PDA

Ver Versão Completa : levantei o niva, troquei os amortecedores... mas agora: QUAL MOLA USAR????



lmazzucatto
09/01/2007, 10:08
Bom, sempre falamos de maneiras para levantar o Niva.

O meu carro foi levantado com calços de 5cm na frente e atras. Troquei os amortecedores por peças maiores.

Agora falta uma coisa... as molas

Qual mola devo utilizar na traseira? Dizem que as da ranger.. outros falam das molas da pampa...

O meu problema é que minha suspensão ta alta, meus amortecedores já estão adaptados porem sinto que tambem preciso arrumar as molas. Ainda uso as originais.

Abraços

Nivoide
09/01/2007, 22:08
Depende se vc quer maior conforto ou maior resistencia...as de carros de carga geralmente tem um coeficiente mais "duro".

shuther4x4
09/01/2007, 22:47
Se você utilizou calços na traseira, não precisa trocar a mola, você mantém a "elasticidade" original mas perdendo um pouquinho de curso.
Agora se colocou calços, não gostou, e vai trocá-los por uma mola maior aí sim, são outros 500. (Eu preferiria os calços).
Só uma curiosidade, como calçou 5 cm a frente? Deu alinhamento??
abraços.

lmazzucatto
10/01/2007, 07:08
Se você utilizou calços na traseira, não precisa trocar a mola, você mantém a "elasticidade" original mas perdendo um pouquinho de curso.
Agora se colocou calços, não gostou, e vai trocá-los por uma mola maior aí sim, são outros 500. (Eu preferiria os calços).
Só uma curiosidade, como calçou 5 cm a frente? Deu alinhamento??
abraços.

Na frente a eu usei uns calços embaixo dos parafusos da bandeja... tipo uma foto que tem lá no site da Apoio4x4.. porem com calços maiores.

Nunca tentei alinhar e nem balancear o carro. Eu uso ele 100% na trilha pesada e se eu alinhar vou jogar dinheiro fora.. hehe...

Entendi a relação do calço x mola, mas acontece que quando eu entro numa erosão mais profunda meu pneu trava na caixa de roda. Achei que usando o calço + mola + amortecedor de maior curso eu teria mais folga..

Estou completamente errado?

Abraços

alexandre roveri
10/01/2007, 07:34
Na frente a eu usei uns calços embaixo dos parafusos da bandeja... tipo uma foto que tem lá no site da Apoio4x4.. porem com calços maiores.

Nunca tentei alinhar e nem balancear o carro. Eu uso ele 100% na trilha pesada e se eu alinhar vou jogar dinheiro fora.. hehe...

Entendi a relação do calço x mola, mas acontece que quando eu entro numa erosão mais profunda meu pneu trava na caixa de roda. Achei que usando o calço + mola + amortecedor de maior curso eu teria mais folga..

Estou completamente errado?:concordo:

Abraços

:parede:

Em partes está !!!! Ajude-nos a ajuda-lo :concordo:

Com todo respeito mas acho que vc fez cagada na suspenção dianteira !:parede:
Vamos primeiro analizar o trabalho:roll: :roll: :roll: na suspenção dianteira:stop:
Vc não colocou nada no pivo superior ou não trocou ele por um pivo de D-20 ?:pensativo:
Se vc não fez isso, pode tirar urgente esse calço na bandeja da mola pois na verdade vc não aumentou a altura do caro, e o que é pior ainda, diminuiu o curso da suspenção !:discordo: :parede:
Outra coisa vc trocou o amortecedor dianteiro :?: Por qual :?: somente o amortecedor original não dá fim de curso quando a "roda" sobe inteira !

Se vc quer curso (que é muito mais importante do que altura) na suspenção dianteira não pode calçar a bandeja da mola e tem que calçar o pivo superior para afastar o braço do batente ! Outra coisa já que é 100% trilha tira a barra estabilizadora !

