Ver Versão Completa : Dúvidas de iniciante - SW4
Marcelo_Taz
10/01/2007, 10:34
Pessoal, como concretizei o meu sonho de consumo no final do ano.
SW4 - 3.0 TD - 1999 - único dono - 80.000 km
Fiz uma boa viagem - 2.000 km - e peguei bastante barro, ao voltar para casa tive uma orientação de um mecânico de 4x4, de somente lavar o motor e chassi com água e sabão.
Após esta lavagem verifiquei que dentro do motor e o chassi ficaram um pouco manchado de barro - russo.
Além de levar ao meu mecânico de confiança e reapertar tudo e engraxar, qual seria a melhor maneira de manter o meu motor e chassi limpos?
Outra coisa, quando retornei ao asfalto, senti quando acelero um som como que estivesse soprando. O que devo fazer?
Muito obrigado
henrique mendel
10/01/2007, 11:56
opa...
Cara as vezes esse sopro que tu diz pode se o turbo, pois pelomenos uma que eu ando de vez em quando na estrada apartir duns 80km/h ele faz um barrulho.
Parabens Xara
Bem vindo ao clube, agora pra responder a sua pergunta, só você vai poder dizer como proceder com o seu carro, pois cada carro é um carro.
No meu caso peguei no inicio do ano passado uma SW4 2000 diesel com "62 mil km", mas tenho serias duvidas de que ela realmente tenha esta quilometragem, pois apresentou amortecedores estourados, chassis torto, coxins da carroceria estourado ( pode ver que ela foi bem usada sem dó ). Já na minha mão o radiador furou e trocado apareceu um aquecimento so acima de 120 km/h que so vim a resolver agora no final de ano com o ajuste da bomba injetora que estava atrasada. Vazamento no retentor do diferencial traseiro nas pontas do tambor.
Mas apesar dos fatos o carro é otimo e a sugestão que dou por minha experiência é checar as seguintes peças:
Radiador limpeza e aditivar
Hélice do ventilador e seu miolo a embreagem muiltiviscuosa que muitos não sabem tem regulagem para endurecer e ligar mais sedo
Trocar as correias primcipalmente a dentada pois mesmo pela quilometragem baixa só faltam 20 mil pra troca e você tem certeza da quilometragem real da sua?
Regulagem e limpeza das bomba injetora
Troca de filtros juntamente com o oleo
A e da uma acompanhada se na sua não aparece um pequeno suor de óleo entre o coletor de admissão e o bloco no primeiro cilindro mais próximo do radiador, eu já tentei descobri com o meu mecânico e só constatamos ser bem estranho pois ali não deveria ter óleo somente diesel.
Media entre cidade e estrada 9 km/l variando ar transito e chutado a mais de 120.
E depois disso e só botar ela na estrada e desfrutar
Abraços
Marcelo
Bem vindo ao clube, Marcelo.
Além do que teu xará disse (com destaque para a substituição imediata da correia dentada), aqui vão meus dois centavos.
(...)orientação de um mecânico de 4x4, de somente lavar o motor e chassi com água e sabão(...)
Certíssimo. No motor, chassi e suspensão só água e sabão, pois alguns produtos químicos ou óleo que os lavadores usam danificam as borrachas, além de deixar tudo melecado.
(...) Além de levar ao meu mecânico de confiança (...) e engraxar (...)
Use as graxas recomendadas no Manual do Proprietário. Na transmissão as graxas devem conter bissulfeto de molibdênio (Molykote ou MolyBrasil), pois oferecem mais proteção. Não coloque aquelas graxas vagabundas que os lavadores usam !
(...) qual seria a melhor maneira de manter o meu motor e chassi limpos?
Não sair de casa :mrgreen:
Sempre vai sujar, não tem jeito! Daí é só limpar para sujar de novo...
No mais, parabéns! A viatura está muito bonita e parece super bem conservada. :palmas:
[]´s
Aurélio
sspfoa
Onezimo Ribeiro
10/01/2007, 18:44
Caro Marcelo, o pequeno suor de óleo entre o coletor de admissão e o bloco no primeiro cilindro é causado pelo desgaste de retentor da turbina. quando ele dá sinal de que não está 100% joga óleo para dentro do coletor de admissão ou para a descarga. Quando joga para a descarga, apresenta uma fumaça esbraqueçada saindo da descarga, que não é seu caso. Eu tive na minha sw o mesmo sintoma da sua.
Resolvi o problema trocando o retentor da turbina.
Para certificar melhor do que estou lhe falando, desconecte o mangote na base da turbina. Você mesmo pode fazer. Com uma chave de fendas desenrosque a braçadeira que fixa o mangote do coletor de admissão à turbina e verifique que deve estar com resíduo de óleo. Este é o sinal que a turbina está jogando óleo para dentro do coletor. Nada de tão grave. Apenas vai ter que retirar a turbina. Fiz este serviço a um mês e resolveu o problema, inclusive achei que o turbo está respondendo melhor.
Aqui em belém, paguei R$ 500 pilas.
Abraços, Onézimo
Parabens Xara
Bem vindo ao clube, agora pra responder a sua pergunta, só você vai poder dizer como proceder com o seu carro, pois cada carro é um carro.
No meu caso peguei no inicio do ano passado uma SW4 2000 diesel com "62 mil km", mas tenho serias duvidas de que ela realmente tenha esta quilometragem, pois apresentou amortecedores estourados, chassis torto, coxins da carroceria estourado ( pode ver que ela foi bem usada sem dó ). Já na minha mão o radiador furou e trocado apareceu um aquecimento so acima de 120 km/h que so vim a resolver agora no final de ano com o ajuste da bomba injetora que estava atrasada. Vazamento no retentor do diferencial traseiro nas pontas do tambor.
Mas apesar dos fatos o carro é otimo e a sugestão que dou por minha experiência é checar as seguintes peças:
Radiador limpeza e aditivar
Hélice do ventilador e seu miolo a embreagem muiltiviscuosa que muitos não sabem tem regulagem para endurecer e ligar mais sedo
Trocar as correias primcipalmente a dentada pois mesmo pela quilometragem baixa só faltam 20 mil pra troca e você tem certeza da quilometragem real da sua?
Regulagem e limpeza das bomba injetora
Troca de filtros juntamente com o oleo
A e da uma acompanhada se na sua não aparece um pequeno suor de óleo entre o coletor de admissão e o bloco no primeiro cilindro mais próximo do radiador, eu já tentei descobri com o meu mecânico e só constatamos ser bem estranho pois ali não deveria ter óleo somente diesel.
Media entre cidade e estrada 9 km/l variando ar transito e chutado a mais de 120.
E depois disso e só botar ela na estrada e desfrutar
Abraços
Marcelo
Marcelo_Taz
11/01/2007, 08:41
Valeu Henrrique, Xará e Aurélio,
tinha esquecido de falar que logo após pegar o meu xodó, levei ao mecânico e troquei todas as correias, filtros, limpeza e aditivo no radiador, engraxei, e dei um aperto geral em baixo. (minha referência é a troca nos 80 mil)
Mais valeu e ficarei ligado nas dicas de vcs.
O meu fez uma média de:
11 km/l no asfalto - 110 / 140 km/h
9,5 km/l na terra - 4x4 - bastante lama e buracos, subidas
Por enquanto mais uma dúvida, engraxo toda vez que fizer uma geral no chassi? De quanto em quanto tempo, ou uso fora de estrada devo engraxar?
Obrigado
Marcelo Taz
Por enquanto mais uma dúvida, engraxo toda vez que fizer uma geral no chassi? De quanto em quanto tempo, ou uso fora de estrada devo engraxar?
Marcelo,
Se a utilização for severa, a árvore de transmissão deve ser engraxada a cada 5000km; para uso normal, a cada 10000km.
As homocinéticas devem ser lubrificadas a cada 20000km.
[]´s
Aurélio
sspfoa
Marcelo_Taz
11/01/2007, 09:58
Marcelo,
Se a utilização for severa, a árvore de transmissão deve ser engraxada a cada 5000km; para uso normal, a cada 10000km.
As homocinéticas devem ser lubrificadas a cada 20000km.
[]´s
Aurélio
sspfoa
:palmas: OK :dance:
O sopro que vinha do escapamento descobri que era um furinho antes do silencioso, aquele que tem um braço, já recuperado.
valeu a todos
Marcelo_Taz
11/01/2007, 15:30
Outra coisa, gostaria de colocar uma bússola e um altímetro, com um bom custo/benefício.
É simples de colocar? Alguém indica alguma marca?
Valeu
SÉRGIO HOLANDA
22/01/2007, 16:33
Primeiramente parabéns pela realização do sonho, segundo o pessoal já bordou tudo o que era necessário fazer para ter certeza de que vais rodar uns 400.000km com teu carro sem bronca...o que posso acrescentar é que se passar por áreas alagadas nas tuas viajens, tens de engraxar sempre...e existem sites como o da Donati, da Garra 4x4 e outros onde vais encontrar os acessorios que precisa pro teu carro...
abrs e felicidade com toyota...
Sérgio Holanda
SÉRGIO HOLANDA
22/01/2007, 16:36
:discordo:
Caro Marcelo,
acho muito difícil teu carro ter só 62.000km rodados, pois já fui proprietário de 2 SW4 e rodei respectivamente 200.000 e 230.000km e nunca precisei fazer nehum serviço deste que fizeste na tua, a não ser que o ex-dono fosse um cupim de aço dos mais brabos que existem...
abrs,
Sérgio Holanda
Parabens Xara
Bem vindo ao clube, agora pra responder a sua pergunta, só você vai poder dizer como proceder com o seu carro, pois cada carro é um carro.
No meu caso peguei no inicio do ano passado uma SW4 2000 diesel com "62 mil km", mas tenho serias duvidas de que ela realmente tenha esta quilometragem, pois apresentou amortecedores estourados, chassis torto, coxins da carroceria estourado ( pode ver que ela foi bem usada sem dó ). Já na minha mão o radiador furou e trocado apareceu um aquecimento so acima de 120 km/h que so vim a resolver agora no final de ano com o ajuste da bomba injetora que estava atrasada. Vazamento no retentor do diferencial traseiro nas pontas do tambor.
Mas apesar dos fatos o carro é otimo e a sugestão que dou por minha experiência é checar as seguintes peças:
Radiador limpeza e aditivar
Hélice do ventilador e seu miolo a embreagem muiltiviscuosa que muitos não sabem tem regulagem para endurecer e ligar mais sedo
Trocar as correias primcipalmente a dentada pois mesmo pela quilometragem baixa só faltam 20 mil pra troca e você tem certeza da quilometragem real da sua?
Regulagem e limpeza das bomba injetora
Troca de filtros juntamente com o oleo
A e da uma acompanhada se na sua não aparece um pequeno suor de óleo entre o coletor de admissão e o bloco no primeiro cilindro mais próximo do radiador, eu já tentei descobri com o meu mecânico e só constatamos ser bem estranho pois ali não deveria ter óleo somente diesel.
Media entre cidade e estrada 9 km/l variando ar transito e chutado a mais de 120.
E depois disso e só botar ela na estrada e desfrutar
Abraços
Marcelo
Meu carro, por coincidência estah com 187 mil km (62 x 3). Eh uma s10 e ateh hoje dos serviços q fizeste no teu, apenas os amortecedores eu tive q trocar.
Vejo q dentro em breve precisarei trocar os coxins da carroceria, pois estão um pouco ressecados.
T+
Daniel
Parabens Xara
No meu caso peguei no inicio do ano passado uma SW4 2000 diesel com "62 mil km", mas tenho serias duvidas de que ela realmente tenha esta quilometragem, pois apresentou amortecedores estourados, chassis torto, coxins da carroceria estourado ( pode ver que ela foi bem usada sem dó ). Já na minha mão o radiador furou e trocado apareceu um aquecimento so acima de 120 km/h que so vim a resolver agora no final de ano com o ajuste da bomba injetora que estava atrasada. Vazamento no retentor do diferencial traseiro nas pontas do tambor.
Mas apesar dos fatos o carro é otimo e a sugestão que dou por minha experiência é checar as seguintes peças:
A e da uma acompanhada se na sua não aparece um pequeno suor de óleo entre o coletor de admissão e o bloco no primeiro cilindro mais próximo do radiador, eu já tentei descobri com o meu mecânico e só constatamos ser bem estranho pois ali não deveria ter óleo somente diesel.
Media entre cidade e estrada 9 km/l variando ar transito e chutado a mais de 120.
E depois disso e só botar ela na estrada e desfrutar
Abraços
Marcelo
SÉRGIO HOLANDA
22/01/2007, 20:26
:palmas:
Parabéns, você é do tipo que usa e cuida, e sendo assim o temos um carro que não nos deixa na mão, ou a-pé...
