PDA

Ver Versão Completa : Velas



Rodrigo
10/04/2003, 11:21
Estou precisando de uma dica. Coloquei ignição eletrônica no motor 4.100 GM (ainda estava c/ elétrica) e como estava mexendo, resolvi trocar também os cabos e as velas. Comprei velas c/ 4 eletrodos pois achei que queimariam melhor. O problema começou quando regulamos o ponto do motor e tentamos acelerar. Não queima. Vai gasolina para o coletor e estoura. Recoloquei as velas com um eletrodo e funcionou normal. Já verificamos de ponto de distribuidor a regulagem de carburador.
Desde já agradeço,

Rodrigo.

ramiro_eli
10/04/2003, 12:13
Rodrigo:

As velas mesmo novas, precisam de ajuste, entre o eletrodo e a massa(a distância entre o eletrodo e a haste metálica sobre ele). Pode ser isto a causa da falha...

Eu tambem não acredito que estas velas multiplas tenham algum benefício sobre as convencionais.

Rodrigo
10/04/2003, 12:16
Obrigado pela dica, mas já verificamos isso também. Entrei em contato c/ a Bosh e eles estão p/ me dar uma resposta.
Rodrigo

fugger
11/04/2003, 00:41
Rodrigo

:D Também uso o Gm6cil e já tive este mesmo problema, ou seja, comprei o "melhor" jogo de velas ( quatro polos) e não funcionou.

:) Ocorre que este tipo de vela não é regulavel, pois já vem regulada de fábrica e é praticamente impossivel vc regular um dos polos sem alterar os demais.

:) Outra coisa que não é informada na hora da compra é que este tipo de vela precisa de uma bobina de maior capacidade de preferencia do tipo Accel, para que a faisca não fique muito "minguada" prejudicando a queima no cilindro :wink: .

:D Aí a coisa funciona :wink:

:D Outra coisa, meu motor é a alcool, e com isso o consumo médio diminuiu aproximadamente 10% na cidade depoi desta mudança.

Um abraço

Rodrigo
11/04/2003, 09:16
Fugger:

Tive exatamente essa impressão e foi essa a resposta que o pessoal da auto peça me deu: "é só tirar as velas velhas e colocar as novas c/ 4 eletrodos". Me parece que falta voltagem para sustentar os eletrodos.
Você poderia me dar mais especificações do tipo da bobina, como pedir na loja?
Obrigado,

Rodrigo.

fugger
12/04/2003, 17:17
Rodrigo

:) A bobina Accel é usada em carro de competição e gera uma voltagem mais alta do que a bobina normal. Se quiser usa-la procure em lojas que vendem produtos para carros de arrancada e competição. Não é muito barata, consegui uma que entrou pra mim num rolo. Se usa-la sugiro que use também os cabos de vela da Accel 8.8mm, funcionam muito melhor que os originais (Bosch, NGK)

:? Como esta bobina é meio cara, conversei com muitos mecanicos e eletricistas e me foi sugerido usar a bobina "Bosch Azul", que segundo eles possui potencia maior, e consequentemente maior faisca. Não tentei pois já tinha conseguido a Accel, mas vale a dica pois pelo que me consta esta bobina não é mais fabricada e é encontrada em ferro-velho numa boa e quase de graça. :wink:

Rodrigo
14/04/2003, 09:45
Valeu a dica, mas já desisto dessas velas. Coloquei as comuns e a coisa funcionou muito bem. Mesmo assim fico grato pela ajuda.

Rodrigo.

fpandur
15/04/2003, 07:50
A bobina Bosch Azul não é das mais fortes. Na verdade é intermediária. Se não me falha a memória, ela tem tensão máxima de 22.000 Volts. A mais forte é a Bosch vermelha (mais antigas), que agora estão vindo com corpo em alumínio e etiqueta vermelha. Essa fornece até 28.000 Volts e é recomendada p/ carros a álcool ou com motores de performance mais elevada (mais rotações, maior compressão,e tc). No entanto, precisa de pré-resistência p/ ser ligada.
É importante destacar que a bobina não fornece SEMPRE os 28.000 Volts. Segundo um manual que tenho da Bosch, esse é o valor máximo que a bobina consegue fornecer. Se houver problemas na ignição, tais como cabo de velas, rotor ou velas ruins, a bobina fornece uma tensão maior para que a faísca ocorra. No manual não cita qual é a tensão nominal da bobina, quando o sistema está todo OK ...

