PDA

Ver Versão Completa : Novato em motor diesel, 4x4, etc, etc... com muuuitas duvidas...



Silvio BAND81
11/01/2007, 10:48
Pessoal,

Aquiri recentemente meu primeiro auto movido a diesel e 4x4, uma Bandeirante Longa ano 81.
Confesso q nao é exatamente como eu queria (principalmente na aparência rsrs) mas como pretendo utilizar em uns projetos de trabalho q tenho em mente, vai dar pro gasto...
Levei em um mecanico indicado por um amigo e este me disse q a mecanica esta boa, a reduzida e tração funcionando, então me encorajei e fiz o negócio... Mesmo porque nao tinha grana pra adquirir algo melhor e foi quase tudo na base da troca...
Enfim, to rodando com a "marvada"...:D
Esse mesmo mecanico me deu umas informações que gostaria de colocar nesse tópico, caso alguém possa/queira acrescentar/discordar/concordar, para clarear melhor minha idéias... são elas...

1) Falei sobre a questão de turbinar o motor e ele me disse q para motor usado era complicado, pois tem de "abrir" o óleo e isso faz com que aumente a emissão de fumaça, isso pode acontecer mesmo?

2) Ela com vazamento no diferencial dianteiro, que nao detectado no primeiro momento pois tava seco... jogadinha, eu acho, né?!? Disse pra colocar um pouco d graxa pra ver se diminuia/parava senão vai ter d abrir e q da um trabalhao, alem de dindin voar... será q nao tem problema colocar graxa?!?

3) O motor ta um pouco inclinado pra direta... me disseram q devia trocar o coxim do suporte pra indireitar, mas ele me disse q é assim mesmo, isso confere?!?

4 e ultimo, por hora, ufa...) O pedal do freio ta bastante duro, tipo pisando com os dois pés o carro para rapidamente e eu acredito q posso deixar d fazer academia :lol: O cara disse q tenho de trocar o hidrovacuo?!? sera q é isso mesmo, putz esqueci o nome da peça... q melhoria bastante e teria um gasto em torno de 150 doletas... Vou fazer assim q tiver tempo, mas sera q resolve/ameniza?!?

Desculpem a delonga, às vezes me empolgo... agradeço a atenção...

Grande abraço...

Sílvio Cézar
BAND81 precisando de cuidados... e uma lataria nova...:roll::grin:

Gildo Antônio
11/01/2007, 21:24
Olá Sílvio.

Seja bem vindo ao forum.

Quanto à colocação do turbo acredito não ter problema quanto ao fato de ser motor usado. A questão mais importante é como está o motor. Se o motor estiver bom não há problemas em se colocar o turbo. Mas se ele estiver ruim, soltando muita fumaça branca, com certeza os problemas serão agravados. Se você adquiriu a band há pouco tempo sugiro que deixe o turbo para depois.

Quanto ao vazamento do diferencial dianteiro não sei dizer se colocar graxa pode ajudar. Na minha, que também tinha vazamento no diferencial dianteiro, eu tava sempre completando o óleo, até que deu para fazer o conserto. Aí surgiu o efeito "kinder ovo" pois nunca se sabe o que vai encontrar. Como desde a compra dela há mais de um ano atrás não havia mechido no diferencial dianteiro, descobri dois rolamentos de roda pifados, além daquele do diferencial que provocava o vazamento. Pelo menos agora tá tudo OK. Desta forma, se você for completando o óleo, não deixando o diferencial seco, mesmo que não esteja sendo utilizado, acredito não ter problema em esperar, desde é claro, que não seja um grande vazamento. Não sei se colocar graxa não vai resolver.

Quanto à inclinação do motor posso lhe dizer que existe uma posição correta que não me parece ser inclinada. A melhor forma é verificar se não há coxins quebrados ou deformados ou aqueles braços que saem do motor e prendem nos coxins não estejam quebrados. Se o motor ficar fora da posição correta, o câmbio ficará inclinado também e alavanca ficará fora da posição normal. Qualquer mecânico que entenda o mínimo de Band vai lhe dizer na hora que está errado

Quanto ao freio, de fato, problemas com hidrovácuo fazem o pedal virar um pedra. Como freio é um item de segurança sugiro que dê a ele prioridade no conserto.

Por fim, sugiro ainda, principalmente enquanto você for novato com o veículo, que procure mecânicos com experiência em 4X4 e em especial em Bandeirante.

Abraços.

Gildo.

Silvio BAND81
12/01/2007, 13:00
Obrigado pelas dicas Gildo... vou dar prioridade ao freio, pois tb acredito q nao basta "andar bem", mas tb "parar bem"... rsrs
O vazamento no momento vai ter d esperar... acredito q o cara mencionou colocar graxa como medida paliativa e acho q vou fazer isso pra ver o que acontece...
O motor ta com um coxim deformado sim... até falei pro cara mas ele disse que nao era isso q fazia o motor ficar inclinado. O cambio esta numa posição q considero normal, dentro do q conheço... vou trocar o coxim assim q possivel...

Novamente obrigado...

Gde abraço

Sílvio Cézar
BAND81 recebendo cuidados... e (ainda) precisando de uma lataria nova...:rolleyes::grin:

felix
19/01/2007, 19:48
band 81 se for cambio de 4 marcha não vale a pena turbinar
vc tera muito motor e pouco cambio.
sistema de freio,se tiver condiçoes pense en freio a ar,lona na traseira e disco na frente.