Conectar

Ver Versão Completa : AT no Brasil: "nova era" ou "fogo de palha"?

cmte_carvalho
11/01/2007, 11:01
Olá pessoal!

Vocês já viram a propaganda do EcoSport (também conhecido por alguns como "EcaSport" :mrgreen:) com transmissão automática (AT - Automatic Transmission)? Se sim, o que vocês acharam?

Será que estamos diante de um conforto que dessa vez veio para ficar (ao contrário da experiência ocorrida já há alguns anos) ou é um mero "fogo de palha"..?

Até!

Jeanilson
11/01/2007, 12:29
Olá pessoal!

Vocês já viram a propaganda do EcoSport (também conhecido por alguns como "EcaSport" :mrgreen:) com transmissão automática (AT - Automatic Transmission)? Se sim, o que vocês acharam?

Será que estamos diante de um conforto que dessa vez veio para ficar (ao contrário da experiência ocorrida já há alguns anos) ou é um mero "fogo de palha"..?

Até!
Tudo bem, Carvalho? :concordo:

Acredito que o câmbio automático, desta vez, seja um "conforto" que veio para ficar. Na medida em que o acessório for se popularizando (com o aumento das vendas), mais gente toma conhecimento e passa a ser interessar pelo mesmo.

Vale lembrar também que nos modelos "top" (Civic, Vectra, Corola...) o Câmbio Automático já é quase item de série.

Mas a médio prazo o que vai popularizar mesmo vai ser o "Câmbio Eletrônico", que é o um câmbio por engrenagens gerenciado e automatizado por um comando eletrônico. Combina a economia de combustível do câmbio manual com o conforto do câmbio hidramático.

[]'s

Wallace
11/01/2007, 14:15
Automatico não é só conforto, tente a poupar a viatura e muitas vezes da um desempenho melhor, principalmente no fora de estrada.

PIRATADOM
11/01/2007, 14:21
Automatico não é só conforto, tente a poupar a viatura e muitas vezes da um desempenho melhor, principalmente no fora de estrada.
eai sou contra AT nos 4x4:discordo: é muito ruim nas trilhas,:parede: é coisa de :-x

boas

wagnerf
11/01/2007, 14:56
eai sou contra AT nos 4x4:discordo: é muito ruim nas trilhas,:parede: é coisa de :-x

boas

Por que será que o pessoa de RC optão por AT?

Wallace
11/01/2007, 15:21
Acho que porque ficaram conhecendo e descobriram que é melhor.
Muitos que falam que é pior, não gostam, etc é porque nunca usaram na pratica (e direito).

Paulo Eduardo
12/01/2007, 11:30
Por que será que o pessoa de RC optão por AT?

opa...

controle... dois pés, dois pedais. sem queimar embreagem, sem trancos, sem desgaste... e uma redução extra do CT.

[]´s

Wallace
12/01/2007, 12:09
Tem mais, pode trocar de marcha na subida e descida sem perigo de ficar em vazio, etc

FlavioLouveira
16/01/2007, 13:29
Toda vez que discutem o AT, eu lembro de uma ``celebre´´ frase de um conhecido meu:

Conforto, só não gosta dele quem não tem.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: eu dou risada demais quando esse conhecido meu compara cambio automatico com Vidro eletrico hahaha

Nilsinho
16/01/2007, 20:15
Conforto, só não gosta dele quem não tem.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Realmente ! odeio AT !

(Até conseguir colocar no meu CJ, depois vou adorar !!!)

huahuahuahuhauhau

[]´s

PIRATADOM
16/01/2007, 21:09
Realmente ! odeio AT !

(Até conseguir colocar no meu CJ, depois vou adorar !!!)

huahuahuahuhauhau

[]´s
eai Nilsinho, até quebrar ou precisar pegar no tranco ......... AT uma tremenda cadeirona de rodas eletrica :evil: ;-) :lol: :lol: :lol: :lol:

boas

Nilsinho
18/01/2007, 20:08
eai Nilsinho, até quebrar ou precisar pegar no tranco ......... AT uma tremenda cadeirona de rodas eletrica :evil: ;-) :lol: :lol: :lol: :lol:

boas

Cadeirona de rodas eletrica é Jeep sem manutenção !

[]´s

Pagani
19/01/2007, 14:03
Cadeirona de rodas eletrica é Jeep sem manutenção !

[]´s

Pode apostar....

Tive uma Audi automatica, foram dois anos sem problemas no joelho !!!
Transito, nem esquentava....

