PDA

Ver Versão Completa : A Ranger "dança" Muito Nas Estradas??????

VAZOLI
16/01/2007, 19:43
Por Favor Me Ajudem. Recentemente Comprei Uma Ranger E Achei Algo Muito Esquisito Quando Dirigia. Em Um Asfalto Irregular Onde Existe O Minimo De Ondulação(buracos Tampados), A Minha Caminhonete Acaba "dançando", E Com Muita Força. Nisso Acabei Entrando No Mato Com O Carro. Não Sei Se Ela Está Com Problema Ou São Todos Os Carros Que Possui Esse Problema?

Por Favor Me Ajudem!

Jean Carlo
16/01/2007, 20:05
Como vai Vazoli
Cara

Jean Carlo
16/01/2007, 20:12
De novo, uma pequena falha técnica, como ia dizendo Vazoli, se você for marinheiro de primeira em pick-up , pode ser que tenha alguma dificuldade, mas com o tempo você acostuma, mas é bom mandar verificar o estado dos amortecedores e dos pneus , em estradas com muita ondulação se os amortecedores não estiver de acordo ela tende a sair de lado, se for cabine simples, experimente colocar uma camara de pneu de caminhão cheia de areia na caçamba e fixe-a o mais próximo da tampa. E com o tempo você acaba acostumando.

O pessoal vai te dar mais algumas dicas , com certeza.

Jean

Gouveia
16/01/2007, 20:19
Minha antiga Ranger era cabine simples e não podia ver ondulações na pista (principalmente em curvas) que já se "animava" toda e saia "dançando" de traseira. Se for colocar um peso, é bom que ele fique preso ao fundo da caçamba caso contrário se ele pular junto pode ser pior... a minha atual cabine dupla é mais estável, mas tudo depende da velocidade, do tamanho da ondulação, e até da pressão dos pneus (notei que com os novos pneus que uso com calibragem 35lb ela pula mais)

Devagar vc se acostuma com ela, mas verifique os amortecedores e até os feixes de molas, isso pode estar piorando a estabilidade...

Agora que vi, você é de Barcarena-PA.. trabalha na Albras ou Alunorte? hehe eu já fui duas vezes aí!

boa sorte!

Pequeno jr
16/01/2007, 20:37
Vazoli
Qtas Lbs vc ta usando nos seus pneus??

murilloaquino
16/01/2007, 22:04
Eu ja acostumei com a minha ranger...
O maior motivo pra isso, pelo q eu pude perceber é a proximidade dos amortecedores.Quanto mais proximos 1 dos outros, Pior o comportamento da suspensao traseira, devido ao efeito alavanca.O melhor sao os amortecedores mais proximos da roda, e que, infelizmente na ranger eles estao posicionados mais longe.
A soluçao a ford ja tem em casa, a partir d 2003, as f-250 trocaram os amortecedores para fora da longarina, tornando ela beeem mais estavel.Quem ja andou em uma antes d 03 e apos sabe do que estou falando.
No mais, diminui a velocidade q ela vai sair menos...

Edintruder
16/01/2007, 22:04
A cabine dupla sacode bastante, porém pra sair de estrada tem que ser A ondulação! eu andei recentemente por uma estrada aonde o pessoal anda em zigue sague pelo esfalto, eu passei direto fincado a 120, porém teve dois buracos aonde não teve freio pra reduzir e ela deu uma ladeada, porém nada que não dê para segurar. Eu já viajei com ela a 150km/h sem um amortecedor dianteiro (descobri depois) e não tem nenhuma tendência. O caso pode ser um pouco de receio teu também em segurar ela e ter medo de capotar, masa uma coisa eu te digo, podes puxar legal o volante que a Ranger não vira assim de graça não..., pode desajeitada porém ela é muito firme se considerar a largura e a altura dela.

Walter L. L. Casitta
16/01/2007, 22:15
Não tem jeito. Suspensão feita pra uma tonelada de carga andando sem carga é assim mesmo.
Baixando a pressão dos pneus traseiros atenua bem esse problema.
Eu ligo a tração assim que percebo as ondulações e pronto. Com a tração ligada da pra passar rasgando sem nenhum desvio....

VAZOLI
16/01/2007, 22:23
Poxa Amigo Obrigado Pela Dica. A Minha é Cabime Dupla E Vou Tentar Por Peso Na Parte Traseira.

