PDA

Ver Versão Completa : Vitara e seus Amortecedores



emc
19/03/2004, 08:35
Caros colegas,

Já coloquei um tópico no forum questionando a suspensão dura do meu Vitara e tive algumas boas dicas da galera.

Agora estou pensando em trocar os amortecedores e fiz uma cotação de duas marcas, Old Man Emu e Monroe, cuidado pra não assustar:

Old Man Emu : R$860,00 cada;
Monroe à gás: R$1350,00 o par dianteiro
R$880,00 o par traseiro

Para a traseira eu já sei que o de Monza, Kadet e até Opala servem, mas para dianteira não tenho opção.

A questão é: alguém recomenda algum lugar na cidade de São Paulo para comprar amortecedores por preços mais realistas???

Obrigado mais uma vez!!!!

Eder

regis
19/03/2004, 09:46
O Silvio (www.askby.com) tem os monroe a gas a pronta entrega no Brasil por US$98.

http://www.askby.com/strut_801932.htm

Abracos

Regis

emc
19/03/2004, 10:33
Esse preço está bem melhor!!

Você já comprou através desse site??
Deu tudo certo?? É seguro??

Eu não conhecia esse site e agora que dei uma olhada, achei bem interessante. Tem muita coisa que eu compraria.

Valeu!!!

regis
19/03/2004, 11:30
O Wallace eh o representante do Silvio em SP... se vc quiser pode falar direto com o Wallace (ele eh usuario aqui do forum .. manda uma MP pra ele) ou entao envia um email pro Silvio (silvio@askby.com)

Eu ja comprei com ele e recomendo para todos... ele eh serio e tem precos bons....

O problema eh que para a maioria das pecas ele nao tem elas no Brasil... entao tem que esperar umas 3 semanas pra receber....

Ele eh confiavel e o preco eh bom

Abracos

Wallace
20/03/2004, 02:39
Oi Eder,

Devo ter 4 destes amortecedores Monroe dianteiros em Floripa.
Deve chegar aqui em SP por uns R$ 320,00 cada já com o frete.
Os traseiros tenho os HDS por R$ 185,00 + o frete (uns R$ 200,00 cada).
Devo ter para Vitara levantado de 1 a 2,5 polegadas também a pronta entrega.
De 0 a 1 polegada não deve ter no estoque, acho que só encomendando.

Se e quando quiser é só pedir em 2 ou 3 dias estão na sua mão.

Mas se você quiser faço pelo preço que você tinha conseguido...;-)

Rafael_Reis
21/03/2004, 15:40
Wallace,

Aproveitando a deixa:
Ja ouvi falar em amortecedores Monroe Strut e Monroe Adventure (amarelo) para a dianteira do Vitara... Quais as diferencas entre eles?
Ou sao a mesma coisa?

Abracão,

Wallace
21/03/2004, 19:34
Não sei qual é este Advendure.
O que postei é o: Strut Matic Plus P# 801932

Rafael_Reis
21/03/2004, 22:58
Pois é... ai q ta o bugio...

A galera da Suzuki-net comprou um tal de Adventure (amarelos), q constam no site da Monroe South America. Queria saber se esses não seriam mais baratos q os Strut, mas acho q so estao disponiveis no mercado latino mesmo.

Abração,

Wallace
22/03/2004, 08:54
qual o endereço do site?

Rafael_Reis
22/03/2004, 09:10
Achei em:
http://www.sa-tenneco-automotive.com/#

Saindo de www.monroe.com.br -------- link portugues

La tem a linha Adventure (amarelos), Rancho, catalogos...

Abracos pesquisadores,

Wallace
22/03/2004, 10:01
Rafael, este Adventure é só para o eixo traseiro do Vitara... onde qualquer coisa pode funcionar...
E não para o dianteiro onde é a encrenca do Vitara.
Continua com uma única opção para o dianteiro.

emc
22/03/2004, 11:28
Galera,

Encontrei amortecedores Monroe mais baratos mas ainda não sei o modelo, segue o preço:

Diant.: R$418,00
Tras.: R$192,00

O orçamento veio sem o modelo. Vou ligar no fornecedor para verificar.

abs.

Rafael_Reis
22/03/2004, 11:33
Mais baratos? :shock:

Do q onde?

Wallace: ai q ta o bugio! Ja peguei esses monroe amarelos DIANTEIROS na mao!!! So q no site nao tem, so tem o sensa trac...

Num entendi mais nada...

Abracao,

Wallace
22/03/2004, 13:15
Se não tem no site para mim não existe...;-)
Meu preço para os Dianteiros continua sendo o melhor até o momento...;-)

caj
07/04/2004, 20:58
olá amigos
eu já tive um vitara 3 portas e coloquei nele monroe gás magnum aqui em SP na midas nas 4, mas para mim o carro ficou na mesma. hoje não sei se ainda tem monroe para ele.
abraços

esteticar
07/03/2006, 17:02
amigo também to nessa se alguém souber aqui no sul me avisa o meu dianeiro bebeu agua :parede: :parede: :parede: :parede:

tmrsled
07/03/2006, 22:59
Wallace, tem algum amortecedor pra samuka 93 com 1 pol. em estoque?? e o valor qual é? abraço. e o amortecedor de direção tem?

bcantunes
08/03/2006, 08:23
Do catálogo online da Monroe em www.monroe.com.br ou http://www.sa-tenneco-automotive.com/

Suzuki Vitara - 2 portas 1-1989 -> - M1624 Amortecedor TRASEIRO SENSA-TRAC
Suzuki Vitara - 2 portas 1-1989 -> - M0201 Amortecedor DIANTEIRO SENSA-TRAC

Suzuki Vitara - 2 portas 1-1989 -> - D7624 Amortecedor TRASEIRO ADVENTURE
Suzuki Vitara - 2 portas 1-1989 -> - D0201 Amortecedor DIANTEIRO ADVENTURE

O diabo é achar eles... :parede:

Na versão impressa do catálogo que existe nas oficinas, não há referência a esses amortecedores !!!!

O preço deve ser alto também. Não tenho um preço "oficial" mas, quando estive fazendo a revisão da suspenção do meu Vitara, o dono da oficina (Alba Alinhamentos) ligou pro representante da Monroe que ele tinha contato, que não conhecia os amortecedores. O cara fuçou, fuçou e achou um listado como "Ad", que eu acredito ser de "ADventure". O preço??? R$ 550 cada!

Mas acho que vale uma pesquisa, já com as referências corretas nas mãos!

Um abraço!

Jegue de Chuteira
14/03/2006, 22:54
Galerinha,

É necessário substituir o amortecedor dianteiro do Vitara quando é
colocado um Lift de 1,5 "?

Um abraço
Do Jegue de Chuteira

Gasoso
14/03/2006, 23:13
não... só espaçador... até porque não tem com o que substituir...

[]s

Jegue de Chuteira
15/03/2006, 17:57
Valeu Gasoso! ! !

Então ainda não temos um amortecedor dianteiro com um maior curso para substitui-lo.


Vamos pensar um pouco! ! !


Um abraço

Wallace
15/03/2006, 20:13
Wallace, tem algum amortecedor pra samuka 93 com 1 pol. em estoque?? e o valor qual é? abraço. e o amortecedor de direção tem?Não nenhum dos dois no momento.
R$ 200,00 o de suspensão.

Wallace
15/03/2006, 20:23
Este amoretcedor dianteiro de maior curso, mas o custo é alto.

Jegue de Chuteira
18/03/2006, 20:17
não... só espaçador... até porque não tem com o que substituir...

[]s
Gasoso, Valeu! ! !

Com relação ao pára-choque dianteiro e traseiro em metal. Onde encontrar de boa qualidade e barato?

Um abraço

Gasoso
19/03/2006, 00:49
Particularmente, eu prefiro os equipamentos da RC... mas tem muitos outros fabricantes.... dá uma pesquisada nos tópicos do forum (use a ferramenta de pesquisa no menu superior) que vc encontra....

Aí estão dois Links básicos...

http://www.rc4x4.com.br/

http://www.alternativa4x4.com.br/

Olhe também o Donatti, dos Banners logo acima...

E só uma dica...

Tenha paciência ao postar, um só clique no mouse resolve... se naum vc posta varias veses a mesma Coisa e bagunça o tópico, OK :wink:
[]s

Jegue de Chuteira
20/03/2006, 17:00
Gasoso, muito obrigado por todas as dicas rs rs rs.

O modelo de párachoque oferecido pela rc4X4 é exatamente o modelo que estava procurando.

Um abraço
Do Jegue de Chuteira


Particularmente, eu prefiro os equipamentos da RC... mas tem muitos outros fabricantes.... dá uma pesquisada nos tópicos do forum (use a ferramenta de pesquisa no menu superior) que vc encontra....

Aí estão dois Links básicos...

http://www.rc4x4.com.br/

http://www.alternativa4x4.com.br/

Olhe também o Donatti, dos Banners logo acima...

E só uma dica...

Tenha paciência ao postar, um só clique no mouse resolve... se naum vc posta varias veses a mesma Coisa e bagunça o tópico, OK :wink:
[]s

Jegue de Chuteira
24/03/2006, 18:27
Gasoso, Tudo beleza! ! !

Você possui ou sabe onde posso encontrar o desenho do espaçador do amortecedor dianteiro do Vitara?
O dimensional dos calços eu já tenho apenas preciso do desenho deste bendito espaçador.
Fica muito mais barato comprar o material e usinar.

Um abraço
Do Jegue de Chuteira

JOSE CANDIDO
26/03/2006, 12:38
Wallace , beleza ??