Abraços

matrakaum
13/06/2008, 21:31
E as de dois pólos, será q funciona?

wcas
31/08/2008, 20:42
Vamos la, o problema é o seguinte.
Depois de ficar com o carro para 1 mes parado pois estava fazendo a eletrica, hoje quando liguei o jeep ele parecia meio amarrado, como se estivesse trabalhando com menos cilindros.
Um vizinho que conhece um pouco mais de mecanica que eu(não precisa muito), deu uma olhada, testamos as velas e ele falou que diviam estar sujas.
Dei um trato nas velas, ja que eram novas não troquei, e liguei em seguida. Pois bem, aquele sintoma de motor amarrado realmente parou, ficou redondo, porém começou a dar uns estouros no escapamento, parece até aqueles fuscas velhos quando acelerava. O que sera que esta causando isso, antes da limpeza não dava um pipoco sequer ??? sera que ficou alguma sujeira, ou alguma esta ruim depois que limpei ??

CJ 60
31/08/2008, 21:17
Vamos la, o problema é o seguinte.
Depois de ficar com o carro para 1 mes parado pois estava fazendo a eletrica, hoje quando liguei o jeep ele parecia meio amarrado, como se estivesse trabalhando com menos cilindros.
Um vizinho que conhece um pouco mais de mecanica que eu(não precisa muito), deu uma olhada, testamos as velas e ele falou que diviam estar sujas.
Dei um trato nas velas, ja que eram novas não troquei, e liguei em seguida. Pois bem, aquele sintoma de motor amarrado realmente parou, ficou redondo, porém começou a dar uns estouros no escapamento, parece até aqueles fuscas velhos quando acelerava. O que sera que esta causando isso, antes da limpeza não dava um pipoco sequer ??? sera que ficou alguma sujeira, ou alguma esta ruim depois que limpei ??

Quando vc retirou as velas, na hra da montagem observou se os cabos foram colocados como estavam antes? parece sintoma de cabo de vela invertido..

wcas
31/08/2008, 21:34
Pra não ficar com essa duvida, tirei uma vela de cada vez e limpei uma de cada vez, assim tenho certeza que não iria inverter os cabos.

wcas
01/09/2008, 09:21
Hoje vou tirar as velas de novo e limpar novamente, vai que ficou algum "cabelinho" em alguma.
Não tem nenhum ajuste para colocar né ? É só apertar todas e colocar o cabo, certo ?


[]s com muitos pipocos por enquanto,.rsss

wcas
01/09/2008, 11:12
Mais uma informação, limpei o carburador antes disso e um amigo falou que poderia ser regulagem no carburador e que não estava dando esses estouros antes porque não tava tabalhando com todos os cilindros.

Faz algum sentido ??:?:

wcas
01/09/2008, 21:59
Alguma ideia do que pode ser isso ???

turboroe
03/09/2008, 19:58
1. Manda regular o ponto do avanço inicial. Se tiver fora do ponto pode ocorrer estouros na hora errada.

3. Regule o GAP das velas (folga entre o eletrodo central e o negativo).
Se vc usa platinado, acho que uns 0.7 a 0.9mm ta bom.
Com ignição eletrônica vc pode deixar um gap maior, mas o "quanto" varia muito de carro pra carro.

2. saca fora o rotor e tampa do seu distribuidor, limpa muito bem com sabão detergente NEUTRO e depois de limpo NÂO TOQUE COM OS DEDOS EM NENHUMA PARTE DELES (teus dedos, por mais limpos que estejam, estão cheios de gordura, ácidos e outras porcarias que conduzem eletricidade)! use luvas cirúrgicas ou então toque em partes externas e o mais longe possível dos contatos metálicos.
Limpe as velas também: a parte de cerâmica que fica fora do motor, com o mesmo sabão.

