Ver Versão Completa : Preciso de uma ajudinha (Jimny)
Pai do Pedro
14/01/2007, 22:56
Olá pessoal, estou com um probleminha no meu Jimny...
Comprei esse carro com pneus 225 70 R-15. Não sei se a suspensão foi mexida. O pneu raspava de leve. Semana passada comprei 4 pneus 215 75 R-15 e quando fui colocar percebi que o aro do carro tinha 8 polegadas de largura. A primeira pergunta é: Qual a dimensão certa para largura da roda do Jimny? (não do pneu, que sei que é 205) Pergunto isso porque o pneu fica fora do carro pelo menos 4 cm (achei que com esse pneu não ficaria assim tão fora). Será que o tamanho da largura do aro está influenciando?Agora o pneu raspa com mais freqüência. Será que se eu aumentar uma polegada na suspensão isso vai acabar? Li aqui no fórum que pneus 215 75 não raspam no pára-lama e não precisaria mexer na suspensão. Será que a suspensão foi mexida para adaptar os pneus anteriores?
Sds.
ricardo sabóia
15/01/2007, 07:54
Amigo, também tenho um jimny (da mesma cor que o seu) e já passei por esse problema! Acontece que com o 215/75 e com rodas de liga leve 7 ou 8", não tem jeito, ele raspa mesmo principalmente na frente.Você tem duas opções:usar esses pneus com as rodas de ferro originais(5,5") ou usar as mesmas rodas com pneus menores 205/70 ou 205/75.Uso no meu rodas de liga leve 7" com pneus BF 205/75 e não raspa mais.Quando comprei o meu,usei por um tempo 215/75 e sempre raspava,então troquei os pneus e nunca mais raspou.Outra coisa: p/andar na areia, o 205/70 ou 75 é muito melhor que um maior tipo 215/75 ou 225/70, por ser mais leve e na areia é preciso ter torque em baixa,coisa que o pneu maior diminui isso,principalmente em um jipe não muito potente como jimny,samurai e vitara.Também acho que não vale a pena levantar a suspensão sem critério,já vi um amigo que tinha também um jimny levantar e com pouco tempo deixar original de novo, porquê além de instável, ele ficou muito duro.
Abs, Ricardo.
Pai do Pedro
15/01/2007, 08:34
Olá Ricardo, obrigado pela atenção.
Seria uma boa colocar pneus 205. O problema é que acabei de gastar um dinheirão com os pneus 215 novos. Estava pensando em colocar rodas liga leve menores como 6" por exemplo. Assim gastaria menos. Será que com rodas menos largas eu não resolvo meu problema? Quanto à suspensão, beleza, não vou mexer.
Valeu.
ricardo sabóia
15/01/2007, 10:26
As rodas de ferro e liga leve originais suzuki aro 15,acho que são todas 5,5".Eu nunca vi e não sei se tem 6";se você encontar,aí só mesmo testando p/ ver se não raspa.Uso no meu rodas 7 de liga leve c/pneus 205/75 R15 e não raspa nada.O problema maior é na frente,atrás o meu não pegava.
Abs, Ricardo.
Pai do Pedro
15/01/2007, 12:05
Oi Ricardo. Vc ainda tem as rodas de ferro originais? Vou fazer um teste com rodas de liga leve 5,5 pra ver se raspa. No meu caso raspa só na frente quando faço curvas para a direita.
Se o seu pneu tem altura 75 talvez se eu colocar um aro menos largo ele deixe de raspar tb. O problema agora é achar um aro menos largo.
Falou.
Joao Baeta
15/01/2007, 12:58
:arrow:Fala!
Eu tinha um Jimny (:cry:)... E tinha pneu 215/75 15r, mas tinha BL 2"....
Pois o antigo dono colocou 30"X9.5...!!!!
Mas o aro era diferente!
Abssssssssssssss
Pai do Pedro
15/01/2007, 13:23
Ei velho, eu vi seu carro aqui no fórum. Pois é, meu pneu é igual ao seu...
Foi mal mas não sei o que é BL 2" :pensativo:
Vou ver se os pneus ficam bons em aros de tala 5,5"
Falou.
Joao Baeta
15/01/2007, 13:28
Ei velho, eu vi seu carro aqui no fórum. Pois é, meu pneu é igual ao seu...
Foi mal mas não sei o que é BL 2" :pensativo:
Vou ver se os pneus ficam bons em aros de tala 5,5"
Falou.
:arrow:Pois é...!
Coloque esse 5,5" e depois nos falem se ficou bom ou não!
O pneu é Michellin LTX A/T é muito bom!!!! Melhor pneu!
Abs
Pai do Pedro
15/01/2007, 13:39
João, o que é BL2"??
Walter Carlos Brossel
15/01/2007, 13:46
Pai do Pedro,
BL 2" = body lift de 2 polegadas, ou seja, calço de carroceria.
O problema não é a tala da roda...Verifique o off set da roda. Por exemplo: No Vitara, o off set da roda original é positivo, o que faz os pneus (quando maiores que os originais) rasparem nas longarinas.
Nas rodas de liga leve, o off set geralmente é negativo e aí para de raspar dentro mas raspa nas bordas dos para lamas e na proteção da caixa de ar (essa é fácil de resolver, é só dar uma "limada" com esmeril e pronto).
Lembro que para pneus 235 ou 30/9,5 a tala tem que ser no mínimo 7,5" para o pneu "gastar" de uma forma homogênea. Com talas menores, vc pode até usar, mas vai gastar só no meio e seu pneu vai acabar rapidinho.
O ideal é levantar suspensão e fazer o BL de 2" e colocar rodas com tala 7" ou 7,5". É o custo de se ter uma viatura bem preparada para trilhas...
