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Ver Versão Completa : Scoop



Elmer_Jeep
12/01/2007, 12:40
Galera, to construindo um capo personalizado e meu pai inventou agora que quer modelar uma entrada de ar mas seria em baixo relevo tipo no capo da Frontier.

Alguém teria fotos pra eu copiar o design, não precisa ser fotos no capo do Jeep o importante é que mostrem as entradas de ar em forma de rebaixo na chapa.

Obrigado.

leopoldo
12/01/2007, 16:41
vc vai fazer uma entrada de ar tipo NACA (em "baixo" relevo mesmo ... como as usadas em avião)

ou

uma entrada tipo SCOOP, que é uma tomada de ar em "alto" relevo, como nos dragsters e funny cars ????

Elmer_Jeep
12/01/2007, 17:10
BAIXO RELEVO. :concordo:



Tudo bem, confundi os nomes na hora de criar o tópico :putz: . Não conheço a expressão NACA, já ouvi falar em RAM AIR, mas não sei qual a definição certa.

Tem alguma fotu ae ? :mrgreen:

leopoldo
12/01/2007, 18:06
Tipo SCOOP:

http://www.kenlowe.com.au/_borders/Speed%20scoop.jpg

http://static.summitracing.com/global/images/prod/large/hrd-3153.jpg





Tipo NACA

http://www.racerpartswholesale.com/images/d102a.jpg



http://www.b737.org.uk/ramairinlet.jpg

http://www.b737.org.uk/ramairinlet-ng.jpg

http://www.showrods.com/73gto/odyssey_img/39.naca_scoops.jpg

http://www.cameronaircraft.com/NACA_scoops/NACA_photo_gallery3_home/NACA-gallery3_images/NACA4_boat.jpg (http://www.cameronaircraft.com/NACA_scoops/index.html)




Quer A TEORIA e os modelos ?????

http://naca.central.cranfield.ac.uk/reports/1945/

Marcos ET
12/01/2007, 18:19
Elmer... já pensou em usar aquela entrada de ar original dos Kadett GSI ?? é só cortar o capô e instalar.... bem mais facil que cortar chapas e etc....

Outra idéia que nao tem muito a ver, mas q tbem serve, é a instalação daquela "grade" lateral das VW Brasília.... vc corta "quadrado" e depois "aplica" na lata do jeep.........

[]'s curiosos em saber como vai ficar

Elmer_Jeep
12/01/2007, 18:26
Valeu Mestre, simples, objetivo e técnico.

ET, quero uma entrada central, fiz alguns moldes no papel e agora mesmo tava ali fora metendo a serra em alguns pedaços de chapa pra ver como vai ficar.

Obrigado pelas dicas da grade lateral da Brasa. Eu uso no CJ5 as originais do capo dos caminhões Volvo, mesma do troller.
Tenho mais um par aqui e to pensando em instalar também pra aliviar o peso do capo.

[]'s

Marcos ET
12/01/2007, 18:29
...Eu uso no CJ5 ... Tenho mais um par aqui e to pensando em instalar também pra aliviar o peso do capo.

[]'s

Brother! com tanto buraco assim no capô, sobrou algum lugar pra instalar as entradas de ar? rsrsrsrsrs

(foi mal, mas nao pude perder a piadinha)

[]'s

cmte_carvalho
12/01/2007, 19:30
NACA, ou "National Advisory Committee for Aeronautics", é a antecessora da NASA (National Aeronautics and Space Administration).

Seu fim se deu em Outubro de 1958. Mais informações (em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/National_Advisory_Committee_for_Aeronautics


Até!

CAVESO
12/01/2007, 19:52
Elmer,

Já viu o scoop das novas S10?

Daria para fazer uma mescla de scoop e naca parecida com a da frontier.

Aprecei numa autorizada chevrolet e custa cerca de 300,00.

Estou pensando em adaptar no meu engesa, mas achei o preço indigesto.

Elmer_Jeep
14/01/2007, 15:11
À todos, obrigado pelas dicas, finalizei o trampo e no fim das contas fiz um scoop mesmo.

As fotos estão no tópico do Crocodillo, quem quiser conferir veja na página abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=334979#post334979

[]'s

dalmo cruz torres
22/01/2007, 12:31
Leopoldo, nunca tinha ouvido falar de NACA, mas achei super legal. Coloquei na minha camionete F-75 um motor Maxion HS 2.5, e queria colocar o intercooler por cima do motor(como nas Frontiers) com uma entrada de ar que orientasse o ar para o intercooler. Eu estive olhando as entradas de ar tipo Scoop, mas queria uma entrada mais discreta, por isso achei ótima a idéia do NACA. Que v/c acha, será que fica bom no capo da F-75?

leopoldo
22/01/2007, 19:15
Tudo bem feito fica bom, pelo menos esteticamente.

Agora, se vai ficar FUNCIONAL, é outro departamento.

Estamos discutindo um problema de aerodinamica e pode ser que não funcione .... pode ser que sim ..... não é pq a entrada de ar é bonita que ela vai funcionar.

Não há equações que dizem exatamente como vai funcionar, pq isto inclusive depende da velocidade de avanço do seu capo em relação ao ar.... E a velocidade de avanço, diga-se de passagem, é bem mais baixa doque esses perfis são projetados para trabalhar.

Mas nem tudo está perdido.

