Ver Versão Completa : História de mais um Jeep torto
felipemendes
13/01/2007, 18:10
É melhor eu começar do começo pra chegar no problema.
Comprei um CJ3 tempos atrás, e o estou reformando aos poucos. Ele chegou bem ruim: tortinho, rodas de tamanhos diferentes, feixes cansados, mecânica de chevette sem 4x4 (caixa ligada direto no cardan traseiro), pivot do diferencial não paralelo ao eixo de saída da caixa de marcha, etc.
O cardan (estamos chegando onde vai a pergunta) está sem a junta telescópica, por isso está trabalhando um tantinho prensado ou empurrando a caixa e o motor pra frente. Claro qu eu evito andar com o jeep nessas condições, mas, como ele já tá quase a ponto de poder ir sem ser rebocado pra reformar o cardan, vai ficando assim mesmo.
Algum tempo atrás troquei os feixes dianteiros, o jeep ficou um pouco menos torto. Hoje finalmente botei todos os pneus do mesmo tamanho e observei que o coitado continua adernado pro lado do motorista. De curiosidade, levantei o lado que tava mais baixo, colocando o macaco embaixo do eixo, entre a sapata de mola e a roda traseira esquerda. Cheguei até o fim do curso do macaco, e o jeep CONTINUOU TORTO :shock:!!! Levantou a traseira quase toda (não medi do outro lado, mas com certeza subiu também). Mais um detalhe importante: o eixo parece estar descentralizado, o lado direito está maior que o esquerdo (resolverei isso quando mexer nos feixes traseiros).
Matutei sobre o assunto, e minha teoria é a seguinte: como o cardan não tem junta telescópica e não está paralelo ao jeep (a caixa de chevette está centrada, e o diferencial é deslocado pra direita), ele estaria forçando uma condição mais rígida da suspensão traseira, não permitindo o movimento do lado esquerdo do eixo traseiro.
Depois de todo esse blá blá blá, a pergunta é a seguinte: reformando o cardan vai resolver ou diminuir o problema? Quero dizer, *este* problema, já que os problemas do jeep estão iguais a escândalo no Governo: quanto mais procura, mais aparece...
Há algo mais que posso fazer pro jeep ficar um pouco mais reto?
felipemendes
13/01/2007, 18:15
Lendo minha própria msg, vi que o eixo pode estar torto porque o cardan o está empurrando pra direita, então um problema já tem solução. Quanto a estar adernado, ainda não sei.
Abraço a todos!
Felipe,
Dá uma boa olhada no alinhamento do chassi!!!!!! Se ele estiver torto, não adianta acertar o resto que ele vai continuar torto!!!!
Boa sorte.
Dirceu
felipemendes
13/01/2007, 19:47
Dá uma boa olhada no alinhamento do chassi!!!!!! Se ele estiver torto, não adianta acertar o resto que ele vai continuar torto!!!!
Dei uma olhada como pude sem nenhum equipamento: coloquei a direção no meio e vi que as rodas de trás não estão exatamente atrás das da frente, mas estão respeitando a descentralização do eixo. Imagino que não esteja empenado... Desempenar chassi é meio caro, não???
Abraço!
Gilberto Ambiel
14/01/2007, 09:37
Felipe, aproveitando a mensagem do DJunior, se seu Jeep estiver sem a carroceria, fica mais fácil saber se o chassis apresenta alguma irregularidade. Usando uma trena, messa o comprimento das duas diagonais (em X) formadas entre duas travessas que unem as longarinas. As duas medidas devem ser iguais. Também esamine o alinhamento das longarinas. Se o chassis estiver todo desmontado, coloque-o sobre uma superfície plana e veja se os suportes de jumelos e de molas têm a mesma distância ao chão. Estas medidas devem ser iguais para cada par de suportes.
Não sei se o problema de seu Jeep é com o chassis, mas este procedimento pode ajudar a tirar algumas dúvidas.
Espero ter ajudado.
Abraços e boa sorte.
