PDA

Ver Versão Completa : Misturar Óleos P/ Motor



IGORFROTA
11/01/2007, 07:42
Bom dia galera !

Hoje antes de sair, resolvi verificar o nível do óleo de motor e a água da minha Ranger, pois havia 3 semanas da última verificação.

Tomei um basta susto ao ver a vareta de óleo marcando abaixo do nível mínimo.
Já sabia que o carro está apresentando um pequeno vazamento, porém como sempre verificava o óleo a cada 2 semanas e o nível continuava normal, achei que não era motivo de preocupação.

Já estava planejando resolver esse vazamento daqui uns 1000 Km, quando completasse os 5000km da minha última troca. Seria tb o prazo p/ entrar $$$ em caixa.

Mas diante desse nível de óleo, corri no posto mais próximo (TEXACO) e mandei completar com o Ursa Premium TDX SAE 15W40 API CI-4. Pegou 2 L, ou seja, a coisa tava feia mesmo. Sera que deu tempo de prejudiar alguma coisa no motor ?

Daí vem minha pergunta : Tem algum problema misturar óleos de API e marcas diferentes ? O óleo que estava no motor era um Castrol Turbomax 15W40.

Aproveitando o tópico. Mandei um mecanico avaliar o vazamento, e ele disse que inicialmente dava para verificar que esta vazando por umas mangueiras próximas à roda direita e que para analisar se havia mais vazamentos teria que primeiro resolver esse.. Alguem aqui já passou por esse vazamento ? Sai caro resolver ? Tem que trocar as mangueiras ou tem algum reparo ?

Vlw

Walter L. L. Casitta
11/01/2007, 08:18
Misturar óleos em motor que consomem o óleo não tem problema, mas assim que você resolver seria bom fazer a primeira troca antes do prazo.

O meu irmão teve uma S10 com vazamento de óleo e todo mundo fala pra ele que o motor 2.5 HSD vaza olé mesmo. Acontece que o meu também é um 2.5 HSD e nunca teve nada disso.
Eu mesmo resolvi o problema simplesmente trocando as mangueiras que levam o óleo ao filtro do óleo. Nunca mais deu problema.

IGORFROTA
11/01/2007, 08:53
Pois é Walter, desde a S10, sempre me disserram isso. QUe o motor era bom mais que eu não me estressasse com vazamentos de óleo. Como é que não estressa ?

As trocas de óleo eo costumo fazer entre 4 e 5 k.

Pelo que o mecanico falou, deve ser essa mangueira do filtro mesmo.
Semana que vem vou mandar ver logo. O oleo vai estar com 4,5k. e so vou etr rodado uns 300km com o oleo misturado

Sera que ter rodado com 2 l menos por 2 semanas pode ter prejudicado alguma coisa?

Walter L. L. Casitta
11/01/2007, 09:42
Sera que ter rodado com 2 l menos por 2 semanas pode ter prejudicado alguma coisa?

Com certeza não...

IGORFROTA
11/01/2007, 09:46
Uffaaaaa !!!!!!!!!!!!!

LLeeoo
11/01/2007, 09:56
Ígor, se for misturar, não se esqueça de misturar óleos do mesmo tipo (mineral ou sintético) e de preferência com mesma viscosidade.

IGORFROTA
11/01/2007, 10:35
Soh aproveitando o tópico !!!!
Estava verificando a indicação de óleo p/ diferencial da Ranger e encontrei uma incoerencia nos manuais.

No MANUAL DO PROPRIETTÁRIO, na página 168 e na capa final, indica o óleo SAE 80W90 e mais 118 ml de modificador de atrito EST-M2C118-A.

JÁ no MANUAL DE GARANTIA E MANUTENÇÃO, na página 31, sugere SAE 90 com adição do mesmo modificador de atrito EST-M2C118-A.

Alguém sabe qual o correto ?

É realmente necessário esse modificador de atrito ?
Vlw

IGORFROTA
12/01/2007, 08:39
Ninguém sabe informar ?

ramonpoa
12/01/2007, 09:53
Olá igor.... nunca reparei no óleo de diferencial, sempre vejo nas revisões e cuida prá ver se nào tem algum retentor babando....

Quanto a mistura de óleos não é recomendável mas o problema MESMO, é a falta do dito cujo. Portanto, em ultimo caso, misturar nào vai fazer lá muito problema, diante do que seria falta.....

Tive uma ranger 00, motor maxion. O que descobri é que olhar óleo do maxion com o motor "levemente" quente é besteira.... tem que desligar e ver no outro dia pela manhã...

Edintruder
12/01/2007, 17:51
eu troquei o óleo do diferencial traseiro fazem uns 25.000km e coloquei óleo 80, sem nenhum aditivo extra. Esse aditivo pelo que eu saiba é para o diferencial com limitador de deslizamento, no caso os dana 44.

dalmolin
29/03/2007, 12:25
Troquei ontem o oleo do motor da f250 . Tinha um filtro original MWM q

rodou 8000 km com um oleo , e mais 10000 km agora . No total 18000 KM .

Fiz questão de abrir o bixo na faca , e não tinha nada de mais lah dentro .

Mas concordo , com 20 mil KM tem q trocah .

O problema agora eh q meu irmão compro o filtro novo e eh um VOX .

Alguem conhece essa marca ?????? Serah q guenta 20 mil KM ????

JairoM
29/03/2007, 19:12
Nao sei o que diz o MANUAL da sua pickup.

Eu troco da L-200 a cada 10k. Oleo a cada 5k.

Pra facilitar, oleo a cada 5k, entao, troca sim, troca nao, os filtros.... De oleo, de ar, e filtro de diesel....

Nao tem erro....

ramonpoa
30/03/2007, 13:07
Pra facilitar, oleo a cada 5k, entao, troca sim, troca nao, os filtros.... De oleo, de ar, e filtro de diesel....



Trocar o óleo, sem trocar o filtro, é a mesma coisa que tomar banho e não trocar as cuecas.....

murilloaquino
30/03/2007, 13:36
Eu sempre troco o oleo e o filtro de oleo com 10 mil, e troco o filtro de combustivel com 20.000, normalmente nos intervalos das revisoes...

Leonel Lousa
30/03/2007, 14:05
Troco o óleo e filtro de óleo com 5000 km e filtro de combustível e de ar com 10000 km.

Ric Mac
30/03/2007, 14:36
Leonel,
Faço a mesma coisa:
Afinal quero que o motor dure muito!

abs

JairoM
30/03/2007, 18:46
Trocar o óleo, sem trocar o filtro, é a mesma coisa que tomar banho e não trocar as cuecas.....

Banho e cuecas, nada tem a ver com lubrificação.

A Capacidade de filtragem do filtro de oleo, é muito maior que 5k. Trocar filtro a cada 5k, junto com o oleo, ou é desperdício, ou ignorância, ou burrice (ou os tres juntos, ou qualquer combinação de dois deles).

Com a palavra os mais antigos, e experientes aqui do forum !

freitasjr
30/03/2007, 19:06
Banho e cuecas, nada tem a ver com lubrificação.

A Capacidade de filtragem do filtro de oleo, é muito maior que 5k. Trocar filtro a cada 5k, junto com o oleo, ou é desperdício, ou ignorância, ou burrice (ou os tres juntos, ou qualquer combinação de dois deles).
Com a palavra os mais antigos, e experientes aqui do forum !


Caro colega Jairo, acho que não se estar discutindo aqui a capacidade de filtragem do filtro de óleo.

Acho que, o que o "Ramonpoa" que dizer foi que ao se trocar apenas o óleo e não o filtro, o pouco óleo sujo que sobra e fica residente dentro do filtro(que não foi trocado) irá contaminar o novo óleo colocado. POr isso ele deu o exemplo do banho e das cuecas :-D

Logo se vai trocar o 2 juntos, poderá trocar em um intervalo intermediário; tipo a cada 7,5 mil Km. O certo mesmo é seguir o manual. Se manda trocar ambos tem que ser feito assim(a Mit recomenda a cada 10 mil), no caso em questão, antecipar um pouco a troca não faz mal, porém ultrapassar pode causar problemas.

Como vc troca os 2 dentro de 10 mil não terá problemas, porém a sua troca de 5 mil de apenas do óleo, acho que aí é que se estar perdendo dinheiro(uma vez que ele passa a ser contaminar com os restos do óleo sujo contido no filtro usado). Uma sugestão caso vc queira antecipar a troca do óleo, seria trocar óleo e filtro a cada 7,5.

Um abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

JairoM
31/03/2007, 10:20
Ola Freitas,

O manual de minha L-200 fala em trocas de oleo a cada 5k, e filtros a cada 10k.

Confirmei esta periodicidade aqui com os colegas de forum (muito mais experientes do que eu no assunto motores diesel).

Apenas uma ressalva ao seu comentário:

Na troca total, oleo+filtro, joga-se fora o filtro velho com aquele aprox. 0.5l..... na troca normal somente do oleo, fica aquele 1/2 litro que ira contaminar. Acho que é este seu raciocínio. Quando eu troco apenas o oleo, eu incluo a troca tambem do 1/2 litro que fica retido no filtro. Então, a troca de oleo é exatamente igual a troca oleo+filtro. Claro que ficam residuos no filtro, mas a capacidade de filtragem continua valendo.... e o oleo que foi jogado fora, este sim ja perdeu capacidade de lubrificação.

Se a "contaminação" não se dá por conta do oleo ou residuos que ficam no filtro (com 5k já rodados), so pode acontecer por resíduos de oleo velho ainda depositados no motor, e esse oleo nenhum de nós (pelo menos que tenha conhecimento) consegue retirar antes de substituir por oleo novo.

Não sei sobre todos os motores. Alguns com certeza podem rodar muito mais que 5k sem troca de oleo. Eu mesmo rodava 10K numa Blaser gasolina, e antes dela numa Suprema tambem a gasolina. A Suprema ficou na minha mão desde oK até perto de 150k, quando eu vendi... nunca deu problemas de motor. (o problema dela era no arranque.... depois de 100K. era um relê que custou na epoca mais de 150 reais - um roubo).