Sérgio Holanda
Meu carro, por coincidência estah com 187 mil km (62 x 3). Eh uma s10 e ateh hoje dos serviços q fizeste no teu, apenas os amortecedores eu tive q trocar.
Vejo q dentro em breve precisarei trocar os coxins da carroceria, pois estão um pouco ressecados.
T+
Daniel
guilhermeabreu
11/02/2007, 18:43
A minha SW4 é 93 , comprei com 140.000 km , estou +- 4,5 anos , só troquei 2 amortecedores e agora troquei o braço auxiliar da direção e e 2 pivos inferiores da suspensão , está hoje com 245.000 km .
Tive que fazer o motor com 200.000 km por irresponsabilidade da concessionária , que qdo trocou a correia dentada , não trocaram o esticador da correia , aí , já viu : travou o rolamento arrebentou a correia , e o motor foi pro saco . Não foi o caso do motor ser ruim , ruim foi a autorizada que levei minha BONEQUINHA , que continuo apaixonado por ela.
SÉRGIO HOLANDA
11/02/2007, 21:15
:palmas: :palmas: :palmas:
Grande Guilherme,
vou dizer, agente se apaixona por estas toyotas e é um amor eterno, se pudesse não tinha vendido nenhuma ex-toyota, tinha comprado as outras e ficado com as antigas...é amor mesmo!!! não é atoa que eu e minha esposa compramos uma SR5 99 para lembrarmos nossa primeira toyota e além disso termos mais uma toyota-maquina em cas...
Abrs,
Sérgio Holanda
A minha SW4 é 93 , comprei com 140.000 km , estou +- 4,5 anos , só troquei 2 amortecedores e agora troquei o braço auxiliar da direção e e 2 pivos inferiores da suspensão , está hoje com 245.000 km .
Tive que fazer o motor com 200.000 km por irresponsabilidade da concessionária , que qdo trocou a correia dentada , não trocaram o esticador da correia , aí , já viu : travou o rolamento arrebentou a correia , e o motor foi pro saco . Não foi o caso do motor ser ruim , ruim foi a autorizada que levei minha BONEQUINHA , que continuo apaixonado por ela.
guilhermeabreu
19/02/2007, 22:09
GRANDE AMIGO SERGIO HOLANDA
TOYOTA é ísto tudo e mais alguma coisa , é mito , é realidade , é felicidade , é realização , é tranquilidade , é baixa manutenção , é lucro na revenda , É SALDADE QUANDO VENDE .
POR ÍSTO , DEVO MORRER SEM VENDER A MINHA BONEQUINHA SW4 93 , e olha que vai demorar muito tempo para eu morrer , eu espero , tenho 53 hoje , espero durar mais uns 52,5 , com toda disposição que tenho hoje , e tenho certeza que a BONEQUINHA tb estará do mesmo jeito de hoje .
AINDA VÃO MUDAR MEU NOME PARA "MATUZALEM " (de tanto que vou durar ) , SÓ PARA EU PODER USAR BASTANTE TEMPO A TOYOTA SW4 .
SÉRGIO HOLANDA
21/02/2007, 00:31
:concordo: :concordo: :concordo:
Comcordo plenamente e digo que farei o mesmo com uma boneca SR5 99 que comprei e ajeitei...AMO AS TOYOTAS!!!
E com certeza viveremos bastantes pra andar nestas maravilhas...
abrs,
Sérgio Holanda
GRANDE AMIGO SERGIO HOLANDA
TOYOTA é ísto tudo e mais alguma coisa , é mito , é realidade , é felicidade , é realização , é tranquilidade , é baixa manutenção , é lucro na revenda , É SALDADE QUANDO VENDE .
POR ÍSTO , DEVO MORRER SEM VENDER A MINHA BONEQUINHA SW4 93 , e olha que vai demorar muito tempo para eu morrer , eu espero , tenho 53 hoje , espero durar mais uns 52,5 , com toda disposição que tenho hoje , e tenho certeza que a BONEQUINHA tb estará do mesmo jeito de hoje .
AINDA VÃO MUDAR MEU NOME PARA "MATUZALEM " (de tanto que vou durar ) , SÓ PARA EU PODER USAR BASTANTE TEMPO A TOYOTA SW4 .
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