Nesta primeira fase de transformação da viatura não consegui colocar o AT no CJ, mas já estou na captura de um para a 2o fase...

[]'s sem embreagem

PIRATADOM
20/01/2007, 13:04
Pode apostar....

Tive uma Audi automatica, foram dois anos sem problemas no joelho !!!
Transito, nem esquentava....

Nesta primeira fase de transformação da viatura não consegui colocar o AT no CJ, mas já estou na captura de um para a 2o fase...

[]'s sem embreagem

eai +1tapatrilha:razz: estão misturando RC, on road,shopping c|off road ,é uma pena:cry:

boas

boas

Nilsinho
20/01/2007, 17:32
eai +1tapatrilha:razz: estão misturando RC, on road,shopping c|off road ,é uma pena:cry:

... vc já viu o Viper do Stephan na trilha com AT? pois veja depois vc me diz.... :wink:

[]´s

Wallace
22/01/2007, 10:30
O pessoal também sempre ficou espantando com o desempenho da minha Cherokee no fora de estrada.
Eu digo que é mais ao cambio automatico que pelo piloto rs rs

Stephan
23/01/2007, 05:54
... vc já viu o Viper do Stephan na trilha com AT? pois veja depois vc me diz.... :wink:

[]´s

Deixa quieto Nilsinho...
Tem gente que é assim mesmo...se apega no que acha que sabe, sem fundamento, em vez de tentar aprender um pouco.:putz:
Mas, um dia o pessoal dá o braço a torcer.....enquanto isso...vou comprando CA por 300 contos e juntando...

Isso mesmo ! CA num presta ! :mrgreen:

Ronaldo Andrade
23/01/2007, 13:51

boas

Só 2 perguntas:

1. "Voce já usou alguma vez na rua com transito?"
(Esta primeira era pra ver se vc tem experiencia com ele.)

2. "Vc já usou em trilhas, com condições de bastante erosão ou pedras a serem escaladas?"

Se usou, pode opinar, se não usou, é só uma opinião pessoal sem fundamento.

Abraços

Grassmann
23/01/2007, 14:21
Só 2 perguntas:

2. "Vc já usou em trilhas, com condições de bastante erosão ou pedras a serem escaladas?"

Abraços

:palmas: :palmas:
Parabéns Ronaldo. É isso mesmo. Se não usou, não abra o bico...

Eu tenho um Vitara automático, e não abro mão.

Rodo diariamente com ele, asfalto, cidade, estrada. É muito mais confortável que dirigir o Scénic que também temos.

E faço trilhas com ele. Erosão, lama, pedras, grama, morros pra cima e pra baixo,... Em nenhuma destas situações achei o manual melhor que o automático. Fica muito mais fácil manter o controle de aceleração do carro. Sabendo usar, o carro se comporta muito melhor. A única exceção é em situações de morros muitos íngremes. Nestes casos, como a relação de primeira marcha do automático é mais longa, o carro fica mais xoxo na subida e tende a descer mais rápido quando na descida. Mas mesmo assim, prefiro o automático.

O que acontece é que muitos opinam sem conhecimento de causa. Ouviram falar, ou nem ouviram falar e saem repetindo opiniões alheias, sem sequer experimentar ou questionar.

Eu já nem ligo mais, querem falar mal, falem!

Se câmbio automático fosse tão ruim assim, porque mais de 90% dos carros americanos a utilizam? Porque o pessoal de RC usa? Porque os maiores tratores de esteira e pás carregadeiras utilizam??

É como os carros 4 portas até os anos 90. Ninguém queria por puro preconceito.

Mas voltando ao assunto que originou este tópico... O câmbio automático sempre esteve presente como opcional para muitos carros de luxo. Atualmente algumas versões top nem existem com câmbio manual. Os carros médios estão entrando nesta fase agora, depois que muitos carros de luxo já ficaram "velhos", atingiram um patamar de preço que a classe média pode pagar e provaram a confiabilidade do câmbio automático. O que estraga o câmbio não é a peça em si, é o mau uso que é feito. Muitos colocam óleos inadequados, não trocam o óleo, ficam "passando" marcha de uma em uma (Se for assim, pra que comprar um automático?!), e outros erros de manutenção que levam a queimar a imagem de um bom produto.

Quanto à questão de prazer ao dirigir, isso quase nem conta mais. Com tantas opções de câmbio estilo tiptronic, você mesmo pode escolher a hora da troca de marchas. E, cá entre nós, quanto tempo você passa "pilotando" o carro? Eu passo grande parte do tempo no trânsito chato das cidades ou na última marcha do carro em estradas? Cadê o "prazer" de trocar as marchas? Essa desculpa não cola mais... Parece coisa de quem é resistente a mudanças e prefere não experimentar o câmbio automático.

Mas como disse nosso colega lá em cima... Deixe que o mercado tenha preconceito... E eu vou comprando meus carros automáticos baratim baratim... :dance: :dance:

PIRATADOM
23/01/2007, 20:58
Só 2 perguntas:

Abraços
eai Ronaldo ainda bem que foi só duas perguntas :lol:
a primeira ,é facil Xeróca,Bm,Monza,Rt,opala,pajerinho etc etc ....
a segunda já é mais dificil porque ou reboquei ou trouxe o feliz proprietário de zequinha ,Ronaldo isso quebra que nem vidro é só pegar uma ponta de pedra ou toco ou qquer outro obstaculo , um pequeno deslocamento do cambio que tu fica a pé:putz: ela é boa para Rc q tem até arquibancada assistindo, quebrou coloca na plataforma e vai embora ,no on road,quebrou chama SOS pedágio,no shopping quebrou,paieeeeeee vem me buscar ,agora na trilha tu vai virar um tapa trilha mesmo :parede: adoro AT ,mas de terno e gravata, não na lama:discordo:

boas

PIRATADOM
23/01/2007, 20:59
Só 2 perguntas:

Abraços
a segunda já é mais dificil porque ou reboquei ou trouxe o feliz proprietário de zequinha ,Ronaldo isso quebra que nem vidro é só pegar uma ponta de pedra ou toco ou qquer outro obstaculo , um pequeno deslocamento do cambio que tu fica a pé:putz: ela é boa para Rc q tem até arquibancada assistindo, quebrou coloca na plataforma e vai embora ,no on road,quebrou chama SOS pedágio,no shopping quebrou,paieeeeeee vem me buscar ,agora na trilha tu vai virar um tapa trilha mesmo :parede: adoro AT ,mas de terno e gravata, não na lama:discordo:

boas

Ronaldo Andrade
23/01/2007, 21:10

boas

AE Piratadom

Agora sim falou com propriedade !!! :palmas:
Bom, espero que o de meu jeep nunca quebre em um trilha. :parede:
Nem a Ram na fazenda, carregada ou viajando com os brinquedos em cima e no reboque.
Será que nos EUA as grandes pickups quebram assim?
Deve ser por isto que têm pouco automáticas por lá. :twisted:

[s]

PIRATADOM
23/01/2007, 21:36
Deixa quieto Nilsinho...
Tem gente que é assim mesmo...se apega no que acha que sabe, sem fundamento, em vez de tentar aprender um pouco.:putz:
Mas, um dia o pessoal dá o braço a torcer.....enquanto isso...vou comprando CA por 300 contos e juntando...

eai :lol: Stephan o primeiro carro com trans aut q andei foi no final da decada de 60 ,nós montavamos as famosas carreteiras no Bom Retiro, motor v12 de buick com cambio hidramatico(bons tempos das escuderias Cobra ,Naba,Piloche, Pepe Legal )gincanas que a rede record patrocinava e dava como premio um Gordine Teimoso para quem fosse o vencedor, bons tempos aqueles,esse at é mais velho doque andar pra frente e nunca funcionou aqui na Republiqueta das bananas ,estão lançando o eco sport at vai ser outro fracasso vc vai ver qtos ats vc vai comprar da FORD, não sou contra at e nem de vc comprar por 300 $ ,é a primeira vez que vejo um colecionador de AT ,o bom vai ser na hora da partilha de bens ninguem vai querer:sad: , tu vai ter AT por muito tempo bélo:mrgreen: ;-) :grin: :grin:

BOAS

PIRATADOM
23/01/2007, 21:40
Deixa quieto Nilsinho...