Obrigado Pela Dica Mais Uma Vez . A Gente Se Fala.

VAZOLI
16/01/2007, 22:26
Minha antiga Ranger era cabine simples e não podia ver ondulações na pista (principalmente em curvas) que já se "animava" toda e saia "dançando" de traseira. Se for colocar um peso, é bom que ele fique preso ao fundo da caçamba caso contrário se ele pular junto pode ser pior... a minha atual cabine dupla é mais estável, mas tudo depende da velocidade, do tamanho da ondulação, e até da pressão dos pneus (notei que com os novos pneus que uso com calibragem 35lb ela pula mais)

Devagar vc se acostuma com ela, mas verifique os amortecedores e até os feixes de molas, isso pode estar piorando a estabilidade...

Agora que vi, você é de Barcarena-PA.. trabalha na Albras ou Alunorte? hehe eu já fui duas vezes aí!

boa sorte!
OLÁ AMIGO!
BEM EU ÃO TRABALHO NNA ALBRAS E ENM NA ALUNORTE, TENHO UM NEGOCIO PROPRIO. VALEU PELAS DICAS FAREI UM ÓTIMO USO.

VAZOLI
16/01/2007, 22:29
Não tem jeito. Suspensão feita pra uma tonelada de carga andando sem carga é assim mesmo.
Eu ligo a tração assim que percebo as ondulações e pronto. Com a tração ligada da pra passar rasgando sem nenhum desvio....
OBRIGADO AMIGO PELA DICA. EU CALIBREI COM 30lb OS QUATROS PNEUS QUE TAMBÉM SÃO NOVOS JUNTO COM OS AMORTECEDORES. SO FALTA EU DAR UMA REVISÃO NO FEIXE DE MOLAS SE FOR PRECISO.
MAIS UMA VEZ OBRIGADO!

VAZOLI
16/01/2007, 22:35
Vazoli
Qtas Lbs vc ta usando nos seus pneus??
BEM ELA É CAB. DUPLA E EU USO 30lb NOS QUATROS PNEUS QUE ESTÃO EM BOM ESTADO. E OS AMORTECEDORES TRASEIROS SÃO NOVOS. FALTA EU DAR UMA OLHADINHA NO FEIXE DE MOLAS PARA DAR UMA REVISÃO GERAL NA SUSPENSÃO.

shimomoto
16/01/2007, 22:49
É Vazoli também estranhei um pouco...Mas como o colega Walter falou...projeto de suspensão para uma tonelada...Mas fica tranquilo...com o tempo a gente acostuma...eu também ainda estou acostumando com a minha...também sou marinheiro de primeira viagem em caminhonete diesel

ramonpoa
17/01/2007, 07:45
Tive uma Ranger CD ano 2.000. Pickup não é Sedan, todo mundo sabe... e aos poucos se acostuma.... Em ondulações a Ranger desgarra bem menos que a S10, essa sim eu tinha que tirar o pé.... a Ranger nunca me incomodou com isso....

O que a Ranger tinha era o efeito "barco", em asfalto liso mas com aquele sobe e desce... se você vinha chutado ela virava um "barco" (para cime para baixo... até "legal".. hhehehe) mas nada que desgarrasse....

Não tenho medo de tempo seco, pois se o pneu é largo ele ainda "segura" esses escorregões.... mas na chuva, até se acostumar com a pickup, é bom tirar o pé.... pois no molhado o bicho pega (quem anda de moto sabe que na chuva a aderência nào é a metade... é 10 vezes menor....)

edubelem
17/01/2007, 08:27

boa sorte!

Gouveia, vc não usa mais os 235 c/35 lbs (que por sinal fica melhor c/30 lbs), o seu pneu atual é melhor colocar 26 a 28 lbs.

Vazoli, é tudo questão de calibragem e amortecedor traseiro, já que o seu amortecedor é novo, o seu problema é c/ calibragem.

Gouveia
17/01/2007, 11:11

Você usa a tração em piso seco? sem diferencial central?

ojaneri
17/01/2007, 12:19
BEM ELA É CAB. DUPLA E EU USO 30lb NOS QUATROS PNEUS QUE ESTÃO EM BOM ESTADO. E OS AMORTECEDORES TRASEIROS SÃO NOVOS. FALTA EU DAR UMA OLHADINHA NO FEIXE DE MOLAS PARA DAR UMA REVISÃO GERAL NA SUSPENSÃO.

