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Ver Versão Completa : Amortecedor dianteiro opala



brunodb
16/01/2007, 16:49
Ola,

Estou precisando trocar os amortecedores dianteiros
do meu niva! ja vi em inumeros sites a possibilidade
de colocar os do opala, gostaria de saber se alguem
ja fez e se a adapatação fica boa??? tem que ser o
a Ar?? encontrei o cofap super que não é a ar por
R$65 cada..

Obrigado desde já.

Rones Jr
16/01/2007, 21:04
Olha, só vale a pena adaptar se for pra melhorar, salvo em emergências. O ar vai eliminar bastante a tendência de "quicar" da frente do Niva, pois age nos dois sentidos.
Os amortecedores de Opala são idênticos ao Niva, exceto pela fixação inferior, que no Niva usa um parafuso e no Opala um grampo.
Vc precisa retirar este grampo, serrando as extremidades e com auxilio de uma morsa e um pouco de óleo, bater no pino até que ele saia da borracha. Vc precisa tb de buchas do amortecedor do Fusca para substituir a borracha que agora ficou sem um tubo metálico para passar o parafuso (jamais passe o parafuso direto na borracha). As buchas do Fusca vêm com este tubo interno.
Outra alternativa é serrar o grampo do amortecedor de forma a ficar só o tubo e vc passa o parafuso. Na parte superior a fixação é idêntica.
No mais, dizem que é necessário reforçar o suporte do amortecedor com solda elétrica, pois no Niva é ponteado e dizem não aguentar o tranco de um amortecedor mais firme.
Boa sorte,

Marcio Rossetto
31/01/2007, 21:33
Ola coloega , eu fiz essa adaptação e vou explicar , é simples :

Compra o amortecedor do opala 6 cilindros turbogás confap .

Serra bem rente as duas orelhas do amortecedor

Com a utilização de uma morsa , ( jamais use o martelo ) , retire o ferro de dentro da borracha . De um lado do mordente da morsa posicione o amortecedor( apoie só na argola de aço com o auxilio de uma chapa de perfil ) e do outro lado use um parafuso que acomode-se no ferrinho e APERTE .

Tendo em mãos o amortecedor velho Russo , retire o tubinho original da bucha vellha , tambem na morsa .

Coloque o tubinho metalico original , na bucha do opala .

Use a morsa , mas antes ponha bastante graxa no tubo para deslizar .

Para entrar tem que centralizar bem o tubinho no furo , se não pode rasgar a borracha .

Feito isso , fica joia .

O Niva fica mais macio , tipo uma barca , a diferença é que o do opala tem dupla ação e a garantia do amortecedor é de 2 anos .

Grato

Nelson Wagner
11/03/2007, 21:58
Gostaria de saber se existe algum outro amortecedor plug & play rs. pois nao tenho os equipamentos para trocar este granpo pela bucha.
vou colocar numa mecanica isso fica facil?
Obrigado

shuther4x4
11/03/2007, 23:04
Nelson, em qualquer mecânica vai ter morsa, é quase mais importante que chave de fenda pra eles. Pode ir sossegado que vc vai conseguir.
Agora se quiser plug & play mesmo, procure pelo amortecedor do dianteiro do niva!!!!! Esse dá certinho aí!!!rsrsrs!
Abraços.

gbpereira
11/03/2007, 23:49
Estou pretendendo instalar os amortecedores de opla mais tenho algumas duvidas:

1 Eles podem ser instalados em suspenção que esteja levantada, precisa fazer alguma alteração de altura? pois os meus originais foi soldado um rolete a mais para que não houvesse mudança no fim de curso.

2 So o modelo turbogas tem efeito nos dois sentidos, ou se eu colocar o do opala com oleo tera este mesmo efeito?

Rafa_Sbs
30/03/2018, 15:26
Ola coloega , eu fiz essa adaptação e vou explicar , é simples :

Compra o amortecedor do opala 6 cilindros turbogás confap .

Serra bem rente as duas orelhas do amortecedor

Com a utilização de uma morsa , ( jamais use o martelo ) , retire o ferro de dentro da borracha . De um lado do mordente da morsa posicione o amortecedor( apoie só na argola de aço com o auxilio de uma chapa de perfil ) e do outro lado use um parafuso que acomode-se no ferrinho e APERTE .

Tendo em mãos o amortecedor velho Russo , retire o tubinho original da bucha vellha , tambem na morsa .

Coloque o tubinho metalico original , na bucha do opala .

Use a morsa , mas antes ponha bastante graxa no tubo para deslizar


Para entrar tem que centralizar bem o tubinho no furo , se não pode rasgar a borracha .

Feito isso , fica joia .

O Niva fica mais macio , tipo uma barca , a diferença é que o do opala tem dupla ação e a garantia do amortecedor é de 2 anos .

Grato


E quanto a fixação superior, usa o batente do Opala ou o do Niva?
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