PDA

Ver Versão Completa : Documentos para gaiola



Gaiola_cross
12/01/2007, 14:08
Agora que terminei de montar minha gaiola achei que seria bom se conseguisse documentos para poder transitar com ela onde quisesse (praia, chácara, cidade...).
É uma gaiola totalmente tubular, inclusive chassi, com motor AP 1.8 e caixa de fusca 4 marchas. Gostaria de informações sobre quanto tempo demora o processo para emplacar uma, quanto custa e se é possível em Santa Catarina...

CArioca
15/01/2007, 07:29
Bom dia! Com certeza ela tem que ter toda a parte de iluminação funcionando, extintor, paralamas, cintos de segurança... todos os itens de um veículo normal. Por se tratar de veículo de fabricação própria, vai precisar de vistoria do INMETRO, as notas fiscais do material comprado para sua fabricação, será mais facil licenciar como protótipo... o melhor que vc tem a fazer é entrar em contato com o DETRAN de sua cidade ou com algum despachante que com certeza vai te ajudar e muito.
Boa sorte!

band
17/01/2007, 01:17
Tudo bom estou montando uma gaiola e quero fazer chassis tubular o fusca tem documento como que vou fazer o documento dela se vou tirar
o chassis com a numeração dele ?

Denilson Maçaneiro
19/01/2007, 11:45
Ae galera...
Tenho umas duvidas....
A minha gaiola eu comprei a estrutura pronta o cara que vendeu ela pra min mandou o documento do chassi, documento de compra e venda, notas fiscais referentes aos serviços de solda e pintua, tudo nos conformes.
Mas toda a mecânica da gaiola eu uso de uma brasilia velha que tenho inclusive o motor (o duc. nao esta no meu nome), caso a polícia me pare e peça algum documento eu terei que mostar os documento da estrutura, as notas e referente ao motor eu terei que mostrar o documento da brasilia?
ou não é necessário?

zoega
19/01/2007, 16:22
Tudo tem que ser comprovado, tem que ter procedencia, então é importante vc possuir todas as notas fiscais e documentos referentes ao carro que foi retirado as peças. No caso da policia questionar algo vc tem como provar a procedencia.

Porém no caso do documento não estar no seu nome, deve dar brecha pro policial encrencar com vc, tente localizar a pessoa do documento e fazer algum tipo de recibo ou transferencia registrado em cartório, reconhecido com todos os dados e numeração do veículo.

Se quiser confirmar, vc pode pegar o numero do chassi e do motor e ir no detran para ver se não tem queixas de roubo dos mesmos... Pq se tiver, pode piorar bastante pro seu lado...

digobrazil
21/01/2007, 18:44
bom................vamos por parte..................ok.
Se vc utililar o chassi VW ja com o numero do chassi que veio da fabrica, vc pode e devera utilizar o mesmo. E o seu Gaiola saira com o mesmo numero de RENAVAM e tudo mais, porem no campo observações do documento sairá escrito "VEICULO MODIFICADO".
no seu caso e como eu acho que vc nao deve ter utilizado todo o chassi e fez ele todo tubular, utilizando somente as parte da suspensão, isto é.........NÃO TEM o numero do chassi que vem de da frabrica, vc vai ter mais trabalho, pois a burocracia é muito maior. Neste caso será emitido um numero de chassi novo para o Gaiola

Nos dois casos vc devera deixar o gaiola com os itens constantes na resolução do Detran 14/98, que trata dos itens obrigatorios para a circulação de veiculos automotores em via publica, porem no 2º caso, que utiliza o chassi tubular, sem o numero do chassi, o Gaiola tem que obedecer a resolução que regulamenta a fabricação de veiculos artesanais onde os componentes principais deverão ser novos e é necessario todas as notas fiscais, desde as peças até os tubos utilizados na estrutura e tb dos prestadores de serviços. Esta resolução eu nao tenho o numero dela.....rsrs

em ambos os casos deverá ser feito a vistoria em orgão de inspeção veicular credenciado pelo inmetro e esta é a parte mais dificil...........depois que tiver com o papel do laudo aprovado na mão........ai é vapt-vupt.............em uma semana a gaiola ta emplacada.

Depois de emplacada, se vc quiser tirar alguns itens obrigatorio........como os paralamas por exemplo.........vc pode.........porem estara sugeito a multa por infração de transito.

Bom..............a principio é isso..............se tiver mais alguma duvida e só perguntar
Abraços e boa sorte!$!$!

digobrazil
21/01/2007, 18:57
Tudo tem que ser comprovado, tem que ter procedencia, então é importante vc possuir todas as notas fiscais e documentos referentes ao carro que foi retirado as peças. No caso da policia questionar algo vc tem como provar a procedencia.

Porém no caso do documento não estar no seu nome, deve dar brecha pro policial encrencar com vc, tente localizar a pessoa do documento e fazer algum tipo de recibo ou transferencia registrado em cartório, reconhecido com todos os dados e numeração do veículo.

Se quiser confirmar, vc pode pegar o numero do chassi e do motor e ir no detran para ver se não tem queixas de roubo dos mesmos... Pq se tiver, pode piorar bastante pro seu lado...

notas ficais nao tem valor para um fiscalização policial........
o unico documento que vai comprovar a procedencia legar do veiculo e todos seus componentes e o CLRV (Certificado de Licenciamento e Registro do Veiculo.
O fato de nao estar registrado sem seu nome não tem problema, desde que não tenha queixa de furto ou roubo constante no numero no chassi ou motor, porem para transitar em via publica tem que estar tudo legalizado, como veiculo modificado ou como fabricação artezanal.
Para ser transportado em carretinhas ou guincho..........é necessario somente o registro do veiculo para que se comprove a procedencia.
Qualquer duvida............. estamos ai
Abraços

digobrazil
21/01/2007, 19:58
Resolução 14/98 = Estabelece os equipamentos obrigatórios para a frota de veículos em circulação e dá outras providências.

resolução 63/98 = Disciplina o registro e licenciamento de veículos de fabricação artesanal, conforme o art. 106 do Código de Trânsito Brasileiro.

Denilson Maçaneiro
30/01/2007, 11:37
E ai galera estou com a pulga atráz da orelha.....
Eu tenho uma brasilia na qual estou usando o motor dela na minha gaiola... Entrei em contato com um despachante para ver se é possivel eu documentar minha gaiola e ele me pediu para passar os dados (placa, renavam) dos 2 veículos, no caso o chassi da gaiola (no qual tenho o doc.) e o da brasília (tb tenho o doc. e passei o num. do motor da brasilia tb a ele) ai ele fez uma consulta seilá onde e me respondeu que o motor no qual eu passei o num. está rodando em um buggi lá em RN....?????

É possivel 2 motores terem o mesmo numero?
Alguém sabe onde eu posso consultar se o meu motor está OK ou não?

Delmar
30/01/2007, 15:10
E ai galera estou com a pulga atráz da orelha.....
Eu tenho uma brasilia na qual estou usando o motor dela na minha gaiola... Entrei em contato com um despachante para ver se é possivel eu documentar minha gaiola e ele me pediu para passar os dados (placa, renavam) dos 2 veículos, no caso o chassi da gaiola (no qual tenho o doc.) e o da brasília (tb tenho o doc. e passei o num. do motor da brasilia tb a ele) ai ele fez uma consulta seilá onde e me respondeu que o motor no qual eu passei o num. está rodando em um buggi lá em RN....?????

É possivel 2 motores terem o mesmo numero?
Alguém sabe onde eu posso consultar se o meu motor está OK ou não?
Xiiiiii! Já vi isto antes...

A troca de motores da linha VW ar é muito comum. E aí está o problema! Estas trocas são feitas sem alguma documentação, por exemplo: recibo de compra e venda, nota fiscal, vistoria nos Detrans e por aí vai...

Se voce tiver sorte (espero que sim!) e o Buggy não estiver com busca e apreenção por determinação judicial ou registro de furto (verifique com o despachante) voce pode providenciar uma Nota Fiscal em algum desmanche ou ferro velho onde, na descrição, consta o tipo do motor e o nº do mesmo...

E quando for documentada o Detran entenderá que você comprou este motor para montar sua Gaiola. :concordo:

Don't worry! Be happy!

falcao007
30/01/2007, 17:17
Galera tenho acompanhado esse tópico faz algum tempo, e hoje eu conversei com o meu despachante, e ele me passou a seguinte explicação, a legalização da gaiola funciona mais ou menos igual a colocação de KIT GNV, ou seja precisa de nota fiscal do serviço e laudo técnico de uma empresa autorizada a fazer esse tipo de serviço, pra não dar dor de cabeça ele disse, que precisa ter documento do chassi (do carro antigo) e se o motor for outro precisa da NF do motor, fazer uma carta de próprio punho dizendo que vc que construiu a Gaiola, levar a gaiola em uma empresa autorizada a fazer esse tipo de serviço, o Engenheiro desta empresa irá fazer um laudo e montar um processo, com o processo em mão levar ao INMETRO ou IPT, esses irão fazer uma inspeção na gaiola (lembrando que esta deve ter todos os itens de segurança, toda parte elétrica, paralamas, extintor, estepe, velocímetro, hodometro, etc..) com o processo em mãos levar ao despachante e este concluirá o processo, ufa é isso, mas devem existir outros meios mais fáceis, mas dentro da lei é assim.

wesley27
31/08/2007, 18:36
ae............ eu queria saber que documento presisamos ter para usar a gaiola na cidade ou na roça ?
to pensando em fazer uma gaiola ,so que a policia ja tomou duas aqui em ouro preto .ae to presizando da ajuda de voces . sera posivel , grato pela ajuda .

excalonado
11/09/2007, 23:30
ae............ eu queria saber que documento presisamos ter para usar a gaiola na cidade ou na roça ?
to pensando em fazer uma gaiola ,so que a policia ja tomou duas aqui em ouro preto .ae to presizando da ajuda de voces . sera posivel , grato pela ajuda .
sim para rodar na cidade tem que ter documentação

Denilson Maçaneiro
12/09/2007, 12:37
pra vc dirigir ela pela cidade vc tem que documentar, senão vc pucha ela atr´z de outro carro ai não precisa estar emplacada mas tem que ter o documento mesmo que atrasado, pra comprovar procedencia.....


tem outros topicos que já foram criados aqui no forum que falam bastante sobre isso, dê uma procurada q vc vai por tirar suas dúvidas.... caso comtrário pergunte...

wesley27
18/09/2007, 20:34
obrigado amigos vou faser uma com chassi de fusca , esse saite e muito bom so nao aprendi a mecher nele direito . obrigado por tirar minhas duvidas.

