PDA

Ver Versão Completa : Guincho de Roda



Giovani
20/03/2004, 00:34
:D Salve Galera!!!

:D À pedido... Matéria da revista 4x4&Cia.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=753&d=1066167345

[]'s

Rogério Barthy
08/05/2004, 18:18
Gostaria de especificações maiores para confeccionar este guincho safa onça aqui no RJ.
Para colocar nas rodas dianterias, como seria colocado por cima da roda livre?.
Coloca-se por tráz do aro (entre a roda e o cubo???
Não cabe entre a rodalivre e o aro (o espaço não passa nem tinta grossa)

Giovani
09/05/2004, 16:18
Gostaria de especificações maiores para confeccionar este guincho safa onça aqui no RJ.
Para colocar nas rodas dianterias, como seria colocado por cima da roda livre?.
Coloca-se por tráz do aro (entre a roda e o cubo???
Não cabe entre a rodalivre e o aro (o espaço não passa nem tinta grossa)

:D Olá Rogério!!!

:D Esse guincho é uma alternativa econômica para se ter um guincho traseiro. Na dianteira, basta ter um guincho "normal"... A montagem na roda dianteira não é possível. Claro que dá pra inventar algo, mas nada será tão prático, eficiente e barato, como esse aí... :wink:
:D Tchê, qualquer torneiro mecânico faz um desses com uma mão nas costas... Basta encontrar um na sua cidade e mostrar a matéria... :wink: Pra vc ter uma idéia, gastei umas 60 latas no torneiro... :wink:
:D Sim, ele é montado entre a roda e o cubo.
[]'s

Rogério Barthy
09/05/2004, 18:58
Giovani, obrigado pela explanação, já que agora já poderei confeccionar para as rodas trazeiras.

Dennis Figueiredo
20/05/2004, 09:37
Nossa... pramim que uso rodas tala 10" tem que ser uma peça deeeeeesse tamanho.

Adrianosiq
09/07/2013, 17:14
Pessoal aguem sabe onde posso comprar um desses pronto?

Abraço.

IsmaelMatos
11/07/2013, 01:56
Prezados foristas,

Aqui aparece a versão australiana do guincho de roda, útil também para puxar o carrinho para a frente: Bush Winch Part 1 Sep 2011 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=FDKY1MwDCWE)

Saudações a todos,

hercilio.neto
11/07/2013, 20:27
Sensacional.
Não dá pra usar direto na trilha, mas sem dúvida ter um desses no jipe pode salvar a pele em um dia ruim.

IsmaelMatos
12/07/2013, 01:48
Oi Hercílio,

Pô, fiquei triste! Brincadeira... rsrs

Já adianto que não tenho experiência em trilhas pesadas nem com guinchos, mas quero aprender.

Dá pra perceber que a solução australiana mostrada no filme é de boa qualidade (e cara), mas a corda parece o ponto fraco e sofre bastante por raspar no solo. Também se a trilha tiver valas fundas ou for bem estreita pode não haver espaço na lateral para o carretel. Fora isso, enquanto houver um ponto de apoio e o motor conseguir jogar algum torque para as rodas, a solução funciona para a frente e para trás, e faz até curva. Sim? Não? Que outras desvantagens você vê?

Eu já pensava seriamente em investir numa adaptação da idéia para o meu carrinho. Em tempo, no Youtube a gente encontra alguns outros filmes sobre o guincho de roda e seu funcionamento.

Obrigado desde já.

Saudações a todos

Walter da Camper
12/07/2013, 17:13
A idéia até que é criativa, mas o problema é que em solo de baixa aderência a roda que está com o cabo vai ficar parada e a outra vai girar em falso, por causa do diferencial.
Só vai funcionar direito se o diferencial tiver bloqueio. Considerando que hoje em dia um bloqueio custa mais caro do que um guincho elétrico... melhor instalar o guincho.

hercilio.neto
12/07/2013, 19:09
A idéia até que é criativa, mas o problema é que em solo de baixa aderência a roda que está com o cabo vai ficar parada e a outra vai girar em falso, por causa do diferencial.
Só vai funcionar direito se o diferencial tiver bloqueio. Considerando que hoje em dia um bloqueio custa mais caro do que um guincho elétrico... melhor instalar o guincho.

Walter,
Nesse modelo australiano que usa guia nas rodas dianteiras, o cabo enrola nos dois lados, isso é, tem wheel winch nas duas rodas traseiras. Por isso o cabo é esticado e passado por uma patesca e a patesca é que é ancorada, assim o cabo pode ser enrolado por qualquer um dos lados ou nos dois lados juntos.
O sistema é bem engenhoso, os parafusos da roda dispõem de um encaixa com trava. Isso permite uma rápida instalação.