Quero comprar um par de HDS pra traseira de vitara 95 3 portas ....

Estou colocando um calço de uns 3 centimetros, um pouco mais que uma polegada .... O que eu preciso é aquele que serve pra calço de 1 a 2 polegadas, certo ??? O que ele difere do outro, é no tamnaho ou no curso ???

Vc tem em estoque ?? Dá pra pedir na Askby ??? Como entro em contato com vc pra fazer pagamento e te perguntar umas duvidas ???

Grande abraço

Wallace
26/03/2006, 13:04
Se vai usar o calço de suspensão de 3 cms precisa sim do de 1 a 2,5 polegadas, a não ser que use um calço no amortecedor também, ai pode usar o de 0 a 1.
O maior é diferente tanto no tamanho como no curso.
Não tenho em estoque.
Se comprar na Askby esta comprando com o Silvio, ai normalmente vai pagar em dolar.
Se encomendar comigo são R$ 200,00.
Pode me enviar um e-mail (tem um botão aqui em baixo para isso...)
Ou pode me ligar:
11 5041 3603
11 9933 4718

JOSE CANDIDO
26/03/2006, 13:34
Velho Wallace, valeu ...

Eu nao estava pretendendo comprar na Askby, eu me referi a voce pedir na Askby e me passar ... sei la, achei que era assim que funcionava .... É que como vejo sempre seus produtos aqui, tou dando a preferencia :concordo: ... ademais, as referencias de Vossa senhoria sao boas ... fora a pequena demora as vezes ... hehehe ..

brincadeiras a parte, vou querer sim, o par traseiro .... E, como nao vou calçar os amortecedores, vou querer esses maiores, ok ??? Nao tem perigo de eles fazerem as molas escaparem, por serem maiores ??? Sou meio leigo nos HDS ok ?? por isso a pergunta .... e as tais regulagens que eles tem, parece que sao dez posicoes, isso mesmo ??? Como é que funcionam ??

De qq forma, como me parecem ser muuuito bons, se voce ja quiser ir adiantando a encomenda, faz favor, porque comprar eu vou comprar mesmo, e queria ver se instalava daqui uma semana ou quinze dias ....

Abs

Jegue de Chuteira
26/03/2006, 21:49
Mestre Wallace,

Qual a mola que posso ter um ganho em altura de 2" para a traseira e dianteira?

Um abraço
Do Jegue de Chuteira


Se vai usar o calço de suspensão de 3 cms precisa sim do de 1 a 2,5 polegadas, a não ser que use um calço no amortecedor também, ai pode usar o de 0 a 1.
O maior é diferente tanto no tamanho como no curso.
Não tenho em estoque.
Se comprar na Askby esta comprando com o Silvio, ai normalmente vai pagar em dolar.
Se encomendar comigo são R$ 200,00.
Pode me enviar um e-mail (tem um botão aqui em baixo para isso...)
Ou pode me ligar:
11 5041 3603
11 9933 4718

Wallace
27/03/2006, 00:31
Velho Wallace, valeu ...

Eu nao estava pretendendo comprar na Askby, eu me referi a voce pedir na Askby e me passar ... sei la, achei que era assim que funcionava .... É que como vejo sempre seus produtos aqui, tou dando a preferencia :concordo: ... ademais, as referencias de Vossa senhoria sao boas ... fora a pequena demora as vezes ... hehehe ..

brincadeiras a parte, vou querer sim, o par traseiro .... E, como nao vou calçar os amortecedores, vou querer esses maiores, ok ??? Nao tem perigo de eles fazerem as molas escaparem, por serem maiores ??? Sou meio leigo nos HDS ok ?? por isso a pergunta .... e as tais regulagens que eles tem, parece que sao dez posicoes, isso mesmo ??? Como é que funcionam ??

De qq forma, como me parecem ser muuuito bons, se voce ja quiser ir adiantando a encomenda, faz favor, porque comprar eu vou comprar mesmo, e queria ver se instalava daqui uma semana ou quinze dias ....

AbsEu sou uma revenda da Askby.
O preço de sugestão de venda dos HDS da Askby é de R$ 220,00.
O site da Askby deveria estar com esse valor convertido em dolares, mas pode variar para mais ou para menos.
Os atrazados não são culpa minha, mas da Asbky a qual muitas vezes fico na dependencia.
O amortecedor não vai fazer a mola escapar, pois os amortecedores são basicamente um freio para a mola. Se a mola escapar é por outro motivo, mesmo porque nenhum amortecedor deveria servir como batente, tanto ao abrir como ao fechar, pois ai pode quebrar.
A regulagem é automatica com o movimento do amortecedor.
Neste prazo esquece, deve demorar no minimo um mês a mais, isso neste preço.

Wallace
27/03/2006, 00:33
Mestre Wallace,

Qual a mola que posso ter um ganho em altura de 2" para a traseira e dianteira?

Um abraço
Do Jegue de ChuteiraNão sei.
Recomendo ver isso com a RC4x4.

almoraes
28/03/2006, 09:18
Vamos a receita completa do lift de suspensao do vitara:

-TRASEIRA:
* molas dianteiras de chevette
* amortecedores de omega suprema
* calços de mola originais do chevette, para evitar que as molas fiquem saindo do lugar original quando o amortecedor abrir. Manter o calço original do vitara.
* calço na upperwishbone (desenho com as dimensoes podem encontrados nos arquivos da Suzuki-net, ou na pagina do Rafael Reis "o quebrador de diferencias")

-DIANTEIRA:
* Kit de suspensao do Rodrigo Portugal (RC4X4), composto por calço de molas e espaçador colocado na torre do amortecedor.

Pronto!! é isso! nao tem muito o que inventar! Isso vai levantar o seu carro em 2 pol. aproximadamente e acabará com as "reboladas" de traseira que o vitara gosta de dar!!

É receita testada e aprovada por um numero enorme de pessoas da Suzuki-net!!

[ ]'s

almoraes
28/03/2006, 10:02
Já ia me esquecendo!!!

Faltou dizer para alongar os batentes da suspensao!!!!

Vai aumentar o curso e nao vai aumentar o comprimento dos batentes???? Quem vai limitar a supensao quando ela fechar??? O amortecedor??????

Quem de vcs lembrou disso?????

Nos arquivos da Suzuki-net tem um desenho do Manoel Alves, explicando como fazer isso!!!

[ ]'s

Jegue de Chuteira
28/03/2006, 21:45
AlMoraes,

Muito obrigado pela consultoria prestada. As modificações definidas para
a traseira representa aproximedamente 2". Certo?

Um abraço
do Jegue de Chuteira

almoraes
29/03/2006, 09:05
Amigo "Jegue de Chuteira"

Sim. O que relatei acima representa 2" de lift.

Vc está em Salvador, né?? Procure na Suzuki-net os tels do Manoel Alves que também é daí de Salvador.

O sujeito é simplesmente FERA no que se refere a Zukis!! Ele pode te ajudar muito com qualquer coisa que necessite. Nada melhor do que consultoria especializada na propria cidade e ainda por cima de graça!! hahahahahah

Brincadeiras a parte, fique a vontade para perguntar o que quiser. Se eu souber, fico grato em ajudar, mas o Manoel Alves é um verdadeiro PHD no assunto e uma grande maioria das soluçoes utilizadas por muitos suzukeiros foi desenvolvida e testada por ele (vide arquivos da Suzuki-net)!!!

[ ]'s

JOSE CANDIDO
29/03/2006, 16:20
Ok Wallace, vou querer sim um par traseiro ...

Te enviei um email, como vc pediu, e tou perguntando em qual banco e como é a forma de pagamento ...

Abs

bcantunes
31/03/2006, 13:55
Pessoal,
Alguém sabe onde encontrar os amortecedores da Monroe para o Vitara 3P aqui no Rio ou no máximo em São Paulo (com entrega aqui no RJ)??? Andei procurando por aqui, mas não encontrei...

Alexandre Simões
31/03/2006, 14:52
Para atualizar valores

na Japan o par dianteiro do Vitara marca record é 450pilas
o par da monre é 560pilas

na Alternativa o par dianteiro record esta por 440pilas e o par traseiro por 260pilas ( sera que me passaram o preço certo??)

Alguém ai sabe me dizer aonde posso encontrar para ocâmbio do Vitara 8v - o eixo piloto e o eixo secundário( chamado também de grupo???)

abraços

mir000
31/03/2006, 14:56
Já tentou na Suzucar, Japan e Alternativa???

De princípio são essas mesmas!!!

[s] e boa sorte

bcantunes
31/03/2006, 19:21
Record??? Não sei, não... fiz uma busca na internet e não achei nada.

Prefiro a segurança do Monroe, embora o preço seja mais elevado. Questão de segurança e confiabilidade.

Obrigado por informar os preços, Alexandre!!!!

bcantunes
01/04/2006, 10:01
AHA! Achei a fábrica do "Record" na internet... é uma fábrica francesa. O site deles é uma bomba, deve ter sido feita pela filha de 5 anos do ajudante do diretor da empresa. Não tem informação nenhuma... não dá para avaliar a qualidade dos amortecedores só pelo site, mas... :shock: :discordo: :stop:

Alexandre Simões
01/04/2006, 19:37
Sei que o tema aqui é outro mas apenas dando continuidade aos preços que levantei na Carrera de SP
eixo piloto R$ 1036,00
eixo secundario(grupo) R$2665,00

é preço para não comprar!!!!!!!!!!

na Japan sukucar alternativa não me passaram cotação por não terem as peças

Abraços

JOSE CANDIDO
03/04/2006, 12:17
Ola pessoal ...