Espero ter ajudado.
Um abraço.
ricardo sabóia
15/01/2007, 16:56
Quando comprei o meu, ele já veio com as 5 rodas de liga leve.Eu não tenho as de ferro.
Abs, Ricardo.
Joao Baeta
15/01/2007, 17:28
:arrow:O meu veio rodas de liga leve bonita, mas não é original!
Abs
Pai do Pedro
16/01/2007, 20:47
Coloquei algumas fotos em anexo das rodas para fora da carroceria e raspando no paralama. Consegui um aro Suzuki 15 x 6,5". O problema é que são do sidekick. Vou testar amanhã pra ver se os pneus ficam mais pra dentro dos paralamas... Tenho uma segunda opção com aros 15 x 6"... Se der certo eu tiro novas fotos.
Falou.
ricardo sabóia
17/01/2007, 08:35
Fica assim mesmo.Tanto o pneu como a roda, são mais largos e ficam pra fora mesmo.Agora esse pneu michelin A/T....dura pra cacete! Se bem cuidado,com calibragem correta,alinhamento e balanceamento,ele chega nos 100.000 Km tranquilo.Digo isso, porquê meu irmão tinha um vitarinha com eles, e ele é o "cara" mais relaxado que conheço com carro e os pneus duraram na mão dele uns 80.000 Km;ele já vendeu esse carro a mais de um ano e acho que o vitara ainda está com os mesmos pneus.
Abs, Ricardo.
Joao Baeta
17/01/2007, 09:57
:arrow:O pneu quase se toca na lataria!
Pq não tenta botar um aro pouco mais fino????
Abssssssssssssssssss
Pai do Pedro
17/01/2007, 12:09
Ei pessoal, deu certo!!!:dance:
Coloquei aros originais de um vitara (acho que a tala é 5,5") e os pneus finalmente ficaram pra dentro dos paralamas...
Além disso melhorou a dirigibilidade no asfalto tb. Agora resta saber como ele vai se comportar na areia.
Só que o carrinho ficou mais fininho, meio feinho com os pneus finos e pra dentro......:cry:
Agora tenho um jogo de 4 aros 15x8" de 5 furos pra vender.
Sds.
ricardo sabóia
17/01/2007, 14:37
Você colocou as rodas de ferro do vitara? Melhorou em quê a dirigibilidade ? Na areia você não vai notar nada de diferente, o que influi mesmo é o tamanho e a calibragem do pneus !
Abs, Ricardo.
Coloca as novas fotos aí para vermos como ficou.
Abraços
TMorais
Pai do Pedro
17/01/2007, 17:11
Oi Ricardo...
quando digo que a dirigibilidade melhorou é porque com as rodas largas me dava a sensação de ter um carro com folga na direção. Pra sentir o carro em linha reta eu precisava sempre mover levemente a direção pra direita e esquerda. Além disso a calibragem no asfalto era no máximo 16 lb. Mais que isso o carro pulava muito. E o mais chato era conseguir um balanceamento bom. Por mais que eu balanceasse o carro sempre tremia um pouco. Agora não, a sensação de folga na direção acabou e o carro não treme nada (e nem balanceei ainda).
Mas que o carro perdeu um pouco a "buniteza" isso perdeu.
Vou tirar umas fotos e posto depois.
ps. qual a melhor calibragem pra areia?
Falou.
Pai do Pedro
17/01/2007, 17:15
As rodas são de liga leve de um vitara JLX. Meio acabadinhas mas serviu.
Agora vou tentar vender as rodas largas.
Falou.
Pai do pedro
As rodas de ferro do samurai é a mesma medida das rodas de ferro do jimny.
Abraços
Pai do Pedro
17/01/2007, 17:36
Acho que todos os modelos Suzuki tem o mesmo tipo de rodas (15x5,5" - 5 furos), não?
Falou
Nem todos pois alguns são 16.
Agora as 15 não sei quais efetivamente serviriam no jimny (a não ser a do samurai e esta do vitara que vc colocou). No mercado é mais fácil encontrar do samurai por isso te informei.
O meu tinha 05 rodas de liga originais e pensei em comprar um outro jogo na época com pneus mais lameiros, mas acabei desistindo pois aqui só encontrei uma pessoa que tinha inclusive o original de ferro do jimny mas queria r$700,00 (absurdo). Fora que encontrar pneus mais agressivos na medida 205/70 ou 75 também não acha (só se for recapado)
O meu também ficava jogando levemente para direita e esquerda em reta.. com um bom alinhamento/balanceamento melhorou mas ainda tinha esse incoveniente.. acho que é caracteristico do jimny mesmo. Como tem poucos é dificil de saber isso.
Abraços
TMorais
Joao Baeta
17/01/2007, 18:03
:arrow:Lembrando que a roda de ferro do Jimny é = o do Samurai! (Roda cheia de bolinha)
Abs
ricardo sabóia
18/01/2007, 07:24
As rodas do jimny são iguais as dos samurais feixe até 95,com 10 bolinhas.As dos samurais helicoidais,são as mesmas do vitara, com 8 bolinhas;a "tala" é a mesma, 5,5"."PP", você sentiu melhora na diribilidade por causa do offset da roda que voltou ao original e além disso, as rodas de liga leve que usamos, não encaixam certinho no cubo dianteiro, por isso ficam sempre um pouco excêntricas e dificultam o balanceamento.
Abs, Ricardo.
Pai do Pedro
19/01/2007, 14:33
Oi pessoal... seguem tres fotos do carro já sem as rodas largas. Perdeu um pouco a graça mas agora eu posso passar dos 70km/h.
Coloquei as rodas antigas à venda nos classificados do fórum. Dêem uma olhadinha.
Se alguém se interessar....
Falou.