Lubrificação = segredo da longevidade num motor, seja diesel, seja gasolina.

Lubrificantes modernos (sintéticos) são bem aceitos por motores de alta rotação. Não sei se eles teriam a mesma performance em motores diesel (de baixissima rotação). A L-200, por exemplo não trabalha em rotações superiores a 4000 rpm por exemplo (isso de pé embaixo, ou fazendo muita força). Carros como o Honda vao a 6 ou 7000 rpm dentro de cidades tranquilamente.

Eu não queria era "baixar o nivel" deste forum, que tanta ajuda e informação traz a todos nós. Até grandes amizades já se formaram por aqui...

Um forte abraço,

Waldir Carlos
31/03/2007, 13:32
OFF: Jairo, na tua L200 [igual à minha, né?] os BF 31" roçam, quando você esterça a direção até o limite?

[]s

JairoM
01/04/2007, 10:13
OFF: Jairo, na tua L200 [igual à minha, né?] os BF 31" roçam, quando você esterça a direção até o limite?

[]s

Waldir,

Originalmente, eu queria colocar os BF 33. Não coloquei porque nosso amigo Weissphuder, so conseguiu colocar depois de fazer um BL de 3". Como eu não estava di$$posto a fazer o mesmo, coloquei mesmo os BF 31.

Nenhum problema em estreçar. Não pega nada. O que falta mesmo nas L_200 é "curso". Elas não estrçam mesmo.... é quase pra se andar sempre em linha reta.... :) :)

Sera que as outras pickups são assim tambem ?

Um abrço,

Waldir Carlos
01/04/2007, 10:26
Beleza JairoM! Quanto à tua pergunta, acho que não. Parece que na L200, essa "limitação" [... pouco "curso"] é mais crítica.

OFF: Depois leia uma MP que te enviei sobre a "consulta" que fiz antes.

[]s

Pequeno jr
01/04/2007, 12:19
Sera que as outras pickups são assim tambem ?

Um abrço,

Jairo,
A L200 2004 do meu pai esterçava mais q a minha Ranger. So que a L-200 do tio da minha esposa uma 1998 esterça bem menos que a Ranger. Ou seja, depende do ano de fabricação.

Aproveitando,
Eu troco óleos e filtros (motor, Diesel e AR) da Ranger com no máximo 6500km/rodados. Isso tdo custa no final R$ 103,00, sendo que óleos e filtros de Diesel e motor so faço na autorizada Ford, filtro de ar compro tecfil. Hj a Ranger se encontra com mais de 240.000km/rodados com motor original. Nem limpeza de bicos injetores não fiz até hoje.

Igor,
Sobre a questão do óleo do diferencial, eu havia postado no inicio desse ano que havia feito essa troca completa. Oleos da CT+Cambio+diferencial+oleo motor e filtros+mão-de-obra...não estou com a nota agora mas ficou menos de R$ 280,00 e esse serviço fiz na autorizada tbm.

Pelo menos em BSB, questões de óleo é muito mais baratas ser feitas nas autorizadas Ford do que nessas lojas de trocas de óleo q existem por ai nas ruas. Além de q, todas as vezes q levo o carro para fazer essas trocas, eles dão um check-up no veículo de possíveis problemas e próximas manutenções (que eu faço fora da ford é claro).

freitasjr
01/04/2007, 12:51
Ola Freitas,
O manual de minha L-200 fala em trocas de oleo a cada 5k, e filtros a cada 10k.


Interessante, não sabia que p/ as L200 quadradinhas era assim. P/ a minha Pajero no manual é recomendado a troca dos 2(filtro e óleo) apenas aos 10mil; e parece-me que p/ as L200 Sport e Outdoor tb é assim.



Na troca total, oleo+filtro, joga-se fora o filtro velho com aquele aprox. 0.5l..... na troca normal somente do oleo, fica aquele 1/2 litro que ira contaminar. Acho que é este seu raciocínio. Quando eu troco apenas o oleo, eu incluo a troca tambem do 1/2 litro que fica retido no filtro.


Beleza então Jairo, fazendo assim fica uma troca de óleo mais limpa :concordo:



Não sei sobre todos os motores. Alguns com certeza podem rodar muito mais que 5k sem troca de oleo. Eu mesmo rodava 10K numa Blaser gasolina, e antes dela numa Suprema tambem a gasolina...


Realmente, esse intervalo depende/varia de acordo com cada motor(veja msg acima sobre a minha Pajero). Já tem o contrário, só p/ efeito de informação, meu irmão tinha um Vectra onde o manual mandava efetuar a troca do óleo a cada apenas 5mil. A justificativa era que eles usavam um óleo bem fino p/ este motor, por isso a troca de intervalos mais curtos.



Lubrificação = segredo da longevidade num motor, seja diesel, seja gasolina.


Concordo.



Eu não queria era "baixar o nivel" deste forum, que tanta ajuda e informação traz a todos nós. Até grandes amizades já se formaram por aqui...Um forte abraço.


Sem Stress Jairo, não leve tão a sério a brincadeiras que as vezes o pessoal daqui do fórum solta. ;)

Um grande abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...