eai :lol: Stephan o primeiro carro com trans aut q andei foi no final da decada de 60 ,nós montavamos as famosas carreteiras no Bom Retiro, motor v12 de buick com cambio hidramatico(bons tempos das escuderias Cobra ,Naba,Piloche, Pepe Legal )gincanas que a rede record patrocinava e dava como premio um Gordine Teimoso para quem fosse o vencedor, bons tempos aqueles,esse at é mais velho doque andar pra frente e nunca funcionou aqui na Republiqueta das bananas ,estão lançando o eco sport at vai ser outro fracasso vc vai ver qtos ats vc vai comprar da FORD, não sou contra at e nem de vc comprar por 300 $ ,é a primeira vez que vejo um colecionador de AT ,o bom vai ser na hora da partilha de bens ninguem vai querer:sad: , tu vai ter AT por muito tempo bélo:mrgreen: ;-) :grin: :grin:

BOAS

PIRATADOM
23/01/2007, 22:10
AE Piratadom

Agora sim falou com propriedade !!! :palmas:
Bom, espero que o de meu jeep nunca quebre em um trilha. :parede:
Nem a Ram na fazenda, carregada ou viajando com os brinquedos em cima e no reboque.
Será que nos EUA as grandes pickups quebram assim?
Deve ser por isto que têm pouco automáticas por lá. :twisted:

[s]
eai Ronaldo nos eua as grandes caminhonetes não quebram assim e não tem poucas at por lá o que de fato eles não tem são pilotos e os q tem são braço duro e sem técnica ,fora da terrinha do tio san eles não ganham nada:discordo: e lembre-se vc estã no Brasil terra de grandes pilotos ,todos iniciaram no cambio mecanico, brasileiro não gosta de at ,para nós carro automatico era carro de velho ,brasileiro gosta de cambiar e sorrir qdo está pilotando, o gringo é diferente ele fransi a testa e fica mordendo a lingua ,nos vibramos eles ficam apreensivos, é diferente a cultura ,um cambio que eu gosto é o sequencial igual da stock:dance:

boas

cmte_carvalho
27/01/2007, 17:38
Se câmbio automático fosse tão ruim assim, porque mais de 90% dos carros americanos a utilizam? Porque o pessoal de RC usa? Porque os maiores tratores de esteira e pás carregadeiras utilizam??

É como os carros 4 portas até os anos 90. Ninguém queria por puro preconceito.

Mas voltando ao assunto que originou este tópico... O câmbio automático sempre esteve presente como opcional para muitos carros de luxo. Atualmente algumas versões top nem existem com câmbio manual. Os carros médios estão entrando nesta fase agora, depois que muitos carros de luxo já ficaram "velhos", atingiram um patamar de preço que a classe média pode pagar e provaram a confiabilidade do câmbio automático. O que estraga o câmbio não é a peça em si, é o mau uso que é feito. Muitos colocam óleos inadequados, não trocam o óleo, ficam "passando" marcha de uma em uma (Se for assim, pra que comprar um automático?!), e outros erros de manutenção que levam a queimar a imagem de um bom produto.

Quanto à questão de prazer ao dirigir, isso quase nem conta mais. Com tantas opções de câmbio estilo tiptronic, você mesmo pode escolher a hora da troca de marchas. E, cá entre nós, quanto tempo você passa "pilotando" o carro? Eu passo grande parte do tempo no trânsito chato das cidades ou na última marcha do carro em estradas? Cadê o "prazer" de trocar as marchas? Essa desculpa não cola mais... Parece coisa de quem é resistente a mudanças e prefere não experimentar o câmbio automático.

Eu li todos os posts desse tópico e acho que vou concordar com as palavras do Leandro (Grassman).

Nunca dirigi um veículo com câmbio AT, porém sou um dos que concorda com a seguinte lógica: se tal câmbio fosse tão frágil como o Piratadom diz, certamente ele não seria tão popular e bem afamado num país como os EUA.

Na verdade eu torço para que o Brasil possa progredir cada vez mais no setor automotivo (na verdade em todos os setores, claro). De fato o câmbio AT quase sempre esteve presente nos carros mais luxuosos aqui disponíveis, porém há de se convir que tais veículos são muito pouco acessíveis à maioria da nação. :(

Cabe à nós, portanto, torcer (e cobrar) para que este equipamento e alguns outros mais (como Airbags, GPS, ABS, EBD, etc.) sigam o padrão mundial e tornem-se cada vez mais presentes em carros "populares".

E falando no preconceito do carro 4 portas, lembrei-me doutro fato similar: os carros conversíveis e/ou com teto solar são pouco populares em nosso país porque numa determinada época criou-se uma "brincadeira" de que tais carros eram apreciados pelos "chifrudos". :parede:

Vejam só o quanto um preconceito e uma mera brincadeira podem atrasar um dado país... :mad::mad::mad:

Até!