3. Mande o seu carburador em algum profissional pra regular. Pode ocorrer de vc ter feito alguma coisa errada e em algum momento o carburador manda gasolina demais pro cilindro, que acaba demorando pra estourar e faz barulho no escapamento.


Outra coisa, compre cabos de velas bons... não use aquelas porcarias de pvc da marflex que são duros e com caximbos ridículos. Cabos de vela vagabundos são uma tremenda fonte de perda corrente e em consequência de economia/potencia.

wcas
03/09/2008, 22:46
3. Regule o GAP das velas (folga entre o eletrodo central e o negativo).
Se vc usa platinado, acho que uns 0.7 a 0.9mm ta bom.
Com ignição eletrônica vc pode deixar um gap maior, mas o "quanto" varia muito de carro pra carro.

O que seria GAP das velas ? :pensativo:
Como regulo isso ??

Estou mais desconfiado de alguma regulagem de ar e gasolina porque antes de limpar as velas não dava estouro nenhum.

turboroe
04/09/2008, 21:57
Procura no google sobre o gap, ou folga das velas.
pra regular isso tu tem que ter abrir ou fechar com alguma ferramenta (chave de fenda fina serve) e precisa de um calibre
tipo esse
http://www.gaspoint.com.br/imagens/verificando_folga_eletrodo.jpg

ou tipo palito de picolé

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=67402780_3284.jpg&v=O

O lance é deixar o espaço entre os 2 eletrodos da vela com o GAP correto (ou seja, tem q caber exatamente o palito com a medida q vc quer entre eles)

wcas
04/09/2008, 22:08
Vou dar uma olhada nisso, mais acredito não seja o problema porque as velas são novas, só andei uns 5 km com elas.

valeu.

turboroe
05/09/2008, 00:24
Não adianta as velas serem novas se vc não ajustou o GAP antes de instalar.

Não to dizendo que é esse o problema do teu carro, provávelmente não é... mas isso com certeza pode deixar o carro melhor.
Se vc usa ignição original, consulte o manual do seu carro pra ver o gap.
Se vc usa ignição eletrônica adaptada, consulte o cara que te vendeu.

Usar o gap certo é importantíssimo.

Eu chutaria que o problema é no ajuste do ponto no distribuidor ou na regulagem do carburador.

No que exatamente vc mexeu no carro?
carburador? distribuidor? ordem dos cabos? chegou a remover a tampa do distribuidor? rotor?

Se vc não sabe o q fazer por enquanto, e quiser fazer alguma coisa, sugiro a limpeza do rotor/tampa do distribuidor / cerâmica das velas com sabão detergente neutro... pode parecer exagero, mas de fato a ignição pode fugir (E FOGE, MUITO!) por causa de sujeira - principalmente gorduras e ácidos das mãos. Também troque os seus cabos de vela por uns de boa qualidade. Eu disse BOA qualidade, não cabos caros. Procure cabos de vela diretos (sem resistência) de silicone, tem vários a venda no mercadolivre. Via de regra, quanto mais grosso o cabo, melhor. Mas também não precisa ter um cabo de 10mm se vc usa ignição platinado...

Eu tenho um bom exemplo.
Há vários anos atras um mecânico amigo meu me ligou desesperado perguntando se eu tinha um distribuidor platinado para o motor 302 da ford (v8 dos mavericks e landaus). Eu tinha um sobrando, e perguntei porque. Ele me disse que estava usando ignição eletrônica original e que alguma das peças da ignição estava estragada.
Troquei o meu distribuidor pelo eletrônico dele, junto com o módulo, pois ele estava desesperado (um platinado custava uns R$ 150 na época, em desmanche, um eletrônico completo custava uns 600).

Bom, depois disso eu coloquei o distribuidor eletrônico dele (que estava estragado, segundo ele) no 302 do meu landau e liguei...
o resultado foi semelhante a um saco de pipoca de microondas sendo preparado, de tanta gasolina estourando no escapamento e pelo coletor de admissão. às vezes até pegava fogo no carburador.

Tirei a tampa do distribuidor, e o rotor, e dei uma bela lavada neles pra procurar alguma rachadura ou problema maior. Coloquei no motor, liguei... badabim, badabum! estava ótimo!

