PDA

Ver Versão Completa : Qual a técnica para subida íngreme?



Elis
14/01/2007, 10:04
Oi, pessoal! Sou novata na área e necessito da ajuda experiente de vocês. Tenho uma Band Longa 89, motor 608 e vou precisar subir com bastante carga umas ladeiras bem sinistras. É de terra e com bastante pedras de todos os tamanhos possíveis. A primeira é o que chamam de cotovelo, com uma subida bem acentuada. Depois dessa, nem dá para o caboclo respirar muito porque logo após tem outra íngreme, seguida de uma curva e outra ladeira e, claro, pirambeira como vizinha. Já me disseram que apesar de ser uma subida íngreme e ter muita pedra o melhor é não usar primeira marcha, porque o carro pode derrapar mais. Indicaram subir de segunda reduzida. Confere a indicação? Não tem o risco de, na minha inexperiência, eu deixar sem velocidade suficiente e o carro morrer ? (:putz: não quero nem pensar nessa hipótese...)
qual a melhor técnica para esse tipo de situação???

Obrigada!!!

Xavier
17/01/2007, 14:54
Elis,
Difícil sem ver a tal subida. Mas, em princípio, segunda reduzida é uma boa opção. Dependendo da inclinação, terceira é melhor ainda. Primeira, não. A Lógica é exatamente evitar ao máximo que as rodas patinem: quando mais alta a marcha, menos torque voce estará aplicando, portanto menor o risco de patinar.
Recomendo também, já que voce diz que é novata, treinar em alguma subida menor para sentir melhor a Band: experimente várias marchas, faça curvas, enfim: faça aquelas "besteiras" que agente faz em situação controlada e sem risco.
Boa sorte

JrGurak
17/01/2007, 15:38
Após carregar a toyota, passe no posto e calibre os pneus com a carga, não deixa muito cheio, isso ajuda a não patinar na estrada de terra :concordo:

Pedro Freitas
23/01/2007, 07:21
Quanto a velocidade, depende da subida, do angulo de ataque, piso, etc...
Evite jogar o volante e fazer manobras enquando sobe, a inclinação lateral pode te passar um aperto podendo até tombar a viatura.
Tente "cutucar" o acelerador e movimentar levemente o volante pra esquerda e direita antes de parar no meio da subida.
sempre fique atenta se vc sentir que o carro não vai subir engate a ré e tire o pé da embreagem para frenar na descida.
sempre mantenha uma linha única imaginária, nunca invente passaar em Diagonal, zig-zag. :discordo:
Tenha sempre a segurança, e sempre de cinto de segurança.
Use a cinta sempre que for preciso.

tire uma foto pra gente :dance:

[]'s espero ter ajudado :concordo:

Thiago Serpa
24/01/2007, 21:55
E claro, amarra bem a carga....

ramonpoa
07/02/2007, 08:42
Olá Elis!

Terra e pedra, no seco, não assustam.......
a marcha em que você entra na subida é um dos itens mais importantes....
perder velocidade no meio da subida e cambiar marcha é um horror....
mas como disse, no seco, se não deixares o carro morrer, creio que sobe bem...

A dica dos pneus (murchar) é boa... só que pneus murcho aumenta o consumo de combustível e, quando rodares no asfalto, faz com ele esquente e tenha uma vida útil menor... se não for de boa qualidade até estoura... confesso que poucas vezes reduzi a pressào dos pneus.....

Vais ver que a vida é fácil... já comentei por aqui que o pai de um colega meu ficava desanimado com os 4x4... ou seja... por mais dificuldade que passasse.... sempre no final da estrada tinha um fuquinha (como ele chegou lá, não sei....)....


Portanto, uma ladeira dessas, por exemplo, com uma s10 antiga, sem bloquante, 4x2 e descarregada.... até poderia patinar bastante até encontrar pedra para segurar....

Mas com uma band, 4x4, e carregada... vá sem medo...