Bom, já que tá todo mundo postando preços ...

Olhei na Suzucar os dianteiros .... eles tem duas marcas, nao me lembro o nome, mas me disseram que é o que todo mundo compra .... 400 o par ....

Abs

Jeanilson
15/04/2006, 19:24
Vamos a receita completa do lift de suspensao do vitara:

-TRASEIRA:
* molas dianteiras de chevette
* amortecedores de omega suprema
* calços de mola originais do chevette, para evitar que as molas fiquem saindo do lugar original quando o amortecedor abrir. Manter o calço original do vitara.
* calço na upperwishbone (desenho com as dimensoes podem encontrados nos arquivos da Suzuki-net, ou na pagina do Rafael Reis "o quebrador de diferencias")

-DIANTEIRA:
* Kit de suspensao do Rodrigo Portugal (RC4X4), composto por calço de molas e espaçador colocado na torre do amortecedor.

Pronto!! é isso! nao tem muito o que inventar! Isso vai levantar o seu carro em 2 pol. aproximadamente e acabará com as "reboladas" de traseira que o vitara gosta de dar!!

É receita testada e aprovada por um numero enorme de pessoas da Suzuki-net!!

[ ]'s

Só umas dúvidas sobre essa receita:

:arrow: Já vi gente utilizando molas dianteiras de Opala na traseira do Vitara. Essas molas tem muita diferença para as de Chevette? Alguem da lista já usou as de Opala?

:arrow: Considerando que as molas originais estejam em bom estado, o que ficaria melhor (estabilidade e curso da suspensão): As molas originais do Vitara com os calços ou com as molas do Chevette (ambos com os amortecedores da Suprema)?

[]'s começando a mexer na viatura nova... :dance:

Gasoso
15/04/2006, 22:17
Jeanilson

Considerando que as molas originais estejam em bom estado, o que ficaria melhor (estabilidade e curso da suspensão): As molas originais do Vitara com os calços ou com as molas do Chevette (ambos com os amortecedores da Suprema)?

O desempenho das molas do chevette se assemelha as molas do vitaras 5P, só que com 2" a mais no tamanho... escolha sua mola em função do que vc costuma levar na traseira (da viatura é claro :mrgreen: ) quando vai para as trilhas...
pouco peso --> eu escolheria as originais
muito peso --> eu escolheria as de chevette e dependendo ainda botava calços...
[]s

Jeanilson
16/04/2006, 18:06
O desempenho das molas do chevette se assemelha as molas do vitaras 5P, só que com 2" a mais no tamanho... escolha sua mola em função do que vc costuma levar na traseira (da viatura é claro :mrgreen: ) quando vai para as trilhas...
pouco peso --> eu escolheria as originais
muito peso --> eu escolheria as de chevette e dependendo ainda botava calços...
[]s

Obrigado pela resposta, Gasoso, mas o que seria muito peso? :pensativo: Duas pessoas ocupando os bancos traseiros já seria muito peso?

Pretendo usar o Vitara para trilhas e pequenas expedições, ou seja: carregando cintas, anilhas, barraca, mantimentos, água, roupas e o restante das "tralhas de trilha". Já seria caso para as molas de Chevette?

[]'s

Pablo Toledo
20/05/2007, 21:35
Pessoal,

Voltando um pouco ao assunto inicial do tópico, não há nenhum adaptador que permita usar os amortecedores comuns na dianteira do Samurai/Vitara?

[]s

Pablo Toledo

Pablo Toledo
26/05/2007, 09:16
PessoALL;

Na minha busca por um conjunto de amortecedores pro Vitara, me deparei com os Monroe Adventure. No site da Monroe eles são descritos como específicos pra 4x4 (mas não sei dizer no que diferem dos Ranchos), com 25 bar de nitrogênio.

Embora eu tenha achado caro o par dianteiro (média 650,00), o par traseiro até que está razoável (+-380,00).

Alguém conhece estas opções e recomenda?

[]s

Pablo Toledo

Márcio Magalhães
26/05/2007, 21:00
Meigo,

Se tua viatura está levantada em 2pol na suspensão (é na suspensão ou na carroceria?) abandona essa de amortecerdor caro e pega logo os do Omega Suprema que sai por menos de 180 o par! Receita testada e aprovada por muita gente, inclusive por mim.

A vantagem dos da Suprema é que você deixa de usar o prolongador do amortecedor. Guarde apenas as borrachas do original. É plug´n play!

Cuidado na hora de comprar porque tem muito vendedor Zé Roela que não sabe ou quer empurrar o do Omega comum, não é! É o Omega Suprema!!! Salvo engano a referência da Cofap é BL (ou GBL)1024. Eu preferi o a óleo, mais confortável... o gás é mais firme: questão de gosto.

É isso.

[]´s,

bcantunes
27/05/2007, 19:16
650 reais o par do Monroe dianteiro???? Tô achando até barato demais!!!!
Alguém poderia confirmar se para o Vitara 3P com suspensão original da para usar o do Opala/Caravan sem ter que fazer QUALQUER alteração na suspensão??? Isto é, é realmente plug ´n´ play?????

Demarques Ribeiro
28/05/2007, 18:19
Pessoal,

Voltando um pouco ao assunto inicial do tópico, não há nenhum adaptador que permita usar os amortecedores comuns na dianteira do Samurai/Vitara?

[]s

Pablo Toledo

Galera,
seguindo a mesma linha de raciocínio do Pablo, penso eu: O problema está na fixação inferior do amortecedor (dois pontos de fixação responsáveis pela cambagem), certo? :?: então... pensei se seria viável fazer uma peça reproduzindo essa fixação, porém com um outro ponto (entre os dois originais) para prender o amortecedor... :mrgreen:
falei mt besteira????

Pablo Toledo
28/05/2007, 20:33
Meigo,

Se tua viatura está levantada em 2pol na suspensão (é na suspensão ou na carroceria?) abandona essa de amortecerdor caro e pega logo os do Omega Suprema que sai por menos de 180 o par! Receita testada e aprovada por muita gente, inclusive por mim.

A vantagem dos da Suprema é que você deixa de usar o prolongador do amortecedor. Guarde apenas as borrachas do original. É plug´n play!

Cuidado na hora de comprar porque tem muito vendedor Zé Roela que não sabe ou quer empurrar o do Omega comum, não é! É o Omega Suprema!!! Salvo engano a referência da Cofap é BL (ou GBL)1024. Eu preferi o a óleo, mais confortável... o gás é mais firme: questão de gosto.

É isso.

[]´s,



Márcio,

Tem calço na suspensão e na carroceria.

Há relatos de pessoas que afirmam que os traseiros do Omega Suprema abrem demais em trilhas e isso faz com que as molas pulem pra fora. Já ouviu ou viu algo desse tipo?

[]s

Pablo Toledo

Márcio Magalhães
29/05/2007, 00:49
Meigo,

Não confirmo não. Já ouvi falar sobre isso mas não sei ao certo se é com os da Suprema ou com outros. Eu tinha registrado na minha cabeça que isso ocorria com o do Kadett. Ou seja, não lembro mesmo! rs...

Esse dá suprema é a maior receita de bolo, mole mole.

Ademais, o sr. vai fazer trilha só em shopping mesmo, tá bão di mais! He he he...

Falando sério agora: eu tô com os da Suprema tem um certo tempo e não tenho do que reclamar. Eu usei o a óleo.

[]´s,

MARCELO VITARA SUBMARINO
29/05/2007, 17:53
Fala galera,

Tambem utilizo esta receita de bolo e recomendo, as molas de chevette (dianteiras) e amortecedor de suprema num tem erro. Nunca soube te problemas com isso e olhe que conheço um tiquinho de gente que usa.

Abs

chrisb
08/08/2007, 11:32
Pessoal, aproveitando o tópico, vocês sabem me dizer qual amortecedor (marca e modelo) da Suprema é mais indicado?

Achei esses GBL-1024 Cofap Turbogás por R$180,00(par)... alguem usa esses?

abs

diogoandre
08/08/2007, 13:55
Pessoal, aproveitando o tópico, vocês sabem me dizer qual amortecedor (marca e modelo) da Suprema é mais indicado?

Achei esses GBL-1024 Cofap Turbogás por R$180,00(par)... alguem usa esses?

abs
Eu uso esses no meu GV. Sem problemas até agora... To com eles a mais de 1 ano.

abs
Diogo André

Dudagordon
16/08/2007, 20:38
650 reais o par do Monroe dianteiro???? Tô achando até barato demais!!!!
Alguém poderia confirmar se para o Vitara 3P com suspensão original da para usar o do Opala/Caravan sem ter que fazer QUALQUER alteração na suspensão??? Isto é, é realmente plug ´n´ play?????

Oh Antunes!!
Beleza??

Respondendo a sua pergunta,o meu é um 3p 93/94 com susp original e estou usando sim o amort do opala turbogás cofap sem problema nenhum.
Alias, o mecânico tirou o velho e colocou o novo em 5 minutos.
Mole mole!!
Valeu?

Abraços

Duda

Dudagordon
16/08/2007, 20:41
650 reais o par do Monroe dianteiro???? Tô achando até barato demais!!!!
Alguém poderia confirmar se para o Vitara 3P com suspensão original da para usar o do Opala/Caravan sem ter que fazer QUALQUER alteração na suspensão??? Isto é, é realmente plug ´n´ play?????

Beleza ANTUNES!!??

O meu é um 93/94 com susp original e estou usando um turbogás cofap do opala sem problema nenhum.

O meca levou pouco mais de cinco minutinhos pra instalar o dito cujo.

Totalmente plug´n play, belê!!

[]´s

Duda

Dudagordon
16/08/2007, 20:44
Beleza ANTUNES!!??

O meu é um 93/94 com susp original e estou usando um turbogás cofap do opala sem problema nenhum.

O meca levou pouco mais de cinco minutinhos pra instalar o dito cujo.

Totalmente plug´n play, belê!!

[]´s

Duda

Desculpe a resposta duplicada!!

A primeira não tinha entrado e de repente apareceu rsrs!!

Coisa de K baço do fórum.

[]´s novamente

Duda

Pablo Toledo
17/08/2007, 13:03
PUBLICIDADE
var lrec_target="_blank";var lrec_URL=new Array();lrec_URL[1]="http://br.ard.yahoo.com/SIG=12j9jli16/M=586969.10775580.11378449.2688053/D=brclubs/S=2137112276:LREC/Y=BR/EXP=1187373521/A=4804748/R=0/id=flashurl/SIG=10svbqa66/*http://br.video.yahoo.com/";var lrec_flashfile="http://l.yimg.com/br.yimg.com/i/img/0803lrec_video_tv.swf?clickTAG=javascript:LRECopen Window(1)";var lrec_altURL="http://br.ard.yahoo.com/SIG=12j9jli16/M=586969.10775580.11378449.2688053/D=brclubs/S=2137112276:LREC/Y=BR/EXP=1187373521/A=4804748/R=1/id=altimgurl/SIG=10svbqa66/*http://br.video.yahoo.com/";var lrec_altimg="http://l.yimg.com/br.yimg.com/i/img/0803lrec_video_tv.jpg";var lrec_width=300;var lrec_height=250; on error resume next plugin = ( IsObject(CreateObject("ShockwaveFlash.ShockwaveFlash.7")))http://l.yimg.com/br.yimg.com/i/img/0803lrec_video_tv.jpg (http://br.ard.yahoo.com/SIG=12j9jli16/M=586969.10775580.11378449.2688053/D=brclubs/S=2137112276:LREC/Y=BR/EXP=1187373521/A=4804748/R=2/id=noscript/SIG=10svbqa66/*http://br.video.yahoo.com/)if(window.yzq_d==null)window.yzq_d=new Object();window.yzq_d['L2mtAtFJq2s-']='&U=13bu9ugnl%2fN%3dL2mtAtFJq2s-%2fC%3d586969.10775580.11378449.2688053%2fD%3dLREC %2fB%3d4804748';http://row.bc.yahoo.com/b?P=rDNdgULaQvGMxhfWRreEQQAByJtrwkbFxbEABSJX&T=14o72uroo%2fX%3d1187366321%2fE%3d2137112276%2fR% 3dbrclubs%2fK%3d5%2fV%3d2.1%2fW%3dHR%2fY%3dBR%2fF% 3d2404798128%2fH%3dY2FjaGVoaW50PSJiciI-%2fQ%3d-1%2fS%3d1%2fJ%3d4242DA42&U=13bu9ugnl%2fN%3dL2mtAtFJq2s-%2fC%3d586969.10775580.11378449.2688053%2fD%3dLREC %2fB%3d4804748
PessoALL;

Pra quem quiser arriscar a comprar os amortecedores nos EUA, vejam o que eu achei pro Vitara.

http://www.shockwarehouse.com/index.cfm?mode=results&selected_model=4462&selected_year=1993

4 Bilstein: US$ 438,20
4 KYB GR-2: US$ 235,36
4 Monroe Sensatrac: US$ 221,96
4 Monroe Monromatic: US$ 156,18

Tarifa de remessa ao Brasil (São Paulo) via US Mail: US$ 95,00


[]s esperando o dólar voltar pra casa dos R$1,80...

Marcio 4x4
18/08/2007, 20:15
O meu 5 pt está com suspensão original " sem calço " e com pneus 235x75x15 dá p/ usar do suprema na susp traseira ou outro?
Qual posso usar na dianteira?
Valeu.

arlei_vitara
18/08/2007, 20:39
Ô Marcio................

pergunta já respondida zilhões de vezes, era só pesquisar um pouco.. :rolleyes: :rolleyes:
mas ok, vamos entregar de bandeja........... :)
1 - Não, se tua suspensão tá original, não pode usar o amortecedor da Suprema, nem Omega, nem Monza na traseira. São grandes (curso) demais. Servem o do Opala e da Chevy.
2 - Na frente só o original ou paralelo, para Vitara mesmo, não têm opção...

[ ]s,

MHS
22/08/2007, 00:02
Prezados

Tenho 2 dúvidas, vou dividir em 2 mensages pois o texto está sendo cortado na edição, não sei o motivo.
Instalei um kit de suspensão no meu Vitara 5p e estou querendo colocar amortecedores de Suprema na traseira.

1. Coloquei o Kit da Alternativa, o calço traseiro é de 2,5", pergunto se o amortecedor da Suprema se adapta a essa medida, essa meia polegada a mais não interfere?

MHS
22/08/2007, 00:04
Continuando...
2. Liguei para uma loja para levantar preço do amortecedor, aí o vendedor me fez uma pergunta que eu não soube responder: Se o amortecedor era de Suprema 4cc ou 6cc, segundo ele os amortecedores dos dois modelos são significativamente diferentes. Fiquei dibob.
Aguardo uma ajuda
Valeu

chrisb
22/08/2007, 12:09
Respondendo as suas 2 perguntas:

1- Meu Vitarinha está com essa configuração... 2,5 e amortecedor de Omega Suprema, acho que não há problema algum.

2- O amortecedor é o da Suprema 2.2 (4cc...o 6cc é o 4.1, acho que a diferênça é que o do 6cc é aquele regulável, que nem tinha nos Kadett GSI)... Estou usando Cofap Turbogás referência GBL-1024.

Não tem erro.

abs!


Continuando...
2. Liguei para uma loja para levantar preço do amortecedor, aí o vendedor me fez uma pergunta que eu não soube responder: Se o amortecedor era de Suprema 4cc ou 6cc, segundo ele os amortecedores dos dois modelos são significativamente diferentes. Fiquei dibob.
Aguardo uma ajuda
Valeu

MHS
22/08/2007, 17:25
Valeu Chrisb!

Obrigado

RafaeL Maia
25/08/2007, 20:21
alguém daqui já colocou os amortecedores traseiros do chevette no vitara?

jarrao
25/08/2007, 23:28
Amortecedores KAYABA made in Japan? alguem conhece?????
Eu mesmo numca ouvi falar, mas na minha cidade comprei um par destes para meu Vitara monstro, numa distribuidora de auto peças no dia 06/07/07 ao valor de R$ 280,00 o par.(estou com a N.F. na mão para n ter dúvidas)
Segundo o gerente comercial me falou esta marca lá pelos ocidente eh muito vendida e esta marca eh muito forte para várias marcas de motocicletas.
E a KAYABA tbm está instalada no Brasil na região de Ctba./PR e vai vir forte no mercado de amortecedores.

jarrao
25/08/2007, 23:31
TEXTO EXTRAÍDO NA CONSULTA AO GOOGLE:

Novo fabricante de amortecedores no mercado
Em julho a Arvin-Kayaba inicia a produção de amortecedores no município Fazenda Rio Grande, 30 km ao sul de Curitiba, depois de investir US$ 10 milhões. A empresa fabricará dispositivos convencionais e pressurizados. As marcas a serem atendidas inicialmente são a Renault (Scénic), Toyota (Corolla) e Mitsubishi (Pajero Io). A Renault receberá equipamentos para produção em série, enquanto Toyota e Mitsubishi farão testes de montagem. A Arvin-Kayaba do Brasil atenderá o mercado de reposição a partir do próximo ano, com a marca Gabriel. A tecnologia utilizada é da Arvin-Kayaba espanhola. Somadas, ArvinMeritor e Kayaba ocupam o primeiro lugar no ranking mundial dos fabricantes de amortecedores, com cerca de 26% do mercado.

bcantunes
26/08/2007, 10:22
Ô, Jarrão... esses Kayabas que você comprou são convencionais ou a gás???
Tô enrolando um tempão para trocar os amortecedores do meu Vitara...

Pablo Toledo
26/08/2007, 12:33
TEXTO EXTRAÍDO NA CONSULTA AO GOOGLE:

Novo fabricante de amortecedores no mercado
Em julho a Arvin-Kayaba inicia a produção de amortecedores no município Fazenda Rio Grande, 30 km ao sul de Curitiba, depois de investir US$ 10 milhões. A empresa fabricará dispositivos convencionais e pressurizados. As marcas a serem atendidas inicialmente são a Renault (Scénic), Toyota (Corolla) e Mitsubishi (Pajero Io). A Renault receberá equipamentos para produção em série, enquanto Toyota e Mitsubishi farão testes de montagem. A Arvin-Kayaba do Brasil atenderá o mercado de reposição a partir do próximo ano, com a marca Gabriel. A tecnologia utilizada é da Arvin-Kayaba espanhola. Somadas, ArvinMeritor e Kayaba ocupam o primeiro lugar no ranking mundial dos fabricantes de amortecedores, com cerca de 26% do mercado.


Jarrão;

Acho que esta notícia deve ser de anos atrás. Confira a data dela.

[]s

jarrao
26/08/2007, 16:12
Ô, Jarrão... esses Kayabas que você comprou são convencionais ou a gás???
Tô enrolando um tempão para trocar os amortecedores do meu Vitara...

Os amortecedores são convencionais.
A propósito, se a notícia eh velha ou não nem quero saber, só sei que fui lá comprei um par de KAYABAS made un Japan por R$ 280,00 com grantia e fui embora hehehe.

arlei_vitara
26/08/2007, 20:55
Jarrão,

280 latas o par TRASEIRO ou DIANTEIRO ????? Se for traseiro, acho que tá meio caro..........em todo caso, Kayaba é top de linha no mercado de motocicletas....e acho que deve ter ótima qualidade para carros tbém.......passa prá nós aí o tel. deste representante !

Abs,

diogoandre
01/09/2007, 17:10
Se forem os dianteiros o preço tá muito bom mesmo !

Acabei de confirmar que os amortecedores dianteiros do meu GV morreram.
Estava com os da Monroe, e duraram exatamente 1 ano e 1 mês. Menos de 20.000 KM.

Esses Kayaba são os KYB, e ouvi falar bem deles.

Estou procurando amortecedores aqui em Brasília, achei os monroe por R$485 o par, mas queria colocar outros dessas vez.

se alguém tiver alguma dica de onde procurar aqui em Brasília, agradeço!

abs

Diogo





Jarrão,

280 latas o par TRASEIRO ou DIANTEIRO ????? Se for traseiro, acho que tá meio caro..........em todo caso, Kayaba é top de linha no mercado de motocicletas....e acho que deve ter ótima qualidade para carros tbém.......passa prá nós aí o tel. deste representante !

Abs,

jarrao
06/09/2007, 23:23
Jarrão,

280 latas o par TRASEIRO ou DIANTEIRO ????? Se for traseiro, acho que tá meio caro..........em todo caso, Kayaba é top de linha no mercado de motocicletas....e acho que deve ter ótima qualidade para carros tbém.......passa prá nós aí o tel. deste representante !

Abs,
Bom pessoal desculpe a demora. (Estava fora da área de serviço ou desligado)

O referidos comprados são os dianteiros. R$ paguei R$ 280,00 o par (NOTA FISCAL nº 020769). Pq para os tras. tem várias opçoes nacionais com preços bons, certo?

Aqui vai o endereço da loja, inclusive se caso tiver aumentado o valor podem pedir desconto, e dizer que eh pro pessoal do forum do grupo dos Suzuki que o Jarrão do Jeep clube Itajai comprou lá e indicou etc. etc. Podem pedir pelo cód. da peça na loja 003005
http://www.motorsimports.com.br

SDS a todos.

panek
10/09/2007, 10:54
OLA ENTRE NO SITE WWW.ALTERNATIVA4X4.COM.BR (http://www.ALTERNATIVA4X4.COM.BR) LA TEM AMORTECEDORES DIANTEIROS PO 400,00 O PAR

jarrao
11/09/2007, 23:54
OLA ENTRE NO SITE WWW.ALTERNATIVA4X4.COM.BR (http://www.ALTERNATIVA4X4.COM.BR) LA TEM AMORTECEDORES DIANTEIROS PO 400,00 O PAR

O manel............

Se tem por R$ 280,00 original, como eh que tu indica uma loja por 400,00 soh se tu eh o dono da loja, hehehehe

n0gs
12/09/2007, 11:49
o par do Kayaba dianteiro tá 250 pratas nesse site que o amigos passou aih... vale muito a pena...

Abs...

chrisb
12/09/2007, 17:11
eles são a gás ou convencionais?

AlemãoRS
12/09/2007, 21:57
São convencionais, não existe amortecedores pra dianteira do vitara a gás.

chrisb
13/09/2007, 10:28
Existe sim.... os Monroe Adventure e Strut são a gás....



São convencionais, não existe amortecedores pra dianteira do vitara a gás.

AlemãoRS
13/09/2007, 19:28
Legal, não sabia que eram a gás...

Pablo Toledo
13/09/2007, 22:12
A Bilstein também fabrica amortecedores dianteiros e traseiros à gás para o Vitara. Eles possuem 360 psi de pressão.

[]s

jarrao
23/09/2007, 23:14
Estive na loja da motors import esses dias falei com o João a respeito dos amortecedores e ele me falou que várias pessoas do fórum brasil4x4 tem pedido esses amortecedores da Kayaba, e que inclusive abaixou o preço de 280 para 250 reais o par e está para chegar mais um container do Japão com várias peças de várias marcas by Japan por esses dias......ele falou ainda que tem muitas coisas de Suzuki/ Mitsubisch/ Subaru/ Mazda etc em estoque, quem precisar eh só conferir no site e ou fazer uma consulta www.motorsimports.com.br


SDS

Grassmann
26/09/2007, 17:12
Estive na loja da motors import esses dias falei com o João a respeito dos amortecedores e ele me falou que várias pessoas do fórum brasil4x4 tem pedido esses amortecedores da Kayaba, e que inclusive abaixou o preço de 280 para 250 reais o par e está para chegar mais um container do Japão com várias peças de várias marcas by Japan por esses dias......ele falou ainda que tem muitas coisas de Suzuki/ Mitsubisch/ Subaru/ Mazda etc em estoque, quem precisar eh só conferir no site e ou fazer uma consulta www.motorsimports.com.br (http://www.motorsimports.com.br)


SDS


Jarrão,

Que história é essa?
Ninguém conhece nenhum João por lá. Falei como Junior, que me passou o preço de R$343 no par, e falou que não tem em estoque. Falou que à vista chega a R$300, não menos que isso.
Liguei pra loja de São José, e o preço é pior ainda, R$368.
Esse Junior diz que te conhece, mas garantiu que não dá pra fazer o preço que você citou, e que nunca ouviu falar em nenhum João por lá... (Essa empresa é tão grande assim, que o pessoal não se conhece?)
Sinceramente, agora fiquei sem entender nada...
[]'s

AlemãoRS
26/09/2007, 18:59
Só se eles aumentaram o preço porcausa da procura porque comprei semana passada dois pares dianteiros na loja de Itajai por R$250,00.
Falei com o Pedro.

Pablo Toledo
26/09/2007, 21:46
Caros;

Eu fechei também hoje a compra de um par dianteiro de KYB com o Pedro por R$250,00 + R$30,00 de frete pra São Paulo.

[]s

jarrao
04/10/2007, 19:09
Exatamente, o nome do Gerente comercial eh PEDRO e n João como havia dito antes.

A propósito estive hoje lá pessoalmente e ele me disse que no fim deste mes mais tardar na primeira quinzena de novembro está para chegar um container de peças do oriente e juntamente mais de 150 pares de amortecedores da KYB made in Japan, ok pessoal??
Vale apena esperar, quem está precisando e até quem ainda n precisa pois pelo preço está ótimo.

Abçs

Pablo Toledo
05/10/2007, 09:01
Caros;

Replicando meus comentários feita na Suzuki-net, saibam que eu recebi por correio conforme combinado com o Pedro o par de KYB dianteiros.

Para quem busca referências da empresa, espero ter ajudado.

[]s

rallgayer
05/10/2007, 18:23
Jarrão,

Como ficaremos sabendo quando chegar as peças e os amortecedores?

Tu nos avisa por este tópico?

Neste lote que está chegando, tem peças de Vitara? Sabe nos informar?

Para os amortecedores tem fila de espera?

Abraços

Ricardo Allgayer

jarrao
11/10/2007, 16:56
O combinado eh o seguinte: Qdo chegar ele me liga e eu de imediato aviso no Fórum.
Alem de amortecedores tem muitas outras coisas para Vitara e demais veículos do ORIENTE.
A respeito se tem fila de espera n sei informar mas creio que quem comprar pela pagina do site www.motorsimports.com.br deixando todos os dados certinho terá preferencia, sendo por ordem de chegada do pedido.

A propósito deem a sugestão se devo criar novo topico e qual a mensagem principal.
SDS
Jarrão

Márcio Magalhães
25/08/2008, 18:31
Olá,

Nunca chegaram? rs...

Liguei hoje para lá e o preço é R$515,00 + 40 de frete.

Isso porque o dólar caiu! Vai roubar pra ser preso!

[]´s,

Alexandre X
25/08/2008, 18:46
Esse preço é para cada 1?

Pablo Toledo
26/08/2008, 00:43
Caraca!!!

Quase um ano se passou e o preço mais do que dobrou, sendo que o dólar despencou (e essa frase quase rimou...rs).

Tão passando te passando a mão, Márcio...ehehe

tresspo
26/08/2008, 15:43
ja comprei faz um mês um par dianteiro e um par trazeiro dos amortecedores KYB na motorsimports por R$650,00 e recebi os mesmos sem problema algum.
te mais.

tresspo
26/08/2008, 15:48
ja comprei faz um mês um par dianteiro e um par trazeiro dos amortecedores KYB na motorsimports por R$650,00 e recebi os mesmos sem problema algum.
o pessoal na motorsimports e gente fina.
falem com o maicon que e o proprietario.
te mais.

Marco-Maga
26/08/2008, 19:42
Exatamente, o nome do Gerente comercial eh PEDRO e n João como havia dito antes.

A propósito estive hoje lá pessoalmente e ele me disse que no fim deste mes mais tardar na primeira quinzena de novembro está para chegar um container de peças do oriente e juntamente mais de 150 pares de amortecedores da KYB made in Japan, ok pessoal??
Vale apena esperar, quem está precisando e até quem ainda n precisa pois pelo preço está ótimo.