Concluíndo:
-o mecânico burro trocou a ótima ignição eletrônica do landau por uma porcaria de platinado (que nos v8 é bem pior que nos 4cil, devido a uma série de fatores). Tudo bem, pra ele não fez muita diferença, mas pro cliente com certeza fez.

- Eu troquei uma ignição platinada por uma eletrônica de graça e meu motor ficou 10 vezes melhor.

Tudo isso por???? sujeira!
Nunca subestime a ignição automotiva, ela é MUITO mais complicada do q parece! hehe

wcas
05/09/2008, 07:59
No que exatamente vc mexeu no carro?
carburador? distribuidor? ordem dos cabos? chegou a remover a tampa do distribuidor? rotor?

Vamos la, o motor estava funcionando redondo até quando parei para refazer a eletrica.
Depois da eletrica pronta o bicho só pegava se jogasse gasolina direto na cuba. tirei o carburador e limpei, o pistão tava tradado. Depois da limpeza pegou de primeira mais parecia meio amarrado o motor, fizemos um teste tirando um cabo de vela por vez e uns 2 cabos não davam diferença no motor quanto separados do contato. Ai limpei as velas e boomm, ritmo do motor redondinho mais dando uns estouros no escape.

Acho que achei o problema !!
Relembrando passo a passo do que fiz lembrei que quando tirei o carburador pra limpar notei que na parte debaixo do filtro de ar tinha uns buracos feitos porcamente que faziam o ar entrar na cuba do filtro e fosse direto para o carburador sem passar pelo filtro seco.Não pensei duas vezes e tampei os buracos. Acho que esse filtro de ar não estava dando conta e algum artista resolveu fazer a solução mais rapida e abriu os buracos pela falta de ar do carburador.Realmente quando tiro o filtro para quase que 100% os pipocos e a acerelação fica uma beleza.

Só pra teste hoje vou abrir os furos de novo e se der certo compro um filtro maior, o da s10 talvez.

[]s

turboroe
06/09/2008, 13:42
Ok, mas aí vc estará transferindo o problema para uma peça que não tem problema. Compre o seu filtro original e coloque. O carro foi feito pra andar com o filtro original, então se assim ele estiver pipocando, o problema com certeza é em outro lugar. Provavelmente no carburador.

GIOVANNI LUIS
06/09/2008, 16:35
Ola pessoal, como tudo que tem a ver com eletronica e eletrica me interressa, dei uma olhada:shock::shock: nesse topico, e descidi dar a minha opiniao.

Primeiro, em relacao ao GAP, muito cuidado! A alteracao requer um cuidado apurado, pois de carro pra carro (com todas as suas variaveis) possue um outro valor! Mas geralmente é isso mesmo que falaram 0,7 mm

Segundo, se alguem quer resolver o eterno problema de insuficiencia de faisca, pois bem, instale uma Ignicao por Descarga Capacitiva, tem um custo relativo mais alto, porem vale cada centavo!
Eu estou adiquirindo um CDI, to de saco cheio de falhas principalmente em altas rotacoes!

wcas
06/09/2008, 21:35
Hoje dei uma volta pra teste sem filtro, só pra ver o que acontecia, e acabaram os pipocos. Giovanni ja dei uma lida nesse assunto sobre CDI e esse é o proximo passo no mes que vem.

[]s

GIOVANNI LUIS
07/09/2008, 03:43
. Giovanni ja dei uma lida nesse assunto sobre CDI e esse é o proximo passo no mes que vem.

[]s[/quote]
:palmas::palmas::palmas: è isso ai, esse eu vejo como sendo um dos melhores ivestimentos para a ignicao, porem nao se esqueca do detalho do remapeamento da curva de avanco!!! Pra fazer um trabalho com pleto, esse aspecto deve ser observado tbm (principalmente se vc temum distribuidor adaptado no teu motor, com uma curva de avanco que nao seja a original do teu motor! E tbm mesmo se for, tem a questao da mistura do combustivel que existe hoje em dia)!

Ja li tanto esses topicos em relacao á Ignicao que estou ficando PHD!!!!!:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::l ol::lol::lol: