Ver Versão Completa : Cambio X Relaçao
Olá pessoal,
Tenho um jeep CJ5 1960, com caixa três marchas. E estou querendo que ele tenha mais desempenho em estrada. Agora o uso mais para ir a praia e outros passeios sem trilha. Qual caixa posso colocar e qual relação usar. Abraço a todos.
Pianta,
Com relação ao câmbio, dá uma lida no tópico abaixo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11259
Quanto a relação eu colocaria 44x9 (4,889).
Abraços,
Dirceu
Qual pneu está usando??
Motor??
Relação atual??
Ronaldo B.
14/01/2007, 21:39
Olá pessoal,
Tenho um jeep CJ5 1960, com caixa três marchas. E estou querendo que ele tenha mais desempenho em estrada. Agora o uso mais para ir a praia e outros passeios sem trilha. Qual caixa posso colocar e qual relação usar. Abraço a todos.
O que é ter um melhor desempenho na estrada prá vc ? Maior velocidade final? Retomadas mais rápidas ?? Se for maior velocidade final, não adianta trocar o câmbio 3 marchas por outro que tenha a relação final 1:1, teria que trocar por outro com overdrive na 5ª marcha, se for para ter uma melhor retomada aí a troca do câmbio de 3 marchas por outro com 4 ou 5 marchas já vai melhor devido ao melhor escalonamento das marchas. Mas antes de trocar o câmbio é necessário ver pelo menos qual tamnho de pneus vc está usando e qual a relação dos diferenciais do seu CJ. O correto é escolher o melhor conjunto, motor, câmbio, relação de diferenciais e tamanho de pneus para ter um resultado satisfatório, trocar só um ítem, pode até mesmo piorar o desempenho.
[]´s
COMANDOS 36
15/01/2007, 08:48
Aproveitando O Tópico Qual O Melhor Cambio Motor Ohc, Pneu 33 E Relação 44 X 9.
Bem o que eu to precisando é que ele ande a 80 Km na estrada tranquilo, hoje ele chega a 60 ou 70 e começa a esguelar.
O motor é um 6 CC original (bf 161), caixa de marchas original (3 marchas) e relaçao original. Os pnues são frontiero (255 / 75 / r15).
Pessoal sabe como é o jipeiro aqui casou e entre vender o carro ou a viatura para comprar a casa. A viatura ficou, não vendo de jeito nenhum. Entao preciso que ela ande um pouco mais pra fazer as vezes de carro por um tempo.
Me falaram pra colocar a caixa de maverick, o que voces acham?
Pessoal, meu jeep esta com motor 4.1, cx c10, pneu 31" e relação 11/47.
Achei que esta relação ia me dar um bom desempenho no asfalto e economizar mais combustivel, mas na trilha achei que ia ficar meio mortão,
perder força em subidas e no atoleiro ia perder tração... Que nada:-D , alem de ficar bom no asfalto ficou bom na trilha tbem, anda bem e não perdeu força. Mas essa questão de "força/desempenho" tenque ser levado em consideração o conjunto, não só algumas peças isoladas.
Ronaldo B.
16/01/2007, 16:35
Bem o que eu to precisando é que ele ande a 80 Km na estrada tranquilo, hoje ele chega a 60 ou 70 e começa a esguelar.
O motor é um 6 CC original (bf 161), caixa de marchas original (3 marchas) e relaçao original. Os pnues são frontiero (255 / 75 / r15).
Pessoal sabe como é o jipeiro aqui casou e entre vender o carro ou a viatura para comprar a casa. A viatura ficou, não vendo de jeito nenhum. Entao preciso que ela ande um pouco mais pra fazer as vezes de carro por um tempo.
Me falaram pra colocar a caixa de maverick, o que voces acham?
Com a configuração original e pneus 255x75x15 era para andar a 80 km/h na estrada sem forçar, a não ser nas subidas, acho que o seu problema está no motor e não no câmbio ou diferenciais.Dá uma geral nesse motor, começando pelo carburador, velas, filtros, cabos, bobina e ponto de ignição. Tem alguma coisa errada aí.
A caixa do maverick é praticamente a mesma do CJ 4 marchas, trocar a caixa não vai mudar em nada porque a relação da 4ª marcha é 1:1, igual ao que vc tem no câmbio 3 marchas, para rodar no dia a dia na cidade aí sim eu vejo vantagem, do resto, não vai mudar nada.
[]´s
leopoldo
16/01/2007, 20:33
Pianta,
mexer no cambio não é a solução.
vc vai é acabar gastando mais em adaptações, pois as opções de cambio são 4 marchas do maverick/rural 6 cilindros ou 4 marchas do OHC com um eixo piloto mais curto, que era fabricado pela motogear, sob encomenda da agromotor .... ainda se acham uns pilotos destes por ai.
Porém, como já mencionado, a 3º do seu cambio é equivalente à 4º de ambos os cambios citados de 4 marchas. Vc só ganharia em desempenho em baixa velocidade com o da rural e uma boa redução com o do OHC.
Vc pode optar pelo cambio do OHC, e colocar pneus 35" e uma relação mais longa .... 4,89:1
Vc verá que gastará com 1 cambio + 2 jogos de coroa pinhão (ou 2 eixos completos e mais modernos), jogo de pneus e rodas e mão de obra a perder de vista .... depois, vai ter problemas para balancear os pneus, facilitará as quebras de semi-eixo, os pneus rasparão na carroceria e feixes de mola e o saco começa a encher pois, vc pensará em calços de carroceria, eixos com kits de homocinetica, freios à disco, SOA, etc....
Começa o mar sem fim.....
A sua solução economica, se é estrada o seu problema é colocar uma OVERDRIVE.
Ns EUA existe a Advance Adapters que fabrica uma peça que se encaixa na tampa da reduzida do jeep e fornece uma desmultiplicação de 80%, algo próximo ou exatamente o que vc espera.
A peça custa 900 dolares e é praticamente soltar a tampa redonda, soltar a porca coupilhada e depois a engrenagem, e aparafusar o dispositivo, que vc engrena e desengrena quando quer.
DEPENDENDO do caso, vc gasta na peça um valor que parece ser alto, mas economiza em não fazer adaptação e pagar horas e horas de mão de obra de mecanica ... fato que pode virar um pesadelo.
Pianta,
mexer no cambio não é a solução.
vc vai é acabar gastando mais em adaptações, pois as opções de cambio são 4 marchas do maverick/rural 6 cilindros ou 4 marchas do OHC com um eixo piloto mais curto, que era fabricado pela motogear, sob encomenda da agromotor .... ainda se acham uns pilotos destes por ai.
Porém, como já mencionado, a 3º do seu cambio é equivalente à 4º de ambos os cambios citados de 4 marchas. Vc só ganharia em desempenho em baixa velocidade com o da rural e uma boa redução com o do OHC.
Vc pode optar pelo cambio do OHC, e colocar pneus 35" e uma relação mais longa .... 4,89:1
Vc verá que gastará com 1 cambio + 2 jogos de coroa pinhão (ou 2 eixos completos e mais modernos), jogo de pneus e rodas e mão de obra a perder de vista .... depois, vai ter problemas para balancear os pneus, facilitará as quebras de semi-eixo, os pneus rasparão na carroceria e feixes de mola e o saco começa a encher pois, vc pensará em calços de carroceria, eixos com kits de homocinetica, freios à disco, SOA, etc....
Começa o mar sem fim.....
A sua solução economica, se é estrada o seu problema é colocar uma OVERDRIVE.
Ns EUA existe a Advance Adapters que fabrica uma peça que se encaixa na tampa da reduzida do jeep e fornece uma desmultiplicação de 80%, algo próximo ou exatamente o que vc espera.
A peça custa 900 dolares e é praticamente soltar a tampa redonda, soltar a porca coupilhada e depois a engrenagem, e aparafusar o dispositivo, que vc engrena e desengrena quando quer.
DEPENDENDO do caso, vc gasta na peça um valor que parece ser alto, mas economiza em não fazer adaptação e pagar horas e horas de mão de obra de mecanica ... fato que pode virar um pesadelo.
Olá Leopoldo, bem legal essa opção que voçe comentou, achei o Site da Advance Adapters porem não achei qual é a peça, tem como postar um link ai pra galera!!
Valeu
Achei:
http://eshop.advanceadapters.com/commerce/catalog/product.jsp?product_id=2227
http://advanceadapters.dirxion.com/?screen=1024&os=win
Bem interessante esse over drive.
leopoldo
17/01/2007, 18:33
para quem nunca viu:
http://eshop.advanceadapters.com/objects/catalog/product/image/img2227.jpg (http://eshop.advanceadapters.com/objects/catalog/product/image/img2227.jpg)
é o que eu disse: remova a tampa, põe o troço lá e sai dirigindo ... feliz da vida... como uma marcha 25% mais longa.
e sem adapretices
O único cuidado é saber quantos dentes tem a engrenagem da redução e quantos dentes tem o eixo da caixa de cambio, para pedir o PN certo.
http://advanceadapters.dirxion.com/adv06htm/011/html/images1/00A003RR.jpg
Fico satisfeito que a sugestão de solução proposta acima pelo mestre Leopoldo - a de instalar um overdrive SATURN - foi idêntica ao que eu dei alguns anos atrás (´98).
Adquiri esse treco nos EUA para uns 1000 dolares da Advance Adapters, mas nunca cheguei a instalar o mesmo no meu CJ-6 (Bernardão) 1963........ Jipeiros, me perdoem..... por favor !
Contudo me-parece que a desmultiplicação do modelo SATURN de 1998 era da ordem de 10 % , e não os atuais 25 % ....algo que poderei confirmar se consultar o manual que o acompanhou.
É que o meu CJ-6 começou a ficar esquecido na medida que pintou uma embarcação CABRASMAR de 34 pês, cabinada, modelo 1963, TODA DE MADEIRA.....e que estou acabando de ZERAR, de popa à proa !
Portanto, o CJ-6 deve voltar em cena num futuro bem próximo
Agradeço aos mestres, pela ajuda, agora posso continuar com as duas melhores coisas para mim: o jeep e a esposa.
Rogério Barthy
14/08/2007, 13:46
Leopoldo,
Estou querendo instalar essa over drive Saturn em minha viatura BF-161 + 3m , e para tanto necessito auxílio de além de eu providenciar a contagem para saber o nº de dentes da engrenagem e do eixo, o que deverá ser adquirido (overdrive + alavanca de engate para acionamento ?), com quem comprar (sugestão?) Preço estimativo final, e etc..
Ví uma reportagem com Carlos Eduardo Locatelli e me interessou muito.
Agradeço atentecipadamente tanto a sua ajuda como de outros foristas.
Rogério
otavio_gomes
16/08/2007, 14:18
Leopoldo,
Estou querendo instalar essa over drive Saturn em minha viatura BF-161 + 3m , e para tanto necessito auxílio de além de eu providenciar a contagem para saber o nº de dentes da engrenagem e do eixo, o que deverá ser adquirido (overdrive + alavanca de engate para acionamento ?), com quem comprar (sugestão?) Preço estimativo final, e etc..
Ví uma reportagem com Carlos Eduardo Locatelli e me interessou muito.
Agradeço atentecipadamente tanto a sua ajuda como de outros foristas.
Rogério
A respeito de overdrives nos EEUU, vejam em http://www.hermtheoverdriveguy.com/index.htm
Lembrem-se que os jeeps nacionais são equivalentes aos jeeps norteamericanos até 1971.
um abraço,
Otávio.
interessantissimo esse topico aqui num podia deixar morrer e pergutnar
existe alguma boa alma que importa isso pra cá?? o tald e SATURN OVERDRIVE e alguém tme fotos disso instalado como proceder??
isso me interessou muito e caso alguém consiga importar esse treco eu derepente podia até motna ruma lista de interessados
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