PIRATADOM
14/01/2007, 18:28
eai Felipe faça a medição do caster do cubo dianteiro ao traseiro havendo diferença examine a fixação dos eixos, estando correta,examine a fixação das travessas para ver se não estão abertas, se estiver tudo correto, com certeza chassi empenado :pensativo: vai ter que deixar o chassi pelado e tirar o nivel para localizar o desnivel , já que o jeep pende pra um lado :concordo:
boas
felipemendes
14/01/2007, 21:26
eai Felipe faça a medição do caster do cubo dianteiro ao traseiro havendo diferença examine a fixação dos eixos, estando correta,examine a fixação das travessas para ver se não estão abertas, se estiver tudo correto, com certeza chassi empenado :pensativo: vai ter que deixar o chassi pelado e tirar o nivel para localizar o desnivel , já que o jeep pende pra um lado :concordo:
boas
Obrigado pelo passo a passo (e obrigado Dirceu e Gilberto), mas não entendi algumas coisas: o caster do cubo dianteiro não é necessariamente diferente do traseiro no caso do CJ3A? Pergunto pq os jumelos da frente são na frente e de trás são atrás. Onde exatamente é a fixação dos eixos? Seriam os suportes dos feixes? Travessas são as vigas entre os dois lados do chassi?
O jeep está com carroceria, vou ter que me enfiar embaixo dele pra medir. Nada demais, só vai ser um pouco mais incômodo.
Sem querer duvidar dos amigos, mas ainda estou intrigado: o chassi, mesmo empenado, pode levantar de um lado e "carregar" o outro junto?
:putz:, esqueci de dizer uma coisa: os feixes também não estão exatamente perpendiculares ao chassi, mas sim acompanhando o desalinhamento do eixo traseiro. Depois que consertar o cardan, pretendo curvar um pouco os feixes traseiros (sei que ninguém aprova, sei que é ruim, mas não vou gastar mais que o suficiente agora) e montar um deles na posição invertida (de trás pra frente), pra ver se o desalinhamento de um lado anula o do outro. Além disso, novas buchas e jumelos. Depois disso tudo, se ainda estiver torto, é sentar e chorar... :cry:
Abraço a todos, prevendo muita dor de cabeça...
Obrigado pelo passo a passo (e obrigado Dirceu e Gilberto), mas não entendi algumas coisas: o caster do cubo dianteiro não é necessariamente diferente do traseiro no caso do CJ3A? Pergunto pq os jumelos da frente são na frente e de trás são atrás. Onde exatamente é a fixação dos eixos? Seriam os suportes dos feixes? Travessas são as vigas entre os dois lados do chassi?
Felipe,
Não entendi nada dessa salada: Caster com a posição dos jumelos, com a fixação dos eixos, com o suporte dos feixes, com as travessas e/ou vigas do chassi.
Coloca umas fotos de toda essa tortura do jeep que fica mais fácil de verificar as possíveis causas...
Dirceu
enio chagas
14/01/2007, 22:02
... O cardan (estamos chegando onde vai a pergunta) está sem a junta telescópica, por isso está trabalhando um tantinho prensado ou empurrando a caixa e o motor pra frente ...
... (a caixa de chevette está centrada, e o diferencial é deslocado pra direita) ...
Eu acho que a muvuca tá aí.
[]'s
Bruno Machado
15/01/2007, 14:34
Eu acho que a muvuca tá aí.
[]'s
Felipe,
Prá reformar um jipe, ainda mais um que já veio, com vc disse, tortinho,
o correto seria começar desmontando ele todo: retirar a carroceria, o motor,caixa e eixos, e começar verificando o chassis: alinhamento, trincas, ferrugem e etc. Depois revisão de motor, caixa, eixos, suspensão, freios. Em seguida carroceria e elétrica. finalmente bancos, cintos, pneus e etcs.
MAAAAS, ninguém que está começando faz isso, vc não fez, e já está num outro estágio da reforma, então não adianta chorar - pelo menos por enquanto.:stop:
Antes de mais nada, retire o cardã e o abandone num canto da oficina por enquanto. Depois vc irá precisar de pedaços dele. Mas não ande com um cardã sem luva elástica, vc está destruindo componentes do seu jipe (suportes de motor e caixa, a caixa, o diferencial, e mais alguns etcs):parede: :parede: :parede:
Faça as medições que o Gilberto Ambiel sugeriu por baixo do jipe, e dê uma boa inspecionada atrás de trincas, ferrugens.:shock: Peça ajuda a um meca de confiança. Aproveite que está embaixo dele e verifique a situação dos calções de carroceria,:shock: costuma estar faltando calço, ou então uns enormes de um lado e nada o outro... Não duvide da capacidade de fazer porcaria dum sujeito que coloca cardã sem luva elástica...:parede: :parede: Troque os calços de carroceria, se for o caso.