Flavio Miranda
08/02/2007, 00:03
Elis,

Se for metade do que vc falou e juntando a força do motor Toy, a carga e sua inexperiencia... acho um grande perigo !

Sugiro que antes da carregar a Toy, faça o trajeto com ela vazia e a calibragem normal. Utilize a 2a ou 3a reduzida para subir e tente manter sempre a aceleração entre o suficiente para subir e não derrapar.

Uma pessoa experiente ou no minimo responsável do lado de fora te orientando pelo caminho tb ajuda.

Ao contrário de outros colegas, eu nunca confiei 100% no que um 4x4 pode fazer. Já tive amigo EXPERIENTE que tombou com CJ na estrada de terra por não estar acostumado com os pneus + novos... Qualquer detalhe pode fazer a diferença nestas situações. Tente sempre manter a calma e estudar muito a subida ANTES de entrar no jipe e acelerar. Monte um 'mapa mental' de como vc vai subir e tente segui-lo.

Aperte bem o cinto de segurança, retire ou fixe tudo dentro do jipe que possa se soltar e vir de encontro ao seu corpo como caixas, ferramentas, etc. E se vc perceber que o Toy vai tombar tente jogar num barranco ou arvore. Se for iminente, solte o volante, cruze os braços e tente segurar no cinto.

Se passar numa boa, ai vc enche o Toy com 1/2 carga e repete o processo. Se ok, vc já pegou o jeito do jipe e do lugar e ai pode partir para a carga total.

[ ] s e tenha cuidado ! Sempre há 1 outra forma de fazer ...

sachetjr
07/03/2007, 15:38
Primeiramete, band em primeira reduzida não patina. Não tem giro para isso. O ideal para uma subida íngreme, realmente é uma segunda reduzida, mas como ela disse que tem muitas pedras, a band vai pular mais que cabrito, e se estiver carregada, isso pode acarretar em uma quebra de suspensão.
portanto, o que eu aconselho, por experiência própria, é depois de treinar com a band vazia, carrega-la e encarar a subida em primeira reduzida.
Nem precisa cravar o pé no fundo, só vá dozando o acelerador de modo que o giro do motor não caia. Vai subir devagar mas sem maiores problemas.
Se estiver molhado... espere secar.
Ah, isso tudo depende muito do tipo de pneu que ela estiver usando. Quanto mais off-road, melhor.

ross
07/03/2007, 23:26
Primeiramete, band em primeira reduzida não patina...

Não patina??? :shock: olhó! só se o motor morrer antes ou tiver com pé na embreagem...

Daniel Engelbrecht
12/03/2007, 18:20
Com carga, eu tb subiria em primeira reduzida, devagarzinho. Assim a chance de o carro morrer no meio da subida é praticamente nula (a menos que seja uma pirambeira com 50 graus de inclinação - aí é melhor escolher outro caminho, ehehhe). Só vai derrapar se enfiar o pé no acelerador que nem animal. Se for dosando o pé, vai numa boa, é só ter paciência. Devagar se vai ao longe. :concordo:

Flavio Miranda
12/03/2007, 23:34
Elis,

Este tópico pode ajudar nas suas dúvidas....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26237

[ ] s

SÉRGIO HOLANDA
26/03/2007, 23:10
:concordo: :concordo: :concordo:

Grande Elis,

Primeiramente, se a estrada for de muita pedra mesmo não baixe a pressão dos pneus, assim vai rasgalos...se vc dosar a primeira reduzida e com o veículo pesado ele não vai patinar, se tiver molhado o piso usa a segunda reduzida e não deixa cair a rotação pra não trocar a marcha no meio da subida...agora, como já disseram, como não tem experiência, antes de tomar uma estrada dessas faz uns passeios com tua Toyota e sente como ela se comporta até vc está familiarizada com o veículo, depois começa a fazer as coisas mais perigosas...

abrs,