O que o shuther4x4 quis dizer não é alinhamento é cambagem ( quando os pneus ficam \ /, entendeu ) se vc não corrigiu isso, cuidado seu carro é um capotador em potencial !
quando as rodas ficam com cambagem negativa é como se o centro de gravidade subisse ! :twisted:

Vamos acertar a frete 1º, depois falamos da traseira !

lmazzucatto
10/01/2007, 08:11
:parede:

Em partes está !!!! Ajude-nos a ajuda-lo :concordo:

Com todo respeito mas acho que vc fez cagada na suspenção dianteira !:parede:
Vamos primeiro analizar o trabalho:roll: :roll: :roll: na suspenção dianteira:stop:
Vc não colocou nada no pivo superior ou não trocou ele por um pivo de D-20 ?:pensativo:
Se vc não fez isso, pode tirar urgente esse calço na bandeja da mola pois na verdade vc não aumentou a altura do caro, e o que é pior ainda, diminuiu o curso da suspenção !:discordo: :parede:
Outra coisa vc trocou o amortecedor dianteiro :?: Por qual :?: somente o amortecedor original não dá fim de curso quando a "roda" sobe inteira !

Se vc quer curso (que é muito mais importante do que altura) na suspenção dianteira não pode calçar a bandeja da mola e tem que calçar o pivo superior para afastar o braço do batente ! Outra coisa já que é 100% trilha tira a barra estabilizadora !

O que o shuther4x4 quis dizer não é alinhamento é cambagem ( quando os pneus ficam \ /, entendeu ) se vc não corrigiu isso, cuidado seu carro é um capotador em potencial !
quando as rodas ficam com cambagem negativa é como se o centro de gravidade subisse ! :twisted:

Vamos acertar a frete 1º, depois falamos da traseira !


Cara, coincidencia ou não, meu carro esta no mecanico.

Até imprimi isso pra levar pra ele. Quando eu comprei o carro eu fui numa oficina conceituada de Belo Horizonte. Eu nunca tinha tido contato com o mundo 4x4 antes.

Ao longo do tempo, fui descobrindo as cagadas que eles fizeram no meu carro e tentado corrigi-las... mas falta um pouco de tempo$$$$ para arrumar todas.

Em relação a suspensão dianteira, vou corrigir isso o mais rápido possível, pois vi que a questão é mais séria que pensei.

Abraços e agradecimentos não poderiam falta aqui tb.

Obrigado a todos

haghaon
12/01/2007, 08:36
Olá Colégas...fui Ver Molas De Pampa , E De Opala Que Falaram Que Dá Para Colocar Na Frente ,mas Quando Ví As Duas Molas Persebi Que As Dá Pampa Tem Os Elos Muitos Mais Finos Que á Do Próprio Niva Pelo Que Parece E Que á Do Opala , á Mola Do Meu Niva Tem 7 Elos E Meio , Na Frente Do Meu Niva Tem O Krebra Mato E Mais Uma Porção De Apetrécos Que Abaixa á Suspenção Razoavelmente , Mas Quando Tiro Os Apetrécos Todos Dá Frente Meu Niva Fica Com A Altura Do Geito Que Eu Gostaria Que Fica-se Com O Quebra Mato, Bem á Pergunta é Parece Que á Mola Do Opala é Melhor Aparentemente Quantos Elos Devo Deixar Para Dar Uma Altura Alem Dá Altura Original / Se Trocar As Molas Terei Tambem Que Mexer Nos Pivos E Amortecedores ?

