PDA

Ver Versão Completa : Motor gran vitara



Aramis Cardozo
20/03/2004, 14:12
Oi pessoal

gostaria de tirar uma duvida:

tenho um samurai 92, é possivel colocar um motor do gran vitara 2000, q preciso adaptar, só motor ou motor/cambio?????

o motor é 1.6 ???/

Se puder me ajudar agradeço.

Aramis samurai/92

billj
22/03/2004, 11:04
Na boa......

Se estiver perguntando desse jeito, pode ter certeza que este projeto está bem fora do seu alcance......... :roll:

Pesquise um pouco você mesmo para pelo menos ter uma vaga noção do que está falando.

Google is your friend.........

Abraços,

Aramis Cardozo
24/03/2004, 21:04
Ola,

obrigado pela dica, vai ser de grande valia para mim e outros colegas que desse forum se utilizam para tirar suas duvidas.

Obrigado

Aramis/samurai 92

24/03/2004, 21:14
Oi Aramis,

Liga não pro Bill, digamos que ele esteja sempre com um pouco menos de paciência do que os outros, mas que ele é de grande valia e passa os conhecimentos numa boa, isso sim, mas tem que ir "com calma" :D . Mas nós, aprendizes, podemos passar algumas dicas. :P

Agora quanto ao motor, da pra adaptar sem problemas no câmbio original do Samurai, mudando uma ou duas coisinhas. A questão que como é adaptação sempre tem alguns pequenos detalhes pra fazer. Agora o único empecilho fica por conta do motor do Grand Vitara ser dotado de muita eletronica embarcada e poderia complicar as coisas. Voce deve pegar um eletricista acostumado com esses motores para faze-lo pegar depois, além de uma gama de peças que voce provavelmente teria que adaptar (como sonda lambda, etc, etc).

Espero ter ajudado.

Rafael_Reis
24/03/2004, 21:23
Eu acho MUITO mais viavel, economico e eficiente usar um AP 1.8 ou ate 2.0. Vai ser bem dificil de achar alguem q REALMENTE conheça esse motor para fazer a adaptação. ALem do mais, com o q tu gasta nesse motor DO GV tu faz umas 2 adaptaçoes de AP com tudo incluso...

Abração,

billj
25/03/2004, 08:57
Ola,

obrigado pela dica, vai ser de grande valia para mim e outros colegas que desse forum se utilizam para tirar suas duvidas.

Obrigado

Aramis/samurai 92


Sim, pode responder com ironia o quanto quiser. Mas de fato te dei uma dica, uma de grande valia. Mas parece que ou você é muito preguiçoso ou muito folgado e como tantos outros, acha que os outros te devem explicações fáceis.......... :roll:

Ajudo qualquer um que demonstra um mínimo de iniciativa de aprender. Mas de chegar preguntando de uma troca de motor e nem saber se o cujo é 1.6 ou não é demais......... :roll:

Aí vai a dica novamente:

Google is your friend............

elmestizo
25/03/2004, 09:33
Se não me engano o motor 1.6 do vitara é quase plug-and-play no samurai, confere Bill?

Talvez haja uma dificuldade na eletronica embarcada...

Aproveitando o tópico, pergunto ao Bill: Porque você optou por colocar o motor do swift ao invés do motor do vitara :!: :?:

billj
25/03/2004, 10:17
Se não me engano o motor 1.6 do vitara é quase plug-and-play no samurai, confere Bill?

Talvez haja uma dificuldade na eletronica embarcada...

Aproveitando o tópico, pergunto ao Bill: Porque você optou por colocar o motor do swift ao invés do motor do vitara :!: :?:

O motor 1.6 8V é quase PnP sim. Só precisa de uma alteração (flange ou solda de abas) para acoplar o câmbio ao bloco e uns ajustes nos coxins. DO resto, é baba.......

O motor de 16V porém, é uma outra história. A parte elétrica é completamente diferente, então tem que arrancar todo o chicote e módulo. Sem ter os esquemas dos DOIS carros, nem tenta.......

Escolhio o motor do Swift por causa do preço, paguei barato nele. Se tivesse de fazer novamente na mesma base de preço, optaria pelo motor do Vitara........

Abraços,

Wallace
25/03/2004, 11:01
Aramis... não esquece de pegar os dados do Osvaldo para você poder cobrar dele tudo que você moer com este motor.

Rafael_Reis
25/03/2004, 12:41
Aita! :!:

Aramis, isso q o Wallace falou é muito importante!

Nao cobrar do Osvaldo, mas saber q toda alinha de transmissao de forca, do cambio ao semi-eixo foi dimensionada para uma potencia BEM menor.
Provavelmente vao acontecer muitas quebras...

Tem muita gente usando os APs, nunca ouvi relato de alguem insatisfeito.
Agora, tambem nao sei qual o nivel de exigencia q essa galera faz do jipe.

Teoricamente se vc poe um pneu q agarra firme e um motor forte demais, alguma coisa no caminho entre um e outro vai quebrar. No caso do Vitara, o diferencial dianteiro de aluminio, ja quebra com o motor original, imagina com um mais forte... :shock:

Abracao,

25/03/2004, 13:09
Aramis... não esquece de pegar os dados do Osvaldo para você poder cobrar dele tudo que você moer com este motor.