Sem carga atrás, coloque 27 ou 28 lbs nos pneus traseiros e deixe os dianteiros com 30 lbs. Melhora bastante.

Walter L. L. Casitta
17/01/2007, 13:53
Você usa a tração em piso seco? sem diferencial central?

Em situações como essa, ligo sempre.

PCMiranda
17/01/2007, 15:51
E qual seria a lb correta pra andar na areia fofa?

Valeu!
PC

ojaneri
17/01/2007, 15:59
E qual seria a lb correta pra andar na areia fofa?

Valeu!
PC

Acredito que com os pneus originais ou 31" o limite seja umas 18lbs. Eu costumo andar com 20lbs (fica uma barriguinha discreta) e nos casos extremos 18lbs. Quando volto para o asfalto volto a calibragem antiga, ou vou bem mais devagar.

ramonpoa
17/01/2007, 16:05
pois é, esse negócio de calibragem é uma faca de dois "legumes"...

Se calibra a menor......
fica mais macia, mais confortável, mais aderente e segura, notadamente em piso úmido.....
por outro lado... rodando no asfalto... vai consumir mais diesel, esquenta mais o pneu (desgastando-o em menor tempo), pode entortar ou quebrar a roda do carro, sujeita mais a pancadas......

Se calibra a mais......
menor consumo, maior conforto auditivo (menos barulho), maior proteçào da roda contra pancadas... etc...
por outro lado.... dá trabalho extra para a suspensão, desliza com mais facilidade - principalmente na chuva, pode fazer bolha ou deformaçào no pneu em buracos e por aí vai.....

Quando andava com uma blazer V6, sempre usava 35 e nunca me incomodei....
Já na tracker (diesel), usava 26, como dizia no manual.....
Na Ranger, com pneu 31x10,5, usava 32...

Na hilux, me recomendaram na concessionária usar 32.... estou usando 30....

... mas ainda continuo em dúvida....

Gouveia
17/01/2007, 16:16
Se calibra a mais......
menor consumo, maior conforto auditivo (menos barulho), maior proteçào da roda contra pancadas... etc...
por outro lado.... dá trabalho extra para a suspensão, desliza com mais facilidade - principalmente na chuva, pode fazer bolha ou deformaçào no pneu em buracos e por aí vai.....

Pois é! Estou com essa dúvida também. ontem fui calibrar os 33x12,5 pela primeira vez e os da frente estavam com 35, os de tras 32. botei 35 como indicaram na loja da BF, mas notei que os pneus traseiros estão com os cantinhos de alguns gomos começando a "descascar" será que é porque a calibragem está alta? ando na estrada asafaltada e quase não faz barulho, to até achando silenciosos esses MUD. Mas tenho "pena" de rodar com menos de 30lb...

Walter L. L. Casitta
17/01/2007, 16:51
Pois é! Estou com essa dúvida também. ontem fui calibrar os 33x12,5 pela primeira vez e os da frente estavam com 35, os de tras 32. botei 35 como indicaram na loja da BF, mas notei que os pneus traseiros estão com os cantinhos de alguns gomos começando a "descascar" será que é porque a calibragem está alta? ando na estrada asafaltada e quase não faz barulho, to até achando silenciosos esses MUD. Mas tenho "pena" de rodar com menos de 30lb...

Eu sempre andei com 28 na frente de 22 atras nos meus 33".
Com carga coloco no máximo 30 nos traseiros... Minhas rodas são de 7”.
A recomendação de pressão dos BFs só vale com rodas mais largas que 8,5”

Se a sua roda for de 6.5" polegadas tem que abaixar a pressão menor que 30LBs

Gouveia
17/01/2007, 16:56
Eu sempre andei com 28 na frente de 22 atras nos meus 33".
Com carga coloco no máximo 30 nos traseiros... Minhas rodas são de 7”.
A recomendação de pressão dos BFs só vale com rodas mais largas que 8,5”

Se a sua roda for de 6.5" polegadas tem que abaixar a pressão menor que 30LBs

As rodas são as originais da Ranger, acho que é 6,5" sim! mas com 28 e 22lb não gasta muito o pneu? qtos km duram em média com esta calibragem rodando mais no asfalto?

