começar a soltar tudo e cair capout abaixo é grande...
Bem, vou andar um tempo sem. Se a acústica ficar boa não mexo. De qualquer forma vou providenciar a fita de amianto pra encapar o coletor, tem na guarra 4x4 e se o calor for embora mesmo, eu taco o feltro no capout.
Rones, qual(is) seria(m) o(s) problema(s) em forrar o capô???
emtsuhako
06/02/2007, 10:37
Rones, blz?
Vamos ver se consigo bolar alguma solução para as questões levantadas pelos universitários...
1. para a parede corta-fogo, só uma solução: colocar manta aluminizada, mas para isso terá que tirar o motor. Para a concentração de calor no cofre, pode se colocar aquelas grade de ventilação de caminhão, mas é preciso furar o capô... outra solução é colocar um exaustor para aspirar o calor para jogar ar frio dentro do cofre;
2. para a bobina, só direcionando o ar frio direto a ela... duas soluções: a primeira é instalar um exaustor que direcione o ar frio para a ponteira do filtro e para a bobina... a segunda é aproveitar o fluxo de ar qdo o carro está em movimento, direcionado esse fluxo diretamente a ponteira, depois para a bobina, para em seguinda o fluxo ser jogado para baixo (com isso evita-se que o ar quente do escape suba até a bobina)... é possível maximizar esse fluxo construindo defletores de alumínio ou aço;
3. para não descolar é só comprar barras de ferro maleável de uns 1cm de largura por uns 1,5 a 2mm de espessura e fazer uma espécie de suporte aparafusado no reforço em forma de "X" do capô... segue foto com sugestão, onde a reta amarela são as barras de aço, as bolas amarelas são os parafusos no reforço e as bolas azuis o aparafusamente entre duas barras que se cruzam...
Cavalcante
06/02/2007, 11:03
Bom, quanto ao calor do túnel, eu medi antes e depois. Antes: 72ºC médio. Depois: temperatura ambiente, mesmo em dias um pouco frios (ainda não esfriou de verdade depois que terminei...).
Solução: sanduíche de manta de poliuretano, ou polietileno ou sei lá qual polímero, não me lembro mais, aluminizada, colada no túnel pelo lado de dentro. A manta tem 2mm de espessura e devido à excelente mão de obra qualificadíssima na execução do trabalho (a minha ;p ) o sanduíche ficou com de 5 a 6 mm de espessura.
Preço da manta: R$ 7,00 por metro linear e o rolo tem 1,5 m de largura. Comprada em casas de borracha da R. Florêncio de Abreu, São Paulo.
Quanto ao ruído: melhorou significativamente, principalmente depois que coloquei a mesma manta na parte interna da parede corta-fogo. Agora vou criar coragem e aplicá-la na parte do cofre e no capô. Não é necessário tirar o motor, mas todo o resto (servo, derivações de freio, bobina, etc.) tem de sair.
Rones Jr
06/02/2007, 11:46
Essa praga dessa manta de poliuterano com alumínio é que não é achada por nada aqui no ES!! Quanto a desmontar tudo no cofre pra forrar de manta, até queria...mas to sem saco algum...ao menos pelos próximos 2 anos!!
Falando nisso....Cade meu temporizador???!!! rssssss
Ai, como é que foi feita essa pulverização d eemborrachador nas portas e nas caixas traseira?
jaderjader
17/07/2013, 00:45
Desenterrando esse tópico. Estou reformando meu Niva e ja tirei todo a manta e vou seguir o que vcs fizeram.
Lixar, ferrox, lixar ferrox, fundo fostatizante e batida de pedra.
O que vcs acham?
Valeu!!
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.