A medição vai ficar uma m&rd@ (m&rd@o),:roll: mas dá prá ter uma noção se tem empenamento grosseiro. Se tiver trincas, empenamentos ou podres de ferrugem visíveis, desmonte tudo e comece a reforma do chassis.:stop: Se não tiver nada visível, reze bastante e siga...
Uma sugestão: tem algumas coisas que vc deverá, OBRIGATORIAMENTE, fazer antes de rodar com o jipe, e que podem estar entortando o bixim. Comece por elas!
- consiga 4 pneus de igual medida e desgaste, de preferência de mesma marca (não precisa comprar por enquanto, se tiver como conseguir emprestado, tá valendo. A sugestão abaixo é um dia de trabalho, com muita folga), retire o cardã, reboque o jipe até um moleiro, mande retirar os 4 feixes de molas, jumelos, buchas e etcs, desmonte os feixes, inspecione cada mola, troque tudo que estiver +/-, arqueie os feixes, monte os feixes no jipe. Se o jipe endireitar, vc é uma pessoa de sorte, o chassis não está empenado, ou está só um pouquinho...:dance: Caso contrário, reboque o jipe de volta prá oficina (sua casa?) e comece a desmontá-lo para ter o chassis peladinho prá desempenar...:putz: Mas não se desespere, nem ponha fogo no jipe :discordo: , não é tão ruim quanto parece, apenas vai demorar mais tempo e custar mais caro...:mrgreen: :mrgreen:
Vc deve estar pensando: e o cardã?
Primeiro, uma pergunta: vai recolocar o 4x4 na viatura, ou vai deixar assim, 4x2?
- Se vai colocar 4x4, tem de instalar a caixa de transferência primeiro, incluindo adaptá-la à caixa de chevette ou trocando a caixa de marchas por uma de jipe, para depois ter as medidas dos cardãs diant e tras;:concordo:
- Se não vai colocar 4x4, pergunto: prá que vc quer um jipe?:pensativo: :pensativo: :pensativo:
[ ]'s
Bruno Machado
15/01/2007, 14:38
Ah, e esse negócio de inverter feixe de mola prá ver se um erro contrabalança o outro não dá certo. Dois erros não somam um acerto, falow?
[ ]'s
otavio_gomes
15/01/2007, 16:31
Felipe,
Comentários apenas sobre o alinhamento do chassis:
veja no site bicho do mato, instruções sobre reparos em chassis http://www.bichodomato4x4.com.br/download/JEEP/Manuais/MANUAL%20JEEP%20CHASSI/MANUAL%20JEEP%20CHASSI.htm
Para conferir de maneira mais caseira o alinhamento do chassis:
- escolha uma superfície plana e lisa para colocar o carro
- levante ligeiramente a frente ou traseira para colocar chassis paralelo ao chão (considerando que o Jeep está torto)
(utilize um barbante e um pesinho para a próxima tarefa - em substituição a um prumo de centro)
- marque no chão os centros dos apoios da molas - são 8 ao todo
- retire o Jeep do local
siga as orientações do anexo para verificar o alhinhamento do chassis.
um abraço,
Otávio
felipemendes
16/01/2007, 11:56
Primeiro, uma pergunta: vai recolocar o 4x4 na viatura, ou vai deixar assim, 4x2?
- Se vai colocar 4x4, tem de instalar a caixa de transferência primeiro, incluindo adaptá-la à caixa de chevette ou trocando a caixa de marchas por uma de jipe, para depois ter as medidas dos cardãs diant e tras;:concordo:
- Se não vai colocar 4x4, pergunto: prá que vc quer um jipe?:pensativo: :pensativo: :pensativo:
[ ]'s
Obrigado pelas respostas precisas!
É exatamente isso: vai ficar 4x2 agora pq depois terei que comprar a caixa de transferência, mais um cardan, refazer o diferencial dianteiro, colocar novos semi-eixos, rodas livres... Ou seja, mais grana...
