Ver Versão Completa : curiosidade sobre biodiesel....
hoje vi na discovery um cara que fazia o próprio diesel à partir de óleo vegetal usado. O cara conseguia óleo nos restaurantes e tinha uma pequena usina de biodiesel em casa!
No programa não pareceu complicado, o único detalhe é a cada leva de óleo a produzir tinha que ser feita uma análise de ph, depois adicionava metanol e um outro componente que não me lembro e produzia biodiesel e glicerina..
Não sei quanto à vocês mas me surpreendeu...
Dieselboy
13/01/2007, 17:51
Caro Fsoares
Creio que o programa ao qual você deva estar se referindo seja o "Trabalhos Sujos" não é mesmo :?:
Caso seja, também assisti o mesmo umas 3 vezes (pois não é inédito) e fiquei admirado com o know-how "fundo de quintal" com o qual se realizava todo o processo de transformação :palmas: :concordo:
À "grosso modo" não parece ter grandes complicações, bastaria somente conhecimento técnico (um bom curso de química industrial resolve) algum investimento ($$$) em maquinário e um pouco de empreendedorismo e boa vontade.
Pelo que pude ver o "pulo do gato" parece estar na separação da glicerina do Biodiesel, pois a permanência de "restos" deste material no Biodiesel implicará em danos ao motor devido á saponificação que o material irá sofrer no interior do motor :shock:
Lembro que tempos atrás recebi um catálogo de cursos em vídeo no qual ofereciam "treinamento" para montagem de uma pequena fábrica de Biodiesel na fazenda, era algo similar ao mostrado no programa do canal Discovery.
O único empecilho é que o investimento para quem estivesse interessado de fato em montar a "fabrica" seria da ordem de R$ 30.000,00 :shock: :shock: Achei um valor muitíssimo elevado, levando-se em consideração que mesmo tendo feito o "curso" com certeza teria que contratar um engenheiro químico ou químico industrial pelo menos para realizar o controle de qualidade do combustível gerado.
Outro agravante que também me deixou a "pulga atrás da orelha" diz respeito ao fator custo/benefício :pensativo: digo isto porque até hoje (ao menos pelo que me consta) não existem estudos a longo prazo sobre o reflexo na utilização deste combustível em motores diesel, o que para mim é no mínimo preocupante :pensativo: fora isso seria sem sombra de dúvida uma excelente opção, pois em tese quem optasse por produzir seu próprio Biodiesel estaria "livre" da absurda taxação tributária imposta tanto pelo governo federal quanto pelos estaduais :evil:
Edintruder
13/01/2007, 20:47
Alguém sabe exatamente como isso funciona passo a passo??? Ahahah! Eu até jhá me imagino fabricando o meu próprio diesel!
http://journeytoforever.org/biodiesel_make.html
neste site parece que tem uma descrição completa, mas está em inglês...
Acho difícil que dê mesmo para fazer em casa sem ter um investimento razoável de dinheiro e tempo, de qualquer forma fiquei curioso..
Walter L. L. Casitta
14/01/2007, 19:24
http://www.biodieselcommunity.org/howitsmade/images/Making_Biodiesel.gif
Pequeno jr
14/01/2007, 21:22
Lembram-se q logo q começou a se falar em Biodiesel teve uma pessoa aqui no forum que falou q havia possibilidades d fazer em casa com um certo investimento? Se não me engano ele queria fazer a base de semente de girassol.
Vou tentar achar esse tópico que conversamos isso.
Edintruder
15/01/2007, 22:01
Só vale a pena se tiver um espaço para fazer tudo isso e se o custo final valer o tempo investido.
O Litro do Metanol custa de R$4,00 a R$10,00, depende aonde for comprado, o litro do óleo vegetal deve custar uns R$0,80 o litro a granel. Dessa forma é colocar na ponta da caneta, pois pode custar muito próximo do diesel comum, assim como pode custar cerca de 40% mais barato.
Vale o investimento?
Dieselboy
15/01/2007, 22:18
Edi
Se a matéria-prima em questão for aquela gordura de "refugo" proveniente de frituras de restaurantes, lanchonetes e pastelarias vale a pena sim :concordo: claro que desde que se consiga este material por um preço baixo, se conseguir sem custo algum melhor ainda :mrgreen:
Por falar nisso lembro que saiu uma reportagem alguns anos atrás na 4Rodas na qual mencionava que os Mcdonald's do Rio de Janeiro estavam "doando" toda a gordura de refugo de seus pontos de venda para a Polícia Militar carioca que por sua vez destinava este material para que fosse processado e transformado em biodiesel que seria utilizado nas viaturas.
Ahhh se eu tivesse terminado aquele curso de engenharia química que parei no 3º ano :putz: :putz: :parede: quem sabe hoje poderia até mesmo estar "bancando" o professor Pardal produzindo Biodiesel lá na fazenda :dance: :dance:
Pillatus
16/01/2007, 10:30
Eu também vi essa reportagem do Discovery.
Interessante, mas tem um produtor de suínos de SP que está fazendo biodiesel de banha de porco. A reportagem saiu no dia 15 de dezembro na edição diária do Globo Rural e pode ser lida/vista no link abaixo:
http://globoruraltv.globo.com/GRural/0,27062,LTO0-4370-257260,00.html
Walter L. L. Casitta
16/01/2007, 13:17
Qual seria o destino da glicerina? O lixo?