Walter L. L. Casitta
17/01/2007, 17:05
As rodas são as originais da Ranger, acho que é 6,5" sim! mas com 28 e 22lb não gasta muito o pneu? qtos km duram em média com esta calibragem rodando mais no asfalto?

Pois é. Todo mundo acha que é só colocar o pneu e pronto. Os BF33” precisam de rodas de no mínimo 8,5” de largura pra atender as especificações do fabricante.
As minha rodas são de 7” e se eu colocar a pressão recomendada, as bordas dos pneus nem tocam o chão principalmente na traseira.
Pior ainda o seu caso que tem uma Ranger 300Kg mais leve e ainda com rodas de 6,5”

Mesmo assim eu já rodei 50000Km e acho quer rodo mais uns 20000Km...

Gouveia
17/01/2007, 17:12
Pois é. Todo mundo acha que é só colocar o pneu e pronto. Os BF33” precisam de rodas de no mínimo 8,5” de largura pra atender as especificações do fabricante.
As minha rodas são de 7” e se eu colocar a pressão recomendada, as bordas dos pneus nem tocam o chão principalmente na traseira.
Pior ainda o seu caso que tem uma Ranger 300Kg mais leve e ainda com rodas de 6,5”

Mesmo assim eu já rodei 50000Km e acho quer rodo mais uns 20000Km...

Por isso então que as bordas não tocam no chão :pensativo:
hehe

Tenho conhecimento que a tala deve ser maior com pneus desta largura, mas consultei várias pessoas e muita gente usa pneus 33 com as rodas originais sem problemas, não lembro exatamente se é 6,5 ou 7".

Mas vou baixar pra 30lb hoje e ver como fica.

Valeu

obrigado

Walter L. L. Casitta
17/01/2007, 17:18
Por isso então que as bordas não tocam no chão :pensativo:
hehe

Tenho conhecimento que a tala deve ser maior com pneus desta largura, mas consultei várias pessoas e muita gente usa pneus 33 com as rodas originais sem problemas, não lembro exatamente se é 6,5 ou 7".

Mas vou baixar pra 30lb hoje e ver como fica.

Pois então. Agora a sua Ranger vai parecer uma limozine de tão macia...

Edintruder
17/01/2007, 19:30
Aminha uso 26 parelho, e ainda assim as bordas não chegam a encostar nos pneus traseiros, porém assim fica muito macia para andar.

Gouveia
17/01/2007, 20:28
fiquei com dúvida e fui pesquisar nos tópicos antigos aqui do fórum. Só na seção de picapes achei uns 2 tópicos inteiros sobre o assunto de calibragem e não consegui chegar num "denominador comum". Vi que tem gente dizendo pra seguir a recomendaçõa do faricante do pneu, outros que é pra seguir a recomendação do fabricante do carro e outros pra seguir a recomendação da coluna... hehe

Com 35lb nas 4 será que os pneus vão durar muito mais do que usando 28 nas 4 (por exemplo) tipo, com 28lb ele roda 60.000 e com 35 ele vai durar 100.000 ? Por que caso não seja isso, não vejo motivo pra rodar com 35lb como a loja da Michelin/BF me indicou. Mesmo sem eu sentir ela dura, só fiquei com dúvida porque os pneus traseiros tão começando a picar no meio!!!!!! fz sentido?

p.s. eu ri muito vendo as respostas que deram pro Klendatu, tô vendo que ele aqui também não fez muitos amigos, hehe

ricardortiz
17/01/2007, 20:40
Eu tb fui pesquisar nos tópicos e tb não tirei minha dúvida. Estava usando a recomendação do fabricando do carro, mas não estava contente...trepida muito e achei perigoso em curvas.
Então agora estou usando 30 lbs na frente e 28 lbs atrás (pneus scorpion a/t 245/70/16), com certeza é mto mais confortável e estável. Agora fica a dúvida sobre a durabilidade, será que compensa?

ricardortiz
17/01/2007, 20:43
fiquei com dúvida e fui pesquisar nos tópicos antigos aqui do fórum. Só na seção de picapes achei uns 2 tópicos inteiros sobre o assunto de calibragem e não consegui chegar num "denominador comum". Vi que tem gente dizendo pra seguir a recomendaçõa do faricante do pneu, outros que é pra seguir a recomendação do fabricante do carro e outros pra seguir a recomendação da coluna... hehe

Com 35lb nas 4 será que os pneus vão durar muito mais do que usando 28 nas 4 (por exemplo) tipo, com 28lb ele roda 60.000 e com 35 ele vai durar 100.000 ? Por que caso não seja isso, não vejo motivo pra rodar com 35lb como a loja da Michelin/BF me indicou. Mesmo sem eu sentir ela dura, só fiquei com dúvida porque os pneus traseiros tão começando a picar no meio!!!!!! fz sentido?

p.s. eu ri muito vendo as respostas que deram pro Klendatu, tô vendo que ele aqui também não fez muitos amigos, hehe

Eu tb fui pesquisar nos tópicos e tb não tirei minha dúvida. Estava usando a recomendação do fabricando do carro, mas não estava contente...trepida muito e achei perigoso em curvas.
Então agora estou usando 30 lbs na frente e 28 lbs atrás (pneus scorpion a/t 245/70/16), com certeza é mto mais confortável e estável. Agora fica a dúvida sobre a durabilidade, será que compensa?

edubelem
17/01/2007, 23:14

O 245 é recomendado colocar 30 lbs, já o 235 é 35 lbs, por tanto, quanto mais largo o pneu menor a pressão, pois, a superfície de contato é maior.

[]s

ArthurC
17/01/2007, 23:39
Eu uso 26 ou 28 lbs, mais que isso parece um cabrito.

Voltando ao tópico, a partir de 2005 a Ranger trocou alguns elementos da suspensão, o que a deixou mais firme. Na estrada faço curvas abertas a 130-140 tranquilamente. Nao acho que dance nao.

[]s

murilloaquino
17/01/2007, 23:39
E no 275/70 R16?
Eu viajei na semana passada e coloquei a medida d 30 na frente e 29 atras...
NOssa...ela pulava d+++,Teve trechos q eu tinha q diminuir bem a velocidade pra nao ´´perder`` a frente do carro...
Agora estou com 28 na frente e 26-27 na traseira, dependendo do trecho e da carga(sozinho ou 5 pessoas+bagagem)
Q q vcs axam?
meus pneus ja rodaram uns 23.000 km e acho q tem borracha pra mais uns 25..
o normal d desgaste é isso mesmo?
abraçoss

Walter L. L. Casitta
18/01/2007, 07:34
Quem esta usando os pneus originais tem que seguir o recomendado pelo Ford... Com pneus mais largos tem que colocar menos pressão...

FlavioLouveira
18/01/2007, 08:03

Se calibra a menor......
fica mais macia, mais confortável, mais aderente e segura, notadamente em piso úmido.....
por outro lado... rodando no asfalto... vai consumir mais diesel, esquenta mais o pneu (desgastando-o em menor tempo), pode entortar ou quebrar a roda do carro, sujeita mais a pancadas......

Se calibra a mais......

Quando andava com uma blazer V6, sempre usava 35 e nunca me incomodei....
Já na tracker (diesel), usava 26, como dizia no manual.....
Na Ranger, com pneu 31x10,5, usava 32...

Na hilux, me recomendaram na concessionária usar 32.... estou usando 30....

... mas ainda continuo em dúvida....

é a coisa mais controversa do mundo dos carros, A QTDADE DE LIBRAS no pneu...

Cada um responde um numero quando se trata de caminhonte, concessionaria é um numero, manual é outro, o sac se esquiva ... no site do pneu outra coisa, cada um fala um numero...incrivel...

FlavioLouveira
18/01/2007, 08:17
O da L200 é aquele scorpion , 265 raio 16, vcs devem conhecer melhor que eu... Eu acordei um dia cedinho , e fui devagar para calibra-lo...
To deixando com 28 nas quatro...
Quando saiu da concessionaria tava com 30...

:pensativo: :pensativo:

Edintruder
18/01/2007, 19:05
Se quiser, os penus suportam até 50 libras, porém a suspenção não... dessa forma ou preza pelo conforto ou pela economia...
O meio termo é o que o pessoal usa, entre 24 e 28. Concessionária coloca o que manda o manual, aumenta as libras pois dessa forma ajuda na estabilidade, porém força mais as buchas e pivôs.