Assim que comprei, deixei com um meca indicado por uns amigos (nenhum jipeiro), mas o cara só fez m&rd@. Daí, resolvi mexer eu mesmo. Mesmo não sabendo nada de jeep, sei bem de mecânica em geral e de ferramentas. Só que quando alguma coisa estranha acontece, ainda fico meio sem saber o que fazer.
Tirei algumas fotos, algumas sem muita novidade além do que já falei. Em duas fotos, o jeep com as 4 rodas no chão e com a roda do lado mais baixo levantada. Medi a altura dos dois lados do pára-choque, antes de levantar estavam 412 e 453 mm. Depois que levantei estavam 465 e 492 mm. Ou seja, antes a diferença era de 41 mm e depois que levantei diminuiu pra 27. Mas ainda assim achei que o lado que não levantei subiu demais... :pensativo:
Nas outras fotos, os feixes: Do lado esquerdo o suporte não está paralelo ao chassi. A mola não está perpendicular, mas não dá pra ver na foto. No feixe da direita dá pra perceber melhor. Assim que tiver tempo, vou levar pra arquear, trocar os suportes de molas, buchas, etc. Essa parte é fácil.
Na última foto: O cardan sem luva elástica. Já vi que está vazando óleo pelo diferencial, quando desmontar vou ver se troco o retentor. Vai ser melhor ajeitar o cardan agora pra 4x2 pq eu teria que gastar pelo menos que comprar uma caixa de transferência e adaptar. Sei que depois vou gastar de novo, mas espero estar com mais dispo$$$ição depois.
Uma última dúvida, meio besta: pra medir o chassi, tenho que tirar o cardan antes, certo? Até porque desconfio que ele seja o causador da bagunça.
Abraço a todos!
otavio_gomes
16/01/2007, 12:47
Obrigado pelas respostas precisas!
Na última foto: O cardan sem luva elástica. Já vi que está vazando óleo pelo diferencial, quando desmontar vou ver se troco o retentor. Vai ser melhor ajeitar o cardan agora pra 4x2 pq eu teria que gastar pelo menos que comprar uma caixa de transferência e adaptar. Sei que depois vou gastar de novo, mas espero estar com mais dispo$$$ição depois.
Uma última dúvida, meio besta: pra medir o chassi, tenho que tirar o cardan antes, certo? Até porque desconfio que ele seja o causador da bagunça.
Abraço a todos!
Olá novamente,
primeiro, tem de tirar o cardã para medir o chassis.
segundo: em hipótese nenhuma instale o cardã sem a luva elástica.
tercerio: não economise a luva elástica. (o barato sai caro)
-------------------------------------------------
O eixo cardã começa em uma junta universal, segue com uma luva elástica, depois um tubo que define o seu comprimento e termina em outra junta universal.
Agora, corte o tubo e instale uma luva elástica nele. Quando o seu veículo voltar a ser jipe (oops), tiver tração nas 4 rodas, diminua outra vez o tamanho do cardã.
O seu jipe pode rodar hoje com tração apenas nas rodas traseiras mesmo com o cardã não paralelo ao chassis. Isso não causará problemas no carro.
um abraço,
Otávio.
felipemendes
16/01/2007, 15:13
O seu jipe pode rodar hoje com tração apenas nas rodas traseiras mesmo com o cardã não paralelo ao chassis. Isso não causará problemas no carro.
Valeu pelas dicas, será exatamente o que vou fazer. Mas só um comentário pra quem vier consultar depois: O cardã não precisa estar paralelo ao chassis, mas os eixos das juntas universais precisam necessariamente estar paralelos entre si.
Abraço a todos!
felipemendes
19/01/2007, 11:41
Bem, o chassi está torto. :-(
Em que tipo de oficina eu consigo desempená-lo?
Os desvios das medidas não me pareceram muito grandes, há alguma consequência em deixá-lo empenado até a hora de desmontar pra pintar? Estou pensando em prosseguir a reforma: freios, diferenciais, etc. e ao final, desmontar tudo, trocar os feixes traseiros, pintar e montar direito.
Outra coisa: levantei o bicho, tirei o cardan, arriei de novo no chão, estava bem menos torto. Acho que curvando os feixes traseiros (deixando a troca pra depois) já dá pra saber se vai ficar torto ou não.