Dimmy
19/09/2007, 15:03
pra vc dirigir ela pela cidade vc tem que documentar, senão vc pucha ela atr´z de outro carro ai não precisa estar emplacada mas tem que ter o documento mesmo que atrasado, pra comprovar procedencia.....


tem outros topicos que já foram criados aqui no forum que falam bastante sobre isso, dê uma procurada q vc vai por tirar suas dúvidas.... caso comtrário pergunte...

Denison
para puxar gaiola com towbar nao é preciso estar emplacada?? basta estar com o documento do veiculo q foi feita a gaiola ,no meu caso uma variant 2??

Aguardo respostas.
abraços;

zoega
19/09/2007, 19:09
Denison
para puxar gaiola com towbar nao é preciso estar emplacada?? basta estar com o documento do veiculo q foi feita a gaiola ,no meu caso uma variant 2??

Aguardo respostas.
abraços;

Pra puxar a gaiola no towbar ou cambãol, precisa emplacar sim, é como se fosse uma carretinha. Agora se vc comprar aquelas carretas que sobe só a frente em cima, já não precisa emplacar, mas é sempre bom ter nota fiscal do ferro velho, ou documento atrazado para comprovar procedência...
Creio que seja mais barato e fácil comprar uma carretinha dessas pra puxar a gaiola p/ qquer lugar do que emplacar, mas se tiver a intenção de servir como transporte no dia dia mesmo, aí tem que emplacar...

Pode ser uma dessa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-62245514-carreta-basculante-pra-gaiolas-crossem-12-x-0km-_JM

Ou essa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-62718551-_JM

Denilson Maçaneiro
20/09/2007, 12:43
Fala Dimmy...

Como o amigo Zoega falou, se vc for usa-la no dia-a-dia tem que emplacar, se vc for puxa-la com cambão vc tem que emplacar, se vc for puxa-la encima de uma carretinha tem que emplacar a carretinha...

O que acontece é que a grande maioria dos policiais são camaradas e se te pegarem puxando a gaiola com cambão eles vão te pedir o documento da gaiola pra verificar a procedencia (tem gente que rouba fusca/brasilia pra fazer gaiola) e mesmo com o documento atrazado eles liberam na boa, porem, ahh! porem!!, se o policial não estiver num dia bom ele pode apreender sua gaiola, pois no codigo de transito fala que "todo veiculo motorizado para transsitar sobre via pública tem que ser emplacado e estar com os "IMPOSTOS" todos pagos.

Agora não tenho certeza mas eu acho que mesmo com a carretinha só para os pneus dianteiros vc teria que documentar a gaiola...

Resumindo: "estando com os pneus sobre as vias públicas tem que documentar"...

O que acontece aqui em Santa Catarina é que as corridas de gaiola cross, arrancadões e afins, vem crescendo bastante e isso gera bastante retorno a cidade e ao estado (din din pros cofres públicos) e com isso a polícia faz vistas grossas quanto a questão da documentação. Mas o ducumento da gaiola (mesmo que atrasado) é muito importante senão vc perde ela...

Se vc não quiser correr o risco arrume uma carretinha e coloque ela encima. E não esquece o documento (mesmo que atrasedo).

Boas trilhas...

zoega
20/09/2007, 12:53
Lembrando que no caso da gaiola, para comprovar procedência, pode ser o documento atrazado OU notas fiscais de desmanches, do chassi, motor, cambio, etc, que é o meu caso, sempre ando com um bolo de notas, tem nota até de cabo do acelerador... hehehe

Dimmy
20/09/2007, 17:54
Mai se o veiculo esta rodando em vias publicas ,nao esta com o motor funcionando, ninguem esta dentro dele , as setas estão ligadas , ele esta sendo puxado, mesmo assim tem que estar emplacado.??
Ou sera que o veiculo circulando em vias publicas ,nao importando a condição ,,"se ta sendo puxado por exemplo",,ele tem que estar emplacado??
E essa carreta que so para os pneus dianteros,,tem que estar emplacado tambem??

atee.
abraços;

zoega
20/09/2007, 19:19
Mai se o veiculo esta rodando em vias publicas ,nao esta com o motor funcionando, ninguem esta dentro dele , as setas estão ligadas , ele esta sendo puxado, mesmo assim tem que estar emplacado.??
Ou sera que o veiculo circulando em vias publicas ,nao importando a condição ,,"se ta sendo puxado por exemplo",,ele tem que estar emplacado??
E essa carreta que so para os pneus dianteros,,tem que estar emplacado tambem??

atee.
abraços;

Sim precisa. Qquer coisa que estiver com pneus no chão, está usando a via publica, e tem que pagar imposto (menos bicicleta, carriola, etc, hehehe). No caso da carreta só para os pneus dianteiros, tbm deve ser emplacada, mas eu não tenho certeza se com ela, a gaiola tbm precisa de placa ou não. Agora se for aquelas carretas que a gaiola sobe em cima iteira, aí a gaiola não precisa de placas, mas a carreta sim.

Cezar candelaria
21/09/2007, 07:51
E aí Zoega, aquele maluco no youtube é voçê? Vi que foi tu quem mandou.

zoega
21/09/2007, 10:13
Sou eu sim... hehehe

agropoks
04/10/2007, 14:14
ow, zoega, fala ai q eu tbm to no video! to tentando por um da minha viatura no youtube tbm, mas a net tah foda. to qrendo fz um soh das 2 viaturas juntas. ah! vc tbm aparece no meu video. dps t mando link.

Rmarino
16/02/2010, 15:59
Boa tarde pessoal, eu montei uma gaiola com motor vw 1600 com chassi tubular, comprei uma brasilia desmontei e fiz a gaiola e possuo documento e recibo dessa brasilia, e eu queria saber como eu poderia estar documentando a minha gaiola

edoara
16/02/2010, 16:55
Rmarino, em São Paulo está quase impossível fazer isso, precisa de um projeto assinado por um engenheiro mecânico, agora o laudo de inspeção veicular, laudo de Motor. Olha sinceramente fui correr atrás e desisti é tanta coisa que prefiro coloca-la em cima co caminhão ou vou cortando caminho pelas estradas de terra escoltados por amigos jipeiros e gaioleiros. Boa Sorte ai !!! se conseguir avisa como .

leobnaval
16/02/2010, 19:59
Muito bom o tópico.

Quem já passou por todo este processo de documentação poderia relatar quais os procedimentos e gastos que se tem ao emplacar uma gaiola.

Abraços, Leo

Rmarino
16/02/2010, 21:58
Essa semana eu pretendo ir atras de do ciretran da cidade para ver oq eu preciso faze para tentar documentala, depois eu pretendo ir em um posto do inmetro q tem na cidade cidade vizinha, espero q eu consiga documentala para não ter dor de cabeça com a policia(que por enquanto eu não tive), e conseguir levar ela para outras cidades

Marcos R Mendonça
16/02/2010, 22:15
Oi Rmarino, aqui no Parana é relativamente facil, mais o processo começa assim: voce tem que ter a baixa do veiculo doador, no caso a brasilia, e nota fiscal de todas as peças compradas, isso é que vai determinar o valor do IPVA, algumas peças como de parte eletrica e frio tem que ser nota de peça nova, ja fiz de gaiola, buggy e triciclo, na verdade foi o meu despachante, se preferir 43-8406-1781, Rogerio, é uma pessoa muito seria e responsavel, vem veiculos do Mato Grosso, sul de São Paulo, e de toda região para fazer documento com ele, porem o veiculo tem que estar pronto em condições de rodar, e o custo final fica em torno de R$2500,00, com mão de obra, taxas etc, aqui em Londrina-Pr, qualquer coisa estou a disposição, ferreiro4x4@hotmail.com , 43-9112-6426, abraços, Mendonça.

cesarferreira
16/02/2010, 23:41
Oi Rmarino, aqui no Parana é relativamente facil, mais o processo começa assim: voce tem que ter a baixa do veiculo doador, no caso a brasilia, e nota fiscal de todas as peças compradas, isso é que vai determinar o valor do IPVA, algumas peças como de parte eletrica e frio tem que ser nota de peça nova, ja fiz de gaiola, buggy e triciclo, na verdade foi o meu despachante, se preferir 43-8406-1781, Rogerio, é uma pessoa muito seria e responsavel, vem veiculos do Mato Grosso, sul de São Paulo, e de toda região para fazer documento com ele, porem o veiculo tem que estar pronto em condições de rodar, e o custo final fica em torno de R$2500,00, com mão de obra, taxas etc, aqui em Londrina-Pr, qualquer coisa estou a disposição, ferreiro4x4@hotmail.com , 43-9112-6426, abraços, Mendonça.
Boa Marcos, já guardei teus dados para o futuro!!! Vai chover cliente!!!
Em breve entro em contato!!!
Abç, Cesar

nilaraujo
17/02/2010, 00:42
Licencio gaiola e buggy sem burocracia. Sou fabricante homologado.

Não precisa de inmetro nem juntar notas fiscais. é tudo legal e oficial, não precisa de despachante, voce mesmo licencia em qualquer cidade.

é como licenciar um gol 0km pro exemplo.

Entre em contato

nil araujo
nilaraujo@gmail.com
(85) 3087.9012/9999.0006/8778.4828

Rmarino
17/02/2010, 12:48
Oi Rmarino, aqui no Parana é relativamente facil, mais o processo começa assim: voce tem que ter a baixa do veiculo doador, no caso a brasilia, e nota fiscal de todas as peças compradas, isso é que vai determinar o valor do IPVA, algumas peças como de parte eletrica e frio tem que ser nota de peça nova, ja fiz de gaiola, buggy e triciclo, na verdade foi o meu despachante, se preferir 43-8406-1781, Rogerio, é uma pessoa muito seria e responsavel, vem veiculos do Mato Grosso, sul de São Paulo, e de toda região para fazer documento com ele, porem o veiculo tem que estar pronto em condições de rodar, e o custo final fica em torno de R$2500,00, com mão de obra, taxas etc, aqui em Londrina-Pr, qualquer coisa estou a disposição, ferreiro4x4@hotmail.com , 43-9112-6426, abraços, Mendonça.
Vlw Marcos, isso vai me ajuda, as peças eu peguei todas da brasilia q eu comprei, parte eletrica eh tudo novo e possuo as notas fiscais, muito provavelmente eu entre em contato com o seu despachante pois isso me interessou
Obrigado

leobnaval
17/02/2010, 19:07
Pessoal continuem postando mesmo depois que conseguirem para sabermos o que realmente tem que ser feito e Nil se pudesse postar aqui o que é necessário, valor, etc. ajudaria tanto você (a ter clientes) como nós (a documentar as gaiolas).

Abraços, Leo

nilaraujo
18/02/2010, 21:56
Leo, ja licenciei várias gaiolas aqui mesmo do fórum.

Você precisa dar baixa na chassi original. Se for chassi tubular, melhor ainda.
Custo: R$ 1200,00

voce mesmo licencia em qualquer detran do brasil. é igual a licenciar um carro 0km.

é tudo legal ,aliás, essa é a única forma legal de licenciar buggy e gaiola, as outras formas, (excetuando protótipo, que é quase impossível) são ilegais e feitas através de suborno aos funcionarios dos ciretans e detrans.

Flávio Cadore
18/02/2010, 22:42
Uma gaiola deste tipo é possível licenciar ( não usa suspensão de Fusca)?

nilaraujo
18/02/2010, 23:02
uma gaiola deste tipo é possível licenciar ( não usa suspensão de fusca)?

flávio, qualquer gaiola é passível de licenciar desde que tenha todos os itens de segurança exigidos em automóveis.
No seu caso , vc terá que colocar um parabrisa, limpadores, lanternas e farois e paralama, afinal de conta, apra licenciar ela deixará de ser apenas de trilha e passará a ser um automóvel.

JefersonRS
18/02/2010, 23:08
Também tenho interesse e documentar a minha gaiola, vc tem msn para conversarmos melhor sobre isto.
A minha é tubular, não tem chassi, vc informou que se assim for seria mais fácil ainda?
Desde ja fico grato, abraço.

Flávio Cadore
18/02/2010, 23:09
flávio, qualquer gaiola é passível de licenciar desde que tenha todos os itens de segurança exigidos em automóveis.
No seu caso , vc terá que colocar um parabrisa, limpadores, lanternas e farois e paralama, afinal de conta, apra licenciar ela deixará de ser apenas de trilha e passará a ser um automóvel.


Nil, estou armando uns esquemas e se tudo der certo no futuro eu pretendo legalizar uma e quando chegar a hora vou te procurar, OK.

Jorge_PG
18/02/2010, 23:12
Nil me intereça licenciar minha gaiola vc poderia me explicar melhor como fazer isso afinal a minha falta pouco para ter tudo o q é preciso pra ficar em ordem e o chassi é tubular usando a suspenssão traseira e dianteira do fusca mas tenho o documento de baixa do fusca doador das peças.

leobnaval
19/02/2010, 00:28
Compreendo exatamente o que disse Nil e creio que esta seja a melhor forma possivel de se livrar de dores de cabeça e regularizar uma gaiola de forma legal (emplacar).

No meu caso acho que ficará fácil pois meu chassi já é baixado no detran pois foi adquirido em leilão para uso das peças como sucata, e aí como fica?

Abraços, Leo

Dézao
19/02/2010, 08:00
Pessoal,

Pra maior segurança de voçês, fiz os documentos da minha gaiola com o Nill no meio do ano passado e ocorreu tudo certo, ele é uma pessoa de confiança , atenciosa e prestativa, esclareceu todas as minhas dúvidas e fizemos um ótimo negócio.

Se tiverem alguma dúvida podem perguntar !!!!

Abraços

Vitor Hugo
27/07/2010, 23:42
Minha gaiola ficou pronta e gostaria de legalizar. como procedo para isso...sendo que é uma gaiola tubular mas com carroceria de fusca e motor ap. posso fazer aqui na minha cidade ou tenho que levar ela até ai na sua cidade. abraço aguardo retorno.

Vitor Hugo
28/07/2010, 09:31
Olá Nil...Minha gaiola ficou pronta e gostaria de legalizar. como procedo para isso...sendo que é uma gaiola tubular mas com carroceria de fusca e motor ap. posso fazer aqui na minha cidade ou tenho que levar ela até ai na sua cidade. abraço aguardo retorno

Vitor Hugo
09/08/2010, 21:19
...........

gaiolarodan
14/07/2011, 19:12
Boa pessoal do forum,

Tenho a intenção de regularizar minha gaiola, para que possa leva-la rebocada nos eventos, o que preciso fazer para regularizar ?
O chassi que montei esta a 10 anos atrasado e tenho o recibo de transferencia em mãos, nao tem multa.
Parte eletrica é o de menos, ja tem tudo, só falta instalar seta e lanterna na dianteira.
Freio na frente só falta as pinças e encanamento, sera que existe alguma maneira de selecionar freiar as quatro rodas e somente as traseiras quando estiver na trilha ?
Minha duvida é quanto outros itens, para brisa, para choque, ja ouvi de uma parede "corta fogo" isso em um carro normal seria aquela lata que separa o motor do interior do veiculo.

Se algum colega tiver noçao e puder me ajudar, agradeco pela ajuda !

Rogério

Franco Fileppo
14/07/2011, 19:31
Procura o nil araujo

gaiolarodan
14/07/2011, 19:37
Procura o nil araujo

Voce tem telefone ou outro contato do Nil Araujo ?

Franco Fileppo
14/07/2011, 19:44
procura o email dele aki no forum,pesquize por emplacamento!

netto mietto
14/07/2011, 19:55
nilaraujo@gmail.com

gaiolarodan
14/07/2011, 20:04
nilaraujo@gmail.com

Obrigado pelo email,

Voce tem gaiola emplacada ?

netto mietto
15/07/2011, 12:15
nao so tenho jeep e bug.

gaiolarodan
15/07/2011, 15:00
nao so tenho jeep e bug.

As noticias que tive nao sao boas, segundo o Nil Araujo nao pode mais transformar veiculos em buggy ou gaiola, tem que baixar o chassi que tenho e fazer um novo numero, enfim a gaiola tem que nascer de novo !
Ele passou os procedimentos, mas o custo disso é R$ 1.500,00

Agora vou ter que pensar no que fazer.

Boa semana !

Rogerio

Henrique Hugendobller
16/07/2011, 00:05
1,5 não é tao caro, se for todo o gasto pra poder rebocala no cambao, um reboque se vc for comprar nao baixa de 3,5 novo. eu comprei um mas se tivesse essa oportunudade de documentar antes de ter comprado nao tinha pensado duas vezes.302449

fc racing
16/07/2011, 21:34
Henrique me diz uma coisa este seu reboque é de 1 eixo e como fica o carro no anda rebocando a gaiola?????ele pula muito??? vc recomenda ou ja se arrependeu?????obrigado

Henrique Hugendobller
17/07/2011, 19:31
eu gosto do reboque, ele bascula pra subir e descer, eu sempre carreguei ela de ré pro peso fica na trazeira do carro, eu puxava com uma ranger 4 pts, ai um dia inventei de colocar ela de frente, ai dei uma equilibrada no peso e foi bem tambem, essa foto eu tava com o carro do meu primo, parati mil e foi bem tambem, fomos pra rolante andando bem e a parati rebaixada e foi muito bem tbm, se for um reboque bem feito fica bom, depois de tanta explicaçao, eu recomendo. rsrsrsrsr

Diogo_Czuika
17/07/2011, 19:41
Nós tbm fizemos uma carretinha...Tbm basculante,e olha não tem coisa melhor.
É só equilibrar o peso vai bonito...:cool:
Na foto não tava ainda pronta, mas agora já esta, pintada com para-lama e tudo maiis...

Justiniano
30/08/2011, 16:48
Interessante o tópico, Di_czuika. Acredito que é meu chará. hehehe
Quanto em média custou a carretinha?


abraço.

Diogo_Czuika
30/08/2011, 20:39
Interessante o tópico, Di_czuika. Acredito que é meu chará. hehehe
Quanto em média custou a carretinha?


abraço.


Hehe,Meu nome é Diogo...
Olha,Tudo Tudo uns R$1.500, e o Doc. nós tinham de uma outra carretinha que colocava apenas a frente do carro,dai pegamos o Doc. dela.

ederson21
21/06/2013, 10:35
Alguem ja emplacou gaiola com o NIl? Obrigado.

Allan Dennis
21/06/2013, 15:54
As noticias que tive nao sao boas, segundo o Nil Araujo nao pode mais transformar veiculos em buggy ou gaiola, tem que baixar o chassi que tenho e fazer um novo numero, enfim a gaiola tem que nascer de novo !
Ele passou os procedimentos, mas o custo disso é R$ 1.500,00

Agora vou ter que pensar no que fazer.

Boa semana !

Rogerio

Amigo, tenho um Toppy Buggy com chassi WV e gostaria muito de saber mais sobre tais procedimentos, pois pretendo montar uma carroceria tubular, sendo sobre o próprio chassi VW ou não. Se me homologar como construtor seria viável e/ou facilitaria na "burrocracia" :-) e o procedimento legal para tal.

Agradecido desde já.

Jóy
21/06/2013, 18:28
eu já! agora fico só olhando o pessoal quebrando a cabeça pensando como fazer pra ir de um lugar para o outro, pensando em como passar pela fiscalização da PRE,PRF...como carregar no caminhão se precisa ter ou não ter documentos pra comprovar procedência, rebocar no cambão se pode ou não pode...aquelas coisas né...KKKK vai com fé que o Nil é firmesa!




Alguem ja emplacou gaiola com o NIl? Obrigado.

cleiton tig
03/07/2014, 11:33
bom dia galera so novato e esto procurando uma forma para documenta gaiola e kart cross grato.

Vitor Hugo
03/07/2014, 22:21
bom dia galera so novato e esto procurando uma forma para documenta gaiola e kart cross grato.
Boa noite Cleiton,
O cara pra isso é Nil Araujo, vai conseguir legalizar a gaiola de uma forma rápida e correta e sem muita burocracia.

TreiscBr
09/01/2017, 15:34
Muito bom, as explicações aqui são beatiful. Tenho passado para quem tem me procurado, entrar neste portal e sinceramente, depois nunca mais tive noticias do camarada, creio que aqui deve ter resolvido sua parada ou o seu veiculo saiu a papelada.

miguéh
17/01/2017, 08:11
Procure o nil Araújo aqui no forum parece que ele é fabricante e consegue legalizar sem problemas

TreiscBr
01/03/2017, 09:13
Bom dia! De volta ao lar. kkkk
Já tem um tempinho que para cá não tenho entrado.
Caso alguém necessitar de um engenheiro mecânico, cá estou de volta.
E-mail: engpast@yahoo.com

nilaraujo
23/03/2017, 17:07
todas as informaçoes desse post não procedem....... essa lei que colocaram ai nao é mais valida.

nao é mais possivel transformar vw em buggy/gaiola. Alias, nenhum veiculo pode ser trasnformado em outro.


lembrando que as leis sao nacionais. nao existe esse negocio de fazer em um estado da federação e em outro não

OSBRI
23/03/2017, 19:30
Nil, não se esqueça de mim... desgarra esse trem, sô!!
Fábio A. Brisolla.

mauriciogripp
26/03/2017, 19:50
Galera me tirem uma duvida por favor estou comprando uma gaiola ela tem recibo etc mas atrasado eu queria documentar ela certinho alguem saberia me indicar onde consigo alguem que consiga fazer documento pra mim????

OSBRI
26/03/2017, 21:49
Mauriciogripp, boa noite!
Aqui mesmo no fórum procure pelo Nil Araújo, pois ele é fabricante homologado de buggys e consegue providenciar esta papelada, DESDE que sua gaiola tenha os requisitos:
*pára-lamas
*pára-brisa com os limpadores e esguicho d'água
*faróis, lanternas, setas
*retrovisores
*cintos de segurança
*o motor não pode estar cadastrado em outro veículo
Enfim, o mínimo que um veículo precisaria para transitar em via pública.
Só tive boas referências do Nil aqui no fórum, por isso procurei-o há cerca de 30 dias e estou aguardando ele me enviar a papelada para eu dar continuidade no processo de emplacamento.
As fotos da minha gaiola estão no tópico "Legalização/Emplacamento de gaiola".
Boa sorte e até mais.
Fábio A. Brisolla

TreiscBr
29/03/2017, 07:27
Bom dia! Tenho passado informações, para quem tem me procurado, depois nunca mais tive noticias do camarada, creio que aqui deve ter resolvido sua parada. Ai, se alguém precisar de um engenheiro mecânico para alguma dica de fabricação ou sobre a legislação, é o caminho melhor, já que tem me chegado camaradas com veiculos prontos e nunca viu a papelada, ai o cara vê que o que fabricou vira sucata, por que não pode documentar o que a legislação não permiti. Cada caso é um caso diferente, não podemos generalizar. O que vai fazer, o que vai construir primeiro consulte quem está no mercado, para ver se não vai entrar numa fria.

OSBRI
29/03/2017, 18:32
Bom dia! Tenho passado informações, para quem tem me procurado, depois nunca mais tive noticias do camarada, creio que aqui deve ter resolvido sua parada. Ai, se alguém precisar de um engenheiro mecânico para alguma dica de fabricação ou sobre a legislação, é o caminho melhor, já que tem me chegado camaradas com veiculos prontos e nunca viu a papelada, ai o cara vê que o que fabricou vira sucata, por que não pode documentar o que a legislação não permiti. Cada caso é um caso diferente, não podemos generalizar. O que vai fazer, o que vai construir primeiro consulte quem está no mercado, para ver se não vai entrar numa fria.

Boa noite TreiscBr
Infelizmente o que mais acontece nestes casos é a falta de informação... ou desleixo!
Obviamente, cada um de nós tem esse lado de "construtor" de engenhocas, e isso é muito positivo, pois com a diversidade de idéias, sempre haverá questões em pauta, originando-se diversos tópicos relativo à cada assunto e todos nós só temos à agregar conhecimentos com tudo isso!
Naturalmente devido àquela empolgação de ver a coisa acontecer de uma maneira muito rápida, o indivíduo começa o seu projeto sem um aprofundamento minucioso do assunto, acarretando na construção de verdadeiras aberrações sobre rodas (seja duas, três, quatro ou mais);
Digo aberrações não no sentido dos designer de suas máquinas, mas no sentido de construções sem um mínimo de segurança, colocando em risco não só a integridade do próprio indivíduo, mas também a de outros;
Não digo que é fácil buscar tais informações, que aliás no caso em particular das gaiolas, são inúmeras estas informações, pois para cada etapa da construção temos que ter a exata noção de como proceder, de acordo com nossas escolhas, necessidades e "bolso"!!!
Antes de começar minha gaiola, procurei todos os meios que me era possível para obter informações, fui à diversos mecânicos, consultei gaioleiros, fui em outro município próximo, onde há um construtor de gaiolas, e mesmo antes de me associar à este site, consegui achar aqui, precioso material disponível...
Enfim, é cansativo, mas é preciso, principalmente se depois da viatura pronta, você queira documentá-la!
Um muito obrigado à todos que aqui prestaram suas informações, me fora de extrema importância, muito obrigado equipe 4x4 Brasil.

Fábio A. Brisolla :concordo::concordo:

Patríckproseg
15/10/2017, 15:18
Boa tarde, como está agora as leis pra legalizar as gaiolas, quais são os preços e como funciona.

OSBRI
27/10/2017, 18:11
Boa tarde, como está agora as leis pra legalizar as gaiolas, quais são os preços e como funciona.

Boa tarde e seja bem vindo Patríckproseg :torcendo:

A melhor pessoa à te responder esta e outras perguntas é o Nil Araújo, aqui do fórum...
Dê uma fuçada nos tópicos relacionados ao assunto, ou melhor ainda, vá diretamente em sua conta particular aqui no fórum, dê uma geral nas respostas ou formule sua pergunta...

O que posso lhe adiantar, segundo pesquisas recentes que tenho feito aqui, é que de um tempo prá cá, ele só licencia sua gaiola, se a mesma for construída com chassi todo tubular (esquece os chassis de fusca e brasília), além de todos os ítens mínimos de segurança, como pára-lamas, lanternas, faróis, setas, pára-brisa de vidro entre outros...

