PDA

Ver Versão Completa : Caixa 5 Marchas



LauroRH
19/03/2004, 17:11
Buenas,

Sou novato por aqui, e embora tenha pesquisado, ainda nao achei resposta s/ assunto...

O caso é que a caixa do meu Engesa Fase 1 (Clark 240V??) deu de nao engatar a 2a. marcha (direto na arrancada ou reduzindo de 3a. ou acima), só engata na sincronia de 1a p/ 2a. (ou seja, tenho de arrancar em 1a, pra depois engatar a 2a., e nao consigo chegar na 2a. reduzindo de 3a ou acima.. quase sempre entra a 4a., o que me deixa em apuros as vezes)

Alguem conhece o "X" do problema? Existe em Porto Alegre alguem capacitado para lidar com essa caixa e resolver o caso ??

Obrigadao

[]'s engeseiros

Lauro
Engesa Diesel 87

Eduardo Velo
19/03/2004, 17:52
Lauro , seu Engesa não tem a 1º reduzida ? , será que vc está dizendo da 2º pra 3º ?

Bom é o seguinte , podem ser 2 coisas :
- Garfo com buchas gastas , vc tem que mirar bem pra engatar . Tirando a tampa da cx de câmbio , vc puxa a alavanca com o garfo e dá uma sacada ...
- Sincronizado gasto , isso faria arranhar tbm , aí só abrindo câmbio pra trtocar ...

[]s ...

LauroRH
19/03/2004, 17:59
Nao, ele nao arranha nenhuma marcha, nem solta tb...

Só nao consigo sair em 2a., é muito dificil entrar de primeira ou, estando em terceira ou quarta, reduzir direto para a segunda marcha (entra normalmente a quarta, por mais que procure acertar a 2a...)

E é só a segunda marcha, nenhuma outra dá problema assim.

Eduardo Velo
19/03/2004, 18:17
é quase certo que é o garfo , mas pra tirar a dúvida só abrindo ...
Tire a tampa da janela sobre o câmbio , depois solte os parafusos da tampa do câmbio e puxe o garfo pra cima (deixe no Neutro) , (em alguns Engesas , como o meu , a tampa não passa pela janela) , se passar pela janela dá uma sacada nas buchas do garfo e troque se for preciso ...

[]s e bom trampo ...