Perai,

Não estou fazendo a cabeça dele pra ele botar esse motor ou ainda obrigando o mesmo. Ele faz se quiser, tentei ajudar...

Quanto as peças do Samurai, elas sao superdimensionadas pro jipinho. Tem gente rodando com Motor AP 2.0 turbo no Samurai com a caixa de transf. original (eixos tb, mas com pneus 30" por ai) e nao quebraram nada. AP 1.8 ja tem aos montes por ai, inclusive preparados (100 cv ou mais) tambem sem problemas.

[]s
Osvaldo

Rafael_Reis
25/03/2004, 22:10
Ae Osvaldo!!!

Parece q o espírito PIRATE tá começando a tomar conta da gente!!! :lol:
Ta ficando legal a coisa por aqui, bom pelo menos até alguem se ofender... o q tambem não deixa de ser legal! :twisted:

VOltando ao tópico: gostaria de chamar atenção para o seguinte, o jipe em questão é o vitara ( q eu considero bem menos robusto) e não o samuca. No Vitara o q complica é o diferencial dianteiro de alumínio.
Se ta usando pneus mud normais (BF, GG, BSG...) não tem tanto problema. Agora, se tiver usando um pneu abressivo (cross, frontieira, Koscak, Swamper), a soma do aumento de potência é a aderencia do pneu é quebra na certa! Tem um vitara aqui no sul com AP 2.0, um canhao! Tem força de sobra e nunca quebrou nada... enquanto usava BF.
Uns tempos atras o cara colocou uns cross... quebrou o diferencial dianteiro na primeira trilhazinha q fez pra testar os pneus.

Não tenho nada contra AP, pelo contrario, esse provavelmente vai ser o motor do Cabrito quando o Suzuki abrir o bico (ou um GM 2.2 ou 2.4), se é q suzuki abre o bico.
EU estou colocando os Koscak 31" no Cabrito e te confesso q to com o c@ na mão! Quando chegar a vez do motor, o diferencial dianteiro vai ter q ser de aço, ou ja engato a lida da nova suspensao com eixos rígidos!
Mas ai já é outra historia... :wink:

Acho q o Aramis tem q estar ciente desse problema do Vitara, antes de pensar qualquer bobagem.

Abração,

25/03/2004, 22:20
Bem,

Ele podia ter comprado logo um jipe de verdade, um Samurai :twisted:

Me esqueci desse detalhe, que é num Vitara. Esses carros eu acho otimos para quem precisa conciliar on/off road, mas se for mais para off...tem q gastar uma bela grana.

[]s entrando na onda...
Osvaldo


Ae Osvaldo!!!

Parece q o espírito PIRATE tá começando a tomar conta da gente!!! :lol:
Ta ficando legal a coisa por aqui, bom pelo menos até alguem se ofender... o q tambem não deixa de ser legal! :twisted:

VOltando ao tópico: gostaria de chamar atenção para o seguinte, o jipe em questão é o vitara ( q eu considero bem menos robusto) e não o samuca. No Vitara o q complica é o diferencial dianteiro de alumínio.
Se ta usando pneus mud normais (BF, GG, BSG...) não tem tanto problema. Agora, se tiver usando um pneu abressivo (cross, frontieira, Koscak, Swamper), a soma do aumento de potência é a aderencia do pneu é quebra na certa! Tem um vitara aqui no sul com AP 2.0, um canhao! Tem força de sobra e nunca quebrou nada... enquanto usava BF.
Uns tempos atras o cara colocou uns cross... quebrou o diferencial dianteiro na primeira trilhazinha q fez pra testar os pneus.

Não tenho nada contra AP, pelo contrario, esse provavelmente vai ser o motor do Cabrito quando o Suzuki abrir o bico (ou um GM 2.2 ou 2.4), se é q suzuki abre o bico.
EU estou colocando os Koscak 31" no Cabrito e te confesso q to com o c@ na mão! Quando chegar a vez do motor, o diferencial dianteiro vai ter q ser de aço, ou ja engato a lida da nova suspensao com eixos rígidos!
Mas ai já é outra historia... :wink:

Acho q o Aramis tem q estar ciente desse problema do Vitara, antes de pensar qualquer bobagem.

Abração,

Rafael_Reis
25/03/2004, 22:22
Opa! tão atirando pro meu lado!!! :evil:

Mas tu ta certo... como se diz por ai: o Vitara prum jipe é um ótimo carro e o samurai prum carro é um otimo jipe.

Abraços tendo q gastar a maldita grana, mas nem tanto

25/03/2004, 22:24
Putz, e a gente discutindo de besta.. Agora que eu vi, o Aramis tem um Samurai :-)

Arriégua, menos problemas a vista então!

[]s
Osvaldo

Rafael_Reis
25/03/2004, 22:28
Desculpem nossa falha!!! :?

Aramis: AP AP AP AP AP AP ....

To presisando dormir um pouco...

elmestizo
26/03/2004, 09:21
Que conversa de doido... :twisted: :lol: :idea: