PDA

Ver Versão Completa : Qual a técnica para subida íngreme?



Elis
14/01/2007, 10:04
Oi, pessoal! Sou novata na área e necessito da ajuda experiente de vocês. Tenho uma Band Longa 89, motor 608 e vou precisar subir com bastante carga umas ladeiras bem sinistras. É de terra e com bastante pedras de todos os tamanhos possíveis. A primeira é o que chamam de cotovelo, com uma subida bem acentuada. Depois dessa, nem dá para o caboclo respirar muito porque logo após tem outra íngreme, seguida de uma curva e outra ladeira e, claro, pirambeira como vizinha. Já me disseram que apesar de ser uma subida íngreme e ter muita pedra o melhor é não usar primeira marcha, porque o carro pode derrapar mais. Indicaram subir de segunda reduzida. Confere a indicação? Não tem o risco de, na minha inexperiência, eu deixar sem velocidade suficiente e o carro morrer ? (:putz: não quero nem pensar nessa hipótese...)
qual a melhor técnica para esse tipo de situação???

Obrigada!!!

Xavier
17/01/2007, 14:54
Elis,
Difícil sem ver a tal subida. Mas, em princípio, segunda reduzida é uma boa opção. Dependendo da inclinação, terceira é melhor ainda. Primeira, não. A Lógica é exatamente evitar ao máximo que as rodas patinem: quando mais alta a marcha, menos torque voce estará aplicando, portanto menor o risco de patinar.
Recomendo também, já que voce diz que é novata, treinar em alguma subida menor para sentir melhor a Band: experimente várias marchas, faça curvas, enfim: faça aquelas "besteiras" que agente faz em situação controlada e sem risco.
Boa sorte

JrGurak
17/01/2007, 15:38
Após carregar a toyota, passe no posto e calibre os pneus com a carga, não deixa muito cheio, isso ajuda a não patinar na estrada de terra :concordo:

Pedro Freitas
23/01/2007, 07:21
Quanto a velocidade, depende da subida, do angulo de ataque, piso, etc...
Evite jogar o volante e fazer manobras enquando sobe, a inclinação lateral pode te passar um aperto podendo até tombar a viatura.