Boa sorte e nos mantenha informados! :pensativo:

Fábio A.Brisolla

Thomazelo
21/11/2020, 10:04
Bom dia galera, blz? Tenho uma gaiola há uns 13 anos, comprei ela pronta já, foi um amigo do meu pai que havia feito na época. Pois então, gostaria de documentar ela.. porém não achei numeração de chassis, e ela tbm não veio com nenhum documento. Será que teria a possibilidade de colocar uma numeração de chassis dela, para dar continuidade nas documentação? Ou não é possível? A minha ideia seria comprar qlqr chassis com documento, e fazer a transferência da numeração de um para outro.. e o qual ficaria sem a numeração picotaria ele para ferro velho, agradeço a quem puder ajudar! Está é apenas minha ideia, não sei se possível.

Felipe Daniel Heker
12/02/2022, 09:36
Bom dia, então estou pensando em fazer uma gaiola usando um chassi de Fusca, porém eu queria regularizar e emplacar, o Fusca atualmente possui IPVA pago até 2020, mais o antigo dono veio a falecer e o carro ficou no nome dele, tem como evitar toda a burocracia de correr atrás do inventário do falecido?

CAPT GOTTLIEB
20/02/2022, 11:36
Comprei meu BUGGY-Gaiola em 2018, já emplacado e documentado, porém muito detonado e sem motor. Paguei muito barato, valeu mais por ser documentado corretamente e emplacado. Mas precisei refazer toda parte elétrica, algumas miudezas e coloquei um motor VW 1600 novo.
Na vistoria houve rigor, mas todos os itens obrigatórios estavam presentes e OK.

Equipamentos obrigatórios:



Para-choques, dianteiro e traseiro
Paralamas
Acendedor de cigarro (GPS)
Espelhos retrovisores, interno e externo
Limpador de para-brisa
Lavador de para-brisa
Quebra sol para o condutor
Faróis principais dianteiros de cor branca ou amarela
Lanternas dianteiras (faroletes) de cor branca ou amarela;
Lanternas de posição traseiras de cor vermelha
Luz de freio de cor vermelha
Pisca-pisca indicadoras de direção: dianteiras de cor âmbar e traseiras de cor âmbar ou vermelha;
Luz de RÉ de cor branca
Luz da placa traseira de cor branca
Velocímetro
Buzina
Freio de mão
Pneus OK
Pisca-alerta (emergência)
Extintor de incêndio
Cinto de segurança
Silencioso – escapamento
Estepe
Macaco
Chave de roda
Chave de fenda
Triângulo


Este BUGGY-GAIOLA tem um cambão e já foi para Serra da Canastra (rebocado por Jipão ou caminhonete) quatro vezes. Teve ótimo desempenho na Canastra, apesar de não estar com pneus lameiros. Pesa 450 Kg sem motorista. O câmbio-diferencial tem relação 8x35 (pinhão/coroa), fornecendo mais força e menos velocidade. Todavia chega a 80-100 Km/h sem muita dificuldade. Acima disso dá um certo receito, pois o veículo pesa pouco e a direção fica muito leve.
Já fui parado em algumas blitz e nunca tive problemas.
Muitos, muitos anos atrás era possível montar Buggies, Bajas, Gaiolas, muitas vezes com peças boas de carros sinistrados e conseguir documentar, desde que tivessem os itens obrigatórios. Porém isso é coisa de um passado longínquo, remoto, meados do século XX. Hoje é preciso aprovação dos órgãos oficiais, inclusive o inmetro, laudo de engenharia, etc. Quem entende bem deste assunto é Nil Araujo, que faz parte deste fórum e pode explicar melhor.

578432 578433 578434 578435 578436 578437 578438

rochascustoms
17/08/2022, 10:32
bom dia senhores sou novo aqui e preciso da ajuda dos senhores para construir minha primeira gaiola, pois estou fazendo um projeto no solidworks para construir um Hammer para jogos de airsoft, tenho um eco esporte em vista pra começar esse projeto do zero, a viatura precisa carregar no máximo 7 pessoas, entre eixo de 3200mm, comprimento total de 4572mm, altura total 1829mm, altura do solo 450mm
na frente motorista e passageiro
no meio passageiro torre giratória
dois bancos pra mais 2 passageiros atrás
e mais 2 passageiro na lateral do veiculo.
gaiola tubular e carroceria em tecido de fibra de vidro
pesando como fazer para que adaptar um snokel nele e não entrar agua no motor da eco.
preciso de ajuda em relação a melhor tubulação pra aplicação nesse projeto
whatssap 21967059598 quem poder me dar essa ajuda agradeço muito

nilaraujo
17/06/2023, 14:20
:) isso mesmo





Boa tarde e seja bem vindo Patríckproseg

A melhor pessoa à te responder esta e outras perguntas é o Nil Araújo, aqui do fórum...
Dê uma fuçada nos tópicos relacionados ao assunto, ou melhor ainda, vá diretamente em sua conta particular aqui no fórum, dê uma geral nas respostas ou formule sua pergunta...

O que posso lhe adiantar, segundo pesquisas recentes que tenho feito aqui, é que de um tempo prá cá, ele só licencia sua gaiola, se a mesma for construída com chassi todo tubular (esquece os chassis de fusca e brasília), além de todos os ítens mínimos de segurança, como pára-lamas, lanternas, faróis, setas, pára-brisa de vidro entre outros...

Boa sorte e nos mantenha informados! :pensativo:

Fábio A.Brisolla