alexandre roveri
12/01/2007, 11:38
A mola da Pampa é pra colocar na traseira do carro :roll:
Na frente coloca a mola do opala 6 cilindros ! Eu nunca mexi na mola da frente do meu Niva, portanto não sei te dizer com certez se tem que cortar elos, pelos relatos que tenho guardados é P&P ! :pensativo:
A alternativa 4x4 a um tempo atras tinha as molas do niva com um elo a mais (se bem que esse papo nunca me convenceu, acho que era mola de um carro nacional mesmo) por um preço "justo", liga lá antes de comprar !
Outra coisa é acessa o site do Aldo "www.futriquierosdoniva" na seção catalogos tem o catalogo de um fabricante de molas com todos os dados de comprimento/diametro/barra/etc, com esse catalogo em mãos vc pode medir a mola que está no seu carro e escolher uma pra colocar no lugar :palmas:
Para erguer realmete a frente do carro tem que colocar um calço no pivo superior,mas pelo que entendi no seu caso é apenas mola cansada :concordo:
Uma coisa que poucos se deram conta é verificar o estado das buchas do braço, não parece, mas as buchas ajudam a "segurar" a altura do carro e diminuem aquele efeito de "pular" da frente :dance:
Tambem é aconselhavel procurar nos tópicos anteriores com a ferramenta de pesquisa, pois esse assunto já foi muito discutido e eu posso estar falando alguma besteira :parede:

haghaon
12/01/2007, 13:19
uma das buchas na suspenção do meu niva tá arrebentada , á roda tá meia para o lado , já mandei o carro para o mecanico comprei 4 buchas para trocar ,só que o mecanico não tá consegundo tirar o eixo por onde passa as buchas, ! sera que precisa de alguma prença para tirar sera que tem que desmontar o eixo inteiro só para trocar as buchas, ele disse para ver se alguem sabe como tirar o treco pois ele já deu umas batidas no pino onde fica as buchas mais está com medo de poder danificar se ele não conseguir eu vou ter que deixar queto e ter que levar em outro mecânico alguen sabe como é que faz ? aproveitando que ele tá mexendo ,á suspenção dianteira do meu niva tem os calços embaixo da bandeja e em baixo do pivo superior , ouvi dizer aqui que os cauços embaixo dá bandeja não resolve nada na altura e perde no curso...devo tirar e deixar só os do pivor ?

alexandre roveri
12/01/2007, 13:32
uma das buchas na suspenção do meu niva tá arrebentada , á roda tá meia para o lado , já mandei o carro para o mecanico comprei 4 buchas para trocar ,só que o mecanico não tá consegundo tirar o eixo por onde passa as buchas, ! sera que precisa de alguma prença para tirar sera que tem que desmontar o eixo inteiro só para trocar as buchas, ele disse para ver se alguem sabe como tirar o treco pois ele já deu umas batidas no pino onde fica as buchas mais está com medo de poder danificar se ele não conseguir eu vou ter que deixar queto e ter que levar em outro mecânico alguen sabe como é que faz ? aproveitando que ele tá mexendo ,á suspenção dianteira do meu niva tem os calços embaixo da bandeja e em baixo do pivo superior , ouvi dizer aqui que os cauços embaixo dá bandeja não resolve nada na altura e perde no curso...devo tirar e deixar só os do pivor ?


:pensativo: Esse negocio que ele não consegue tirar é o pino da bandeja inferior:?: São as buchas inferiores:?:
UHM:twisted: :twisted: :twisted:

Vc não vai trocar a mola :?: Entaum coloca a mola maior e tira o calço da bandeja

haghaon
12/01/2007, 18:20
Roveri......posso Comprar As Molas Do Opala Para Colocar ..elas Realmente Vão Dar Certo é O Que Preciso Saber Ai Ficara Uma Boa Mesmo Se Der Tudo Certo...pois Tenho Medo De Comprar As Molas E Não Dar Certo E Gastar Dinheiro á Toa , Eu Tambem Nem Sei Quantos Elos Vou Ter Que Usar Para Aumentar , Eu Não Entendo Muito Essas Parte De Medida ...e O Meu Mecanico é Daqueles Que Não Gosta Muito De Fuçar Nas Coisas...infelismente...mas Vou Ver Amanha Se Ele Tirou O Pino, Se Não Terei Que Levar Em Outro Mecanico E Começar Tudo Dinovo... Mas O Negócio é O Seguinte Se As Molas Do Opala 6 Cilindros Resolver O Problema De Altura , Já Irei Atras Delas...sera Que Elas Tem á Mesma Preção De Peso Que As Do Niva ...quero ´dizer Para Deixar Mais Alto é Só Deixar Com Um Ou 2 Elos á Mais,será Tão Facil Assim Ou Dara Zebra ,sei Que Parece Dificio Você Responder Sobre Isso Por Que Tenho Que Pegar Alguem Que Já Fez Isso E Já Usou As Molas Do Opala ...ai é Beleza...

