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Ver Versão Completa : Instalar Roda 6 Furos No Jeep



Carlos Alberto da Silva
15/12/2006, 10:29
Ola pessoal alquem conhece alguem que comercialise ou fabrique adaptador de de rodas de 5 furos para 6.

Cacá
15/12/2006, 22:19
Esse?
http://www.ciashop.com.br:80/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=&pf%5Fid=AD100&dept%5Fid=1013

:concordo:

Beluca
10/01/2007, 21:42
Pessoal , alguém ja instalou rodas de 6 furos no jeep?
Isto é possível de ser feito diretamente na flange do jeep somente fazendo 6 furos e trocando os pivos ?
Isto pode enfraquecer a flange?
Há alguma maneira melhor de fazer isto?

Ronaldo B.
10/01/2007, 21:55
O correto é usar um adaptador, refazer a furação aumentando mais um prisioneiro não acho que seja seguro ou que seja possível devido a posição da nova furação. O adaptador é esse do link:

http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=1&dept%5Fid=1013&pf%5Fid=AD100

[]´s

Santoro
10/01/2007, 22:23
tb acho besteira isso ... q mal lhe pergunte , pra quer fazer isso ?

leopoldo
10/01/2007, 22:55
1- alguém ja instalou rodas de 6 furos no jeep?
2- Isto é possível de ser feito diretamente na flange do jeep somente fazendo 6 furos e trocando os pivos ?
3- Isto pode enfraquecer a flange?
4- Há alguma maneira melhor de fazer isto?

1- sim .... numa toyota :mrgreen:
2- não
3- certamente, com certeza e indubitávelmente
4- sim ... trocando por rodas de 5 furos.

Elmer_Jeep
11/01/2007, 00:02
1 - Eu.
2 - Sim. Fecha os furos com solda deixando apenas um pra centralizar a roda, marcar e reabrir os novos furos depois prensar os prisioneiros.
3 - Pode, por isso seria melhor instalar eixo flutuante daí era só usar 4 cubos dianteiros do Engesa.
4 - Leia as dicas número 2 e 3.


[]'s

leopoldo
11/01/2007, 11:44
ITEM 2 - não pode ELMER porque o cubo tem uma saliência própria qumentando a espessura no cubo para a passagem do prisioneiro. FAz parte da fundição.

Elmer_Jeep
11/01/2007, 11:52
Tá bom, então substitui os cubos pelo do engesa e faz a gambi apenas na flange dos semi eixos trazeiros.

[]'s

SmootH_
11/01/2007, 11:58
não é mais facil trocar por rodas de 5 furos?

felipemendes
11/01/2007, 12:01
2 - :shock: Ai, caramba! Aumentar a espessura com solda e furar depois! Melhor deixar com 5 furos, mesmo. A não ser que haja uma razão muito boa pra isso... Então o item 3 é o caminho.

Elmer_Jeep
11/01/2007, 12:07
não falei em aumentar a espessura da flange, falei em fechar os furos preenchendo-os com solda.

Tem Jeitos e Geitos pra fazer as coisas.

[]'s

felipemendes
11/01/2007, 20:24
não falei em aumentar a espessura da flange, falei em fechar os furos preenchendo-os com solda.

Tem Jeitos e Geitos pra fazer as coisas.

[]'s

Mas, pra fazer a nova furação, teria que (de alguma maneira) aumentar a espessura por trás do cubo onde vc faria a nova furação. Mas concordamos que isso é um GEITO!

Beluca
12/01/2007, 21:59
penso em somente fazer uma flange fazendo a fixação dela com 2 porcas no prisioneiro do próprio jeep e 2 parafusos por traz da flange rosqueando na flange nova. 1 dos prisioneiros sera trocado por um maior para prender a roda, os outros 5 serão fixados na flange nova, prensados.
Concordo com todos existem jeitos e geitos, dpende de quem faz e da habilidade que tem....

Porque fazer isto: é que sou técnico e adoro isto...(brincadeira) sou técnico, mas é que comprei bem baratinho 4 rodas de liga com pneus 31" x 10,5 e não quero trocar elas..

grato pelas dicas....

Lucas Nassif
14/12/2008, 22:47
O correto é usar um adaptador, refazer a furação aumentando mais um prisioneiro não acho que seja seguro ou que seja possível devido a posição da nova furação. O adaptador é esse do link:

http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=1&dept%5Fid=1013&pf%5Fid=AD100 (http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=1&dept%5Fid=1013&pf%5Fid=AD100)

[]´s


Alguém utiliza esse adaptador aí da Garra???

:pensativo:

Dodger
15/12/2008, 08:01
Eu tava com dificuldade de achar rodas de aço Mangels na furação certa pra um carro meu. pensei em usar adaptador e fui desaconselhado pro muita gente, ainda mais que num era pra jeep(roda em velocidades mais baixas).

O que ia gastar com adaptador eu peguei as rodas e levei em torneiro mecanico, o cara recortou todo o centro da roda e soldou uma chapa bruta no lugar, refez a furação do jeito que queria, até assentamento das porcas ele me pediu a porca para fazer perfeito. Serviço show de bola e relativamente barato, nem o cromo da rodas estragou muito, dei uma polidae passei verniz PU. .
Sem arrependimento de deixar esse negocio de adptador pra lá.
tem as fotos do serviço ai
http://img373.imageshack.us/img373/8551/s6300038pw6.jpg
http://img371.imageshack.us/img371/7628/s6300032ht8.jpg
http://img371.imageshack.us/img371/6335/s6300035wt0.jpg

Stephan
15/12/2008, 08:52
Voce pode usinar novos cubos de roda (pra fazer direito), a pergunta é: pra que??

D44 c/ 5 furos vai de boa, se for por conta que vc tem rodas de 6 furos, se for de aço, mande fechar e abra com 5

Lucas Nassif
15/12/2008, 10:52
Poisé, é porque tenho um jogo de mangels 6 furos aqui, 15x8 e pensei em aproveitá-las. Mas estou achando melhor comprar outro jogo 5 furos messmo.

Fabil
15/12/2008, 11:16
procura o Roberto Talas ( av. antonio carlos quase chegando ao viaduto da lagoinha) que ele passa as suas rodas de 6 p/ 5 furos.. nao fica muito caro


T+

billj
15/12/2008, 11:18
Poisé, é porque tenho um jogo de mangels 6 furos aqui, 15x8 e pensei em aproveitá-las. Mas estou achando melhor comprar outro jogo 5 furos messmo.

A não ser se tem algo especial nestas rodas suas (parece que não), faria muito mais sentido achar alguém para simplesmente trocar pau-pau. Que não faltam são caras colocando eixos do Troller em Jeep, deve tá sobrando rodas de aço 05 furos por aí.......

Mete um anúncio nos classificados.......:concordo:

Abraços,

Bill

CAVESO
15/12/2008, 11:37
OPA!!!!!!!!!!!!!!!

Dependendo do modelo, do estado das mesmas e do preço eu tenho interesse em comprá-las......

Mande MP caso queira vender!

Roda 5 furos tem aos montes pra vender aqui no fórum...

Dodger
15/12/2008, 15:13
Poisé, se é só pra aproveitar as rodas num vale a pena adaptador nem mesmo refazer furação, melhor trocar mesmo, já tem até interessado.:concordo:
Só refiz as minhas no torneiro pq não tava achando rodas com furação 5X114 na medida necessária pra acomodar os pneus 275, aí tive que comprar umas de f-1000 e refurar.

Lucas Nassif
15/12/2008, 18:10
Pessoal, valeu pela ajuda!

Num tem nada de especial nesse jogo não. Acontece que elas estão na minha Band, com pneus BFs MUD 33" fim de vida. Aí, como a Band é pra trabalho (raramente vai nas trilhas), eu pensei em pegar esse jogo de rodas e pneus dela, mandar recapar os BFs e usar eles no Jeep. E depois arrumava um jogo aro 16 pra colocar na Band, com pneus menores.


Mas acho que vou esperar ano que vem, quem sabe num surge um jogo 5 furos BBB por aí!!

:concordo: :concordo:

Lucas Nassif
14/12/2009, 19:08
Tá bom, então substitui os cubos pelo do engesa e faz a gambi apenas na flange dos semi eixos trazeiros.

[]'s

Galera, no caso de substituir os cubos do Willys pelos do Engesa, é só tirar um e colocar o outro?

Além de ter que refurar o disco de freio, tem mais alguma coisa pra fazer?


Cubo do Engesa:
http://www.modernaweb.com/loja_rota4x4/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_136_S5030455.JPG

Elmer_Jeep
14/12/2009, 19:24
Esse cubo da foto ai ta parecido com o de toyota, pode ser que vc tenha pego a foto do cubo utilizado no kit flutuante trazeiro do engesa...

Procure pelo cubo dianteiro que é igual ao do CJ5, usa os mesmos rolamentos e roda-livre.

http://www.zezo4x4.com.br/eshop.admin/imagens/zezo4x4/Thumbs/TN500_cuborodadiantgr%20c%C3%B3pia.jpg
http://www.gama4x4.com.br/imagens/produtos/5864.JPG

[]'s

Lucas Nassif
14/12/2009, 19:41
Esse cubo da foto ai ta parecido com o de toyota, pode ser que vc tenha pego a foto do cubo utilizado no kit flutuante trazeiro do engesa...

Procure pelo cubo dianteiro que é igual ao do CJ5, usa os mesmos rolamentos e roda-livre.

http://www.zezo4x4.com.br/eshop.admin/imagens/zezo4x4/Thumbs/TN500_cuborodadiantgr%20c%C3%B3pia.jpg
http://www.gama4x4.com.br/imagens/produtos/5864.JPG

[]'s

Pô Elmer, vacilei na foto mesmo!
Peguei do kit flutuante.. :parede:

Quando instalar kit flutuante Ensimec no meu Willys, já vou colocar 4 cubos do Engesa então. Aí ele já fica com a mesma furação da Band/Troller e dá pra usar mesmo jogo de rodas/pneus 33" que vou montar, exclusivamente p/ trilha.

:concordo:

edgar
16/12/2009, 21:08
O Elmer !

Vamos rever só para ver se eu intindi dereito:

O toyota usa os mesmos rolamentos do jeep, então da para usar a manga do jeep e o cubo da toyota com os rolamentos do jeep ?

Ou fazer um bacalhau e colocar manga, rolamentos, cubo dianteiro e freios da toyota no jeep ?

É isto ?

Elmer_Jeep
17/12/2009, 10:17
O Elmer !

Vamos rever só para ver se eu intindi dereito:

O toyota usa os mesmos rolamentos do jeep, então da para usar a manga do jeep e o cubo da toyota com os rolamentos do jeep ?

Ou fazer um bacalhau e colocar manga, rolamentos, cubo dianteiro e freios da toyota no jeep ?

É isto ?

Edgar, vc nao tendeu nada :parede:

Toyota não entra na lista.
ENGESA usa os mesmos rolamentos do CJ num cubo com dimensões e desenho semelhantes ao cubo do CJ porém com 6 prisioneiros (6x5,5"). Se a intenção é usar rodas 6 furos no CJ basta substituir os cubos originais pelos do jipe Engesa (e claro, refurar os discos/tambores).

Como falei no começo do tópico, meu ex CJ5 era assim a uns 10 anos atrás.

:concordo:

edgar
17/12/2009, 10:42
Ha.....agora sim....minha parca inteligencia conseguiu captar.

Interessante esta opção ! Uma informação bastente valiosa, afinal, se vamos montar um jeep do zero ou fazer uma reforma significativa, as vezes da para achar um conjunto de rodas e pneus a preço bom e aproveitar para fazer um flutuante traseiro, eyc e tals....

aproveitando....o freio do engesa presta ? derepende daria para adaptar tudo, talvez seja um conjunto mais moderno ? Não conheço nada de engesa.....talvez esteja querendo adaptar um monte de moscas brancas.....

Elmer_Jeep
17/12/2009, 11:04
Ha.....agora sim....minha parca inteligencia conseguiu captar.

Interessante esta opção ! Uma informação bastente valiosa, afinal, se vamos montar um jeep do zero ou fazer uma reforma significativa, as vezes da para achar um conjunto de rodas e pneus a preço bom e aproveitar para fazer um flutuante traseiro, eyc e tals....

aproveitando....o freio do engesa presta ? derepende daria para adaptar tudo, talvez seja um conjunto mais moderno ? Não conheço nada de engesa.....talvez esteja querendo adaptar um monte de moscas brancas.....

Cara, sobre Engesa pelo pouco que conheço parece que as pinças dianteiras são da kombi e o sistema à tambor trazeiro é da C-10 mas eu passo a bola pros mestres Kim, Caveso, Juninho e Vovô Guilherme :concordo:
Se um deles pintar poraqui vc vai ser bem acessorado :lol:

[]'s

CAVESO
17/12/2009, 11:46
Edgar,

O Elmer se diz JEEPEIRO, mas na verdade ele sabe muito de todos os jipes.

O homi é uma jipepédia ambulante!

Vamos lá, quanto aos freios engesa: os freios originais são desses carros que o Elmer disse acima.

As possíveis e mais usuais adaptações:

1-Conjunto completo (pinças e discos) de toyota band.
2-Discos de d20 com pinças de S10.

Ambos são usados nos dois eixos, sendo necessário adaptar um freio de estacionamento no cardã.

Há também quem use pinça de kadett, golf e outros carros com freio a disco na traseira, mas há vários relatos de que não aguenta o tranco.

Por sugestão do próprio Elmer, estou pesquisando sobre o freio traseiro a disco dos trollers mais novos, que tem um conjunto bem robusto e ainda freio de estacionamento à cabo na pinça.

O ponto negativo que vi até agora é o preço das peças.

Dê uma olhada na seção de engesas no tópico de freios. Há bastante material a respeito!

Abração