Dieselboy
16/01/2007, 13:25
Tá louco Walter??? :shock:
Glicerina é um produto caríssimo que pode ser negociado para indústrias farmacêuticas, linhas de cosméticos, sabões e detergentes, etc, etc e etc.
Se "bobear" ganha-se mais com a glicerina do que com o biodiesel, claro que vai depender muito do volume de produção e do grau de pureza obtido, mas que é dinheiro garantido isso é :concordo:
Dieselboy
16/01/2007, 13:51
Pillatus
Nota 10 para a matéria e para o professor "Pardal" que teve essa brilhante idéia :palmas: :palmas: :concordo:
Só uma pergunta, será que o fazendeiro em questão não teve algum contratempo com algum órgão de fiscalização do Ministério de Minas e Energia? :pensativo:
Levanto tal hipótese porque anos atrás lembro que numa aula de química um professor havia dito que a Sanepar (Empresa de Saneamento do Estado do Paraná) produzia gás metano em abundância a partir de resíduos sólidos de esgoto e que estava planejando utilizar esse gás em parte de sua frota de maquinário (geradores, pás carregadeiras, empilhadeiras, etc), mas que tal projeto teria sido TERMINANTEMENTE VETADO pois segundo uma determinada lei seria proibido tanto para pessoas físicas quanto jurídicas produzir e/ou comercializar combustível que não fosse somente o produzido pela PETROBRAS.
Lembro muito bem disso, pois tal assunto nos deixou perplexos quando ele afirmou que o destino que a empresa teve que dar ao gás foi simplesmente liberá-lo para queima ao ar livre :mad: :mad: :putz:
PU%$#@ desperdício!!! :mad:
Também vi o programa em questão várias vezes (a primeira há uns 3 anos)... O cara andava pelos EUA todo com o carro dele, não era??
Neste tempo de lá p/ cá pesquisei bastante sobre bio-diesel e óleos vegetais e tenho algumas informações a complementar.
Primeiro, a composição da matéria prima pode ser assim (eliminando Metanol):
- 89% OV (oleo vegetal)
- 10% álcool Etanol (de preferência anidro - sem água - mas pode ser de posto normal mesmo)
- 1% soda cáustica (de supermercado mesmo, desde que pura).
Modo de fazer: misture bem a soda e o álcool. Depois misture com o óleo. Espere 10 horas.
Eu fazia aqui em Manaus derivado do óleo usado de 2 restaurante próximos de casa. Andei + de 3 mil km com OV. Até hoje (10 mil km depois) nenhum problema com o motor.
Por que não uso mais o OV?? Meus amigos, eh muito trabalho lidar com OV. Vc se suja, carrega peso, perde tempo, perde muito tempo. Apenas por estes motivos uso diesel do posto.
O sonho do combustível limpo parece que eh uma maravilha, junta-se (soda + álcool) + óleo vegetal e pronto!? Pode rodar!? Não eh assim não. Primeiro, o óleo do restaurante vem todo sujo, com borra. Logo eh preciso peneirá-lo e jogar fora a borra, fervê-lo para retirar água, banhar o óleo (com água), para assim separar horas depois o óleo da água e ferver outra vez para poder tirar o restinho de água. Pronto, pode-se adicionar a solução (álcool + soda). Horas depois separa-se a borra glicerina do OV. Acham que terminou?? Nem chegou na metade de trabalho. Ainda resta: jogar fora glicerina, misturar água no óleo (outro banho), esperar decantar, fever o óleo (outra vez!), outro banho eh bom, ...
Eh fundamental lavar o óleo, pois ficam resquíceos de soda e glicerina nele. Eh importantíssimo ferver também, pois ninguém quer água com óleo, né??
Para os interessados, nos carros diesel mais antigo (d10, d20, tratores antigos), eh possível eliminar diretamente o processo da separação da glicerina, ou seja andar com óleo vegetal puro e sem processo de aquecer antes de chegar no motor.
Para os carros mais novos (s10, hilux, l200) existem aparelhos aquecedores de OV, sendo possível andar sem quebrar as móleculas de óleo, ou seja OV puro aquecido.
Interessaram? Eh possível também andar com óleo de transformador de poste (não precisa adaptação nenhuma), óleo de motor queimado (aqueles 10w50, 15w40), querosene de avião, Gasolina (no motor diesel!!), óleo de côco, ...
Qq dúvida q tiverem, na internet obtém-se muitas informações. No o rku t tem uma comunidade chamada "óleo vegetal no motor diesel", que trata do OV direto (com ou sem aquecedores) e sem q o mesmo seja convertido p/ bio-diesel.
T+
Daniel
Complementando, também rodei bastante com a seguinte composição:
-> óleo queimado de motor (60-70%)
-> gasolina (40-30%)
A gasolina eh necessario para afinar o óleo mineral... Funcionava normal, sem "batidas de pino", nem superaquecimento, nem nada...
Para tratar o óleo mineral oriundo de postos de troca eh mais fácil, pois apenas eh necessário ferver e penerar.
O óleo queimado eh muito fácil de conseguir gratuitamente aqui no AM, eh soh ir nos postos de troca e deixar tambores por lah. Quando for pegar deixar R$5 com o frentista...
T+
Daniel