Abçs


Fala Jarrão,

Sou novo aqui,mas ja entrando pela porta da frente...
Estou feliz por contar com pessoas feito vcs,e olha que nem peguei o meu GV ainda que comprei esta semana, ele 01 e unico dono, portanto acho que se não agora, mas vou precisar destes amortecedores, portanto queria saber se o par traseiro vc sabe o preço tb e se essa motor imports é de confiança e como fazer o pagamento, e se pode pagar antes sem problemas.

Abraços!

Marco

Ismar Leal Machado
17/09/2008, 08:08
amigos quando vamos trocar os amortecedores todos nos ficamos nesta sinuca de bico.
pois bem conversei com um amigo e ele me sugeriu colocar no lugar dos amortecedores trazeiros o da pampa, no meu vitara 2 portas 97/98. Para não correr riscos desnecessários queria ouvir os amigos experientes aqui do forum.......

Pablo Toledo
17/09/2008, 08:35
Ismar;

Não queira reinventar a roda caso teu Vitara esteja com calço. O amortecedor traseiro a ser utilizado é o do Ômega Suprema (cofap). Fórmula mais do que testada e aprovada.

[]s

Ismar Leal Machado
17/09/2008, 09:17
Pablo O Meu Vitara Tá Todo Original E Segundo Fiquei Sabendo,como Vc Mesmo Fez Aqui A Resalva, O Do Suprema é Só Para Os Que Tem Calço. Vc Já Ouviu Alguem Falar Nestes Da Pampa? A Indicação Foi Do Edmur De Bh, Ele é Conhecido Pelo Pessoal Do 4x4 Mas Como Dizia Minha Vó, "seguro Morreu De Velho Mas Previnido Ainda Esta Vivo" Rsss

Pablo Toledo
17/09/2008, 19:10
Pablo O Meu Vitara Tá Todo Original E Segundo Fiquei Sabendo,como Vc Mesmo Fez Aqui A Resalva, O Do Suprema é Só Para Os Que Tem Calço. Vc Já Ouviu Alguem Falar Nestes Da Pampa? A Indicação Foi Do Edmur De Bh, Ele é Conhecido Pelo Pessoal Do 4x4 Mas Como Dizia Minha Vó, "seguro Morreu De Velho Mas Previnido Ainda Esta Vivo" Rsss


Ismar;

Não conheço o Edmur, mas sei que o pessoal de MJ (:mrgreen:) é fã dele e costumar acatar as soluções.

marcelot
29/10/2009, 21:28
Ressuscitando o tópico, alguém comprou amortecedor dianteiro recentemente?
Alguém tem o e-mail da Motor's Imports, de Itajaí-SC?

Valeu.

Rodrigo-PG
30/10/2009, 16:06
Prezado,

Comprei ontem em Curitiba, em uma loja só peças para carros importador, o par de amortecedores dianteiros da marca perfect, por R$ 350,00.

Att,

Valdão
04/11/2009, 20:12
Que loja é essa amigo? Alguem tem informações desta marca?

arlei_vitara
04/11/2009, 23:49
Na Suzukinet a um tempo atrás o pessoal andou falando bem mal destes amortecedores Perfect, tanto que ao que parece a Alternativa 4x4 ou Suzucar parou de vender eles.............mas é aquilo, são comentários que li e não posso afirmar nada ok !

EduardoPorto
05/11/2009, 00:10
Oque voces acham ?
Monroe - inviavel
Perfect - Qualidade duvidosa
Corven, talvez boa relaçao custo beneficio....

arlei_vitara
05/11/2009, 09:32
Cotei esta semana com a motorsimport de Itajai SC os KYB que o pessoal que usando e aprovado, estão com preço muito bom.

O contato lá é o Pedro, PEDRO MOTORS IMPORTS - pedromsis@hotmail.com - , o par de KYB tá por 440 lascas.
Aqui em POA os Corven estão por R$ 480,00 o par, também são uma boa opção, mas acho que os KYB são melhores.

Cadü Smith
05/11/2009, 12:05
A Bilstein também fabrica amortecedores dianteiros e traseiros à gás para o Vitara. Eles possuem 360 psi de pressão.

[]s


BILSTEIN ? hmmm, parece bom. de competição eu já conhecia a marca. para o off-road , pra mim, é novidade. 360 psi, UIA!! ( q é isso ? hehehe )
Tem idéia de quanto morre na brincadeira, Pablo ?
abç

machmar
06/11/2009, 09:58
Ismar;

Não queira reinventar a roda caso teu Vitara esteja com calço. O amortecedor traseiro a ser utilizado é o do Ômega Suprema (cofap). Fórmula mais do que testada e aprovada.

[]s


Estou com calços de suspensão (2"), mas o meu carro esta socando quando cai num buraco (tanto na dianteira quanto na traseira. Interessante que antes de levanta-lo nao fazia isto. Alguêm tem alguma dica de amortecedor para dianteira... para a trazeira sei que tem o do omega suprema... agora eo da dianteira.

Abraços

Marcelo

Pablo Toledo
06/11/2009, 10:49
Estou com calços de suspensão (2"), mas o meu carro esta socando quando cai num buraco (tanto na dianteira quanto na traseira. Interessante que antes de levanta-lo nao fazia isto. Alguêm tem alguma dica de amortecedor para dianteira... para a trazeira sei que tem o do omega suprema... agora eo da dianteira.

Abraços

Marcelo

Na dianteira não há opção.
Tem que usar o original mesmo, de preferência da marca KYB e evitar os Corven/Record. Se por um acaso você tiver como trazer dos EUA, lá encontra-se os dianteiros da Bilstein por uns US$ 140 cada (suprasumo).
Os KYB você deve achar na Alternativa4x4.
[ ]s

EduardoPorto
06/11/2009, 20:52
segue o link :
120 euros fora VAT :shock: ?
http://www1.carparts-cat.com/webkat.asp?SID=0001891069767439018015&ROOT=1 (http://www1.carparts-cat.com/webkat.asp?SID=0001891069767439018015&ROOT=1)

Alexandre X
06/11/2009, 21:59
Na dianteira não há opção.
Tem que usar o original mesmo, de preferência da marca KYB e evitar os Corven/Record. Se por um acaso você tiver como trazer dos EUA, lá encontra-se os dianteiros da Bilstein por uns US$ 140 cada (suprasumo).
Os KYB você deve achar na Alternativa4x4.
[ ]s

Como não há? Tem os OME maiores que os originais (nao precisa de prolongador).
São salgados lá US$145 mas valem cada centavo. Tenho 2 desses na caixa aqui.

Pablo Toledo
06/11/2009, 22:58
Como não há? Tem os OME maiores que os originais (nao precisa de prolongador).
São salgados lá US$145 mas valem cada centavo. Tenho 2 desses na caixa aqui.

putzzz...é vero! Tinha me esquecido na totalidade dos Old Man Emu.
Bem lembrado X.

[ ]s

machmar
07/11/2009, 14:42
Como não há? Tem os OME maiores que os originais (nao precisa de prolongador).
São salgados lá US$145 mas valem cada centavo. Tenho 2 desses na caixa aqui.

Alexandre,

Quanto você esta pedindo nos amortecedores???? Par é claro... Consegue enviar para o Rio???

Abs.

Marcelo

Alexandre X
07/11/2009, 17:11
Tem que ser par pq eles tem lado certo :concordo:

Ta R$1200 o par e da para enviar para o Rio sim.

Cadü Smith
08/11/2009, 00:48
" cri cri "

" cri cri cri "

" cri cri "

Andre Off-Road
06/03/2010, 16:03
Pessoal,

estou com problemas nos amortecedores e li o topico todo, mas nao encontrei referencias aos modelos que me ofereceram.

alguem conhece os amortecedores dianteiros ALEM?

E os Tokiko traseiros?

Saudações,
Andre

arlei_vitara
06/03/2010, 17:23
Andre,

Procura os dianteiros da marca KYB / Kayaba, que o pessoal tem usado e aprovado.
Tem na MotorsImports - www.motorsimports.com.br - e tava uns 450 / 500 contos o par.

Tokiko é a marca que vem original nos Vitara, podes ir traquilo.

RicardoM
06/03/2010, 19:33
Comprei os amortecedores dianteiros da monroe na Rumo auto pecas por R$ 430,00

Os amortecedore são da tracker/GV, mas tem a mesma furação do vitara e são mais firmes.

http://www.rumoautopecas.com.br/produto/amortecedor-monroe-suzuki-gran-vitara-gm-tracker-ano-98-em-diante-dianteiros-o-par-.html

Andre Off-Road
07/03/2010, 13:03
Obrigado, pessoal! Já resolvi o que fazer então: Tokiko traseiros, são mais baratos e Kayaba dianteiros, mais confiáveis que a outra marca que eu vi.

Andre Off-Road
07/03/2010, 13:04
Comprei os amortecedores dianteiros da monroe na Rumo auto pecas por R$ 430,00

Os amortecedore são da tracker/GV, mas tem a mesma furação do vitara e são mais firmes.

http://www.rumoautopecas.com.br/produto/amortecedor-monroe-suzuki-gran-vitara-gm-tracker-ano-98-em-diante-dianteiros-o-par-.html

Ricardo,

o meu é o Vitarinha 2p, creio que este seja para o Gran Vitara. será que serve?

Andre Off-Road
16/03/2010, 16:14
Pra atualizar o tópico:

comprei os amortecedores Kayaba com o Pedro da Motors Imports (Itajaí-SC), citado anteriormente neste fórum. Foi o melhor preço que encontrei e a entrega foi muito rápida.

Traseiros : 237,00 (o par)
dianteiros: 438,00 (o par)

abracos!

trilha doida
17/03/2010, 01:28
Oi Ricardo...estes amortecedores tem então as mesmas medidas (aberto e fechado) igual dos vitaras e sides...

=======+===========================
... TRILHA DOIDA.
side 5portas...AP 1.8, 2+2=31 em construção...

BTMEC
12/07/2010, 18:18
Olá pessoal,

encontrei aki na minha cidade(Natal) uns amortecedores a gás da marca ALLEN SHOCKS por R$460,00, alguém já ouviu falar nessa marca? Alguém já usou? Segundo o vendedor são Koreanos.

No aguardo...

arlei_vitara
12/07/2010, 21:59
abre os olhos..................

VITARA CARIOCA
15/09/2010, 21:59
estou com calços de suspensão (2"), mas o meu carro esta socando quando cai num buraco (tanto na dianteira quanto na traseira. Interessante que antes de levanta-lo nao fazia isto. Alguêm tem alguma dica de amortecedor para dianteira... Para a trazeira sei que tem o do omega suprema... Agora eo da dianteira.

Abraços

marcelo





marcelo,

poderia me informar se há um código ou modelo específico do amortecedor traseiro do omega suprema ? Qual é a melhor marca ? Tenho um vitara 2 portas 95.

Abs, virata carioca !

Rodrigo-PG
16/09/2010, 11:18
Prezados Colegas,

Os da suprema são os Cofap GBL 1024 (gas) ou BL1024 (oleo).

A menos de uma semana, instalei na dianteira do meu vitara os Amortecedores OFFShox. O carro mudou de comportamento, os amortecedores são excelentes. Muito bons mesmo. :dance:

Com certeza, em breve instalarei na traseira também.

Att,

andre097
12/06/2011, 20:29
walace. o seu amortecedor monroe esta 275 reais né isso.é o PA ou INDIVIDUAL?
e qual a diferença entre o amortecedor a oleo e o a gas??
esse seu fica do mesmo geito ou o carro fica mais alto??

mairo
13/06/2011, 08:26
walace. o seu amortecedor monroe esta 275 reais né isso.é o PA ou INDIVIDUAL?
e qual a diferença entre o amortecedor a oleo e o a gas??
esse seu fica do mesmo geito ou o carro fica mais alto??
amortecedor nao interfere na altura do carro!!!! o que dita a altura são as molas!!!

andre097
13/06/2011, 13:52
qual é o amortecedor dianteiro do vitara original??qual a marca??e é na faixa de quanto?

mairo
14/06/2011, 07:49
Os originais são da marca KYB

aryrj
14/06/2011, 12:00
Acho que os originais são Tokico, japoneses.

andre097
14/06/2011, 12:50
alguem conheçe os amortecedores dianteiros da marca NAKATA??fica bom no vitara??

Fábio Henrique
29/11/2011, 11:06
Pessoal a minha viatura é um vitara 5p, ele está com a suspenção original mas estou querendo dar uma levantada na traseira dele colocando as molas dianteiras do chevette. A minha dúvida é: fazendo isso, qual amortecedor eu coloco, o da chevy ou da suprema. E outra, é necessário colocar o calço na bandeja traseira?


__________________________________________________ ______________________________________________
Fábio Henrique
Vitara 97 1.6 16v 5p

mairo
29/11/2011, 11:22
pra este lift fica bom os amortecedores traseiros do monza! o da suprema é grande, para carro com 2" na suspensão e 2" na carroceria! o da chevi acho pequeno!
tem que colocar o calço na bandeja na mesma proporção do lift da suspensão!

Fábio Henrique
29/11/2011, 16:22
Obrigado pela ajuda Mairo.



__________________________________________________ ______________________________________________
Fábio Henrique
Vitara 97 1.6 16v 5p

AlemãoRS
29/11/2011, 17:29
Mairo, vc esta usando estes do monza?
Pq no vitara do meu pai em 2004 quando levantamos eles ficaram muito ruins, eles são muito moles, pelo menos eram.

mairo
01/12/2011, 07:58
no outro vitara com lift de 2" eu usava do monza, gostei bastante, pois não ficou com a traseira picando, neste vitara atual, as molas foram trocadas, mas um pequeno calço de borracha o que da 3" to com amortecedores da cherokee, meu deus, é pior que carro rebaixado, muito duro, o amortecedor é grande demais pra carro, inclusive quando a suspensaõ abre, a mola sai fora do prato pois o amortecedor deveria limitar! assim que der vou colocar do monza!

cézão_MTB
14/02/2012, 13:08
Não achei esse amortecedor Monroe Adventure para Tracker. Existe?

RicardoM
02/03/2012, 18:00
Comprei hoje os monroe Gás Premium Gold traseiros do omega suprema por R$ 270,00. De acordo com pesquisas, eles são melhores que os GBL1024 da Cofap, que por sinal já usei também.

RicardoM
07/03/2012, 21:58
Confirmado, já to rodando com os amortecedores, e achei eles bem melhores que os GBL1024 da cofap. Recomendo.



Comprei hoje os monroe Gás Premium Gold traseiros do omega suprema por R$ 270,00. De acordo com pesquisas, eles são melhores que os GBL1024 da Cofap, que por sinal já usei também.

carlos muller
25/09/2012, 16:57
só se eles aumentaram o preço porcausa da procura porque comprei semana passada dois pares dianteiros na loja de itajai por r$250,00.
Falei com o pedro.


liguei la e nao vendem para consumidores......e agora???? Onde consigo???

carlos muller
25/09/2012, 17:01
Pra atualizar o tópico:

comprei os amortecedores Kayaba com o Pedro da Motors Imports (Itajaí-SC), citado anteriormente neste fórum. Foi o melhor preço que encontrei e a entrega foi muito rápida.

Traseiros : 237,00 (o par)
dianteiros: 438,00 (o par)

abracos!


não vendem direto ao consumidor.....alguem sabe onde conseguir os amortecedores da KYB???

aryrj
25/09/2012, 19:41
Na Alternativa tinha.

Eguinaldo
29/11/2012, 23:13
Pessoal,

Para quem tem a opção de comprar lá fora (EUA, europa...) quais seriam os melhores modelos (e códigos) de amortecedores (dianteiro e traseiro) para o Vitara 97 (3D), com calço de 2".

abraço,

Eguinaldo

BTMEC
27/09/2013, 21:15
Olá pessoal,

como este tópico é bem especifico para amortecedores resolvi ressuscitá-lo, segue fotos do amortecedor do monza que comprei hoje e já coloquei no carro, tenho lift de 2" e os amortecedores que estavam no carro estava com os alongadores além dos amortecedores já estarem na hora da troca...

432831 432832 432833 432834 432835

Ainda não andei no carro, nem fiz trilha mas amanhã vou para o trabalho nele e depois coloco as impressões.

Valeu.

fndpoli
21/10/2013, 16:45
Ta... minha vitara esta com os amortecedores traseiros Ranco RS 9000X, ao meu ver a viatura ta ótima, a regulagem funciona muito bem, mas queria comentários comparativos pois sempre andei com eles e com os originais, queria saber se em relação ao custo benefício vale a pena.

Quanto a roda dianteira, estou com 2"+2", e BF MUD 31", na minha opiniao o pneu raspa bastante dentro do paralama, nao só em curvas fechadas mas também quando pego um desnível um pouco embalado, isso tem remédio? (Sem cortar o paralama)

Obrigado.

diegotmc
08/01/2014, 14:04
Pessoal, alguém tem recomendação de amortecedor dianteiro? Já estou com o kit de 2" (com molas maiores atrás) pra montar e vou trocar os amortecedores.

Atrás vou de Cofap GBL1024 (Suprema). E na frente? Aqui em Brasília só encontrei os da marca Perfect, por 413 reais. Presta?

tjflorindo
09/01/2014, 09:55
Diego,

Troquei os meus a uns 6 meses.
Comprei da Kayaba aqui em Salto del Guairá - Paraguai, são os originais utilizado pela Suzuki
O vendedor vende pelo mercado livre. O par custou R$ 280,00 mais taxas de envio.


Telefone: 44-3642-7910 (tel:44-3642-7910)
E-mail: majo.pecas@hotmail.com (majo.pecas@hotmail.com)
MSN: majo.pecas@hotmail.com (majo.pecas@hotmail.com)
www.majoautopecas.com.br (http://www.majoautopecas.com.br/)
Foi a melhor relação custo x benefício que achei. Uso ele com o prolongador de 2" vendido pela Rc4x4. Cheguei a cotar o da OffShox para 2" de susp, e custava R$ 1.300,00 o par.


Pessoal, alguém tem recomendação de amortecedor dianteiro? Já estou com o kit de 2" (com molas maiores atrás) pra montar e vou trocar os amortecedores.

Atrás vou de Cofap GBL1024 (Suprema). E na frente? Aqui em Brasília só encontrei os da marca Perfect, por 413 reais. Presta?

diegotmc
09/01/2014, 13:38
Po, essa página deu que tá desativada...

Acho que vou nesses Perfect mesmo. Achei por 370.

Aproveitando:

446320

Qual desses vai no amortecedor dianteiro? Os mais gordinhos só?
Meu kit veio sem manual, e pra variar, o Rodrigo da RC não responde os e-mails...

Outra coisa: bieletas. Alguma mais recomendada pra montagem com o lift?

diegotmc
10/01/2014, 13:22
Peguei os amortecedores dianteiros hoje. Pelo visto não vai nem um nem outro...

BTMEC
11/01/2014, 10:37
Peguei os amortecedores dianteiros hoje. Pelo visto não vai nem um nem outro...

Diego,

esses calços "gordinhos" são os calços dos batentes da bandeja.

rodrigo.hoffman
09/01/2015, 08:57
Dae rapaziada..

Recentemente troquei os amortecedores dianteiros do meu Vitara que estavam muito ruins pelos da Monroe.. Essa semana os alongadores dos amortecedores traseiros resolveram me incomodar.. Eles frouxaram e acabaram com o rosca dos amortecedores..

Vendo aqui a serie de amortecedores que podem ser usados, fui atras deles e como os de suprema são impossíveis de achar por aqui, pelos menos a pronta entrega, consegui os do Monza...

Alguém ai usa a combinação ai de molas de chevette dianteiras na traseira do Vitara 3D com amortecedores do Monza.. A minha duvida não é sobre o curso, pois este já testei e este fica bom, mas sim a respeito do conforto da suspensão.. Se fica mais firme que os originais ou não..

A duvida e pq fazendo um simples teste com eles na mão, me da a impressão que os do monza são mais macios que os originais??

[ ]´s

AlemãoRS
09/01/2015, 12:07
Os de monza são muito macios, pelo menos com molas originais a suspensão dá fim de curso em qualquer desnível se tiver alguém sentado no banco traseiro.

mairo
09/01/2015, 13:25
eu usava essa configuração a achei que do monza é mole demais!
como coloquei eixo de samurai coloquei os 4 traseiros da suprema, porem recondicionados! ficou muito ruim!
alguem sabe indicar algum amortecedor nacional para adaptar? independente do modo de fixação
pensei em de s10

rodrigo.hoffman
12/01/2015, 09:41
Pois é..

Tb achei que ia ficar muito macio.. Peguei os do kadett pra ver. Me parecem mais firmes..

Vamos ver

jipezuki
12/01/2015, 20:41
Para Amortecedor Traseiro Vitara e Grand Vitara:
- Com altura normal ou ate 1" amortecedor do Opala ou Amortecedor Allen
http://suzucar.com.br/loja/susp-freios/amortecedores/par-amortecedor-traseiro-original-g-vitara-vitara.html
- Com lift de 1,5" ou 2" amortecedor da Omega Suprema

leonboschetti
13/01/2015, 12:04
Pessoal, queria uma ajuda para a nova Viatura que adquiri.

É um Vitara Canvas 3D 97 e preciso trocar urgentemente :confused: os amortecedores da frente e talvez troque os de trás.

Só que tem um porém, o Vitarianha ta meio monstrinho :twisted:, ele está com 7 polegadas, 5 nas suspensão e 2 na carroceria.
Vocês conseguem me dizer quais seriam as melhores opções de amortecedores?

Acho que ele está hoje com os originais na frente e os de suprema atras.

leonboschetti
14/01/2015, 23:24
Pessoal, queria uma ajuda para a nova Viatura que adquiri.

É um Vitara Canvas 3D 97 e preciso trocar urgentemente :confused: os amortecedores da frente e talvez troque os de trás.

Só que tem um porém, o Vitarianha ta meio monstrinho :twisted:, ele está com 7 polegadas, 5 nas suspensão e 2 na carroceria.
Vocês conseguem me dizer quais seriam as melhores opções de amortecedores?

Acho que ele está hoje com os originais na frente e os de suprema atras.


Galera!!

Eu sei que tem muita informação no site, mas onde pesquisei não achei um com essa altura por isso surgiu a dúvida!

Se se vocês puderem me ajudar, pois pretendo comprar amanhã as peças para revisão da viatura.

obrigado!

rodrigo.hoffman
15/01/2015, 09:27
Galera!!

Eu sei que tem muita informação no site, mas onde pesquisei não achei um com essa altura por isso surgiu a dúvida!

Se se vocês puderem me ajudar, pois pretendo comprar amanhã as peças para revisão da viatura.

obrigado!

Rapaiz..

Não querendo duvidar da sua informação, mas um lift desse tamanho na suspensão e de se estranhar.. Eu vi uma foto do seu vitara numa foto e me parece que deve ser um lift de 2 + 2, que é o "feijão com arroz".. Confirma realmente essa informação para o pessoal poder ajudar melhor...

[ ]´s

tjflorindo
15/01/2015, 11:14
Estranho mesmo Rodrigo....só pensar...

2 polegas: 5,08 cm
7 polegadas: 17,78 cm

Os amortecedores originais ficariam no fim do curso, a mola não pararia na bandeja original, entre outras coisas....
Acredito que deva ser 2" + 2" também.

Amortecedores traseiros para lift de 2": suprema 1024 turbo gás é um consenso, uso eles, mas está difícil de achar.
Dianteira: Uso originais da Kayaba (comprei no Paraguai, mas tem um vendedor que vende no mercado livre) com prolongador da RC4x4 ou compra da OffShox já para lift de 2".


Rapaiz..

Não querendo duvidar da sua informação, mas um lift desse tamanho na suspensão e de se estranhar.. Eu vi uma foto do seu vitara numa foto e me parece que deve ser um lift de 2 + 2, que é o "feijão com arroz".. Confirma realmente essa informação para o pessoal poder ajudar melhor...

[ ]´s

mairo
15/01/2015, 11:48
sem olhar, nao tem como enfiar um lift desses na suspa do vitara! as balanças nao comportam e a cambagem ficaria horrivel!
só se for com eixo rígido!!!!

fgerlach
16/01/2015, 11:48
Para Amortecedor Traseiro Vitara e Grand Vitara:
- Com altura normal ou ate 1" amortecedor do Opala ou Amortecedor Allen
http://suzucar.com.br/loja/susp-freios/amortecedores/par-amortecedor-traseiro-original-g-vitara-vitara.html
- Com lift de 1,5" ou 2" amortecedor da Omega Suprema

Esses amortecedores da Allen e Kayaba são bons?
Não tenho feito trilhas, apenas alguns passeios offroad mas sem pegar erosões ou nada do gênero e meu amortecedor dianteiro estourou. Para uns passeios levinhos esses amortecedores são indicados?

Um abraço!

fgerlach
16/01/2015, 13:56
Esses amortecedores da Allen e Kayaba são bons?
Não tenho feito trilhas, apenas alguns passeios offroad mas sem pegar erosões ou nada do gênero e meu amortecedor dianteiro estourou. Para uns passeios levinhos esses amortecedores são indicados?

Um abraço!

A saber, achei mesmo na Alternativa 4x4 da marca Cofap.
http://www.alternativa4x4.com.br/produtos-interna/amortecedor-dianteiro---cofap-2224013-13

Obrigado!

leonboschetti
16/01/2015, 15:53
Rapaiz..

Não querendo duvidar da sua informação, mas um lift desse tamanho na suspensão e de se estranhar.. Eu vi uma foto do seu vitara numa foto e me parece que deve ser um lift de 2 + 2, que é o "feijão com arroz".. Confirma realmente essa informação para o pessoal poder ajudar melhor...

[ ]´s


Puts Galera, pode ser que eu esteja enganado, na verdade comprei o Vitara na semana passada e que me passou essas informações foi o antigo dono. Hoje a tarde eu vou no mecânico e tento ter mais certeza sobre o lift. O que me passou foi que tinha 7 polegadas no total, o que pensei que poder ser é a altura do lift já somada com as dos pneus que é um jogo de Bf 265/70 R16 remoldado. Será?

Segue uma foto, talvez possa ajudar.

489648489648

tjflorindo
17/01/2015, 00:27
Leandro, eu acho que deva ser 2 pol de lift (suspensão) e mais 3 pol no chassi, por causa da largura do teu para-choque traseiro.
Nesse caso, a receita que conheço é a que mencionei acima:
Amortecedores traseiros para lift de 2": suprema 1024 turbo gás é um consenso, uso eles, mas está difícil de achar.
Dianteira: originais com prolongador da RC4x4 ou compra da OffShox já para lift de 2".

leonboschetti
21/01/2015, 23:39
Leandro, eu acho que deva ser 2 pol de lift (suspensão) e mais 3 pol no chassi, por causa da largura do teu para-choque traseiro.
Nesse caso, a receita que conheço é a que mencionei acima:
Amortecedores traseiros para lift de 2": suprema 1024 turbo gás é um consenso, uso eles, mas está difícil de achar.
Dianteira: originais com prolongador da RC4x4 ou compra da OffShox já para lift de 2".


Obrigado pelas dicas Tjflorindo, acho vou seguir essa configuração. Amortecedores dianteiros ordinais novos (pesquisando) e manter os da suprema na traseira..

Sobre as medidas, eu fui até o mecânico e verifiquei as medidas e estavam erradas. Seguem as medidas abaixo e agora já tenho certeza na informação.

Dianteria: 2 polegadas na suspensão e 3.5 polegadas na carroceria.

Traseira: 3.5 polegadas na suspensão e 3.5 na carroceira, somando as 7 polegadas.

Somado dos pneus 265/70 R16.

Tirei fotos dos calços, assim que eu conseguir eu posto aqui.

Acho que a receita que o tjflorindo é a mais indica.

Será que os amortecedores vão trabalhar não limite??

Fábio Roberto Barbosa
22/11/2015, 22:16
Oi bia noite
Vi que antes de comprar o Sidekick pesquisou aqui e lhe faco a pergunta,
Valeu ter comprado ?
Estou querendo comprar por isso a pergunta
Para o uso da minha esposa
Vlw