PDA

Ver Versão Completa : devaneios sobre guincho "eletromecanicohidraulico"



Beto Lacerda
19/03/2004, 23:14
Pessoal tava pensando em futuramente (tomara que um futuro não muito distante) instalar um guincho no Brucutu , dai cai na velha duvida eletricoXmecanico , até ai nenhuma novidade, mas conversando com um pessoal no ibira me falaram do hidraulico, depois pensei numa hipotese que não sei se funciona , mas queria a opinião de alguem que tenha algum conhecimento no assunto (ja que eu não tenho nenhum ),
o guincho hidraulico é "tocado" por pressão hidraulica gerada bor uma bomba hidraulica (normalmente a mesma da cx. de dir.) certo??, dai o que pensei é instalar uma bomba hidraulica atraz de uma polia como as de compressor de ac, e na outra extremidade do eixo da mesma bomba instalar um motor eletrico , para assim ter o guincho funcinando pelo giro do motor com a polia "ligada" (como um mecanico) ou no caso de falha do motor pelo motor eletrico com a polia "desligada", unindo as vantagens dos dois :) ,ou seja se o motor tiver funcionando vc tem guincho ate acabar a gas mas se não vc tem a opção "eletrico"acho que deu pra enteder o principio, não sei se funciona , acredito que sim ,mas sai meio caro comprar tudo pra testar , alguem sabe me dizer se funciona ou não???
[]'s

Wallace
20/03/2004, 01:09
Sim e não...;-)
O primeiro problema vai ser espaço.
O segundo é que o motor elétrico vai virar quando ligado virando como um gerador... teria que desconectar o motor elétrico quando a bomba for tocada pela correia.
Acho que o melhor seria instalar uma bomba extra elétrica como a do Astra... só que acho que não vai tocar muito bem o guincho não; por falta potência.
Só acho que você está exagerando muito... só o hidráulico vai muito bem.

Beto Lacerda
20/03/2004, 19:22
Wallace, espaço nem é tão problema assim , tenho todo espaço do compressor de ac que não uso, cabe uma bomba com um motor atraz sussegado,e o hidraulico no meu caso é mais simples de instalar que o mecanico ,não tem por onde passar o cardã da p.t.o. até o guincho, ou bate no motor, ou na cx de dir, ou no radiador , ai sim falta espaço ja o hidraulico todas as "ligações" são flexiveis (mangueiras ou fio), posso "levar" até o guincho por dentro do chassis se for o caso :lol: , quanto ao motor virar um gerador ,confesso que não me lembrei disso , mas da pra evitar (outra polia de ac por exemplo) , ja a bomba eletrica do astra , o guincho dependeria sempre de bateria pra funcionar, e o que quero é um guincho que use o giro do motor pra funcionar mas em caso de pane do mesmo tenha um "estepe" eletrico,
nem é tão exagero assim :lol: , basicamente quero acoplar um motor eletrico pra tocar a bomba hidraulica em caso de falha do motor :wink: ,o problema é que realmente não vejo pq. não da certo e pq. ninguem fez isso antes :lol: ,afinal qqer. que seja a pane vc tem guincho , então estou na busca de "defeitos" sem solução pois se falhar na teoria vai ser bem mais barato que comprar o guincho e não conseguir fazer essa ideia funcionar :lol:
[]'s aguardando mais opiniões

Wallace
20/03/2004, 20:47
Beto,

Leia novamente:
Acho que o melhor seria instalar uma bomba EXTRA elétrica como a do Astra...
Ou seja, normalmente vai usar a bomba da direção tocada pela correia do motor.
Quando o motor não estiver girando ainda pode tocar o guincho pela bomba EXTRA elétrica.
Já vi algo assim, mas acho que era um guincho com os dois motores (hidráulico e elétrico) já no guincho. Não pergunta onde que não lembro.

Beto Lacerda
22/03/2004, 01:10
li novamente, e acho que agora entendi sua sugestão, mas ainda acho que seria mais simples "acoplar" um motor eletrico à bomba , mas como ja disse não sei se funciona .

Já vi algo assim, mas acho que era um guincho com os dois motores (hidráulico e elétrico) já no guincho. Não pergunta onde que não lembro.
a coisa mais parecida que ja vi (que na verdade nem é tão parecido assim :lol: ) foi em um "elevador" que a Rohr aluga (tem foto no sitewww.rohr.com.br ) que é todo movido por um sistema hidraulico (tanto sistema de direção , tração e "elevação") , e a bomba é tocada por um motor diesel mas em caso de falha do mesmo ou em caso de trabalho indoor vc aciona um motor eletrico pra tocar a bomba, dai veio a ideia de fazer o tal guincho :wink: , se vc lembrar onde viu por favor me avise pois estou pensando seriamente em levar a ideia adiante.
[]'s