Minhocas
23/01/2007, 11:36
Eu costumo colocar na minha 28lbs nos 4 pneus que rodam, e 34 ou 36 no step...

Quando vou pegar estrada de terra, costumo colocar um pouco menos, proximo de 24 lbs nos 4 sapatos...

No inicio eu colocava 36 ou 32 lbs nos 4 sapatos, mas pulava feito bobo... eu parecia um retardado pulando dentro da ranger... e fora que ela dançava muito na estrada... ai lendo tudo o que já foi discutido em threads antigas daqui do forum, eu finalmente cheguei num ponto que me deixou muito confortável e seguro. Mas cada um cada um...

Eu uso pneus Michelin 235/75/15 se não me engano!

Até mais...

IGORFROTA
23/01/2007, 11:55
Minha fórmula:
28 na frente e 26 atras para a cidade
30 na frente e 28 atras na estrada sem carga
30 nas quatro para estrada carregada.
16 frente e 14 atras para areia fofa. O carro anda muito bem e nao fica patinando. Parece que ganha uns 30 cv em relacao à calibrage de 18 nas 4.

Walter, quais as rodas que vc esta usando ?

abreu
23/01/2007, 13:27
Acredito que com os pneus originais ou 31" o limite seja umas 18lbs. Eu costumo andar com 20lbs (fica uma barriguinha discreta) e nos casos extremos 18lbs. Quando volto para o asfalto volto a calibragem antiga, ou vou bem mais devagar.

O limite é 18Lbs!?
Que nada... Eu já andei com 9Lbs :D
Mas não recomendo, só mesmo se for casos extremos...
O IDEAL para a Ranger é:
- Areia média: 16Lbs na frente 14Lbs atraz.
- Areia PESADA: 14Lbs na frente 12Lbs atraz.
- Areia FILHA DA PUTA, que não te deixa passar se quer 3ª reduzida: 9Lbs nos 4 pneus!

Se for pegar trechos de asfalto, com areias, trilhas e etc, 18Lbs na frente e 16Lbs atraz vai bem.

Eu andei de todo jeito com a minha, só desembeicei o pneu uma vez, por erro MEU.

Abraços.

PCMiranda
23/01/2007, 17:22
Pode parecer meio idiota, mas alguém aqui usa aqueles compressores portáteis?
Tava pensando: po.. colocar 16... 12... ou 9 e depois sair pro asfalto, ou até mesmo continuar numa trilha com areia menos fofa ou lama, ou chão de barro. Não é todo o lugar que tem um posto perto.

PC

Walter L. L. Casitta
23/01/2007, 17:30
Pode parecer meio idiota, mas alguém aqui usa aqueles compressores portáteis?
Tava pensando: po.. colocar 16... 12... ou 9 e depois sair pro asfalto, ou até mesmo continuar numa trilha com areia menos fofa ou lama, ou chão de barro. Não é todo o lugar que tem um posto perto.

Eu ando com um, mas na verdade uso apenas para calibrar os pneus das bikes. Pra calibrar um pneu numa emergência até dá. Mesmo os 33” consigo calibrar, mas os 4 é muito pro coitadinho.

ojaneri
23/01/2007, 17:47
Eu ando com um, mas na verdade uso apenas para calibrar os pneus das bikes. Pra calibrar um pneu numa emergência até dá. Mesmo os 33” consigo calibrar, mas os 4 é muito pro coitadinho.

Eu tenho um bem legal, que diz aguentar até 250PSI. Tem até uma lanterna nele...Eu consigo calibrar legal os 4 pneus, mas demora pelo menos uns 3 minutos cada um para chegar de 20 a 30lbs. Imagine os 33"...

edubelem
23/01/2007, 17:48

Tb tenho um desses, é só para emergencias, são uns 10 min para cada libra:roll:

VAZOLI
25/01/2007, 15:38
Voltando ao tópico, eu andei observando a suspensão do outras caminhonetes Ranger e vi que a da minha está diferente. Ela é bem mais macia do que as outras e o feche de molas na parte de trás está solta sem um grampo que prende as tres molas na parte da frente. Vou leva-la em moleiro pra ver o que ele faz.........................