Existe a técnica da lã para vc ver se fica bom.

corte uma porrada de fios de um novelo de lã .... pedaços de uns 5cm.

prenda a ponta do fio no capô com fita durex.

alinhe os fios como se fossem linhas longitudinais no capo.

http://www.fluent.com/direct/cfdreview/solutions/automotive/img/opel_astra04.jpg

saia nas velocidades em que vc dirige normalmente e filme o comportamento dos fios.

depois assista em casa o danças dos fios.

se em cima do capo os fios dançam como louco quase que perpendicularmente, existe um grande area de turbilhonamento em cima do capo e a entrada NACA só vai embelezar o capo.

se os fios parecem que querem grudar, então ela funcionará.

quanto?

só experimentando para saber .... ou usando sofisticados e caríssimos programas de computador.

José Augusto
22/01/2007, 19:54
Mesmo fazendo tudo isso, o negócio ainda pode não dar certo, pois internamente existe a possibilidade se estabelecerem zonas de vórtice e a coisa não sairá como esperado.

Dalmo a frente da rural é grande com certeza não faltará espaço para um intercooler.

PIRATADOM
22/01/2007, 20:56
Tudo bem feito fica bom, pelo menos esteticamente.

Agora, se vai ficar FUNCIONAL, é outro departamento.

Estamos discutindo um problema de aerodinamica e pode ser que não funcione .... pode ser que sim ..... não é pq a entrada de ar é bonita que ela vai funcionar.

Não há equações que dizem exatamente como vai funcionar, pq isto inclusive depende da velocidade de avanço do seu capo em relação ao ar.... E a velocidade de avanço, diga-se de passagem, é bem mais baixa doque esses perfis são projetados para trabalhar.

Mas nem tudo está perdido.

Existe a técnica da lã para vc ver se fica bom.

corte uma porrada de fios de um novelo de lã .... pedaços de uns 5cm.

prenda a ponta do fio no capô com fita durex.

alinhe os fios como se fossem linhas longitudinais no capo.

http://www.fluent.com/direct/cfdreview/solutions/automotive/img/opel_astra04.jpg

saia nas velocidades em que vc dirige normalmente e filme o comportamento dos fios.

depois assista em casa o danças dos fios.

se em cima do capo os fios dançam como louco quase que perpendicularmente, existe um grande area de turbilhonamento em cima do capo e a entrada NACA só vai embelezar o capo.

se os fios parecem que querem grudar, então ela funcionará.

quanto?

só experimentando para saber .... ou usando sofisticados e caríssimos programas de computador.

eai Leopoldo e para entrada de ar da L 200(scoop) é o mesmo precedimento com os fios:concordo:

boas

leopoldo
22/01/2007, 22:08
Sim. o uso dos fios é para ter uma ideia do fluxo de ar.

Dependendo de como é o fluxo, o ar pode até ir por baixo do capo e tentar sair por cima, pelo Scoop ou NACA e estagnar ou em casos extremos dar fluxo reverso .... e é isso que não queremos.

PIRATADOM
23/01/2007, 00:45
Sim. o uso dos fios é para ter uma ideia do fluxo de ar.

Dependendo de como é o fluxo, o ar pode até ir por baixo do capo e tentar sair por cima, pelo Scoop ou NACA e estagnar ou em casos extremos dar fluxo reverso .... e é isso que não queremos.


eai Leopoldo a captação de ar tanto do scoop como do naca são na mesma proporção ou suas disposições alteram a dinamica operacional?

boas

leopoldo
23/01/2007, 17:48
Sua pergunta é um tanto vaga porque depende doque vc compara ... qual a ordem de grandeza dos elementos para a comparação? que geometria de ambos vc quer comparar ? e não esqueça que temos o "pressure recovery" e o "drag".

Onde vai ser colocado, qual a velocidade envolvida .....

quer entender mais:

http://naca.central.cranfield.ac.uk/reports/1945/naca-acr-5i20.pdf

Paulo Sabra
05/02/2007, 05:11
Mestre Leopoldo,

Todos sabemos que os CJ´s tem dificuldde na refrigeração de seus motores é que o cofre do motor é uma verdadeira estufa. Para melhorar a refrigeração do motor do Jeep, alguns jipeiros vem instalndo ventoinhas eletricas com acionamento por cebolão e por interruptor manual no painel, eliminndo muitas das vezes a hélice de refrigeração mecanica original.

Pergunto: a instalação de uma entra de ar no capo ou lateral do CJ, ajuda na circulação de ar do cofre e refrigeração do motor ou pode ter efeito contrário como já dito neste tópico.

edwint
05/02/2007, 07:33
corte no capu e scoop da bowertec R$500,00 em aluminio.

leopoldo
05/02/2007, 11:33
a instalação de uma entra de ar no capo ou lateral do CJ, ajuda na circulação de ar do cofre e refrigeração do motor ou pode ter efeito contrário como já dito neste tópico.

leia o que foi dito 5 mensagens acima.

Beto Lacerda
05/02/2007, 15:58
cj esquenta na trilha onde as incriveis velocidades alcançadas vao fazer as entradas de ar serem enfeites .. p/ esfriar em trilha só ventilação forçada mesmo
[]'s

Sergio Rocha
05/02/2007, 17:24
cj esquenta na trilha onde as incriveis velocidades alcançadas vao fazer as entradas de ar serem enfeites .. p/ esfriar em trilha só ventilação forçada mesmo
[]'s

x2

Eu uso o ventilador mecanico ( original do motor gm) mais uma ventoinha eletrica acionada por cebolão.
Sou feliz a 3 anos.:dance:

[]´