Uma coisa me causou estranheza: pelas medidas passadas pelo Gilberto, a largura do chassi deveria ser 74,3 cm, mas eu achei todas as medidas menores... Porém, olhando a carroceira, nada parece fora do lugar (fora estar torta, claro), e mesmo a medida de 730 me parece esquisita, pois esticando uma linha ao longo do chassi, não aparece nenhum calombo naquela região. :pensativo: Essas medidas são do centro do suporte de jumelos, certo?
Abraços a todos,
Felipe
Felipe,
Vou dar a minha pequena contribuição:
Bem, o chassi está torto. :-(
Em que tipo de oficina eu consigo desempená-lo?
Procura algum lugar que faz alinhamento de chassi de caminhão e o mais importante - A FRIO... Não deixe ninguém aquecer o chassi em hipótese alguma para alinhar o mesmo. Esse tipo de serviço, sem indicação é meio arriscado. Pesquisa com alguém aí do Rio que já fez este tipo de serviço e pede indicação.
Os desvios das medidas não me pareceram muito grandes, há alguma consequência em deixá-lo empenado até a hora de desmontar pra pintar?
Pelas medidas que você passou, a longarina esquerda está deslocada da direira, ou seja, as pontas do chassi não estão alinhadas. O que mais preocupou foi as diferenças nas larguras - 700 / 700 / 730 / 690. A medida de 730 é muito diferente das outras. Ou os suportes dos jumelos estão abertos para fora, ou existe uma barriga lateral nas longarinas nesta região. Já respondendo as medidas são do centro do suportedas molas...
Estou pensando em prosseguir a reforma: freios, diferenciais, etc. e ao final, desmontar tudo, trocar os feixes traseiros, pintar e montar direito.
Na boa, eu iniciaria certo já no começo. Colocar peças novas nas condições atuais é jogar dinheiro fora. Você estará desgastando estas peças prematuramente sem necessidade. Eu desmontaria tudo, alinhava o chassi, e montava tudo direito.
Qualquer dúvida, é só perguntar pois já passei por uma situação parecida com a sua.
Abraços,
Dirceu
felipemendes
22/01/2007, 08:40
Pelas medidas que você passou, a longarina esquerda está deslocada da direira, ou seja, as pontas do chassi não estão alinhadas. O que mais preocupou foi as diferenças nas larguras - 700 / 700 / 730 / 690. A medida de 730 é muito diferente das outras. Ou os suportes dos jumelos estão abertos para fora, ou existe uma barriga lateral nas longarinas nesta região. Já respondendo as medidas são do centro do suportedas molas...
Como eu falei. Peguei uma linha, amarrei lá atrás e estiquei até a frente. Comparei com a linha do chassi e não tinha nenhum lugar com uma "barriga" ou buraco. Acho que eu errei a medida ou a marcação no chão.
Na boa, eu iniciaria certo já no começo. Colocar peças novas nas condições atuais é jogar dinheiro fora. Você estará desgastando estas peças prematuramente sem necessidade. Eu desmontaria tudo, alinhava o chassi, e montava tudo direito.
Qualquer dúvida, é só perguntar pois já passei por uma situação parecida com a sua.
Pois é, acho que vai ser assim mesmo... Chato é só aquele negócio : Já que desmontou, pinta. Só que antes de pintar, tira todos os podres da lataria e bota direção do Santana. E tome-lhe $$$ saindo do bolso...
Muito obrigado assim mesmo, e quando precisar de alguma coisa daqui do Rio, é só avisar!
Abraço,
Felipe
felipemendes
06/05/2007, 12:06
Depois de ter o jeep todo desmontado, descobrimos que o problema é na barra de tração instalada errada. Por isso, o lado esquerdo é puxado pra baixo e o direito não. Indiquei com seta onde está a muvuca.
Mas ainda estou achando estranha uma coisa: o jeep sem tanque e carroceira deveria ser um pouco mais pesado do lado direito por causa das bolas dos diferenciais, certo? Eu sozinho, no muque, consegui levantar do chão o lado direito, mas não o esquerdo. Por quê?
Outra pergunta: esta barra de tração faz alguma falta? Posso deixar sem?
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