alexandre roveri
12/01/2007, 19:40
A mola da Pampa é pra colocar na traseira do carro :roll:
Na frente coloca a mola do opala 6 cilindros ! Eu nunca mexi na mola da frente do meu Niva, portanto não sei te dizer com certez se tem que cortar elos, pelos relatos que tenho guardados é P&P ! :pensativo:
A alternativa 4x4 a um tempo atras tinha as molas do niva com um elo a mais (se bem que esse papo nunca me convenceu, acho que era mola de um carro nacional mesmo) por um preço "justo", liga lá antes de comprar !
Outra coisa é acessa o site do Aldo "www.futriquierosdoniva" na seção catalogos tem o catalogo de um fabricante de molas com todos os dados de comprimento/diametro/barra/etc, com esse catalogo em mãos vc pode medir a mola que está no seu carro e escolher uma pra colocar no lugar :palmas:
Para erguer realmete a frente do carro tem que colocar um calço no pivo superior,mas pelo que entendi no seu caso é apenas mola cansada :concordo:
Uma coisa que poucos se deram conta é verificar o estado das buchas do braço, não parece, mas as buchas ajudam a "segurar" a altura do carro e diminuem aquele efeito de "pular" da frente :dance:
Tambem é aconselhavel procurar nos tópicos anteriores com a ferramenta de pesquisa, pois esse assunto já foi muito discutido e eu posso estar falando alguma besteira :parede:

Releia com atenção o que escrevi anteriormente ! :stop:
VC fez as pesquisas que te recomendei :?::pensativo:
Qual a conclusaão que VOCE CHEGOU :?: :pensativo:
Tenha em mente que dois Nivas não são iguais,muito menos as espectativas do seu dono ! Ao meu ver o seu mecanico tem um pouco de falta de vontade em ajudar o cliente (eu não consigo resolver leva em outro lugar !!! Nossa, o que é isso:)
Estou a disposição pra ir ver o seu carro e conversar com o seu mecanico !!!

haghaon
13/01/2007, 13:14
Roveri ..bom O Mecãnico Deixou Queto Não Colocou As Buchas Disse Que O Eixo Tava Travado Ele Disse Que Precisa De Um Massarico Para Esquentar E Soutar O Eixo Mas Ele Não Tem Maçarico ,quanto As Molas Do Opala Ele Pegou Mola Do Opala Passei Em Uma Auto Peças Comparei Mas Percebi Que Mesmo á Do Opala Os Elos São Mais Finos Que á Mola Dianteira Dá Minha Niva , Então Ainda Fica Suspeito As Molas Do Opala ,quanto á Lista Eu Dei Uma Olhada Mas Comparar Na Pratica Aqui Na Minha Niva Eu Não Sei Dizer Como Vou Fazer O Pior é Que Eu Paguei Para Ele Trocar As Juntas Do Motor Por Causa De Uns Vazamentos De Olho E Aindá O Danado Pinga,mas Isso é Outro Assunto, Bom Se Você Tiver Tempo Qualquer Hora Já Que Você Mora Perto E Está Sempre Por Aqui Não Custa Nada Dá Uma Passadinha Aqui .mandei Uma Mensage Privada Com Meus Dados...beleza..